MARÇO 15// ÉS UMA MÁQUINA HUMANA
...tenho por cá uma dúvida(!!?)...de que lado está o certo e de que lado está o errado?
O QUE É CERTO#ERRADO?
MARÇO 22
(...)
-ASFIXIA?
-A PRISÃO DA LIBERDADE!...
continuemos GOLD.
AMOR-SORRISOS-ARTE-CHEIRAR UMA COUVE COMO SE ELA FOSSE UMA FLOR.
...CHOVE LÁ FORA, A PRIMAVERA COMEÇOU QUASE HÁ 1 MÊS, QUANDO AS FRÉSIAS (GLADÍOLOS)ME OFERECERAM AS PRIMEIRAS FLORES-AS ANDORINHAS SAUDARAM-ME NA SEGUNDA-FEIRA 24 DE FEVEREIRO.
AMO FEVEREIRO
AMO SETEMBRO
...COMO TE AMO A TI MAGUY FLOWER
CARTAS DE AMOR
PARA OS MEUS AMORES
MAGUY FLOWER
Se tu queres a minha amizade
Eu serei sempre a tua flor.
Tu vais ser sempre o meu jardim!
À luz do sol eu vou brilhar
E vou ser a tua calêndula.
Tu serás sempre a luz
que me fará brilhar!
As flores admiram a cascata.
É a melhor água que eu vi.
As flores ouvem a água do meu jardim.
O meu jardim tem lindas borboletas,
Que gostam do nosso amor.
As borboletas douradas,
Gostam das nossas flores!
Tu serás sempre o meu amigo,
E eu serei sempre a tua flor
Se tu queres a minha amizade
As flores são o nosso amor!
Tu és o meu anjo que sabe voar.
Eu quero voar contigo.
Eu sou a tua amiga que gosta de flores
E é o nosso amor que as faz brilhar!
Tu vais ser a minha estrela
Eu vou ser a tua princesa!
Dá-me a tua mão
Tu e eu adoramos esta canção!
Margarida Tomé 30/12/2024
--Bom dia Álvaro da Flor Primavera Linda.
-Bom dia chuva colorida.
-Boa noite Álvaro da Primavera mais ensolarada.Na ilha florescente onde crescem muitas flores conhecidas por Margaridas.Eu sei que estás cheio de saudades minhas, mas um dia vamos encontrar-nos um ao outro numa visita de cortesia.
-Boa noite cocktail especial com odor a Jasmim.
ÁLVARO EU ADORO NOMES FEITOS POR MIM-MARGARIDA-RASALINDA CACAU-LUANA NATUREZA AGUIAR.
.
MÃOS DE BARRO…2 anos
ERID
OS SORRISOS
O Projeto “Mãos de Barro”, decorre há dois anos, com duas horas semanais numa sala-oficina da Escola Secundária Amato Lusitano. A colaboração com a Erid surgiu por convite ao Professor Álvaro Espadanal, que o estendeu à Professora Margarida Pires, e ambos, em regime de voluntariado têm assegurado continuamente a dinamização deste projeto. Prioritariamente, visa dotar os utentes da ERID de competências e saberes específicos no âmbito da cerâmica e da modelação do barro, transferindo-lhes pela prática sistemática aprendizagens com tendão para a sua autonomia construtiva e criativa. Este espaço de aprendizagem e experimentação, ensina a construir projetos de cerâmica numa combinação de competências técnicas, conhecimento dos processos artísticos e qualidades pessoais que contribuem para uma experiência educacional eficaz e gratificante. Combinando a afetividade e as emoções, construíram-se neste espaço e ao longo destes dois anos, relações interpessoais fortes, onde a confiança e o amor têm inspirado e motivado os alunos no desenvolvimento dos seus projetos individuais. Num diálogo permanente com estes alunos, conhecendo as suas limitações mas acreditando nas suas potencialidades, o trabalho desenvolvido fala por si a par da dedicação que professores e técnicos investem na construção de competências de autonomia, bem estar e felicidade dos seus alunos.
