LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

sábado, 22 de junho de 2024

SANGUES MISTURADOS

 

 

 

O CONCEITO DE FELICIDADE SEGUNDO

 


PRAXITELES

 


 

«...com penas me levanto com mais penas me deito»

Cheia de penasCheia de penas me deitoE com mais penasCom mais penas me levanto
«A VIDA É UM LONGO ADEUS!»Amália.

Para o Paulo Melguinhas, para a Bia  Capitôa-Cristina Figo, HILÁRIA IRMÃ DO BAGUINHO e para (tb) a irmã do Zé Frasco e do Jorge- Maria Cremilde, Gaiata que não via há muitas décadas e tirei-lhe logo o retrato.Também para  a CAPITOA, uma das últimas sobreviventes que tive o prazer de reencontrar.
 
O CAMINÉTIII foi inspirador.

Nas RUAS DA MINHA TERRA, em TODOS OS LUGARES, FORA e DENTRO , até nas "ESTRIQUEIRAS" que já não existem, ESTÃO PEDAÇOS DE MIM, DE NÓS TODOS.
  POR MAIS FUGAS QUE FAÇAMOS,NÃO NOS SAFAMOS.
 PODERÍAMOS,,, VIAJAR E EXILAR-MO-NOS NO MUNDO DE  ANTÍGONA, 400 ANOS ANTES DE CRISTO. E MESMO ASSIM A HERANÇA DO PASSADO(FUTURO) NÃO NOS SAIRIA DOS OMBROS, COMO UM PESO SUPORTÁVEL.
 
 ...E FICAMOS POR AQUI-ATÉ PARA O ANO E ATÉ «QDEUSQUÊRA»!!
 

TEMPOS MODERNOS SEM O CHAPLIN

(Uma entrada para aguçar o apetite)

 

«...antes que me esqueça!!

 vim já aqui, "varrem-se da memória as drogas com efeito imediato », TAIS COMO O ENTUSIASMO E A IRONIA QUANTO BASTE.

«BUÉ DA BUÉ»

DELICIOSOS E DELICIOSAS, em tempos presentes.

Tenho uma amiga de verdade. Considero-a mesmo, mesmo amiga mas ela não sabe. 

Chama-se Rafaela Cunha. Essa mulheraça (já entradota) tem uma paixão enorme por séries Coreanas.

DEVORA enrredos  COREANOS num dos canais onde não aparecem parolos, desgraçados e rejeitados a CARPIR DESGRAÇAS. 

Rafaela é BUÉ da BUÉ de FELIZ com as muitas horas por dia visionando  SÉRIES COREANAS.


Tenho outra amiga, esta não se chama Rafaela , mas Filipa Cardoso, tem umas mãos de ouro, em tudo o que mete "a PATA" nascem obras com perfeição. Mãos de OURO e PÉ "XATO".

 Quase parada partiu um pé. Já lá vão 4 meses e não há "manêra" de largar as muletas. Filipa é BUÉ da BUÉ da BUÉ FELIZ.Também é uma grande admiradora e PARTILHA sempre que pode, daquelas frases INSPIRADORAS muito em voga  nas redes sociais-consegue naturalmente 1200 Likes, 223 comentários,E 112 PARTILHAS. Quando a  fasquia baixa corre-lhe mal a semana.


 Encontrei-me com ela um destes dias na Drogaria Ideal , sorriso de orelha a orelha e: -Ólha vou de viagem para o Canadá, ver as CATARATAS de Niágara e o Lago Moraine no Banff National Park em Alberta.


-Mas estás "COXA"!

É só pró mês que vem!

-HAMMMMMM?!

...mas vais continuar "coxa pá!"(...). Filipa mesmo coxa e de PÉ partido-PARTINDO pró Canadá revela no seu rosto "XAPADO"uma infindável felicidade.

«Não colhesse ela todas as laranjas que lhe aparecem pla frente.» UMA DAS SUAS FRASES FAVORITAS.

-

 O PÃO-GARANHÃO

ENCONTROS IMEDIATOS

 



Numa das PRINCIPAIS AVENIDAS da cidade de onde o comércio se ausentou>>>QUASE VAZIA DE GENTE, O CAVALHEIRO DESCIA PARA OS LADOS DO KIOSQUE.

-O que andas Praqui a fazer Pá??!QUE SURPRESA, já não te via há quase quarenta anos.Soube um ano destes, pelo Tavares noticias tuas.

 

-Tenho aqui uns clientes.

-clientes, DOENTES?

(...)avancei novamente. 

 

 -Mas que BOA IMAGEM LEO, estás UM HOMENZARRÃO pá. Que músculos rapaz. Em que Hospital trabalhas? Mas foste aluno do Técnico em Engenharia, como apareces hoje na área da saúde.

Muitas voltas dá a vida ó Alvarito.

- Tenho duas clínicas na zona da Grande Lisboa.Mas só assino e recebo a grana.Não exerço.

-Mas??

- Só fazes isso?!E estás com um ar porra??! PARECE QUE AINDA ESTÁS NOS QUARENTA. Que MILAGRES FAZES  para tamanha formosura?TENS PERTO de sessenta. 

Leonel está noutra onda, MÉDICO ,doutorado nos States, fez o caminho todo sem rasteiras nem tropeções.Não lhe punha os olhos em cima desde os tempos da faculdade, estávamos na mesma Residência Universitária, bebíamos uns copos no Bairro ALTO E ÍAMOS ver "meninas" AO INTENDENTE (...não havia dinheiro para outras danças).

Quando conheci Leonel para os lados do Príncipe real, ele era um miúdo saído do secundário (PROPEDÊUTICO), eu estaria pelos 25 anos de idade.

 

Bem vais partir a moca a rir. Dedico-me à "INDÚSTRIA do SEXO".

Hammm!?

«SEM PAPAS NA LÍNGUA!»

Sim sou Bi e ACOMPANHANTE DE LUXO. Trabalho principalmente com casais. Transformei-me numa BORBOLETA. ADORO o QUE FAÇO, GOZO DE MUITAS FORMAS. Umas vezes "TRANSVESTIDO" DELAS outras no PAPEL DE GRANDE MACHO, TENHO UMA PÁGINA QUE PODES CONSULTAR.

 Sou perito em lingeries e brinquedos sexuais, 

OS MARIDOS ADORAM ASSISTIR E POR VEZES PARTICIPAM.

 

 - E AS DOENÇAS?(...) Mas MÉDICO, EMPRESÁRIO e ACOMPANHANTE DE LUXO??Como consegues manter a imagem e o estatuto de senhor da sociedade?

-E A FAMÍLIA???

 

-Pois! a última APAIXONA-ME. E enche-me ainda mais a conta bancária.Muitos milhares muitos milhares.É só despir o cinto-ligas, descalçar as botas de salto-alto e retornar ao senhor Doutor com 1 Ferrari ,  e o último modelo da Porche na garagem, lá prás bandas de Cascais.

A MEDICINA ESTÁ NAS MÃOS DOS GESTORES.SÓ CONTABILIZO.

 São os novos tempos caro Álvarito, aproveitemos.O MUNDO MUDOU,E HÁ UMA CLASSE COM MUITO DINHEIRO E QUE FREQUENTA ESTE SUBMUNDO DA DEPRAVAÇÃO. COMO  UMA FACA DE 2 GUMES, A INTERNET E AS REDES SOCIAIS DERAM VOZ À VERDADE ESCONDIDA  DE CADA PESSOA.É ESTA ÁREA QUE EXPLORO HÁ 3 DÉCADAS.

Depois de um abraço e os meus olhos esbugalhados  sem tempo para bebermos uma caneca e MATARMOS SAUDADES, EVOCANDO as aventuras na  Residência Monte Olivete, pensei no puto FRANZINO dos lados de Braga que conheci em Janeiro de 1982, 3 irmãos e um pai ausente, nos Pirenéus Franceses.

 

Saudosa a Dona Custódia> -Aiii se COMEÇAR aqui um fogo, saem a fugir, mais mulheres do que homens.E ESTA É UMA RESIDÊNCIA MASCULINA. 

PORRA só me faltava mais esta, o Leo é bué da bué da BUÉ de rico e feliz.

FILIPA-RAFAELA-LEONEL

NOVOS TEMPOS E GRANDES VIDAS


  «...e aqui encaixanas tuas preocupações BICAPITOA-a pressa do gastar os momentos» E QUE MOMENTOS!!

1 DE JUNHO-SÁBADO  VISITA AOS CEMITÉRIOS.E DUAS AOS VIVOS-QUE FORAM TRÊS.


 Há uma década que tenho um compromisso COM O PAULO que não posso adiar mais. 

 PENSAR NO CONCEITO DE  FELICIDADE, A TAL que estes encontros despoletaram em mim alguma "rebarba" emocional.  QUERO JUNTAR-ME às coreanas,viajar para o Canadá ou fazer um bacanal com o leo e um dos casais voluptuosos da sua agenda abarrotada. SERÁ QUE FICAREI 

BUÉ

DA BUÉ

DA BUÉEEDAFELIZ?

E sentirei NA CARNE (FINALMENTE) O SIGNIFICADO DE TAL PALAVRÃO?

 

TODA UMA VIDA!

 O  peso leve de um (1)beijo

MUDAM-SE OS TEMPOS MUDAM-SE AS VONTADES, E AS LINGUAGENS.

ENCONTRO COM O PASSADO 

 VELHOS TEMPOS DE MAL-AGRADECIDOS ESTÁ O INFERNO CHEIO

...devagáriiii! E AINDA BEM.


«AQUI A  VIDA NÃO É SÓ CORRER, somos cavalos INTELIGENTES, COM MILHARES DE QUILÓMETROS NAS PATAS.» E CALOS NAS MÃOS.



 

Álvaro obrigado pelo teu abraço que me ajudou tanto a vida é só correr não esquecerei este dia beijinhos-(BICAPITÔA)1de junho-Arcos.

 

«Tenho a certeza que esses alunos para além de terem aulas, ficam preparados para o mundo, em que existem palhaços que nos levam aos túmulos. Grande beijinho Álvaro saudades da Rua nova que dava ao largo do cormial ❤️tantas saudades daquelas gentes puras e humildes»(Cristina Figo-1 junho, por aqui) 

 

-óooo Álvaro, ó Álvaro-já não me conheces??

