LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

BELEZA E IMORTALIDADE

FRONTEIRAS WAPPP!


INTELI,.,GÊNCI     A



INTERACÇÕES - REACÇÃO - UM ESPAÇO E  UMA OBRA.





VIDA DE CÃO MIMADO




...OU O SENTIDO DAS KOISAS.
 O QUE RESTA (É UM GRANDE ESPAÇO DE MEMÓRIAS) ,,, A VERDADE   E A MANCHA DA MORTALIDADE



F I C C I O

NADA


(Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.)

 Antoine de Saint-Exupéry
...
O professor disserta sobre ponto difícil do programa.
Um aluno dorme,
Cansado das canseiras desta vida.
O professor vai sacudi-lo?
Vai repreendê-lo?
Não.
O professor baixa a voz,
Com medo de acordá-lo.
...
 PROFESSOR DE (N) MANEIRAS OU X 3
1 ALUNO, NATURALMENTE.
OCUPAÇÃO DE ESPAÇOS MENTAIS E INTERPRETAÇÃO DA SIMBOLOGIA
IMPLÍCITA NO LABIRINTO GESTUAL

RESUMO DE MEMÓRIAS NA LEITURA E INTERAÇÃO (MENTAL) COM AS OBRAS DOS OUTROS
...



FRUTOS DA INTELIGÊNCIA

NUMA PERMANENTE METAMORFOSE, FIZEMOS UM "SEM-NÚMERO" DE   VIAGENS (K) RIATIVAS, tantas COMO ANOS NO SOMAR  DA EXISTÊNCIA.  ENCARNADAS POR  DIFERENTES PERSONAGENS - DESDE O ÍNDIO DA MOTO NOS INÍCIOS DE 90, À PROFESSORA DE ARTES "CABELUDA" no SEXO VIDA E MORTE EM 2000 e "picos".  
RENOVADAS COM O STEAM,MANSON -  MIMO   DE ÉPOCAS MAIS RECENTES.




1- O GAIATO DOS BARALHOS DE CARTAS COM TAMPAS DO OMO 2-PROFESSORA CABELUDA  3-VIDA DE CÃO


HOJE LADRA O CÃO REBELDE, DE UM DIA  DESTES. 

PERGUNTO:-  O QUE ESTRUTURA A DICOTOMIA (?).
DE UM DOS LADOS UMA  ESCOLA PESADA, (normalizada)  NA OUTRA FRONTEIRA OS  ESPÍRITOS INQUIETOS, DO MUNDO DAS ARTES, A FUNCIONAREM sobretudo com as EMOÇÕES. 

QUALQUER  PROFESSOR, DAS ÁREAS CRIATIVAS  (!) É LIMITADO PELAS CIRCUNSTÂNCIAS DE  UM SISTEMA ORGANIZADO -ACOMODADO A DETERMINADOS PERFIS  NÃO ACEITANDO DESVIOS DESESTABILIZADORES . 

(VAI DAQUI),,, QUAL SERÁ O PAPEL DO LÍDER A TEMPO INTEIRO, NESTAS ÁREAS ONDE VALORIZAMOS A ORGANIZAÇÃO, OS SENTIDOS E A INTUIÇÃO (K)RIATIVA (???!):).

ONTEM FOI UM DIA PARA ESQUECER, O  WOLF-JEEP ANDA  A DAR-ME TRABALHO E DESALMADAMENTE a SACAR-ME DINHEIRO , TEM RAZÕES PARA ISSO, 18 ANOS É HOJE TERCEIRA IDADE PARA UM CARRO.  QUANDO EXISTE AMOR, É PARA SEMPRE. NUMA DESSAS ESPERAS POR MUDANÇAS DE PEÇAS, PASSANDO O TEMPO sentado no "consultório-oficina, VEIO-ME PARAR ÀS MÃOS UMA VELHA REVISTA , DESPERTOU-ME A ATENÇÃO UM ARTIGO COM O TITULO- !

QUEM (DES) INSPIRA OS NOSSOS ADOLESCENTES

DE UMA FORMA REFLEXIVA E SAUDOSISTA, EFECTUEI UMA VIAGEM MENTAL SOBRE O MEU PERCURSO PROFISSIONAL,  NAS TRANSFORMAÇÕES "CAMALEÓNICAS" PARA A MOTIVAÇÃO  das TURMAS. TANTAS QUANTO O FORAM OS GRUPOS  QUE ME PASSARAM PELAS SALAS. TERMINEI COM DOG´S LIFE-  COMPLETANDO ESTA GRANDE JORNADA DE CONTRADIÇÕES E CANSAÇO. TEMPERADA COM A INTERROGAÇÃO (?) O QUE É A ESCOLA-FOI UM LUGAR DE SONHO 

(ESCOLA = SISTEMA DE ENSINO NA ACTUALIDADE )
(ESPERO DESTA VEZ ESCLARECER, ENCONTRANDO AS PALAVRAS CERTAS, PARA TAL CONTRADIÇÃO).

