WolF LANDS
RISKUSDAXKÓÓ
LA2
PROJECTO aNIMALÂNDIA 017
...
ANIMAL # ÂNDIA
RISKUSDAXKÓÓ
LA2
PROJECTO aNIMALÂNDIA 017
De ALMA SORRINDO, corpo martirizado pelas MAZELAS da CAMINHADA...
de tanto que (Q) está FEITO, realizado pelo ombrear das consciências-em GRUPO se transformaram os DIAS e as REALIDADES.
TANTO preenchido o espaço de 1 (UM) ano que tem tão pouco para encher.
TERMINOU AQUI, um TEMPO com MUITO TEMPO-décadas!
TERMINOU AQUI, um TEMPO com MUITO TEMPO-décadas!
DESESTABILIZANDO
as
CONSCIÊNCIAS
Dia
24 de Março o primeiro ESBOÇO na abordagem a um artigo balanço final deste
ANIMA
#
᭔᭔ LÂNDIA
Sem perder de vista a exposição final do ano, no FÓRUM de CASTELO
BRANCO.
Esta
mostra-instalação "impactante" e abrangente, planificada ao pormenor,
aposta na QUALIDADE e no ENVOLVIMENTO- riqueza na aplicação do
cumprimento dos objectivos.
Faz -me retornar ao passado. Ano de
2004-SEXO-VIDA e MORTE
A última grande mostra do grupo de Artes, instalada no
passeio público da Rua de S. Tiago em frente ao centro com o mesmo nome. Escrevi na altura da apresentação deste evento público a frase:
-Sinto
um prazer imenso... ser PROFESSOR!...
A
FORÇA simbólica de alguns dos trabalhos, foi mal interpretada por
personalidades influentes da cidade e a EXPOSIÇÃO recebeu no início da
tarde de uma longínqua quarta-feira, nota encapotada de expulsão da
zona do centro comercial .
A
instalação, foi levada ao seu termo como estava planeada, pois
tínhamos a força e a razão, tentei na altura entrar em diálogo com um
dos priores, não me foi facultada essa possibilidade, recusou o diálogo
com a minha pessoa.
Os trabalhos expostos, não tinham como objectivo
ferir susceptibilidades como alguém interpretou na simbologia das esculturas, não encerravam em si nenhuma provocação à IGREJA, mas pelo contrário-inspirava-se na sabedoria e simbolismo
de um tema tratado em muitos movimentos artísticos-
o pecado capital
Hoje
numa outra realidade , um grupo de professores com os seus alunos
aspirantes a criarem novos mundos, mundos sensíveis replectos de
simbologia, como só os artistas conseguem... naturalmente. Voltamos a
sair de coração e olhos brilhantes, para o exterior; "MONTAR TENDA"num
espaço onde a população frequentemente, não tem contacto com a ARTE. O Empenho de todos foi uma exigência, os jovens, corresponderam, e em resposta
a um sonho do meu delegado de grupo Zé Manél Santos, metemos mãos à OBRA.
Seis meses de trabalho intenso e centenas de registos gráficos e volumétricos. É importante mostrar ao mundo exterior, que a
escola continua a ser um lugar de construção do futuro , interrogando e confrontando o presente.
Chegou
o momento da paragem e da reflexão sobre a impossibilidade
da concretização de um projecto, sem o desgaste da luta permanente
assente na dúvida e no correr contra o vento-o cansaço e a interrogação
constante é o que me marca o espírito neste momento de reflexão.
Trabalho solitário e nunca suficiente, para conseguirmos a paz de espírito e o sentimento do dever cumprido.
Foi
possível e já estou a escrever nos finais de Abril, porque muitos
outros se empenharam e nos "ABRAÇARAM", nas solicitações. A todas as
portas que batemos, fomos bem recebidos e correspondidos positivamente
todas as necessidades que uma exposição destas dimensões acarreta em si
mesma.
Dominar
um ESPAÇO aberto como o espaço de um centro comercial, não é "KOISA"
fácil-muitos pensamentos, muitas imagens e mais dúvidas ainda, construíram esta MOSTRA.
E um trabalho em jeito de FORMIGUEIRO
E um trabalho em jeito de FORMIGUEIRO
Este
ano de 2017 e a exposição ARMAZÉM 55,
RIXKUSDAXKÓLA
representa uma bandeira de empenho, teimosia e qualidade.
É fruto de uma planificação
atempada, rigorosa e aberta, sempre aberta ao inesperado. Um
confronto com os temas e reinvenção destes mesmos temas, um confronto
ainda maior com o tempo e a rapidez com que ele se esvai entre os dedos
das necessidades.
Seria impossível a interpretação e consequente debate e ilustração da obra de Giger, MAPPLETHORPE e koons, se não estivesse na sala acompanhado por alunos conscientes e ávidos de descobrirem a razão das coisas. E nas costas destes alunos, os Pais que confiaram e não investiram com foice em ceara alheia.
Seria impossível a interpretação e consequente debate e ilustração da obra de Giger, MAPPLETHORPE e koons, se não estivesse na sala acompanhado por alunos conscientes e ávidos de descobrirem a razão das coisas. E nas costas destes alunos, os Pais que confiaram e não investiram com foice em ceara alheia.
Esta foi a razão estruturante
deste ano magnífico os 3 vértices (de OIRO) os alunos- as famílias e um
líder determinado e incansável na abertura das portas do imaginário .
Estamos todos, os alunos de Artes representados nesta mostra que
pretende ser a imagem de uma ESCOLA no seu todo, dou a cara por todos
eles e pelos professores que compõem o meu grupo- aqui só se expõe
qualidade fruto de muitas horas de trabalho nas aulas e fora delas.
Quero deixar
claro, que por muitas e de variadas maneiras contornarei sempre as
contrariedades e os propósitos de impedirem que faça o meu trabalho. Esta
instalação e as obras (,,,de ARTE)são o resultado da minha força enquanto
profissional consciente e cidadão actuante.
Responsável pelos meus limites.
