LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

domingo, 6 de abril de 2025

GOLD

 

 

 

MARÇO 1 

 GOLD!!!

MARÇO 2

(...)

Março 4 

(...)

MARÇO 9 

(...)

 ABRIL 2

 simplesmente

PAIXÃO

ABRAÇOS 

AMOR

 


 ???

MARÇO 15// ÉS UMA MÁQUINA HUMANA

...tenho por cá uma dúvida(!!?)...de que lado está o certo e de que lado está o errado?

O QUE É CERTO#ERRADO?

 

MARÇO 22

(...)

-ASFIXIA?

-A PRISÃO DA LIBERDADE!...

continuemos GOLD. 





MUITAS IMAGENS

 AMOR-SORRISOS-ARTE-CHEIRAR UMA COUVE COMO SE ELA FOSSE UMA FLOR.


 


...CHOVE LÁ FORA, A PRIMAVERA COMEÇOU QUASE HÁ 1 MÊS, QUANDO AS FRÉSIAS (GLADÍOLOS)ME OFERECERAM AS PRIMEIRAS FLORES-AS  ANDORINHAS SAUDARAM-ME NA SEGUNDA-FEIRA 24 DE FEVEREIRO.


 AMO FEVEREIRO

AMO SETEMBRO 

...COMO TE AMO A TI MAGUY FLOWER 

CARTAS DE AMOR 

PARA OS MEUS AMORES 

MAGUY FLOWER

 


 

 




 

Se tu queres a minha amizade 

Eu serei sempre a tua flor.

Tu vais ser sempre o meu jardim! 

À luz do sol eu vou brilhar

E vou ser a tua calêndula.

Tu serás sempre a luz

que me fará brilhar!

 


                      
As flores admiram a cascata.

É a melhor água que eu vi.

As flores ouvem a água do meu jardim.

 

  

O meu jardim tem lindas borboletas,

Que gostam do nosso amor.

As borboletas douradas,

Gostam das nossas flores!




Tu serás sempre o meu amigo, 

E eu serei sempre a tua flor

Se tu queres a minha amizade

As flores são o nosso amor!

 

Tu és o meu anjo  que sabe voar.

Eu quero voar contigo.

Eu sou a tua amiga que gosta de flores

E é o nosso amor que as faz brilhar!

 

Tu vais ser a minha estrela

Eu vou ser a tua princesa!

Dá-me a tua mão

Tu e eu adoramos esta canção!

     Margarida Tomé 30/12/2024 

 

--Bom dia Álvaro da Flor Primavera Linda.

-Bom dia chuva colorida. 


-Boa noite Álvaro da Primavera mais ensolarada.Na ilha florescente onde crescem muitas flores conhecidas por Margaridas.Eu sei que estás cheio de saudades minhas, mas um dia vamos encontrar-nos um ao outro numa visita de cortesia.

 -Boa noite cocktail especial com odor a Jasmim.

 

ÁLVARO EU ADORO NOMES FEITOS POR MIM-MARGARIDA-RASALINDA CACAU-LUANA NATUREZA AGUIAR.

 

.

 

 



 




 





MÃOS DE BARRO…2 anos

ERID

OS SORRISOS 


 


O Projeto “Mãos de Barro”, decorre há dois anos, com duas horas semanais numa sala-oficina da Escola Secundária Amato Lusitano. A colaboração com a Erid surgiu por convite ao Professor Álvaro Espadanal, que o estendeu à Professora Margarida Pires, e ambos, em regime de voluntariado têm assegurado continuamente a dinamização deste projeto. Prioritariamente, visa dotar os utentes da ERID de competências e saberes específicos no âmbito da cerâmica e da modelação do barro, transferindo-lhes pela prática sistemática aprendizagens com tendão para a sua autonomia construtiva e criativa. Este espaço de aprendizagem e experimentação, ensina a construir projetos de cerâmica numa combinação de competências técnicas, conhecimento dos processos artísticos e qualidades pessoais que contribuem para uma experiência educacional eficaz e gratificante. Combinando a afetividade e as emoções, construíram-se neste espaço e ao longo destes dois anos, relações interpessoais fortes, onde a confiança e o amor têm inspirado e motivado os alunos no desenvolvimento dos seus projetos individuais. Num diálogo permanente com estes alunos, conhecendo as suas limitações mas acreditando nas suas potencialidades, o trabalho desenvolvido fala por si a par da dedicação que professores e técnicos investem na construção de competências de autonomia, bem estar e felicidade dos seus alunos. 