MAS VAMOS AO ARTIGO DO QUAL TIREI UM FRAGMENTO, o qual se encaixou na perfeição na génese do que pretendia escrever e fechar o assunto que nos levou ao Centro de Cultura Contemporânea.
 ONDE nos envolvemos (QUASE) TODOS COM TALENTO E ORIGINALIDADE.



A ESCOLA É UMA SECA



O VÍTOR É PAI DE UM ADOLESCENTE. COMO É QUE ELE VÊ TODO O “BOMBARDEAMENTO” DIRIGIDO AOS MAIS NOVOS? “COM TODA A PREOCUPAÇÃO EVIDENTEMENTE. ENFIM, O MEU CASO É MENOS GRAVE PORQUE VIVEMOS NUMA QUINTA. CLARO QUE NEM TODA A GENTE PODE VIVER NUMA QUINTA, MAS VÃO AO PARQUE, A UM PINHAL, VER ANIMAIS, FAZER PIQUENIQUES, FAZER PASSEIOS, EXCURSÕES FOTOGRÁFICAS, OBSERVAÇÃO DE PLANTAS, HÁ TANTA COISA PARA FAZER! DÁ TRABALHO?
DÁ MUITO MENOS DO QUE ANDAR A FAMÍLIA STRESSADA EM JOGOS DE FUTEBOL, OU FESTAS TODOS OS FINS DE SEMANA.TUDO ISSO TAMBÉM ESTÁ A SER-NOS VENDIDO, FAZ PARTE DESTA SOCIEDADE DO “ ÉS O QUE MOSTRAS, O QUE TENS, ONDE VAIS”.


 O VALOR QUE TOMOU A SUPREMACIA É O DINHEIRO. MUITO DO QUE É PROPAGADO NOS MÉDIAS SERVE APENAS PARA INCENTIVAR AS PESSOAS A COMPRAREM.
...


AO MUNDO DIVERTIDO E CRIATIVO DA NET

RESPONDE UM MODELO DE ESCOLA ÁRIDA

QUE NÃO ENTUSIASMA OS ADOLESCENTES.

QUE FAZER? É UMA ESCOLA ONDE OS MIÚDOS

NÃO TÊM CAPACIDADE CRIATIVA, PORQUE SE CONFUNDE

CRIATIVIDADE COM REBELDIA OU ARTE NOTA A PSICÓLOGA CRISTINA VALENTE.

COMO PAIS, PODEMOS IR DESMONTANDO  ESTA ONDA DE FORMATAÇÃO E CINZENTISMO. TENHO DE CONCORDAR COM O MEU FILHO QUANDO ELE DIZ QUE A ESCOLA É UMA SECA.

MAS ELE TEM QUE CUMPRIR AS REGRAS.

PARA MIÚDOS CURIOSOS COM FERRAMENTAS  COMO O GOOGLE,

FICAREM HORAS SENTADOS É SACRIFÍCIO, MAS DEVEMOS LEMBRAR-LHES

O SEU OBJECTIVO : SE QUERES SER PILOTO AVIADOR, SABES QUAIS SÃO AS MÉDIAS (?!).



(TEXTO- CATARINA FONSECA, IN REVISTA ACTIVA NOVEMBRO 2017)
RESULTADOS

 É ESTA CONSTANTE  LUTA, TEMPERADA DE INQUIETAÇÃO, QUE ME ENVOLVE HÁ POUCO MAIS DE UMA DÉCADA,,,  DILACERANDO-ME  AOS PEDAÇOS . CONCORDO NA TOTALIDADE COM O SENTIDO DO ARTIGO- A ESCOLA  ( no seu todo)É UMA SECA- O MOMENTO DE LEITURA, SÓ  VEIO CIMENTAR  A SOMA DOS GESTOS QUE  EM PERMANENTE INTERROGAÇÃO, ENQUANTO PEÇA DE UMA ENGRENAGEM LIMITADORA  COMO SER HUMANO INSATISFEITO E CRIATIVO. DESISTO E TORNO A ERGUER-ME, COM UMA GRANDE DOSE DE MASOQUISMO.
UMA DAS REFLEXÕES FAMILIARES DA CONSTRUÇÃO DESTA "FITA" MENTAL(!)-  



-SE FOSSE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA OU GEOMETRIA PROPUNHA-ME A DOMINAR TODAS AS MATÉRIAS(!), SE VESTISSE A PELE DE UM DOCENTE DE PORTUGUÊS OU DE FILOSOFIA - TRANSFORMAR-ME-IA NUMA PESSOA CURIOSA, LEITOR INSACIÁVEL, E CULTO. 
NA PELE DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA SERIA SEMPRE E INVARIAVELMENTE O PRIMEIRO A FAZER O PINO OU A MERGULHAR NUMA MANHÃ CHUVOSA E ENLAMEADA PARA CONCRETIZAR O DESAFIO DE UM CORTA-MATO INVERNAL.


