LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

sexta-feira, 16 de junho de 2017

ARMAZÉM 55



          




black tulip sun







rixkvsdaxkóla




 




   



Armazém imenso ESPAÇO de vivências encaixotadas com o rótulo de uma planificação aberta a todos.
Pessoas que foram um dia PRESENÇA, pertencem a este mundo de quatro paredes, transparentes.
Quase todos construíram um CLÃ de AMOR SACRIFÍCIO e DEDICAÇÃO.
A Black Tulip sun (JEAN DARK), os alunos do 11º e 12º que quiseram embarcar neste imenso fervilhar de acontecimentos- O PISTA e o ZÉ , assim como o saudoso Aníbal da geometria Descritiva. 
ARMAZÉM 55 não é uma MOSTRA estática, encerra em si muito mais do que o visível aos olhos da PESSOAS que o irão visitar.
Foi TOTALIDADE e ABRANGÊNCIA- TERMINAR em grande um ano lectivo curto e um processo de trabalho HUMANIZADO de três décadas e meia. 
Armazém 55 é qualidade em qualquer parte deste planeta moribundo e cheio de contradições.

OS DIAS ANTES

















A NOITE longa até ser DIA






NOITE
IMENSA
NOITE...COLORIDA...FRESCA
SORRISOS-GRITINHOS-GENTE LIMPA
do 10º11º e  12º AV



Os que ficaram, quiseram e disseram presente- SEMEDVS FRIEND e STAR DUST que de muito longe vieram-(resistiram) estes sim são os melhores, os da cidade, de perto ou do outro lado, foram estes e aqueles, ao nível dos que nas pautas atingem as notas de EXCELÊNCIA. Superiores e de nobreza maior, + NOBRES! DOS QUE,,, por birras, ciúmes e egocentrismo, fragmentam o ânimo de quem tudo deu para o êxito desta missão. 

...
Daniela-Sara Pereira- Carolina-Daniel - Mariana- Ana Silva-Rui black InK-Bruna-Mónica
Adriana-India Jane-Luís Gardnay-Miguel Cardoso-Rute-Panda Cabrita-Ana Piiiris, e penso que estão todos os nomes,aqueles  que recordo os rostos.
O Fórum iluminado, fresco e limpo foi nosso por uma noite- corredores vazios, de gente-conquistados num vaivém de agitação de formigueiro. 



 
A ARTE no seu  MÁXIMO 
ESPLENDOR.
Construiu-se o impossível, num querer teimoso, remando contra a maré-tínhamos mais caixas que barriga, mais ideias que todos os idiotas juntos.
Como se constrói um grande "BARCO" de porões cheios até às costuras??...
Do nada cresceu a obra organizada, regada com o suor dos resistentes.
Em grupo e com jovens motivados que gritaram presente-23-07.00 horas da manhã.

































































00.02 -manhã
O JANTAR dos TROLHAS

no POMAR  do JÚLIO








as obras em descanso
esperam o nosso carinho no olhar














 














especificidades

AOS ALUNOS DO 10º UM LOUVOR ESPECIAL..PELO EMPENHO E RESISTÊNCIA em todas as solicitações,,, ATÉ aos FINAL...MENTES.


FORAM MAGOS E DUENDES EM TODAS AS FRENTES.
AOS MEUS RESISTENTES DO 11º E DO 12º, SEM PALAVRAS,,, PARA O ABRAÇO FINAL-TALENTO RESPEITO E DEDICAÇÃO.


AO ZÉ PARA ELE dirigi TODAS as MINHAS ATITUDES DE CONSTRUÇÃO neste ANO-PROJECTO ANIMAL#ÂNDIA
2017
...
AQUI TENS A TUA EXPOSIÇÃO PELA QUAL TANTO ANSIAVAS. E QUE VIVÊNCIAS TU EXPERIMENTASTE-O SOFRIMENTO PORQUE PASSASTE NESTA loucura contorcionista sem rede nem estruturas oficiais-
viajámos por muito caixote, muito lixo nos passou pelas mãos e que dizer da porcaria que entrou nos nossos carros. LOUCO 2017- e nunca houve,,, ouvida a palavra desistir.

AO MEU IRMÃO ALEX, NOVAMENTE E AS ÚLTIMAS PALAVRAS-ÉS DOS MELHORES QUE COMIGO OMBREARAM NESTES 35 ANOS DE DEDICAÇÃO, RIGOR E CRIATIVIDADE DIRIGIDOS A UM OBJECTIVO SONHADO, SER ÚTIL E PASSAR O MELHOR DA INOVAÇÃO DA ARTE-INSATISFAÇÃO na CONQUISTA DE ESPAÇOS NUNCA PERCORRIDOS. TEIMOSIA E PERSISTÊNCIA defendendo  UM "PATRIMÓNIO" CHAMADO ESCOLA.
E um futuro "GRITADO"... alunos , ATENTOS, inteligentes-LIVRES.


