LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

domingo, 8 de janeiro de 2017

VOAR com ASAS de PAU- a ÚLTIMA FRONTEIRA


SOMANDO a SOMA
17

CARTA à MINHA QUERIDA PRIMA CÉLIA






Lá fora está a MAIOR GEADA de TODAS



JANEIRO do ANO GRANDE, a gastar.

Lindo BRANCO CRISTAL
LÁ FORA está a maior GEADA de todos os recentes  TEMPOS ...o ano promete, a MÃE vai recompensar as falhas do ANO BISSEXTO (2016).
Num RITUAL MACABRO, o levantar do sumo das 5 frutas, o fazer contas à vida metendo o nariz de fora das portadas. Doseando a SAUDADE do que já não existe. TER SEMPRE que fazer e vacilar... não caindo,  andando pé sobre pé  no fio da NAVALHA.

 -Tu estás é com saudades doZARCOS, tens aqui a casa ABERTA. Se quiseres passar uns dias!...


 
.

Relembro as tuas palavras CÉLIA ÁGUEDA JORGE RAMINHOS. Fizeste também que recordasse uma personagem (QUE) , como uma sombra me invade desde que o vi a primeira vez,,,  o seu caminhar, pausado, escuro- tal silhueta errante, na direcção  da fonte das bicas. Fumava um cachimbo, carregava  o seu próprio desterro- o irmão do VENDAS de Estremoz, de visita. HOJE, só  a FÁTIMA BORRALHO saberá de quem estou a falar e o significado, o sentido das palavras.
Como uma SILHUETA, permanece nas minhas longínquas recordações. Muito clara e permanente. Nem a passagem de mais de 4 décadas, me ofuscou aquele  caminhar simbólico de quem pedia silêncio e procurava a razão da vida.




As tuas  palavras (CÉLIA) que reflectem em espelho de água a minha mensagem de NATAL (para ti), já não me recordo da sua estrutura no seu todo . Entendo porém, a leitura que fizeste. Em momentos como estes, esbarro com o poema falado de Virgínia WOLF, ao qual me referi nestes espaços digitais várias vezes.

-Sempre as HORAS!...

... sempre os anos... Sempre o amor... Sempre a razão... Sempre o tempo... Sempre... As horas.

SEMPRE a SAUDADE, SEMPRE o DESÂNIMO , SEMPRE a LUZ que nos faz transformar os dias.
E é sobre a necessidade de juntar os pedaços , rasgados do pensamento, que surge um ARTIGO. 
ESTE TAMBÉM. Escrevo quase sempre para mim, vomitando o que me pesa na consciência.

Por vezes com RAIVA e FRUSTRAÇÃO, outras como obrigação de CIDADANIA e outras  por AMOR "À CAUSA" que é a vida.

Muitas OUTRAS AINDA. -PORQUE SIM!!! 

São pedacinhos de "OCASOS" que me passam em frente aos olhos como flocos de NEVE , frios, molhando a pele gasta, e me "CHAMAM" para teclar no meu diário digital.
Esta carta de "AMOR" teve em ti a semente, mas foi sobre o sentido dos afectos encontrados HOJE no meu MAIL, vindos do lado das CALDAS da RAINHA (do Miguel APOLO), que juntei as peças do PUZZLE.
Já poucas personagens que nos habitam a existência, têm coragem de DEBITAR emoções "DE BORLA".

Respondi em poucas palavras à tua OFERTA,,, carinhosa...



CÉLIA, VOLTAR ao ZARCOS???!

Voltava já amanhã, e deixava a minha vida de HOJE para trás como fez uma das personagens da ficção de V.WOLF,,,SE!
Lá estivessem os meus tios e as minhas tias todos os ESPÍRITOS existentes simbolicamente neste BLOGUE, "encarnados" em pessoas reais. Se a RUA  NOVA estivesse cheia de GENTE , as portas meio abertas, o BELO carvoeiro com o seu MACHO puxando o carro, as mercearias com os seus balcões de faca para cortar o bacalhau e o ROSSIO CHEIO de GAIATOS numa gritaria infernal...Os BAILES da CASA do POVO que juntavam as famílias , para crescerem novas famílias. As TERTÚLIAS  em redor do ROSSIO ao entardecer e pela noite "ADENTRO".


