LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

sábado, 8 de setembro de 2018

PROFESSOR-ALUNO 1 ano cheio






ATENÇÃO! AOS DETALHES











O PERFUME


LIÇÃO PRIMEIRA/2018-19
A UMA SEMANA DE RECEBER os NOVOS ALUNOS, É TEMPO DE  TESTAR TODOS OS MOMENTOS PROGRAMADOS.
UM DESAFIO AO NOSSO PODER DE REINVENÇÃO; PURO RENASCIMENTO. ESTOU ANSIOSO...MAS TAMBÉM NÃO QUERO ACELERAR O TEMPO. 
  PARA ISTO DURAR, É NECESSÁRIO ESTICAR, ALGO QUE DEIXOU DE SER PARA SEMPRE.
MAIS QUE NUNCA É IMPORTANTE DIRECCIONAR A ATENÇÃO AOS DETALHES. SÃO OS DETALHES QUE ESTRUTURAM A DIFERENÇA.



BLACK AND WHITE



  / OUTRA COR... 
UM EXEMPLO DE QUALIDADE, PARA OS ALUNOS, DAS DUAS TURMAS DE ARTES.



"POTTER CRAVO"
GILLY FLOWER

SERÁ NECESSÁRIO, "PALMILHAR" PÔR A MÁQUINA A FUNCIONAR. A MÁQUINA  DO TEMPO 😍 PASSARAM 28 ANOS, UMA VIDA (!! SOCORRO!!!) PEDRO FOI UM DAQUELES ALUNOS CATIVANTES, NÃO SÓ PELA SUA BELEZA, COM UM TOQUE DE ORIENTAL TAL COMO O SEU PAI , O GRANDE FUTEBOLISTA CRAVO.
PEDRO TERIA 13 ANOS (?) ASSIM COMO OS COLEGAS DA TURMA DO SÉTIMO ANO.




NAQUELES TEMPOS NOS SÉTIMOS -NÃO "EXISTIAM" IMPOSSÍVEIS E A "SEGURANÇA"PARA O DOCENTE, ERA TOTAL. 
REENCONTREI-ME COM O PEDRO, SE NÃO ESTOU EM ERRO, EM 2010. ERA JÁ UM HOMEM FEITO, DE ASPECTO E MENTALIDADE. NESSE INSTANTE, DEPOIS DE UMA TROCA DE  POUCAS PALAVRAS, VIERAM-ME À MEMÓRIA UM TURBILHÃO DE ACONTECIMENTOS, DAÍ NASCENDO O ARTIGO SOBRE A ESCOLA DE ESTREMOZ.


A VIAGEM
 
INÍCIOS DE AGOSTO, NA CAPA DO JORNAL DA TERRA, UM ANUNCIO DE ARTIGO DA EXPOSIÇÃO DE PEDRO CRAVO NO MUSEU JOAQUIM VERMELHO DA CIDADE GRANDE. O PROFF. DE EDUCAÇÃO FÍSICA, METAMORFOSEADO EM ARTISTA DAS CORES E DAS PINCELADAS. ALGO TINHA FICADO DAQUELES TEMPOS DE PERMANENTE ENTUSIASMO.  FUI DE VIAGEM À MINHA CIDADE, PARA VISITAR PEDRO CRAVO NAS PAREDES DO MUSEU MUNICIPAL, NÃO FAZENDO IDEIA  DO QUE IRIA VER.


  


VI HARMONIA NA SALA, MUITO TRABALHO E QUALIDADE PARA QUEM NÃO FEZ DA SUA VIDA CONTINUIDADE DE APRENDIZAGEM (ESCOLAR) NO MUNDO DA ARTE.
UM EXEMPLO PARA OS ALUNOS DO 10ºANO, QUE IRÃO ENTRAR NUMA NOVA E LONGA APRENDIZAGEM, E PARA OS DO 12ºANO QUE IRÃO SAIR ESTE ANO. A MENSAGEM PARA TODOS, E FOI PARA ISTO QUE O DESTINO, ME TROUXE PEDRO CRAVO NOVAMENTE...A LIÇÃO QUE AQUI FICA PARA TODOS:-< É QUE TAL COMO A CONSTRUÇÃO ARTÍSTICA E OUTRAS CONSTRUÇÕES NA VIDA>, ACONTECEM E SÃO REAIS, QUANDO EXISTIR (...) TALENTO-EMPENHO E TRABALHO.  SONHAR-se SEM DESPEGAR por 1 OU MAIS DESEJOS.





