LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

quarta-feira, 21 de outubro de 2020

respect, RESPECT> RESPEITO!

 

ABSURDO...

ABSURDO

TEMPO

TEMPO...


 

 

 

O ADMIRÁVEL MUNDO NOVO

 


 

As vozes eram diferentes, mas a história era sempre a mesma: os povos mais resistentes da Terra, guardiões da floresta, estão sendo arrasados pela Covid-19. A doença está matando os seus anciãos, crianças, mães e os seus guerreiros e guerreiras.

 


 https://secure.avaaz.org/amazonemergency

 



 

DIÁLOGOS 

QUIXOTEANOS



 

 

¡Maestro! Cuenta tu grandeza (?)
- ¿Alguien te respeta?

-De ti Sancho, nunca esperaría un tema tan mediocre.

RESPETO? ... ESA ES MI FUERZA y mi DESEO.
Lucha contra monstruos hambrientos y envidiosos.
-Me respetas, SANCHO y eres suficiente.

SANCHO!

Entre os pecados que os homens cometem, ainda que afirmam alguns que o maior de todos é a soberba, sustento eu que é a ingratidão, baseando-me no que se costuma dizer, que de mal agradecidos está o inferno cheio.Fico-me com os meus monstros, os quais vencerei...

 


Soñando el sueño imposible
Sufre la implacable angustia,
Caminando donde los valientes no se atreven
Reparando el mal irreparable,
Amando el amor casto a distancia,
Frente al enemigo invencible,
Prueba cuando las fuerzas se agoten
Alcanza la estrella inalcanzable:
Esta es mi búsqueda.

Dom Quixote-Miguel de Cervantes

 

RISKVS!!! 20-21

 

...como renascer?

...iniciar um novo processo .

ser Setembro! diferente de todos os outros setembros- (só) sabemos algo sobre o agora-presente.

 

a sociedade após O deboche! e A DESTRUIÇÃO DA MAIORIA DOS ECOSSISTEMAS DO PLANETA



 

Setembro foi sempre um mês replecto de magia. O início de novo ano escolar. A partida para novas descobertas e turmas para desbravar. Em frente, 8 meses de  aventuras. Verdadeiramente a ESCOLA foi  um lugar amado. Os PROFESSORES respeitados e admirados como incentivadores de experiências que visavam a felicidade do grupo de trabalho.O mundo lá fora desafiava-nos e estava de “OLHO” em nós. Estudar para conseguirmos um lugar na sociedade, continuava a ser o desafio maior.

  Hoje como a construção montada com um baralho de cartas - ruiu e mostra-nos a fragilidade da estrutura consumista-capitalista.

Todas as cartas são jogadas no presente, o lazer tornou-se REI. Destruindo a fragilidade e o equilíbrio do nosso mundo natural.

As grandes estruturas políticas, os governos, os políticos e as grandes empresas exploradoras dos recursos naturais, entraram em pânico. Não há mais consumidores(!).

Aqueles que freneticamente viviam com o objectivo de comprar para mostrar.

 O respeito pelos nossos semelhantes animais e pela natureza em geral, tornou-se nulo.E UM inferno PARA OS QUE RESTAM.

Estar na escola, continuará a ser um desafio(?) , reflectindo o que se passa fora de muros. Os professores deixaram de ser respeitados e são “atacados” em todas as frentes, desautorizados e obrigados ao silêncio. 

Pelo sistema que os desautorizou. E pelos alunos na,,, (QUASE) totalidade que deixaram de ter o professor como referência .

 O que temos é uma sociedade em plena desagregação. Violenta, e psicologicamente afectada e sem perspectivas da existência de segurança, e de um futuro.

 Estes novos tempos não trouxeram sensatez e respeito. A destruição dos habitat´s continua a grande ritmo. O pulmão do planeta ARDE CONTINUADAMENTE .Os conflitos   tornaram - se ainda mais agressivos. As guerras e a destruição , a fome e a fuga das populações continua norma a nível mundial.