 1USSUFRUAM E CONTINUEM, EU FICO POR AQUI.

0
º

intervenientes 

































 DOS SÉTIMOS!




Os SÉTIMOS


Recordo outros tempos, em cada ESCOLA que "APORTAVA" de armas e bagagens, invariavelmente escolhia as turmas dos sétimos anos, e com eles realizava uma viagem de 3 anos, sentia-os crescer período após período, e construíamos sonhos juntos. Nessas turmas viviam perto de 30 alunos e como hoje reinava a alegria, e uma certa dose de loucura nas partilhas-o divertimento estruturava a passagem dos anos. Concentração, trabalho e afazeres para casa- os que não eram portadores de material ou utensílios, somando também a algum deslize no comportamento-tínhamos na sala um alvo com setas e daí saiam umas multas , somando aos poucos no TEMPO do escudo, amealhando baguinho a baguinho, todos estes puxões de orelhas, para um bom PIC-NIC ou um almoço na PIZARIA Italiana.
Não me lembra de ter PAIS "À PERNA" ou chamadas ao DIRECTOR-portava-me muito mal nesse tempo e as aulas eram uma imensa gargalhada-os resultados foram deslumbrantes ainda os recordo assim como os ROSTOS daquela gente e as suas vozes me ecoam no corredor do tempo.
Retornei, na actualidade, aos sétimos anos, continuo a portar-me mal, as aulas são como as outras um circo de gargalhadas, mas só com bolas de cera, amarelas nos ouvidos-a rapaziada, trabalha numa imensa algazarra de barulho e confusão.
No FINAL de CADA AULA GRITO para mim...
-SOBREVIVESTE a mais esta, aguenta-te nas canetas.
Estes são os melhores dos melhores-CORRIJO!!
ESTAS!!
Viva a Malta do SÉTIMO














ARMAZÉM 55










celebração


QUINTA - FEIRA ao sol do meio-dia
PROJECTO MONUMENTAL



Não consegui entender, abraçar a totalidade, símbolos, estruturas. Quando o SOL já espreitava, o olhar deambulando,,, traiu-me a intenção-o cansaço extremo quebrou-me qualquer tentativa de análise. O espaço pensamento, demasiado pequeno  para tantas ideias e comunicação,
A instalação, "esmaga-nos"de qualidade, num  palácio do consumo, que tudo reduz à pequenez.
Hoje quinta -feira, 12 horas, sem dormir há dois dias (2 noites) encarei de frente o imenso "TITANIC" , recusei-me a valorizar as fraquezas  de um corredor a quem não poderíamos roubar mais espaço. Aqueles que me acompanharam, jamais os esquecerei, no jantar dos TROLHAS.
Ficam as imagens e a conclusão deste período da minha vida-sair em grande e lentamente para a reflexão SER mais profunda e acautelada... 

 Ainda antes do maldito descanso.NÃO TERMINOU!, agora Performance 2-estátuas de branco com livro na MÃO.










1

UM oBRIGADO ESPECIAL AO

GARDNEY, -INDIA JANE

 MIGUEL XARMOSO E BLACK

 TULIP SUN, QUE 


 ESTIVERAM SEMPRE

 FOCADOS EM NÃO ME

 DEIXAREM CAIR. SÃO BOAS

 ALMAS E O FUTURO

 NECESSITA DE GENTE

 COMO VÓS.


PiiiRIS (ANNY), que

 esteve  na

minha beira para

 qualquer falha 

, naquelas coisas
 burocráticas.
À 


AO TIAGOARTIS A MINHA

 ETERNA FIDELIDADE E
 COMUNHÃO/GRATIDÃO.

ÉS UM MÁGICO de bondade e talento NO

 MEIO DA MULTIDÃO. 

 pROF...-ESPADANAL/vii-

2
13 de junho
Pois só espero que valha a pena tanto trabalho. Não estou à espera que ninguém me dê seja o que for.

Nunca fiz nada com esse objectivo. Só queria que o fruto deste trabalho revertesse para o grupo. O trabalho é teu, os resultados que obtiveres são mérito teu. Mas fiz a minha parte com responsabilidade e empenho para além de um bom par de noites a conversar com a minha almofada. 