PEDRO CRAVO, ALÉM DESTES " 4 POR-MAIORES", TEVE DENTRO DE SI O GRANDE AMOR PELA ARTE E "SEM ESCOLA" CONSEGUE APRESENTAR UM TRABALHO DE MUITA QUALIDADE, DO MELHOR QUE VI NAQUELAS TERRAS DE DINIS E ISABEL.
 O RAPAZINHO DA FRANJA, HOJE UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA,,,É TAMBÉM POR VOCAÇÃO UM ARTISTA DE VERDADE. 
E ISTO NÃO SE COMPRA NO QUIOSQUE DA ESQUINA. EXISTE,, PORQUE se tem VONTADE e SONHO DE CONSTRUIR-SE ALGO. 
ESTA É A LIÇÃO QUE VOS DEIXO TRAZIDA POR ESTE MEU AMIGO DO CORAÇÃO.
EIS AS OBRAS. ELAS ENQUADRAM-SE NO VOSSO TRABALHO DO PRESENTE ANO-ALUNOS DO 12ºARTES.






 



...COMO LIÇÃO 1-PRIMEIRA LIÇÃO.
- NUNCA DEIXEM DE ESTAR ALERTA COM OS DETALHES QUE A VIDA VOS OFERECE. É NOS DETALHES QUE ESTÁ A DIFERENÇA E SERÃO SEMPRE ELES QUE NOS SEPARAM DA MULTIDÃO. SE OS DEIXAREM PASSAR, JAMAIS SERÃO PESSOAS ESPECIAIS, E O CAMINHO QUE DEIXAM COMO LEGADO, SERÁ ESQUECIDO NUM ESTALAR DE DEDOS.
 TEMPO - 2 ANOS,QUE DESENTERREI DAS HISTÓRIAS DO PASSADO, FORAM OS MELHORES DA MINHA JÁ LONGA VIDA, E EU NÃO SABIA.
...
BLACK AND WHITE-O PRESENTE.



 


-PROJECTO AUTÓNOMO AULA MENSAL
APRESENTADO PELO ALUNO-BI-TRIDIMENSIONAL-PLANO DE TRABALHO
2-ESTRUTURAS PADRONIZADAS-SEQUÊNCIAS.
3- CONSTRUTORES DE TEMPLOS
4-ARTE DOS OUTROS-ARTE URBANA




HOJE 22 DE AGOSTO DE 2018

…TALVEZ NÃO SEJA A “MELHOR, A MAIS PRESTIGIANTE PROFISSÃO DO MUNDO “ALUNO-PROFESSOR-ALUNO”, TALVEZ… (MAS) ENVOLVE-ME UMA CERTEZA, NO MOMENTO EM QUE ME SENTO NA SECRETÁRIA E ABRAÇO O NOVO ANO.

É UMA REALIDADE, AQUELA ONDE POSSO ENTRE 3 VÍRGULAS, (PORQUE SIM) “MORRER” EM JUNHO, PORQUE DESPIDO DE ENERGIA DEI TUDO CONSTRUINDO E AJUDANDO A CONSTRUÍR MOMENTOS.

EM SETEMBRO OU UM POUCO MAIS CEDO (HOJE) ACORDA-SE DE UM SONO PROFUNDO E COM “CHEIRO A CARRO NOVO”, ABRAÇA-SE OUTRO PROJECTO, OUTROS ALUNOS E DE ESPÍRITOS LAVADOS, COMO CAVADORES-(RE)CONSTRÓEM-SE (NOVOS)NOVAMENTE MOMENTOS, NUMA LUTA PERMANENTE PARA NOS SUPLANTARMOS.

