ABSURDO...
ABSURDO
TEMPO
TEMPO...
O ADMIRÁVEL MUNDO NOVO
As vozes eram diferentes, mas a história era sempre a mesma: os povos mais resistentes da Terra, guardiões da floresta, estão sendo arrasados pela Covid-19. A doença está matando os seus anciãos, crianças, mães e os seus guerreiros e guerreiras.
https://secure.avaaz.org/amazonemergency
DIÁLOGOS
QUIXOTEANOS
¡Maestro!
Cuenta tu grandeza (?)
- ¿Alguien te respeta?
-De ti Sancho, nunca esperaría un
tema tan mediocre.
RESPETO? ... ESA ES MI FUERZA y mi
DESEO.
Lucha contra monstruos hambrientos
y envidiosos.
-Me respetas, SANCHO y eres
suficiente.
SANCHO!
Entre os pecados que
os homens cometem, ainda que afirmam alguns que o maior de todos é a soberba,
sustento eu que é a ingratidão, baseando-me no que se costuma dizer, que de mal
agradecidos está o inferno cheio.Fico-me com os meus monstros, os quais vencerei...
Soñando el sueño imposible
Sufre la implacable angustia,
Caminando donde los valientes no se
atreven
Reparando el mal irreparable,
Amando el amor casto a distancia,
Frente al enemigo invencible,
Prueba cuando las fuerzas se agoten
Alcanza la estrella inalcanzable:
Esta es mi búsqueda.
Dom Quixote-Miguel de Cervantes
RISKVS!!! 20-21
...como renascer?
...iniciar um novo processo .
ser Setembro! diferente de todos os outros setembros- (só) sabemos algo sobre o agora-presente.
a sociedade após O deboche! e A DESTRUIÇÃO DA MAIORIA DOS ECOSSISTEMAS DO PLANETA
Setembro foi sempre um mês replecto de magia. O início de novo ano escolar. A partida para novas descobertas e turmas para desbravar. Em frente, 8 meses de aventuras. Verdadeiramente a ESCOLA foi um lugar amado. Os PROFESSORES respeitados e admirados como incentivadores de experiências que visavam a felicidade do grupo de trabalho.O mundo lá fora desafiava-nos e estava de “OLHO” em nós. Estudar para conseguirmos um lugar na sociedade, continuava a ser o desafio maior.
Hoje como a construção montada com um baralho de cartas - ruiu e mostra-nos a fragilidade da estrutura consumista-capitalista.
Todas as cartas são jogadas no presente, o lazer tornou-se REI. Destruindo a fragilidade e o equilíbrio do nosso mundo natural.
As grandes estruturas políticas, os governos, os políticos e as grandes empresas exploradoras dos recursos naturais, entraram em pânico. Não há mais consumidores(!).
Aqueles que freneticamente viviam com o objectivo de comprar para mostrar.
O respeito pelos nossos semelhantes animais e pela natureza em geral, tornou-se nulo.E UM inferno PARA OS QUE RESTAM.
Estar na escola, continuará a ser um desafio(?) , reflectindo o que se passa fora de muros. Os professores deixaram de ser respeitados e são “atacados” em todas as frentes, desautorizados e obrigados ao silêncio.
Pelo sistema que os desautorizou. E pelos alunos na,,, (QUASE) totalidade que deixaram de ter o professor como referência .
O que temos é uma sociedade em plena desagregação. Violenta, e psicologicamente afectada e sem perspectivas da existência de segurança, e de um futuro.
Estes novos tempos não trouxeram sensatez e respeito. A destruição dos habitat´s continua a grande ritmo. O pulmão do planeta ARDE CONTINUADAMENTE .Os conflitos tornaram - se ainda mais agressivos. As guerras e a destruição , a fome e a fuga das populações continua norma a nível mundial.
Actualmente
e perante a ameaça de extinção da
espécie humana…instala-se a barbaridade. Convivem lado a lado 2 mundos… o
do
sofrimento e da perda de milhares de pessoas e o outro que continua como
se
nada se estivesse a passar. Preocupados com a falta dos grandes eventos
desportivos, concertos musicais e viagens paradisíacas. Os dirigentes da
"DEMOCRACIA", esses e os intelectuais afectos ao regime,sentem-se a
caminhar num pântano de areias movediças.
A economia é a rede de interesses e estrutura a sua segurança e dos seus grupos de amigos na perpetuação dos lugares “régios” das grandes negociatas e privilégios, que lhes dão um nível de vida muito superior ao da grande multidão.
A escola continuará a SER o LUGAR da EXCELÊNCIA, se todos se esforçarem para SE tornarem PESSOAS MELHORES. Com objectivos e respeito pela estrutura que a sustenta.
-Farei sempre a minha parte e ultrapassarei os limites do razoável.
Estarmos ainda a tempo (!!),,,"CHEIRA-ME" a POESIA BARATA.
Papa avisa que a Terra "não pode ser espremida como uma laranja"
O Papa Francisco apelou no sábado a uma acção urgente para a defesa do planeta e na ajuda às populações pobres na sua segunda conferência TED.
Do FUTURO saberão os DEUSES.