Tendo em conta as potencialidades deste projeto na construção do saber-fazer, sendo por isso um contributo significativo para a valorização pessoal e profissional de pessoas com menos oportunidades de integração social, acreditamos que se devia perspetivar o alargamento deste a mais utentes e/ou mais horas semanais. Nessa possibilidade, seria desejável uma melhoria das condições de trabalho-aprendizagem, nomeadamente com o arranjo da instalação elétrica que alimenta as duas muflas disponíveis na escola, a alocação do espaço existente exclusivamente para o efeito, e a atribuição do crédito de componente não letiva (artigo 79 do ECD) dos docentes envolvidos e já comprometidos emocionalmente com o sucesso deste projeto. Julgamos que, havendo boa vontade e um comprometimento das instituições envolvidas, no longo prazo, é perfeitamente viável e justificável.
Perspetivando novas aprendizagens, Mãos de Barro, irá aprofundar técnicas já exploradas e tem em desenvolvimento outros projetos e novas aprendizagens na área da pintura de painéis e a possibilidade de construção de um mural para a Escola Secundária Amato Lusitano.
O que foi feito até ao momento e de que emoções se alimentam as Mãos de Barro, aula após aulas, ficam as imagens e os textos que melhor explicitam a construção do sonho.
ACERTO FINAL
PROJECTO EMOÇÕES
AMOR GOLD
23A
DIVAGAÇÕES
ZAMORAAAA- CLARA SANTOS-LEONOR TORRES.
TRIBO WOLF-CLÃ FRIENDS
FELICIDADE
CULTURA
certos pensamentos invadem-me nua.
temo a guerra iminente
que se alastra em oceanos
e constelações de incertezas.
procuro por memórias reais,
por páginas escritas a tinta
e respostas que não deixem mais perguntas.
continuo a existir, na ânsia de saber o que é viver,
no tempo perdido que não volta, nos porquês que me causam angústia,
numa constante perda.
refugio-me no vazio que não vejo, mas sinto,
deixo que o silêncio me destrua;
me consuma.
de tempos a tempos enterro pedaços do que já fui,
de histórias passadas, de estações bonitas,
de lembranças espalhadas nos labirintos da mente.
à minha volta as árvores já só vestem cores mortas
e aquela chama que iluminava as paredes de minha casa
apagou-se,
destruindo o resto da minha essência.
uma certa inquietação reduz-me a poesia,
a cinzas, que voam pelo vento
e que levam consigo os sonhos
de quem como eu, não teve chance de sonhar.
e numa melodia vazia, abstrata
conto os dias do fim, para o início,
à espera que o amor renasça,
e me devolva o que era meu.
sou feita das pessoas que já amei,
de feridas abertas,
de desejos que nunca serão realizados,
de palavras soltas, de ossos velhos.
sou um museu de erros e tentativas
não sou nada, muito menos tudo;
sou o entrelaçar de todas as emoções,
uma passagem efémera;
eternamente
cega,
vazia.
as saudades acumuladas impedem-me de dormir
mas é ao ver o nascer do sol que me sinto viva.
as esperanças em mim abrandam, como um relógio
e por fim, as raízes secam.
Deixai-me morrer de pé como as árvores,
para poder sentir pela primeira vez.
CORAÇÃO BRADLEY
É a Mantesso! Hoje escrevo-lhe pois lembrei me de si mais uma vez, e neste caso, foi inesperado! Vou contar a história: hoje tive uma aula de desenho de espaços de interiores e vinha a pensar com meus botões enquanto fazia o desenho… Estava a utilizar canetas e até me lembrei de quando estávamos a desenhar a 23A no ano passado. Estava a libertar-me do papel e a fazer um desenho mais expressivo, mas depois lembrei-me duma frase que ouvimos bastante por aqui “designers não são propriamente artistas”! Bem, chamei a professora a perguntar se poderia manter a tal expressão em algumas das perspectivas que temos que realizar, e ela disse que sim, mantendo ainda alguns traços de designer não haveria problema nenhum! Quando já ia voltar para minha mesa, ela disse-me “Eu tive o mesmo professor que tu, já conheço esses traços”, logo fiquei admirada e feliz, e disse-lhe que lembrei me de o stor dizer sempre “libertem-se das canetas”! Ela riu e concordou comigo! Fiquei a refletir sobre isso e veio me a realização de como a 23A, suas aulas e seus ensinamentos ficaram comigo, e sempre ficarão desde que esteja com uma simples esferográfica na mão, assim como na memória ficam as aulas e suas frases motivadoras, de geração em geração! A plantinha que o stor nos deu no final do ano está lindíssima e é de longe a mais bonita do meu pequeno jardim… Obrigada pelas belas lembranças na Amato Lusitano, e também por todos os ensinamentos... Assim quando puder faço uma visita a 23A!