Tendo em conta as potencialidades deste projeto na construção do saber-fazer, sendo por isso um contributo significativo para a valorização pessoal e profissional de pessoas com menos oportunidades de integração social, acreditamos que se devia perspetivar o alargamento deste a mais utentes e/ou mais horas semanais. Nessa possibilidade, seria desejável uma melhoria das condições de trabalho-aprendizagem, nomeadamente com o arranjo da instalação elétrica que alimenta as duas muflas disponíveis na escola, a alocação do espaço existente exclusivamente para o efeito, e a atribuição do crédito de componente não letiva (artigo 79 do ECD) dos docentes envolvidos e já comprometidos emocionalmente com o sucesso deste projeto. Julgamos que, havendo boa vontade e um comprometimento das instituições envolvidas, no longo prazo, é perfeitamente viável e justificável.

Perspetivando novas aprendizagens, Mãos de Barro, irá aprofundar técnicas já exploradas e tem em desenvolvimento outros projetos e novas aprendizagens na área da pintura de painéis e a possibilidade de construção de um mural para a Escola Secundária Amato Lusitano.

O que foi feito até ao momento e de que emoções se alimentam as Mãos de Barro, aula após aulas, ficam as imagens e os textos que melhor explicitam a construção do sonho.

 

 

 


























 


 


ACERTO FINAL

PROJECTO EMOÇÕES


 








 

AMOR GOLD

23A

DIVAGAÇÕES

ZAMORAAAA- CLARA SANTOS-LEONOR TORRES.

TRIBO WOLF-CLÃ FRIENDS
 



++++

 

 

FELICIDADE


CULTURA

 
 
PAZ
K
SENTIR!!
 

 
 
 
 certas palavras pesam-me no corpo
certos pensamentos invadem-me nua.
temo a guerra iminente
que se alastra em oceanos
e constelações de incertezas.
procuro por memórias reais,
por páginas escritas a tinta
e respostas que não deixem mais perguntas.
continuo a existir, na ânsia de saber o que é viver,
no tempo perdido que não volta, nos porquês que me causam angústia,
numa constante perda.
refugio-me no vazio que não vejo, mas sinto,
deixo que o silêncio me destrua;
me consuma.
de tempos a tempos enterro pedaços do que já fui,
de histórias passadas, de estações bonitas,
de lembranças espalhadas nos labirintos da mente.
à minha volta as árvores já só vestem cores mortas
e aquela chama que iluminava as paredes de minha casa
apagou-se,
destruindo o resto da minha essência.
uma certa inquietação reduz-me a poesia,
a cinzas, que voam pelo vento
e que levam consigo os sonhos
de quem como eu, não teve chance de sonhar.
e numa melodia vazia, abstrata
conto os dias do fim, para o início,
à espera que o amor renasça,
e me devolva o que era meu.
sou feita das pessoas que já amei,
de feridas abertas,
de desejos que nunca serão realizados,
de palavras soltas, de ossos velhos.
sou um museu de erros e tentativas
não sou nada, muito menos tudo;
sou o entrelaçar de todas as emoções,
uma passagem efémera;
eternamente
cega,
vazia.

as saudades acumuladas impedem-me de dormir
mas é ao ver o nascer do sol que me sinto viva.
as esperanças em mim abrandam, como um relógio
e por fim, as raízes secam.
Deixai-me morrer de pé como as árvores,
para poder sentir pela primeira vez.
 moon <3/5 março
 

 
 
AI WOLF, estava aqui no meu álbum digital, mergulhada nos tempos antigos.Fizemos tanta história! LINDO.SIMPLESMENTE LINDO. Tanta ARTE, tantas flores, tanto amor e sorrisos.HISTÓRIA FOI FEITA.Eterna saudade dos velhos tempos na única e incrível 23A.
K-2 Abril
 

CORAÇÃO BRADLEY
 Olá stor :) entendo que disseste que não ias responder a e-mails, e não é preciso responder, mas pensava que andas um pouco triste, e quando eu tou triste sempre tentas me ajudar, então eu queria te ajudar também..,.., 
   Eu fiz estas imagens para ti :] e essa vídeo engraçado que achei que ias gostar
 

 
   AMO O STOOO0O00R!!:!::!!:
(09.03/2025)
A//MO-TE  BRADLEY!!!INGLATERRA
 
 

É a Mantesso! Hoje escrevo-lhe pois lembrei me de si mais uma vez, e neste caso, foi inesperado! Vou contar a história: hoje tive uma aula de desenho de espaços de interiores e vinha a pensar com meus botões enquanto fazia o desenho… Estava a utilizar canetas e até me lembrei de quando estávamos a desenhar a 23A no ano passado. Estava a libertar-me do papel e a fazer um desenho mais expressivo, mas depois lembrei-me duma frase que ouvimos bastante por aqui “designers não são propriamente artistas”! Bem, chamei a professora a perguntar se poderia manter a tal expressão em algumas das perspectivas que temos que realizar, e ela disse que sim, mantendo ainda alguns traços de designer não haveria problema nenhum! Quando já ia voltar para minha mesa, ela disse-me “Eu tive o mesmo professor que tu, já conheço esses traços”, logo fiquei admirada e feliz, e disse-lhe que lembrei me de o stor dizer sempre “libertem-se das canetas”! Ela riu e concordou comigo! Fiquei a refletir sobre isso e veio me a realização de como a 23A, suas aulas e seus ensinamentos ficaram comigo, e sempre ficarão desde que esteja com uma simples esferográfica na mão, assim como na memória ficam as aulas e suas frases motivadoras, de geração em geração! A plantinha que o stor nos deu no final do ano está lindíssima e é de longe a mais bonita do meu pequeno jardim… Obrigada pelas belas lembranças na Amato Lusitano, e também por todos os ensinamentos... Assim quando puder faço uma visita a 23A!