Além do grupo de Professores da área das ARTES, convidámos duas personalidades
com um grande peso simbólico de camaradagem e energias positivas nos
nossos espaços de trabalho, a sua presença faz-nos sentir sóbrios e
actuantes. Um deles há mais
tempo Tiago Sousa, professor por vocação, pessoa sensível e ideólogo
valioso para a continuidade da inovação dos gestos na escola Amato
Lusitano.
E o aluno VLADIMIR AKIMOV-Russo Português- que com a sua sensibilidade e personalidade, replecta de potencialidades é um exemplo para os jovens da sua geração, conheci VLA, quando meu aluno há perto de cinco anos, não me enganei na análise que fiz sobre ele - uma pessoa diferente da maioria dos seus colegas, exigente, respeitador e com projectos para o futuro.
...
Hoje
dia 24 de MARÇO, poderíamos antecipar as férias do Verão, os alunos
estão preparados e conscientes que só em liberdade responsável poderão
ser pessoas e não meros macacos de imitação. Não terão a vida
facilitada, mas espero que dentro nas minhas insuficiências e fraquezas
como animal humano, lhes possa servir de exemplo como um sobrevivente
neste caminho teimoso de muita solidão, sofrimento e muitas vezes mal interpretado, no processo criativo e na
modelação das mentalidades.Foi
sobre a VIDA que lhes falei em SETEMBRO- Vamos tentar descobrir o que é
a VIDA, os seus segredos e as "ARMAS" necessárias para a confrontarmos.
vamos falar sobre a vida
VIVER, e foi isso que fizemos, até ao dia do encerramento do "ARMAZÉM55". Neste dia definitivamente terminou 2017 para mim. Wolf Indian deu lugar ao PROFFF. ESPADANAL.
VIVER, e foi isso que fizemos, até ao dia do encerramento do "ARMAZÉM55". Neste dia definitivamente terminou 2017 para mim. Wolf Indian deu lugar ao PROFFF. ESPADANAL.
VIVER! -E logo se vê se temos tempo de fazer
alguns riscos no papel
... Desestabilizador
de consciências, frase épica escrita numa das redes sociais da moda
sobre a o meu desempenho na área do ensino das Artes. Faz em Maio
precisamente um ano. No primeiro "DAY ART" e quem a escreveu foi o
C.S. num comentário a um POST do C. M.
Tive acesso a
ela a semana passada, e foi o impulso decisivo,para esta reflexão final.
DESESTABILIZADOR
de acomodação das consciências acrescento.
55
A HISTÓRIA que vou contar é sobre um rapazinho que... num dia quente de Maio, viu a luz pela primeira vez, no número 55 da Rua NOVA, lá para as bandas de
Estremoz, Arcos mais precisamente, conheci-o e acompanhei o seu crescimento nos anos sessenta e setenta.
Numa casa que sobrevive
ainda hoje, exactamente com a mesma imagem (in)tocada pelos tempos, uma
casa
pequenina, com 3 divisões, nessas paredes
iluminadas pela luz frouxa de um candeeiro a petróleo , como uma mapa,
apareciam desenhos
riscados pelas camadas de caliço feita pelo vaivém de muitas pinceladas
de mãos de mulheres alentejanas, mãos do tempo, temperavam os volumes e
as tonalidades de cinzentos amarelados-baços. Apareciam modeladas, figuras de
cavalos, cavaleiros em frente
a dispersas montanhas.
Comecei sem o saber a esboçar esta história de paisagens humanas acrescentadas em cada geração. O RAPAZ, cresceu e fez-se pintor de EMOÇÕES e ainda hoje o observo diariamente, continuando a narrativa ilustrada naquela superfície marcada pela aspereza da "caição" do meu imaginário-Observando, ombreando com a tal personagem, rebelde e percorrendo o caminho traçado naquela casa pequena , quando era habitada por pessoas . Fiel a tal rapaz, espero o momento da rendição.
Fica aqui também uma homenagem aos grandes obreiros da vida do gaiato ALENTEJANO, os PAIS, pelo qual, viveram toda a sua vida.
...
Ser professor também é isto. Resistência e abertura do coração.
ARMAZÉM 55-INSTALAÇÃO, foi estruturada e só existe pelo querer de muitas pessoas, além dos alunos e dos professores referenciados.
ARMAZÉM 55-INSTALAÇÃO, foi estruturada e só existe pelo querer de muitas pessoas, além dos alunos e dos professores referenciados.
OUTROS nomes acrescento a esta ÉPICA viagem.
A abertura preciosa da direcção do FÓRUM Castelo Branco, que embarcou nesta aventura sem estarem na posse do produto que iria ser exposto.O vereador da cultura Fernando Raposo que disse sim sem pensar duas vezes-sim a uma grande lista de necessidades.
A abertura preciosa da direcção do FÓRUM Castelo Branco, que embarcou nesta aventura sem estarem na posse do produto que iria ser exposto.O vereador da cultura Fernando Raposo que disse sim sem pensar duas vezes-sim a uma grande lista de necessidades.
Aos gestores do Ecomarchê, incansáveis para satisfazerem as nossas necessidades materiais para suportarem a instalação.
Cristina das "COISAS do PAPEL"
SANIALBI
SOFERRAGENS
Câmara Municipal de Castelo Branco
Paula Peres, sem ela ficaríamos apeados no que diz respeito à cozedura das ESCULTURAS.
... Mas como??... se estrutura um ano que se quer novo nas atitudes, nos temas e na forma da abordagem destes novos desafios-as imagens FRAGMENTADAS por propostas,,, falam por si.
Raí Í zes das gentes
ÁÁ rvores
SANIALBI
SOFERRAGENS
Câmara Municipal de Castelo Branco
Paula Peres, sem ela ficaríamos apeados no que diz respeito à cozedura das ESCULTURAS.
... Mas como??... se estrutura um ano que se quer novo nas atitudes, nos temas e na forma da abordagem destes novos desafios-as imagens FRAGMENTADAS por propostas,,, falam por si.
Raí Í zes das gentes
ÁÁ rvores
Ela regressou da ESCOLA...
Participar em algo diferente nesta despedida do SECUNDÁRIO.
Tive o cuidado e a curiosidade de questionar os alunos sobre a importância da ARTE no seu percurso de vida e a atitude que é necessária para ultrapassar as dificuldades que vão aparecendo como o "INCHAÇO" de uma bola de neve a rolar por uma montanha abaixo.Eles, a VIDA e a Escola que agora deixam para trás, nas costas de um longo passado-EI-LOS em frente para novos desafios.
