LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

sábado, 8 de junho de 2024

A VIDA É UM CIRCO VAZIO E CHEIO

 

 

 A VIDA É UM CIRCO VAZIO E CHEIO

TEMPO DOS RETRATOS

8S-72 HORAS APAIXONANTES

I

DEN

TI

DA

DES

...POIS CLARO!


«...é preciso apaixonarmo-nos! é preciso atenção,  numa flor, num carreiro de formigas ou numa causa.

É preciso estarmos focados, sentirmo-nos acompanhados.

É preciso sermos amados e respeitados :desta forma todo o ser humano estará na posse do milagre da MULTIPLICAÇÃO.»

FOCADOS-AMADOS-ACOMPANHADOS-RESPEITADOS...seremos implacáveis na procura DE nos superarmos,,,foi o que fizemos nós alunos  «DAZARTES»...as imagens o testemunho. Como as "PEGAS", vaidosos  da nossa plumagem.

O SEGREDO É AMAR

 

PERÍODO 3 2024-O VAZIO DE MENSAGENS «ESPERANÇOSAS» PORQUE O MUNDO ESTÁ CHEIO DE PÓ.E PORCOS SANGUINÁRIOS E PEÇONHENTOS A DIRIGIREM AS NAÇÕES.

SAVE THE CHILDREN



 


 


 

 AS  CRIAÇÕES DO ÍNDIO>>índioo WE LOVE YOU!/Matt!




 

 

 





 


























 


 

 

ESTUPIDAMENTE

 FORAM estupidamente competentes, estupidamente trabalhadores, estupidamente belos. São tão estupidamente luminosos, belos, belas que por onde passam criam BOLAS COLORIDAS E AYUUUUUUUU!.

 No corredor das vintes. No bar dos alunos.Nos pátios TODOS E TODAS VOS OLHAM (DE SOSLAIO),clamam por vós na vossa partida anunciada .APARENTEMENTE  A "ESCOLA" ORGULHA-SE o sistema fica emperrado  porque vós  ALUNOS de ARTES, VESTIS  de cor como a frágil miúda de VERMELHO,,,(Lista de SCHINDLER)CAMINHANTE ENTRE DESTROÇOS CINZENTOS PARDOS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. VIVEMOS HOJE NUM mundo PARALELO A ESSES tenebrosos anos  ONDE A INOCENTE CRIANÇA DESPONTOU COMO DE UMA LUZ DE PIRILAMPO  NA NOITE DOS TEMPOS.




 

TIVERAM A OUSADIA DE SEREM simplesmente HUMANOS-SONHADORES e DETENTORES do que hoje se tornou escasso, ausente e raro:

-O empenho e a competência. A FELICIDADE ESTAMPADA EM TODOS OS ROSTOS.

 


 

IMPONHAM-SE! SEJAM IDENTIDADE, ÚNICOS  nesta  selva que se tornou a sociedade, as ESCOLAS LEVAM POR TABELA. OS ADULTOS AOS POUCOS ROUBAM-VOS O FUTURO...MAS NÓS GUERREIROS DO BEM CONTINUAREMOS A SORRIR E A OFERECER FLORES, ABRAÇOS E AMOR.

AMATO É TB ARTES!!!!


 

 

 NÃO HÁ POR ENQUANTO LUGAR PARA 1-2-3 já cá estou outra vez. APOSTEMOS NA DESORDEM NO CAOS FORMAL, NA IGNORÂNCIA E CONVÉM FAZEREM QUE ESTÃO A FAZER.

 O QUE É A ARTE?

Complexidade, não há vida para além das imagens. Nos retratos encontramos a essência dos momentos. Os retratos são carregados de enzimas.  Dois dias de fama, depois terás que  recomeçar NOVAMENTE. Para que serve o ACORDAR? se estava tão bem a dormir.

O VAZIO da escrita.

Só os corajosos e suficientemente loucos  escrevem livros ou abrem tascas com «JOQUINZINHOS» em pratinhos de Barcelos...

  O mundo está cheio de ruído, não há mais lugar para  fazer contas de dividir e multiplicar. Fico-me pelas somas e subtrações.

