LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Wolf lands



WolF LANDS




RISKUSDAXKÓÓ  LA2
PROJECTO aNIMALÂNDIA 017

...
 ANIMAL # ÂNDIA



TRABALHO de CASA
no
TEMPO
e...sem TEMPO. 
Mostra para 
o
zÉ...






RISKUSDAXKÓÓ  LA2
PROJECTO aNIMALÂNDIA 017



De ALMA SORRINDO, corpo martirizado pelas MAZELAS da CAMINHADA...
de tanto que (Q) está FEITO, realizado pelo ombrear das consciências-em GRUPO se transformaram os DIAS e as REALIDADES. 
TANTO preenchido o espaço de 1 (UM) ano que tem tão pouco para encher.

TERMINOU AQUI, um TEMPO com MUITO TEMPO-décadas! 






DESESTABILIZANDO
as
CONSCIÊNCIAS
Dia 24 de Março o primeiro ESBOÇO na abordagem  a um artigo balanço final deste
 
ANIMA # ᭔᭔ LÂNDIA
 Sem perder de vista  a exposição final do ano, no FÓRUM de CASTELO BRANCO. 
Esta mostra-instalação "impactante" e abrangente,  planificada ao pormenor, aposta na QUALIDADE e no ENVOLVIMENTO- riqueza na aplicação do cumprimento dos objectivos.
 Faz -me retornar ao passado. Ano de
2004-SEXO-VIDA e MORTE
  A última grande mostra do grupo de Artes, instalada no passeio público da Rua de S. Tiago em frente ao centro com o mesmo nome. Escrevi na altura  da apresentação deste evento público a frase:
-Sinto um prazer imenso... ser PROFESSOR!...

 
  
A FORÇA simbólica de alguns dos  trabalhos, foi mal interpretada por  personalidades influentes da cidade  e a EXPOSIÇÃO recebeu no início da tarde de uma longínqua  quarta-feira, nota encapotada de expulsão da zona do centro comercial . 
A instalação, foi levada  ao seu termo como estava planeada, pois tínhamos a força e a  razão, tentei na altura entrar em diálogo com um dos priores, não me foi facultada essa possibilidade, recusou o diálogo com a minha pessoa. 
Os trabalhos expostos, não tinham como objectivo ferir susceptibilidades como alguém interpretou na simbologia das esculturas, não encerravam em si nenhuma provocação à IGREJA, mas pelo contrário-inspirava-se na sabedoria e simbolismo de um tema tratado em muitos movimentos artísticos-
 
o pecado capital
  Hoje  numa outra realidade , um grupo de professores com os seus alunos aspirantes a criarem novos mundos, mundos sensíveis replectos de simbologia, como só os artistas conseguem... naturalmente. Voltamos a sair de coração e olhos brilhantes, para o exterior; "MONTAR TENDA"num espaço onde a população frequentemente, não tem contacto com a ARTE.  O Empenho de todos foi uma exigência, os jovens, corresponderam, e em resposta a um sonho do meu delegado de grupo Zé Manél Santos, metemos mãos à OBRA. 
 Seis meses de trabalho intenso e centenas de registos gráficos e volumétricos.  É importante mostrar ao mundo exterior, que a escola continua a ser um lugar de construção do futuro , interrogando e confrontando o presente. 
Chegou o momento da paragem  e da reflexão sobre a impossibilidade da concretização de um projecto, sem o desgaste da luta permanente assente na dúvida e no correr contra o vento-o cansaço e a interrogação constante é o que me marca o espírito neste momento de reflexão. Trabalho solitário e nunca suficiente, para conseguirmos a paz de espírito e o sentimento do dever cumprido.
Foi possível e já estou a escrever nos finais de Abril, porque muitos outros se empenharam e nos "ABRAÇARAM", nas solicitações. A todas as portas que batemos, fomos bem recebidos e correspondidos positivamente todas as necessidades que uma exposição destas dimensões acarreta em si mesma.
Dominar um ESPAÇO aberto como o espaço de um centro comercial, não é "KOISA" fácil-muitos pensamentos, muitas imagens e mais dúvidas ainda, construíram esta MOSTRA. 
E um trabalho em jeito de FORMIGUEIRO 
 
Este ano de 2017 e a exposição ARMAZÉM 55,

RIXKUSDAXKÓLA


 representa uma bandeira de empenho, teimosia e qualidade. 
É fruto de uma planificação atempada, rigorosa e aberta, sempre aberta ao inesperado. Um confronto com os temas e reinvenção destes mesmos temas, um confronto ainda maior com o tempo e a rapidez com que ele se esvai entre os dedos das necessidades. 
Seria impossível a interpretação e consequente debate e ilustração da obra de  Giger, MAPPLETHORPE e koons, se não estivesse na sala acompanhado por alunos conscientes e ávidos de descobrirem a razão das coisas. E nas costas destes alunos, os Pais que confiaram e não investiram com foice em ceara alheia. 
Esta foi a razão estruturante deste ano magnífico os 3 vértices  (de OIRO) os alunos- as famílias e um líder determinado e incansável na abertura das portas do imaginário  . 
 Estamos todos, os alunos de Artes representados nesta mostra que pretende ser a imagem de uma ESCOLA no seu todo, dou a cara por todos eles e pelos professores  que compõem o meu grupo- aqui só se expõe qualidade fruto de muitas horas de trabalho nas aulas e fora delas.

Quero deixar claro, que por muitas e de variadas maneiras contornarei sempre as contrariedades e os propósitos de impedirem que  faça o meu trabalho. Esta instalação e as obras (,,,de ARTE)são o resultado da minha força enquanto profissional consciente e cidadão actuante. 
Responsável pelos meus limites.
 
