2 mundos
10º 12ºAVIS
PERÍODO 2 ART
genius art
...mesmo assim ! « há LUAR»
« Em Kafka, os dois mundos são o da vida quotidiana, de um lado, e da inquietação sobrenatural, do outro.»
" Os grandes problemas estão na rua, "
Na voz de Nietzsche
(K)
(KAFKA)
Toda a arte de Kafka consiste em obrigar-nos a reler...
Existem sempre duplas interpretações-um símbolo está sempre expresso no sentido geral.
A ARTE DA IMAGEM (...a nossa tb!) PRETENDE VIVER DESTA FÓRMULA.
(IMAGEM kREMLIN-PORTO)
Os advogados acham a causa difícil. Nos entre-tantos, ele não negligencia o amor, a alimentação ou a leitura do seu jornal. Depois é julgado, a sala do tribunal é muito escura. Ele não compreende coisa nenhuma. Supõe, apenas, que é condenado, mas não pergunta a quê.
Muito tempo depois , dois senhores bem trajados e polidos vem procurá-lo e convidam-no a segui-los. Com toda a cortesia , levam-no para um subúrbio desolado, colocam-lhe a cabeça sobre uma pedra e degolam-no.
memória descritiva (Inês)>
Por vezes o monstro é a nossa própria mente que nos aprisiona;
Por vezes o monstro é o nosso subconsciente;
Por vezes o monstro é apenas um objeto, como é possível ver na primeira banda desenhada na 3 vinheta temos a galinha como um mero objeto que de certa forma acaba por influenciar a cabeça do homem, fazendo o associa-la ao medo.
De facto as galinhas que estão representadas na "BD" com metade do corpo de homem, são apenas imaginação do indivíduo, como representação do medo o homem recorre há memória do simples objeto na sua estante que mexe com a sua visão da realidade.
Na segunda está presente a exaustão do homem que ao cair num sono profundo enquanto trabalha acaba por ter um pesadelo que reflete de forma desfigurada aquilo que se iria passar momentos após ele acordar.
É no sonho que a realidade se confunde com os medos do nosso subconsciente.
De certa forma em qualquer um dos conjuntos procurei demonstrar o desespero, tristeza, solidão de um homem que aos seus 30 anos de idade com uma carreira e um bom futuro pela frente, vê por momentos tudo aquilo que criou ser destruído por um simples "truz truz".
Síndrome de Impostor:
O senhor K sente-se um impostor. Uma galinha que serve apenas para ser consumida pela sociedade. Trabalha no banco, mas não se acha bom o suficiente para a sociedade. A sociedade é como um polícia que o persegue até ele cometer um erro. A galinha é o seu monstro interior. É o monstro que engole a sua mulher, o seu trabalho e a sua vida. Tudo aquilo que ele pensa não merecer.
EM O PROCESSO, JOSEPH K...É ACUSADO. MAS ELE NÃO SABE DO QUÊ. DEVE SEM DÚVIDA DEFENDER-SE, MAS IGNORA POR QUÊ.
Eduarda Guerreiro
Saímos de um buraco separados e partimos assim, sozinhos, abandonados, tornando a morte a nossa última forma de conforto.
A janela com o cortinado rasgado pode simbolizar a visão de o que foi um dia a felicidade, em que neste caso foi arrancada do indivíduo.
Um prato partido, a fragmentação, de que tudo tem o seu limite e o que é ultrapassado não passou de um simples abuso e sim duma coletânea de situações.... "Se pedirmos desculpa a um prato acabado de partir, será que este volta a ser como dantes? Claro que não!" O que foi "partido" tornar-se em cicatrizes no coração...
A cruz, torta, diz que foi o vento que a entortou, mas se calhar foi a própria religião que o enganou.
Em relação à segunda vinheta, o indivíduo continua na mesma posição, mas surge o monstrego, sem dar conta...
O monstrengo é uma múmia, obscura, anuncia-se como o passado, de que está sempre á espreita, para manter ou alterar o estado de espírito do indivíduo.
Por fim, a terceira vinheta, a múmia ataca o indivíduo, visto que mais tarde ou mais cedo ninguém sai ileso ao passado. Ou até mesmo à nostalgia do que nunca mais poderá ser vivido. Há muita gente que anda a viver ao contrário:
Vivem no passado, pensam no presente e recordam o futuro...