Lembranças e beijinhos da Mantesso.BRASIL
(24 MARÇO)
Boa noite stôr,


SÔSAAAA-MATT
PASTEL DA MÃE DE MATT 2
....O DESESPERO FRÁGIL DOS LIMITES DE CADA UM DE NÓS. «CozinhArte».10ºanos//1 e 2 Avis projecto de invenção REPRESENTAÇÃO E DESCONSTRUÇÃO//DINAMISMO E ESPAÇO .COMPOSIÇÃO.
TÓPICOS -TERMOS-COMPETÊNCIAS
DESCONSTRUÇÃO-REPRESENTAÇÃO-ESPAÇO-MOVIMENTO-CORTE-COR
METODOLOGIA:
Criarem uma composição com livros sobrepostos em posição frontal com as lombadas.
O vosso livro (escolhido) separa-se e torna-se autónomo. Abre.se em movimento e deixa cair detalhes das imagens para dentro do caldeirão.
Estas imagens representam autonomia pois libertaram-se do livro, tendo agora uma função individualizada e criação de um novo contexto.
DESCONSTRUÇÃO- Separaram-se do livro em queda(dinamismo-movimento.).
ESPAÇO VOLUME- AO REPRESENTAREM TODOS OS ELEMENTOS, LIVROS SOBREPOSTOS, FORMAS EM QUEDA(AVIS 1), ou livros cortados ao meio (Avis 2)E UM CALDEIRÃO ESTÃO A SIMULAR UM ESPAÇO COM COMPRIMENTO, ALTURA E LARGURA.AO SOBREPOREM UMAS FORMAS A OUTRAS, ESTÃO A REPRESENTAR ESPAÇO(SOBREPOSIÇÃO).
COR- A cor e o tratamento em gradações simulam volume . As cores frias transmitem-nos a noção de afastamento e as quentes de aproximação.
(10º-12º AVIS)
1-«O NEGÓCIO»//24 desenhos (pinturas). TEM UM PREÇO!
O MEU O DA COMPRA ATRAVÉS DAS CLASSIFICAÇÕES.
O VOSSO AO ADQUIRIREM (TROCANDO) 12 IMAGENS ENTRE VÓS, A NARRATIVA tem uma certa incoerência pois será estruturada com vários expressões e cores improváveis.
O Negócio é um trabalho composto por 15 esboços nos quais utilizei predominantemente caneta bico fino, tinta acrílica, aguarela e pastel de óleo como principais utensilios/materiais. Cada esboço reflete um busca contínua pela exploração das possibilidades que estes materiais oferecem. Através deles tentei expressar a harmonia entre a precisão técnica e a liberdade criativa. Utilizei traços rápidos e soltos, ao explorar movimentos e formas mais espontâneas e por vezes traços mais precisos COM TENDÊNCIA À "GEOMETRIZAÇÃO".Mentalmente dividi os desenhos pelos materiais utilizados e pela forma como desejava expressar cada um. Objectivamente organizei "O Negócio" dividindo-o por categorias: paisagens, animais, imagens específicas e pessoas. O objetivo principal deste conjunto foi exatamente explorar a interação entre o controle dos materiais e a expressão livre que pretende transmitir as emoções simples, e não por isso menos belas, das nossas rotinas.
Leonor Barata
Reflexão Artística
A
• Conhecimento – A minha jornada pela arte foi um mosaico de
ideias e expressões, onde cada conceito se entrelaçou como
pinceladas sobre a tela. Compreendo os elementos que moldam a
arte e mobilizo-os com fluidez, criando pontes entre a teoria e a
prática, e, também, entre a inspiração e a execução.
