LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

A ESPIRITUALIDADE da IMORTALIDADE





PALAVRAS SÁBIAS





PARA








 










 

As crianças e a velha árvore



Há muitos, muitos anos que me encontro neste lugar. As minhas raízes estão fundas na terra e a minha copa alta ergue-se direita ao céu.

Na Primavera, quando os primeiros raios de sol me tocam, brotam as minhas folhas. Começam por ser frágeis e de um verde brilhante. Os meus ramos crescem e eu balanço-me suavemente ao vento. As crianças cantam e dançam à volta do meu tronco forte.

Os pássaros constroem os ninhos nos meus ramos, põem os ovos e chocam-nos. Assim, ficam protegidos da chuva e do frio. Pouco tempo depois, os novos passarinhos saltam para fora da casca.

As crianças ouvem os seus trinados e chilreios e olham para cima com expectativa. Estão ansiosas que os passarinhos aprendam a voar.

No Verão, o tempo fica quente. O sol, no céu, queima a terra e seca-a. As crianças rebolam pelo prado e depois descansam à minha sombra. Sobem pela minha copa acima e, quando se torna perigoso, faço os meus ramos ranger, como aviso.

Elas construíram uma cabana nos meus ramos e ataram-na com grossas cordas. Que bonito, terem-me escolhido a mim! Agora chegam até a passar a noite comigo.

No Outono, soltam os papagaios. O vento fá-los voar desenfreadamente, mas elas tomam cautela para que os papagaios não se aproximem demasiado de mim.

As minhas folhas brilham então com as mais belas cores: amarelo, vermelho e castanho. Quando as tempestades de Outono me desgrenham, tenho de as deixar cair. As crianças revolvem os montes de folhas, escolhem as mais bonitas e levam-nas para casa.

Por vezes, também vem ter comigo uma criança a chorar.

Aninha-se contra o meu tronco e conta-me as razões da sua tristeza. E assim fico a conhecer as inquietações que as crianças têm.

É Inverno. Aqui estou eu, despida. Apareço no meio da névoa como uma figura negra mas, quando ela se dissipa, vê-se o visco nos meus ramos. As crianças levam-no, e quando olho para longe, vejo-o pendurado na porta das casas.
Hoje caiu a primeira neve. As crianças estão todas entusiasmadas. Nas suas batalhas de neve tenho de servir de escudo. Elas divertem-se imenso e as bolas de neve não fazem mal à minha grossa casca.

Sob os meus ramos, fizeram um boneco de neve. Ali está ele de pé, audaz, com o nariz de nabo virado para mim, mas eu sei muito bem que, aos primeiros raios de sol da Primavera, o seu orgulho vai derreter.

Certo dia, um homem vem ter comigo. Mal passa a mão pela minha casca, reconheço-o. Esteve muitas vezes comigo em criança. Então fico a saber que já passou muito tempo.
Mathias Karl
Die Kinder und der alte Baum
Stuttgart, Thienemann, 1995
Tradução e adaptação









Novos MUNDOS


O telescópio Hubble descobriu um planeta maior do que a Terra, mas menor do que Urano. Este planeta tem água em abundância e é coberto por uma atmosfera espessa e fumegante, como anunciou o Astrophysical Journal. É a primeira vez que se detecta este tipo de planeta, escreve a revista Veja.




O nome é ainda difícil de fixar. Chama-se GJ 1214b e já foi descoberto em 2009. No entanto, a comunidade científica só agora conseguiu confirmar os detalhes sobre a atmosfera do planeta.
Em 2010, cientistas realizaram medições e descobriram que a atmosfera deste planeta seria composta por vapor de água ou nuvens. Agora, a equipa utilizou raios infra-vermelhos do telescópio Hubble e confirmou que a atmosfera é formada por uma espessa e densa camada de vapor de água.
O planeta GJ 1214b tem uma órbita em torno de uma estrela anã vermelha a cada 38 horas e a uma distância de dois milhões de quilómetros, o equivalente a uma vez e meia o diâmetro do Sol. Prevê-se que temperatura na superfície do novo planeta seja de 230 graus.













Todos anos, milhares de índios norte-americanos se reúnem em pow wows para celebrar suas tradições e espiritualidade e para aprofundar sua ligação à família, aos amigos, e a outros povos nativos. Índios de diferentes tribos se reúnem para dançar, cantar, contar histórias, homenagear os idosos e outras pessoas por suas realizações, comem juntos e ensinam aos jovens sobre os rituais da comunidade.
Há centenas de pow wows ao longo do ano, geralmente ao ar livre no verão, mas também em ginásios desportivos das escolas, centros comunitários e arenas desportivas. Todas as pessoas, incluindo os não indígenas, são bem-vindos nos pow wows. Para muitos, esses encontros são parte integrante da existência do nativo americano.