 
(MAS) TIVE MUITO MAIS SORTE , TRABALHAR COM A SUBJECTIVIDADE E A REINVENÇÃO TORNA  OS DIAS NUMA PERMANENTE e desafiadora  INCÓGNITA. EMPURRADO PELO DESTINO E PELAS CIRCUNSTÂNCIAS DE ALUNO DA ESCOLA PRIMÁRIA- DANDO FORMA A BARALHOS DE CARTAS VOLUMOSOS (FRUTO DA "GRAMAGEM" DO CARTÃO) A PARTIR DAS TAMPAS DAS CAIXAS DE DETERGENTES(OMO LAVA MAIS BRANCO). DIZIAM-ME QUE TINHA MUITA HABILIDADE (...NÃO EXISTINDO A PALAVRA TALENTO, SÓ PARA AS GENTES DOS CIRCO OU DAS CANÇÕES). 




HABILIDADE MANUAL NA CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDOS E GRÁFICA NA  ILUSTRAÇÃO DAS REDACÇÕES-  NESSES TEMPOS  LONGÍNQUOS ,  MODELAVA MUNDOS COM A PONTA DOS APAROS MOLHADOS EM TINTA BEM CHEIROSA.  
TORNEI-ME NUM APRENDIZ do ENSINO. PALMILHANDO  ILIMITADOS CAMINHOS INVENTADOS E RECRIADOS.
 FRUTO DO CRESCIMENTO E DA SORTE DE UM BOM ENCONTRO COM UM ANTIGO PROFESSOR. CARREGO NAS COSTAS E NAS ATITUDES, O "FATALISMO" ESPONTÂNEO DE UM ALUNO DE ARTES- IMAGINO, PLANIFICO, CONSTRUO - PROVOCANDO REACÇÕES ENQUANTO PROFESSOR. MAS RAPIDAMENTE VIAJO PARA O OUTRO LADO  CONFRONTANDO-ME COM A DECIFRAÇÃO E A RESOLUÇÃO DAS PROPOSTAS. QUANDO SONHEI A PROFISSÃO, NÃO FOI AO OCASO-APRENDI A CONSTRUIR-ME EM SONHOS DIÁRIOS,  OBSERVANDO COM ATENÇÃO  NOS SAUDOSOS ANOS DA SECUNDÁRIA, AS METODOLOGIAS DOS  PROFESSORES MENOS VOCACIONADOS NA TRANSMISSÃO DOS CONTEÚDOS DAS VÁRIAS DISCIPLINAS. 
REPETITIVOS  E DESAJUSTADOS .   FIQUEI COM  A CERTEZA QUE TERIA FORMA E OUTRAS ESTRATÉGIAS PARA PASSAR CONHECIMENTO  NA (PARA) CONCRETIZAÇÃO DAS IDEIAS.
FORAM ESTES MODELOS QUE ME AJUDARAM NO APERFEIÇOAMENTO DA ENTREGA E (IN)COMODISMO, ESTES E OS SENSÍVEIS -HUMANOS. 
RECORDO-ME DE UM DOS BONS, ERA PROFESSOR DE FILOSOFIA. CHAMAVA-SE ORLANDO, FICOU-ME A SUA IMAGEM, IMPECAVELMENTE VESTIDO MAS COM UMA BATA BRANCA, ABERTA. 

VISANDO ESTRATÉGIAS-REINVENÇÃO E MÚLTIPLAS FORMAS DE ENRIQUECER A MENSAGEM E O GOSTO PELA CRIATIVIDADE NA CONSTRUÇÃO DO OBJECTO ARTÍSTICO. 
E A RESISTÊNCIA  PARA CONFRONTAR OS DESAFIOS (NO)DIARIAMENTE DO GRANDE CAOS SOCIAL QUE SE TORNARAM AS RELAÇÕES ENTRE OS HUMANOS .
SEMPRE, EM TODAS ESTAS 3 DÉCADAS, RAPIDAMENTE DESPI A PELE PRIMEIRA E ME TRANSFORMEI NO ALUNO, PULANDO PARA O OUTRO LADO, IGUAL AOS DEMAIS.
AINDA HOJE ME CONFRONTO COM TAIS ATITUDES. 

NUNCA PLANIFIQUEI UM TRABALHO SEM O DESAFIO DE SER EU A CONCRETIZÁ-LO.

MAS,,,
A GRANDE OBRA, É CONSEGUIRMOS PASSAR MENSAGEM  AOS GRUPOS QUE VALE A PENA, CONSTRUÍREM OS OBJECTOS E OS MOMENTOS, DE UMA FORMA ALICIANTE E INOVADORA.

DÁ TRABALHO? POIS DÁ! E MUITO…

É ESTE MOVIMENTO CONSTANTE E DESPIR DO SENTIDO EXISTENCIAL, QUE ME TRANSFORMA NUM  INSATISFEITO.  PELA INCAPACIDADE DE OS MOTIVAR A MUDAREM ALGUMA COISA.  OUTRAS COMO ESTE  ACONTECIMENTO,  DOU VIDA ÀS SENSAÇÕES. BRILHAM-ME OS OLHOS DE FELICIDADE COM OS RESULTADOS QUE TENHO NA MEMÓRIA.  AFINAL ELES CONSEGUEM PARAR, REFLECTIR E PASSAR À ACÇÃO.

