LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

domingo, 5 de junho de 2022

Doidos à solta na 23A

 

 


 

 

O TEMPO! 

SEMPRE o TEMPO!

As HORAS!!!

SEMPRE as HORAS,,,PASSANDO

 

OS RABISCOS QUE FALTAVAM

 BALANÇOS de 1 ANO RASKA

DE mal A  pior TUDO ACONTECE NA 23a...SÓ PORCARIA!

 


 


a 23 A!

+ CROMO AINDA

o JUÍZO FINAL!

>A bué da bué de estupidez  na bué de inteligência.

Art Jota ÉFE
 

 

Última paragem, reflexão de um SER Humano  perdido nos confins da BEIRA BAIXA. 

Para  quem nunca necessitou do CLASSROOM (+) para todos os que não entenderam "OS ESCRITOS", as práticas do Espadanal, mas que possuem  competências SUPERIORES, trouxeram ao mundo nuns míseros meses (7 ) grandes feitos. Brrr que não deram em nada...

OS DOIDOS NA 23A

 


 

1-Projeto Heven Garden- Levanta-te Alinda-te e Sorri.

Com Jorge Ferreira e Maria João Nunes. Restauro dos espaços exteriores.

12ºAvis 

...

2-Restauro da sala 22

“A+ e SAPIENTIA-+A”Intervenção PICTÓRICA A+

 

 



 

12ºAvis

3-WORKSHOP-Casa amarela. Diálogos com a obra da Pintora Ana Romãozinho(12ºAvis)

12ºAvis 

5-Exposição - Instalação “A MONTRA”-Janeiro-Fevereiro. Sala 23A

12ºAvis 

6-Idiot Face-Ass Face

 

 

Retratos para o projecto “BY CULTURE”

Performance localizada-Anti-Cultura

Fotografia por EXCELÊNCIA- Professor Tiago Ferra Sous

12ºAvis



7-Exposição “Crazy shoes”10ºAvis. Sala 23A

...



8-«BRANCO»-O

outro 25 de Abril  /Instalação-19-26 de Abril.

10ºAvis 


10-Dia das artes-Performance e pinturas.

Professores do grupo 600/Jorge Ferreira


7-Pintura do Mural "THE FALLEN ANGEL" escadas centrais piso 1-23 de Maio-27 de Maio

12ºAvis

11-Maio LOVE-pintura “CHÃOZAL” antítese da guerra-todas as turmas do grupo artes, 23 de Maio.

 

10º/12ºAvis 


12-Visita -oficina ao CCC de Castelo Branco-2ª Bienal Ilustrarte para a infância. 13 de Maio.

Esboços rápido /DETALHES 

 

 12ºAvis


13-Visita -oficina ao CCC de Castelo Branco-2ªbienal ILUSTRARTE-10ºAVIS-24 de maio.

 

técnicas de REPRESENTAÇÃO -ARTE (2 anos)

12ºano

Espaço URBANO e ESPAÇO NATURAL

 

Esboços várias técnicas e materiais-imagens projectadas

 

Estrutura, eixos e direcções

 

Noção Bidimensionalidade e tridimensionalidade/aplicação técnica


Representação AXONOMÉTRICA (objectos)

 

Representação espacial cónica.

(normas-técnicas-aplicação)

 

(transformação de axonometria em cónica)

BOX

Mancha volume- e gradação tonal espaço

A técnica da SFUMATO

 

 A COR - a monocromia  (aguareláveis>Grafite e mina.

 

Aplicação prática do projecto-aula

Mural-Chãozal.

 

Esboços de formas inorgânicas (CCCB)

Ilustração

Transformação e representação de interiores (quarto pessoal)


 

 

Reinvenção de um espaço comercial-A MONTRA.

-Antagónico. Anometria-aplicação (BOX)

 BD-3 VINHETAS. Narrativa partindo do livro "O Processo" de Kafka.


Espaço inventado habitado com figuras do mundo de Tim Burton. (figura humana-proporções e eixos)-dinâmicas.

SIMBIOSE entre AXONOMETRIA e CÓNICA


Modelos de cartolina -canetas e registos gráficos.

Escalas de redução e ampliação

 

 

Interiores habitados (perspectiva) com Bodji.

GRADAÇÕES> mina aguarelável.

 

 

Múltiplas estratégias com o objectivo de os alunos chegarem aos resultados pretendidos-a EXCELÊNCIA.


CIDADANIA e APLICAÇÃO das APRENDIZAGENS em espaços e projectos concretos

MURAL-CHÃOZAL-Enriquecimento (mehoramento) dos espaços exteriores do edifício escolar. 

 

Provas da  ANORMALIDADE«...as mãos que afagam uma rola» da laurinha, ai Laurinha foste em tempos passados, genial. Hoje representas desta forma ... é o resultado  da inutilidade destes ensinamentos RASKAS. Suponho que frequentas  explicações no exterior da AMATO. Para conseguires este registo de qualidade.



 Com algum fantasma Renascentista.  Papel vegetal misturado com umas copiazitas.