Lembranças e beijinhos da Mantesso.BRASIL

(24 MARÇO)

 





11/3
 
 23A ...RDE!
 
Martim
2011
2025
 







 



 


 
...O ARTISTA FORCADO-PAISAGISTA E HUMANISTA.
CIDADÃO DO MUNDO 
 
JURO QUE A CULPA NÃO FOI MINHA!
UFFFF!SAFEI-ME DESTA.
 
...
 

NÃO TENHO PIJAMA SÓ ROUPA VELHA... E ESPERANÇA NO DIA DE AMANHÃ.
REINVENTAR a nossa gaja.
ÁLVARA BARATUXA
 
matt LOVE


 
 

 
ARTISTAS EM POTÊNCIA
(Aguiar-4 estojos)
 

 

DIANA





PANELAS E MORCELAS
 
ROSAS AMARELAS
 
e esparguete //O ATLETA PERFEITO!
 






BRUNA 23



 

lourinho 24
 
DECADÊNCIA AMADA
 
 


BODY BAG
 
 


 
love two-2
 

 

 
 
BELEZA ADORADA
 

 



ANDRÉ TELES



siamesas
 
 


 
O PASSADO DE VISITA
a louro da AGRILOJA 
BLACK MAGIC GIRL
 
 

 
 
YASMIN BRASIL
 
 
TOU LIXADO!
LUZ AOS CONTENTORES ÉRIKAAA MODELO E CANTORA /CORAÇÃO BONDOSO
 
PROCEDÊNCIA: PARAÍSO!
love IT
 


 

 



 
LUÍS PARTE-LOIÇA~~




 
AMADA BRUNAAAA.MY LOVE/ÚNICA E ESPLENDOROSA
 
ATLETAS-ARTISTAS
LARA-BONIFÁCIO
TRABALHADORAS DO DESTINO
 


LARA A LUTADORA




BONIFÁCIO A PROF DE EDU.FÍSICA-ARTISTA EM TODAS AS VERTENTES
 

 
 
BARATA COMPANHEIRA NAS EMOÇÕES
 
 

PASSADO-PRESENTE AMORIS DONTEM... matam saudades 2024
 
 
 
KAVS 23A
23 A EM REBULIÇO/INTERVALOS
 TODOS OS RIOS DESAGUAM aqui!
 



gaby.calaverass .bia. duduuu
 
 
METAL#ICOS!
laras! LIAS#LEONORES
OUTROS AMORES DO LOBO
 

 

#
 




AGUIAR-LIA - LEONOR
 



PI(T)XA + viking
 
 



 
 
 
STRONG MATTI!
A SAUDOSA MATT DE 2024
AMO-TE MATT!
MADE IN 23 A

Boa noite stôr,
Envio este email para que o guarde.
 
Quero também passar por lhe dizer que ,hoje ao entrar na 23A ao fim deste tempo ainda me cheira a CASA. Com a ida para a universidade aprendi que CASA é isso FAZER MORADA EM QUEM AMAMOS E NOS OFERECE AMOR , quero que saiba que hoje , naquela sala o meu peito se encheu de AMOR. 

     _Memória olfativa é quando a pessoa se recorda de momentos vividos, lugares visitados e pessoas. Isso         acontece porque, ao sentir cheiro, o cérebro tem uma reação neurológica que gera lembranças. Na prática, os aromas familiares trazem a cena do passado com riqueza de detalhes._

 Quero e espero que saiba que o que você faz é mais que ensinar , você passa nos amor e  que é ETERNO e irá para sempre viver connosco e em nós, todos os seus alunos e toda a gente que cruza a sua vida tem o privilégio de carregar um bocadinho de si consigo.


ÍNDIOOOOO ÉS ETERNO PÁHHH

Como uma vez lhe disse numa tal de sala 23A num tal dia 23/04/2024

"O QUE IMPORTA É O PROCESSO, NÃO É O FIM!!" 

Da sua eterna aluna Mati🫶🏼

A TV
FO
DA
SE
 
 
 
AS 3 GENIAIS-FUTURO BRILHANTE/ ADRIJÉSSICA-ÓÁRIASSSS-BRUXA-BELA


XIVVV!