Nesta foto, David Lee, membro da tribo Shoshone-Bannock, pausa entre danças cerimoniais no Festival Indígena Shoshone-Bannock, em Idaho.

Hoje em dia, há 5,2 milhões de ameríndios e nativos do Alasca nos Estados Unidos. O governo dos EUA reconhece 565 tribos indígenas. Todos os anos, o presidente designa novembro como o Mês Nacional do Património do Índio Americano.






“O ser criativo não se limita a artistas, e sim uma importante qualidade que todo mundo deveria despertar dentro de si mesmo. A forma mais importante de criatividade é a auto criação; o renovar e redimir a si mesmo, transcendendo o ego. E o processo de converter todas as nossas experiências, boas ou más, em algo maior, para o nosso crescimento como indivíduos." - William Jones
 

"Nós somos o que pensamos e o mundo é aquilo que todos nós pensamos" - David Icke


"Toda a matéria somente é energia condensada a uma vibração lenta. Então nós somos todos uma consciência que se experimenta subjetivamente. Não há nenhuma tal coisa como a morte. A vida é só um sonho. E nós somos a imaginação de nós mesmos." - Bill Hicks

"Tudo o que somos é o resultado do que pensamos" - Buda

"Uma noite, um velho Cherokee contou ao seu neto sobre uma batalha que acontece dentro das pessoas. Ele disse: - Meu filho, a batalha é entre dois 'lobos' dentro de todos nós.

Um lobo é mau: é o ódio, a raiva, a inveja, o ciúme, a tristeza, o desgosto, a cobiça, a arrogância, a pena de si mesmo, a culpa, o ressentimento, a inferioridade, as mentiras, o orgulho falso, a superioridade e o ego.

O outro, o lobo bom é a Alegria, a Paz, a Esperança, a Serenidade, a Humildade, a Bondade, a Benevolência, a Empatia, a generosidade, a Verdade, e a Compaixão.

O neto pensou naquilo por alguns minutos e perguntou ao seu Avô: - Qual o lobo que vence?

O velho Cherokee simplesmente respondeu: - O que VOCÊ ALIMENTA."


 

"Conhecimento é o acumulo de dados; a sabedoria reside na sua simplificação" -
Martin H. Fischer

 


"O mundo é como uma volta numa Montanha-Russa.
E se você escolher dar uma volta, você achará que é real. Nossas mentes são muito poderosas. O carrinho vai para cima, para baixo, umas voltinhas... Dá um friozinho na barriga. O passeio é bem colorido e bem barulhento e até divertido... Até certo ponto... Têm gente que " tá passeando à muito tempo. Eles começam a  perguntar: '' Será que isso é real ? ''
"Ou é só um passeio ? " Outras pessoas acabam se lembrando e elas voltam para nós dizendo: "Ei ! Não se preocupe. " "Não tenha medo. Isso é só um passeio.'' E a gente faz o que ? A gente mata aquelas pessoas. " Calem a boca dele! ". "Investimos muito nesse passeio!".... "Cale a boca dele! "....."Olhe as minhas rugas de preocupação!".... "Olhe para a minha conta bancária recheada! E a minha família!" .... "Isso tem que ser real!" É só um passeio...
Mas a gente sempre acaba matando as pessoas boas, que estavam tentando nos avisar,. e deixamos os demónios correrem soltos...... Mas não importa porque....É só um passeio. Podemos muda-lo a qualquer hora que escolhermos. É uma questão de escolha. Sem esforço. Sem trabalho. Sem empregos. Sem contas bancárias. Mas escolha, neste momento, entre o medo e o amor... Os olhos com medo põem cadeados nas suas portas, compram um monte de armas e se isolam. Os olhos do amor vêem todos nós como um só. Vou dizer-lhes o que podemos fazer para mudar o mundo agora, para um passeio melhor. Vamos pegar todo aquele dinheiro que é gasto com armas e gastar alimentando, vestindo e educando os pobres do mundo que serão considerados, nenhum ser humano excluído e nós poderemos explorar o Espaço! Juntos! Ambos interno e sideral. Para sempre e em PAZ "- Bill Hicks


 
"Seja a mudança que você quer ver no mundo" - Mahatma Gandhi


 

"Ignorância e apatia são as mais perigosas armas de destruição em massa" - Baharam Maskanian


 

"O dia em que o poder do amor superar o amor pelo poder, o mundo encontrará a paz" - Jimi Hendrix