• Comunicação (4)- Como uma artista que traduz emoções em
formas, cores e traços, expresso-me com clareza e organização. As
minhas palavras são como linhas de um esboço bem estruturado,
revelando a essência do que penso e crio.
• Resolução de Problemas (4) - Na arte, cada desafio é uma
oportunidade de reinvenção. Diante de um problema, não vejo um
obstáculo, mas um convite à experimentação. Assim, interpreto e
resolvo com originalidade, explorando diferentes técnicas e
possibilidades.
• Pensamento Crítico e Criativo (4) - Como um escultor que dá
forma ao invisível, procuro esculpir ideias novas, questionar
padrões e construir soluções inovadoras. A criatividade está
presente em cada trabalho, e em cada detalhe que dá vida à minha
expressão artística.
B
• Autonomia e Responsabilidade (4) – A minha arte reflete a minha
independência e o meu compromisso. Cada traço, cada escolha
cromática é feita com consciência e responsabilidade. Cumpro
prazos, respeito regras e conduzo o meu percurso criativo com
disciplina e paixão.
• Relações Interpessoais (4) - Assim como as cores que se
misturam para criar novas tonalidades, valorizo a troca e o diálogo.
Escuto, respeito e contribuo para ajudar os meus colegas, pois sei
que a arte é também um processo coletivo, onde cada voz
acrescenta uma nova perspetiva.
• Excelência e Exigência (4) - O desejo de aprimoramento é a minha
tela em branco: um espaço onde procuro sempre o melhor de mim.
Cada esboço, cada estudo, cada projeto é uma tentativa de superar
os meus próprios limites e atingir um nível mais alto de expressão e
técnica.
Comentário Final:
Este período escolar foi uma oportunidade de conexão interessante
entre o passado e o presente, especialmente ao trabalhar os avós
como tema. Os esboços permitiram-me fazer um processo mais
manual e criativo, onde a liberdade de traçar e explorar formas e
ideias foi muito significativa. Por outro lado, trabalhar com grafite
trouxe uma sensação de subtileza e detalhe, permitindo uma
relação mais íntima com o processo de criação. A escolha dos avós
como tema fez-me refletir sobre a memória, as raízes e as histórias
familiares, trazendo à tona sentimentos de pertença e uma
apreciação mais profunda pelas gerações passadas. Também
adorei os outros trabalhos, mas estes foram sem dúvida os meus
preferidos. Eles permitiram-me explorar algo mais pessoal e íntimo,
conectando-me de uma maneira única com o passado. Senti que
houve uma liberdade criativa maior neste processo, e a escolha do
tema trouxe uma sensação de nostalgia e significado que os outros
trabalhos, embora igualmente bons, não tinham da mesma forma. É
bonito pensar que, ao estudar e reinterpretar estas figuras do
passado, também estamos a criar uma ponte entre diferentes
épocas, procurando novas formas de olhar para as experiências e
valores que os avós representam. Foi uma experiência que me
marcou realmente – obrigada stor!
A arte é um ato de entrega, um espelho da alma que se reflete em
cada linha, cada cor e cada forma. Neste percurso, fui guiada pela
inspiração e pelo conhecimento, mas também pelo olhar atento e
incentivador do professor, cuja paixão pela arte é uma centelha que
acende em nós a vontade de criar. O seu ensino desafia-nos a ver
além do óbvio, a ousar e a transformar o mundo ao nosso redor.
Diante do meu empenho, da minha criatividade e do meu
compromisso, acredito que mereço um 18, pois cada trabalho é
uma peça autêntica deste mosaico que construo com dedicação e
AMOR PELA ARTE.
|
ANCESTRAIS-SÁBIOS DO TEMPO
Modelos> AVÓS.
PROCESSO> FUSÃO-Detalhes-fragmentos de grandes planos dos rostos (PERFIL-INTERMÉDIO e FRENTE), esquerda -direita masculino.
Direita - esquerda feminino.
Referência- OBRA de JORGE MOLDER.
Elemento estrutural da linguagem plástica> A MANCHA-GRADAÇÕES TONAIS-CONTRASTE CLARO-ESCURO
xeque-mate!