-----------------------
...
AS VOZES e os INTERVENIENTES
Alex!FALA!!!
Estamos praticamente na recta final do último ano de secundário… e não poderia ser a altura mais pertinente para uma reflexão sobre este percurso, esta montanha-russa que foi pertencer ao curso de artes. Já não sou a rapariga que entrou pela primeira vez pelas portas da escola… algo mudou dentro de mim. As expectativas elevadíssimas que tinha acerca do curso foram completamente deitadas por terra logo no primeiro período do 10ºano: os alunos de artes não são bem
aceites na única escola de artes do concelho… IRÓNICO!!!
Somos tratados como forasteiros e delinquentes, e nem todos os
professores transpiram aquela aura artística que sempre
imaginei.
Passou o 10ºano… difícil, esgotante, e
a minha vontade é desistir do curso. Não foram meses fáceis e nós, aspirantes a
ARTISTAS, temos de nos esforçar o dobro para conseguirmos os nossos objetivos.
Chegou o 11ºano, um ano ainda mais
difícil, repleto de altos e baixos, noites passadas a branco, dias passados a
chorar…. E PARA QUÊ? Não sou reconhecida pelo meu esforço, nem pelo meu
trabalho. Cansada, interrogo-me se não estaria melhor num outro curso.
Infelizmente, o meu persistente perfeccionismo
relembra-me todos os dias que não sou tão boa quanto os outros, não sou boa o
suficiente, não mereço estar aqui…
Mas se esses dois anos trouxeram
coisas más, certamente me trouxeram algo bem mais precioso: AMIZADES, AMOR,
CARINHO… de alguns professores com certeza, mas principalmente de amigos, bons
amigos e claro, o HORÁCIO. Talvez seja por eles que consegui superar-me, consegui finalmente ver em mim algo de positivo.
Inesperadamente, no ano mais difícil do
secundário RENASCI, renasci numa versão mais confiante e segura de mim própria.
Trabalhei muito, chorei muito, estudei muito… mas demonstrei a todos, e
principalmente a mim, que sou mais do que um rótulo, sou mais do que as minhas
inseguranças… e confesso… sabe bem, SABE MUITO BEM!!!! Sabe bem sair daquele
local infeliz, de tristeza e dúvida, um refúgio negro e degradante.
Para nossa surpresa, chegámos ao 12º
ano e tudo mudou… UM NOVO PROFESSOR, novas experiências, novos métodos de
trabalho. No entanto, tínhamos plena consciência que ia ser um ano difícil, e
muito mais exigente. Rapidamente a esperança foi substituída pelo receio,
receio de desapontar, medo de falhar.
Hoje escrevo, extenuada, cansada, mas
motivada, preparada para continuar e lutar… LUTAR, sim, porque ser artista é
lutar, é sofrer, é chorar, é querer desistir. Sentimos como ninguém e sofremos
como ninguém.
Este ano evoluí como em nenhum outro,
principalmente a nível psíquico: estou mais confiante, mais segura e, acima de
tudo, mais motivada.
No entanto, nem tudo tem sido um mar
de rosas… de vez em quando, vejo de novo aquele abismo, uma vontade de deixar
tudo e desistir, deixar de lutar.
Fomos confrontados com trabalhos que exigem
uma maior capacidade criativa e de autonomia. É difícil, é muito difícil
conseguir acompanhar mirabolante, e vejo-me muitas vezes à deriva… sem saber o
que fazer, sem saber o que dizer… e voltam novamente aqueles pensamentos
negativos, aquela nuvem negra que me persegue incessantemente.
Eu esforço-me e sinto que não consigo
cumprir. Olho para os trabalhos dos meus colegas e tenho vontade de rasgar os
meus. Eu trabalho e não vejo reflectido esse esforço.
Tenho dias bons, dias maus, dias
terríveis e dias surpreendentemente felizes. Tudo graças aos meus amigos, à
minha família, ao calor que emana das almas que em meu redor me aconchegam.
Tudo graças também a um professor que puxa por mim, me pica, chateia e também
me dá conselhos e palavras amigas.
Já não sou a mesma Alexandra que era
no 10ºano, já não sou a mesma aluna, já não sou a mesma “artista”. Apesar dos
dias mais cinzentos, tenho orgulho no que me tornei e no futuro que me espera.
Aprendi que tenho de ser persistente, e lutar
por mim, porque mais ninguém o fará.
Aprendi que a verdadeira essência de um artista não está no seu aspecto, mas na
sua ALMA. Aprendi que existem razões para sorrir, e poder expressar-me através
da arte é uma delas… e descobri uma força dentro de mim que desconhecia: capaz
de mover montanhas e imune à malícia dos outros. Mas talvez ainda esteja a
tentar perceber o meu papel no mundo enigmático das artes.
Sou hoje
quem quero ser, e não desejava ser de outra maneira.
(Reflexão base na mostra -ARMAZÉM 55-)
YO
Durante estes três anos foram muitas as mutações como pessoa e como espírito. O papel vegetal foi deixado para o lado, e ( mas com muito custo e ainda não totalmente) a bem dita BORRACHA. O grau de exigência quanto à qualidade aumentou e as frustrações também.. APRENDI, SEM DÚVIDA, a ser mais autónoma, a deixar de ter medo de fazer asneira e a seguir o que a minha vontade desejava.
A ideia do que é a ARTE ainda me confunde, bem como este ano inteiro, uma grande "BOLHA" de confusão, mas talvez este SENTIMENTO, venha de forma positiva, como uma maneira diferente de VER.
Pouco falta para se colocar um ponto final no SECUNDÁRIO. com ele, ficam-me MEMÓRIAS, EXPERIÊNCIAS e um grande sentimento de NOSTALGIA. No entanto, sei que aprendi muita coisa, não apenas em relação às matérias, mas também em relação a mim mesma.
ADRIANA POTTER
Tal como muito outros colegas, sinto-me completamente "ESTOIRADA", mas ao contrário deles sinto-me MOTIVADA a fazer mais, a aprender mais , a SER MAIS.