O PANTANAL-NOSSOS PULMÕES CONTINUA a ARDER.A AMAZÓNIA AQUI TÃO PERTO.
O TEMPO NO ESPAÇO/(S)
ABSURDO!
“ Meu campo” diz Goethe “ é o TEMPO”.
O HOMEM ABSURDO
Eis claramente a palavra absurda. O que é, realmente, o homem absurdo? Aquele que, sem o negar, não faz nada para o eterno. Não que a nostalgia lhe seja estranha. Mas ele prefere a sua coragem e o seu raciocínio. A primeira ensina-o a viver sem apelação e a bastar-se com o que tem, o segundo instruiu-o nos seus limites. Certo na sua LIBERDADE a prazo, na sua revolta sem FUTURO e da sua consciência perecível, prossegue a AVENTURA no TEMPO da VIDA.
(O homem absurdo-49/100. MITO DE SÍSIFO. A CAMUS)
ANO 0 (ZERO) DEPOIS DA GRANDE FARRA.
OBJECTIVO 1> TRANSFORMAÇÃO.
CONSTRUÇÃO-REINVENÇÃO E SABEDORIA QUANTO-BASTE.
Existe o tempo do relógio e o tempo dos lugares.
Ninguém consegue criar em ambientes frios e despojados de beleza. Este o primeiro grande objectivo do novo grupo de trabalho>> A CONQUISTA DO ESPAÇO, TRANSFORMANDO-O.
ACONTECEU MILAGRE COM A ÁRVORE DOS SONHOS (DREAM´S TREE).
A
TURMA ESTÁ NO BOM CAMINHO, NESTE TEMPO, VOAMOS TODOS OS DIAS SOBRE O
FIO DA NAVALHA. TEMOS GRUPO de trabalho, na PAZ e na cooperação.
( O ANTES)
A COR E A LUZ DO ENGENHO HUMANO- O OLHAR É BRILHANTE E A EXIGÊNCIA AUMENTA NA SOMA DOS DESAFIOS .
Detalhes de uma primeira viagem
OUTRAS LINGUAGENS
DO ESPAÇO E DO TEMPO iOO
Organização -espaço-comunicação
Como se conquista um suporte-uma folha branca, o terror de quem quer fazer nascer IMAGEM.
...
imprescindíveis!...INTERVENçÃO E MATURIDADE ARTÍSTICA...
Oferecer O TEMPO
2020 / 2021-11ºAVISprimeiras abordagens à planificação possível.
RISKVS-DETALHES-num “diário” gráfico-“= SEMANAL”
… A linguagem do desenho
…Desenho com canetas
…Linha-trama e textura. Mancha
…Plano e superfície, a importância das MEDIANAS
…Configurações e direcções
…Simetrias e assimetrias
…Técnica-mista
…A colagem e a descolagem. Dinâmicas.
-O CARTAZ e os segredos da composição no plano.
1-Todo o processo de trabalho, será direccionado para a atenção com os detalhes e a sua representação.
2-A cada aula corresponderá 1 trabalho (um).
3- Serão fornecidos aos alunos todas as informações por cada trabalho a efectuar, em cada final de semana anterior à realização dos mesmos.
4-Os projectos-aula denominam-se desafios. A página do SEMANAL reflectirá a aprendizagem, o domínio do suporte e a estrutura (linguagem) de todas as acções no TRABALHO-AULA.
5-O nível de exigência será proporcional à evolução semana após semana.
6- A linha como construtora de formas e do volume,
será a nossa RAINHA.
CAMINHOS>>>>E LINGUAGENS…ESTUDO DE FORMAS-ESTRUTURAÇÃO E APONTAMENTOS-(ESBOÇOS).
FORMAS NATURAIS E FORMAS ARTIFICIAIS.
OBJECTOS E CONTEXTOS.
IMAGENS (FOTOGRÁFICAS) COMO MODELO PARA AS VÁRIAS REINTERPRETAÇÕES.
ABSURDO(?)NÃO HÁ LUGAR,,,TÃO BELO, -COMO TU ESCOLA (!!).
Samuel Paty, de 47 anos, foi PROFESSOR e tentou falar sobre LIBERDADE, na sua ESCOLA perto de Paris. Custou-lhe a vida.Um PROFESSOR DIFERENTE, CERTAMENTE...
Lá como cá correm-se alguns riscos "SER" PROFESSOR, falando sobre LIBERDADE e abrindo janelas para o INFINITO aos alunos. Todos os dias são PÉROLAS, quando se pratica a LIBERDADE RESPONSÁVEL. Samuel sentiu na carne as contradições deste mundo virado de patas para o AR. Tinha 47 anos e era um SONHADOR.De certeza CURIOSO-Culto e generoso, como todos os PROFESSORES deverão SER.
Viajando pelo tempo das memórias, busco um texto reflexivo, nos meus papeis de duas décadas, num dos DIÁRIOS da CAMINHADA. SER PROFESSOR (em Portugal) e em todos os cantos que existe uma ESCOLA.
saiu numa revista "NOESIS" EM DEZEMBRO DE 1993.
