LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

terça-feira, 19 de março de 2019

NO FINAL DOS ARCOS- ÍRIS



NÃO EXISTE NENHUM CALDEIRÃO COM  MOEDAS DE OURO(...)
NEM GENTE PARA COMEMORAR.

19/ MARÇO 2019 
AVÓS-PAIS E NETOS, OS OUTROS.

...ALI (APONTANDO O DEDO) LÁ AO FUNDO , VIVIA A TIA CAROLINA . LÁ DAQUELE LADO TRÁS DOS MONTES O TEU AVÔ. AQUI NA CURVA O BRAGANÇA(...) TÍNHAMOS SEMPRE GENTE COM QUEM PARTILHAR OS DIAS E OS PESOS QUE A VIDA NOS TRAZIA. HOJE SÓS...ESTAMOS NÓS.



-NADA DISTO PRESTA PARA NADA!
...PERCEBO-O TIO.


-ESTAMOS NO FIM (!) 
ACRESCENTOU, ANTES DE IRMOS ÀS LARANJAS.


ENTREI PELO LADO DA ESTRADA VELHA, SEMPRE FOI A ESTRADA VELHA, POIS EXISTIA (já) NAQUELES TEMPOS A  NOVA. A DOS CANTONEIROS. 
PERCORRI AS RUAS ATÉ À  CURVA DAS BICAS. PASSEEI O MEU OLHAR. NEM "VIVALMA" NO ROSSIO IDEM. - NEM OS VELHOS TE HABITAM... LARGO DO MELHOR DE MIM.O LUGAR! DOS GRUPOS E DAS GALHOFAS. DAS REINAÇÕES, BRIGAS E  JOGATONAS. DOS NAMORICOS, DOS ODORES A NATAL. DAS PAIXÕES SEM FREIO,  AMORES ESPREITADOS E ESPERADOS COM PACIÊNCIA NERVOSA, DO OUTRO LADO DOS VIDROS. DAS PORTAS MEIO ABERTAS A CONVIDAREM-NOS A ENTRAR.

ROSSIO DA PARTIDA, VOU CONSEGUIR MÃE!! (,) "à prócura".  DE DESAFIOS. 
 ...
OIÇO GRITOS  NO IMAGINÁRIO PRESENTE.

 OS GRITOS IRADOS DA BRIGA COM O BERNARDO DO GUILO, FILHO DA ESPANHOLA RABITA(BERNARDO FILIPE PEREIRA PINTO)-não o deixei sair debaixo da "BANQUETA" onde o MALAGUÊTA VENDIA OS PRODUTOS AGRÍCOLAS. DEI-LHE UMA VALENTE COÇA DEPOIS DE SOFRER AO QUE HOJE CHAMAM DE BULLING POR VÁRIOS ANOS.
DEPOIS DA PORRADA,
 FICÁMOS AMIGOS PARA SEMPRE. 
...

 Oiço (TAMBÉM) o eco as palavras gritadas da "velha Gatêra", minha AVÓ. NO VELHO LARGO.

AVÓ GATÊRA

-Fernandooo! Nandooo!! 

- O SÊ NETO NA ANDA AQUIIII...

- -ATAN TU O QUE ME ÉS MEU BRUTO.

 MINHA BESTA (!!!?) ...



AVÓ LUDOVINA (GATÊRA), ANOS 70 INÍCIOS.



PARTIDA SEM REGRESSO.

HOJE NÃO EXISTEM AS PESSOAS, NEM OS CHEIROS DAS FOGUEIRAS. E O SONHO TERMINOU.INSTALOU-SE EM TODOS (??NÓS!...) UMA ESPÉCIE DE ÊXITO MATERIAL, NADA DE ESPIRITUAL - SEM TRIUNFOS, COMEMORAÇÕES,,,QUE NOS TRAGAM SERENIDADE. TAMBÉM NÃO HÁ QUEM HONESTAMENTE VIBRE COM AS NOSSAS CONQUISTAS.

SÓ INQUIETAÇÃO. CHEIOS DE TUDO E CARREGADOS DE SOLIDÃO-SAUDADE  DO TEMPO EM QUE AMBICIONÁVAMOS ALGO, E FOMOS À LUTA. 

EIS CHEGADOS , TRIUNFAIS,,, SEM NINGUÉM PARA COMEMORAR. NO FINAL DA CRUZADA, NÃO HÁ SORRISOS NEM VOZES-PORQUE TAMBÉM NÃO HÁ PESSOAS.

TODAS AS RUAS ESTÃO VAZIAS, SÁBADO MEU DEUS, ERA (FOI SEMPRE) UM DIA DE FESTA. COMO FORMIGAS FAZIAM DESTAS RUAS E DESTE LARGO ,,,VIDA. NADA NO FINAL DO ARCO-ÍRIS. SÓ ESTA SAUDADE E ESTA CONTENÇÃO, DE COMEMORAÇÃO SOLITÁRIA. APÓS A GRANDE CRUZADA DA VIDA.
CONTINUO A IR E A VOLTAR ATÉ AO DIA QUE SÓ IREI... E FICAREI PELA ETERNIDADE.