Sonhar acordado  torna-se uma utopia quando o que se
quer alcançar parece muito distante de uma realidade próxima ao homem. Assim, na proporção que pode-se afirmar que o sonho pode ser enquadrado como uma utopia, é possível dizer que, segundo
Bloch, a utopia permeia o campo artístico em que aquele que cria a sua arte, cria também uma
utopia, não como mera forma de inanimada de artes, mas como exteriorização de um sonho que
ultrapassa utopias e  concretiza-se . 

Segundo o Autor, o mundo não está pronto, se estivesse, o futuro era certo e não é. 

O lançar-se para frente é uma forma de desenvolver a expectativa «utopizante» das melhorias, sem que haja
certeza de, absolutamente, nada, podendo tudo dar certo ou não. Porém, é o que resta ao homem,
considerando estar  num mundo que lhe dá possibilidades e formas de transformação em que os seus
sonhos possam ser concretizados. Nessa luta  num mundo de possibilidades, cabe dizer que a utopia
é uma forma de pensar a arte, como construção de mundo, como representações daquilo que é
sonhado pelo homem, pois criar é uma forma de arte. 

 

 O QUE É A ARTE? 

 Ofereço FLORES

Abraços  de PINGA-AMOR

ARTE? SÃO ROSAS ...

FLORES e PÁSSAROS DO SUL.

Sem relógio na parede nem tempo para a RACIONALIDADE.


 

 


  ...desistir é parte fraca. Escolham o acrescentar, inventem! Façam como O VENDEDOR DE GELADOS. Não havendo assunto de interesse, sobrecarreguem a vossa vida de RETRATOS, não os de papel mas aqueles digitais que enfiam 2000 num aparelho que cabe no bolso detrás.

 UTOPIA é mesmo tudo isto e mais uns dois meses de viagens sensoriais. É necessária a desilusão  pois de nada serve fazerem boas coisas...haverá sempre um milhão que estão dez passos mais à frente. 

 Nem o tempo nos favorece, pensem bem(!) ainda ontem entrámos e já estamos a sair. E tudo por um número- Poderíamos ter feito negócio e arrumava-se o assunto, vendiam-se números e os dias restantes, viajávamos. As escolas poupavam dinheiro na Eletricidade e idiotas como eu não escreveriam textos ainda mais idiotas do que eu. Troco 200 fotos ainda quentinhas por 2001 sorrisos e o filme a Odisseia no Espaço parte IV. 

 

ARTE?

artes?

PROVOCAÇÃO OU PERDIÇÃO?

QUE ESTUPIDEZ... GOZEM A VIDA LAUREEEM A PEVIDE PÁAAA!O TRABALHO É PRÓS IDIOTAS E MENINOS do coro.

A ARTE É UMA BANANA 

A ARTE É O CÓCÓ DO PIERO

UMA VIAGEM AOS LENÇÓIS DA CICCIOLINA E DO KOONS

AS BOLAS DA JAPONÓCA

A ARTE FOI SERRALVES

 TAMBÉM TAVARES PROENÇA E SAÚL, TEMPERADO COM FREDY E CCCCCB

FOI O RETORNO DA ANDREIA E DO XAVIER DÉCADAS APÓS OS TEMPOS DA CONSTRUÇÃO 


É PINGO DOCE (VENHA CÁ!!!) E CORNETOS DELICIOSOS

 PEDRO PORTUGAL E O DESAFIO DA PROVOCAÇÃO


 

«A arte é uma resposta a um estímulo- é uma reação. O estímulo é tudo o que inspira, surge de todo o lado, de toda a parte- é o Universo. A reação nasce no sangue e corre incessantemente com a pressa de a levar até ao cérebro antes que o corpo a esqueça e a liberte novamente para o espaço. Secalhar não era para ser…/ A arte não se deixa cativar. É como um gato: deixa-se apanhar e acariciar, mas não pertence a ninguém. É do mundo. Como tal, a Arte é a permanente relação Mundo-Homem. Ou melhor, a Arte é um gato. » A ARTE É UM GATO!O GATO DA ZÉFA...

 


(TASCHEN EDITORA)
ARTE É O GATO DO KOONS!E A MHAUUUUCICCIOLINA.



CRHISTO MODELOU O MAIOR CORPO HUMANO DA HISTÓRIA DAS ARTES-DEIXOU-O DEBAIXO DE ÁGUA.