Irmã do Frasco 

ENTÃO AQUI VAI A RUA NOVA E TODAS AS OUTRAS RUAS, DAS NOSSAS VIDAS E QUIÇÁ  A VERDADEIRA FELICIDADE.PARECE QUE ME REPITO NA "CANÇÃO"MAS NÃO...SOU LOBO E MATREIRO.

 



 


 
«O Filipe na baliza O Griséu que se desliza e a bola deixa passar Vem o Ventura e chutou Pró meio do campo a levou Prá sua rede salvar Cereja é bom jogador Zé Castanho superior A todos fazem barreira Está agora em confissão Diz assim para o Romão Não faças tanta asneira Grita a malta cá de fora Ó Varão chuta-lhe agora Passa a bola ao Perigoso Porque nós estamos a perder Na baliza vai meter Esse grande habilidoso Blusa verde e calção preto Fica bem ó linda bola Que não fala pra ninguém Rapaziada vamos todos acompanhar O nosso grupo Que também sabe jogar»
 (declamador-Caminéti)
 

 
 
 
ASSIM SÃO SOMADAS AS GERAÇÕES


...a prova que os nossos pais foram gaiatos e jovens SONHADORES, os grandes percursores do futebol Arcoense(anos 30/40 do século passado) campo de futebol da Herdadinha...ESTRADA DOS "CALITROS" PELO NOME QUE FOI CHAMADA MUITOS ANOS ATÉ ELES SEREM ARRANCADOS.
POR CAMADAS!
POR CAMADAS!
NÓS AINDA AQUI ESTAMOS E OS MEUS GAIATOS JÁ SE CHEGAM AOS 50.
  ... O TEMPO NÃO SE DÁ POR ELE, ENTRANHA-SE E FAZ DAS SUAS.
 



 

 


  NOITE ESCURA,ESTA JÁ IA LONGE-MÊS DE FEVEREIRO, FINAIS O INVERNO AINDA SE FAZIA SENTIR, frio e vento raivoso.
 DUAS PANCADAS NA PORTA,A SOBRINHA LEVANTOU-SE DA CAMA COM O CREDO NA BOCA.
 
-HÁAA DESGRAÇA,HÁ DESGRAÇA, QUEM SERÁ A ESTA HORA.
 
-QUEM É??
-SOU EU!
 ELA CORREU A CHAVE GRANDE DA FECHADURA E (?')ELE ALI ESTAVA COM O SEU COLETE MUITO CONHECIDO, A CAMISA RISCADA E AS CALÇAS DE SARAGOÇA.SEM OS ÓCULOS QUE O ACOMPANHARAM NOS TEMPOS QUE O CONHECI, JÁ MUITO ADOENTADO.
 
-MAS TIO O QUE FAZ AQUI? MAS NÃO ERA PARA ESTAR AQUI. 
 
-QUERO-TE PEDIR UM GRANDE FAVOR.Fiz uma promessa que não cumpri e não consigo descansar.
 
 (...)
  
  Poucos estarão vivos hoje, mas o acontecimento espalhou-se. Mexer com o reino do "ALÉM"não era assunto às claras. Chegou-me, e não esqueci-o homem tinha já desaparecido, morto e enterrado e ali estava ele de colete e de "aspecto" firme sabendo ao que vinha.
 
  Mais não te posso contar, poderei lembrar-me de outras vivências pessoas, dramas e comédias em sete actos- COMEÇA TU!!
 
 

 
 
     Pais do Paulo e irmão do BORREGA BRANCA(?)

 O meu avô, João José Gomes ( Melguinhas), nasceu em 1907 e faleceu em 1985, foi casado com Francisca Rosa Carvalho de quem teve 6 filhos. O mais velho faleceu ainda criança. Depois nasceu o meu pai, seguido de 4 irmãs (Maria Joana, Sílvina, Mariana e Paulina). O meu avô era "fino" no negócio. Elogiava bastante o produto mas comprava sempre pelo menor valor possível. Raramente se deixava enganar. As peles de ovelha e a lã eram o principal negócio mas também negociava em brunhos, passas de brunho, nozes, cera de abelhas, etc. O meu pai seguiu-lhe as pisadas nos negócios mas não era tão acutilante e perspicaz, no entanto conseguiu ter uma vida desafogada. Tenho um grande orgulho em ambos.
 
 O tio João Afonso, irmão mais velho da minha mãe que morava na aldeia ao lado do Pila. Foi preso político no tempo da PIDE.
  
Como disse, o tio João Afonso era o irmão mais velho da minha mãe. Tinha uma filha (fora do casamento, como tal, foi escandaloso). O Luís Russo meu primo direito, era filho da tia Bárbara (irmã da minha mãe) e do tio Josué da "Vasca". António José, Josué Costa, João Maria Costa, todos a morar na zona de Sintra, eram filhos do tio Chico Russo, também este irmão da minha mãe. O tio Chico Russo adorava a festa da matança do porco, tinha um boneco chamado compadre "Chancas" e que vinha sempre à baila cada vez que o tio Chico sem "enfrascava". Havia ainda outro irmão que era o tio Artur (media 2 metros de altura) e morava em Lisboa. Também este teve 3 filhos António, José e João) que foram para Lisboa muito novos. Não me parece que os conheças ou te lembres deles.»(Paulo Melguinhas)
 
 
 
Paulo, Bia , Cristina e  Frasca "Gaiata", poderia-vos contar muitas aventuras, algumas delas com os nomes das pessoas e dos lugares, poderiam avivar-vos as memórias.TALVEZ,,,  novamente repetir-me mas já o escrevi tão bem em 2010, na semana em que o Barroso nos deixou .A sua partida despoletou em mim uma NARRATIVA COMPLEXA, habitada por acontecimentos que nunca tinha esquecido. As personagens deste mundo ENCANTADO fifzeram de nós um MISTO DE GUERREIROS-POETAS, elas encaixam-se em parentescos e acontecimentos. Obrigam-nos ao silêncio na procura de referências. 
Deixo-vos cada passo desses flashes do cérebro-DINAMISMO E GRANDIOSIDADE NÃO NOS FALTARAM. A SAUDADE É A MARCA DOS SENSÍVEIS E A ARMADURA DA RESISTÊNCIA- AS MEMÓRIAS O SANGUE QUE AINDA NOS CORRE NAS VEIAS E QUE LUTA, RESISTE ÀS BANALIDADES E AO RUÍDO mutilador em QUE ESTE MUNDO SE TRANSFORMOU. QUE VOS SIRVA DE MUITO OU SEJA SUFICIENTE PARA SENTIREM QUE VIVERAM EM COMUNIDADE UM TEMPO IRREPETÍVEL  QUE VIVE HOJE NESTE ARTIGO, ASSIM COMO O DA RUA NOVA ESCRITO HÁ MUITOS MESES . SIM NÓS GAIATOS FOMOS FILHOS DE TODA ESTA GENTE. UMA ESCOLA QUE PERSISTE E SE AGUENTA ATÉ OS ÚLTIMOS GAIATOS DO ROSSIO DESAPARECEREM.
Sangues misturados, ou OS ÚLTIMOS da última das GERAÇÕES COM AS MEMÓRIAS INTACTAS. 
 
 
 

2010/2024///PASSARAM CATORZE ANOS e viverá por muitos mais anos.  

Mapa Humano doZARCOS
Morreu  o Barroso
Vitorino João Marques Letras
1957/2010
Para ti Barroso! 
FLASHES de MEMÓRIA




Toninho Barroso e Fernando
Sortes 1976/Barroso-Álvaro-Bernardo du Guillo-Tólho do Angelino-Tuninho-Fernando-Candeias-Tólhum João-Américo+ Faragaita em baixo 

 


     
    
                              Passagem de ano 1975/1976 na minha antiga casa, nrº 55 Rua Teles de Matos Barroso, Armando,Álvaro, Zé Dsapatêro- Celestino

Sortes

Rogério Faia-Álvaro e Fernando


...os  lugares
...as palavras
...os gestos
E AS ALCUNHAS.
AS DORES
E AS MALDIÇÕES.


 
 
A ESPERANÇA DA PILA NÃO ERA PARVA DE TODO-FICOU CRIANÇA, QUEM NOS DERA FICARMOS CRIANÇA PARA SEMPRE. 
-NÃO É MESTRE JACINTO?
O PILA
A MULHER DO PILA
E A FILHA DO PILA
 
...a Patinha, QUE DESENRASCADA COM OS ALEGRETES SEMPRE PINTADINHOS
   
E a Herdadinha?
QUE GRANDE PROPRIEDADE...
 
O Diamantino
 
O Velho Pêra o Peirinha e a Barradinhas.
 
As Lucádias, VÃO PARA OS BOLOS...
 
A ti Nazaré
 
A Bia e a Lurdes do Candeias,
a fisga do Daniel.






Tólho do PESETA/MESTRE EM DIPLOMACIA.
 
zé de Lebre DE FIBRA E SANGUE QUENTE
LEPOLDINA DEDOS DE ALICATE
O Café do Gana
GANA TEM UM FILHO
O FILHO DO GANA MORA EM BENCATEL-TEM UM CAROCHA E PICA BILHETES   NA TRANSPORTADORA SETUBALENSE-JOÃO CÂNDIDO BELO E COMPANHIA LDA. SITA EM AZEITÃO. 
~BOM DIA SENHORES PASSAGEIROS  A CRRÊRA NÚMERO 242 VAI PARTIR COM DESTINO A CACILHAS, PASSAGENS POR  VIMIEIRO, MONTEMOR, VENDAS-NOVAS E CACILHAS. nÃO PÁRA EM ARRAIOLOS. 
 
Os Párretas
E OS PINGUINHAS
 
Kikitas, Kikitas sempre cu raio do cigarro nas ventas
 
Velha Rádares, tanto que trabalhas pá filharada
Mariano Que foi pará-quedistaZÉ PATOPALVERCA.
JACINTA-JOAQUINA E FERNANDA MAIS A MARIETA
DO OUTRO JÁ FALÁMOS!
Os Láus
JACINTO SANGUE QUENTE.
 