Nenhum destes truques "vomitados" foi ensinado pelo Prof, portanto  estou fora destes esquemas mafiosos para conseguirem obter boas notas.

Crux


 

AF

Inês F
...mas é a tal laura que me está atravessada. Onde é que ela aprendeu tanto,,,em pouco tempo.


Uma tal Inês, outra AF e uma Crux (esta) que não sei de onde saiu.


Sínteses-REPRESENTAÇÃO de Formas orgânicas e INORGÂNICAS.



Falando direito (puro e duro), as competências necessárias para os aprendizes(alunos) chegarem aqui, são:

>capacidade de observação (linhas-eixos -direções), análise do espaço e transformação deste mesmo espaço.

NOÇÃO DE VOLUME-SOMBRAS PRÓPRIAS E SOMBRAS PROJECTAS.

> -LIBERDADE NOS GESTOS PARA RISCAREM COM COM USO DA ALMA. Conhecimento das (MÚLTIPLAS)técnicas e da linguagem expressiva de cada material ou utensílio.

>Exigência e insatisfação (pessoais) para se ir além das banalidades.

> Horas, muitas horas a darem ao dedo e com os "cuzes" nas cadeiras.

 Dá nisto!!!

 Dá nisto!!!

 

(representação-composição-tratamento volumétrico e espacial.Invenção e (K)riatividade)

 

..exigência nos detalhes


Domínio do gesto no manuseamento da linha (textura e mancha).

linguagem do esboço sem exigência de pormenor

Ocupação do suporte na boa
 

 

 

Todos os materiais possíveis de serem utilizados na prática artística

Utensílios/materiais

Lápis de grafite

Lápis de grafite aguarelável

Lápis de cor

Tinta-da -China

Mina aguarelável

Aparo (caneta de cana)

Canetas aguareláveis.

Café e Viachene

Pincéis 

...sim até me😈😈da se esse for o caminho para se concretizar um objectivo.
 

 Resumindo:

Só espetáculo e gritaria

Dentro dos parâmetros exigidos, rebentaram com a escala da mediocridade em MAIO LOVE-Autonomia, desorganização.  Projectos fracalhotes, organização nem falar...ao nível de um 12ºano nem vê-los e quiçá de uma escola de ARTES (superior) do terceiro mundo. SÓ ESPALHAFATO PARA INGLÊS VER. Borradelas e passar o tempo.

MURAL-CHÃOZAL

-No que respeita às regras básicas,,,zero de equilíbrio, noção de composição , expressividade e coerência perante o tema a explorar, zero-zero-zero. Coitados dos alunos que ao sol penaram para resultados sofríveis.

MENSAGEM?

Ninguém entendeu até hoje para que serve e porque foi gasto tanto dinheiro.

Aquela sala 22 , um terror!sapientia(??) é o que este docente não tem...

Para quem não frequenta o class (koisa sem interesse ) nem percebeu nada do que o ESPADANAL "esculpia" nesta plataforma, esta gente jovem merece destaque na agenda do P da R para A LATARIA NA LAPELA.Foram vítimas de violência psicológica e física, por parte de uma aberração, que não tem ponta por onde se lhe pegue.

E ainda:

Alunos preferidos . É verdade, a aluna em causa, foi BUÉ da BUÉ e da BUÉ  assertiva neste desabafo entre dentes.

  O ÍNDIO  ASSUME publicamente que os seus alunos  eleitos(NÃO!! PREFERIDOS PÁAAA!...), pelos quais se bateu semana após semana, gastando litros de gasóleo a organizar as dinâmicas e a comprar os materiais para as actividades RASKAS/// carregando o KYA de objectos-artefactos com vista às  instalações, lixo como a funcionária Maria José referiu muitas vezes-lixo de sem-abrigos (2-Espadanal e JF).  Nestas viagens Sado-masoquistas, juntou o que mais gosta:>Z>> O CONVÍVIO ENRIQUECEDOR COM os ADULTOS muito amistosos.Juntou também à soma muitass BUÉ de HORAS a preparar documentação com conteúdos e imagens exemplificativas para  resolução de cada projecto-todo este material foi exposto na plataforma CLASS-ROOM, terminando invariavelmente o docente a falar sozinho ou com o sócio da lixarada JÓTA-F e umas 3 alunas.


1-2-3>> ALEATORIAMENTE os alunos preferidos do ÍNDIO SÃO: 

 


O Swiss knife JOTA F, n distúrbios mentais.



Zeferino Ramalhoso (filho)uma peste ontem, durante e hoje.

 

 


Brother-Sister A "BOAZONA" DO FUTSAL

 

 

 

 


 

A XEIROSA(Florbela do encantamento-a XEIROZA), SABE + QUE O 15

 

 

A Estrangeira💓💔👭👤👆



 A SOMBRA do amanhecer
 
 



THE FOX
😱💥💢💟A FOFINHA+ a mana MÉMÉ



 A DAMA de Vermelho
 

 
 
 A Josualda BATATÓIDE (DU-DUUU)
 


 


 💙💚💛💜👾😍só love namoradas à socapa...
 