QUANDO O ASSUNTO É DIFERENTE DO ENFADONHO, CHATO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS TÉCNICAS DO DESENHO...É MARAVILHOSO ESTAR NA ESCOLA, O TEMPO PASSA VELOZ. IMPLACAVELMENTE  COMO UM TORNADO, QUE NOS DEIXA DEPOIS VAZIOS,  A "OLHAR" OS SENTIDOS AUSENTES .
ACEITANDO A PARTIDA DA ENERGIA, PORQUE   FOI ULTRAPASSADO MAIS  UM OBSTÁCULO, ONDE NOS ENVOLVEMOS SEM RETICÊNCIAS. PROVOCANDO RUPTURAS, REINVENTANDO ESTES MOMENTOS, QUE SÃO AS NOSSAS VIDAS. O NOSSO PERCURSO  ENQUANTO "MÚSICOS" HABILIDOSOS DE UMA GRANDE ORQUESTRA.
É DESTA FORMA QUE PLANIFICO CADA ANO, CADA SAÍDA...

 A EXPOSIÇÃO PESSOAL É MUITAS VEZES UM DRAMA, PELO DESPREZO QUE SENTIMOS DOS SEMELHANTES, MAS SEJAMOS RIJOS E AVASSALADORES,  QUE AS LÁGRIMAS CAIAM NO SILÊNCIO, ENTRE MUROS DA SOLIDÃO SENTIDA DEPOIS DO "ORGASMO".
A PRESENTE TEMPORADA, TERÁ QUE SER DIFERENTE DA ANTERIOR...NO GESTOS E  E NA ATITUDE.


QUANDO OBSERVO, MENTALMENTE A CURTA VIAGEM DE PIJAMAS VESTIDOS - CABEÇAS LEVANTADAS, COM ORGULHO. 
A TRIBO M MANSON E O NEGRO DOMINANTE OS ROSTOS HABILIDOSAMENTE FIRMES E DESTEMIDOS.
 UMA VEZ  MAIS FIZEMOS A DIFERENÇA, ACONTECEU ARTE E ESCOLA, DEMOS UM SOCO NA INUTILIDADE EM QUE SE TRANSFORMOU A PRÁTICA ESCOLAR. UMA MAÇÃ PODRE FRUTO DA INSTABILIDADE DUMA SOCIEDADE QUE PERDEU O JUÍZO- VISANDO  OS PRAZERES MUNDANOS. A O FACILITISMO, A PREGUIÇA E A MALANDRAGEM. INSATISFAÇÃO COM O BEM-ESTAR E A PERMANENTE LUTA PELOS AUMENTOS DE SALÁRIOS E REGALIAS. UMA VIDA INTENSA DE CONSUMISMO PROVOCANDO O DESGASTE DOS ECOSSISTEMAS E O SEU DESAPARECIMENTO. 
O ENVENENAMENTO DO AR QUE TODOS RESPIRAMOS

O TER E O SER MELHOR.

A PREOCUPAÇÃO DE CUMPRIRMOS PROFISSIONALMENTE. ESTABELECENDO OBJECTIVOS E METAS. FAZERMOS SEMPRE  O MELHOR... DEIXOU DE SER VALORIZADA. 
MULTIPLICAM-SE OS HERÓIS E OS GÉNIOS INVENTADOS. BANALIZARAM-SE  OS ALTOS SALÁRIOS DE MUITOS MILHARES DE EUROS DE GENTE QUE SERVE DE (MAU) EXEMPLO E DESCONTROLOU TODAS AS REGRAS  E ÉTICA DE UMA SOCIEDADE ORGANIZADA. A ESCOLA SOFRE DESTA EPIDEMIA,  A VIDA DE CÃO ACORRENTADO, SEM SONHOS NEM PERSPECTIVAS É  O MOTE   DESTA NÃO - COR, (CINZENTA) QUE NOS ILUMINA A EXISTÊNCIA. QUASE SEMPRE.
DESTA VEZ ACONTECEU DE OUTRA FORMA-MULTICOLOR E "AGUERRIDAMENTE" PARA LÁ DA EXCELÊNCIA.

 
 WAPPP!
MMANSON

A PERFORMANCE (X2) TEVE COMO OBJECTIVO , A COMUNICAÇÃO E O EXERCÍCIO MENTAL. A PROCURA E DESCOBERTA DOS  SEGREDOS ARMAZENADOS NUMA OBRA DE ARTE- ESTA RELAÇÃO COM A ESCOLHA FOI  MAIS DO QUE UMA ABORDAGEM VISUAL OU SEMÂNTICA.

