LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

consciência da inconsciência

 

2


 

MUNDOS de novo

 

 


 

...05/01/2021

06.12 minutos

Preparo-me para iniciar mais um período lectivo. Anos de muitas décadas. 

Quatro, e muitos meses de reinicio das actividades lectivas. Como descrever por palavras, qual a narrativa certa para expressar o que sinto(?). 

Cabeça cheia , REFLEXÃO! REFLEXÃO REFLEXÃO...FELICIDADE PELO DESCONHECIDO.

sempre o ZERO COMO TIRO DE PARTIDA.

Os gestos de ontem, as decisões, as escolhas tudo numa amálgama deslocada pelo GLACIAR que armazena  das muitas  VIVÊNCIAS.

Não há saída possível, o PENSAMENTO é o ARMAZÉM do CAOS das MEMÓRIAS.

NO SILÊNCIO DO NEGRO DA Madrugada .  TODOS DORMEM nesta parte do mundo,,,pequenino.

Existem  muitos mundos .2 serão a  escolha.

Li por estes dias o "PENSAMENTO" de Herberto Hélder-que escreveu sobre futilidades na VIDA, assuntos com ausências. É demasiado para mim, não entendi o poeta. só partes do discurso.

Considero-o uma mente SURREALISTA.

Escolho 1 (um) pensamento OOO"ORALIZADO.

O prestígio é uma armadilha dos nossos semelhantes. Um artista consciente saberá que o êxito é prejuízo. Deve-se estar disponível para decepcionar os que confiaram em nós. Decepcionar é garantir o movimento. A confiança dos outros diz-lhes respeito. A nós mesmos diz respeito outra espécie de confiança. A de que somos insubstituíveis na nossa aventura e de que ninguém a fará por nós. De que ela se fará à margem da confiança alheia.


Jornal de Letras e Artes, 17 Maio 1964

 

ESFORCEI-ME , dei o litro, é demasiado para mim,LENDO, RELENDO E, para entender o seu FHOTOMATON & VOX.     Não consegui  nem CHEGAR  por PERTO da harmonia necessária para o implícito - nada visível. A escrita É O ESPELHO DO AUTOR. Enquanto isso, foram mais as vezes que pensei na saudade que tenho de  OLGA (sua mulher), na ESMERALDA  dos olhos verdes que me regava as FLORES . E dos muitos momentos que perdi em não as mimar. 

O PASSADO é PESADO , soma , soma-se sobre os ombros. Houve um dia que me orgulhava de todo ele, hoje já não estou tão certo. Tenho mesmo a certeza que não acertei uma...

  Tantas vezes  e TANTOS LUGARES, onde poderia ter levado a OLGA e a ESMERALDA. A mulata dos cabelos GRISALHOS. 

Beijou-me nos lábios em jeito de despedida  na bifurcação do largo do Camões com o LARGO de CHIADO. Não percebi nada daquele toque de fugida na minha intimidade (ao de LEVE). O SELO DE UM PACTO DE CONFIANÇA E AMIZADE. A SENHORA ESTAVA MUITO " àfrente do tempo", Início DA DÉCADA DE 80. 

Aproveita Esmeralda ai se eu pudesse...aproveita tu...

 O PASSADO e as DECISÕES do trilho são o peso que Deus nos  Deu para nos cansar e desistirmos de tudo. Quem sobrevive e chega à última fronteira  dos SESSENTA- terá em frente muito para REVOLVER. Herberto era na altura (um animal enjaulado por decisão própria. (...)-Um dia levo-te lá a casa disse-me OLGA. Era uma mulher extraordinária. Escrevo "ERA" porque fazendo as contas hoje ou será muito velhota centenária,ou já não estará entre nós. 

Poderia ter aprendido tanto com todas estas personagens a respirarem HISTÓRIA-EXPERIÊNCIA. 

(Vila Gomes-Porta 23 -1987)
 

 

Naqueles tempos, tinha (), muitas certezas.  Hoje tenho uma (1) e só uma.-"TENHO actuamente TODAS as DÚVIDAS"  e certezas dos falhanços. AURORA é UM ANJO da GUARDA.

  Hoje estará um dia de SOL. Ainda é escuro. O SILÊNCIO é uma CONSTANTE. A PAISAGEM COBERTA DE GELO pelo AMANHECER.

Existem dois MUNDOS.

Irei começar um (+1)2ºPERÍODO. De um ano qualquer -3 "{terceira} DÉCADA DE 21 .