CRHISTO TEM UM GATO ENCHARCADO DE ÁGUA



MELHOR FONTANA QUE ABRIU RACHAS EM TELA CARA


>>>Para muitos a arte moderna é uma meণ💘da. Para Piero Manzoni, literalmente. Na leva da arte concetual que se iniciou com o urinol de Duchamp, Manzoni lançou em 1961 as latinhas de me💔da que criticavam em si mesmas a tal arte concetual e, de quebra, toda a sociedade de consumo.koons já se sabe, fez um filho , ginástica na cama e mostrou o lado (UFFFF!) LASCIVO DA VIDA. depois destas não é possível criar outras fronteiras-AUTORIDADE! IDENTIDADE!

 


 CASTELLAN GANHA AOS PONTOS À VASCONCELOS E AO CABRITA ESPERTALHÃO.

MAURIZIO TINHA UMA BANANA QUE ALGUÉM COMEU-A MAIS CARA DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE.

 




 

E POR AQUI ME FICO SENÃO VOU PRESO.

PORTUGAL DEU-NOS O PRETEXTO DO PEDRO






















 






 

 

A ARTE É UM GATO!

 









OU A FLORESTA DO PENSAMENTO DO CABRITA

(?)

ARTE NÃO-ARTE-DIVERTIMENTO  E IDEIAS BESTIAIS  CONSTROEM O GRANDE CIRCO DUMA VIDA.






















 
TRABALHEM PÁ!!




 
SERRALVES POIS PUDERA...
 
 





 





indian JANE VOLTOU À BASE E FEZ DAS SUAS>>

Olá professor! Espero que esta mensagem o encontre bem! Envio lhe as fotografias do nosso ultimo encontro. Desculpe a demora, mas a vida tem sido um bom kaos ultimamente. Acabei a tese e já estou no mundo dos crescidos, a estagiar num atelier. Gostaria de lhe enviar a minha tese sobre a Palestina e Israel, pois sei que irá entende la de forma especial. Por isso se conseguir enviar-me um email seu, a redirecionarei. Mais uma vez, obrigada por tudo, pois muito de si, respira hoje em mim. Até à próxima, Indian Jane
 
 










 ...espaços habitados pelas VONTADES
 
 

PONTES!!!!
 






 
 
 
PONTES???onde ? porquê???
GOSTAMOS E MUITO...É BUÉ DA BUÉ TER UMA PONTE PARA PASSAR PARA A  OUTRA MARGEM E CONTINUAR.











































 

 

A ARTE É UMA BANANA E A VEIGA TAMBÉM.«Boa noite, veio por este meio humildemente para informar que a festa não pode parar, pois lá pq os meus companheiros de prisão (escola)

Podem não ter demonstrado entusiasmo, mas quando o assunto é sair fora da gaiola a turma faz com que aconteça, posso estar errada e vir a desiludir-me na terça feira mas algo me diz que a festa tem de continuar.
Por isso vou por a pouca confiança que tenho, nas turmas de 12 AVIS na esperança de não ficar desiludida.
Tenho uma pergunta.
Tenho a sua ajuda com a festa?


Se a resposta for sim vou precisar da sua ajuda a justificar as faltas de 37 finalistas.



Venham os 80s!!!!!!
Obrigada por ler »















 








































amorisss!




 







Olá professor, como vai tudo pela grande 23A? Que tal o balanço deste ano letivo? 

Cruzei-me com o professor Jorge pela Covilhã e tomámos um cafézinho na ramalha junto à casa dele, faz hoje uns 4 dias. Lá ele me contou as atrocidades que a ditadora lhe tem imposto... está cada vez pior, é como o mundo, e os certos parecem mesmo cada vez mais deficientes.

Mostrou-me as camisolas e adorei, já tinha saudades de ouvir as aventuras do Espadanal. Aqui pela UBI em cinema mantém-se tudo bem, as notas são boas e a vida também, por vezes entro em confronto com as saudades do que por aí vivi, mas lá faço as pazes e vivo mais um pouco sem pensar nisso. 

Convidaram-me para ir ao Sarau da Amato, uma vez Presidente, Presidente para sempre. Estarei presente, sei que provavelmente não estará presente mas farei questão de o homenagear, já que a ditadura aqui não manda, nem nunca vai mandar. Abraços amigos! Muitas saudades e um beijinho do Gigolô!