É preciso fazer um refresh a cada X tempo, para que o impacto do que vem atrás não seja tão grandeee!! Porque depois é mais fácil mandá-lo embora! Viver é para a frente e não para trás
O Monstro representa a opressão ,os atos dos outros para connosco e o medo e desespero que nos causa esse sentimento de não querermos ser nós mesmos e termos de seguir um padrão. O polícia representa os homens que se escondem nas sombras ,que agem indiretamente influenciando os monstros que nos atormentam ,é dai que provem o poder deles ,do medo das pessoas ,e qual o seu objetivo? Criar um mundo que para eles é ideal e ter as pessoas todas controladas ,as suas ideias ,opiniões ,atos , tudo. Também considero ,saindo um pouco do contexto da história, que o senhor representa os artistas ,existem diferentes tipos , nós somos todos diferentes , expressamos nos de forma diferente ,a arte é um meio e é isso que está a acontecer por exemplo na Rússia, o retorno da ditadura ,ninguém quer pensar nisso mas estamos a retroceder no tempo e qualquer dia nem o polícia está vivo porque não aceitou as mudanças do mundo ,o que criamos até agora , é triste mas os monstros estão a crescer e nós artistas estamos a perder voz e a deixar nos levar pelos medos .
Memória Descritiva
No processo de ilustração em forma de BD partindo do perfil de Josef K., no meu trabalho eu pretendi representar a angústia de alguém que se encontra perseguido e assombrado pelos seus próprios medos, dentro de uma prisão que é o seu quarto e sem ter fuga possível, aprisionado pelo monstro, como se nota na expressão do seu rosto, a aflição e o pânico, como se estivesse a vivenciar o seu próprio pesadelo, a injustiça que nele permanece. Sendo assim faz de certa forma um paralelo da a sua vida com as nossas, seres humanos, no sentido de estarmos controlados pelos nossos sonhos, interrogando-os, e sem certezas do porquê de os termos, ou até mesmo termos constantemente aquela sensação de estarmos a ser perseguidos por alguém.
Em relação, à cor optei na maior parte pela conjugação do vermelho e preto transmitindo e realçando mais a ideia de horror e a injustiça presente na vida deste funcionário exemplar.
Maria Bernardo
O que eu desenhei foi a inspiração na galinha. Um homem com a sua vida normal onde do nada é atacado por um monstro que é a galinha, podendo representar também a ansiedade, e este depois de um confronto começa a sentir-se paranóico como se estivesse a ser vigiado
Mariana Fernandes
Tempo de guerra!! Algo que nunca esperamos mais ouvir
Neste trabalho foi para despertar o desespero que uma pessoa tem de ver todo o seu passado construido em anos ser destruído em questão de segundos! Primeira vinheta uma simples pessoa no seu dia a dia normal é surpreso por uma entidade despertada a anos atrás, uma sombra da guerra que persegue toda a gente; na segunda vinheta repara se que o homem quer se mentalizar que tudo o que se esta a passar é um pesadelo que so quer ignorar; na terceira vemos os criadores disto tudo!!! Que só querem poder e assustador todo o mundo!
FOX
A primeira "cena" é a de surpresa, onde o homem é apanhado desprevenido pelos guardas, que lhe apontam uma arma, a arma apontada vai estar destacada, a galinha vai estar a observar tudo, no entanto não vai estar tão destacada, porque as outras cenas vão ser focadas na galinha, que se transforma num monstro e come os guardas. Na segunda cena é precisamente a transformação da galinha, que na terceira cena se vinga, e mata os guardas!
Raid Said
Raquel Pereira
Raquel Lourenço
Memória descritiva do rascunho da banda desenhada.
O meu esboço da banda desenhada tem três vinhetas onde cada cenário é diferente.
Frases que eu decidi pôr na vinheta dois banda desenhada foi o medo corre na alma e de facto com o resto das outras bonitas e com aquilo que eu fiz na memória descritiva a explicar um pouco que eu acho que para mim é o que posso dizer melhor porque algo que nós não podemos evitar porque ela nos consumo e cada vez vai nos consumir mais e nós não conseguimos fazer nada para evitar esse medo apenas tentamos lidar com a situação mas quando a situação se a festa nós ficamos em angústia aflição e aberto é uma situação horrível.
A primeira vinheta Eu fiz um cenário de um canto do interior da casa onde o senhor k está pensativo com algo que eu faça feliz ao local torne mais confortável e podemos observar que de lado esquerdo temos uma porta com uma sombra da celebração da galinha a esse prémio representa a sombra os medos que estão lá fora na rua e que nós não temos coragem de enfrentar possamos frágeis demais e não queremos as realidades do que se passa a nossa volta.
Segunda vinheta fiz um cenário horizontal com alguns objetos do mesmo cenário anterior como secretária a cadeira os pósteres na parede mas podemos observar que o senhor k está duvidoso quando aparece algum indivíduo para o magoar com intenções de magoá-lo ferir na segunda vinha ter que nós ficamos tão surpreendidos e tão simpáticos quando acontece isso com medo angústia que nós ficamos não sabemos como agir e o único medo que me socorre ficaram apático e lá está isso vai cada vez mais do nosso corpo e do nosso psicológico.