IREI com toda a certeza DEMONSTRAR-LHES como SE DESENHA uma FLOR. Um edifício. Um conjunto de edifícios e o mundo em GERAL. Irei descobrir com eles OS SEGREDOS de todas estas constru;õs reinventadas pelo ESPADANAL.

  Existem dois MUNDOS , HOJE!

 O da FESTA-(QUEREMOS divertir-nos , estamos a perder a nossa JUVENTUDE)-como não é possível dizer a estas multidões da minha experiência...ESTÃO LONGE,,,por BARCELONA, nos ARREDORES de PARIS e nos SUBÚRBIOS de LISBOA MENINA e MOÇA, É UMA GRITARIA POR TUDO QUANTO É LUGAR ;NOS MÉDIAS , NOS LÍDERES MÁXIMOS DA NAÇÃO , NA DESGRAÇA QUE NOS DEVIA UNIR. GRITOS, PULO SE MUSICA BARATA-RUÍDOS ENSURDECEDORES. 

JOVENS APRENDAM NO DURO COMO SE CONSTRÓI UM FUTURO-Terão que ser (em) eles a aprender, para quando na fronteira dos sessenta, ENRIQUECEREM O IMAGINÁRIO COM AS MEMÓRIAS  dos seus HERBERTOS, e nos queijos ALENTEJANOS que ficaram por oferecer à OLGA, que um dia me presenteou com um beijo macio na despedida .  Subi a rua NOVA DA TRINDADE, ELA DESCEU PARA O CAIS do SODRÉ. Foi a última vez ...

 Sei hoje o significado. ´É  A ÚNICA COISA QUE NÃO PERDEMOS>>>A CAPACIDADE DE DECIFRAÇÃO.

  HERBERTO ESTAVA DEMASIADO FOCADO NA morte-e DEVERIA TER experienciado  nas ÁFRICAS ESSA COISA TÃO MEDONHA ,,,VIVEU TODA A SUA VIDA NA FRONTEIRA, A ÚLTIMA...POR ESSE MOTIVO TANTO FALAVA NA MORTE E ESCREVIA QUASE SEMPRE COM ELA PRESENTE,  NOS COPOS COM O ARRUMADOR DE CARROS NAQUELA RUA DE CASCAIS. 

ESCOLHIA COMO COMPANHIA GENTE DECADENTE, OS ESPOLIADOS SOCIAIS.

FRANCISCO DEIXA-ME MANSO COM AS SUAS VERDADES.

Li nos jornais uma coisa que me entristeceu bastante: num país, já não me lembro qual, para fugir do lockdown e fazer férias, saíram, numa tarde, mais de 40 aviões. "Estas pessoas, que são pessoas boas, não pensaram nos que ficavam em casa, nos problemas económicos de tantas pessoas que o confinamento deitou por terra, nos doentes? Só em fazer férias, desfrutar o próprio prazer. Isto me deixou muito triste. SÓ PENSAM EM FÉRIAS E EM SE DIVERTIR.

 

 


TÃO PEQUENINOS E DISTORCIDOS. ESMAGADOS POR TANTA RESPONSABILIDADE  E DESCONHECIMENTO .
 
 

 


VERDADES!

OLGA-ESMERALDA-AURORA!

2 MUNDOS!


CERTEZAS(?) -NENHUMAS!

...SÓ SAUDADE. 

SÃO DEMASIADAS FOTOS EM PAPEL NA MINHA EXISTÊNCIA-MUNDOS; CADA UMA DELAS CONTA A HISTÓRIA DE UM PEDAÇO DA VIDA- FRAGMENTADA.

E SSSS E(?) 

e se_____-!!___

...N\A EXISTISSE A SAUDADE E TANTO RUÍDO EM TEMPOS NEGROS DA NOSSA EXISTÊNCIA.
...05/01/2021

07:47 minutos

Li nos jornais uma coisa que me entristeceu bastante: num país, já não me lembro qual, para fugir do lockdown e fazer férias, saíram, numa tarde, mais de 40 aviões. "Estas pessoas, que são pessoas boas, não pensaram nos que ficavam em casa, nos problemas econômicos de tantas pessoas que o confinamento deitou por terra, nos doentes? Só em fazer férias, desfrutar o próprio prazer. Isto me deixou muito tri... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/ansa/2021/01/03/papa-confessa-tristeza-ao-ver-viagens-de-ferias-durante-lockdown.htm?cmpid=copiaecola

Sem comentários:

Enviar um comentário