Além do grupo de Professores da área das ARTES, convidámos duas personalidades com um grande peso simbólico de camaradagem e energias positivas nos nossos espaços de trabalho, a sua presença faz-nos sentir sóbrios e actuantes. Um deles há mais tempo Tiago Sousa, professor por vocação, pessoa sensível e ideólogo valioso para a continuidade da inovação dos gestos na escola Amato Lusitano.





 E o aluno VLADIMIR AKIMOV-Russo Português- que com a sua sensibilidade e personalidade, replecta de potencialidades é um exemplo para os jovens da sua geração, conheci VLA, quando meu aluno há perto de cinco anos, não me enganei na análise que fiz sobre ele  - uma pessoa diferente da maioria dos seus colegas, exigente, respeitador e com projectos para o futuro.



 ...
Hoje dia 24 de MARÇO, poderíamos antecipar as férias do Verão, os alunos estão preparados e conscientes que só em liberdade responsável poderão ser pessoas e não meros macacos de imitação. Não terão a vida facilitada, mas espero que dentro nas minhas insuficiências e fraquezas como animal humano, lhes possa servir de exemplo como  um sobrevivente  neste caminho teimoso de muita solidão, sofrimento e muitas vezes mal interpretado, no  processo criativo e na modelação das mentalidades.Foi sobre a VIDA que lhes falei em SETEMBRO- Vamos tentar descobrir o que é a VIDA, os seus segredos e as "ARMAS" necessárias para a confrontarmos.
 
vamos falar sobre a vida
VIVER, e foi isso que fizemos, até ao dia do encerramento do "ARMAZÉM55". Neste dia definitivamente terminou 2017 para mim. Wolf Indian deu lugar ao PROFFF. ESPADANAL.
VIVER! -E logo se vê se temos tempo de fazer 
 alguns riscos no papel
 ... Desestabilizador de consciências, frase épica escrita numa das redes sociais da moda sobre a o meu desempenho na área do ensino das Artes. Faz em Maio precisamente um ano. No primeiro "DAY ART" e quem a escreveu foi o C.S. num comentário a um POST do C. M. 
Tive acesso a ela a semana passada,  e foi o impulso decisivo,para esta reflexão final.
  
  DESESTABILIZADOR de acomodação das consciências acrescento. 

55
A HISTÓRIA que vou contar é sobre um rapazinho que... num dia quente de Maio, viu a luz pela primeira vez, no número 55 da Rua NOVA, lá para as bandas de Estremoz, Arcos mais precisamente, conheci-o e acompanhei o seu crescimento  nos anos sessenta e setenta. Numa casa que sobrevive ainda hoje, exactamente com a mesma imagem (in)tocada pelos tempos, uma casa pequenina, com 3 divisões,  nessas paredes iluminadas pela luz frouxa de um candeeiro a petróleo , como uma mapa, apareciam desenhos  riscados pelas camadas de caliço feita pelo vaivém de muitas pinceladas de mãos de mulheres alentejanas,  mãos do tempo, temperavam os volumes e as tonalidades de cinzentos amarelados-baços. Apareciam modeladas, figuras de cavalos, cavaleiros em frente a  dispersas montanhas. 


Comecei sem o saber a esboçar esta história de paisagens humanas acrescentadas em cada geração. O RAPAZ, cresceu e fez-se pintor de EMOÇÕES e ainda  hoje o observo diariamente, continuando a narrativa ilustrada naquela superfície marcada pela aspereza da "caição" do meu imaginário-Observando, ombreando com a  tal personagem, rebelde e percorrendo o caminho traçado naquela casa pequena , quando era habitada por pessoas . Fiel a tal rapaz, espero o momento da rendição.
Fica aqui também uma homenagem aos grandes obreiros da vida do gaiato ALENTEJANO, os PAIS, pelo qual, viveram toda a sua vida.

...
Ser professor  também é isto. Resistência e abertura do coração.  

ARMAZÉM 55-INSTALAÇÃO, foi estruturada e só existe pelo querer de muitas pessoas, além dos alunos e dos professores referenciados.
OUTROS nomes acrescento a esta ÉPICA viagem.
A abertura preciosa da direcção do FÓRUM Castelo Branco, que embarcou nesta aventura sem estarem na posse do produto que iria ser exposto.O vereador da cultura Fernando Raposo que disse sim sem pensar duas vezes-sim a uma grande lista de necessidades. 
Aos gestores do Ecomarchê, incansáveis para satisfazerem as nossas necessidades materiais para suportarem a instalação.
Cristina das "COISAS do PAPEL"
SANIALBI
SOFERRAGENS
Câmara Municipal de Castelo Branco
Paula Peres, sem ela ficaríamos apeados no que diz respeito à cozedura das  ESCULTURAS.




... Mas como??... se estrutura um ano que se quer novo nas atitudes, nos temas e na forma da abordagem destes novos desafios-as imagens FRAGMENTADAS por propostas,,, falam por si.


Raí Í zes das gentes
ÁÁ rvores  


REAL ou IRREAL??
JANE DARK-BLACK TULIP SUN





Ela regressou da ESCOLA...
Participar em algo diferente nesta despedida do SECUNDÁRIO.
 Tive o cuidado e a curiosidade de questionar os alunos sobre a importância da ARTE no seu percurso de vida e a atitude que é necessária para ultrapassar as dificuldades que vão aparecendo como o "INCHAÇO" de uma bola de neve a rolar por uma montanha abaixo.Eles, a VIDA e a Escola que agora deixam para trás, nas costas de um longo passado-EI-LOS em frente para novos desafios. 
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 ...
AS VOZES  e os INTERVENIENTES
Alex!FALA!!!
 