 

 
 

 A 
Black MOON
 
 A Vizinha de almaceda
 
 
O UCRANIANO
 
 
 

 A RAIDE SAID princesa do deserto
 
 

 
Também  CAROLINA ,A Lara,  Ana,  Maria  e a Mariana. Que conceberam um grande feito-este grupo de jovens são as minhas eleitas, as que gosto BUÉ de MAIS+++💋😁💚. Os filhos e os netos poderão admirar num futuro próximo, esta grande obra.
Chãozal? das tretas. Daqui por dois anos, NÉPIAS!

THE FALLEN ANGEL
 
E ainda arranjo espaço nos preferidos para estas senhoras que conheço só de vista, as caras não me são estranhas. Não sei não (!?) talvez da praia nos Albgarves ou  das compras do LIDL. mas lá que já as vi , vi.....em qualquer sítio.

 
< ... >
DOS MESAMORIS REZARÁ AINDA a HISTÓRIA
 (...se ,,se NÃO se perderem em birras desnecessárias, os jovens de hoje são muito sensíveis -AI de QUEM os CONTRARIAR (!!!!?)

... "a filharada" das personagens multicolores /12ºAVIS- o PESSOAL do 10ºAVIS, os mesamoriiis. Para o que eles estão guardados>< Pais e encarregados de educação, retirem os seus filhos das aulas do índio, ainda estão a  tempo -SALVEM-NOS!

Estamos perante um PROFESSOR IMPRÓPRIO para CONSUMO pois junta (como referi) à sua incapacidade de comunicação o erro gravíssimo de ter alunas e alunos preferidos.Errado no que respeita à PEDAGOGIA e à ÉTICA ESCOLAR. Os outros, são humilhados e esquecidos nos seus lugares à margem de um pequeno grupo de eleitos.
 
 AVALIAÇÃO
...e aindaaaaa!
NOTA VINTE TÃO DESEJADA por alguns cérebros encantadores, que por um triz ou mero ocaso não preencheram as seguintes normas estatuais:
 
  

  

Aprendizagens essenciais:

Conhecimentos, capacidades e atitudes

 

 

Sensibilização

(de carácter transversal ao longo dos 10º, 11º e 12º anos)

 

Usar o desenho e os meios de representação como instrumentos de conhecimento e interrogação. E intervenção social.

 

Conhecer as articulações entre perceção e representação do mundo visível.

 

 

 

Desenvolver modos próprios de expressão e comunicação visual utilizando com eficiência os diversos recursos do desenho.

 

Conhecer, explorar e dominar as potencialidades do desenho no âmbito do projeto visual e plástico incrementando, neste domínio, capacidades de formulação, exploração e desenvolvimento.

 

Dominar os conceitos estruturais da comunicação visual e da linguagem plástica.

 

Explorar diferentes suportes, materiais, instrumentos e processos, adquirindo gosto pela sua experimentação e manipulação, com abertura a novos desafios e ideias.

 

Utilizar fluentemente metodologias planificadas, com iniciativa e autonomia.

 


 

 


 


 

 

 

Relacionar-se responsavelmente dentro de grupos de trabalho adoptando

atitudes construtivas, solidárias, tolerantes, vencendo idiossincrasias e posições discriminatórias. Respeitando colegas e os professores

 (NEM APETECE LER de TÃO CHATO QUE É!!o PATAMAR do 20)

 

 

COMO poderão constatar , nem eu que sou um CROMO, cumpro todos estes requisitos, chatos, para aspirar à nota 20, fico-me pelo 13.  Nem queria, que XAXADA ,,,ser PROF BÉTINHO que sabe tudo e pouco faz,,, GOSTO de ME PORTAR MAL e dar numa de CROMO-MALUCO, sempre focado no melhor caminho de parir  com a minha ralé grandes projectos e grandiosas obras de ARTE. BORRADELAS ESTÁ O MUNDO CHEIO-BASTA-NOS O P CABRITA FILHO DO REI.

 

Fico-me por estes, mais simplificados:

Muito BOM-(18-20) 

 

Caracteriza com correção a forma através do desenho de esboço aplicando este procedimento com expressividade, sempre que necessário e autonomia.

 

-Revela expressividade no traço e na mancha e explora as potencialidades dos materiais diversificando com originalidade: espessuras, tonalidades e texturas.

Domínio com muita qualidade na utilização e prática dos elementos estruturais da linguagem plástica.

 

-Utiliza com bastante correção e autonomia processos de transformação gráfica e

 simplificação formal obtendo resultados com elevado interesse visual.

(PROCESSO de INVENÇÃO)

 

-UTILIZA COM BASTANTE AUTONOMIA, PROCESSOS de representação das formas naturais e artificiais.

 

-CUMPRE COM AUTONOMIA E CRIATIVIDADE A ILUSTRAÇÃO DOS VÁRIOS TEMAS TRATADOS NO “SEMANAL GRÁFICO.