COMO SEMPRE E PORQUE TAMBÉM SOU ALUNO, TUDO SE RENOVA-SOMOS UMA FOLHA BRANCA QUE COMEÇA AGORA A SER ESCRITA-TODOS OS PROJECTOS SERÃO NOVIDADE-MANTEREMOS A EXIGÊNCIA… AINDA MAIS ACIMA DA FASQUIA.

DESTA VEZ COM UMA PEQUENA DIFERENÇA> VÓS SEREIS OS PRINCIPAIS CONSTRUTORES DO VOSSO ANO E EU (++ MAIS) UM OBSERVADOR.

ESTOU A OFERECER-LHES UM PRESENTE “ENVENENADO”, SEREM DONOS DO VOSSO DESTINO nestes seis meses COMPACTOS.


É DESTA FORMA QUE SE COMPLETAM AS PARCELAS DAS VIDAS…

 ...

…AUTONOMIAS<12 span="">

O mundo real
REPRESENTA ISSO MESMO, PESQUISA- LIBERDADE DE ESCOLHA-INDEPENDÊNCIA E SENTIDO DE RESPONSABILIDADE.
ESTAMOS “NESSSA!” NESTE BARCO JUNTOS E 1MA VEZ MAIS ESTOU COMO OS MEUS ALUNOS-OBSERVANDO ROENDO AS UNHAS, E SEM SABER O QUE ISTO VAI DAR.
TRABALHO E QUALIDADE SOBRE,,, BRANCAS FOLHAS
E M --- 4 PARTES SE COZINHA UM ANO
MATERIAIS-TÉCNICAS-PROCESSOS DE ANÁLISE-PROCESSOS DE SÍNTESE-DOMÍNIO DA LINGUAGEM PLÁSTICA (CORES, EFEITOS DE CORES, CONTRASTES)-MOVIMENTO
OBJECTIVOS-METAS
-Experimentação
-Invenção
-Esboço
-EELP-Exploração criteriosa
-Volumetria
-Composição
-Técnicas mistas-traço e mancha
AQUI ACONTECE A ARTE
A MARCA!3D
POIS ESTE ANO, TEREMOS MAIS UMA INOVAÇÃO ESTA SERÁ MARCANTE.
BEM,,,1MA É POUCO-2AS +  MAIS ACERTADO.
A)    DURANTE AS AULAS E NO BLOCO DE FORMATO A3, SÓ UTILIZAREMOS A LINHA 



B)    A PINTURA PLANA E,,,,zzzzzzzzzzz!
C)    O PRETO O BRANCO E UMA COR (QUE SERÁ ESCOLHIDA (INDIVIDUALMENTE)PELO ALUNO.
VEJAMOS O EXEMPLO DE
Yves Klein
PINTAVA SÓ de AZUL

D)    A LINHA COMO CONSTRUTORA DE FORMAS, TEXTURAS, VOLUME -A LINHA VIVA DE ALMADA E POMAR
E)     
A LINHA MILAGREIRA.
Pede-se a uma criança: Desenha uma flor! Dá-se-lhe papel e lápis. A criança vai sentar-se no outro canto da sala onde não há mais ninguém. Passado algum tempo o papel está cheio de linhas. Umas numa direcção, outras noutras; umas mais carregadas, outras mais leves; umas mais fáceis, outras mais custosas.
A criança quis tanta força em certas linhas que o papel quase não resistiu. Outras eram tão delicadas que apenas o peso do lápis já era demais. Depois a criança vem mostrar essas linhas às pessoas: Uma flor! As pessoas não acham parecidas estas linhas com as de uma flor! Contudo a palavra flor andou por dentro da criança, da cabeça para o coração e do coração para a cabeça, à procura das linhas com que se faz uma flor, e a criança pôs no papel algumas dessas linhas, ou todas. Talvez as tivesse posto fora dos seus lugares, mas, são aquelas as linhas com que Deus faz uma flor!
Almada Negreiros, in “O Regresso ou o Homem Sentado – III parte”
ЉЉЉЉЉ
O SEMANÁRIO
AFORMATO5
Ilustrar é: >>>É ESCREVER ATRAVÉS DE REGISTOS GRÁFICOS, OS DESENHOS.
NESTE PROJECTO O PROCESSO CLÁSSICO SERÁ “TRUCADO”, MAIS CONCRETAMENTE:
-Terão que escolher e transformar numa contínua metamorfose.
1-(DOU-VOS) UMA PALAVRA E UM CONCEITO ESTÉTICO-FORMAL
2-TERÃO QUE ESCOLHER UMA OBRA QUE SE ADAPTE AO DESAFIO PROPOSTO.
3-OBRIGATORIAMENTE DEVERÃO UTILIZAR A IMAGEM E ACTUAR SOBRE ELA DE UMA FORMA CRIATIVA. OBTERÃO UMA NOVA IMAGEM.
É UM “LUGAR” ONDE ACONTECERÁ >A ESCOLA-A MATÉRIA, AS KOISAS…O EXAME, AS TÉCNICAS, AS “KOISAS” TÉCNICAS E FORMAIS. TODOS OS MATERIAIS EXPRESSÕES, E CORES.