Estamos praticamente na recta final do último ano de secundário… e não poderia ser a altura mais pertinente para uma reflexão sobre este percurso, esta montanha-russa que foi pertencer ao curso de artes. Já não sou a rapariga que entrou pela primeira vez pelas portas da escola… algo mudou dentro de mim. As expectativas elevadíssimas que tinha acerca do curso foram completamente deitadas por terra logo no primeiro período do 10ºano: os alunos de artes não são bem
 aceites na única escola de artes do concelho… IRÓNICO!!!
 Somos tratados como forasteiros e delinquentes, e nem todos os
 professores transpiram aquela aura artística que sempre
 imaginei.

Passou o 10ºano… difícil, esgotante, e a minha vontade é desistir do curso. Não foram meses fáceis e nós, aspirantes a ARTISTAS, temos de nos esforçar o dobro para conseguirmos os nossos objetivos.
Chegou o 11ºano, um ano ainda mais difícil, repleto de altos e baixos, noites passadas a branco, dias passados a chorar…. E PARA QUÊ? Não sou reconhecida pelo meu esforço, nem pelo meu trabalho. Cansada, interrogo-me se não estaria melhor num outro curso.
Infelizmente, o meu persistente perfeccionismo relembra-me todos os dias que não sou tão boa quanto os outros, não sou boa o suficiente, não mereço estar aqui…
Mas se esses dois anos trouxeram coisas más, certamente me trouxeram algo bem mais precioso: AMIZADES, AMOR, CARINHO… de alguns professores com certeza, mas principalmente de amigos, bons amigos e claro, o HORÁCIO. Talvez seja por eles que consegui superar-me, consegui finalmente ver em mim algo de positivo.

Inesperadamente, no ano mais difícil do secundário RENASCI, renasci numa versão mais confiante e segura de mim própria. Trabalhei muito, chorei muito, estudei muito… mas demonstrei a todos, e principalmente a mim, que sou mais do que um rótulo, sou mais do que as minhas inseguranças… e confesso… sabe bem, SABE MUITO BEM!!!! Sabe bem sair daquele local infeliz, de tristeza e dúvida, um refúgio negro e degradante.

Para nossa surpresa, chegámos ao 12º ano e tudo mudou… UM NOVO PROFESSOR, novas experiências, novos métodos de trabalho. No entanto, tínhamos plena consciência que ia ser um ano difícil, e muito mais exigente. Rapidamente a esperança foi substituída pelo receio, receio de desapontar, medo de falhar.

Hoje escrevo, extenuada, cansada, mas motivada, preparada para continuar e lutar… LUTAR, sim, porque ser artista é lutar, é sofrer, é chorar, é querer desistir. Sentimos como ninguém e sofremos como ninguém.

Este ano evoluí como em nenhum outro, principalmente a nível psíquico: estou mais confiante, mais segura e, acima de tudo, mais motivada.
No entanto, nem tudo tem sido um mar de rosas… de vez em quando, vejo de novo aquele abismo, uma vontade de deixar tudo e desistir, deixar de lutar.

Fomos confrontados com trabalhos que exigem uma maior capacidade criativa e de autonomia. É difícil, é muito difícil conseguir acompanhar mirabolante, e vejo-me muitas vezes à deriva… sem saber o que fazer, sem saber o que dizer… e voltam novamente aqueles pensamentos negativos, aquela nuvem negra que me persegue incessantemente.

Eu esforço-me e sinto que não consigo cumprir. Olho para os trabalhos dos meus colegas e tenho vontade de rasgar os meus. Eu trabalho e não vejo reflectido esse esforço.
Tenho dias bons, dias maus, dias terríveis e dias surpreendentemente felizes. Tudo graças aos meus amigos, à minha família, ao calor que emana das almas que em meu redor me aconchegam. Tudo graças também a um professor que puxa por mim, me pica, chateia e também me dá conselhos e palavras amigas.
Já não sou a mesma Alexandra que era no 10ºano, já não sou a mesma aluna, já não sou a mesma “artista”. Apesar dos dias mais cinzentos, tenho orgulho no que me tornei e no futuro que me espera.
Aprendi que tenho de ser persistente, e lutar por mim, porque mais ninguém o fará. Aprendi que a verdadeira essência de um artista não está no seu aspecto, mas na sua ALMA. Aprendi que existem razões para sorrir, e poder expressar-me através da arte é uma delas… e descobri uma força dentro de mim que desconhecia: capaz de mover montanhas e imune à malícia dos outros. Mas talvez ainda esteja a tentar perceber o meu papel no mundo enigmático das artes.
Sou hoje quem quero ser, e não desejava ser de outra maneira.
(Reflexão base na mostra -ARMAZÉM 55-)

YO

   Durante estes três anos foram muitas as mutações como pessoa e como espírito. O papel vegetal foi deixado para o lado, e ( mas com muito custo e ainda não totalmente) a bem dita BORRACHA. O grau de exigência quanto à qualidade aumentou e as frustrações também.. APRENDI, SEM DÚVIDA, a ser mais autónoma, a deixar de ter medo de fazer asneira e a seguir o que a minha vontade desejava.
A ideia do que é a ARTE ainda me confunde, bem como este ano inteiro, uma grande "BOLHA" de confusão, mas talvez este SENTIMENTO, venha de forma positiva, como uma maneira diferente de VER.
  Pouco falta para se colocar um ponto final no SECUNDÁRIO. com ele, ficam-me MEMÓRIAS, EXPERIÊNCIAS e um grande sentimento de NOSTALGIA. No entanto, sei que aprendi muita coisa, não apenas em relação às matérias, mas também em relação a mim mesma.