 

- REALIZOU COM AUTONOMIA E MUITA QUALIDADE nos domínios da invenção-criatividade e expressão, os projectos SÍNTESE. 

 

 

-Colabora com o professor sempre que  solicitado/a na aula e em projectos paralelos à planificação anual.

  

 



 VOLTANDO a outras REALIDADES

 

 SOFÁ...o REGRESSO (!)

 desejo é deixar falar as IMAGENS, e o Jorge Ferreira que me fez boa companhia no seu segundo ano na AMATO. A IMPORTÂNCIA de HUMANIZAR o espaço de trabalho, onde, há duas décadas e mais uns anos, dou o corpo e a ALMA ao manifesto. Cada OBJECTO conta uma HISTÓRIA, cada recanto é a soma de muitas turmas que por cá passaram. Mas a 23 A não fala só dos  alunos das turmas, mas também de toda a FAUNA que entra e sai como  se ela fosse o bar da escola.

  NUNCA foram do meu agrado, TURMAS PEQUENAS,(( COM POUCOS  ALUNOS.))):-)UMA BÓSTIA SALA VAZIA.

Estes visitantes que se distribuem pelos espaço99s entre os estiradores ou na zona do sofá fazem da  sala o LUGAR mais importante e feliz na minha VIDA.

22

As imagens são resultado deste percurso que teve início em SETEMBRO e terminará no final deste mês de MAIO.

agradeço  e esta é a forma mais carinhosa de o fazer,,,agradeço a toda esta gente que ocupam os meus dias e que iluminam a teimosia que me faz ir e planificar cada momento, fragmentá-los em DETALHES, para que eles /TB) somem memórias às memórias, desta curta viagem que é a VIDA.

 





 


passado-presente

 

Entro na 23-A, com um saco cheio de pequenos vasos coloridos, cumprimentando a Dona Maria José que está a limpar as mesas. Pergunta-me se preciso de algo e explico-lhe que venho apenas deixar o saco no fundo da sala.

 

 

- Mais lixo? Não me chega o professor Álvaro a acumular lixo e agora aparece outro? Vocês parecem aqueles malucos acumuladores que enchem as casas de tralha. Estão bem um para o outro!

A Dona Maria José zanga-se muito connosco. Com a quantidade de objetos que acumulamos na sala que ele gostava de ver arrumada, com os sofás que lá deixamos e que a fazem exclamar “ó professor acha que aquela menina está em termos numa sala de aula?”, com as pequenas loucuras em que envolvemos os alunos que “já não são o que eram”, que se fosse com ela “é que iam ver,” e que nós, os idiotas de serviço, andamos a estragar ainda mais.

A Dona Maria José é rezingona. Ralha com os alunos. E ralha connosco porque somos “ainda piores que eles”.

São quase todos mais simpáticos connosco. Dão-nos os parabéns pela nossa iniciativa, pelo nosso arrojo, pela nossa disponibilidade de dar o corpo ao manifesto. E dão-nos muita pancadinha nas costas.

Por isso, sabendo como nos amam, virámo-nos para trás a pedir-lhes ajuda, conforto, por vezes apenas um olhar cúmplice, outras a mera a companhia. E apenas encontraríamos vazio e silêncio, não fosse a D. Maria José, sempre lá, sempre disposta a ajudar-nos, resmungando “olha os malucos que se haviam de juntar”.

 


 

(Jorge Ferreira)

 


 

 

 TANGO LOVE


(Jóta F-montagem)



Renata+ 10 anos>maio 22 ( ...da Austrália)

 





 O Futuro ALI!

O RECADO>(...) 12ºAno<Poemas em maio. Poucas entenderam porque foi mal explicado, onde já se viu uma parvoíce destas...uma rede numa sala de aula>>PENSA QUE ESTÁ NA AMAZÓNIA OU  Q...

 

EU CRISTA TU BARRABAZ.


Ainda mais ALTOOO e ainda MAIS LARGO!!!!!!



SOFÁ PRAZER

Muitoooo sonoooo,,



MAT a TRABALHAR a 100 à HORA -maio 5-kurioso, ESTAVA COM OS COPOS.

Tricotar

Representar


Diz(?)

NA CHÃN!

Desenhar Abril






Alunos do Liceu em visita Abril



Caracóis em excursão!!!




Melhores que as minhas

Março



 

Cabeleireira de SERVIÇO

 


 






DJ-JOOOOOHNYMOOR.

 
 
Discursos DIRECTOS! ///rabiscos DO catano
 
Fora com o Índio!!
O índio cheira a sabão azul e branco!!!

CARTA ABERTA A TODA A COMUNIDADE ESCOLAR

 

 

Quando, ao terminar o 9ºano, a Mariazinha me veio com aquela história de escolher artes no secundário, eu fiquei logo de pé atrás.  Por um lado, a menina sempre tivera boas notas; pelo outro, sempre se vestira com discrição e mantinha o cabelo da cor natural. Como se foi ela lembrar de artes? Tinha todas as condições para seguir ciências e ter uma profissão que lhe trouxesse muito dinheiro, ou mesmo economia que, não garantido tanto dinheiro, implicaria

menos sangue. Inutilidade por inutilidade, até humanidades eu aceitaria melhor. Mas artes?