Todo o meu percurso durante o SECUNDÁRIO foi turbulento, mas ao contrário dos dois primeiros anos foi uma turbulência boa, que me fez mexer, que me fez libertar.
KARLOTTA POTTER
YO
Durante estes três anos foram muitas as mutações como pessoa e como espírito. O papel vegetal foi deixado para o lado, e ( mas com muito custo e ainda não totalmente) a bem dita BORRACHA. O grau de exigência quanto à qualidade aumentou e as frustrações também.. APRENDI, SEM DÚVIDA, a ser mais autónoma, a deixar de ter medo de fazer asneira e a seguir o que a minha vontade desejava.
A ideia do que é a ARTE ainda me confunde, bem como este ano inteiro, uma grande "BOLHA" de confusão, mas talvez este SENTIMENTO, venha de forma positiva, como uma maneira diferente de VER.
Pouco falta para se colocar um ponto final no SECUNDÁRIO. com ele, ficam-me MEMÓRIAS, EXPERIÊNCIAS e um grande sentimento de NOSTALGIA. No entanto, sei que aprendi muita coisa, não apenas em relação às matérias, mas também em relação a mim mesma.
ADRIANA POTTER
Tal como muito outros colegas, sinto-me completamente "ESTOIRADA", mas ao contrário deles sinto-me MOTIVADA a fazer mais, a aprender mais , a SER MAIS.
Todo o meu percurso durante o SECUNDÁRIO foi turbulento, mas ao contrário dos dois primeiros anos foi uma turbulência boa, que me fez mexer, que me fez libertar.
KARLOTTA POTTER
Entrei no 10ºano com imensa vontade de aprender coisas novas, de aprimorar técnicas e melhorar os meus conhecimentos em relação às ARTES. mal sabia eu que ia crescer, não só como CRIADORA, mas também como PESSOA. Esta PERSONAGEM que deambula muitas vezes pelos corredores da Amato Lusitano com três horas de sono (escrevo esta reflexão às 3 horas da manhã). A pessoa que há dois anos atrás não mergulhava de cabeça em ideias malucas e preferia agir "pelo seguro2, não arriscar em demasia, a pessoa, que, com o tempo e paciência se tornou mais paciente com os outros e consigo mesma, que pensa duas vezes antes de dizer algo.
as marcas que a disciplina de DESENHO deixou, para além das olheiras e o ar de cansaço, são marcas que vão para sempre ficar vincadas na personalidade de cada um , que à sua maneira construirá o caminho para uma vida.
Esta viagem ensinou-me a respeitar a ARTE dos outros.
ANNY JOHN
três anos passaram, três longos anos...
Três anos difíceis, dolorosos, com algumas coisas boas.
tr~es anos que criaram calos, feridas, conflitos interiores, mas que ao mesmo tempo me fizeram crescer, desenvolver, descobrir-me como PESSOA, descobrir o que é a ARTE e ser ARTISTA.
A minha SENSIBILIDADE aumentou e quanto mais tempo passa, mais me sinto pronta para sentir cada pedaço da minha vida de forma especial, sem medos.
FOX FRIEND
Três anos de PROCURAS-DESCOBERTAS e DESESPEROS.
Sem qualquer tipo de certezas, inscrevi-me em ARTES, ainda me lembro do primeiro dia de aulas do 10ºAno, daquele frio na barriga, a desconfiança e do medo de não me conseguir adaptar.
no entanto, já no 11º, a MOTIVAÇÃO e a mudança foram os dois elementos mais importantes.
Agora a chegar ao fim, vejo , a minha evolução quer ao nível da EXPRESSÃO GRÁFICA, quer ao nível psicológico.
Devo, no entanto, confessar que só no último ano é que me comecei a
entusiasmar com a disciplina de DESENHO A, não pela quantidade de
trabalhos, mas pela grande ajuda e compreensão do professor, e pelo
grande companheirismo.
LUÍS "PHANTOM" GARDNER
Ao longo destes 3 anos noto significativamente grande mudança em mim.
Ainda me lembro que era um miúdo acabado de desistir da música e seguindo o que queria mesmo, ARTES-VISUAIS.
Sinto que depois deste tempo todo a minha CRIATIVIDADE e INSPIRAÇÃO tem vindo a aumentar cada vez mais.
No 10ºano eu mal pegava em algo para desenhar, este ano não passo um dia sem desenhar.
Esta evolução deve-se à preparação que tenho tido e ao que têm
partilhado comigo. Assim consigo sentir-me sempre em casa quando fujo
para este mundo que é a ARTE.
...
PINCELADA a PINCELADA
...
A VIDA! e os RIXKUS
TUDO MISTURADO-do FINALMENTE para o INICIO#MENTE.
...
Ego CENTRO
O ANTES
DE TUDO
COMO UM TERRENO LIMPO DE VERDE EM MAIO
RECEBI
UM NOVO GRUPO-FERTILIZADO PELAS HORMONAS DA IDADE SEM TEMPO E COM TODO O
ESPAÇO. EI-LOS E EU COM TODO UM VAZIO POR PREENCHER.
... Eu não tenho mais nada para oferecer a ninguém, a não ser a minha própria confusão.
... Eu não tenho mais nada para oferecer a ninguém, a não ser a minha própria confusão.
THE
SCARS WE HAVE In the SKIN are to DISPLAY, just like those we bring in the soul.