ADRIANA POTTER


Tal como muito outros colegas, sinto-me completamente "ESTOIRADA", mas ao contrário deles sinto-me MOTIVADA a fazer mais, a aprender mais , a SER MAIS.

Todo o meu percurso durante o SECUNDÁRIO foi turbulento, mas ao contrário dos dois primeiros anos foi uma turbulência boa, que me fez mexer, que me fez libertar.


 KARLOTTA POTTER


Entrei no 10ºano com imensa vontade de aprender coisas novas, de aprimorar técnicas e melhorar os meus conhecimentos em relação às ARTES. mal sabia eu que ia crescer, não só como CRIADORA, mas também como PESSOA. Esta PERSONAGEM que deambula muitas vezes pelos corredores da Amato Lusitano com três horas de sono (escrevo esta reflexão às 3 horas da manhã). A pessoa que há dois anos atrás não mergulhava de cabeça em ideias malucas e preferia agir "pelo seguro2, não arriscar em demasia, a pessoa, que, com o tempo e paciência se tornou mais paciente com os outros e consigo mesma, que pensa duas vezes antes de dizer algo.
 as marcas que a disciplina de DESENHO deixou, para além das olheiras e o ar de cansaço, são marcas que vão para sempre ficar vincadas na personalidade de cada um , que à sua maneira construirá o caminho para uma vida.
Esta viagem ensinou-me a respeitar a ARTE dos outros.

ANNY JOHN

três anos passaram, três longos anos...

Três anos difíceis, dolorosos, com algumas coisas boas.
tr~es anos que criaram calos, feridas, conflitos interiores, mas que ao mesmo tempo me fizeram crescer, desenvolver, descobrir-me como PESSOA, descobrir o que é a ARTE e ser ARTISTA.
  A minha SENSIBILIDADE aumentou e quanto mais tempo passa, mais me sinto pronta para sentir cada pedaço da minha vida de forma especial, sem medos.

FOX FRIEND


Três anos de PROCURAS-DESCOBERTAS e DESESPEROS.


  Sem qualquer tipo de certezas, inscrevi-me em ARTES, ainda me lembro do primeiro dia de aulas do 10ºAno, daquele frio na barriga, a desconfiança  e do medo de não me conseguir adaptar.

    no entanto, já no 11º, a MOTIVAÇÃO e a mudança foram os dois elementos mais importantes.
  Agora a chegar ao fim, vejo , a minha evolução quer ao nível da EXPRESSÃO GRÁFICA, quer ao nível psicológico.
  Devo, no entanto, confessar que só no último ano é que me comecei a entusiasmar com a disciplina de DESENHO A, não pela quantidade de trabalhos, mas pela grande ajuda e compreensão do professor, e pelo grande companheirismo.


  LUÍS "PHANTOM" GARDNER

  Ao longo destes 3 anos noto significativamente grande mudança em mim.
  Ainda me lembro que era um miúdo acabado de desistir da música e seguindo o que queria mesmo, ARTES-VISUAIS.
  Sinto que depois deste tempo todo a minha CRIATIVIDADE e INSPIRAÇÃO tem vindo a aumentar cada vez mais.
 No 10ºano eu mal pegava em algo para desenhar, este ano não passo um dia sem desenhar.
  Esta evolução deve-se à preparação que tenho tido e ao que têm partilhado comigo. Assim consigo sentir-me sempre em casa quando fujo para este mundo que é a ARTE.



OS RIXKVS
DA CORAGEM de dar o CORPO ao MANIFESTO 




RISKUSDAXKÓLA-ANIMAL  # ÂNDIA

2017
 



...
PINCELADA a PINCELADA
...
 A VIDA! e os RIXKUS

TUDO MISTURADO-do FINALMENTE para o INICIO#MENTE. 



DIZ-ME que eu OIÇO

 
MOSTRA-ME e eu PERCEBO



 
ACOLHE-ME e  eu APRENDEEI

I
 (/Provérbio Sioux

 



 
...


Ego CENTRO
O ANTES DE TUDO
 


COMO UM TERRENO LIMPO DE VERDE EM MAIO
RECEBI UM NOVO GRUPO-FERTILIZADO PELAS HORMONAS DA IDADE SEM TEMPO E COM TODO O ESPAÇO. EI-LOS E EU COM TODO UM VAZIO POR PREENCHER.

 ... Eu não tenho mais nada para oferecer a ninguém, a não ser a minha própria confusão.








 

na PELE são para EXIBIR, tal como aquelas que trazemos na ALMA. USA a TUA FERIDA com HONRA , deixa ALGUÉM ORGULHOSO"  
"Win"Me, I hope that I'm crazy
I feel you driving and you're only the wheel
Slow down, let someone love you
Oh, I've never touched you since I started to feel
If there's nothing to hide me
Then you've never seen me hanging naked and wired
Somebody lied, I say it's hip
To be alive

[Chorus:]
Now your smile is wearing thin
Seems you're trying not to lose
Since I'm not supposed to grin
All you've got to do is win

Me, I'm fresh on your pages
Secret thinker sometimes listening aloud
Life lies dumb on its heroes
Wear your wound with honor, make someone proud
Someone like you should not be allowed
To start any fires

[Chorus:]
Now your smile is wearing thin
Seems you're trying not to lose
Since I'm not supposed to grin
All you've got to do is win
David Bowie