Velho Barroso a água do tanque já está suja TOCA A LAVARES A PORCARIA... AS MULHERES JÁ TESTÃO A REZARPLA ALMA.
DEIXA-ME ACABAR ESTE CIGARRO, O TANQUE NA FOGIII.
 
E...a Espanhola Rabita, já me esquecia de mais uma figura TÍPICA
 
Candeias poeta... camisa de forças, branca alinhada.Há muito muito tempo, chegaram com uma carrinha e levaram-no praLISBOA.
DO  LADO DO JÚLIO de MATOS.
 
Ladrar dos cães ...grito de morte sangue no Alguidar...este pesou 12 arrobas...era um grande bicho
 
Fátima, Brigída, e Judite Passadinhas 
Maria de Fátima Passadinhas Cabaço
O Pai condutor de camionetas...BOA GENTE!
 
Inácio, irmã e irmão do Cornél.
 O CARLINHOS O DA ROSADA E O DO CALÊRAS...PENSASQUISTO É O PARTIDO COMUNISTA OU O Q?
Mari Silvina das Sardas na cara e cabelo Curtinho, morou nas hortas...
 
Hermenegildo Manguinhas, o amigo SÓLDA, grande simpatia, há muitos anos que na o via (vejo)...e a irmã.


a Joana velho e os Velhos

O João Afonso E VELHA VITÓRIA DO GADALTA
CASA  SEM JANELAS, MAIS PARECE UM CORREDOR.
E ASSIM SE CRIARAM FILHOS.
A Adega do Perdiz e o Perdiz
FASCISTA NUNCA , TRABALHADOR E HONESTO.QUEMAL FEZ O HOMEM A ESTA GENTIII.
O café do Amaro
O pai do Radares que morreu nas pedreiras
Silvério do Peseta e a filha do Silvério do Peseta que casou cu Sérgio
Dona Gizélia
O LÉ DO VINTÉM!
 
As Matinés de Carnaval no casão do Pereira a abarrotarem de juventude. A Fátima namora o Vendas de Estremoz.
 
A CITY O DAMÁSIO-MAS AS BANHAS ESSAS SIM.ENCHEM O OLHO A QUALQUER UM.GRANDES ESTAMPAS, BENDITO PAI QUE FEZ FILHAS ASSIM.
 
Capitão e BiFrancisca das tranças.
 
Fernando Dionísio
 
Fernando do Cládino e o Cládino da balança pesa tudo E MAIS ALGUMA COISA.
FERNANDINHO AIII QUE ELEGÂNCIA, DE OPTIMISMO CHEIA.
 
O Velho Espanta e o filho com a sua camionétiii.
-ABELHO! FALTA-TE QUALQUER COISA PRA CHEGARES O NÍVEL DO VELHOTE.
A FILHA DO ABELHO E QUE MÃE TÃO FORMOSA.
 
O Torres e a carpintaria
A Nucha da Mari dos Frades é muita bunita, 
 
VAI CASAR UM DESTES DIAS.
Café do SÓDO!
O Patáco e o Pataquinho com a maior colecção de livros de Có-Bóis. Falcões a cheirarem bem
Manuel Joaquim Morgado Carvalho
José Maria Morgado Carvalho 
Joaquim Domingos Morgado carvalho
 
Ti Laura trabalha na Rosada E TEM UM LIVRO DE RECÊTAS-a mulhéri na pára parece que tem pólvora nos pés.
 
O MARIDO VIRIATO.
Tio Réla
 
o Tóta comprou uma V5 na Sámor, MAS QUEGRANDA MÁQUINA. SAI Ó PAI, UMA BOMBA DOS TEMPOS DA SEGUNDA GUERRA.
MANÉL DA TAPADA NOVA?
 
-Épá vamos lá pra casa anda sempre bêbado...SEMPRE BÊBADO PORRA.(Velho patáco NA VOZ DO MANÉLIII larga a parede quéla na cai...)
 
O Gana e o cão do Gana
O Alfredo BOA PESSOA e a mulher do Alfredo
O Gana e a mulher do Alfredo, Alfredo É...diz a voz do Povo-ALFEREDO-MULHER-GANA ÉIII...
 
PélaGRILOS
 
Perdigótas
 
Chico da Lebre
O Chico já namora à porta!TEM CÁ UMA PLANTA...ACHO QUE FUMA DE CACHIMBO.
 
Nucha do Alvino
 
Alberto do Saias nosso querido amigo que morreu novo nas pedreiras ca VAGONA
 
Boca de Sapo do pai do China, toma juízo china qualquer dia és descoberto...ou então estampas-te
 
A MADEIRINHA
 
O Velho Paixão do cabelo branco, ainda me lembro bem dele, há muito muito tempo.
 
O frango do café dos Juquim  ou Manél ?!dos Santos antes da Sámor.
 
Refrigerantes RICAL...e o Arnaldo da Pinhêra


D´álcensa!!
O António João e o Zé João e o irmão do Daniel
 
OUTRA VEZ PORQUE MERECE O Sr.Viriato, mulher e a Filha Madalena
Ervas da Paula
 
Mariana da Encarnação Cabaço
 
PERNAMAGANA,DEREPENTE O HOMEM FICOU ESPERTO...
 
CÁ SE FAZEM CÁ SE PAGAM
 
Joquim Zé Lebre electricista E O MAIS COMUNISTA ENTRE OS GRANDES PENSADORES APÓS ESTADO-NOVO.CHICO DA LEBRE QUE FOI PÓS ÀLGARVES.
E A IRMÃ,,, QUE LOIRA BUNITA.O PAI TRABALHA PRÓS LADOS DO CAPELAS.
 
TAJÉCU O IMPERADOR SÁBIO QUE IMIGROU PÓ REDONDO.
 
É O DESTINO, É O DESTINO.
NÃO!!! 
NÃO É O QUE FAZEMOS DA VIDA MAS É O CA VIDA FAZ DE NÓS.
 
Augusto do Pisca SEMPRE DE MACACO
ANTÓNIO DO PISCA QUE 2 FILHOS, UMAS ESTAMPAS-E A MÃE TÃO BOA PESSOA QUE É.
AI S.ra JULIETA VAMOS A DOIS DEDOS DE CONVERSA?
-BEM TÔ PRECISADA, ESTA VIDA DÁ CABO DE MIM, OS RAPAZES ABALARAM, SINTO UMA FALTA...
 
 
Ó GRIZÉU AMANSA-ME LÁ ESTAS BOTAS QUE ME DÃO CABO DOS PÉS, USA-AS UMAS SEMANAS.
 
Ameixa e a boa imperial com tremoços, O MELHOR TABERNEIRO QUE CONHECI, ENTREGOU SEMPRE A ALMA APESAR DO CAFÉ NÃO SER UMA TABERNA.
 
Maria Joana Banha boa rapariga trabalhadora e a Mãe viúva/CHICO DA judiciária, UM SÁBIO DE BIGODE.
ARNALDO MIROTES NAMORA A BINÁCIA
MINGA
BENVINDA
 
CARTOLAS  VENDE PEIXE FRESCO, HOJE HÁ CARAPAUS SARDINHAS E PESCADA.ÉPRAACABAR JÁ TENHO POUCOS, AI O RAIO DAS MOSCAS.
 
O Felisberto e a bicicleta com travão de PÉ.
E O ÁGUSTO DA SECRETÁRIA, ÁGUSTO SEMPRE COM ELEGÂNCIA.
 
-Parece que pariu aqui a Galega!



 
 
Lélica do Raspóte, simpático e popular
Loja do Raspóte e o Táxi.
 OS PILÉCAS-A LENDA 
O coração grande como o meu falecido pai 🙂gosto de ser assim Pileca ☺️
O meu tio cedo já faleceu, dos irmãos só resta a Rosalina e o meu padrinho Francisco do lebre que vive sozinho na Amora Seixal. Continua com o seu bigode e galã como sempre se apresentou 😂a Nuxa sofreu tanto, gostava tanto dele. Outros tempos.Há porta da berbearia do meu avô Pileca o velho Figo que deixava os filhos a tomarem conta dos clientes, e ele ia para a adega com o velho gateiro e outros já me recordo de pouco que a minha mãe contava.Se bem que nesta foto o meu avô já talvez teria morrido,ficaram estes dois filhos com a berbearia durante alguns tempos, depois o meu tio Mário abriu uma berbearia por conta dele em Estremoz e o meu pai seguiu o caminho de pedreiro com os primos o Lúcio e o João do Pecuxinho, mais tarde sozinho e que tinha uma perfeição nessa área de pedreiro o Pileca, trabalhou com o Ventura grandes amigos e com o teu pai o Grizeu, mais tarde o Hélder do ventura que tinha o melhano como ele lhe chamava(o meu pai) como um irmão. Álvaro tanta recordação digna de lembrar!
 
 
 
 
e A Barbearia do Sevilha BOA GENTE  amigo SEVILHA FOSTE ADORADO POR TODOS...UMAS DAS PERSONAGENS ÉPICAS E INESQUECÍVEIS
seguiu-se a do PÉCURÉ CORTA-ORELHAS.
 
A Dádica, a mãe da Dádica cu chapéu de palha e o Pai da Dádica com o sorriso de orelha a orelha O FILHO SAI A ELEEE.
 

A Clarinha da BÓtalume vai casar cu Gilberto que tá bem empregado em Estremoz...
 
Botáluma com o balcão azul e o aparelhómetro da venda do Pitrólio
Senhor Bótalume de cabelo branco.
Ó SRA CONSTANTINA QUANTO CUSTA AQUELA RÁFIA?
 A MINHA  CLARINHA AINDA NA CHEGOU.12 tostões. Espere aí que já venho, tenho a panela ao lume.

Tólho do Angelino
Bia e Nárinha
 
-TÁ SAFO!
(FRASE PARA A  ETERNIDADE QUANDO NA RUA NOVA VIREI EM SENTIDO CONTRÁRIO,UM OPEL KADETT/DREAM DEPOIS DE 4 MANOBRAS EM FRENTE À CASA DO CRUJO-ANGELINO OBSERVAVA ATENTAMENTE E SAIU-LHE O TÁ SAFO, INESQUECÍVEL O CONDUTOR E O SÁBIO).
 