 OBJECTIVO:-   ENTRARMOS NA GÉNESE DA PINTURA E NO IMAGINÁRIO DO ARTISTA. ALIANDO ESSA ANÁLISE SIMBÓLICA AO GESTO E AO CORPO , FAZENDO DESTA FORMA (TAMBÉM) A PONTE COM O TÍTULO DA EXPOSIÇÃO.
FOI UMA VEZ MAIS, UM PRAZER DE RESPONDER (-PRESENTE!) AO MEU EU PROFESSOR- INVENTOR COM O MEU EU REBELDE- ENTUSIASMANTE DE ALUNO QUE VIBRA COM AS PROVOCAÇÕES E ACEITA OS DESAFIOS . 


MUDÁMOS ALGUMA COISA NA DINÂMICA  ESCOLAR (?!)


NADA! NINGUÉM DEU POR UNS MALUCOS QUE FUGIRAM COMO GATOS DE ÁGUA A FERVER, PROCURANDO LOCAL ACOLHEDOR. MAS TALVEZ OS JUÍZOS DE TODOS NÓS, JAMAIS PERCAM A DINÂMICA, OS MOMENTOS, O CAMINHAR E OS OLHARES DE QUEM POR NÓS PASSOU INTERROMPENDO O PASSEIO NA AVENIDA OU LEVANTANDO O PÉ  DO ACELERADOR. AQUELES OLHOS NÃO DESPEGARAM DA MANCHA HUMANA EM GRUPO COESO. BONITA, CRIATIVA QUE COMO BORBOLETAS SUBIRAM A AVENIDA NUMA MANHÃ FRIA DE FEVEREIRO, DANDO UM PONTAPÉ NO CONSERVADORISMO E NA FRIEZA HUMANA, NA APATIA E NA DESCONFIANÇA.

SOBRE A CABEÇA DOS JOVENS ALUNOS, TALVEZ,,,UM TALVEZ(??!)

 SONHO, QUE UM DIA QUERO SER GRANDE E TER IDEIAS... 
CONCRETIZANDO-AS!...

 (FOTO-TIAGUSART)

O QUE SERÁ A INTELIGÊNCIA (?)
VEJAMOS NAS PALAVRAS DE TODOS, NA DECIFRAÇÃO DA RELAÇÃO "incestuosa" PRAGMÁTICA COM UM ESPAÇO E UMA OBRA ($) VALIOSA . 





A INTELIGÊNCIA FOI! 
(TB) - PARTICIPAR.






CAROLINA 
OBRA-REPRODUÇÃO 1985, EDUARDO BATARDA
 ...

...




O meu corpo podre é o albergue do meu espírito insano. No templo das sombras guardei os restos mortais das palavras que me abandonaram. Semeio agora lírios roxos sobre cinzas, paus e pedras. Estranho os raios de luz que teimam queimar me os olhos e penetrar me a alma. Se não for pedir demais... deixem-me adormecer nesta tela fria ANDRÉ


ANDRÉ PINTO- JULIÃO SARMENTO. MEMÓRIAS DO TÚNEL, 1985


 OBRA- SEM TÍTULO
ANTÓNIO PALOLO 1973


O quadro escolhido lembrou-me um labirinto. Tive então o intuito de o comparar com a vida. A vida também é um labirinto - vários caminhos a seguir; escolhe-se o errado, tem que se voltar para trás. Só um deles levará ao nosso destino - a morte. A morte não é assustadora, assustador é o tempo que levamos até chegar ao "destino" e como aproveitamos o caminho até lá. Aproveitá-lo como se fossemos um GATO- os gatos andam sempre devagar pelas ruas satisfeitos por não fazer nada fazendo tudo. E por isso, são "seres misteriosos"O "labirinto da vida" não está colorido por acaso. 



 - "O vermelho simboliza o nosso sangue e os laços que criamos com outras pessoas que atravessam também o labirinto. O azul é a nossa espiritualidade e intuição, é ela que nos ajuda a saber qual o caminho a seguir. Um pouquinho (de nada) de verde que simboliza a saúde e vitalidade. As paredes a bege somos nós, o nosso corpo, o nosso labirinto." 

(Interpretei eu assim as cores)



Na fotografia a Ana está nas minhas costas. No nosso labirinto entram e saem pessoas. Entram todas as que conhecemos, saem as que não são importantes para o nosso percurso, e ficam aqueles que nos irão sempre acompanhar. Levo-a nas minhas costas porque no nosso percurso temos FASES em que estamos mais fracos e, assim, os que têm o privilégio de estar connosco no labirinto, ajudam-nos e nós ajudamo-los a eles. E o meu grupo - Cristiana e Ana (os VittarFriends) - também não foi construído por acaso. Eu acredito que, se elas e outras pessoas estão no meu "labirinto da vida" é por alguma razão. 



E no seu? Eu estou no seu labirinto? Está alguém importante no seu labirinto? E você? Está ou esteve nalgum labirinto de alguém? Ajudou essa pessoa a chegar feliz ao seu destino? Está a aproveitar bem a sua caminhada?



Aproveitemos o nosso caminho no "Labirinto da Vida".

Baltazar
 
JOÃO BALTAZAR DISSE:- OS GATOS SÃO SERES MISTERIOSOS... 