"FILHO ÉS PAI SERÁS O QUE FORES,,,ENCONTRARÁS".


 DISSE-ME ELA TANTAS VEZES. NUNCA ENTENDI, NÃO "VESTI" A REALIDADE ILUSÓRIA, ESSA HISTÓRIA DE SER PAI. 
DEPOIS DOS 30, UM IMENSO DESERTO NO QUE ambicionava  construir em relação ao corte do cordão. DIFÍCIL DE EXPLICAR, E de me ENTENDER, SEM REFERÊNCIAS. 
QUIS FICAR  (NAQUELE TEMPO, NO ESPAÇO DAS MEMÓRIAS) PARA SEMPRE. 

SEM JEITO NEM IMAGINAÇÃO, PARA CONCEBER NOVOS NÚCLEOS. PROCURAVA PAIXÕES E DESAFIOS. SEMEAVA CONFRONTOS E DESACORDOS PARA ME MANTER SÓBRIO. QUERIA QUE O TEMPO PARASSE NUM VERÃO QUENTE E LUMINOSO .
(NAQUELE LUGAR-MENTAL) NUM DIA SEM NOITE.
NUNCA IREI CONSEGUIR EXPLICAR,  ESTA INABILIDADE DE SER PAI. É UMA SENSAÇÃO REPLETA DE TIMIDEZ, DE MEDOS e impotência...NÃO TENHO NADA DE IMPORTANTE A DIZER, É FÁCIL COM OS ALUNOS, NO TRABALHO DOS DIAS. 

COM OS FILHOS FUI E SOU UM "ESTRANHO DENTRO DE MIM",  CHEIO DE INDECISÕES.
NÃO ME CULPO, POIS É FALTA DE CONFIANÇA. NÃO ENCONTREI QUANDO AQUI CHEGUEI,  NENHUM CALDEIRÃO CHEIO DE MOEDAS DE OURO NO FIM DO ARCO-ÍRIS. E ESTA PARTE DA VIDA ESTÁ ENTREGUE AO DESTINO, A MATURIDADE INSTALOU-SE E O TEMPO COMEÇOU A SOMAR-SE NUM LABIRINTO APERTADO.

SÓ AS MINHAS DÚVIDAS SÃO CLARAS.
 ELAS DIZEM-ME:



- ÉS TÃO IMPERFEITO E INVULGAR. 



 1984-ARCOS 



 FINAIS DE 80-VILA GOMES-LISBOA




ÁLVARO-JÚLIO.-TIA CHICA-TIO JOAQUIM MANUEL-CATARINAOLINDA-GUILHERME-ROMY-1995



AVÓS E NETO-MARIA LUISA-JOÃO RAMOS E JÚLIO RAMOS


AVÔ JOÃO, PLUTO O CANICHE E JÚLIO.
FINAIS DE 90


SESIMBRA-FINAIS DE 90 JÚLIO.,GUI E ÁLVARO

"NA NATUREZA NADA SE CRIA, NADA SE PERDE...MAS TUDO SE TRANSFORMA", ESTA FRASE DE ABERTURA, FOI-ME TRANSMITIDA MUITAS VEZES AO LONGO DO MEU PERCURSO DE ESTUDANTE. SENDO UMA VERDADE QUASE ABSOLUTA E TAMBÉM EXTREMAMENTE POÉTICA.
...DURANTE A ÚLTIMA SEMANA, GRAÇAS  A TI PAI, TIVE OPORTUNIDADE DE CONTINUAR A ACREDITAR NESTE PRINCÍPIO E DE ENTENDÊ-LO PARA O "TEMPO"STEPHEN HAWKING PODERIA TER REJEITADO PERENTORIAMENTE A POSSIBILIDADE DE VIAJARMOS NO TEMPO...MAS NÃO O FEZ!!! FACE HÁ DÚVIDA , A ESPERANÇA PERSISTE.
  NO ENTANTO, ENQUANTO ESPERAMOS POR  NOVOS ADVENTOS TECNOLÓGICOS PARA NOS MARAVILHARMOS,
TEMOS MEMÓRIAS, COMO ENTIDADES INTEMPORAIS E ETERNAS(COMO GOSTO SEMPRE DE REFERIR)
  COMO PAI, PROPORCIONASTE-ME BOAS MEMÓRIAS, QUE ME ACOMPANHAM HOJE E SE PROLONGARÃO PELO FUTURO.
  APROVEITAREI ESTA BREVE MENSAGEM PARA RECORDAR ALGUMAS DESSAS RECORDAÇÕES, QUE EMBORA SIMPLES, PERDURAM.
  A PRIMEIRA REVESTE-SE DE ESPECIAL  (...) HÁ CERCA DE 19 ANOS QUANDO ENTRÁMOS PELA PRIMEIRA VEZ NO NOSSO SPORTAGE, DISSESTE-ME PARA DESFRUTAR, POIS OS ANOS IRIAM SUCEDER-SE RAPIDAMENTE...E ASSIM FOI.
  HOJE TOMO O TEU LUGAR E DIGO O MESMO DO NOVO RENEGADE, DEVEMOS APROVEITAR AO MÁXIMO CADA VIAGEM QUE NOS PROPORCIONARÁ EM CADA AVENTURA. MESMO QUANDO FICÁMOS SEM BATERIA EM DEZEMBRO DE 2000. 
Numa outra SITUAÇÃO,
O DIA ESTAVA CHUVOSO E O CAMINHO DA NOSSA CASA, TOTALMENTE ENLAMEADO, PELO QUE, AO ABRIRES O PORTÃO TIVESTE QUE DEIXAR OS TEUS SAPATOS NA RUA PARA PRESERVARES A NOSSA MAIS RECENTE AQUISIÇÃO.
UMA RECORDAÇÃO SIMPLES MAS FELIZ.