Esta a proposta para a PERFORMANCE-SAÍDOS da CAIXA-CELEBRAÇÃO3º PERÍODO 
(PERFORMANCE-CONSTRUÇÃO dos MÓDULOS BI)
...
PROJECTO TOJEIRAOS ARTISTAS VISITAM a ESCOLACONTEMPORANEIDADE na ARTE e na ESCOLA.19 de Outubro de 2016





Bom dia professor Álvaro, O meu nome é Miguel Coutinho e fui seu aluno na ESAL de 2004 a 2007. Tenho pena de não poder falar consigo pessoalmente, mas realmente não me foi possível deslocar a Castelo Branco. O assunto é o seguinte, estou a organizar com uns colegas um programa de residências na Tapada da Tojeira em Vila Velha de Ródão, nas instalações do CENTA. A primeira edição irá realizar-se de dia 12 a dia 22 de Outubro. Trata-se de um grupo de jovens artistas visuais com trabalho já consolidado e muito interessante no panorama artístico nacional. Nesse sentido achamos que seria interessante para o projecto um momento de contacto com a comunidade interessada. E a mim como antigo aluno parece-me que seria uma mais-valia para os seus jovens formandos uma aproximação a esta vertente da sua área de estudo.Os moldes deste encontro estão abertos a discussão. Neste momento gostaria apenas de perceber se existe interesse e disponibilidade da sua parte para colaborarmos neste pequeno evento informal.
Um abraço,
Miguel Coutinho




O CONFRONTO DUELO de EMOÇÕES O ESPAÇO da 23A, foi “invadido”, por personagens REAIS do mundo das ARTES. Os já formados e consagrados nas GALERIAS NACIONAIS e os aspirantes a terem uma oportunidade para seguirem as pisadas dos primeiros. Depois de uma abordagem individualizada á obra de cada um dos artistas presentes, foi proposto aos alunos das três turmas de artes Visuais que encenassem uma das obras dos orientadores do evento. Os alunos dividiram-se em 7 grupos, compostos pela mistura dos vários anos-10º-11º-e 12º. Foi surpreendente a sua prestação, levando à assistência a aplausos entusiasmados. Seguiu-se um almoço de confraternização nas mesmas instalações.

...


KOISAS das AULAS-DESCOBERTAS-PESQUISAS e ACONTECIMENTOS CONGELADOS no TEMPO pela perspectiva de uma máquina digital.E por um cérebro à prova de BALA.

 

 

18 anos ANNY JOHNYYYGOOD MORNING!!!



MOVIMENTAÇÕES 
SAÍDOS da CAIXA


CAIXAS e MAIS CAIXAS
Os RATOS dos PAPÉIS, ou PROFISSIONAIS fora do PRAZO.


Estes passaram-se de vez... 



Visita ao MUSEU de ARTE e CULTURA CB

 O GESTO  do SILÊNCIO

 

19 de Maio
 Galeria dos CTT

11ºAV

MARTINS CORREIA 
"É preciso muito tempo para se aprender a SER JOVEM"

Escultura-Pintura -Desenho











Os RISKVS
12º
SEMANA SOMA SEMANA

20!EXPRESSÕESDESENHO A-12ºAV





 

Entrei numa livraria. Pus-me a contar os livros que há para ler e os anos que terei de vida. Não chegam, não duro nem para metade da livraria. Deve certamente haver outras maneiras de se salvar uma pessoa, senão estou perdido. ( Almada Negreiros)




É Sempre Verão Abaixo do MarÉ sempre verão
Abaixo do mar
Eu sei, eu sei, oh, oh, oh
As aves têm escamas
E os peixes levantam voo
Eu sei, eu sei, oh, oh, oh
A chuva é seca
E a neve sobe
Eu sei, eu sei, oh, oh, oh
As pedras se abrem
A água queima
As sombras vêm para dançar, meu senhor
As sombras vêm para jogar
As sombras vêm para dançar, meu senhor
As sombras vêm para ficar

...

Os SÉTIMOS 
Recordo outros tempos, em cada ESCOLA que "APORTAVA" de armas e bagagens, invariavelmente escolhia as turmas dos sétimos anos, e com eles realizava uma viagem de 3 anos, sentia-os crescer período após período, e construíamos sonhos juntos. Nessas turmas viviam perto de 30 alunos e como hoje reinava a alegria, e uma certa dose de loucura nas partilhas-o divertimento estruturava os resultados, e eram bons. Concentração, trabalho e trabalho para casa- os que não eram portadores de material ou utensílios, somando também a algum deslize no comportamento-tínhamos na sala um alvo com setas e daí saiam umas multas , somando aos poucos no TEMPO do escudo, davam todos estes puxões de orelhas, para um bom PIC-NIC ou um almoço na PIZARIA Italiana.
Não me lembra de ter PAIS "À PERNA" ou chamadas ao DIRECTOR-portava-me muito mal nesse tempo e as aulas eram uma imensa gargalhada-os resultados foram deslumbrantes ainda os recordo assim como os ROSTOS daquela gente e as suas vozes ecoam no corredor do tempo.
Retornei nestes tempos modernos, aos sétimos anos, continuo a portar-me mal, as aulas csão como as outras um circo de gargalhadas, mas só com bolas amarelas nos ouvidos-a rapaziada, trabalha numa imensa algazarra de barulho e confusão.
No FINAL de CADA AULA GRITO para mim...
-SOBREVIVESTE a mais esta, aguenta-te nas canetas.
Estes são os melhores dos melhores-CORRIJO!!
ESTAS!!
Viva a Malta do SÉTIMO


















MUROS e FRONTEIRAS
YOUR BODY, YOUR (e) ART.tachaloveyou 





 








