LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

O MESTRE





PECURÉ

DEIXOU-NOS!



 José António PROENÇA
1917-2012


O MESTRE PECURÉ escolheu AGOSTO para viajar para a LIBERDADE. Há quem se refira a esta VIAGEM como o sonho ETERNO. Um POETA FRANCÊS dos Princípios de XIX no leito da MORTE referiu-se ao MOMENTO desta FORMA:

-AGORA já posso dormir por muito TEMPO...tanto que eu preciso de dormir.

Confesso que estou um pouco LENTO de pensamento para enfrentar o TECLADO, o momento é de REFLEXÃO. Olhando as FOTOS que não adicionei ao ARTIGO que fiz no ano de 2010 (...e QUE ARTIGO!). 
Hoje mais que nunca "chamar-lhe-ei " uma PRECIOSIDADE. 
O Senhor PROENÇA deixou-nos depois de uma LONGA VIDA e também de um grande SOFRIMENTO nesta parte final do seu CAMINHO.
O SENTIMENTO que me ENVOLVE é de SAUDADE misturada com PREOCUPAÇÃO. Claro que tenho a perfeita noção quando me "ASTREVI" a focar neste ESPAÇO personagens que preencheram o nosso MUNDO, "SACIANDO-NOS de coisas BOAS...RECORDAÇÕES, EXPERIÊNCIAS e ENSINAMENTOS. SOUBE desde o PRINCÍPIO que a VIDA desta GENTE estava a chegar ao seu termo.
Hoje sei muito MAIS do que  a CERTEZA... sinto o VAZIO  da AUSÊNCIA de dezenas e dezenas de PERSONAGENS que nos ENCHERAM de SONHOS, escrevendo todas, inconscientemente a HISTÓRIA da NOSSA VIDA de GAIATOS e e rapazolas dos anos 50/ 60/70 e 80.
MESTRE PECURÉ foi dos ÚLTIMOS,,,caindo no erro de me esquecer de ALGUÉM. Resta-nos o meu "TI SAPATÊRO" e o  "Manél do AMEIXA".
Estes HUMANOS fizeram  HISTÓRIA e CULTURA. A VERDADEIRA RIQUEZA duma COMUNIDADE está nas suas GENTES, já o escrevi e repito-o.





Para  a BINÁCIA-ADEQUADO!

Nos TEMPOS que correm-vivemos DISTRAÍDOS com muita coisa sem VALOR. O MUNDO que nos envolve está cada vez mais despido de PAZ ESPIRITUAL,,,, transmite-nos DESNORTE e uma ÉTICA DUVIDOSA. 
PESSOAS como o MESTRE PROENÇA foram importantíssimos no nosso CRESCIMENTO MORAL. 

Na Adega do TOLHO-inícios da década de 2000


O meu Pai e o Mestre



Quanto LHE DEVO??!

MESTRE CONTAS são CONTAS! 


O MESTRE sem HORÁRIOS, sempre PRESENTE. 
O "JOVEM SENHOR" que perto dos 90 saltava para a BICICLETA como um RAPAZOLA, DIZENDO:

- Vou fazer a BARBA ali aos VELHOTES do LAR!..já volto.

Até à VISTA PECURÉ o BARBEIRO "CORTA ORELHAS"

LONGA  e SERENA NOITE 



A CADEIRA!!!  ESPELHA o SILÊNCIO

e a AUSÊNCIA




IMAGENS que ficarão PARADAS num TEMPO MÁGICO de um ZARCOS Inabalável.
HOJE as CASAS FECHAM-SE para nunca mais se ABRIREM, da mesma MANEIRA.

    
 







OBRIGADO MESTRE
ABRAÇO à VIZINHA "ALCINE"e a TODOS.
FORAM e SÃO a minha FAMÍLIA.



Nos TERRENOS do CÉU
O MESTRE ESTÁ BEM!
...entre os SEUS.
PAZ ETERNA






NOTÍCIAS dos BRADOS








2 comentários:

  1. A imortalidade existe, existe desta forma, forma esta que é a saudade, por vezes dolorosa e triste por saber que os tempos vividos já não voltam, por vezes terna e doce porque habita nas nossas mentes através de tão boas recordações, de tão bons momentos vividos na companhia das pessoas que amamos, das pessoas que nos querem bem, das pessoas que nos ensinaram a crescer, e que com o passar do tempo ajudaram a preencher o vazio do nosso conhecimento através da sua experiência. As palavras são apenas meros desabafos, pequenas brisas que a mente trás simplesmente para descrever o se sente. Sentimento este de revolta pela nossa eterna impotência perante a morte, Sentimento este de Eterna saudade por alguém que tanto marcou a minha vida pelo melhor. O orgulho que sinto é imenso, foste, és e serás sempre o meu grande Heroi, meu Amigo, meu Avô. Vejo em ti a força e a coragem de alguém, para quem a vida podia ter mais 100 anos, que irias continuar a fazer o que mais gostavas. É triste a despedida, mas é com alegria que te irei recordar para sempre, a imortalidade exite, a imortalidade é isto...

    Alvaro agradeço-lhe pela maravilhosa homenagem que fez do Bisavô. Foi bom ouvir de novo a sua vóz, foi bom recordar todos os pormenores da velhinha barbearia, quase senti os cheiros do pó de talco, da agua perfumada para molhar o cabelo, de sentir as escovas, o som da máquina, foi bom ver a minha avó com um sorriso nos lábios por estar ao lado do seu companheiro de tantos anos e que tanta falta lhe faz.
    Muito Obrigado.

    Um Grande Abraço:

    Duarte Consolado, ("Pecuré Piquenino") como tantas vezes me chamavam, filho do Tozé, Bisneto do Mestre Pecuré

    ResponderEliminar
  2. OLÁ DUARTE (GRANDINHO), só te consigo ver pequenino, mas,,,pelas palavras que li e que fazem de ti uma PESSOA CRESCIDA,sensível e HUMANA-e como o MUNDO está a precisar de PESSOAS como TU!!!!
    HOJE no PRESENTE encerro MÚLTIPLOS TESOUROS de um TEMPO que fui menino como tu foste, também "ARMAZENEI" em mim todos os ODORES que se juntaram às IMAGENS que captei e aprisionei com o meu OLHAR de ARTISTA-POETA da VIDA.
    A RUA NOVA era e sempre foi uma FAMÍLIA à QUAL se juntou há muitos anos uma outra que veio de BORBA. Sem essa viagem num TEMPO distante não estaríamos aqui hoje a fazer renascer RECORDAÇÕES.
    VIZINHA "ALCINE" e ZÉ PROENÇA o PECURÉ foram um CASAL MODELO. Mas nunca esqueças o teu AVÔ CONSOLADO...umas das PERSONAGENS mais inteligentes que conheci. Era uma PESSOA FANTÁSTICA em todos os ASPECTOS.Um LINDO HOMEM como o teu PAI e SUPONHO que tu também.
    OBRIGADO pelo teu testemunho e sorri pois o "PECURÉ" foi sempre um HOMEM FELIZ, útil ao PRÓXIMO e viveu uma LONGA VIDA.
    DEVEMOS CELEBRAR e não estar-mos TRISTES.
    A SAUDADE essa sim é uma CONSTANTE no CORAÇÃO de PESSOAS que escrevem SENTIMENTOS como tu o fizeste.
    ABRAÇO e FORÇA para a tua VIDA. És um bom HOMEM.

    ResponderEliminar