Na terceira vinheta fiz um num cenário um pouco dos outros fiz a assombração maior da galinha ou seja o nosso medo está cada vez mais forte a atacar nos e a pessoa onde o indivíduo ele quer atacar fazer mal e o senhor capa para mim representa o facto de angústia e aflição é alguma dor que nos corre na alma e que nós não conseguimos tirar essa angústia e ficamos tão simpáticos e não sabemos como lidar com situações que se passa à nossa volta principalmente quando nós pensamos que no nosso canto estamos protegidos quando na verdade quando menos nós esperamos que devemos ser os próximos de ser atacados .
ANTES de MORRER, o CONDENADO SOMENTE DIZ:
« COMO UM CÃO»
EXISTE um paralelo entre a vida de Josef K. e as
nossas, seres humanos na prisão que é o mundo, apesar de não parecer.
Sofrendo de alienação, controlados o tempo todo, sem achar -mos
respostas e explicações para nada, frente à um sistema doutrinador que
estamos inseridos, e que a todo o momento lançam informações que nós
temos de engolir sem sabermos o porquê.
ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS
-REPRESENTAÇÃO do DESESPERO em 3 vinhetas.
-ONOMATOPEIAS.
-Texto nas paredes interiores do espaço.
-Inexistência de balões.
-Interior de um espaço quarto (partindo da aprendizagem da representação cónica). Espaço idem.
-Objecto levado pelo professor, que representa a violência, o MEDO e a TIRANIA.
-As
3 vinhetas deverão descrever a cena ( a angústia de um homem inocente
aprisionado e ameaçado)com o movimento das personagens e do objecto
monstruoso. -Fotos de interiores e exterior para referencia da criação do espaço.TRABALHO-AULA 04/03!!
-Fotos em cenários simulados-uma caixa e vários objectos, panejamento.
AXONOMETRIA-CÓNICA e o processo de invenção.
Composição-Espaço-Volume
No mundo de TIM BURTON o KRIATIVO.
A NOSSA CONSTRUÇÃO é UM CUBO MÁGICO MARADO.(CÓNICA)
O NOSSO INTERIOR é UMA MALA DE VIAGEM ABERTA.(AXONOMETRIA)
Eis o MUNDO dos TIM BURTON´S
> As figuras humanas tomam as formas dos filmes de Burton-Eduardo mãos
de tesoura- Charlie a Fábrica do chocolate-A noiva cadáver-Alice no País das
Maravilhas.
COMPETÊNCIAS para finalizarmos:
Contextos-ambientes (representação do espaço)
Figura humana (proporções e dinâmicas)
Expressão do traço e da mancha
Invenção do processo (K)riativo
CONTEXTOS URBANOS COM BODJI E PICHI AVO
"Ele tem um espírito livre"
Boji é um cão de rua, mas já é conhecido em toda a cidade de Istambul, na Turquia, por circular de um lado para o outro de transportes públicos. Na verdade, o animal tornou-se quase numa celebridade, à medida que as pessoas começaram a partilhar fotos dele nas redes sociais. Agora, já tem as próprias contas de Twitter e Instagram, que contam com milhares de seguidores.
Estima-se que o cão faça até 30 quilómetros por dia, passando por dezenas de estações de metro. Segundo os funcionários, Boji respeita as regras e espera os passageiros desembarcarem antes de entrar.
...E PORQUE VENERAMOS ESPÍRITOS LIVRES, CÁ ESTÁ A FAZER PARTE DO NOSSO IMAGINÁRIO.
Metodologia#s
> Aplicação em situação real da perspectiva espacial (cónica).
>Uma ou mais figuras femininas com panejamento em posição dinâmica.
> O Cão-PESSOA BODJI, que poderá encarnar outra raça de cão-pessoa.
ESTAMOS A CRIAR UM AMBIENTE CITADINO COM UM MURAL QUE É O VOSSO AUTO-RETRATO MARADO.
A SOMBRA
AF
CRUXXX
FOX
BROTHER
RAID SEFO
RAQUEL LOURENÇO
A FRONTEIRA-foi sobre esta temática que subtilmente estruturámos os gestos-K é>> todas as pessoas vítimas da brutalidade humana.Na terra queimada já não nascem flores.
5 de Abril acordei com um dilema dilema esse que batizei de « a fronteira»...a terra queimada inspira à desumanização e também à desistência.