 

Ainda assim aceitei. Mas arrependo-me. E a culpa é do professor Ramos, o senhor que lhe coube em sorte como professor de desenho. O que se passa naquelas aulas é um verdadeiro escândalo e espero que, com esta denúncia, alguém de direito ponha cobro a tal vergonha. Não querendo ser exaustivo, até porque poucos exemplos bastariam para provar o que digo, não posso deixar de partilhar algumas das coisas que a minha filha se viu obrigada a fazer, a mando desse tal professor Ramos, funcionário do estado.

 

1)     Mal o ano começou, a pobre menina andou a pintar paredes e muros, a esgravatar canteiros de ervas daninhas, sob o pretexto de, e uso as palavras do tal Ramos, “alindar” a escola. Horas e horas que podiam ter sido usadas para copiar a Mona Lisa e melhorar-lhe o sorriso.

2)     Não contente com isso, o individuo obrigou a menina a subir para um andaime para pintar a parede de uma sala de aulas. Não ando a criar uma filha para ser trolha a mando de um louco. Mais horas e horas desperdiçadas que teriam bastado para copiar as meninas do Velásquez, mas deixando-as bonitas.

3)     Andou a fazer desenhos de montras de lojas, porque com um ensino assim só pode mesmo acabar a vender cuecas num shopping. Se isto não é uma provocação do suposto professor de desenho, digam-me lá o que é! Não valia mais estar a copiar os girassóis do Van Gogh em versão nítida?

4)     Teve a carinha dela, numa fotografia hedionda, exposta no átrio da escola, com um papel a dizer cara de cu! E isso seria o menos! A suposta instalação, que não passava de lixo amontoado, até um, desculpem a palavra, suposto cagalhão dourado incluía!? É assim que a menina vai acabar a pintar tetos de capelas?

5)    Mas o desplante do Ramos não acaba nunca. A menina pediu lençóis brancos para levar para uma suposta instalação artística. Agora roupa estendida é arte? E depois o tipo ainda teve o desplante de convencer os alunos de que aquilo era sobre o 25 de Abril. Eu fui lá ver aquele disparate. Nem um cravo vermelho tinha. Mais valia irem pintar murais para o PCTP-MRPP.

6)     E depois destes desmandos todos, sem ponta por onde se lhe pegue, depois destas ofensas todas à pedagogia, à decência e ao bom-senso, julgam que esse Ramos decidiu acabar o ano a ensinar verdadeiramente os alunos a desenhar? Nada disso. Pediu aos alunos que se vestissem de mendigos e fossem pintar a calçada. Se fossem ao menos aqueles desenhos bonitos de calçada a fazer lembrar o bordado de Castelo Branco… mas nada disso. Umas tintas atiradas ao chão para que a gente por mais que olhe não encontra sentido nenhum. E eu fui lá ver aquela vergonha. Lá andava o tal Ramos e um Ferreira qualquer que deve ser o acólito, vestidos que nem tolinhos, de um lado para o outro. Isto, desculpem a honestidade, não são professores nem são nada.

 

Faço, pois, o meu apelo a todas as pessoas com um mínimo de decência que ainda acreditam numa escola séria e a sério: vamos acabar com esta pouca-vergonha. Este senhor Ramos, e todos os que com ele colaboram ou o toleram têm de ser imediatamente impedidos de destruir a vida dos nossos jovens.

 

A minha Mariazinha está perdida. Mas ainda há Mariazinhas que se podem salvar.

 

 

Um Pai Indignado

Possidónio da Silva

 


 
 Título» 23A! Pequeno texto "lírico" sobre a nossa existência neste espaço- Durante um ano.
GRAXA!!! ou CHUMBO!!
 

heyyy professorrr só queria dizer-lhe para não desanimar. Nem toda a gente vive as coisas com a mesma intensidade ou sente-as da mesma forma e, apesar de por vezes ser desmotivador, temos que nos lembrar dos motivos pelos quais o estamos a fazer e a razão pela qual escolhemos ACORDAR e VIVER (diferente de existir) para trabalhar no que mais gostamos (não só no local de trabalho). AS PESSOAS SÃO BUÉ CAÓTICAS E CONFUSAS. AND THAT´S OKAY!!!!

Pronto stor,  desculpe se não respondemos sempre aos seus QUERIDOS e BEM-RECEBIDOS e-mails, ou se nem sempre correspondemos à mesma energia. MAS NÓS TBM O AMA-MOS...

 


 

 

Palavras para o ARTISTA ESPADANAL de uma aluna que o admira e a sua boa disposição- mesmo quando as coisas dão para o torto. NÃO É PARA TODOS!!!