SÔSAAAA-MATT
 
 


VEGAAAA#LARISSSSAAA

PASTEL DA MÃE DE MATT 2
OBRIGADO MAMÃ!>>-MATT CORAÇÃO GRANDE E BOM-ARQUITECTA  PERSONAGEM TALENTOSA
 

GOLD WORK
 FAZERDAM(#)RDARTE
 

 
...a arte ! 
A sua génese é ESTRUTURADA  na expressividade das dinâmicas formais-nas cores e no processo de INVENÇÃO.
(K)riar, vai muito para além dos registos em papel...novamente  a frase de Picasso:«A PINTURA NÃO SERVE PARA DECORAR PAREDES, MAS SIM PARA FAZER REVOLUÇÕES».
 
 A BANANA DE CATTELAN
 
O URINOL DE DUCHAMP 

fotografias-sexo explicito do escultor Jeff Koons e Cicciolina
 
«MERDA de ARTISTA» dE MANZONI
 
O ÁLBUM «TALVEZ FO#ER» DO PEDRO ABRUNHOSA
 
AS PERFORMANCES DE MADONNA e LADY GAGA
 
OU a t-shirt-tv
FO
DA
SE
...DA BRUXA-BELA ,Sofia.  A criação artística (CONTEXTUALIZADA)VAI MUITO PARA ALÉM DOS SUPORTES DE PAPEL, DAS TELAS, da MODELAÇÃO DE UMA PEÇA EM BARRO...OU DUMA INSTALAÇÃO.
O CORPO,como objecto-ARTE E A SUA INTERVENÇÃO NUM ESPAÇO PÚBLICO É POR SI SÓ UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO.
MILENAR!
 
«a arte é uma ideia»
 «...o princípio de qualquer coisa»
DIÁLOGO COMUNICAÇÃO 

É esta "PÉROLA" que procuro estimular e encontrar em todos os grupos que  frequentam a23A.
 
-Milhões de pessoas sabem desenhar. A ARTE está lá, quer haja ou não um grito dentro delas a  querer sair de uma maneira especial.
-Ou uma gargalhada.
Picasso ri também.
-Compreendes o que  isto é?Estás a começar a entender o que vais fazer de ti próprio?
Até Picasso o pagão  teve que o fazer.Por vezes não há outro remédio, não se trata de um brinquedo. Não é uma criança a rabiscar numa parede. É uma tradição. É uma religião. Estás a entrar numa religião chamada pintura.
 Tem os seus fanáticos e os seus rebeldes.ninguém escutará o que tens para dizer enquanto não se convencer  de que a dominas. Só quem domina uma tradição tem direito a juntar-se a ela ou a revoltar-se contra ela. Compreendes-me , Asher Lev?.
Escuta, não te posso ensinar muito mais quanto à visão. Ensino-te alguns truques . Depois deitas fora os meus truques e inventas os teus próprios. 
Ensino-te composição. Como se cria a tensão. Ensino-te a manejar a raiva em cores e linhas. Desenhas com demasiado amor. Nenhum homem pode amar tanto como tu e sobreviver como artista, 
 O SENTIMENTALISMO É A MORTE DA ARTE.(Meu nome é Asher Lev, Chaim Potok)
 
ARTE!
DIVERTIMENTO
RESPEITO.E COMPETÊNCIA.
 
...sem qualquer interferência negativa vinda do exterior. ESTE É O TERRITÓRIO SAGRADO dos ALUNOS e do PROFESSOR.
Quem vier que venha por bem e transporte consigo entusiasmo, compraremos  a peso de ouro-e ainda oferecemos flores.
 
 
EIS  AS FLORES:DE 0 a 100!
 
A viagem!
 3 MESES
WORK  
«cozinharte»
VER-REFLECTIR-CONHECER-REPRESENTAR






....O DESESPERO FRÁGIL DOS LIMITES DE CADA UM DE NÓS. «CozinhArte».10ºanos//1 e 2 Avis projecto de invenção REPRESENTAÇÃO E DESCONSTRUÇÃO//DINAMISMO E ESPAÇO .COMPOSIÇÃO.
 


WE LOVE MAESTRO-ÍNDIO


maestro
PROJECTO DE INVENÇÃO/(K)RIATIVIDADE~

TÓPICOS -TERMOS-COMPETÊNCIAS

DESCONSTRUÇÃO-REPRESENTAÇÃO-ESPAÇO-MOVIMENTO-CORTE-COR

METODOLOGIA:
 Criarem uma composição com livros sobrepostos  em posição frontal com as lombadas.
O vosso livro (escolhido) separa-se e torna-se autónomo. Abre.se em movimento e deixa cair detalhes das imagens  para dentro do caldeirão.
 Estas imagens representam autonomia pois libertaram-se do livro, tendo agora uma função individualizada e criação de um novo contexto.
 