0




Gostei, venho de lá agora e estive a ver tudo com calma, mas acho que a verdadeira questão é se os miúdos gostaram da forma como estão expostos os trabalhos deles, e por extensão se eles gostaram da forma como eu e o Vladimir retratámos o trabalho deles (sob a tua condução) durante o ano letivo
não foi para ver o meu trabalho exposto e ser reconhecido que tirei as fotos e fiz o filme, foi porque gosto, porque os miúdos de artes são lindos, têm a vontade de fazer coisas que eu gostava de ver nos miúdos de multimédia e acima de tudo porque o teu trabalho de shaman merece ser documentado ;-)
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gifTIAGVSART

16 de Junho

Parabéns pelo "ARMAZÉM 55". A Arte no seu melhor.

Sandra Mesquita 

Toda a poesia é luminosa 





Toda a poesia é luminosa, até

a mais obscura.

O leitor é que tem às vezes,

em lugar de sol, nevoeiro dentro de si.

E o nevoeiro nunca deixa ver claro.

Se regressar

outra vez e outra vez

e outra vez

a essas sílabas acesas

ficará cego de tanta claridade.

Abençoado seja se lá chegar.



Eugénio de Andrade, 

in Os Sulcos da Sede
(António Vila real)
...
Meu querido amigo, estou no Fórum de CB
estou maravilhado com este trabalhão.
Há aqui coisas muito boas.
Boas em qualquer parte do mundo.

 15 /06

Ah! Ah! Ah!....já entendi! O 55 vem de longe…vem da Rua Nova. Sim senhor, agora foi fácil, pois eu não tinha entrado neste blog, só no outro. Mas que belíssima ideia, fazer a ponte do início, da origem, das raízes até à actualidade, até 2017!
Será que é possível deixar de ser o Prof. Indian Wolf e passar a ser o Prof. Á. Espadanal? Desculpe, as eu não acredito. Aligeirar alguns pormenores, sofrer as mazelas dos 60, tudo bem, até compreendo, mas a coragem, a força criativa e a entrega ao trabalho que tanto ama, essa é intrínseca, faz parte de si, está no seu ADN! Ainda gostava de ver o Prof. Álvaro Espadanal, aprumadinho…”quadrado” e a incentivar os alunos a porem cá fora os sentimentos e as emoções através de riscos/desenhos/pinturas…traços, pontos e manchas!...
22 /06
Pintor Luís Fernandes




¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡ F E L I C I T A C I O N E S !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!




Ví el primer blog, y ya quedé impresionada de la libertad que da paso a muchísima creatividad, una creatividad asombrosa, y además de talentos que ellas/os mismos nos conocían. Como los alumnos trabajan con dedicación y concentración, la libertad de expresión, de expresarse, de crear. Más allá, eso les deja huellas, sentirse empoderados para cualquier proyecto que emprenderán en sus vidas - ya vivieron que son capaces. Y para culminar, la exposición en una galería comercial, según los negocios, un lugar caro... Portugal ya nao es el país pobre en la última esquina de europa. Acá solo se podría aprender de esto.
Alvaro te felicito, dejas HUELLAS imborrables  en tus  alumnos/as, el hacerlos sentir capaces.  Pienso que tienes
fama que el director de la escuela te permite ¿o es que es normal en cualquier escuela pública portuguesa? Envídia.


Un abraco

Pieps.
/
Annelies -Chile


Olá, Professor!



Excelentes artigos! Obrigado pelas palavras sobre mim!



Mais uma vez parabéns pelo excelente ano letivo e a exposição!



Desejo-lhe boas férias! 

Cumprimentos





--

Vladimir AKIMOV/25 Junho

Beijo de saudades, FELIZ por ver trabalhos lindos, resultantes de uma aprendizagem linda consigo.
Raquel (KLEO) Fradique 22 / 06


Olá álvaro, fui ontem ao Forum para ver a Exposição, andei por lá deliciada a tirar fotos.
Há lá trabalhos fantásticos.
Os miúdos e tu estão de parabéns, por isso vale sempre a pena o esforço, acompanhar cada fornada.
Natália Escada 27 / 06


Boa Tarde !
Passei por Castelo Branco recentemente , pelo Fórum , com a minha FAMÍLIA e ao longe avistei uma exposição de Arte , bastou o primeiro contato para logo exclamar...Tem cara de Álvaro Espanadal ! ao aproximar-me tive a certeza.
Bela exposição!
Filho este SENHOR foi professor do pai...
Puxou do telemóvel , o seu brinquedo novo , como penda de ter finalizado o 1º Ciclo e vai de fotografar...
Olha este das FRUTAS é das primeiras aulas...
Esta é a beleza da vida !
Grande abraço!...
Daniel Correia  / 28-06



USA
A TUA FERIDA
COM
HONRA
DEIXA
ALGUÉM 
    ORGULHOSO...

 

Sem comentários:

Enviar um comentário