 

OBRIGADA POR EXISTIR e AJUDAR-NOS A VIVER

 

<3333

 

23A

Este foi principalmente um ano DIFERENTE e de muitas MUDANÇAS. Refletindo sobre o meu percurso ao longo do ano, penso que foi bastante bom em termos de aprendizagem e conhecimento de técnicas, e que me ajudou a pôr as coisas noutras perspetivas e formas de pensar. Claro que, (e agora vem a graxa) nada disto seria possível sem o método pouco ou nada convencional do professor ESPADANAL, que nunca descansa e deixa de procurar novos projetos e trabalhos para os seus alunos, e o sítio que tanto estima, a escola. Porque na verdade aprendi mais com as nossas trocas de ideias e tarefas inesperadas do que sentada numa cadeira a ouvir um professor. E são pessoas/professores como o Álvaro Espadanal Ramos que nos ensinam (sobre tudo um pouco), motivam e ajudam a ir mais longe. Isso sim fica na memória, mas ainda não fazem testes sobre isso.

E este ano foi essencialmente TRABALHAR, DESCOBRIR e SENTIR. Cada segundo na A23 foi, e é, bem passado, com pessoas que partilham da mesma paixão por esta palavra maravilhosa que nos move, a ARTE. E de vez em quando, uns intrusos lá entravam na A23- sala, discoteca, refeitório e consultório.

Por isso ObrigadOoooOOOOOOOooooOOooO por este ano caótico e de muitas aventuras inesperadas. E podia continuar mas não seria um "pequeno texto". Já agora tenha em atenção quando for atribuir a nota e não se esqueça das inúmeras fotos que tirei a pedido do stor ao longo do ano, assim como o escaldão que apanhei no MAIO-LOVE.


abraços virtuais da K. CARPE DIEM!!!!!

 

(k)

 

Olá stor, não tinha visto que tinha pedido para enviar a retrospetiva pk não vou mt ao classroom, desculpe.
De qualquer maneira , levo deste ano muitas experiências, especialmente na sua aula,e claro uma evolução que só em 1 ano foi notória em todos nós. realmente não nos podia ter calhado melhor maluco para incentivar melhores maluquices e gostei e gosto mt das nossas aulas por isso, o stor deixa a coisa fluir e deixa-nos completamente à vontade
quanto ao meu percurso especificamente… acho q fiz um bom trabalho e fui compreendendo melhor ao longo do tempo a mente criativa do stor
gostei muito deste ano (adorei a parte de ter arranjado coisas para nós faltarmos às aulas) e estou ansiosa para o próximo 
obrigada stor bjs

 M Lourenço

 

 

« uma mensagem para o stor»
Stor muito obrigada por ter entrado na minha vida, quero lhe agradecer pela paciência que tem comigo, pelas ideias incríveis que tem, espero muito que pró ano seja nosso stor novamente e que a nossa vibe artística cresça ainda mais.  
 
 Estou muito contente e agradecida por fazer parte desta família e da nossa tribo maravilhosa, que mais projetos venham pro ano porque eu estou prontíssima para trabalhar .
STOR, não deixe de ter essa energia e essa felicidade que tem porque é muito contagiante e deixamos com vontade de ir para a escola e de ter aulas, por nos motivar a fazer coisas novas e por nos deixar à vontade. 

LOVE YOUUU 
Farromba

 

 

TÍTULO>>23A! PEQUENO TEXTO "lírico" SOBRE A VOSSA EXISTÊNCIA NESTE ESPAÇO- DURANTE UM ANO
HIII HIII TEACHER!!
««uma pequena mensagem para o TEACHER!!««
-Teacher muito obrigada por TUDO!!!!!!, obrigada por ter me tirado o medo das aguarelas, de ter tido muita paciência comigo pois eu sei que sou um pouco chata com os trabalhos (sou maricas), eu adoro a sua energia e a sua felicidade e adoro a sua criatividade. Teacher sabe uma coisa, a sua disciplina, e a sua aula, é a minha única motivação para ir para a escola. Obrigada obrigada por ter me tirado da escuridão e por ser uma pessoa incrível e obrigada por me ter ensinado coisas novas. Eu nunca vou parar de lhe agradecer.                                       
ESPERO QUE PARA ANO SEJA NOSSO STOR.

😍😍

Sobral
 

23A! PEQUENO TEXTO "lírico" SOBRE A MINHA EXISTÊNCIA NESTE ESPAÇO- DURANTE UM ANO

 

 

 

 

            Talvez, para muitas pessoas, a arte pode ser considerada uma habilidade ou uma espécie de atividade qualquer, mas no meu ponto de vista a palavra “arte” é impossível de se descrever. Posso dizer que para mim é uma forma de expressão (mas isso não chega), pois de todas as galerias e exposições que já fui não foi necessário ler o dito papel que vem sempre ao lado de uma obra para perceber o seu significado, e apesar de provavelmente ter uma perspetiva diferente do autor da obra, ou não, isso não deixa de ser arte!!!!