A MENTE!
A MENTE E O SEU PODER É PRODIGIOSA. QUEM TEM O DOM DA INTROSPEÇÃO OU SE AFOGA , ENTRANDO EM COLAPSO,,, OU inventa UMA ARMADURA E SOBREVIVE AOS ACONTECIMENTOS DOS DIAS.
COMO ME DEITEI ASSIM ACORDEI. É MESMO NECESSÁRIO FAZER ALGO MUDAR A MINHA CONDUTA. SENTI ONTEM NA PELE QUE ME ESTOU A BANALIZAR.
mas..(!!).
RECORDO O ENTUSIASMO ESPELHADO NOS OLHOS DA MAFAS A ALEMÃ QUANDO PERCORREMOS O CORREDOR DAS VINTES E A ENTRADA NA 23A.
AS SUAS PALAVRAS E O ESPANTO « MAS VOCÊ É UMA LUZ AQUI NA ESCOLA!».
ONTEM FOI SEXTA E DEPOIS DE 1 DIA DE CONTENTAMENTO VEM UM NEGRO. TIVEMOS AZAR UMA VEZ MAIS. AQUELA CENA ACONTECER NA 23-A NÃO ESTAVA NO PROGRAMA.
E PQ NÃO FECHO EU A SALA AOS INTERVALOS E DURANTE AS AULAS?
PRONTO SERIA OUTRA PESSOA E OUTRO PROFESSOR. Exatamente! não podes ser outro professor.
É o índio que ocupa essa sala.
O COUVE!
A FOLHA LEVADA NAS ONDAS DAS BRISAS
SENDO COMO SOU CARREGO UM PESO SOBRE OS OMBROS. O PROFESSOR PORREIRO.
AS DESGRAÇAS EM VOLTA DO ÍNDIO SÃO EMPOLADAS E PUBLICITADAS, os "SAPPS entram em acção-autênticos campos de batalha da inutilidade. E da MALDADEZINHA.
O TRABALHO INTENSO QUE EXECUTO COM OS ALUNOS. A SUA EVOLUÇÃO RÁPIDA (TB COMO PESSOAS) pouco INTERESSA OU É “REMETIDO” AO SILÊNCIO COMO SE NÃO EXISTISSE.
É NECESSÁRIO SER-SE UM VISIONÁRIO ACTIVO PARA ENCAIXAR CADA JOVEM NO SEU CONTEXTO DE VIDA, E NOS TEMPOS QUE CORREM,FAZEM(!) MILAGRES. SÃO UNS HERÓIS, ENCONTRAREM UM CANTO DA MENTE POR OCUPAR. NÃO É FÁCIL A CONCENTRAÇÃO NUM DETERMINADO OBJECTIVO, PARA NENHUM DELES . ESSA É A GRANDE VIRTUDE E A MESTRIA NA LEITURA DA COMPLEXIDADE DE SER.
-MOTIVÁ-LOS!
A FAZER E A EVOLUIR.
E AS SENTIREM QUE EVOLUÍRAM.
QUANDO À ARTISTA DOS 4 ESTOJOS E O AGUIAR ME PEDEM UMA FOTO-HUMMMMM!É MOTIVO DE SUCESSO.
EM RELAÇÃO AO PODER.
O POR-ME A JEITO OU COMO A
(J )DISSE:
-TU PROVOCAS!
Nada disso. Para seres com paixão tens sempre consequências.
queimas os dias, vives CADA UM DELES!
Não estás na aula a pensar no sofá de casa por isso ages,
abanas as asas e acontece um tsunami.
Naturalmente, porque és assim. Verdadeiro e apaixonado.
BEM, COMO PODEMOS DAR-NOS COM OS GREGOS E TROIANOS.
TUDO SE RESUME À COMUNICAÇÃO, BOA OU MÁ.
E ESTARMOS REALMENTE SATISFEITOS COM O QUE FAZEMOS E ONDE FAZEMOS.