USE to YOUR WOUND with HONOR, leave SOMEONE PROUD
"AS
CICATRIZES QUE TEMOS
na
PELE são para EXIBIR, tal como aquelas que trazemos na ALMA. USA a TUA FERIDA
com HONRA , deixa ALGUÉM ORGULHOSO"
"Win"Me, I hope that I'm crazy
I feel you driving and you're only the wheel
Slow down, let someone love you
Oh, I've never touched you since I started to feel
If there's nothing to hide me
Then you've never seen me hanging naked and wired
Somebody lied, I say it's hip
To be alive
[Chorus:]
Now your smile is wearing thin
Seems you're trying not to lose
Since I'm not supposed to grin
All you've got to do is win
Me, I'm fresh on your pages
Secret thinker sometimes listening aloud
Life lies dumb on its heroes
Wear your wound with honor, make someone proud
Someone like you should not be allowed
To start any fires
[Chorus:]
Now your smile is wearing thin
Seems you're trying not to lose
Since I'm not supposed to grin
All you've got to do is winDavid Bowie
I feel you driving and you're only the wheel
Slow down, let someone love you
Oh, I've never touched you since I started to feel
If there's nothing to hide me
Then you've never seen me hanging naked and wired
Somebody lied, I say it's hip
To be alive
[Chorus:]
Now your smile is wearing thin
Seems you're trying not to lose
Since I'm not supposed to grin
All you've got to do is win
Me, I'm fresh on your pages
Secret thinker sometimes listening aloud
Life lies dumb on its heroes
Wear your wound with honor, make someone proud
Someone like you should not be allowed
To start any fires
[Chorus:]
Now your smile is wearing thin
Seems you're trying not to lose
Since I'm not supposed to grin
All you've got to do is winDavid Bowie
Esta a proposta para a PERFORMANCE-SAÍDOS da CAIXA-CELEBRAÇÃO3º PERÍODO
(PERFORMANCE-CONSTRUÇÃO dos MÓDULOS BI)
...
PROJECTO TOJEIRAOS ARTISTAS VISITAM a ESCOLACONTEMPORANEIDADE na ARTE e na ESCOLA.19 de Outubro de 2016
Bom dia professor Álvaro, O meu nome é Miguel Coutinho e fui seu aluno na ESAL de 2004 a 2007. Tenho pena de não poder falar consigo pessoalmente, mas realmente não me foi possível deslocar a Castelo Branco. O assunto é o seguinte, estou a organizar com uns colegas um programa de residências na Tapada da Tojeira em Vila Velha de Ródão, nas instalações do CENTA. A primeira edição irá realizar-se de dia 12 a dia 22 de Outubro. Trata-se de um grupo de jovens artistas visuais com trabalho já consolidado e muito interessante no panorama artístico nacional. Nesse sentido achamos que seria interessante para o projecto um momento de contacto com a comunidade interessada. E a mim como antigo aluno parece-me que seria uma mais-valia para os seus jovens formandos uma aproximação a esta vertente da sua área de estudo.Os moldes deste encontro estão abertos a discussão. Neste momento gostaria apenas de perceber se existe interesse e disponibilidade da sua parte para colaborarmos neste pequeno evento informal.
Um abraço,
Miguel Coutinho
O CONFRONTO
DUELO de EMOÇÕES
O ESPAÇO da 23A, foi
“invadido”, por personagens REAIS do mundo das ARTES. Os já formados e
consagrados nas GALERIAS NACIONAIS e os aspirantes a terem uma oportunidade
para seguirem as pisadas dos primeiros.
Depois de uma abordagem
individualizada á obra de cada um dos artistas presentes, foi proposto aos
alunos das três turmas de artes Visuais que encenassem uma das obras dos orientadores
do evento. Os alunos dividiram-se em 7 grupos, compostos pela mistura dos
vários anos-10º-11º-e 12º. Foi surpreendente a sua prestação, levando à
assistência a aplausos entusiasmados.
Seguiu-se um almoço
de confraternização nas mesmas instalações.
...
KOISAS das AULAS-DESCOBERTAS-PESQUISAS e ACONTECIMENTOS CONGELADOS no TEMPO pela perspectiva de uma máquina digital.E por um cérebro à prova de BALA.
18 anos ANNY JOHNYYYGOOD MORNING!!!
SAÍDOS da CAIXA
CAIXAS e MAIS CAIXAS
Os RATOS dos PAPÉIS, ou PROFISSIONAIS fora do PRAZO.
Estes passaram-se de vez...
Visita ao MUSEU de ARTE e CULTURA CB
O GESTO do SILÊNCIO
O GESTO do SILÊNCIO
19 de Maio
Galeria dos CTT
11ºAV
MARTINS CORREIA
"É preciso muito tempo para se aprender a SER JOVEM"
Escultura-Pintura -Desenho
Os RISKVS
12º
SEMANA SOMA SEMANA
Entrei numa livraria. Pus-me a contar os livros que há para ler e os anos que terei de vida. Não chegam, não duro nem para metade da livraria. Deve certamente haver outras maneiras de se salvar uma pessoa, senão estou perdido. ( Almada Negreiros)
É Sempre Verão Abaixo do MarÉ sempre verão
Abaixo do mar
Eu sei, eu sei, oh, oh, oh
As aves têm escamas
E os peixes levantam voo
Eu sei, eu sei, oh, oh, ohA chuva é seca
E a neve sobe
Eu sei, eu sei, oh, oh, oh
As pedras se abrem
A água queima
As sombras vêm para dançar, meu senhor
As sombras vêm para jogar
As sombras vêm para dançar, meu senhor
As sombras vêm para ficar
...
Os SÉTIMOS
Recordo outros tempos, em cada ESCOLA que "APORTAVA" de armas e bagagens, invariavelmente escolhia as turmas dos sétimos anos, e com eles realizava uma viagem de 3 anos, sentia-os crescer período após período, e construíamos sonhos juntos. Nessas turmas viviam perto de 30 alunos e como hoje reinava a alegria, e uma certa dose de loucura nas partilhas-o divertimento estruturava os resultados, e eram bons. Concentração, trabalho e trabalho para casa- os que não eram portadores de material ou utensílios, somando também a algum deslize no comportamento-tínhamos na sala um alvo com setas e daí saiam umas multas , somando aos poucos no TEMPO do escudo, davam todos estes puxões de orelhas, para um bom PIC-NIC ou um almoço na PIZARIA Italiana.
Não me lembra de ter PAIS "À PERNA" ou chamadas ao DIRECTOR-portava-me muito mal nesse tempo e as aulas eram uma imensa gargalhada-os resultados foram deslumbrantes ainda os recordo assim como os ROSTOS daquela gente e as suas vozes ecoam no corredor do tempo.
Retornei nestes tempos modernos, aos sétimos anos, continuo a portar-me mal, as aulas csão como as outras um circo de gargalhadas, mas só com bolas amarelas nos ouvidos-a rapaziada, trabalha numa imensa algazarra de barulho e confusão.