            A arte está em todos os lugares, e está constantemente a manifestar-se, evoluir e uma das coisas mais importantes na vida do ser é esta, pois sem arte a vida não tinha sentido. Eu, pessoalmente, não imagino uma vida sem a música, a pintura e sem a arte da escrita, mas acima de tudo não imagino-me a “viver” com um mundo à volta onde todas pessoas são indiferentes à sua vida e à dos outros!!!! Por isso é que o mundo precisa dos artistas!!!  POIS SOMOS PESSOAS, NÃO MÁQUINAS!!!! ENCONTRAMOS UMA FALHA E CRIAMOS UMA SOLUÇÃO!! Logo ao sermos o mais humanos possíveis, somos artistas/produzimos arte!!

            Neste ano, aprendi várias coisas na aula de desenho, e às vezes penso se o que faço hoje involuntariamente, seria o que faria à 1 ano, e obviamente a resposta é não!! Logo, resumidamente, a disciplina dada pelo professor não só ensina a arte teórica, ensina-nos a sermos melhores artistas e melhores pessoas. 

 
 ALICE
 
HEYYY!!
Primeiro de tudo peço desculpa por só conseguir mandar agora mas a minha internet tava sempre a cair por algum motivo :'')
De qualquer maneira relativamente a este ano gostei bastante das atividades que fizemos e claramente principalmente do maio love apesar de ter saído de lá toda suja ahahha 
É obviamente um ano de mudança em comparação ao passado então acabou por se tornar um pouco estressante e cansativo mas nada que o Índio não venha salvar!

Primeiro aspeto, peço desculpa pelo atraso...
Segundo a autoavaliação não é verdade?? ENTÃO AQUI VAI!!!
Eu acho que no final deste último período do 10º Ano eu mereço um 12 (mas se quiser dar mais eu não reclamo ahahah)
Confesso que foi um ano em peras, LITERALMENTE.
Foram bons e maus os momentos que passei na 23A, foram mais bons do que maus, E AINDA BEM. Desde o início (não mesmo no início) que aquela sala se tornou num lugar especial para mim, é como se quando passava aquela porta tornava-me numa pessoa diferente mas para melhor. Esta mudança do 9º para o 10º foi essencial, para tudo na minha vida mudar, muito principalmente a nível da mente.
Foi um ano INCRÍVEL, e que para o ano seja igual ou MELHOR.
E NÃO ESQUECER NA ÚLTIMA QUARTA-FEIRA TRAZER O COPO DE VINHO TINTO E A CHAMUÇA!!!
 
JOHNYMOOR
 
 Olá professor! 
Este ano de aulas passou muito rápido, que nem acredito que já é a última autoavaliação que vou fazer de desenho este ano. Durante estes meses aprendi muito com o professor, e  foram as aulas que mais esperava no dia, pois são as mais divertidas e as que podemos nos expressar livremente, não só pelas palavras mas também com a nossa arte. O professor ensinou muito a todos nós, fez-nos rir e nos sentir livres para fazer arte.
A minha autoavaliação é 17, pois evolui desde o primeiro período, e este último melhorei enquanto as técnicas do desenho e da pintura com os lápis aquareláveis.
É isto que tenho a dizer, para o ano vamos fazer muita arte!!
 
 
MANTESSSSOOOOO! 
 
 Nesta reflexão sobre a 23A durante este ano letivo, posso dizer que houve uma grande evolução na disciplina mas também em quem eu sou. 
 Há uns meses não tinha a mesma confiança e segurança que agora tenho em mim, onde se nota bastante isso é quando as pessoas que já conheço a algum/muito tempo dizem "QUEM TE VIU E QUEM TE VÊ" , e é bom saber e sentir que tenho mais confiança em mim, o que contribui muito para a disciplina, pois a alguns meses eu ficava sempre a pensar muito tempo no que era melhor para fazer no desenho e perdia muito tempo e agora já consigo fazer os desenhos com mais confiança e sem pensar se vou estragar ou deixar o desenho mal.
 Achei que foi uma disciplina bastante interessante e muito produtiva, este fim de semana estive a olhar para o semanal e pensei como é que fiz tantos trabalhos em um só ano e para mim a evolução é nítida. 
 Também não podemos esquecer o facto do stor ser o MELHOR PROFESSOR e que alegra-nos todos os dias. (foi só um bocadinho de graxa, mas é a verdade)
 Não tenho a certeza se é para fazer a autoavaliação, mas mais vale completo do que incompleto, então para a minha autoavaliação acho que é o 16 (ainda não pensei o suficiente nisso) pelas notas dos trabalhos, as notas dos outros períodos, pelo desenvolvimento na disciplina e pelo comportamento. 😄Liane
 
 Eu gostei bastante deste ano letivo o stor e todos nós fizemos um bom trabalho e espero que para o ano façamos mais memórias incríveis e este ano no inicio foi um pouco difícil habituar-me à sua maneira de ver as coisas mas agora até eu gosto disso e o ambiente da sala dá mais vontade de lá estar com o stor e a turma, obrigada por este ano incrível e por tudo o que fiz este ano acho que mereço um 13.
 