 Actualmente e perante a ameaça de extinção da espécie humana…instala-se a barbaridade. Convivem lado a lado 2 mundos… o do sofrimento e da perda de milhares de pessoas e o outro que continua como se nada se estivesse a passar. Preocupados com a falta dos grandes eventos desportivos, concertos musicais e viagens paradisíacas. Os dirigentes da "DEMOCRACIA", esses e os intelectuais afectos ao regime,sentem-se a caminhar num pântano de areias movediças.

A economia é a rede de interesses e estrutura a sua segurança e dos seus grupos de amigos na perpetuação dos lugares “régios” das grandes negociatas e privilégios, que lhes dão um nível de vida muito superior ao da grande multidão.

   A escola continuará a SER o LUGAR da EXCELÊNCIA, se todos se esforçarem para SE tornarem PESSOAS MELHORES. Com objectivos e respeito pela estrutura que a sustenta.

 

-Farei sempre a minha parte e ultrapassarei os limites do razoável.

 

 Estarmos ainda a tempo (!!),,,"CHEIRA-ME" a POESIA BARATA. 

 

Papa avisa que a Terra "não pode ser espremida como uma laranja"

 

O Papa Francisco apelou no sábado a uma acção urgente para a defesa do planeta e na ajuda às populações pobres na sua segunda conferência TED.

 


Do FUTURO saberão os DEUSES.

O PANTANAL-NOSSOS PULMÕES CONTINUA a ARDER.A AMAZÓNIA AQUI TÃO PERTO.


O  TEMPO  NO ESPAÇO/(S)


ABSURDO!


“ Meu campo” diz Goethe “ é o TEMPO”.


 O HOMEM ABSURDO



  Eis claramente a palavra absurda. O que é, realmente, o homem absurdo? Aquele que, sem o negar, não faz nada para o eterno. Não que a nostalgia lhe seja estranha. Mas ele prefere a sua coragem e o seu raciocínio. A primeira ensina-o a viver sem apelação e a bastar-se com o que tem, o segundo instruiu-o nos seus limites. Certo na sua LIBERDADE a prazo, na sua revolta sem FUTURO e da sua consciência perecível, prossegue a AVENTURA no TEMPO da VIDA.

(O homem absurdo-49/100. MITO DE SÍSIFO. A CAMUS)




ANO 0 (ZERO) DEPOIS DA GRANDE FARRA.

OBJECTIVO 1> TRANSFORMAÇÃO.

CONSTRUÇÃO-REINVENÇÃO E SABEDORIA QUANTO-BASTE.

Existe o tempo do relógio e o tempo dos lugares.

Ninguém consegue criar em ambientes frios e despojados de beleza. Este o primeiro grande objectivo do novo grupo de trabalho>> A CONQUISTA DO ESPAÇO, TRANSFORMANDO-O.

ACONTECEU MILAGRE COM A ÁRVORE DOS SONHOS (DREAM´S TREE). 

A TURMA ESTÁ NO BOM CAMINHO, NESTE TEMPO, VOAMOS TODOS OS DIAS SOBRE O FIO DA NAVALHA. TEMOS GRUPO de trabalho, na PAZ e na cooperação.



( O ANTES)


A COR E A LUZ DO ENGENHO HUMANO- O OLHAR É BRILHANTE E A EXIGÊNCIA AUMENTA NA SOMA  DOS DESAFIOS .











 Detalhes de uma primeira viagem






 

OUTRAS LINGUAGENS

DO ESPAÇO E DO TEMPO iOO


Organização -espaço-comunicação

Como se conquista um suporte-uma folha branca, o terror de quem quer fazer nascer IMAGEM. 

...

 imprescindíveis!...INTERVENçÃO E MATURIDADE ARTÍSTICA...

Oferecer O TEMPO

 


 

 


 



 


 














2020 / 2021-11ºAVISprimeiras abordagens à planificação possível.