EXIGE-SE QUALIDADE GRÁFICA-CORRECTA UTILIZAÇÃO DOS MATERIAIS E CRIATIVIDADE NA TRANSFORMAÇÃO DAS IMAGENS.
AVALIAÇÃO MENSAL DO SEMANÁRIO.
ILUSTRA10
https://www.dn.pt/artes/interior/ilustrarte-abre-amanha-com-obras-de-50-ilustradores-9281128.html
10 ESCOLHAS
10 REINVENÇÕES
10 SEMANAS
SELECCIONAREM 10 OBRAS DA EXPOSIÇÃO-ILUSTRARTE-CCC
FOTOGRAFAREM ESSAS 10 ESCOLHAS
IMPRIMIREM EM FORMATO A7 (PAPEL FOTOGRAFIA)
CADA SEMANA TERÁ DUAS PÁGINAS-PÁGINA ESQUERDA-COLAGEM DA FOTO, NOME DA OBRA, PALAVRA- CHAVE. PEQUENA MEMÓRIA DESCRITIVA, MÁXIMO 5 LINHAS ONDE EXPLICARÃO O  “PORQUÊ” DA OPERAÇÃO REALIZADA.
PÁGINA DIREITA -ILUSTRAÇÃO


A)
PRIMEIRA SEMANA-CONCEPÇÃO (K) RIATIVA DA CAPA DO DIÁRIO-(PINTURA, COLAGEM OU OUTRAS FORMAS ESTÉTICAS)
B)
PALAVRA>EQUILÍBRIO
MATERIAIS> TÉCNICA MISTA- LÁPIS DE GRAFITE AGUARELÁVEIS E LÁPIS DE COR
TEORIA SIMBÓLICA-SIMETRIA-PESO VISUAL-HARMONIA
C)
PALAVRA-ENERGIA
MATERIAIS-CANETAS VÁRIAS
TEORIA SIMBÓLICA> MOVIMENTO-RITMO-GESTUALISMO-ACENTUAÇÃO-CAOS
D)
PALAVRA-TERROR
CANETA DE BICO FINO-TINTA DA CHINA
TS>ACENTUAÇÃO-CONTRASTE CLARO-ESCURO
E)
PALAVRA-HOMEM (MULHER)
TÉCNICA-MISTA> LÁPIS-AGUARELAS E CANETAS
TS> PROPORÇÕES-ANATOMIA -METAMORFOSE DO CORPO HUMANO-REALISMO-SURREALISMO
F)
PALAVRA-TRANSFORMAÇÃO
PASTÉIS DE ÓLEO COM TÉCNICA DA ÁGUARAZ.
TS>ROTAÇÃO-SOBREPOSIÇÃO-REPETIÇÃO-INVENÇÃO
G)
PALAVRA-ERRO
SÉPIA-SANGUÍNEA E CANETA PRETA
TR>DISTORÇÃO-METAMORFOSE E INVENÇÃO
H)
PALAVRA-COMPARAÇÃO
TODOS OS MATERIAIS
TS>HARMONIA E CONTRASTE CROMÁTICO
CONTRASTE CLARO-ESCURO
CONTRASTE QUENTE-FRIO
I)
PALAVRA-NARRATIVA
MATERIAIS-COR (!!?)
NS>CONTRASTE DAS COMPLEMENTARES-FRAGMENTAÇÃO-AMPLIAÇÃO-DISTORÇÃO
J)
PALAVRA-ANAMORFOSE
MATERIAIS-CANETAS E TINTA DA CHINA (CORES)
TS>DEFORMAÇÃO-REFLEXO-ILUSÃO-EXAGERO
BLOCO A3
SEMANA 1
O FRUTO-CORTE E FRAGMENTAÇÃO
TRABALHO NA PRIMEIRA/ SEGUNDA AULA.