SINTO-ME A SER LEVADO PELO VENTO COMO UMA FOLHA, FOLHA ESTA QUE TROPEÇA EM OBSTÁCULOS E FICA RETIDA. DEPOIS VEM MAIS UMA BRISA FORTE E LÁ VAI ELA, E ASSIM SUCESSIVAMENTE. ATÉ SECAR E SER NADA.
SIMPLESMENTE PESSOA -COUVE OU PESSOA PROFESSOR SEM SER COUVE,,,E ONDE SE SITUAM A AUTENTICIDADE E A ESPONTANEIDADE , TÃO NECESSÁRIAS NO ESPAÇO KRIATIVO??
COMO SE RESISTE À BELEZA E À FELICIDADE NOS SEUS OLHOS=?
ANGOLA E COLÔMBIA
NÓS!
MISTURAR AS CORES ,BONDADE E UMA CERTA LOUCURA CONTROLADA,NUMA FRENÉTICA EXPLOSÃO DO «FAZER-SER» , O TRABALHO FLUI E DEIXO DE ME SENTIR MRS OU «O COUVE!», POIS NA REALIDADE ATINGIMOS O OBJECTIVO QUE NOS TROUXE AQUI; CRIAR! CONSTRUIR MENTES COM SOLUÇÕES E MEMÓRIAS PARA SEMPRE.
HÁ UNS ANOS OFERECI UMA ROSA A UMA DAMA , UMA ROSA E 20 LINHAS APAIXONANTES NUM DOS MEUS ESPAÇOS SAGRADOS,POIS TINHAM TERMINADO 12 ANOS INFERNAIS. NÃO AGRADECEU A ROSA, AS LINHAS ESCRITAS PERMANECEM. TERMINOU EM DESCALABRO O NOSSO “AMOR”.
RECENTEMENTE VOLTEI À CARGA COM UM ISQUEIRO”e um castiçal E UMA VELA RENASCIDA, ACESSA. OFERECI A UMA OUTRA PERSONAGEM, PARA QUE ACENDA A ESPERANÇA EM DIAS MELHORES .
PARA NOS ILUMINAR DE RESPEITO, VONTADES, REFORÇAR AS CERTEZAS;A AUTORIDADE PESSOAL E A PAZ SEM MEDO. QUE SEJAMOS VERDADEIRAMENTE ÚTEIS E NECESSÁRIOS A ESTE LUGAR . ACREDITAR NOVAMENTE NO TEMPO DA LUZ.O REGRESSO DA POLICROMIA, UMA ESCOLA DE TODOS SEM PORTAS FECHADAS...E UMA VEZ MAIS TEMOS ESPERANÇA.
É CRÓNICA ESTA DOENÇA, A DA PERSISTÊNCIA.TEMPERADA COM UMA DOSE ELEVADA DE INOCÊNCIA E PUREZA. A LOUCURA FICA PARA OS MOMENTOS DA IMORTALIDADE.
TÃO CANSADO DA NORMALIZAÇÃO DA PERGUNTA
-ainda não estás reformado?
-PORQUE NÃO TE REFORMAS?
PORQUE TENHO MUITO QUE FAZER E...
-PORQUE AINDA AMO!
DE AMAR.
UNS DIAS AMEAÇAM PROCESSAR-ME SINTO-ME NA PELE DE UM DELINQUENTE ,,,PUXAM-ME AS ORELHAS NUMA SALA FECHADA.
OUTROS SOU UM DOS PROTAGONISTAS
PARA O
Global Teacher Prize Portugal
DECIDAM-SE! AGUENTA CORAÇÃO!!!
A RESPOSTA ESTÁ EM GOLD
ALUNOS
OS VERDADEIROS RESPONSÁVEIS POR ESTA PAIXÃO.
VIRO-ME PARA TRÁS E OBSERVO: TUDO FAZ SENTIDO!
TUDO FAZ SENTIDO E NADA FAZ SENTIDO.
ÉS UM OÁSIS NO CENTRO DO INFERNO, O MEU INFERNO... O MEU OÁSIS.
FECHO A PORTA E OUVE-SE O BAQUE,O MESMO DE HÁ 25 ANOS A ESTA PARTE.
-CONTINUO EM FORMA!
INTACTO...
...
Sem comentários:
Enviar um comentário