RISKVS-DETALHES-num “diário” gráfico-“= SEMANAL”

… A linguagem do desenho

…Desenho com canetas

…Linha-trama e textura. Mancha

…Plano e superfície, a importância das MEDIANAS

…Configurações e direcções

…Simetrias e assimetrias

…Técnica-mista

…A colagem e a descolagem. Dinâmicas.

-O CARTAZ e os segredos da composição  no plano.

1-Todo o processo de trabalho, será direccionado para a atenção com os detalhes e a sua representação.

2-A cada aula corresponderá 1 trabalho (um).

3- Serão fornecidos aos alunos todas as informações por cada trabalho a efectuar, em cada final de semana anterior à realização dos mesmos.

 


 

4-Os projectos-aula denominam-se desafios. A página do SEMANAL reflectirá a aprendizagem, o domínio do suporte e a estrutura  (linguagem) de todas as acções no TRABALHO-AULA.

5-O nível de exigência será proporcional à evolução semana após semana.

6- A linha como construtora de formas e do volume,

será a nossa RAINHA.

CAMINHOS>>>>E LINGUAGENSESTUDO DE FORMAS-ESTRUTURAÇÃO E APONTAMENTOS-(ESBOÇOS).

FORMAS NATURAIS E FORMAS ARTIFICIAIS.

OBJECTOS E CONTEXTOS.

IMAGENS (FOTOGRÁFICAS) COMO MODELO PARA AS VÁRIAS REINTERPRETAÇÕES.

 

 

ABSURDO(?)NÃO HÁ LUGAR,,,TÃO BELO, -COMO TU ESCOLA (!!).

 



Samuel Paty, de 47 anos, foi PROFESSOR e tentou falar sobre LIBERDADE, na sua ESCOLA perto de Paris. Custou-lhe a vida.Um PROFESSOR DIFERENTE, CERTAMENTE...

Lá como cá correm-se alguns riscos "SER" PROFESSOR, falando sobre LIBERDADE e abrindo janelas para o INFINITO aos alunos. Todos os dias são PÉROLAS, quando se pratica a LIBERDADE RESPONSÁVEL. Samuel sentiu na carne as contradições deste mundo virado de patas para o AR. Tinha 47 anos e era um SONHADOR.De certeza CURIOSO-Culto e generoso, como todos os PROFESSORES deverão SER. 

 

 


Viajando pelo tempo das memórias, busco um texto reflexivo,  nos meus papeis de duas décadas, num dos DIÁRIOS da CAMINHADA. SER PROFESSOR (em Portugal) e em todos os cantos que existe uma ESCOLA.

saiu numa revista  "NOESIS" EM DEZEMBRO DE 1993.


 

Sonhadores de um FREUD agastado ou o Triângulo dos Três P

(Maria José Balachos)

PARA SE SER PROFESSOR (EM PORTUGAL), das três, uma: ou se é "PURO" ou se é "POETA" ou se é "PENDURA".

   Dos últimos não rezará a HISTÓRIA. Vendedores de aulas em saldo, mercantilistas da ignorância, não arriscam o sono nem qualquer investimento pessoal(...).

destes. Não rezará a história. Não são puros nem poetas e muito menos professores.

 

  Dos "puros" talvez reze a História...

cordas vocais desgastadas pelo tempo, cumpridores e dedicados. Carregam nos ombros a responsabilidade eterna  de ENSINAR.(...)

  São professores, sempre o foram, sempre ensinaram. Antes do sucesso, agora com insucesso.

Estes. Pelo menos mereciam uma estátua, ou um monumento " ao Professor Desconhecido". Valem tanto como um soldado, mas as batalhas são de outras guerras. 

  Dos "POETAS" , desses sim. Rezará a HISTÓRIA.

São tão ingénuos como os outros, tão mal pagos como os outros. Tão assíduos como os outros. Mas, tão loucos como os outros não são. É essa a sua principal virtude.

  Vingam-se da própria condição e do estatuto transformando o acto de ENSINAR num sabor de gelado do Verão ou de chocolate quente no Inverno.

Apaixonam-se pelas coisas, emocionam-se com as pessoas. Reindivicam dos poderes divinos. Para logo a seguir, esquecerem as GUERRAS porque se tornam incómodas.