"Toda a verdade atravessa três fases:
Primeira, é ridicularizada; Segunda, é violentamente contrariada; Terceira, é aceita como a própria prova." - Arthur Schopenhauer


"O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer "- Albert Einstein


"Os governos são as sombras lançadas pelas corporações sobre a sociedade" - John Dewey


"O conhecimento  faz-nos responsáveis." - Che Guevara


"A confiança nasce do conhecimento." - Bruce Lee


"Não preciso ler jornais; sou capaz de mentir sozinho" - Bob Marley


"Verdade libertadora é uma realidade somente, e na medida em que for experimentada e vivida pelo próprio indivíduo, é uma verdade que transcende estilos e disciplinas." - Bruce Lee


"Existem dois tipos de história mundial: uma é a oficial, mentirosa, própria para as salas de aula; a outra é a história secreta, que esconde a verdadeira causa dos acontecimentos." - Honore Balzac


"Toda a indústria da propaganda e a sociedade de consumo entrariam em colapso se as pessoas se tornassem iluminadas e deixassem de tentar encontrar as suas identidades através dos objectos." - Eckhart Tolle


"Basta olhar para nós. Tudo está ao contrário, está de cabeça para baixo. Os médicos destroem a saúde,os advogados destroem a justiça, as universidades destroem o conhecimento, os governos destroem a liberdade, a grande mídia destroí as informações e as religiões destroem a espiritualidade" - Michael Ellner
 Em 15 de setembro de 1963, uma igreja em Birmingham, no Alabama, foi bombardeada, o que causou a morte de quatro meninas que frequentavam as aulas de educação religiosa aos domingos.
Em um discurso público, o Dr. King declarou:
“O que assassinou as quatro meninas? Olhe ao seu redor. Você vai ver que muitas pessoas que você jamais imaginaria capazes participaram deste ato de maldade. Portanto, esta noite todos nós precisamos sair daqui com uma nova determinação de luta. Deus tem uma tarefa para nós. Talvez a nossa missão seja salvar a alma dos Estados Unidos. Não podemos salvar a alma desta nação atirando tijolos. Não podemos salvar a alma desta nação pegando nossas munições e saindo disparando com armas físicas. Temos que saber que temos algo muito mais poderoso. Basta adotar a munição do amor.


– Dr. Martin Luther King


PAZ para os HOMENS de BOA VONTADE



Às cinco horas da tarde



A CAPTURA E A MORTE



                       
Às cinco horas da tarde.

Eram cinco da tarde em ponto.

Um menino trouxe o lençol branco

às cinco horas da tarde.

Um cesto de cal já prevenida

às cinco horas da tarde.

O mais era morte e apenas morte

às cinco horas da tarde.

O vento arrebatou os algodões

às cinco horas da tarde.

E o óxido semeou cristal e níquel

às cinco horas da tarde.

Já pelejam a pomba e o leopardo

às cinco horas da tarde.

E uma coxa por um chifre destruída

às cinco horas da tarde.

Os sons já começaram do bordão

às cinco horas da tarde.

As campanas de arsênico e a fumaça

às cinco horas da tarde.

Pelas esquinas grupos de silêncio

às cinco horas da tarde.

E o touro todo coração ao alto

às cinco horas da tarde.

Quando o suor de neve foi chegando

às cinco horas da tarde,

quando de iodo se cobriu a praça

às cinco horas da tarde,

a morte botou ovos na ferida

às cinco horas da tarde.

Às cinco horas da tarde.

Às cinco em ponto da tarde.

 

Um ataúde com rodas é a cama

às cinco horas da tarde.

Ossos e flautas soam-lhe ao ouvido

às cinco horas da tarde.

Por sua frente o touro já mugia

às cinco horas da tarde.

O quarto se irisava de agonia

às cinco horas da tarde.

A gangrena de longe já se acerca

às cinco horas da tarde.

Trompa de lis pelas virilhas verdes

às cinco horas da tarde.

As feridas queimavam como sóis

às cinco horas da tarde,

e as pessoas quebravam as janelas

às cinco horas da tarde.

Ai que terríveis cinco horas da tarde!

Eram as cinco em todos os relógios!

Eram cinco horas da tarde em sombra!




“O palhaço é um poeta em acção.”
(Henry Miller, O sorriso aos pés da escada)

Ar de menino desajeitado
pernas frouxas
pés que caminham para sítios diferentes
a perguntar emoções
assim vai o poeta da flor amarela
no chapéu minúsculo
pendura um sorriso rasgado
no rosto triste
quer fazer feliz a criança que nos habita
desde sempre
mesmo quando no fim do espectáculo
ressoam palmas
e murmúrios de troça.


Brissos Lino








Sem comentários:

Enviar um comentário