...







BEATRIZ- MEMÓRIA DO TÚNEL, 1985-JULIÃO SARMENTO
 ...



OBRA - SEM TÍTULO. 1987 PEDRO CALAPÊS




O silêncio:
É no escuro silêncio que nos distanciamos do barulho das luzes e nos confrontamos com a clara realidade.
É no ensurdecedor silêncio que a nossa mente grita todas as respostas. Ao olhar para esta obra a primeira sensação que tenho é a de silêncio. O contraste entre os dois tons frios de azul  e até o próprio esfumado transmitem uma sensação de mistério como se se tratasse de algo que esconde a verdade do silêncio. As inscrições a preto representando formas geométricas lembram-me um espaço interior tanto apaziguador como inquietante; paradoxal.



Esta obra está susceptível a várias interpretações. Para mim representa uma tempestade dando um ar obscuro, sombrio e triste à obra mas mostrando uma certa esperança com os raios de sol que furam com alguma intensidade a tempestade. No mistério da natureza encontro dentro de mim uma tristeza vivida numa tempestade obscura, em que consigo encontrar uma pequena esperança de limpar o meu caminho sombrio vivido pelo intenso fumo de um cigarro. E assim deixo de ver os raios de sol onde esperava  encontrar o meu animal interior.


O silêncio:
É no escuro silêncio que nos distanciamos do barulho das luzes e nos confrontamos com a clara realidade.
É no ensurdecedor silêncio que a nossa mente grita todas as respostas. Ao olhar para esta obra a primeira sensação que tenho é a de silêncio. O contraste entre os dois tons frios de azul  e até o próprio esfumado transmitem uma sensação de mistério como se se tratasse de algo que esconde a verdade do silêncio. As inscrições a preto representando formas geométricas lembram-me um espaço interior tanto apaziguador como inquietante; paradoxal. 

MIAAAA
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A visão é o primeiro sentido a ser despertado pela obra. Contudo, à medida que nos aproximamos sentimos o tacto a querer participar também na análise sensorial, a ponto de nos vermos tentados a tocar-lhe e sentir a sua textura irregular, que aliada à sua cor monocromática nos transporta para a terra-mãe e nos faz (re)nascer.

Carolina Ferreira



Carolina Ferreira
OBRA- SEM TÍTULO, 1988-JOSÉ DE CARVALHO

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OBRA-LABIRINTO
JORGE MARTINS-1984 



DANIELA DISSE:-PASSAMOS A VIDA INTEIRA NO LABIRINTO, PERDIDOS. A PENSAR COMO DEVEMOS ESCAPAR. 
 ...

OBRA- MAPA MUNDO
NIKIAS SKAPINAKUS-1986



"A VIDA ANTIGA foi substituída pela MORTE ACTUAL. Os ALTOS E BAIXOS do quotidiano caem por TERRA quando chega a TRISTEZA da MORTE." 



OBRA  - SEM TÍTULO
ÂNGELO DE SOUSA-1973-74 


 HENRIQUE-11º

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A escolha da obra começou, e principalmente porque o professor também a indicou para nós (eu e a Rita), por esta ser simples e, de certa forma, minimalista - algo que se pode associar a nós as duas. A citação que se lê na mesma é de Mário Quintana, e diz "Não faças da tua vida um rascunho...Poderás não ter tempo de passar a limpo." e foi a escolhida pois transmite o primeiro pensamento que tive ao observar a obra. As linhas rectas sobrepostas, umas meio acabadas, outras desvanecidas, outras mais contrastantes - para mim, representavam os planos que se cruzam na vida, os que se começaram mas não se puderam acabar, os que ficaram só por ser pensados e os que se concretizaram. Outra razão pela qual fui atraída pela obra foi, mais uma vez, as linhas retas - a simplicidade das mesmas e a (des)complicação de certa forma representam uma grande característica minha, umas vezes positiva, outras, negativa - o facto de me ser tudo linear, de ver tudo a preto e branco.

ANA Rodrigues sobre a obra de CALAPEZ
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MARIA TRISTAN. GRAÇA MORAIS

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"Sussurro sem som onde a gente se lembra do que nunca soube"
 Contemplá-la foi sem duvida como sentir um prazer estético. Eu senti me apaixonada pela pintura assim que olhei para ela foi como se tivesse mos muito em comum as duas não sei mesmo explicar, mas mesmo depois de ver toda a exposição eu sabia que ia acabar por escolhê-la. Quando eu olho para aquela tela eu vejo uma espécie de pauta musical como se simboliza se a vida de alguém. Ela é do lado esquerdo harmoniosa e até mesmo rebelde até que mesmo antes de chegar a meio da tela em direção ao lado direito fica rígida e estridente. Eu achei parecido com o início de vida em que somos inocentes e o mundo é simplesmente harmonia até que decidimos abrir os olhos e "andar em linha reta" como os adultos.
  PATRÍCIA
OBRA-REPRODUÇÃO, 1985-EDUARDO BATARDA









“O que torna o sonho impraticável, não é o sonho em si, mas a inércia de quem sonha. Eu sou a inércia!”