 
AI  SENHORA DELTRUDES ESTA GENTE NÃO TEM JUÍZO QUE VERGONHA AO QUE CHEGÁMOS.AQUI MESMO AO PÉ DA PORTA.
 
- A MINHA AMÉLIA ATÉ ANDA DOENTE.
 
O "cigano" do Ferro
 
O Rocha 
 
Seus filhos da Púcara sujam-me a roupa toda...ti Paula.
 
Eu sou o Sabastião!
Grande defesa à Sabastião
Ranho no Nariz
 
 
Para o Ultramar...ANGOLA É NOSSA!...ANGOLA É NOSSA!ANGOLAAAA ANGOLAAA É NOSSSSA É NOSSSAAA!
ANGOLA , ANGOLA É NOSSSSA! É NOSSSSA!

ANGOLA!
ANGOLA!!!!
ANGOLAAAAA!


AMIGO Faragaita, Bonanza e Jaquim Manél


Tólhum do Chinês COMÁ MULHÉRI NA HÁ NENHUMA.
 
O Zé Caixinhas-ZÉ DA ORADA-ZÉ DO ANÍBAL
O PINGAAA!SEMPRE COM BOM TOM-RAPAZ MODERNO.
o sorriso do Dez(10)
 
O CHICOCÉGUINHO.
Angélica do Carmo Lopes/ Francisco Manuel Costa
«o rancho» 



 
A OBRA!
Graciete Costa Joana Costa , Maria Rosa Costa ,Joaquim Costa, João Costa, Vitálico Costa, Gabriel Costa.
 
 

 

A ADEGA do CHICOCÉGUINHO de pedras brilhantes sempre limpinhas,  TALHAS E OS JOGOS DO CHITO-CULTURA NO SEU MÁXIMO,pois a interação acontecia naturalmente- casa sim casa não existia uma "CAPELA" e esta era bem larga-paredes meia scom a casa do meu avô, nós primos fomos mimados pelas raparigas da família-dos homens o BLÉ o mais carismático e o que conheci melhor no convívio diário  LÁ DETRÁS UM QUINTAL QUE DAVA PARA O DO ALGARVIO.O pai do Zé Domingos o trabalhador da PORTA DO LADO SAIAM AS BESTAS MAS QUE BESTAS SEMPRE PRONTAS. SEMPRE PRONTAS.-PORRADAPRACIMA QUANDO NA OBEDECEM, DIZIA E FAZIA O PAI DO ZÉ DOMINGOS.O Talico outro dos carismáticos da família.
Os meus tios que morreram novos , Domingos Costa e Hilária Costa, por isso eu ter o nome dela e o meu irmão também
 
O BAGUINHO AS IRMÃS E O PAI, AMIGO DO MEU.
 
  Estes são os nomes dos meus queridos avós que nos criaram a nós os três, José Domingos, Hilária, Maria Angélica, o que me lembro bem e adorava assim como todos da família era o Natal pois o meu avô fazia anos no dia 24 de Dezembro nesse dia era casa cheia e lareira muito grande mas tudo terminou com muita tristeza minha pois adora ter sempre a casa cheia de família era divertido pois contavam muitas histórias, mas as festas em casa até os meus avós serem vivos foi sempre bom ,eu adorava jogar às cartas e dominó com o meu avô é claro que ele ganhava sempre 🙂 o meu pai era um grande trabalhador e sempre disposto a ajudar os outros assim como a minha mãe também ajudava sempre as vizinhas que viviam no monte lembro-me pela Páscoa as vizinhas do monte durante uma semana antes da Páscoa iam todas para a minha casa fazer bolos era um dia para cada uma era tão divertido ,também ouvia contar aos meus tios que a minha avó fazia muita comida para ajudar algumas famílias dos Arcos,(Hilária-06/2024)
 
 


 
AMIGOS
 
 
Daniel e os ninhos
 
a "Bela"Maria Luzia do Espiguinha
 

 
 
O CURSO DA COSTURA E DOS BORDADOS
 
José Manuel Franco Figo ...magricela, que estejas em Paz ESPENICA.
 

 

João Pé-coxinho pedreiro, músico e gentileza em pessoa homem da cultura/RUA COM O SEU NOME, BEM MERECE -UMA PERSONAGEM RICA DE AFECTOS E AMOR À COMUNIDADE.
 
Amarão mãoCRONHA, LIVRA-TE DE LEVARES UM SOPAPO COM ELA.
O Luís Russo e o Jasué + o irmão João Maria
o culto pelos bichos da seda



Zé da Massana 
 
e o jogo do Botão
A Deolinda e a irmã
Guiomar de Matos Cabacinho, seu pai de chapéu pequenino
Adega do Baioneta ...balcão ao fundo à direta.
Pedrinhas...pedrinhas
colecção de cadernetas
 
Só me faltam15...fora o carimbado.O SAPATÊRO ESPERTALHÃO FICA SEMPRE COM ESSE PRÓFERNANDO.




Guitarra e china VIOLA
Tarzan
o 2 (DOIS) e NADA
 
Sardinha e Caxuxo(DEIXÓS CÃES EM PAZ PÁ QUAL LOMBRIGA DEBAIXO DA LINGUA, MATASOZANIMAIS.
 
Ti Lucádia
Angelino e Pulinária dos montes
 
António José Nunes Gato
 
Vítor do Pisca dominador das 2 rodas, sempre a sorrir Grande Vítor
 
Os Coelhinhos dos ARCOS-VELHOS
 
Os gajos dos montes/CÁU/JOÃO HILÁRIO/ANGELINO/PERNASDÁÇO E ESPIGUINHAS
METE TAMBÉM O ARMINDO SECRETÁRIO DA SILVA  ABELA RUSÁLIA A TÓLHICA A IRMÃ DO ARMINDO E A MAIS VELHA QUE NA ME LEMBRA O NOME- QUE FAMÍLIA UNIDA  NÃO HÁ MAL CALI ENTRE.
 




no gatilho era um ÁS.

Luzia Candeias 
O Salas e a Luzia Candeias grande Artista também poetisa dos versos

 
Tóxa e Zéca da Raposa     
    Trinta a Filha e o filho-BOA GENTE     

O Ferróbico e o carrão papagasolina, sempre gostei da irreverência e boa disposição deste filho do
AntónioVcênte,e a sua taberna antiga escura de balcão largo
João Hilário Morgado Jorge e a tristeza permanente
Xarepe das cobras e da "maldade" infantil
Catarina Xarepe irmã do Xarepe que lhe aturou muitas

Pateta e...
Padre chancas
Mileus

Bajéca



Zé do FUDRICO
Sr. José Carvalho aqui e em todo o lado
Militana, Tomás e velho FUDRICO 


Militana, AVó e Avô do Zé do Fudrico
 

Custódio
Zéca e Chico da Sámor os arranjadores das bicicletas
A carpintaria do João Gonçalves
 
Carlos Silvério Cancelino Costa
o Terror dos GATOS e dos Cães.
 
  Afilha do Mileu
Ti Lárinda e tI DOMINGOS
 
 
GATÊROS
VELHA GATÊRA , LINGUA TENS TU GRANDE MAS NEM JEITO PARA COZERES UM PAR DE MEIAS- PÁ FILHARADA NÃO TE FALTA HABILIDADE. 
 
Os Ferros dos cantonerooos 
 
O João Gatêro Fuma SINTRA
Inácio e Angélico

Fernando da Gizélia, LEAL E PURO Fernando Dionísio e o Rui Pequeno do sorriso plantado
Fernando Hermínio Dionísio, honra te seja feita rapaz, bom coração o .
 
Celestino José Morgado da Silva, O GAJO DAS TOURADAS BOM RAPAZ NUNCA O VI CHATEADO .
 
A Sámor-José Joaquim Gato Júnior 
A estrutura metálica rendada de azul gasto pelo SOL da antiga loja do Fudrico
A montra da Sámor e a primeira bola de Borracha à venda, ainda a estou a ver exposta pelo Zéca no lado direito da Montra. Custou-nos 6 escudos. Dia feliz esse em que arranjámos o dinheiro. DUROU 3 DIAS ATÉ FICAR ESPETADA NUM DOS RAMOS PODADOS DA QUARTA ÁRVORE A CONTAR DO ANÍBAL.
GRANDE PONTARIA Ó FELISBERTO...

A estriqueira mágica da Samor , parede alta subida pela Gaiatagem nas traseiras da loja...procura de tesouros DA MODERNIDADE
Dias longos de felicidade infinita
Brincadeiras nas amoreiras da Escola, a descoberta dos prazeres inocentes. Gritos e correrias e as reguadas a marcarem o compasso duma escola com disciplina
Doutor Guitana
Ana Paula Rosa Guitana
Jorge Rosa Guitana 




Maria Joana Moreira Mileu
Jorge Miguel Ramalho dos Prazeres
Rogério Jorge Raminhos 
A Irmão do João Hilário Marinácia
Zé Luís do Guitana
Gaiatos no Rossio vaidosos da plateia em volta. Joelhos feridos, ranho no nariz-índios selvagens de tantas ideias por concretizar.
OS DIAS ERAM CURTOS E À TRIBO NÃO FALTAVAM IDEIAS.
Rossio sempre animado
 
 


A "Bela"  da City da Massana
Mari dos Anjos do Cága, boa pessoa também sempre foi...diz o povo e eu também

Oh CitY...yesss, quer dizer abrir ou fechar? (a MÃE)
ólhe...feche a Porta naóviu!!!
 
o Zé da Massana

Yessss CITI, belas pernas...opáaa o Damásio vaisss fazer negro para tomar conta daquela mulheraça.



 
 
A ALDINA do cabelo longo. Linda Aldina.
 
Foste sempre a mais bondosa e das  mais bonita de todas.
 