🔃

Se ouvisse no meio da RUA NOVA-ÁLVAROOOOOOOOOO!! ÁLVARO!!!!!!!!!!
A VOZ de minha MÃE e o barulho lá para os lados do "PEXÓCA" da JOANINHA do meu PAI de REGRESSO com a caixa de madeira nas suas costas onde o resto do ovo estava guardado para quando chegasse...ao 55.

É uma ESTUPIDEZ a SAUDADE, mas é ela que nos liga a um TEMPO que quando o estávamos a viver, não sabíamos que um dia seria tão importante.

🔻


"Benjamin, nós estamos destinados a perder as pessoas que amamos, do contrário como saberíamos que são importantes para nós?" (Queenie)



 

"Nunca é tarde demais ou no meu caso cedo demais para ser quem você quiser ser, não há limite de tempo, comesse quando quiser, mude ou continue sendo a mesma pessoa, não há regra para isso, pode tirar o máximo proveito ou o mínimo, espero que tire o máximo, espero que veja coisas surpreendentes, espero que veja coisas que nunca viu antes, espero que conheça pessoas com ponto de vista diferente, espero que tenha uma vida da qual se orgulhe e se não se orgulhar dela espero que encontre forças para começa tudo de novo!" (Benjamin Button)

 


Se como no filme-"O estranho caso de BENJAMIN BUTTEN" , os ponteiros do grande relógio da estação dos comboios,  se movimentassem ao contrário. 




Tudo se passou demasiado rápido, CÉLIA. 
Olho-me no ESPELHO e procuro em meus traços a imortalidade que em tempos me caracterizou, sinais do passado, a REBELDIA; a tal força que tantas vezes foi mal interpretada pelos meus semelhantes. 
SENTI-ME toda a VIDA um VELHO LOBO acossado, em todos os locais e em quase todas as situações. Acho que o meu destino ficou traçado, logo quando nasci.


Terás que andar sempre em fuga procurando os afectos que te equilibram por momentos. Nunca descansarás (em paz) pois resta-te   estar sempre ALERTA...corre!! corre!!! sem rumo. Porque tens mau feitio e ideias  diferentes. Os CAÇADORES querem a tua pele como troféu da sua mediocridade de maus caçadores, sem regras nem respeito. Quando não tiveres com quem combater, fá-lo  contigo mesmo...não te critiques. VAI!!!


HOJE na ÚLTIMA FRONTEIRA, escrevo-te este "POEMA , em linha recta prosaico" símbolo de sobrevivência e superação, CÉLIA.
Já és das poucas  que restam de uma grande ÁRVORE, iniciada pelo homem  corajoso vindo  de SÃO BRAZ de ALPORTEL, aportou NOZARCOS e na miséria fez de nós GENTE.
SETE FILHOS , dois ficaram pelo caminho (Maria Joana e Angélico), dela a mulher pequenina, rezingona com geito para parideira. Dizia-se que não sabia cozer meias, guardava-as rôtas em montes a um canto  escondido da casa escura...Estes é que foram os verdadeiros heróis do nosso mundo. FALHÁMOS quase em tudo, a culpa foi da ilusão expressa nas palavras de SOSEKI  “A solidão é o preço que temos de pagar por termos nascido neste período moderno, tão cheio de liberdade, de independência e do nosso próprio egoísmo.” ― Natsume Soseki


Esta a sociedade iniciada por todos aqueles das "RUAS NOVAS" das nossas vidas enlameadas, nos construíram, nos deram a FORÇA e o ESPÍRITO LIMPO de dificuldades materiais, mas, que não soubemos dosear. A DOR que transpareceu nas minhas palavras anda à volta destas certezas.
A "FAMÍLIA" como estrutura saudável e de continuidade, não existe HOJE. Já me repeti sobre esta questão vezes sem conta.

De manhã estava uma GEADA  como não tinha vindo outra igual este ano, 2017 promete, teremos fruta com fartura e os frutos da HORTA brilharão aos nossos olhos, pelos tons sadios. As andorinhas estão quase a CHEGAR-o LONGO e ESCURO inverno está a DEIXAR-NOS. Hoje pela manhã encontrei um pequeno texto , enviado das CALDAS por um EX.ALUNO jovem e na posse da tal  imortalidade que não consigo vislumbrar no espelho, quando o olho nos inícios dos dias. 
Trouxe-me novas, embrulhadas de AMOR e GRATIDÃO. Frases simples que servem de combustível para a não desistência. Fala também do tempo e da rapidez, expressa no andar acelerado dos ponteiros.
Nem tudo se perdeu, nesta procura do caminho. Aqui e ali, vamos semeando SABEDORIA e colhendo umas FLORES...