 




























 

 


ANDREIA CRUZ O REGRESSO QUASE 30  ANOS DEPOIS DO ...ANDAIME DAS ARQUITECTURAS.

2024

 

 1998






23A!AMATO
OS APANHADOS! 
 
OS APANHADOS DA ANDREIA NESTA VIAGEM AO PRESENTE>>

























 







































 

 


 


 


 



 


 

 

A ARTE É UM GATO!
A arte vive dentro de nós. Nascemos com ela. Observamos e sentimos. A arte transcende barreiras e nos representa da forma "bela" e "feia". É um instrumento de resistência. De manifesto. De expressão. E fica para sempre dentro nós. Até o fim do mundo.
 (MANTESSO)
 

 


 

 NONO (9º) JOANA DELGADO#BEATRIZ FERNANDES




LIBERDADE-AUTORIDADE PESSOAL, ESTÃO INTRINSECAMENTE LIGADAS E DIRECIONADAS PARA A IDENTIDADE, CRIEM UMA  IDENTIDADE E PODERÃO NA BOA ULTRAPASSAR O KOONS E A CICCIOLINA.VENDEREM A VOSSA "BÓSTIA" COMO MANZONI.... NÃO ROUBEM LINGUAGENS COMO PORTUGAL, REIVENTEM-SE E SEJAM ÚNICOS. 

O OBJECTO -ARTE É COMPLETAMENTE INÚTIL ( ..vou perder fans!), vale pelo processo e ocupação da mente em algo inútil mas que é muito melhor do que estar na esplanada a beber canecas ou a esturrar os pulmões.

Descobriu-se um novo sentido: não é o talento ou a técnica que faz a arte, mas o conceito, o significado atribuído, a semiótica, a surpresa, O INESPERADO. 

 

 A ideia vale mais que a obra.

 



 

 

 
REIS...OS PALHAÇOS EM FESTA!
AS  VOZES DELES

 
Auto-avalia me com 16,acho merecer esta nota pelas notas e o empenho na aula.Esta disciplina trouxe me muito ,aprendi a ter outros pontos de vista ,a ver as coisa não só de uma forma mais sim de várias e que a vida não tem só um caminho ”certo” cada um tem de criar o seu sem vergonha porque este é que é o certo . Precisava assim de 16 no mínimo como nota final a desenho para poder seguir o meu caminho . Obrigado.
 EMMA a miúda de outra GALÁXIA.


Então, último período do ano inteiro não é - Como nota do terceiro período acho que mereço o 18🥰🤗🤩😚devido as notas que tive nos trabalhos realizados este período e ao longo do ano, também sou uma aluna responsável que nunca falhou nos prazos de entrega, e esforcei me ao máximo. Quando me senti perdida, procurei o stor e perguntei lhe o que fazer e no que podia melhorar. Sou assidua  e pontual, embora admita que falo um pouco nas aulas 😣 ( é muita amizade e companheirismo com os que me rodeiam naquelas 6 mesas) mas sou bem comportada e trabalhadora. Vou também a exame este ano, e por isso dei o meu melhor naqueles que realizamos na aula 🙏 E acho que é isso, muito obrigado por este ano todo stor, senti uma evolução por causa de si 🫡KALAVERAS!!
 
 
ola stor chegou o fim do ano e com isto a minha última autoreflexão 😭... então primeiro queria dizer que gosto MUITO de si e foi um dos melhores stores que já passou pela minha vida, sei que pode parecer graxa mas não é! Este período foi incrível e acho que estive muito bem e que evoluí bastante 🙌 entreguei tudo a tempo, esforcei me muito para fazer o meu melhor e sinto que consegui 🥳 Vou fazer exame de desenho por isso deseje-me sorte 🥹 Para finalizar gostava de ter 17 para subir um bocadinho a minha média e porque acho que mereço 🥰🤗 

Ps:. adorei fazer o trabalho da folha amarrotada :) e o stor pediu para o lembrar de mudar a nota na grelha 😉 e obrigado por subir a nota fiquei bem mais feliz 

GOSTO MUITO DE SIII,
Beijinhos do GABYYY 😘 salgueiro na veia 👹

Creio que mereço o nível 16. Reconheço que tive melhorias em relação a alguns projetos, ao longo do ano, e sinto orgulho nisso. Infelizmente, quando não estou satisfeita com os meus projetos tendo a desanimar, o que pode piorar a minha nota.