Irmã do Custódio , será que sonhei...o Custódio tem uma irmã?!...E ESTÁ NO RETRATO DAS BORDADEIRAS.
Teatro e Badjinho
 
 
SENHORA PAULINA- MESTRE NÉIA-ZÉ PAIXÃO-DONA MARINA-MARIJOANA- TÓLHO DO PAIXÃO
(OUTRA FOTO HISTÓRIA, PELO SIGNIFICADO E PELAS PERSONAGENS)
 
 
 
 Constantino do Mestre Filipe e a carpintaria
Néa -can Cabacinho e sámor
Onde tínhamos a porta sempre aberta-Manéli o nosso amigo Manéli. NAMORA UMA DE MONFORTE.
O leite em PÓ dado pelo Padre e a vida de Jesus em quadradinhos.
Padre árbitro, padre tutor, Padre professor e conselheiro.
 
 
 
 
Bajéca da Lisnave que simpatia homem!


 lavadeiras do tanque...um bocado de perna à mostra o prazer da gaiatagem
...seus filhos da Puta saiam daí!
 


Damásio guarda-redes
Os Grades
O toque de cotovelo à Grade
 
O QUINÁIA
 
e o velho Banha
 
As filhas do Banha (OUTRA VEZ!) QUE ESTAMPAS
 
Os Mileus e os Rádares Margalhos
Jacinta Joaquina e Zé Pato
Albino Velho
Ferros
Tomás do Fudrico GENTILEZA rebuçados a meio tostão
 
  A cabana do Cabrito, «na testiques natestiques» ai a minha irmã cada vez tá mais gorda.
 
O Gatorro e o Bacalhau do Valadares
 
Boa gente!
Daniel Francisco Morgado Cardoso 
Adalberto Henriques
 
Bicicleta do Mestre Jacinto
a vi,,da é sem...pre uma car...ga de tra...balhos ra,,,paz, na queras masé cre...ceri purque dói.RAPAZ práqui and..u...atéque deus que...ra




o Calhandro
Bacalhau bebedolas COME SARDINHAS CRUAS.
Maria do Céu faz tricot,e bem feito!uma simpatia que mulheri que mulheri sempre a  receber as pessoas bem.
Vamos jogar à bola...Ávaro?
...eu quero ficar a gada-redes

Vitorinnnnooooo!
Vitorinooooo!
anda cá.
Irmão do Zé da Massana, papillon e casaquinho, trabalha lá pós lados do Castelo, ou é no Águias. Na interessa , o pó na lhe cai em cima olarilas-FALASTE NA LARILA? A DO PEREIRA..GRANDE SOFRIMENTO PELO POSTIGO DA PORTA , AQUELE HOMEM NA TEM JUÍZO MERECIA É UM PAR DE LAMBADAS.Trazer a  otra páporta da mulhéri ai ai ai só dores.
 
 
Raio da velha...
DEXA falarii
 
Manda a BOLA
Fernando Francisco Raminhos Armário 
o talento, MAIOR no futebol da terra, desaproveitado pelo sistema... 
e a nossa equipa de futebol em 1973 
Custódio-Cabaço-cachapim-Ferro-Piléca-Láu
Jorge-Álvaro-Alvarino-Daniel-Fernando-Gomes Ferreira

Lurdes e Marinita do Alvino

Atão Vitinha!
ó Ávao, tás bom?!
Fernando e Bernardo do Guilo
Tólho direito Zé e laroca
Velho Lebre E LEPOLDINA
Filho do FLOR -FLOR É
Os Mata ratos



António José Proença Consolado
e os montes de lenha
O CHORÃO dos cortes de fato e a Carvalhinha
Grito de Porco
O anel de OURO do CHORÃO no dedo gordo do CHORÃO
Toninho DA LURDES
A LURDES DO TONINHO
Balherádas pá!
 
NITA DO SILVA
-AI ÁLVARO TÁS TAM FEIO!
«DISSE A  FOME PRÁ VONTADE DE COMER»
AQUI NASCEU, NAQUELE DIA O CONCEITO DE BULLING. FOI NA LOJA DO ANÍBAL NUMA MANHA DE SÁBADO DA PRIMAVERA DE 1971.
 
O filho Gordinho do Dez(10)Paz na eternidade para ti também.
Os Mata Ratos2





Daniel Francisco Morgado Cardoso
O Rola da Rôla
Mariano do Raimundo perito
nos enxertos e no sorriso sincero O GRUPO de teatro e o Mestre Jacinto e o Zéca do Zépaxão...emoção
Espiguinhas matulões que foram pa Borba
Maria Alice do Raspóte 




Os últimos nómadas-CIGANOS verdadeiros como antigamente
em MAIO de 2010-visão fantástica do voltar ao passado distante.
 



Da terra e das árvores somos nós feitos TI Raimundo, vá lá «nadesanime!»
 
Fumo das fogueiras...saltos saltos SALTOS procurando o Desconhecido Cheiro a Velhas
Morcegos a voar
 
O Pexóca, a adega do Pexóca e a filha + o Pexóquinha
 
O Artur e o Silvério que leva a água às pedreiras
 
Sabino Ladino Sarrabulho cum cebola e gelados a 5 tostões.
Arnaldo Mirotes Henriques e os livros de CÓBÓIS
Raspóte e velho Ráspote
 
Lebres e o Chico da lebre do Sódo, ROSALINA CHEGÁ QUI DÁ-ME LÁ UMA OPINIÃO; CÔZU COM ESTA OU COM ESTA?
Maria do Carmo Borbinha Coxixo 
Velho Péças a empurrar a gaiatagem na caminéti das sete e meia
 
Tudo à fresca na rua nova 
Plantados


Família, união comunidade 
Os NUNES e o Engenheiro e as Filhas dos Nunes
O Bila da Glória namora a Maria do Céu, filha do Antón Vcente
FERRÓBICO do Alvino
O caminéti 
A mãe e o pai da MariÁlice-a mãe cu Xailhi às costas encostada ao balcão...(-tá frio!!!NAACHA?)
 
Quim irmão do Ferróbico, LINDO RAPAZ.
Manuel Filipe Gomes Cabacinho, acho que te ando a trocar o nome
Catróia e Esperança da Pila
Varelas
Adozinda Maria Gavão Cristo...Flor mais bela, eternidade.AI CALERAS CALERAS, DEXÁMULHÉRI EM PAZ-O ROMÃO É UM RAPAZ "DOMETEMPO" JOGAVA BEM À BOLA.
 
Os mata ratos3
 


A LINDA IDÁLIA, dos longos e sedosos cabelos e a IRMÃ da VILA-LOBOS
 
ALMERINDA e a manivela do tlefónii

 
o Dálcensa .
 
TÓLHINÁCIA CONQUISTOUA  LOIRAÇA DA ESTRADA DE BORBA-NALGUM BAILE DOS ARRANJINHOS.
Os ciganos a reinar
 

Na almiada do madeirinho
brincadeiras a dar a dar
Circo na aldeia
estrelinha
o Jogo do Pião até às tantas

A Muagem do Máneli do CHINÊS
Cartolino e as filhas do Cartolino
Maria das Neves E RODRIGUES
AS FILHAS DO TARTOLINO-AS TARTOLINAS CASARAM BEM...

O GÁGA TEM ESTILO O BORREGA BRANCA CLASSE
 
Mestre Talhinhas e os bonecos no casão do Nunes sem luz eléctrica




 Jogo do CHITO no forno do Rato
Rodrigues do Baineta namora a Maria das Neves
Rodrigues de olhos de cor e as irmãs do Rodrigues
...venham ver o Camelão
...venham ver o camelão!!!!
Bonecos de Sto. Aleixo

 


AQUELA UNHAAA!
Jaléca da unha grande ...símbolo de TRAIÇÃO são as bocas do POVO-QUANDO LEVANTARAM OS RESTOS MORTAIS LÁ ESTAVA  A UNHA COMPRIDA-FORAM TAMBÉM AS BOCAS DO POVO
NO CASÃO ENCANTADO
PADRE CHANCAS


Joaquim Manuel Cabaço e Cabaço 
O QUIMANÉL O MAIS RICO DO POVO E O MELHOR DO POVO



Maria do MIJA-PERTO...sempre gostei deste nome, senhora do lenço na cabeça
A Filha do Rôla, Rôla é!

o Tanque do Chinês
O Rabioso e a Irmã boa pessoa, SEMPRE incompreendida COITADA
 
O CHINÊS
 

As Balherádas
O Diabo e a feiticeira
1965 a missa por alma do Madeirinho, vinte cinco tostões para cada gaiato
 
Maria José do Aníbal...Simpatia e bondade
 
Ana Maria de Matos Cabacinho
TARZAN
 
o Padre!!!preto de batina
 

 

 
Deolinda e Maria dos Anjos do Raimundo
 
A Irmã do TÓTA A DAS INJECÇÕES
DOUTOR ESTRELA HAJA PACIÊNCIA HOMEM, TENHA JUÍZO NA TEM IDADE PARA ESTAS AVENTURAS.
o Doutor Estrela Ai Ai ...quem havia dezer, pra essas coisas na tá velho...
 
A Boa da Galega, GRANDE PEDAÇO, ESTA MULHÉRI NA É DESTE TEMPO o marido trabalha na Suíça, parece que ela se porta mal, bocas do Povo

Ti Florinda do Chôrra  sempre a dár-lhe
Cadeiras- malabarista
Palhaços à solta
O zé das Facas, homem Decente e com HGRANDE
Os filhos do Zé das Facas e os filhos do Prates
Senhor Prates que foi à América
 
A Lídia é  costureira E BOA.

Bernardo Filipe Pereira Pinto, o Guilo e a linda irmã
 
Ó ABOBORA QUERIAS!? TOMA QÉ PAPRENDERES  FOSTE SEMPRE UM GENTLMEN- ABÓBORA NÃO! JOÃO PICÃO QUE MERDA DE FALTA DE RESPEITO. 
 
A Ti Maria dos Santos e a fonte dos Sapos
TÓHINÁCIO Presente! sempre!QUE RAPAZ BOM ENCHE O CORAÇÃO
Pobreza do pé descalço
e ainda Há gente que se queixa
...a adega doxtradinha

jogo do xito
versos da noite
As Quinas e a Mocidade  o Professor BARBAS amigo da malta. O carocha do Barbas
 

MariNácia  Proença
João do Pisca 
As filhas do Pécure
Maria Aurora bonita
O CONSOLADO de Borba
Os pernas D´áço
Tilho das Cirôlas
 
 MARIA JOÃO DO ESPIGUINHA QUE BELEZA 
 
Os Litos
 
Pétcharim, AIIIII A MINHA BINÁCIA CARRAMGI UM BOM RAPAZ. SEMPRE PREOCUPADA SEMPRE PREOCUPADA A NARCISA
 
Cularinhos grandes das camisas Floridas...namoro nas Janelas infinitas que decoram as paredes brancas de cal
Os filhos do Pisca.Ó SENHORA JULIETA ENSINE-ME LÁ O SEGREDO DOS SEUS BOLOS FINTOS.NÃO HÁ IGUAIS EM TODA A FREGUESIA.
 