DESCONSTRUÇÃO- Separaram-se  do livro em queda(dinamismo-movimento.).
ESPAÇO  VOLUME- AO REPRESENTAREM TODOS OS ELEMENTOS, LIVROS SOBREPOSTOS, FORMAS EM QUEDA(AVIS 1), ou livros cortados ao meio (Avis 2)E UM CALDEIRÃO ESTÃO A SIMULAR UM ESPAÇO COM COMPRIMENTO, ALTURA E LARGURA.AO SOBREPOREM UMAS FORMAS A OUTRAS, ESTÃO A REPRESENTAR ESPAÇO(SOBREPOSIÇÃO).
COR-  A cor e o tratamento em gradações simulam volume . As cores frias transmitem-nos a noção de afastamento e as quentes de aproximação.
 
 
 
 





 




 



 
DIÁRIOS GRÁFICOS
A
FANTASIA-TRANSFORMAÇÃO-FUSÃO.
...do negro à cor
G
+
G
FUZILAMENTOS COM FLORES
GOYA-GAUDI
 
processo de invenção-(k)riativo
O acto de converter uma ideia em LINHAS-TRAÇOS-CORES e COMPOSIÇÕES GRÁFICAS, estimula o raciocínio e liberta a IMAGINAÇÃO, fomentando o imenso rio denominado PROCESSO (K)RIATIVO.
Diferentes materiais, pedaços de madeira, ferro, pedras ou seixos , objectos do quotidiano, rejeitados, podem fazer parte do processo de criação e estimular a invenção. 
 

Ferreraaaa!
 
Márcia

Arquitecto RISKO
 
 
Lara

Bonifácio
 
Eli
 
Rasgados-expressividade formal com objectos e «lettring» actual
fantasias/7fusão 2
 

 
 
 
 

Eli
 
Bonifácio 


Márcia




Arquitecto-Risko
 

Ferreraaa!

 
NO FOGO!
RECEITAS-ILUSTRAÇÃO
 (10º-12º AVIS)
 

Aguiar (10º)


lia



Eli
 
Flora

Lara

Bruna
 
Bonifácio

B Franco
 
Balanços//7-Interpretação-composição-ilustração


 


 

















MAESTRO-CAROLINA-LIEDSON-MAT ANDRÉ-MAT PEREIRA-RODRIGO engenheiro--LOURENÇO-M EDUARDA

o negócio
 my day!
interiores-exteriores-objectos.ESPAÇOS-detalhes.
ASSOCIAÇÕES.
ARTE///AUTONOMIA-(...quer dizer que vocês alunos organizam as dinâmicas e os processos na variável 24 desenhos /vários formatos e suportes como quiserem)

1-«O NEGÓCIO»//24 desenhos (pinturas). TEM UM PREÇO!
O MEU O DA COMPRA ATRAVÉS DAS CLASSIFICAÇÕES.
O VOSSO AO ADQUIRIREM (TROCANDO) 12 IMAGENS ENTRE VÓS, A NARRATIVA tem uma certa incoerência pois será estruturada com vários expressões e cores improváveis.












 










O Negócio é um trabalho composto por 15 esboços nos quais utilizei predominantemente caneta bico fino, tinta acrílica, aguarela e pastel de óleo como principais utensilios/materiais. Cada esboço reflete um busca contínua pela exploração das possibilidades que estes materiais oferecem. Através deles tentei expressar a harmonia entre a precisão técnica e a liberdade criativa. Utilizei traços rápidos e soltos, ao explorar movimentos e formas mais espontâneas e por vezes traços mais precisos COM TENDÊNCIA À "GEOMETRIZAÇÃO".Mentalmente dividi os desenhos pelos materiais utilizados e pela forma como desejava expressar cada um. Objectivamente organizei "O Negócio" dividindo-o por categorias: paisagens, animais, imagens específicas e pessoas. O objetivo principal deste conjunto foi exatamente explorar a interação entre o controle dos materiais e a expressão livre que pretende transmitir as emoções simples, e não por isso menos belas, das nossas rotinas. 