VOLUME
ILUSTRA
Sistemas
ACENTUAÇÕES
GESTOS (ESBOÇOS-APONTAMENTO, VÁRIAS TÉCNICAS E VÁRIOS MATERIAIS).
apontamentos
CORES INTERIORES COM LOURDES CASTRO.
QUARTO SEM REFERÊNCIAS "PERSPECTICAS#NIVELAMENTOS
DETALHES
TESTES
FIGURAÇÃO
DÚVIDAS
EXIGÊNCIA
DIFERENÇA
INSATISFAÇÃO
ILUSTRA k O monstro DO kremlin
PARADIGMAS
FUTURO
10ºAVIS-OSMASAMORIS
1-Apropriação e
Reflexão.2-Interpretação e Comunicação.3-Experimentação e Criação.
Representação de formas orgânicas-NOÇÃO DE NATUREZA-MORTA e VIVA.
A Linha, a mancha e a "BIPOLARIDADE" FORMAL.
TRABALHO 2. -INVENÇÃO e FANTASIA-
AXO-PEÇA METÁLICA
AXONOMETRIA
Objetos fabricados
Metodologias e técnicas de representação
REPRESENTAÇÃO de OBJECTOS -INORGÂNICOS
(FORMAS) SOBRE (1) um PLANO
Rede modular é a estrutura implícita ou explícita, que organiza os módulos que repetidos (normalmente) darão origem a um padrão.
Rede MODULAR IRREGULAR-Fragmentação-DETALHES
x3>>"DESFOCAMENTO"-MOVIMENTO de um dos detalhes-volume-monocromia e linha contorno-desenho-Trama
Fidelidade aos modelos
Domínio de meios e técnicas (tendo em conta a aproximação ao modelo original)
Metodologia de trabalho- autonomia-empenho.
A HORA da LOIRA-O APRENDIZ de CÁBULAS
Pretende-se que cries e executes uma ilustração que abranja todos os conteúdos da matéria da história das Artes (2ºPeríodo.
O CUBO MÁGICO MARADO-Desconstrução
DESESPEROS INTERIORES-habitados
PERVASIVIDADE
(texto -CONTEÚDOS ESTRUTURANTES)
ESPAÇO e VOLUME e COR.
Aplicação (KRIATIVA) da PERSPECTIVA AXONOMÉTRICA
DESCONSTRUÇÃO-
PERVASIVIDADE
HOJE AO ACORDAR
o primeiro CHOQUE>A REALIDADE
1
...hoje ao acordar , reflecti sobre o valer a pena...
E?
HOJE AO ACORDAR, SOMEI O DIA DE ONTEM, ESPREMIDO nada daí saiu. Estou perante um espelho da INDIFERENÇA, olho-me e e não me reconheço.
CONTINUAR!
CONTINUAR!
CONTINUAR
FAZER SÓ POR FAZER>>>OU<<<
FAZER A DIFERENÇA.
...HOJE já ACORDADO SENTI-ME SOBRE O DILEMA DA EXISTÊNCIA> NÃO FAZER
OU CONTINUAR FAZENDO SÓ POR FAZER...ESCOLHI FAZER...
resistir E Reconstruirmos
OS
nossos mundos interiores.
07.13 MIN-3ª FEIRA DE UM DIA QUALQUER, NA EUROPA.
MUNDO
UNIVERSO
átomos//////# 2022
Porque cheira a arte? Também. Mas é dizer pouco. A 23-A é uma sala da nossa escola, mas não é apenas uma sala da nossa escola. É a sala em que a nossa escola se transforma naquela que é a minha ideia de Escola. Onde cada aula é a A VIDA e não essa ideia vil da preparação para a dita.
A cada aluno é dada essa possibilidade cada vez mais rara de ser quem e o que é. E cada aluno é pedido que não fique um golpe de asa aquém do que pode ser. Por isso surge aqui e ali o imbróglio: eles por vezes andam distraídos da brasa que podem ser. E o desembróglio vem às vezes de um grito que os resgate dessa distração. O Sol que lhes mostra o azul onde eles serão além.
Meus muito queridos: a vida fará de vós Sísifos. Mas sejam Sísifos felizes. Não sejam nunca a vossa própria pedra.
A perguntar certa não é: de que serve o sonho em tempos de miséria? Perguntem-se antes: de que servem os tempos de miséria? E depois com a bomba dos sonhos façam dos tempos por vir algo de belo.
Ao Álvaro bem-haja.
A vós vem-haja.
Aos tempos de miséria e a todos os que fazem BARDAMERDA.
(escrito na cabeça e passado a forma de letra numa viagem de autocarro a caminho de um conselho de turma num sábado de sol, que ainda os há em abril).
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