 
O Sr. Roque e família/RESPEITADO E BEM RECEBIDO.
Céu estrelado

 

..os filhos do Virgolino
O Réla e a filha do Réla
O Réla e o Ventura andam na Glória, NAS ABAS DA SERRA. 
 

Os Facadinhas Armando
O ventura do boné branco
...que se sente mal hojiii
Grande Ventura


 
Felizardo Felismino Cabaço Cardoso 
Faragaita E A IRMÃ
...belos tempos
os da Mocidade
...que perdura em nossas almas
Jaime
 
 


O Júlio Comunista- OH!!! ÁLVARO CUNHAL!(CHAMAVA-ME SEMPRE QUE ME ENCONTRAVA)O TÓLHO E O ZÉ DA MELINDRA  + O JOÃO AFONSO TAMBÉM COMUNISTAS? POLÍTICOS? MAS SEMPRE OS OUVI FALAR DE AÇORDAS.. GENTE DE BEM QUE SE CHATEARAM CU SALAZAR, MAS COMO-INFILTRADOS AINDA ESTOU PRASABER COMO GENTE DE BEM FAZIAM OPOSIÇÃO- DO MELINDRA O MACHADO DO MESTRE JÚLIO A FILHA AOS SESSENTA DO AFONSO O CAMINHAR DE SÁBIO. PÕE-TE A PAU Ó SALAZAR AINDA LEVAS UMAS BORDOADAS.
 
 
Vítor do Cebola
e o Stério , Jorge e 
Minga nórdico louro
de sorriso 
Plantado
ERNESTO JORGE SEMPRE DELICADO, ÉS UM TALENTO PRÁ REDONDINHA.
O BÓNI! 
 
O Retornado...ROGERRRR!amigo da Gaiatagem, e que tal mais uma 3 Marias?! ou antes UMA Gatão?
 
Isabel e DÉTI do Aníbal
 
Irmã do minga
Tira Picos
Fernanda Rádares, enérgica nos limites
Rózil e o maneta do Rózil
livros aos quadradinhos
 
Zé de Sapateiro matreiro, mas amigo a tempo inteiro. 
-Tens uma prima MUTABOA!


 TODOS GOSTAMOS DA PÁLUXINA MAS NINGUÉM SE CHEGÁ FRENTE, AQUELA FRANJA E AS SARDAS DÃO-ME «VOLTÀCABEÇA».
PÁLUCHINHA  A MIUDA DOS CABELOS LONGOS E DE OLHAR APAIXONANTE-MUITOS AMORES ESCONDIDOS SOFRIDOS TINHAM O TEU NOME.EU FUI UM DELES!

TOMÁZ DO PATINHA
PAI DO QUIMINO E A MÃE TAMBÉM
VELHO DANIEL QUE TANTO NOS ENSINOU LÁS PRÁS HORTAS O SEU REINO 
RODRIGUES DO BAIONETA, O VERSÁTIL SENHOR CAÇADOR DE OLHO NAS PERDIZES.
LEÔNCIO MANGUINHAS
IRMÃ E IRMÃO 
O MANGUINHAS  DO MANCAS
O MANGUINHAS DO MANGUINHAS
A MARIANA SARAMAGO-MARINITA
 
A JOANA DO GORDO

OS GAJOS DA GLÓRIA FILHO DO HORÁCIO E ZÉ MARIA
E O MARCOLINO LÁ PRÁS BANDAS DOS ARCOS-VELHOS
 
Marcolino NINGUÉM SE LEMBRA DELE.
 MORAVA PERTO DO VIRGÍLIO DO SAIAS.
SE NAFOSSE A MOTA O HOMEM NASSSAGUENTAVA DE PÉ.
E DO RICARDO O DO SÁIAS E O DO TRAMBOLAS ?
Arcos -velhos
 Maria da ASSUNÇÃO Russo Gomes
Quim da Alzira bronzeado
Os filhos do guarda fiscal, os Bombarrais
Rogério do Faia
Amarão
CHICO da LEBRE
Mário do Barraco
OS TAJÉCOS E OS FRASCOS DO MONTE
O FILHO DO ANTÓNIO DA HORTA DO MONTE E O CHICO DO MAGANO
A mota do Chico do Páxão e o Lino (neto do Gatêro)...então nunca mais páras Pôrra gastas a gasolina toda.
Irmão do boné das orelhas 
José Joaquim Bravo...Boa GENTE!
O Joquim Bravo o Rato...Boa pessoa assim como a Idalina queridos vizinhos
LUÍS DO RATO
O Sebastião Risonho 
Rogério 
 
 
Pedradas na cabeça..
Bem-vindos todos à ilha encantada dos Monrois
Nucha , Azeitiiie Capitão, NATÁLIA, ANA, BÁRBARA E VIRGOLINO FESTAS  O FÉRROBICO PARTE DOIS
Bia das tranças
O San Mateus e o regresso do San Mateus
Ti Pálina e os feijões da cantina do óleo de fígado Bacalhau
PilécaS
O Massano grande
Trambolas aguenta-te em PÉ, SERÁS SEMPRE RECORDADO COMO UM SOBREVIVENTE , E TAMBÉM EXTREMO DIREITO OU ESQUERDO JOGAS  NOS DOIS.
Cartas de jogar com tampas do OMO
ZÉZICAS TÓLHO ZÉ
A MÔCA!
LAROCA UFFF  PÁRAS O TRÂNSITO.
 
 
 

O Zé do Rato pai do Zé Águsto Crucito
O Pinto e o filho do Pinto 
OMO
lava mais brancoFonte das Bicas , biciclétas em fila indiana
Ramalho da Tropa
Célia Águeda Jorge Raminhos
Valadares correia de Sá
Cego e ti Isabel da tidúrica
Olivério
O Cego ...sá...bias todas, Perguntem-lhe! abana abana Amigo Cardoso, abana abana a lata da Pólvora
Fura pastos Gafalhotos
 
OLIVÉRIO DA TIDURICA 
 
COM O LISBOA NA SE METAM O HOMEM É PRIGOSO-JÁ SE ESQUECERAM EU NÃO E AS MULHERES DA PROCISSÃO DE BORBA TAMBÉM NÃO.
-SAIAM-ME DA FRENTE QUE SÔ PRIGOSO!
Parece mesmo que pariu aqui a Galega
Pécure corta orelhas
Crujo e o náco de tócinho
Os Russos e os candeias
Borregos do Rato
Zé Pato homem de Força, lá vem ele na bicicleta das pedreiras
marcação do campo da lagoa
VALADÊRO, homem bom e trabalhador

Ti Matilde

Loja do RATO...forno do RATO
A filha do Arrobas MARINITA casou cu filho do Parente 
 

ARROBASARROBAS ARROBAS O HOMEM NA DORME É DUMA DEDICAÇÃO.
Chuva fria de Inverno
Carvoeiro
BELO VELHO BELO/TAMBÉM HÁ A DALJINJA
E A DEOLINDA PRAZEIROSA QUE VIVE PRÓS LADOS DA ROSADA-A IRMÃ AINDA É GAIATA A ELISABETE TAMBÉM-ONDE FOI BUSCAR AQUELES OLHOS...
A Nucha, a Vina, o Chico e o Minga e do xtradinha. MAS HÁ TAMBÉM O ANDRÉ O DOUTOR ANDRÉ, HOMEM COM "PLANTA" E CLASSE SÓ ELEEEE...
 
A PRIMEIRA BARBEARIA
 
Os Pilécas boa gente...GRANDES VULTOS DO TRABALHO PARAA  SOBREVIVÊNCIA, UM EXEMPLO A SEGUIR PELOS DESCENDENTES

 
O jogo de Matraquilhos
José João Vences Prates
Joaquina Maria Vences Prates ó Ermilinda que raio de nome. O Montêro de SANDOMINGOS JÁ PASSOU, QUALQUER DIA HÁ CASAMENTO.
Mulheres
TÓCAMOSSINOS DATORREDAIGREJAAAVAIPASSARAPROCISSÃO...
 
 
Adelina e mulher do Lúcio
Alvino que faz a barba a dar de comer às bestas
Velho Catróia-BIXO DO MATO
Fonte dos SAPOS
BONANZA
ISABÉLI DA TITURICA- AMULHÉRI NA PÁRA 
Maria do Extradinha
Idalina do Rato
Aurora do Rato, mulher bondosa e amiga, tenho saudades suas e da sua voz..
Velhos de sacos às costas pedindo um pedaço de pão duro
DESCALÇOS GAIATOS CIGANOS COM MOINHOS DE PAPEL
 
-DEIA-NOS UM BOCADO DE PÃO, POPDE SER DURO CA MINHA MÃE AMOLECE.
Vcente do Lêtiii

Bizarra-Queijos
 
Joana Maria Bonito Bizarra

Lólas e Eduardo Bizarra
o tanque da Herdadinha 
TÓLHU DA SÁMOR
TÓLHO DOS PATOS
CIPRIANA
Sódo, Sodóoo! e Ana Maria, guarda-a bem! 
VÊ LÁ SÉLA FOGEEE!
..NAQUERIAS MAIS NADAAA.
Eduardo José Bonito Bizarra 
Germano Ferro, bem precisas de estar em paz meu bom rapaz
O Museu dos Cristos
e o LOBO dos Cachimbos e o velho LOBO das barbas grandes
BALAU!E O MARINHEIRO.
O SÓDÓ VAI PÓ MERCADO
Cuciolos de pedais
O Sódó já vem do mercado...tam cedo?
 