 Leonor Barata

Reflexão Artística

A
• Conhecimento – A minha jornada pela arte foi um mosaico de
ideias e expressões, onde cada conceito se entrelaçou como
pinceladas sobre a tela. Compreendo os elementos que moldam a
arte e mobilizo-os com fluidez, criando pontes entre a teoria e a
prática, e, também, entre a inspiração e a execução.
• Comunicação (4)- Como uma artista que traduz emoções em
formas, cores e traços, expresso-me com clareza e organização. As
minhas palavras são como linhas de um esboço bem estruturado,
revelando a essência do que penso e crio.
• Resolução de Problemas (4) - Na arte, cada desafio é uma
oportunidade de reinvenção. Diante de um problema, não vejo um
obstáculo, mas um convite à experimentação. Assim, interpreto e
resolvo com originalidade, explorando diferentes técnicas e
possibilidades.
• Pensamento Crítico e Criativo (4) - Como um escultor que dá
forma ao invisível, procuro esculpir ideias novas, questionar
padrões e construir soluções inovadoras. A criatividade está
presente em cada trabalho, e em cada detalhe que dá vida à minha
expressão artística.
B
• Autonomia e Responsabilidade (4) – A minha arte reflete a minha
independência e o meu compromisso. Cada traço, cada escolha
cromática é feita com consciência e responsabilidade. Cumpro
prazos, respeito regras e conduzo o meu percurso criativo com
disciplina e paixão.
• Relações Interpessoais (4) - Assim como as cores que se
misturam para criar novas tonalidades, valorizo a troca e o diálogo.
Escuto, respeito e contribuo para ajudar os meus colegas, pois sei
que a arte é também um processo coletivo, onde cada voz
acrescenta uma nova perspetiva.

• Excelência e Exigência (4) - O desejo de aprimoramento é a minha
tela em branco: um espaço onde procuro sempre o melhor de mim.
Cada esboço, cada estudo, cada projeto é uma tentativa de superar
os meus próprios limites e atingir um nível mais alto de expressão e
técnica.

Comentário Final:

Este período escolar foi uma oportunidade de conexão interessante
entre o passado e o presente, especialmente ao trabalhar os avós
como tema. Os esboços permitiram-me fazer um processo mais
manual e criativo, onde a liberdade de traçar e explorar formas e
ideias foi muito significativa. Por outro lado, trabalhar com grafite
trouxe uma sensação de subtileza e detalhe, permitindo uma
relação mais íntima com o processo de criação. A escolha dos avós
como tema fez-me refletir sobre a memória, as raízes e as histórias
familiares, trazendo à tona sentimentos de pertença e uma
apreciação mais profunda pelas gerações passadas. Também
adorei os outros trabalhos, mas estes foram sem dúvida os meus
preferidos. Eles permitiram-me explorar algo mais pessoal e íntimo,
conectando-me de uma maneira única com o passado. Senti que
houve uma liberdade criativa maior neste processo, e a escolha do
tema trouxe uma sensação de nostalgia e significado que os outros
trabalhos, embora igualmente bons, não tinham da mesma forma. É
bonito pensar que, ao estudar e reinterpretar estas figuras do
passado, também estamos a criar uma ponte entre diferentes
épocas, procurando novas formas de olhar para as experiências e
valores que os avós representam. Foi uma experiência que me

marcou realmente – obrigada stor!

A arte é um ato de entrega, um espelho da alma que se reflete em
cada linha, cada cor e cada forma. Neste percurso, fui guiada pela
inspiração e pelo conhecimento, mas também pelo olhar atento e
incentivador do professor, cuja paixão pela arte é uma centelha que
acende em nós a vontade de criar. O seu ensino desafia-nos a ver
além do óbvio, a ousar e a transformar o mundo ao nosso redor.
Diante do meu empenho, da minha criatividade e do meu
compromisso, acredito que mereço um 18, pois cada trabalho é
uma peça autêntica deste mosaico que construo com dedicação e

AMOR PELA ARTE.
ELI
 
 
O Negócio My Day é um trabalho de uma sequência do nosso dia a dia e quotidiano coerente até à negociação da troca das quatro imagens, neste trabalho utilizei principalmente materiais aguados como as aguarelas e a tinta da china pela própria espontaneidade e liberdade da água por mim conduzida, aqui trabalhei principalmente a mancha e volume das figuras, para desenhos um pouco mais rigorosos usufrui da precisão das canetas de ponta fina e os pastéis a óleo. Este projeto reflete o próprio artista pela escolha do que desenhar e destacar no seu vasto dia, porque desenhar isto e não aquilo, que valor expressivo ou sentimental tem mais uma coisa que outra, compreender onde trocar as cores o que destacar para uma composição mais completa e que transmita o sentimento de quem a fez. Utilizar o material e não ser utilizado pelo mesmo, explorar o imprevisível e guiar a linguagem da alma expressa em mais uns do que outros. Foi um caminho de experiência e testes, alguns deixados para trás e outros feitos na noite anterior. Creio que o mais difícil foi os primeiro que timidamente não sabia por onde começar nem como nem mesmo com o quê, e muitas vezes meio perdida não sabia nada do que conseguia. Foi um trabalho da relação entre o artista a sua vida e o mundo.
FERRERAAA
 
 
 
 


12º HORIZONTES LONGÍNQUOS-MY DAY-SÁBIOS DO TEMPO
ANCESTRAIS-SÁBIOS DO TEMPO

 


O ROSTO  como representação da viagem pela vida. Eles são a forma de uma FORÇA mutável que acompanha o crescimento e declinio da própria vida.