Grande amigo! Tenho imensas coisas para lhe contar... Estes últimos meses para mim têm parecido tanto como anos , como segundos , sinto que o tempo não existe com tantas coisas novas ao meu redor para absorver, mas ao mesmo tempo voltando á realidade vejo que o tempo anda a passar depressa mais. 
A nova escola é linda! No meio da natureza ,isolada de tudo... As pessoas do meu curso dos outros anos são lindas! Todas elas!! No fundo sinto que somos todos diferentes mas ao mesmo tempo todos nós temos a mesma costela de Adão.
E para não falar das saudades que tenho suas!! Quantas vezes um amigo como você me fez falta lá, mas foi graças ás coisas que aprendi consigo que tenho vindo a progredir no nível académico . Agora sim ,olho para trás e percebo aquele meu 12º cheio de trabalhos de desenho onde toda a gente dava em maluca. Muito obrigado por me ter vindo a abrir os olhos desde o 12 , a sério, estou-lhe muito grato!
Tenho experimentado coisas completamente diferentes!!
Mas o melhor parte fica sempre para o fim e quero aqui SUBLINHAR QUE EU NUNCA ME IREI ESQUECER DE SI e em principio vou ter o mês de Fevereiro de férias e vou aproveitar para lhe fazer 10001 visitas e levar comigo tudo o que tenho feito ultimamente para lhe mostrar :D
Muito, muito obrigado grande amigo! 



 




Miguel (APOLO), partiu este ano para uma parte importante da sua vida, antes da grande responsabilidade da construção do espaço delimitado pela última fronteira-o espaço em que somos chamados a agarrar com "GARRAS" as rédeas da vida. 

Este jovem , puro, generoso, responsável,,, não terá a NOÇÃO  da grandiosidade das suas palavras dirigidas a alguém que construiu a sua história , (sempre) sobre o "FIO da NAVALHA", procurando a perfeição e a utilidade. Herança esta , recebida do velho ALGARVIO e do  PAI JOÃO. Palavras movem MONTANHAS ou deitam-nas abaixo num sopro.
A CERTEZA...(absoluta), que só o trabalho nos dá dignidade. O TRABALHO e a FAMÍLIA. 

Não nos sirvam mais HERÓIS, estamos todos fartos de HERÓIS e PESSOAS IMPORTANTES, com milhões nas contas bancárias, em fundações criadas para familiares e amigos chegados. Todos estes vícios que serviram de motivo e bandeira de combate  com intuito de mudança de regime, na revolução de ABRIL.
Tinha razão há uns dias quando me referi à grande lavagem CEREBRAL que se avizinhava- aí está ela desta vez o SANTIFICADO e DEUS na TERRA chamava-se Sr. MÁRIO; outros se seguirão-desliguem os televisores para manterem a sanidade (Governo apela a multidão nas ruas de Lisboa, não seria melhor apelar à reflexão e ao recato)



PSSS!!
PSSS!
Sr.Costa!!! 
Sr COSTA!!!
Está......me a ouvir!?

...

-TEMOS DISPENSA do TRABALHO?..

...



Grato à CÉLIA ao Miguel e ao AVÔ PIRES RAMINHOS, que em princípios do Séc.XX procurou acalmar a FOME em TERRAS do ALENTEJO e fez família com a AVÓ LUDOVINA, que nada sabia da lida da casa, mas que era uma grande "PARIDEIRA. 



🔃


Existe um dia, em que não passamos de estrangeiros, olhados com desconfiança, em terra ALHEIA e na NOSSA própria TERRA, onde crescemos e curámos todas as feridas, menos as da SAUDADE.É o CASO...
 







 

SEMPRE as HORAS-SEMPRE a DÚVIDA-SEMPRE a LUTA da não desistência.SEMPRE A SAUDADE.

Sempre o AMOR AINDA...na ÚLTIMA FRONTEIRA antes da LIBERTAÇÃO e da PAZ ETERNA.  
 

Sem comentários:

Enviar um comentário