Fico bastante contente por ter tido a oportunidade de ser sua aluna. Apesar de o ano ter passado a correr, foi o suficiente para poder usufruir de aprendizagens, tanto na área das artes como no meu desenvolvimento pessoal.
Obrigada stor :D 🍫🐈‍⬛🌞🌙🌟


Não vou a exame, pois irei fazer o de português e refazer o de filosofia. Pretendo ficar um ano a trabalhar, usufruir do gap year, e assim, prosseguir estudos. Ainda estou indecisa se vou para psicologia ou cinema. Em ambas as áreas, poderia ir para a força aérea portuguesa.AMAZON GIRL

Luana Marcelino

09:28 (há 12 horas)


para mim
OLÁAAAAAAA STOOOOOR
acho que mereço um 12 , apesar das minhas notas  e do pouco trabalho😝 ( não vou a exame) 
 

obrigada por tudo stor , por independentemente das minhas notas serem o que são nunca ter deixado de confiar em mim! 
Que nunca deixe de  ter esse coração tão grande, que quando gosta cuida mesmo e obrigada por cuidar tão bem de nós 🤍 por me animar em dias menos bons e por ser o melhor professor que já passou por mim;))) 
O B R I G A D A ❤️ 

Margarida Carvalho

09:15 (há 13 horas)


para mim

 
Acho que mereço um 16 pois embora não seja organizada esforço-me para realizar os trabalhos propostos, eu sei que vou ao exame mas não faz mal dar um pouco de graxa, vou ter saudades das aulas de desenho mesmo quando não sabia oq tinha de fazer havia alturas que estava mais perdida que um cego num tiroteio, a vida segue e agora vou ver se consigo ir para a universidade, o secundário passou demasiado depressa pois parece que foi ontem que cheguei ao 10° vinha de uma turma onde era julgada por ter gostos fora da norma.
Agora tenho mais confiança no entanto sinto que não estou pronta para o q aí vem, mas vai ser um novo capítulo neste livro que se chama vida. 
VEGAAAAAAAAA!


O ARTISTA MORREU!

A PALAVRA  MORREU COM ELE. SOLTEM O CROCODILO.

 

 

    AGRADECIMENTOS A TODOS OS ALUNOS QUE PARTILHAM OS SORRISOS NOS ESPAÇOS FORA E DENTRO DA 23A.

ÀS FUNCIONÁRIAS QUE ESTIVERAM EM TODAS AS "MALUQUERAS" E FIZERAM SEMPRE O SEU MELHOR POR UMA ESCOLA COLORIDA E FELIZ>AMORDASÃO MAMY- CÉLIA-MARTA-VÂNIA-BETA-ROSAL

JF-AUSENTE PRESENTE

AO PESSOAL DA ERID QUE ENRIQUECEM A NOSSA EXISTÊNCIA-BRITES X3-JOANA -ANA RITA-AFONSO-INÊS-Gabriela é mê camarada...

 

 


 







 

TRIBUTO AOS ALUNOS AOS EX-ALUNOS E À PROFESSORA

ANA A HUMANA, COMPETENTE E INCANSÁVEL  PROFESSORA PRESENTE///FUTURO

 









LIVING-FINAL CUT

 

BIAAAAAA! OBRIGADO POR TODOS OS ENSINAMENTOS E POR TODO O AMOR QUE NOS FOI OFERECIDO.

 

KALAVERASSS! O stor marcou-nos para sempre, consigo sinto que aprendi e que evolui muito. sempre tive muita dificuldade em acreditar em mim e nas minhas capacidades.obrigado por tudo professor

zéfaaa! obrigado por um ano cheio de coisas boas. um ano em que floresceu em mim uma nova forma de criatividade, uma nova forma de arte, uma nova forma de amar.

spaglholaaa!A si que todos os dias chega com um sorriso de orelha a orelha  e ilumina a sala-para si que tem um enorme coração e uma infinita loucura. muito obrigado.


egípcia-obrigado stor por todo este ano incrível que tive ao seu lado e que me ajudou bastante no meu progresso escolar. você é um professor doido, adorei cada momento e cada gargalhada que dei consigo.amo-o stor com todas as minhas forças.