No FINAL de CADA AULA GRITO para mim...
-SOBREVIVESTE a mais esta, aguenta-te nas canetas.
Estes são os melhores dos melhores-CORRIJO!!
ESTAS!!
Viva a Malta do SÉTIMO
Abaixo do mar
Eu sei, eu sei, oh, oh, oh
As aves têm escamas
E os peixes levantam voo
Eu sei, eu sei, oh, oh, ohA chuva é seca
E a neve sobe
Eu sei, eu sei, oh, oh, oh
As pedras se abrem
A água queima
As sombras vêm para dançar, meu senhor
As sombras vêm para jogar
As sombras vêm para dançar, meu senhor
As sombras vêm para ficar
...
Os SÉTIMOS
Recordo outros tempos, em cada ESCOLA que "APORTAVA" de armas e bagagens, invariavelmente escolhia as turmas dos sétimos anos, e com eles realizava uma viagem de 3 anos, sentia-os crescer período após período, e construíamos sonhos juntos. Nessas turmas viviam perto de 30 alunos e como hoje reinava a alegria, e uma certa dose de loucura nas partilhas-o divertimento estruturava os resultados, e eram bons. Concentração, trabalho e trabalho para casa- os que não eram portadores de material ou utensílios, somando também a algum deslize no comportamento-tínhamos na sala um alvo com setas e daí saiam umas multas , somando aos poucos no TEMPO do escudo, davam todos estes puxões de orelhas, para um bom PIC-NIC ou um almoço na PIZARIA Italiana.
Não me lembra de ter PAIS "À PERNA" ou chamadas ao DIRECTOR-portava-me muito mal nesse tempo e as aulas eram uma imensa gargalhada-os resultados foram deslumbrantes ainda os recordo assim como os ROSTOS daquela gente e as suas vozes ecoam no corredor do tempo.
Retornei nestes tempos modernos, aos sétimos anos, continuo a portar-me mal, as aulas csão como as outras um circo de gargalhadas, mas só com bolas amarelas nos ouvidos-a rapaziada, trabalha numa imensa algazarra de barulho e confusão.
No FINAL de CADA AULA GRITO para mim...
-SOBREVIVESTE a mais esta, aguenta-te nas canetas.
Estes são os melhores dos melhores-CORRIJO!!
ESTAS!!
Viva a Malta do SÉTIMO
MUROS e FRONTEIRAS
YOUR BODY, YOUR (e) ART.tachaloveyou
A ARTE não tem limites, não tem REGRAS, não tem parâmetros a cumprir. A ARTE não desilude, apenas ilude. Ao longo da história a representação do NU, tem sido uma das temáticas mais polémicas :-Quando é que para a sociedade é aceitável a NUDEZ e de que forma?O corpo humano é perfeito nas suas imperfeições e nos pequenos detalhes que diferenciam esses mesmos corpos dos outros. Com o corpo humano poderemos criar ilusões, podemos utilizá-lo como tela ou como instrumento de pintura.É disto que a ARTE se alimenta, da controvérsia, da discussão, derrubando barreiras e agitando os alicerces da sociedade.
ALEX
Cada vez mais somos BOMBARDEADOS com " obras de ARTE", por seres que levam o SIMBOLISMO ao extremo. O que é arte e o que é LIXO? Como é possível dois pólos tão distintos serem cada vez mais confundidos , quando são tudo menos um conceito homogéneo???Criar faz parte da minha natureza, da tua, e da de todos nós.Criar dá-me GOZO, criar faz-me nascer, morrer e nascer de novo. Criar faz-me ser outros e novos "EUS". Criar faz-me ver o MUNDO com outros olhos, que NÃO SENDO MEUS, O SÃO.
SOMOS CRIAÇÕES, SOMOS INTENÇÕES, SOMOS PROPÓSITOS E FINALIDADES, SOMOS EMOÇÃO, SOMOS DESEJO E REVOLTA,SOMOS AMOR E SOMOS ÓDIO, SOMOS DÚVIDA E CERTEZA SOMOS IMPACTO, SOMOS MENSAGENS POR DECIFRAR, SOMOS SIMBOLISMO E REALISMO, SOMOS INCOMENSURAVELMENTE E INQUESTIONAVELMENTE ARTE.
TACHA#LOVE
Às vezes penso-o QUE É ARTE?realmente tudo é ARTE? falta a ideia.Mas persiste sempre no ar, que somos apenas humanos, tudo passa, daqui a cem anos ninguém saberá de nada.É como se a humanidade fosse uma tela que foi pintada. Ao apagar-se a tinta o que fica é a NARRATIVA de pessoas que de alguma forma sobressaíram, mas que não fugiram mesmo assim à borrada do tempo.
Miguel
ErótikaGiger +
11º O QUE SE (DESEJO)???!ABORDAGEM AOS DETALHES-SABER ESCOLHER (...em),DOMÍNIO DO CONHECIMENTO DA MANCHA.REPRESENTAÇÃO DA TRIDIMENSIONAL IDADE NUM ESPAÇO PLANO.
INSEKTVS
MACRO
detalhe-ocupação do suporte e EELP
MUNDO REAL
ÓLHA ELIPSE!!! que antes é círculo
VOLUME
REPRESENTAÇÃO "perspética"
Mancha "ESFUMATA"
com cadeira à ilharga
ÓLHAAA!! e REPRESENTA
IDENTIDADES
SINTESES
OBSERVÂNCIAS
11ºAno AV
ESFUMATO e MODELAÇÃO ESPACIAL
Koisas da FIGURAÇÃO e das superfícies texturadas
PORTA - VELHA
Palhaços
noivos indianos
O PROJECTO ANIMA #LÂNDIA
KONTRADIÇÕES
FOTOS
VLADIMIR
No Caminho de
PISTA ALEXARTES
Nas
tuas passagens pela oficina, olhar paciente, curioso, aprendido, de
tantas viagens e lutas. Talvez , ou a certeza, que por mais distâncias
que nos separem, tu és aquele que estás nos lugares cimeiros-neste tempo
em que todos são somados por "ATACADO" , não há lugar para a diferença,
tu és diferente e marcas o LUGAR por onde espalhas competência.