Eliane
 
 Este ano aprendi muita coisa e acho que no geral tive uma grande evolução.
Chegámos aqui uns "nabos", como o stor diz, à espera de um professor chato que nos fosse por calados e quietos a aprender técnicas "maricas" e não foi nada assim! Foi muito diferente e melhor! Aprendemos tudo de forma espontânea e inconsciente e quando demos por nós, já sabíamos desenhar umas cenas. 
Este ano sinto que evoluí muito e que tinha uma ideia completamente errada do que era estar num curso de artes. Ah! Só falta aprender a não deixar os trabalhos para a última e a não ser tão "maricas", embora, como o stor disse, às vezes também é preciso! 
O stor também nos ensina a sair fora da caixa, desde pequenos que nos dizem que temos que pintar dentro do risco e o stor ensina-nos a ser bons mesmo saindo do risco! O stor disse-me, numa aula, uma frase que me lembro até hoje, E NÃO É GRAXA, que foi a seguinte: "se vocês fizessem tudo como os pais mandam não cresciam" e é isso mesmo que o stor nos mostra, que sair fora, de vez em quando, também é bom! 
Obrigada por este ano incrível que passou connosco e desculpe quando ficamos mudos no classroom!
 
Madalena Sousa

Fevereiro





Setembro

Eu já faço uns testes. Eu gosto muito daqueles tipos de letra boas para stencil.


Ainda grafitei umas paredes em Aveiro com um amigo.

Deixava-mos falsos recados na parede.


"Carlota, deixei as chaves e o coração debaixo do tapete"

"Simão, se não for até à eternidade prometo amar-te pelo menos 3 semanas".


Puro terrorismo Poético(JF)
 
r

 
Escrevo para me distinguir da turba. Não me importa ser como muitos, o que não quero é ser como todos...”
 
 
  António Ferro, o escritor para lá do homem ligado à política e à propaganda do Estado Novo, foi antes de tudo uma figura marcante do modernismo português.


 


 

Terminaram os projectos>The world upside down-BAD-BOX ON STREET

2020//JÓTA F + ESPADANAL + Alunos do 10º e 12ºAVIS,

 ETICAMENTE de JUSTIÇA!!!!

Não há rabiscos  GRÁTIS na SALA do ESPADANAL.


DESTACO pela POSITIVA > todos os visitantes da 23A (vulgo sala de convívio dos alunos de artes e dos amigos destes).

 CRUX

 

 > Pela atitude responsável de grande líder. Respeito, humanismo, competência e elevado sentido de responsabilidade. Apagou muitas vezes os "fogos dos colegas" sempre com boa cara.

 

O JÓTA F pela partilha das emoções, o poder criativo das imagens  e o companheirismo. Nunca me deixou cair, houve momentos em que estive no fundo do buraco para a desistência. Preocupou-se em deixar as palavras certas e semeou pequenos testemunhos com a obrigação de eu os decifrar e vir ao de cimo, rejuvenescido, e pronto para o recomeço.  

K

  Nicholas Carr

Um dos livros dele chama-se OS SUPERFICIAIS. Ele demonstra que esta existência deles (jovens) na presença constante de maquinetas e redes sociais os transformou em viciados do imediato. O consolo rápido. A alienação instantânea.(conversa troca de ideias com JF)

>K-é revelou-se como o contrário da grande mancha humana dos jovens na actualidade. Ela aprofunda, chama  " à atenção", confronta. Revelando-se na exigência no que faz e como  actua. O que quer dizer que além da genética , existe muito trabalho  de "laboratório" familiar nos pequenos almoços, almoços e jantares.

 (k)aRlota, é justa e eticamente bem construída. 

 

>Natália Escada e a sua autenticidade nas visitas .


-Ao Pio o nosso obrigado pelo entusiasmo , talento e jovialidade sempre presentes.

>>A Laurinda pessoa, porque de política  nada percebo , nem quero>>> SOCORRO!!

Ajudou e muito com a confiança depositada no Prof de Desenho-avança, compra o que precisares. Sem a Chefa não teria existido FESTA!

 >As fotógrafas de ocasião>K-Alice Mat-Crux-Mariana -Rakeliii

 

>A Pipa e  a I´PIXIII, alunas correctas (11ºano) que sempre disseram presente mesmo quando não solicitadas.

>Ao meu filho Guilherme  e ao seu positivismo, VIBRANDO COM AS PlaNIFICAÇÕES E AS MINHAS MALUQUEIRAS><ASSIM É QUE É, ELES IRÃO LEMBRAR-SE UM DIA!>

No fecho de um ano magnífico e com resultados muito acima do planificado. Sem a exigência, a constante planificação e a boa disposição aliada ao divertimento "AO CAOS ORGANIZADO" não existiriam as cores do projecto BAD-o MUNDO ao CONTRÁRIO.

 

 > Sem estas personagens REAIS  não teria conseguido levar a nave ao planeta MAGNON XXX12 %18, onde habita o PARAÍSO, e o  Salvador.

 

...WAR 23


 

COMEÇA AQUI!




Sem comentários:

Enviar um comentário