Explicação: o quadro representa o sonho. A figura inspirada pelo livro que vê adormece e sonha. Esse sonho poderá tornar-se realidade ou não se ele não cair na inércia (ou cair da inércia - cadeira) A pessoa que está sentada e nada faz pratica a inércia, não HÁ movimento, está parado. Para além de que haja a vontade de tornar realidade esse sonho se ele não for a inércia. Eu sou a inércia (estou a "matar" o movimento, a vida) o Henrique, o que está caído fora do quadro representa a vontade de criar esse sonho fora do quadro (quadro sonho-Henrique realidade) mas também ele foi atingido pela inércia.

DUARTE



DUARTE- ÂNGELO DE SOUSA, SEM TÍTULO 1973 / 74
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BRUNA- ÂNGELO DE SOUSA, SEM TÍTULO 1973 / 74



OBRA- SEM TÍTULO.1973 OU ( O AMOR QUE AS UNE) 2018
ANTÓNIO PALOLO

OBRA-?
JOSÉ DE GUIMARÃES



A vida é a arte de pintar e sentir nossas próprias histórias. Somos riscos, rabiscos, traços, curvas e cores que fazem da nossa vida uma verdadeira obra de arte. A obra de arte é primeiro obra, depois obra de arte. Mariana serrano 12

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    Laranja, uma cor quente e inspiradora, fonte de calor sinónimo de tranquilidade.

    Abstracto e explosão de cor, criativo, interpretação pessoal e libertação de sentimento.

    Transmissão de energia, liberdade,  positividade, movimento e espontaneidade.

MÁRCIA- ÂNGELO DE SOUSA
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MARIANA PAIXÃO-EDUARDO BATARDA


  MÓNICA -PEDRO CABRITA REIS- O DESEJO DO ETERNO 1984


MÓNICA-ÂNGELO DE SOUSA , SEM TÍTULO 1973








No mistério da natureza encontro dentro de mim uma tristeza vivida numa tempestade obscura, em que consigo encontrar uma pequena esperança de limpar o meu caminho sombrio vivido pelo intenso fumo de um cigarro. E assim deixo de ver os raios de sol onde esperava  encontrar o meu animal interior.



INÊS AMARAL- MEMÓRIA DO TÚNEL, 1985 JULIÃO SARMENTO





BÁRBARA-MEMÓRIA DO TÚNEL 1985, JULIÃO SARMENTO








Sin attracts me, what is forbidden fascinates me
(O pecado atrai-me, o que é proibido fascina-me)



  • Eu escolhi esta frase pois, quando fomos visitar o museu para conhecermos as obras lá expostas, as minhas colegas resolveram sentir a textura do quadro em que tirámos a foto.  Tendo sido logo repreendidas pela funcionária do museu.

  Concluindo, a escolha desta frase foi devido ao facto de as minhas colegas não terem resistido à tentação de tocar no quadro.
  
MEU NOME É MATILDE-PINTURA SEM TÍTULO, JOSÉ CARVALHO, 1988







Curiosidade pelo abismo, pisar o risco, desafiar o que não deveria ser desafiado e mostrar o caos por trás de uma vida desta forma neutra e assustadora mas ao mesmo tempo espectacularmente fantástica que transmite 1001 sensações.DAMAS

CRISTIANA DAMAS-ÂNGELO DE SOUSA - EDUARDO BATARDA E JOSÉ  DE CARVALHO




A obra é composta por vários tons de cinza e branco. Suave mas de alguma forma com uma mensagem, para mim, forte.
O triângulo, bem visível, na obra, para mim significa um ponto de fuga ou seja, uma porta para a qual os vários "caminhos", representados também na obra, dão. Para mim aquele triângulo é a escapatória de qualquer um quando ela é precisa. Significa que há sempre uma escapatória, uma opção, algo que podemos fazer para mudar o que está mal. É também para mim talvez um objectivo, ou seja, o que queremos tanto alcançar após um longo caminho. E até talvez o destino...ou seja, qualquer que seja o caminho que escolhemos estamos destinados aquele "triângulo"/ aquele destino que já está traçado. 

SARA-STARDUST







Na escuridão existe sempre uma fuga de luz, mas encontra se o caminho para sair.