Obrigado irmão do ALÉM-TEJO, serás sempre aquele em que eu confio e
admiro. Professor Alex Artes, passo-te o testemunho. Faz sempre
diferente e dignifica a vida de quem acolhes nos teus espaços de luta e
(in)..conformismo.
SAÍDOS da CAIXA
Projecto de # pendências7
day art t2o
AFOGADOS nas DITAS
A baleia vermelha
A RECICLAGEM como estrutura de um TODO-ARMAZÉM 55 também é espaço de memórias e transformação das REALIDADES.
Percurso gráfico- estético de uma ideia PARA a socialização-REVOLUÇÃO.
DAY ART-T2W
A MARCHA da SERPENTE
DE"PENDÊNCIAS
A BALEIA VERMELHA
O que se sentia?
Comparando e não só com o dia do DIABO.
Foi algo BRUTO , o som metia tudo à volta em silêncio.
O olhar dos JOVENS era firme, sérios no sentido
de que viu-se a personagem a GRITAR
no rosto deles, outros sorriam de ORGULHO , de bem estar, de alegria
pela GRANDEZA e união da MARCHA , e viu-se
que se sentiam bem com eles
próprios . Tinham motivação , queriam meter BARULHO , queriam SER VISTOS e OUVIDOS!!!
O ÍNDIO parecia o ALFA da TRIBO . Poucos fraquejavam,,,EU SENTI o BATER da
MARCHA no PEITO .
Parecia que BATIA nas paredes do meu CORAÇÃO, fez-me tremer e fez-me deixar de respirar.
>>>>>>>>>>>>><<<<<<<<<<<<<<<<
A PORTA é para FECHAR PROFESSOR!...
Estávamos nos "confins" de Março, as palavras da boca de uma senhora, ele um professor desencantado , mas, teimoso.
Ainda na sua memória vivem aqueles dois rostos e as palavras dela pairam no ar como um sussurro de vento em túnel de bosque profundo.
Ela numa pose firme e senhorial,de braços cruzados, profere a frase com acutilância.
-A PORTA É PARA FECHAR, PROFESSOR!...
Poderia ter dito aquela soma-palavras, de muitas formas, ou acrescentar um sorriso, e o professor fecharia a porta naturalmente. Iria de seguida à sua vida pequena com o fardo de muitos anos pesados, quase por nada.
Os braços também poderiam estar ao longo do corpo ou dinâmicos, em gestos de carinho.
mas não, o que fará esta gente?? PARA justificar o salário que ganham. E não tirarão nenhum prazer da profissão?
Professorpequenino...
O seu tesouro,é hoje de lama, a riqueza no caldeirão do Duende lama-CHEGAR AO FINAL, MAS SE OUVISSE:
-SR. PROFESSOR, SE NÃO SE IMPORTAR, OU SE...NÃO FOR MUITA MAÇADA, FECHE A PORTA SE FAZ FAVOR. NÓS AQUI TEMOS ESTAS REGRAS...
OBRIGADO!
MAS NÃO!!
O seu olhar permanece em mim como vidros fragmentados, partidos em mil pedaços de matéria cortante.
- A PORTA é para fechar, professor (inutilidade, carregado com o peso das más escolhas).
...
É verdade, menos um ano-novamente o melhor-o maior,,, onde que se fez tanto em pouco tempo?
Transcrevo novamente a história contada pelo mestre Lagoa-talvez me ajude ou ajude alguém a entender o sofrimento que envolve todas as células racionais que me constroem, enquanto SER ANDANTE.
Uma tragédia...
HOJE e nos últimos dez anos desde que esta cambada de inúteis tomaram conta da poética que era estar numa escola, com uma missão pré-definida.
Estruturada e com uma visão a longo prazo.
Transcrevo novamente a história contada pelo mestre Lagoa-talvez me ajude ou ajude alguém a entender o sofrimento que envolve todas as células racionais que me constroem, enquanto SER ANDANTE.
O assunto que quero abordar nesta
reflexão final, centra-se no artista e nos sentimentos que o envolvem no longo
percurso até ao momento em que começa a "VOMITAR" os símbolos, as
cores, as formas ou as palavras. Organizar esses elementos,
"cozinhar" a síntese mentalmente . Depois nasce a obra. Mas é no
caminho...duro, sofrido e às vezes trágico que está a riqueza do acto
Artístico. O professor inclui-se neste panorama das emoções.
O PINTOR de FRESCOS
Agora vamos à pequena história contada
pelo Mestre Lagoa...AUTORIDADE e SABEDORIA.
Os frades de um mosteiro
acordaram pintar as paredes do seu refeitório. Procuraram um pintor e
encarregaram-no dos frescos. Veio o pintor, encostou uma escada à parede, abriu
a caixa das tintas, pôs os pincéis em ordem e, quando tudo estava preparado, foi-se
embora dizendo: - até amanhã. No dia seguinte não apareceu, nem tão- pouco em
toda aquela semana; nem passado um mês. No entanto tudo estava preparado para
que ele começasse a pintar o mural no refeitório.
Passados uns meses, um frade, ao
regressar do seu passeio, contou aos seus companheiros que tinha visto na feira
o pintor, rodeado de uma multidão de curiosos e feirantes. E pareceu-lhe que o
pintor tinha esquecido para sempre as paredes do refeitório.
Passados três meses, outro frade
encontrou-o no campo, sentado numa pedra, mas não quis dar-se a conhecer, não
fosse ele julgar que era para recordar-lhe as pinturas.
Passados quatro meses, viram-no em plena
noite à luz do luar, Outra vez num dia de sol, encontraram-no muito longe do
mosteiro, por entre as árvores de uma estrada.
. Outro frade, no seu peregrinar,
tinha-o visto à beira-mar, com as mãos nos bolsos, sem lápis nem papel, nem
aparência de quem toma notas ou apontamentos.
Na praia ninguém diria que era um
pintor. Passado um ano, os frades, tornaram a ver o pintor no mosteiro.