A ARTE não tem limites, não tem REGRAS, não tem parâmetros a cumprir. A ARTE não desilude, apenas ilude. Ao longo da história a representação do NU, tem sido uma das temáticas mais polémicas :-Quando é que para a sociedade é aceitável a NUDEZ e de que forma?O corpo humano é perfeito nas suas imperfeições e nos pequenos detalhes que diferenciam esses mesmos corpos dos outros. Com o corpo humano poderemos criar ilusões, podemos utilizá-lo como tela ou como instrumento de pintura.É disto que a ARTE se alimenta, da controvérsia, da discussão, derrubando barreiras e agitando os alicerces da sociedade.
ALEX




Cada vez mais somos BOMBARDEADOS com " obras de ARTE", por seres que levam o SIMBOLISMO ao extremo. O que é arte e o que é LIXO? Como é possível dois pólos tão distintos serem cada vez mais confundidos , quando são tudo menos um conceito homogéneo???Criar faz parte da minha natureza, da tua, e da de todos nós.Criar dá-me GOZO, criar faz-me nascer, morrer e nascer de novo. Criar faz-me ser outros e novos "EUS". Criar faz-me ver o MUNDO com outros olhos, que NÃO SENDO MEUS, O SÃO.




SOMOS CRIAÇÕES, SOMOS INTENÇÕES, SOMOS PROPÓSITOS E FINALIDADES, SOMOS EMOÇÃO, SOMOS DESEJO E REVOLTA,SOMOS AMOR E SOMOS ÓDIO, SOMOS DÚVIDA E CERTEZA SOMOS IMPACTO, SOMOS MENSAGENS POR DECIFRAR, SOMOS SIMBOLISMO E REALISMO, SOMOS INCOMENSURAVELMENTE E INQUESTIONAVELMENTE ARTE.

TACHA#LOVE






Às vezes penso-o QUE É ARTE?realmente tudo é ARTE? falta a ideia.Mas persiste sempre no ar, que somos apenas humanos, tudo passa, daqui a cem anos ninguém saberá de nada.É como se a humanidade fosse uma tela que foi pintada. Ao apagar-se a tinta o que fica é a NARRATIVA de pessoas que de alguma forma sobressaíram, mas que não fugiram mesmo assim à borrada do tempo.
Miguel
ErótikaGiger + 11º   O QUE SE (DESEJO)???!ABORDAGEM AOS DETALHES-SABER ESCOLHER (...em),DOMÍNIO DO CONHECIMENTO DA MANCHA.REPRESENTAÇÃO DA TRIDIMENSIONAL IDADE NUM ESPAÇO PLANO.           




INSEKTVS 
MACRO
detalhe-ocupação do suporte e EELP













 MUNDO REAL




ÓLHA ELIPSE!!! que antes é círculo
VOLUME
REPRESENTAÇÃO "perspética"


Mancha "ESFUMATA"
com cadeira à ilharga 

ÓLHAAA!! e REPRESENTA 

















































IDENTIDADES
SINTESES
OBSERVÂNCIAS
11ºAno AV






ESFUMATO e MODELAÇÃO ESPACIAL






 Koisas da FIGURAÇÃO e das superfícies texturadas
PORTA - VELHA
Palhaços
noivos indianos




mancha
VOLUME
REPRESENTAÇÃO
EELP








IDENTIDADES
12º AV 
&
ExpressÕes














 
PROJECTVS INDIVIDVALIS

 
ANNY JOHNYYY






 
MIGUEL
XARMEX




 



KOISAS da TRIDIMENSIONALIDADE a SÉRIO
 OFICINA de ESCULTURA










REALIDADES
PONTOS de VISTA
e
DISTORÇÕES

















FOTOGRAFIAS> TIAGVSART
 


O PROJECTO ANIMA #LÂNDIA
KONTRADIÇÕES



FOTOS

VLADIMIR





 No Caminho de 
PISTA ALEXARTES


































Nas tuas passagens pela oficina,  olhar paciente, curioso, aprendido, de tantas viagens e lutas. Talvez , ou a certeza, que por mais distâncias que nos separem, tu és aquele que estás nos lugares cimeiros-neste tempo em que todos são somados por "ATACADO" , não há lugar para a diferença, tu és diferente e marcas o LUGAR por onde espalhas competência. Obrigado irmão do ALÉM-TEJO, serás sempre aquele em que eu confio e admiro. Professor Alex Artes, passo-te o testemunho. Faz sempre diferente e dignifica a vida de quem acolhes nos teus espaços de luta e (in)..conformismo. 


SAÍDOS da CAIXA
Projecto de # pendências7
day art t2o

AFOGADOS nas DITAS 

A baleia vermelha

A RECICLAGEM como estrutura de um TODO-ARMAZÉM 55 também é espaço de memórias e transformação das REALIDADES.
Percurso gráfico- estético de uma ideia PARA a socialização-REVOLUÇÃO.

























DAY ART-T2W
A MARCHA da SERPENTE
DE"PENDÊNCIAS
A BALEIA VERMELHA


 












O que se sentia?
Comparando e não só com o dia do DIABO.
Foi algo BRUTO , o som metia tudo à volta em silêncio. O olhar dos JOVENS era firme, sérios no sentido  de que viu-se a personagem a GRITAR  no rosto deles, outros sorriam de ORGULHO , de bem estar, de alegria pela GRANDEZA e união da MARCHA , e viu-se  que se sentiam bem  com eles próprios . Tinham motivação , queriam meter BARULHO , queriam SER VISTOS e OUVIDOS!!! O ÍNDIO parecia o ALFA da TRIBO . Poucos fraquejavam,,,EU SENTI o BATER da MARCHA no PEITO .
Parecia que BATIA nas paredes  do meu CORAÇÃO, fez-me tremer  e fez-me deixar de respirar.
BlacK Tulip SUN /18 maio-2017 











































Conclus Ãão
...