Modelos> AVÓS.
PROCESSO> FUSÃO-Detalhes-fragmentos de grandes planos dos rostos (PERFIL-INTERMÉDIO e FRENTE), esquerda -direita masculino.
Direita - esquerda feminino.

Referência- OBRA de JORGE MOLDER.

Elemento estrutural da linguagem plástica> A MANCHA-GRADAÇÕES TONAIS-CONTRASTE CLARO-ESCURO
 

 
 
 
 
 

 
 

 
 

 
 
 
 

 
 



























 COM CARLOS MATOS#
JORGE MOLDER e a tribo wolf


 





 

 
 
OK!

 xeque-mate!
 

 
 
DIÁLOGOS QUIXOTIANOS
 

WOLF#PROF. ESPADANAL
 

A MENTE!

 A MENTE E O SEU PODER É PRODIGIOSA. QUEM TEM O DOM DA INTROSPEÇÃO OU SE AFOGA , ENTRANDO EM COLAPSO,,, OU inventa UMA ARMADURA E SOBREVIVE AOS ACONTECIMENTOS DOS DIAS.


COMO ME DEITEI ASSIM ACORDEI. É MESMO NECESSÁRIO FAZER ALGO MUDAR A MINHA CONDUTA. SENTI ONTEM NA PELE QUE ME ESTOU A BANALIZAR.

mas..(!!). 

 RECORDO O ENTUSIASMO ESPELHADO NOS OLHOS DA MAFAS A ALEMÃ QUANDO PERCORREMOS O CORREDOR DAS VINTES E A ENTRADA NA 23A.

AS SUAS PALAVRAS E O ESPANTO « MAS VOCÊ É UMA LUZ AQUI NA ESCOLA!»

ONTEM FOI SEXTA E DEPOIS DE 1 DIA DE CONTENTAMENTO VEM UM NEGRO. TIVEMOS AZAR  UMA VEZ MAIS. AQUELA CENA ACONTECER NA 23-A NÃO ESTAVA NO PROGRAMA.

 

E PQ NÃO FECHO EU A SALA AOS INTERVALOS E DURANTE AS AULAS?

PRONTO SERIA OUTRA PESSOA E OUTRO PROFESSOR. Exatamente! não podes ser outro professor. 

É o índio que ocupa essa sala.


O COUVE!

A FOLHA LEVADA NAS ONDAS DAS BRISAS 

 

SENDO COMO SOU CARREGO UM PESO SOBRE OS OMBROS. O PROFESSOR PORREIRO.



AS DESGRAÇAS EM VOLTA DO ÍNDIO SÃO EMPOLADAS E PUBLICITADAS, os "SAPPS entram em acção-autênticos campos de batalha da inutilidade. E da MALDADEZINHA.

O TRABALHO INTENSO QUE EXECUTO COM OS ALUNOS. A SUA EVOLUÇÃO RÁPIDA (TB COMO PESSOAS)  pouco INTERESSA OU É “REMETIDO” AO SILÊNCIO COMO SE NÃO EXISTISSE.


É NECESSÁRIO SER-SE UM VISIONÁRIO ACTIVO PARA ENCAIXAR CADA JOVEM NO SEU CONTEXTO DE VIDA, E NOS TEMPOS QUE CORREM,FAZEM(!) MILAGRES. SÃO UNS HERÓIS, ENCONTRAREM UM CANTO DA MENTE POR OCUPAR. NÃO É FÁCIL A CONCENTRAÇÃO NUM DETERMINADO OBJECTIVO, PARA NENHUM DELES . ESSA É A GRANDE VIRTUDE E A MESTRIA NA LEITURA DA COMPLEXIDADE DE SER. 

-MOTIVÁ-LOS!

A FAZER E A EVOLUIR.

E AS SENTIREM QUE EVOLUÍRAM.

QUANDO À ARTISTA DOS 4 ESTOJOS E O AGUIAR ME PEDEM UMA FOTO-HUMMMMM!É MOTIVO DE SUCESSO.

EM RELAÇÃO AO PODER. 

O POR-ME A JEITO OU COMO A

 

(J )DISSE:

 

-TU PROVOCAS! 

 

 

 Nada disso. Para seres com paixão tens sempre consequências. 

queimas os dias, vives CADA UM DELES!

 Não estás na aula a pensar no sofá de casa por isso ages,

 abanas as asas e acontece um tsunami. 

Naturalmente, porque és assim.  Verdadeiro e apaixonado.


BEM, COMO PODEMOS DAR-NOS COM OS GREGOS E TROIANOS.

  TUDO SE RESUME À COMUNICAÇÃO, BOA OU MÁ.

E ESTARMOS REALMENTE SATISFEITOS COM O QUE FAZEMOS E ONDE FAZEMOS.