Aproximou-se da escada, das tintas e dos pincéis como se os tivesse deixado na
véspera. E começou a pintar as paredes do refeitório. Enquanto pintava não
falava com ninguém. E os frades começaram a ver que ele ia reproduzindo os
lugares onde cada um deles o tinha visto. A feira, o mar, a noite, a lua, as
pessoas, o campo, as árvores, o sol, tudo nascia nas paredes do refeitório pela
arte do pintor que durante um ano andou procurando assunto para as suas cores.
Grande foi este PINTOR e bons os
FRADES, que não lhe pediram o assunto, mas somente a PINTURA. Estes bons frades
andaram neste caso como sábios, não tirando a escada,nem as tintas, nem os
pincéis donde o pintor os tinha deixado, e apesar dele não ter voltado durante
todo o ano. Mas ele voltou. Voltou passado um ano. O ano simbólico desta
história antiga.
Mas não esqueçam, o pintor andou um ano
a ver! Esta é a ordem dos factos e só falaremos precisamente do que aconteceu
ao pintor durante este ano, pois que em verdade a pintura que ficou nas paredes
do refeitório não é o que mais interessa agora.
Os Frades encarregaram-no dos
frescos porque sabiam que ele era PINTOR. Mas, na realidade, só depois de
passado um ano, o ano simbólico, o pintor foi pintor, porque, além das tintas e
pincéis, ele tinha também o que é principal na pintura, na ARTE, na ciência e
em toda e qualquer posição social do homem: A AUTORIDADE PESSOAL.
Nada há mais moral nem de mais
valentia que a autoridade pessoal.
Giotto não viu nunca outros pintores,
não soube o que se tinha feito antes dele na pintura, não recebeu lições de
arte de pintar e, ao contrário, como acontece na referida história, só viu a
paisagem, as pessoas, a natureza, e sobretudo o que tinha dentro dos seus
olhos. Desconhecendo toda a ciência e sabedoria da Arte, GIOTTO foi o iniciador
da ARTE NATURALISTA, representativa da Arte EUROPEIA, Ocidental.
…
A ÚLTIMA FRONTEIRA
Chegou o TEMPO
O momento da decisão-RUPTURA para a mudança.
Não! ASSUMIDAMENTE a um novo renascimento-60 anos a fronteira a última FRONTEIRA da IDADE da RAZÃO, tardia.
Não
existe hoje LUGAR para o respeito e o desempenho seguro e em paz, a sociedade e
a minha profissão em particular, vivem num total desnorte onde as
competências e as identidades se misturam num saco escuro de mil dados
em movimento.
Este
foi novamente o "TAL" ano de todas as frentes, dificuldades várias, e
ainda não terminou, hoje 31 de maio, a hora do balanço. Quase despido de
energias, de dar o peito em muitas frentes. Falta a Exposição
instalação "ARMAZÉM 55". Faltam forças físicas, vazio - resta-me o sentido do respeito
pela palavra assumida.
Curiosamente
e até a mim me surpreende, esta não é uma reflexão vestida de revolta,
desespero ou azedume. Nem pedido de socorro, nem deixarei de acreditar.
Mas chegou o momento da RUPTURA, e gastar as últimas "BALAS" que restam
até aos 66,preso numa armadilha, recuso-me a roer a pata para a LIBERTAÇÃO, deixar as portas abertas ou dar o GRITO
de recuso-me a PENSAR ou a procurar saídas .
Aos
alunos que foram o meu pilar, para trás deixo as marcas de uma paixão de
décadas alguns milhares de rostos hoje homens e mulheres como EU.
PROFESSOR em tempo de "atracagem".
A noite que passou sonhei com LOBOS...sonho mesmo...tão perto de mim que não consegui perceber onde eu terminava e começavam eles...sabem como são?...INTELIGENTES...perspicazes...lindos macios...pacientes, duma paciência que os consomem, mas não arriscam, esperam o tempo que for preciso, tempo que os tortura, mas que os leva ao objectivo!!!...
SABEM o que querem, sabem o que fazem, retribuem o bem, mas também são justos e aplicam o juízo...têm olhos cor de mel, cinzentos , verde esmeralda...com raios de cristal...INDEPENDENTES...raios que cortam como vidro, que ferem, mas só se forem feridos...que ninguém lhes toque...porque não são de ninguém...são só de quem querem...que sorte...que privilégio e coragem...não sei porque me escolheram, não sei porque estiveram comigo...não sei porque deixaram que lhes tocasse !!...só sei que me senti meio LOBO...só sei que lhes sou tão grata (GRATO!).
(Luísa de Matos-pela noite dentro com lobos)
A noite que passou sonhei com LOBOS...sonho mesmo...tão perto de mim que não consegui perceber onde eu terminava e começavam eles...sabem como são?...INTELIGENTES...perspicazes...lindos macios...pacientes, duma paciência que os consomem, mas não arriscam, esperam o tempo que for preciso, tempo que os tortura, mas que os leva ao objectivo!!!...
SABEM o que querem, sabem o que fazem, retribuem o bem, mas também são justos e aplicam o juízo...têm olhos cor de mel, cinzentos , verde esmeralda...com raios de cristal...INDEPENDENTES...raios que cortam como vidro, que ferem, mas só se forem feridos...que ninguém lhes toque...porque não são de ninguém...são só de quem querem...que sorte...que privilégio e coragem...não sei porque me escolheram, não sei porque estiveram comigo...não sei porque deixaram que lhes tocasse !!...só sei que me senti meio LOBO...só sei que lhes sou tão grata (GRATO!).
(Luísa de Matos-pela noite dentro com lobos)
SER PROFESSOR é realmente surpreendente.
Um
dia irão entender a "KAUSA das KOISAS" e o significado das LÁGRIMAS
do DESESPERO.
HOJE
tudo é COR-PRESENTE.
O
TRABALHO este MISERÁVEL precioso DIAMANTE, move MONTANHAS...ai os ARTISTAS
inconformados donos de muitas REALIDADES.
SOIS
FORÇA e POESIA
CRUELDADE
e DECEPÇÃO.
HOJE
MAGIA, para o DIABO a DESILUSÃO.
Esta
a minha homenagem a todos NÓS.
...
HOJE
(TAMBÉM) começa
MITVS # LOGIAS
2018
PROFF...
ESPADANAL
PROFF...
ESPADANAL
Sem comentários:
Enviar um comentário