ABORDAGEM CRIATIVA A UM TESTE DE EXAME- SIMPLIFICAÇÕES NIVELADAS E ACENTUADAS- 5 FORMAS EXPRESSIVAS
SEMANA2
PROJECTO MODULAR-PADRONIZADO-MOVIMENTO-RITMO E SEQUÊNCIA
CONSTRUÇÕES MODULARES REGULARES OU IRREGULARES SOBRE UMA TELA DE CHINÊS. OU OUTRO SUPORTE DURO.
COLAGEM E FOTOGRAFIA
PROCURANDO A 3D-ESBOÇO-CORTE-RECORTE-COLAGEM-VOLUME-COMPOSIÇÃO-PROCESSO FOTOGRÁFICO
MATERIAIS-K-LINE, COLA BRANCA PARA MADEIRA, PINCEL, TELA BARATA DIMENSÃO MÁXIMA 60 CM. DIMENSÃO MÍNIMA-NUNCA INFERIOR A 40 CM.
OBJECTIVO-COMO A IMAGEM DEMONSTRA-CRIAREM UMA COMPOSIÇÃO DE FORMAS MODULARES QUE DAÍ RESULTE UM PADRÃO TRIDIMENSIONAL.
OS ELEMENTOS FORMAIS QUE COMPÕEM A COMPOSIÇÃO, PODERÃO SER(…EM) DE TENDÊNCIA PLANA OU EXAGERADAMENTE 3D.
FOTOGRAFAREM QUATRO “ESTÁDIOS” DA NARRATIVA(CONSTRUTIVA) FORMAL.
3 SEMANA
-CONTINUAÇÃO
CONSTRUÇÃO
REGISTOS GRÁFICOS LINEARES
4 SEMANA
-NARRATIVA SEQUENCIAL E LINEAR DA CONSTRUÇÃO 3D
REPRESENTAÇÃO GRÁFICA EM SIMULTANEIDADE. LINGUAGEM DE ESBOÇO
5 SEMANA
-NARRATIVA SEQUENCIAL-A LINHA E A MANCHA PLANA-SIMPLIFICAÇÃO POR NIVELAMENTO-ESTRUTURAS EM SEQUÊNCIA.
CONTRASTE EM AMPLIAÇÃO.
MÓDULO-PADRÃO-REDE MODULAR
6-7-8-9 – 10 SEMANA
A VIAGEM
“TEMPLOS”
CONSTRUTORES DE TEMPLOS
PAISAGEM URBANA-PAISAGEM NATURAL
MALI
DA PRÉ >>>À MODERNIDADE
DETALHES INTERIORES
OBJECTOS.
TEMPLOS COMO TERMINOLOGIA ABRANGENTE DA EVOLUÇÃO ARQUITECTÓNICA.
AXONOMETRIA
PERSPECTIVA CÓNICA E CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES.
SEQUENCIAL E INDIVIDUAL

seguintes
ARTE DOS OUTROS
LIXO-ARTE
A PEGADA DO BORDALO E DE OUTROS
A pegada da sustentabilidade na arte
LIXO-ARTE
DESCONSTRUÇÃO-ESBOÇO APONTAMENTO-metamorfose-INVENÇÃO E TRANSFORMAÇÃO GRÁFICA
(TODOS OS MATERIAIS)
PROJECTO AUTÓNOMO
1-AULA MENSAL-ENCAIXADA NAS SEMANAS TEMÁTICAS.
(PROJECTO APRESENTADO PELO ALUNO)
10ºAVIS