 SINTO-ME A SER LEVADO PELO VENTO COMO UMA FOLHA, FOLHA ESTA QUE TROPEÇA EM OBSTÁCULOS E FICA RETIDA. DEPOIS VEM MAIS UMA BRISA FORTE E LÁ VAI ELA, E ASSIM SUCESSIVAMENTE. ATÉ SECAR E SER NADA.

 

 

 


 


 

SIMPLESMENTE PESSOA -COUVE OU PESSOA PROFESSOR SEM SER COUVE,,,E ONDE SE SITUAM A AUTENTICIDADE E A ESPONTANEIDADE , TÃO NECESSÁRIAS NO ESPAÇO KRIATIVO??

 

COMO SE RESISTE À BELEZA E À FELICIDADE NOS SEUS OLHOS=?

 

 

ANGOLA E COLÔMBIA 

 





NÓS!

 


MISTURAR AS CORES ,BONDADE  E UMA CERTA LOUCURA CONTROLADA,NUMA FRENÉTICA EXPLOSÃO  DO «FAZER-SER» , O TRABALHO FLUI E DEIXO DE ME SENTIR MRS OU «O COUVE!», POIS NA REALIDADE ATINGIMOS O OBJECTIVO QUE NOS TROUXE AQUI; CRIAR! CONSTRUIR MENTES COM SOLUÇÕES E MEMÓRIAS PARA SEMPRE.


 HÁ UNS ANOS OFERECI UMA ROSA A UMA DAMA , UMA ROSA E 20 LINHAS APAIXONANTES NUM DOS MEUS ESPAÇOS SAGRADOS,POIS TINHAM TERMINADO 12 ANOS INFERNAIS. NÃO AGRADECEU A ROSA, AS LINHAS ESCRITAS PERMANECEM. TERMINOU EM DESCALABRO O NOSSO “AMOR”.

  RECENTEMENTE VOLTEI À CARGA COM UM ISQUEIRO”e um castiçal E UMA VELA RENASCIDA, ACESSA. OFERECI A UMA OUTRA PERSONAGEM, PARA QUE ACENDA A ESPERANÇA EM DIAS MELHORES .

PARA NOS ILUMINAR DE RESPEITO, VONTADES, REFORÇAR AS CERTEZAS;A AUTORIDADE PESSOAL E A PAZ SEM MEDO. QUE SEJAMOS VERDADEIRAMENTE ÚTEIS E NECESSÁRIOS A ESTE LUGAR .  ACREDITAR NOVAMENTE NO TEMPO DA LUZ.O REGRESSO DA POLICROMIA, UMA ESCOLA DE TODOS SEM PORTAS FECHADAS...E UMA VEZ MAIS TEMOS ESPERANÇA.

É CRÓNICA ESTA DOENÇA, A DA PERSISTÊNCIA.TEMPERADA COM UMA DOSE ELEVADA DE INOCÊNCIA E PUREZA. A LOUCURA FICA PARA OS MOMENTOS DA IMORTALIDADE.




LIA#DIOGO/TRIBO GÓTICOS METÁLICOS/WOLF FRIENDS
 
 

 



 

 

 .





 

TÃO CANSADO DA NORMALIZAÇÃO DA PERGUNTA 

 

 

-ainda não estás reformado?  

 

-PORQUE NÃO TE REFORMAS?


 

PORQUE TENHO MUITO QUE FAZER E... 

 

-PORQUE AINDA AMO! 

DE AMAR.

 

UNS DIAS AMEAÇAM PROCESSAR-ME SINTO-ME NA PELE DE UM DELINQUENTE ,,,PUXAM-ME AS ORELHAS NUMA SALA FECHADA.

 OUTROS SOU UM DOS PROTAGONISTAS

PARA O

Global Teacher Prize Portugal

DECIDAM-SE!  AGUENTA CORAÇÃO!!!

A RESPOSTA ESTÁ EM GOLD

ALUNOS 

OS VERDADEIROS RESPONSÁVEIS POR ESTA PAIXÃO. 



 

VIRO-ME PARA TRÁS E OBSERVO: TUDO FAZ SENTIDO!

 

TUDO FAZ SENTIDO E NADA FAZ SENTIDO.


ÉS UM OÁSIS NO CENTRO DO INFERNO, O MEU INFERNO... O MEU OÁSIS.

 

 FECHO  A PORTA E OUVE-SE O BAQUE,O MESMO DE HÁ 25 ANOS A ESTA PARTE.

-CONTINUO EM FORMA! 

INTACTO... 

 

 

 

...
 

 
SONHOS
...TODOS  TEMOS
 
Maio de 1976.E.I.C de Estremoz
 
2025 março !
PORQUE CHORAS?
PORQUE RIS?
Quero herdar a tua alma e partilhar contigo todo o tempo...passado presente e futuro.
 

 
(... PESSOAS BOAS)









Sem comentários:

Enviar um comentário