vegaaaa!quando soube da sua existência através do meu tio, ele falou-me de um professor completamente fora do normal, não tenho palavras para descrever o quanto estou agradecida.


romenaaa, obrigado por me fazer gostar da escola obrigado por me deixar fazer parte da 23a.


gaby o fofinho-foi um ano cheio de aventuras e desafios, um ano incrível.é um stor cheio de simpatia e alegria. consegue contagiar os outros com essa felicidade.

du-duuu-um ano que já passou e foi o mais divertido que tive no secundário. obrigado por tudo o que aprendemos consigo. obrigado por ter criado a 23a, a nossa segunda casa onde se criaram tantos momentos. finalmente ficámos a perceber o que é a arte. só é arte aquilo que é criado em liberdade.


emma a miúda de outra galáxia. Querido professor  a sua dedicação e paixão pelo ensino do desenho e das artes foi inspiradora. O stor deixou-nos uma marca memorável no nosso percurso. Obrigado por não apenas ser um professor, mas um mentor e um amigo para todos.

nô baldex-oooooh índio! foi um ano e tanto o melhor de tudo é só ter coisas boas para falar de si


karvalhooo maguiii-obrigado por ter feito do meu ano um ano muito melhor. Foi um ano grande graças ao stor que nunca deixou de acreditar em nós.

matttt-Quero agradecer-lhe por ser tanto e fazer tanto por nós. Por ser amigo e confidente. Quero agradecer-lhe por saber sempre quando não estamos bem e nos dá aquele abracinho que só o stôr tem.


xico morrison-obrigado por todos estes anos que me acolheste debaixo da tua asa.Desde que cheguei à Amato sempre tomou conta de mim e ficar-lhe-ei eternamente grato por tudo o que fez por mim e por todos os seus alunos-somos os filhos da arte. Tratou-me como um filho e eu tive a honra de ter um pai na escola. Obrigado por tudo índio até à próxima.

maria -obrigado por nunca desistir da Maria. Continue a espalhar a sua alegria e o seu carisma contagioso.

selvagem!!-Traz consigo o prazer de aprender e tem em si o prazer de ensinar. A panca que toda a gente falava, era real. Eu gosto tanto da sua panca-faz-me sentir menos sozinha neste mundo de normais. Obrigado por acreditar em nós mesmo quando somos casos perdidos.

amazon indian. Obrigado pelos dias fantásticos que o professor organizou.A sala 23a é a sala mais bonita que conheci.Este ano evoluímos como pessoas e como alunos.

 rafa #ela-acredito que este 12ºano foi o melhor ano da escolaridade, sempre fui uma pessoa que nunca se setiu acolhida pela escola, primeiro porque sempre faltei muito e por problemas de saúde. segundo porque nunca me senti confortável na escola.sentia-me inferior aos outros. este ano foi diferente comecei a acreditar em mim. e isso tenho que agradecer ao professor e à luana.

 









 

FOTOGRAFIAS-K-KK-JOHNY MOOR-DUDU-GABY-AMAZON ÍNDIA-SÔSAA-SELVAGEM GIRL-MATT´S-JANE #LOVE-Vânia-FARROMBA-ZÉFAAA...SE ME ESQUECI DE ALGUÉM QUE SE APRESENTE.

 k a (k)riativa

 

 
 >>>>
A PALAVRA TERMINA AQUI-NASCEM JANELAS PARA O INFINITO

 








!
 

 
 
 
... quando já não se pode vestir a pele do LEÃO  vestimos a da raposa, porque no DILÚVIO
  salvaram-se mais raposas que leões. 
Toda a criatura tem o seu próprio saber, e a raposa aprendeu que jogar a descoberto não dá nem vantagem nem prazer.
           Umberto Eco " Ilha de um dia antes"
 
 
(K)RIAR AMAR-DÁ MUITO TRABALHO-(...)QUANDO FALAMOS E PRATICAMOS A  LIBERDADE,CONQUISTAM-SE VONTADES. 
 
ELA A LIBERDADE ASSENTOU AQUI ARRAIAIS E FOI RESPONSÁVEL.
POR
TANTA BELEZA!! 
 

 
MÉDIA de FREQUÊNCIA>16
MÉDIA DO EXAME NACIONAL>15


Sem comentários:

Enviar um comentário