PLANIFICAÇÃO ANUAL
(LONGO PRAZO)
OBJECTIVOS
APRENDER A VER
APRENDER A CONHECER
APRENDER A REPRESENTAR
Aprender a utilizar as ferramentas da arte
. MATERIAIS RISCADORES (I !)
GRAFITES-CANETAS-LÁPIS AGUARELÁVEIS-TINTAS
. PROCEDIMENTOS
ESTUDO DE FORMAS NATURAIS-ESTUDO DE FORMAS ARTIFICIAIS-O ROSTO HUMANO NA OBRA DE ARTE-ESTRUTURAÇÃO- APONTAMENTOS
COMPOSIÇÃO
. ENSAIOS-PROCESSOS DE SÍNTESE
TRANSFORMAÇÃO GRÁFICA-SIMPLIFICAÇÃO-REPETIÇÃO-ROTAÇÃO-SOBREPOSIÇÃO-TRANSPARÊNCIA-OPACIDADE-FORMAS-TEXTURAS E PADRÕES
. CONCEITOS ESTRUTURAIS DA LINGUAGEM PLÁSTICA
FUNÇÕES DA LINHA-TEXTURAS REGULARES E IRREGULARES-VALOR CLARO-ESCURO
. FORMA-PLANO E SUPERFÍCIE
FIGURA-FUNDO-POSITIVO-NEGATIVO
A LINHA DE CONTORNO- O ESPAÇO PLÁSTICO-ORGANIZAÇÃO DO CAMPO VISUAL- RELAÇÃO DAS FORMAS NO ESPAÇO
SEMANA APÓS SEMANA



Técnicas de registo-materiais e procedimentos

Formas naturais e artificiais

TODOS OS MATERIAIS E TODAS AS EXPRESSÕES




ILUSTRARTE
TRABALHOS DE REINVENÇÃO-TRANSFORMAÇÃO GRÁFICA
COMPOSIÇÃO E ESTUDO DO PLANO
Fotografarem 5 obras
(imprimirem em formato A5)
ILUSTRAR 5 CONCEITOS
CHAVES
DA VIDA
1-AMOR
2-GUERRA
3-SONHO
4-NATUREZA
5- RUPTURA
PROCESSO DE CONCRETIZAÇÃO- ESCOLHEREM 5 OBRAS- FOTOGRAFAR CADA UMA DELAS, MAS COMO ESTÃO PROTEGIDAS, A FOTOGRAFIA PODERÁ NÃO FICAR NÍTIDA-PODERÃO PROCURAR NA INTERNET PARTINDO MNA BUSCA DO AUTOR E DO NOME DA OBRA.

SEMANA
PÓ-MAR E PÁ- REGO
8/9 /10
Aprender (…EM) a ver e a escolher
O plano e a sua estrutura
Fragmentos-detalhes-composição
FORMATO-ENQUADRAMENTO-DETALHE



Semana 11 / 12
TERMINAREM TRABALHOS
O BLOCO DE TRABALHO
ORGANIZAÇÃO DAS DINÂMICAS


SEGUNDO PERIODO

SÍNTESE E TRANSFORMAÇÃO
GRÁFICA E
(K )RIATIVA
MOVIMENTO-RITMO-EQUILÍBRIO
(SIMETRIA-ASSIMETRIA-PESO VISUAL)
ABORDAGEM À REPRESENTAÇÃO DO ROSTO HUMANO- A ARTE DOS OUTROS.
ESTRUTURA -PROPORÇÕES E DETALHES.
(SERÃO FORNECIDOS POSTERIORMENTE DADOS CONCRETOS)

Sem comentários:

Enviar um comentário