Sapateiro e Boa Gente
Barradas e chulas...
Zé Varelas E VITALINA E TÓLHO E ESMERALDA E MARIA E A MAIS VELHA DO AMILCAR DA LEBRA.
Frascos do MONTE
Carvalhinhos
  A BELA da Célia ÁGUEDA JORGE RAMINHOS HOJE E SEMPRE /AI CESÁRIO BOTO MARTINS, LEVASTE A RAINHA , NÃO NUM CAVALO ALADO , MAS NUMA MOTORIZADA BANDEIRA DA TUA VIRILIDADE.
Os Cágas
Cortes
Vitalina Varelas, Paz para ti...
Candeias...Bia e Quiquitas
 
 
As mulheres vão pós grãos...as mulheres já vêm dos grãos...
 
 
Grilo na gaiola
 Vcentiii do lêtiii
CANDEIAS-O VCENTI E  CARLINHOS.  
Grizéua 
 SEMPRE AS IGREJAS MERDA DAS IGREJAS
MAS PENSAS QUE DEIXU A  SOCIADDE POR TI
 
João doEstradinha
Pila

Jaquim dajejéteras
João e Manél do Virgil
Maltinha
Vizinha Alcina
Maria Gestrudes Clímaco Costa
Adega do tólho
João Algravio
Os guarda-verdades
 
ÒHHH!!! Zéfa tu és mais bonita do que estás aqui na fotografia....
 
Caleiras do Benfica,  QUANDO MORRERI ACABASS ABOLA.
 
Velho Belo Sportinguista. QUANDO MORRERIII NASEFALA MAIS EM SPORTING.
 
O Bléé...lembram-se dele?
O TÓTA OTRA VEZ e a moto do PAI do Tóta

Figo magricela
A ófcina da Sámor 
e a electricidade em Pó..
.
Inácio do Cornél 
 
Ceduuu e filho do Ceduuu, Ceduuu é!ou não???? O GAIATO É A CARA XAPADA Do PAI ...
 
Botaluma
tólho da SÁMOR
Benfica-Sporting
Dona Ângela do carocha cinzento
Caldoneta e Maria Clotilde
Calor de Verão Seringadora
Berlinde ...Natal e pangalhadas
Grilos que cantam nos recantos do meu cérebro
Cheiro da erva da Paula Virgolino do Alvino
Burros
Primeiro OVO estrelado na frigideira do Tólho do Angelino
Gina e Lídia do Péças
 
Velho Péças OOOOOOO CARAÇAS QUE REVOLUCIONÁRIO O HOMEM É MALUCO...SAIAM-MEDAFRENTE O LUGAR DETRÁS DO CONDUTOR É MEU.
 
As Péças, Gina e Lídia...fantásticas de boa disposição..aprendi a bailar ca Gina.
 
 

O Zé da Barra e o Zénagar
Dalginja
Leôncio das canções
Leôncio Manuel Manguinhas
Horácio cebola
SENHOR HORÁCIO UM SENHOR O FILHO SAI TAMBÉM A ELE É O "RETRATO" DO PAI.
 
Grizéu sempre a dár-lhe DOMINGOS E DIAS SANTOS OIÇO AQUELA MOTORIZADA
 
ZéMAIDEIA
 
QUITO extremo esquerdo
Passadinhas
Maria do céu Barata Banha
Professora 


O  Chinês namoradeiro na mota chega primeiro
UM ETERNO APAIXONADO
 CUIDADO COM ELE AMA SEMPRE, SORRI SEMPRE VAI SEMPRE...CADAUM ÉPÓQ NASCEEE.PRONTO.E PROTUUU OTRA VEZ.
 

Escola
Maria dos Anjos do Cantoneiro DEUS A TENHA EM DESCANSO, NÃO MERECIA IR TÃO CEDO.
O CANTONERO
  A Caminéte do Amaro do Raspóte
Paluchinha do Patinha OTRA VEZ PORQUE MERECE E BEM , TODAS AS PATINHAS E OS PATINHAS TÊM UM LUGAR GUARDADO NO MEU CORAÇÃO.
Adega do Tólho Vcente e os caracóis com vinho em garrafa das Gasosas
O Quincas e a adega do Kincas com balcão corrido
Os filhos da Béla
Renato UM POETA
Januário e filho do Januário
PAULA BANHA , NÃO HÁ DEUS PÁ!!
O sêco QUE NA PERDEUA CALMA
O CAMINÉTI  FELIZ.
Irmão da Dádica sempre a sorrir, sempre a sorrir
 
Dona Irena
-OH João tu és uma granda Besta!GOSTO MAIS DOS CÃES QUE DAS PESSOAS
 
Os Gâteros
Os da Vasca
O João do Secretário defesa central e o irmão
A Lurdes e a irmã
 da Lurdes Faia
o Manél da Burra
AS MAÇAS VERMELHAS SUCULENTAS E DOCES DO FAIA
 
...Será que já falei no Badjinho e no filho do Badjinho é????
Melindra O MEU VZINHO , RÁDIO BADAFOZ IMISSORA PRENCIPAL-NUTICIASDSS!
 
O "RÓSA" irmão do Sapateiro e a caixa de engraxador, O CUHOMEM SOFREU, E ERA MUITO BOA PESSOA-LÁ FUGIU PRÁ MARINHA GRANDE TRABALHAR NA INDÚSTRIA DO VIDRO, E LÁ MORREU!E LÁ FICOU. ELE HÁ DESTINOS...
 
Amélia e velha  E Deltrudes de cabelo branquinho
O António da Horta do Monte e o filho
O Mestre Táta e a filha do Táta
Mestre Lúcio e a filha do Mestre Lúcio
Varandinhas e o Musa SANTAR
A Belissíma filha do Ramalho
Maria Antónia Jorge Ramalho
Borregas Brancas
Dona Vitória
Helder do Ventura
DONANA, uma figura histórica, OUTRA QUE MERECIA NOME DE RUA- INVESTIGUEM POIS DE RESÍDUOS POUCOS HAVERÃO. MAS A IMPONÊNCIA ESTÁ NO NOME.
DONNANAAAAAA!MUITO MELHOR QUE MADONNA.
O meu avô Algravio de Chapéu Surrado de porcaria
Tólho Inácio
  A mota vermelha de meu PAI
 
 

 


O Samarrinha
O Malagueta e as filhas do Malagueta
LÁPRÓSLADOS DO MONTE CAPITÃO-A NATIVIDADE MUITO BOA PESSOA
VEM DA FOPANINHA? OU DA ALDEIA DE SANDE...O QÉSTA GENTE NA PASSA NOS DIAS DE INVERNIA.PARA CHEGAREM AO ROSSIO.
O PAULO MÉLGUINHAS
Inácio do Melguinhas e as peles dos borregos. Dou~lhe tanto! na lhe pósso dar mais...

o Velho Méguinhas Pai do Inácio do Mélguinhas, com olho Pró negócio
 
 
Cachapim

O Carteiro da Aldeia de SANDE...BOA GENTE!!!!POMBOS? «VÔALI JÁ VENHO», CADA UM TEM OS SEUS SONHOS-EU GUARDO UM TRONCO DE CEREJÊRA PARA ME FAZERES UM SANTO.
 
SENHORA ÁGUSTA!
 
A padaria da rua nova ...línguas da Sogra
Boa Gente7PAPESSECOS  A4 TOSTÕES.
Filho do Gana revisor da Rodoviária
 
O Zé ÁGUSTO CRUCITO
A cabeleireira e as duas filhas
KÉSSSSI E NITA
A FILHA DO FARELO TEM UM IRMÃO?
O Silva

As Filhas do Silva NITA e MARIA
O Silva Pépezinho 
E O CUCO FILJHO DO PÉPEZINHO
O filho do pépezinho ciclista e artista/O GAJO TEM MIOLO!SABE O QUE QUER.
 
 
  O Coxo do Ferro
o Bintexinco e a linda irmã loiraça
A Velha PéPé brincalhona
A Ti Vitalina  a Ti Lucília e a Ti RÉLA
O Pai dos Patacos Bêbedo a tempo inteiro
o bigode do Ferro e o bronzeado permanente. 
ManélQuim
O Pateta pai do Celestino
 
A adega do Jequim Zé o melhor frango assado no 1º andar

O Velho Daniel das Hortas/HÁ VELHOS QUE SÃO UMA ENCICLOPÉDIA
Fernando!!!Fernado!!!Nadinho!!! anda cá. O seu neto não está aqui!  ....e tu o que me és minha besta , malcriadão me saíste tu!  (...esta foi da minha avó em 1964 no rossio da terra, já estava invisual mas tinha tudo a funcionar)

Ti Celeste
Zé do Farrador
Bola

O ZéDU FARRADOR Bom RAPAZ, OUTRO QUE NÃO MERECIA MMAS FOISS E AINDA DIZEM CÁDEUS, VÃO-SE A LIXAR COM DEUS...

Chito
Bonecos das Cadernetas
Fisga
Brincar,Brincar-VOAR nos limites
VINTÉNS
Joelhos rasgados
Tólho do varelas penteado aprumado e as irmãs do Tólho, a CHICA das sardas
Vitalina e ChicodaHORTA do MONTE
Escundaros, ALGUÉM VIVO SABE O QUE SÃO ESCUNDAROS?
Fisga outra vez e o Daniel Aos ninhos
Seta de guarda ~chuva
Berlinde dos pirulitos no buraco entrará
Pirulitos refrescam a garganta
Ginga e ginja e o meu amigo filho do Ginga
 
Gordo e Maria Joana do Gordo
 
Alagoa
 
O medo da Guarda a cavalo
 
cerejas no canhão
 
Há festa nos zarcos 
 
Manhã-TARDE-NOITE
 
Caldoneta do Matinho
Matinho 

Ávo vamu embora
Bananza loganoitiii na casa du POVUUU
 
óleo de fígado bacalhau...óleo e a mãe da Paulina
canta em fila e olha o Sol Deus criador

Américo
Avô do Américo
 
A Timília do Bizarra
 
A senhora Joaninha e os bolos de manteiga da montra do balcão do café do sódóooo
Maria do Silvério.Bia amiga...bondosa
 
GAIATOS FILHOS DA PUTA!