 A aula é um gosto por si só, com matéria  estabelecida  ou sem ela e SER PROFESSOR  é uma interacção de LINGUAGENS.

  Vibram com o ENTUSIASMO e PROVOCAM-NO.

 São líderes nas viagens que proporcionam através do IMAGINÁRIO e param em todas as estações do INSÓLITO e do Divertido.

 Saltam janelas e grades. Mergulham na vida  e a aula ilumina-se  e transfigura-se. Não há pausas nem compassos. Porque todos os minutos  têm o mesmo sentido de cumplicidade e risco.

O mesmo prazer de estar, em IRONIA, em TRISTEZA. Em transparência. Em DESCOBERTA, em ALEGRIA e AVENTURA.

  Estes são os verdadeiros PROFESSORES, aqueles que os alunos não esquecem e conquistam quase sempre um lugar nas páginas dos seus diários. Extravasam a ESCOLA  e permanecem na memória porque têm a coragem de incentivar o ACTO de VIVER.

São motivadores de aprendizagens  e referências alternativas ao tédio e ao conformismo.

Não precisam de ESTÁTUAS nem Monumentos. Tornam-se personagens de ficção e contrariam as leis  da psicologia humana.

 

 Mas são estes que estruturam os homens, os ajudam a crescer e crescem com eles nas histórias que sempre se contam:" Uma vez tive um professor que..."

 E consoante o real imaginário de cada narrativa, assim são apresentados:

 

 COMO SONHADORES. Como HERÓIS ou MITOS; LOUCOS QUASE SEMPRE.

Abençoada LOUCURA!

 

  precisamos de PESSOAS (MODELOS na P++++) e bons exemplos

chama-se João almeida e pratica o desporto mais difícil de todos os desportos.Até um destes dias ninguém conhecia este rapazito de uma pequena aldeia perto das caldas da Rainha. 

 

 (exemplos)

 

Com a sua força tornou-se um símbolo num mundo permanentemente  a servir-nos  banalidades, desesperança  e  ,,,,,,,,,,


gente  da treta...da "rádio" e na TELEVISÃO.
 

It's been so lonely without you here
 

Sinead

 A Irlandesa é outro dos grandes símbolos do talento e da sobrevivência. Uma das escolhidas,  que caiu em desgraça. It's been so lonely without you here-Like a bird without a song-Nothing can stop these lonely tears from falling-All died when you went away.tal como Jim Morrison, faz-nos sonhar e desespera-nos, quando sentimos a partida da sua AURA. A luminosidade que envolveu  a presença dos dois, nas nossas vidas .

 

Como um pássaro sem uma canção, Sinead vive engaiolada com medo de sair à rua. A bela Irlandesa, um  dia HEROÍNA da poética cantada.

  Riders on the storm.
Into this house we're born
Into this world we're thrown
Like a dog without a bone
An actor out on loan.
Riders on the storm.
There's a killer on the road.

 

   ...CANTA E ENCANTA MORRISON (!) HÁ UM ASSASSINO NA ESTRADA DE TODOS NÓS.

É IMPRESCINDÍVEL O AMOR E A UNIÃO.

 

DISPENSAM-SE OS HERÓIS

In a desperate land?
 

 In a desperate land?

Come on baby, light my fire

 

RESPEITO!!IMPRESCINDÍVEL o 

SILÊNCIO... 

 


 TRABALHO!

...

 

O ADMIRÁVEL MUNDO VELHO-1917 Lisboa, do qual viemos.Beleza e elegância no tempo cinzento. 
 

 


 

Lisboa, ano de 1917.
Junto ao Café Suíço, então existente no largo onde se encontra a Estação do Rossio; senhoras colaboram na venda da flor.
Tratou-se de uma iniciativa, da escritora e socialite, Genoveva de Lima Mayer Ulrich (1886-1963), a favor das vítimas da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
-Foto Joshua Benoliel, in AML




Sem comentários:

Enviar um comentário