Sonhadores de um FREUD agastado ou o Triângulo dos Três P
(Maria José Balachos)
PARA SE SER PROFESSOR (EM PORTUGAL), das três, uma: ou se é "PURO" ou se é "POETA" ou se é "PENDURA".
Dos últimos não rezará a HISTÓRIA. Vendedores de aulas em saldo, mercantilistas da ignorância, não arriscam o sono nem qualquer investimento pessoal(...).
destes. Não rezará a história. Não são puros nem poetas e muito menos professores.
Dos "puros" talvez reze a História...
cordas vocais desgastadas pelo tempo, cumpridores e dedicados. Carregam nos ombros a responsabilidade eterna de ENSINAR.(...)
São professores, sempre o foram, sempre ensinaram. Antes do sucesso, agora com insucesso.
Estes. Pelo menos mereciam uma estátua, ou um monumento " ao Professor Desconhecido". Valem tanto como um soldado, mas as batalhas são de outras guerras.
Dos "POETAS" , desses sim. Rezará a HISTÓRIA.
São tão ingénuos como os outros, tão mal pagos como os outros. Tão assíduos como os outros. Mas, tão loucos como os outros não são. É essa a sua principal virtude.
Vingam-se da própria condição e do estatuto transformando o acto de ENSINAR num sabor de gelado do Verão ou de chocolate quente no Inverno.
Apaixonam-se pelas coisas, emocionam-se com as pessoas. Reindivicam dos poderes divinos. Para logo a seguir, esquecerem as GUERRAS porque se tornam incómodas.
A aula é um gosto por si só, com matéria estabelecida ou sem ela e SER PROFESSOR é uma interacção de LINGUAGENS.
Vibram com o ENTUSIASMO e PROVOCAM-NO.
São líderes nas viagens que proporcionam através do IMAGINÁRIO e param em todas as estações do INSÓLITO e do Divertido.
Saltam janelas e grades. Mergulham na vida e a aula ilumina-se e transfigura-se. Não há pausas nem compassos. Porque todos os minutos têm o mesmo sentido de cumplicidade e risco.
O mesmo prazer de estar, em IRONIA, em TRISTEZA. Em transparência. Em DESCOBERTA, em ALEGRIA e AVENTURA.
Estes são os verdadeiros PROFESSORES, aqueles que os alunos não esquecem e conquistam quase sempre um lugar nas páginas dos seus diários. Extravasam a ESCOLA e permanecem na memória porque têm a coragem de incentivar o ACTO de VIVER.
São motivadores de aprendizagens e referências alternativas ao tédio e ao conformismo.
Não precisam de ESTÁTUAS nem Monumentos. Tornam-se personagens de ficção e contrariam as leis da psicologia humana.
Mas são estes que estruturam os homens, os ajudam a crescer e crescem com eles nas histórias que sempre se contam:" Uma vez tive um professor que..."
E consoante o real imaginário de cada narrativa, assim são apresentados:
COMO SONHADORES. Como HERÓIS ou MITOS; LOUCOS QUASE SEMPRE.
Abençoada LOUCURA!
precisamos de PESSOAS (MODELOS na P++++) e bons exemplos
chama-se João almeida e pratica o desporto mais difícil de todos os desportos.Até um destes dias ninguém conhecia este rapazito de uma pequena aldeia perto das caldas da Rainha.
(exemplos)
Com a sua força tornou-se um símbolo num mundo permanentemente a servir-nos banalidades, desesperança e ,,,,,,,,,,
gente da treta...da "rádio" e na TELEVISÃO.
Sinead
A Irlandesa é outro dos grandes símbolos do talento e da sobrevivência. Uma das escolhidas, que caiu em desgraça. It's been so lonely without you here-Like a bird without a song-Nothing can stop these lonely tears from falling-All died when you went away.tal como Jim Morrison, faz-nos sonhar e desespera-nos, quando sentimos a partida da sua AURA. A luminosidade que envolveu a presença dos dois, nas nossas vidas .
Como um pássaro sem uma canção, Sinead vive engaiolada com medo de sair à rua. A bela Irlandesa, um dia HEROÍNA da poética cantada.
Riders on the
storm.
Into this house we're born
Into this world we're thrown
Like a dog without a bone
An actor out on loan.
Riders on the storm.
There's a killer on the road.
...CANTA E ENCANTA MORRISON (!) HÁ UM ASSASSINO NA ESTRADA DE TODOS NÓS.
É IMPRESCINDÍVEL O AMOR E A UNIÃO.
DISPENSAM-SE OS HERÓIS
In a desperate land?...
O ADMIRÁVEL MUNDO VELHO-1917 Lisboa, do qual viemos.Beleza e elegância no tempo cinzento.
Lisboa, ano de 1917.
Junto ao Café Suíço, então existente no largo onde se
encontra a Estação do Rossio; senhoras colaboram na venda da flor.
Tratou-se de uma iniciativa, da escritora e socialite,
Genoveva de Lima Mayer Ulrich (1886-1963), a favor das vítimas da Primeira
Guerra Mundial (1914-1918).
-Foto Joshua Benoliel, in AML
Sem comentários:
Enviar um comentário