A PORTA é para

fechar! 
Professor pequenino..




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A PORTA é para FECHAR PROFESSOR!...

Estávamos nos "confins" de Março, as palavras da boca de uma senhora, ele um professor desencantado , mas, teimoso.
Ainda na sua memória vivem aqueles dois rostos e as palavras dela pairam no ar como um sussurro de vento em túnel de bosque profundo.
Ela numa pose firme e senhorial,de braços cruzados, profere a frase com acutilância.

-A PORTA É PARA FECHAR, PROFESSOR!...

Poderia ter dito aquela soma-palavras, de muitas formas, ou acrescentar um sorriso, e o professor fecharia a porta naturalmente. Iria de seguida à sua vida pequena com o fardo de muitos anos pesados, quase por nada.
Os braços também poderiam estar ao longo do corpo ou dinâmicos, em gestos de carinho.
mas não, o que fará esta gente?? PARA justificar o salário que ganham. E não tirarão nenhum prazer da profissão?





Professorpequenino...





O seu tesouro,é hoje de lama, a riqueza no caldeirão do Duende lama-CHEGAR AO FINAL, MAS SE OUVISSE:

-SR. PROFESSOR, SE NÃO SE IMPORTAR, OU SE...NÃO FOR MUITA MAÇADA, FECHE A PORTA SE FAZ FAVOR. NÓS AQUI TEMOS ESTAS REGRAS...
OBRIGADO!
MAS NÃO!!

O seu  olhar  permanece em mim como vidros fragmentados, partidos em mil pedaços de matéria cortante.

- A PORTA é para fechar, professor (inutilidade, carregado com o peso das más escolhas).

...

É verdade, menos um ano-novamente o melhor-o maior,,, onde que se fez tanto em pouco tempo?

Transcrevo novamente a história contada pelo mestre Lagoa-talvez me ajude ou ajude alguém a entender o sofrimento que  envolve todas as células racionais que me constroem, enquanto SER ANDANTE.
Uma tragédia...
HOJE e nos últimos dez anos desde que esta cambada de inúteis tomaram conta da poética que era estar numa escola, com uma missão pré-definida.
Estruturada e com uma visão a longo prazo.



Transcrevo novamente a história contada pelo mestre Lagoa-talvez me ajude ou ajude alguém a entender o sofrimento que  envolve todas as células racionais que me constroem, enquanto SER ANDANTE.


É sobre o Mestre Lagoa Henriques, de qualquer forma, esta personagem tem uma certa dose de influência na abordagem que eu faço a este sentimento de ...SER ARTISTA e PROFESSOR. Foi ele que no distante ano de 1980 me facultou o texto que em baixo deixo para reflexão. O Mestre Lagoa foi meu Professor em duas disciplinas-Comunicação Visual no 1ºano e Desenho no 3ºano. O Professor Lagoa FOI uma personagem muito especial no panorama da ESBAL, já tinha um estatuto sólido, e na altura um "Ícone" do convento da Arte. Sensível, humano, quase sempre nervoso e também quase sempre apaixonado por alguém. Lembro-me que em muitas das aulas nos deixava por mais que uma vez a sós no anfiteatro, ausentava-se por momentos e de uma forma brusca dizendo: -só um momento, já venho! Isto acontecia frequentemente ao ponto de já estarmos habituados às paixões do Mestre Lagoa. Foi sempre um homossexual assumido e respeitado por todos,  generoso em relação às notas que nos dava. Um homem culto e um grande comunicador.



O assunto que quero abordar nesta reflexão final, centra-se no artista e nos sentimentos que o envolvem no longo percurso até ao momento em que começa a "VOMITAR" os símbolos, as cores, as formas ou as palavras. Organizar esses elementos, "cozinhar" a síntese mentalmente . Depois nasce a obra. Mas é no caminho...duro, sofrido e às vezes trágico que está a riqueza do acto Artístico. O professor inclui-se neste panorama das emoções.


O PINTOR de FRESCOS
Agora vamos à pequena história contada pelo Mestre Lagoa...AUTORIDADE e SABEDORIA.
  Os frades de um mosteiro acordaram pintar as paredes do seu refeitório. Procuraram um pintor e encarregaram-no dos frescos. Veio o pintor, encostou uma escada à parede, abriu a caixa das tintas, pôs os pincéis em ordem e, quando tudo estava preparado, foi-se embora dizendo: - até amanhã. No dia seguinte não apareceu, nem tão- pouco em toda aquela semana; nem passado um mês. No entanto tudo estava preparado para que ele começasse a pintar o mural no refeitório.
  Passados uns meses, um frade, ao regressar do seu passeio, contou aos seus companheiros que tinha visto na feira o pintor, rodeado de uma multidão de curiosos e feirantes. E pareceu-lhe que o pintor tinha esquecido para sempre as paredes do refeitório.

Passados três meses, outro frade encontrou-o no campo, sentado numa pedra, mas não quis dar-se a conhecer, não fosse ele julgar que era para recordar-lhe as pinturas.

Passados quatro meses, viram-no em plena noite à luz do luar, Outra vez num dia de sol, encontraram-no muito longe do mosteiro, por entre as árvores de uma estrada.
. Outro frade, no seu peregrinar, tinha-o visto à beira-mar, com as mãos nos bolsos, sem lápis nem papel, nem aparência de quem toma notas ou apontamentos.
 