Joana Faia
Joana Maria Guerra Faia
GUERREIRA DO BEM
 
O Pelú e a filha do Pelú
 
3 Tostões
  A filha do 3 Tostões
Tólho dos Patos  e a Supriana
Os Tajécos-MÁRIOE RUSSO + O RUSSO PEQUENO
A velha Nortôa e o Nortão
A NORTÔA TÁ DENTRO DO POÇO.
 
Rola...rola...aro de bicicleta.
 
O pai do Carlos Silvério também é sapateiro
Rôla-LOIRA, envolve as nossas vidas de
sonho. Saiu de prémio ao Luna de EstremoZ.o PROF DA MANTEIGA NA GABARDINA.
ROLA rola aro de bicicleta.
Fátima do Crujo

ÊEE so...uu u Sabastião!
AIIIÉS?!JÁ TINHAMOS REPARADO.
...PARECE QUE PARIU AQUI A GALEGA! PÔRRA!
  TODOS OS GESTOS QUE NÃO PERDI NO SOMAR DOS ANOS.  SANGUES MISTURADOS, UMA COMUNIDADE COMPOSTA DE MUITOS CLÃS.Somos todos Barrosos, Ramos, Raminhos,Ramalhos,Figos, Cabacinhos, Gatos, Proenças, Gomes ,Prazeres, Margalhos, Cabaços, silvas, Raimundos, Bravos, Cebolas, Guitanas,Prates, Bizarras, Silvas Coxixos, Sás, Xarepes, Romãos, Secretários, Baionetas, Piscas, Espiguinhas, Candeias, Ferradores, Prates, Maltinhas ,Rebolas,Belos,Ferros, Gomes, Passadinhas,  Banhas  Facadinhas,  Saramagos, Pintos,Cortes,Armários, Pernas e Vinténs.Um dia... NADA!!!Perduram as continuidades. Ecoam os nomes por cima de outros nomes.
 
CARTA PRÓ ZÉ!

A ESCRITA DO ZÉSAPATÊRO  COM A ELEGÂNCIA QUE O CARACTERIZA TAMBÉM NOS ACTOS.O LIVRO «HISTÓRIAS DA MINHA TERRA» REFLECTE O AMBIENTE RICO DE ACONTECIMENTOSA QUE A CARGA DE TODOS ESTES NOMES TEM AINDA NOS SOBREVIVENTES DESTES TEMPOS OS ANOS 50/60/70 DO SÉCULO PASSADO-SANGUES MISTURADOS EM ANEXINS ÚNICOS E INCOMPARÁVEIS, NUMA TERRA TÃO PEQUENA-CADA UMA DESTAS PERSONAGENS  REPRESENTOU NO PANORAMA DOZARCOS ANTIGO UM PEDAÇO DE HISTÓRIA MUITO MAIS VALIOSO DO QUE AS BANALIDADES E O CANSAÇO DA SOLIDÃO DOS DIAS DE HOJE ONDE A S NOSSAS VIDAS SE REPETEM E SE APAGAM EM OCEANOS DE CONTRADIÇÕES, E INGLÓRIAS HERANÇAS PARA UM FUTURO INCERTO. A TI ZÉ RAMALHO O ESCRITOR SENSÍVEL E ATENTO,DEIXO-TE DEZENAS DE TESTEMUNHOS DOS QUAIS PODERÁS CONTAR A HISTÓRIA COMPLETA, CADA VIDA DÁ UM LIVRO. DA GINA, SOBRE MOTAS ZUNDAPPES  OU AS AVENTURAS QUE NASCIAM NA FONTE DE SANTO ANTÓNIO. TU GAIATO DO MEU TEMPO, HOMEM HOJE VESTIDO PELAS SÁBIAS CICATRIZES DO PASSADO, SERVE-TE! E CONTINUA AMANDO OS TEUS  E O PASSADO QUE NOS COZINHOU.
FORAM SÓ PINCELADAS. A OBRA ACABAS TU.
 
SÓ UNS PARA TERMINAR:
MANETA
PICANÇO
RODAS BAIXAS
A MOUCA
PATETA
SECO
ESPANHOLA RABITA
TAPADA NOVA
ARRANJA
TENENTE
O DEZ
MANUEL DO BURRO
CEDO
DÁ LICENÇA
FERRÓBICO
FURA-PASTOS
MANCAS
POETA
ZÉ PATO
ZÉ MÁ IDEIA
CAMINÉTE
LAU
LOLA
PÉLITO
PARRETA
SAMARRINHA
TRÊS TOSTÕES
TARZAN
PELE DE CHIBO
PECURÉ
PERDIZ
RASPOTE
...E MUITOS OUTROS QUE DESCANSAM NA SABEDORIA DO ZÉ EM HISTÓRIAS DA MINHA TERRA. 
 


.

 
 -BIAESTE É O PESO DO ABRAÇO, NÃO HÁ TEMPO PARA FRAGILIDADES, QUE AS MEMÓRIAS NOS SALVEM...POIS OS GAIATOS ESTÃO TODOS "VELHOS" PELO USO E PORQUE É ASSIM MESMO> A LIÇÃO DA VIDA.
PARA TI CRISTINA FIGO O MESMO SENTIR DAS DIFERENÇAS QUE NOS APROXIMAM E  NOS ENSINAM AINDA HOJE.AS GENTES PURAS DA RUA NOVA, DE TODAS AS RUAS E LARGOS DA FREGUESIA.
 PAULO MELGUINHAS SEMPRE SENSÍVEL E ATENTO-O CULPADO DESTE RETORNO ÀS ORIGENS. MERECES  TUDO DE BOM PORQUE O PASSADO VIVE EM TI. 
Ozarcos estevem sempre cheio, de pessoas e sonhos. FOI UMA TERRA GRANDE...HABITADA DE MEMÓRIAS E ESPÍRITOS QUE  ILUMINAM A NOSSA CAMINHADA PARA O REENCONTRO FINAL.
 

 

  ZUCKRBERG NÃO É MEU AMIGO.MAS "MILHÕNÁRIO" É!- E FORNECEU-NOS ESTA FERRAMENTA PARA A COMUNICAÇÃO,,,MAS (???!).

O FUNDADOR DO FUÇAS ACREDITOU QUE OS MÉDIAS SOCIAIS NOS UNIRIAM  ...ADMITIU HÁ POUCO TEMPO QUE ESTAVA ERRADO. NALGUNS ASPECTOS HOUVE APROXIMAÇÃO. Mas hoje em dia existem cada vez mais tribos, algumas das quais dedicam o seu tempo a injectar veneno e divisões por toda a WORLD WIDE WEB.

E O "MUNDO-HUMANO" CADA VEZ MAIS PIRADO, VIOLENTO E INFELIZ. EU DIRIA: SEM TEMPO, APRESSADO E COM DEMASIADAS EXIGÊNCIAS PARA O QUE PRODUZ. COMO SOBREVIVO AINDA COM ESTA MENTE BRILHANTE?

-POIS (ESTA É FÁCIL), EXISTE EM MIM , EM NÓS ESTA HERANÇA VIVIDA, A ESCOLA DE UMA VIDA QUE ATENTO OBSERVEI E ASSIMILEI. COMO SOBREMESA FIQUEM-SE COM ESTE DETALHE, ELE REPRESENTA TUDO O QUE DE BOM TINHAM AS RELAÇÕES DE CONFIAÇA ENTRE O ACTIVO "FORMIGUEIRO" DUMA TERRA PEQUENA OZARCOS :

-O PISCA(UM DOS RICOS) A PEDIR AO GRIZÉU PARA LHE "AMANSAR"AS BOTAS NOVAS POIS MORDIAM-LHE OS PÉS-DIZ MUITO DA RELAÇÃO E DA PROXIMIDADE E DA RIQUEZA NAS RELAÇÕES QUE TODAS ESTAS PERSONAGENS QUE NOS PARIRAM.

SAUDÁVEL :

-A PALAVRA!

-O RESPEITO!

QUE...FAZIAM SENTIDO.

 

HOJE ESTAMOS MERGULHADOS EM INUTILIDADES, PLÁSTICO, OBJECTOS E ALDRABÕES. A MENTIRA FOI INSTITUCIONALIZADA, ASSIM COMO A MALANDRICE.

E CLARO A «BOLA» A DROGA PARA "MONOTORIZAR" AS MULTIDÕES. FÁTIMA A NOSSA SENHORA, MORREU!O FADO BANALIZOU-SE.

...E OS IMPORTANTES  TÊM A MEMÓRIA CURTA,  NÃO SE lembram ONDE ESTAVAM NO NATAL de 2023.

 

RESGATAR O PASSADO?

NÃO!!!!

O PASSADO NÃO SE RESGATA(...) ENSINA-NOS E APRENDEMOS COM ELE.

 

 >De cu pró ar(!) passo a  vida de CUPRÓAR na GUERRA com a Grama das aboboreiras, tomateiros e pimenteiros.O QUE GOSTO MESMO É DAS ABELHAS e DOS GIRASSÓIS.COMO NO 25 DE ABRIL, CÁ ANDO NA MESMA GUERRA, A DAS MÃOS(!),,, AJOELHADO. E A DO PENSAMENTO TRABALHANDO A  100 À HORA.

OBRIGADO PAULO

BIA

CRISTINA ...FOI MESMO UM PRAZER.

Também à memória do «BARROSO»Vitorino Marques Letras


TAG> «SANGUES MISTURADOS-2 DIAS DE FAMAADEUS ATÉ PRÓANO SE DEUS QUISER»

“Há anos que pergunto o porquê daquilo que me acontece. Não sei bem… talvez por isso estou sempre a agradecer a Deus a vida que me deu.” — Amália Rodrigues

Fonte: https://citacoes.in/autores/amalia-rodrigues/
“Há anos que pergunto o porquê daquilo que me acontece. Não sei bem… talvez por isso estou sempre a agradecer a Deus a vida que me deu.” — Amália Rodrigues

Fonte: https://citacoes.in/autores/amalia-rodrigues/

 

“Há anos que pergunto o porquê daquilo que me acontece. Não sei bem… talvez por isso estou sempre a agradecer a Deus a vida que me deu.” — Amália Rodrigues

Fonte: https://citacoes.in/autores/amalia-rodrigues/