  NÃO PODERIA PERDER ESTA OPORTUNIDADE PARA RECORDAR OS NOSSOS BELOS JOGOS DE FUTEBOL. AINDA TENHO IMAGENS CLARAS DOS PRIMEIROS TEMPOS ANTES DAS BALIZAS. ONDE COLOCÁVAMOS BALDES COMO POSTES E EM PLENA NOITE APROVEITÁVAMOS A PEQUENA ABERTURA DE LUZ DO CANDEEIRO PARA TREINARMOS UM POUCO.

  TAMBÉM ME RECORDO DA NOSSA PRIMEIRA VISITA AO ESTÁDIO JOSÉ DE ALVALADE.
 PERGUNTEI-TE ENTUSIASMADO SE ÍAMOS A ALGUM SÍTIO ONDE PUDÉSSEMOS JOGAR FUTEBOL.
RESPONDESTE-ME QUE SIM E DE FACTO NÃO SÓ FOMOS COMO TIVEMOS UMA VITÓRIA MEMORÁVEL FRENTE AO REAL MADRID.
   EMBORA  DISPONHA DE MUITOS OUTROS BONS MOMENTOS. TERMINAREI O MEU RELATO COM UMA ÚLTIMA RECORDAÇÃO DO TEMPO EM QUE FAZIAS ACÇÕES DE FORMAÇÃO NO FUNDÃO E GRADUALMENTE ME TROUXESTE AS VÁRIAS PEÇAS DO MICKEY, QUE AINDA HOJE OLHO DE FORMA REVIGORANTE QUANDO VOU AO SÓTÃO.

  A ÚLTIMA PEÇA COLOCASTE-A NA MINHA ALMOFADA E AO ENTRAR DEI COM A SURPRESA.
  HOJE , ESCREVENDO NESTE TEU DIA . TORNEI A ESTAS MEMÓRIAS ETERNAS. TENDO SENTIDO A FRASE DE FREDDIE MERCURY "FOREVER IS OUR TODAY", POIS PARA CONQUISTARMOS A ETERNIDADE  TEMOS DE DESFRUTAR DO PRESENTE.
 CONTIGO E COM A MÃE CONTINUAREMOS A DESFRUTAR DO PRESENTE E A CONQUISTAR O FUTURO .
  OBRIGADO PAI PELOS PODEROSOS MOMENTOS PASSADOS , POR TE MANTERES EMPENHADO EM CONTINUARES A CRIAR!
 UM BEIJO GRANDE -GUILHERME.

...
As ruas dos nossos pais e dos nossos e avós parecem estar vazias de gente nova, mas estão repletas das ausências dos que nos são importantes, como se fosse uma seca eternizada.

Nas ruas dos nossos pais e dos nossos avós, o que nos dói é a sua sede, porque não conseguimos saciá-la com o oceano de todas as memórias que ainda não fomos capazes de descobrir e registar.

Nos quintais das casas das ruas dos nossos pais e dos nossos avós, as velhas figueiras e romãzeiras desfazem-se, roídas, nos seus nós, pelas formigas que resistem ao tempo.

As ruas dos nossos pais e dos nossos avós têm portas cujas chaves temos nas nossas cabeças.  Serão ainda as nossas ruas? Conseguiremos encontrar-lhes as fechaduras?

E as ruas dos nossos filhos e dos nossos netos?
José Dias Pires



PARA O GUI E O JÚLIO- E PELA PAZ ETERNA DOS ANCESTRAIS.
A ELES...E POR ELES.





Sem comentários:

Enviar um comentário