Na praia ninguém diria que era um pintor. Passado um ano, os frades, tornaram a ver o pintor no mosteiro. Aproximou-se da escada, das tintas e dos pincéis como se os tivesse deixado na véspera. E começou a pintar as paredes do refeitório. Enquanto pintava não falava com ninguém. E os frades começaram a ver que ele ia reproduzindo os lugares onde cada um deles o tinha visto. A feira, o mar, a noite, a lua, as pessoas, o campo, as árvores, o sol, tudo nascia nas paredes do refeitório pela arte do pintor que durante um ano andou procurando assunto para as suas cores.

  Grande foi este PINTOR e bons os FRADES, que não lhe pediram o assunto, mas somente a PINTURA. Estes bons frades andaram neste caso como sábios, não tirando a escada,nem as tintas, nem os pincéis donde o pintor os tinha deixado, e apesar dele não ter voltado durante todo o ano. Mas ele voltou. Voltou passado um ano. O ano simbólico desta história antiga.


Mas não esqueçam, o pintor andou um ano a ver! Esta é a ordem dos factos e só falaremos precisamente do que aconteceu ao pintor durante este ano, pois que em verdade a pintura que ficou nas paredes do refeitório não é o que mais interessa agora.

  Os Frades encarregaram-no dos frescos porque sabiam que ele era PINTOR. Mas, na realidade, só depois de passado um ano, o ano simbólico, o pintor foi pintor, porque, além das tintas e pincéis, ele tinha também o que é principal na pintura, na ARTE, na ciência e em toda e qualquer posição social do homem: A AUTORIDADE PESSOAL.
  Nada há mais moral nem de mais valentia que a autoridade pessoal.
Giotto não viu nunca outros pintores, não soube o que se tinha feito antes dele na pintura, não recebeu lições de arte de pintar e, ao contrário, como acontece na referida história, só viu a paisagem, as pessoas, a natureza, e sobretudo o que tinha dentro dos seus olhos. Desconhecendo toda a ciência e sabedoria da Arte, GIOTTO foi o iniciador da ARTE NATURALISTA, representativa da Arte EUROPEIA, Ocidental.






A ÚLTIMA FRONTEIRA

 
  Chegou o TEMPO
O momento da decisão-RUPTURA para a mudança.
Não! ASSUMIDAMENTE a um novo renascimento-60 anos a fronteira a última FRONTEIRA da IDADE da RAZÃO, tardia. 
Não existe hoje LUGAR para o respeito e o desempenho seguro e em paz, a sociedade e a minha profissão em particular, vivem num total desnorte onde as competências e as identidades se misturam num saco escuro de mil dados em movimento.
Este foi novamente o "TAL" ano de todas as frentes, dificuldades várias, e ainda não terminou, hoje 31 de maio, a hora do balanço. Quase despido de energias, de dar o peito em muitas frentes. Falta a Exposição instalação "ARMAZÉM 55". Faltam forças físicas, vazio - resta-me o sentido do respeito pela palavra assumida.
Curiosamente e até a mim me surpreende, esta não é uma reflexão vestida de revolta, desespero ou azedume. Nem pedido de socorro, nem deixarei de acreditar. Mas chegou o momento da RUPTURA, e gastar as últimas "BALAS" que restam até aos 66,preso numa armadilha, recuso-me a roer a pata para a LIBERTAÇÃO,  deixar as portas abertas ou dar o GRITO de recuso-me a PENSAR ou a procurar saídas .
Aos alunos que foram o meu pilar, para trás deixo as marcas de uma paixão de décadas alguns milhares de rostos hoje homens e mulheres como EU. PROFESSOR em tempo de "atracagem".







 A noite que passou sonhei com LOBOS...sonho mesmo...tão perto de mim que não consegui perceber onde eu terminava e começavam eles...sabem como são?...INTELIGENTES...perspicazes...lindos macios...pacientes, duma paciência que os consomem, mas não arriscam, esperam o tempo que for preciso, tempo que os tortura, mas que os leva ao objectivo!!!...
SABEM o que querem, sabem o que fazem, retribuem o bem, mas também são justos e aplicam o juízo...têm olhos cor de mel, cinzentos , verde esmeralda...com raios de cristal...INDEPENDENTES...raios que cortam como vidro, que ferem, mas só se forem feridos...que ninguém lhes toque...porque não são de ninguém...são só de quem querem...que sorte...que privilégio e coragem...não sei porque me escolheram, não sei porque estiveram comigo...não sei porque deixaram que lhes tocasse !!...só sei que me senti meio LOBO...só sei que lhes sou tão grata (GRATO!).





(Luísa de Matos-pela noite dentro com lobos)

SER PROFESSOR é realmente surpreendente.

 FORAM a TOTALIDADE, fizeram o IMPOSSÍVEL, embebidos na estrutura das PLANIFICAÇÕES-"foram"  o PODER dos DEUSES.

Um dia irão entender a "KAUSA das KOISAS" e o significado das LÁGRIMAS do DESESPERO.

HOJE tudo é COR-PRESENTE.

O TRABALHO este MISERÁVEL precioso DIAMANTE, move MONTANHAS...ai os ARTISTAS inconformados donos de muitas REALIDADES.

SOIS FORÇA e POESIA

CRUELDADE e DECEPÇÃO.

HOJE MAGIA, para o DIABO a DESILUSÃO.

Esta a minha homenagem a todos NÓS.










PROJECTO ANIMAL#ÂNDIA termina aqui







...

HOJE (TAMBÉM) começa

MITVS # LOGIAS






2018
PROFF...
ESPADANAL

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