CRISTIANA LOURINHO-EDUARDO BATARDA




Isto foi o que a obra me disse.....me mostrou....me fez lembrar....
-Das obras expostas, esta foi a que mais me destacou pois, possui várias interpretações: é algo simples e complexo, colorido mas monótono e vivo e morto, ao mesmo tempo. Dele, muitas ideias e visões distintas podem surgir. Para mim, destacou-se isso mesmo, não sabia o que dizer ou pensar, fez-me lembrar toda a minha vida, com um ar vivo estampado na cara mas com um mundo sombrio na alma, a distorção que uma vida aparentemente bela pode ter.....aquilo que à primeira vista parece ser simples, sempre tem uma vasta, complexa e camuflada história por trás, escondendo tudo o que as outras pessoas vêem. Fez-me também lembrar da sociedade em que estamos banhados, dos pés à cabeça, uma sociedade que se esconde por trás de cortinas como se tudo à nossa volta de um espectáculo se tratasse, sempre sendo o que os outros querem e nunca sendo o que realmente são..... É isto, para mim, esta obra, principalmente, fez-me lembra a vida escura que tenho mas que escondo por trás de um sorriso e de alegria que transmito e foi isso que me levou a escolhê-la.
(Podia ter escolhido outra, sim podia....mas mais nenhuma me fez ter este sentimento)

RUI- PEDRO PROENÇA
...







INÊS SANTOS
OBRA- PEDRO PROENÇA 





Nesta parede, assim como nalgumas vidas, não há nada, não há objetivos. É preciso desenharmos nela para que consigam finalmente ver e ainda assim acabamos sem um “obrigado”. De uma forma simples, assim como ela, não me atrai. Tento, mas não consigo não ver o que aqueles olhos não vêem, assim como eles não conseguem ver o que eu vejo. Se calhar é porque não queremos. Mas não entendo porque não hão - de querer ver as cores, o movimento, um lado melhor, o que dá vida à própria vida, sendo ela boa ou má. Gostava de saber o argumento que eles têm para mim. O quadro mostrou exactamente o que os meus olhos precisavam de ver. A mistura de cores, formas que nunca tinha visto, teletransportei-me imediatamente para a mente de Pedro Proença, e o que estava lá dentro, está cá fora. 

Há tantas 

imperfeições nesta obra, que ironicamente me

 fazem achá-la perfeita

Um conjunto único de formas únicas, que jamais serão copiadas, pois para isso é preciso sentir o que o artista sentiu, é preciso viver o que o artista viveu. Nós somos obras tão únicas como qualquer outra, feita sem régua, e principalmente sem usar borracha, pois é impossível apagarmos o que fizemos e o que isso fez de nós. Deve ser humilhante para a pobre parede branca, ser tapada com tanta cor. Assim como vai ser humilhante para os que “não vêem”, quando a primeira coisa que decidirem ver, vai ser alguém que viveu numa tela em branco, apenas no primeiro dia da sua vida, e que daí em diante se atreveu a pegar num pincel e se atreveu a pintar não só a tela, mas tudo, com todas as cores que tinha dentro de si.
Motivo de escolha da obra:
 A pintura de Pedro Proença (nascido em 1962, em Angola) captou a minha atenção pelas suas cores e formas não perfeitas. Formas que podem não ser o que parecem, vistas, pensadas com tempo que não vale a pena ser perdido, pois há uns que pensam tanto no que poderão significar, e vão continuar com a mesma questão, mas não com o mesmo tempo. São coisas que vêm da cabeça de alguém e que só esse as consegue explicar, e por vezes nem sabe. Uma arte destas equivale a uma manifestação pura do que está no interior, uma transferência de felicidade, tristeza, raiva, medos e o que bem o artista esteja a sentir, a tela também o sente, mas é um sentimento que não se repete para lá da porta e do cheiro a tintas. É um sentimento forte, que cria outros sentimentos. É como um prato que cai, parte-se, em 5, 61, 230 pedaços. Tudo cria novas sensações, muitas ou poucas, independentemente de ser bom ou mau. Mas para se sentir não é preciso muito, é das coisas que jamais se pensa pois nunca na vida se explica. 
Por isso, devemos sentir o que observamos no momento, sem que pensamentos e questões tapem os nossos olhos e deixemos de ver. Simplesmente escolhi este quadro, pois senti ali, mais do que senti pelo resto do museu, senti que não precisava de ver mais, pois sabia que o que lá vinha não podia ser melhor que aquele, claramente tentei apreciar outros, mas cada olhar que dava não me era retribuído com um bom sentimento equivalente ao que o quadro escolhido me deu.  





SARA PEREIRA, PEDRO PROENÇA
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OBRA-SEM TÍTULO
ÂNGELO DE SOUSA-1973


Esta pintura abstracta demonstra-me uma espécie de portal em espiral, e foi uma das escolhidas pelo facto de ser como um passaporte que nos permite atravessar para uma aventura diferente de que finalmente senti fazer parte.
As cores é como que um aconchego de sentimentos quentes, o que sentimos quando estamos realizados e contentes.
As riscas com outras cores na horizontal imaginei- as como uma espécie de nevoeiro representando fazes menos boas, mas que também temos que saber ultrapassar para todo o vermelho valer a pena.


"Vou viver
até quando eu não sei
que me importa o que serei
quero é viver
Amanhã, espero sempre um amanhã
e acredito que será
mais um prazer
e a vida é sempre uma curiosidade
que me desperta com a idade
interessa-me o que está para vir 
a vida em mim é sempre uma certeza
que nasce da minha riqueza
do meu prazer em descobrir
encontrar, renovar, vou fugir ou repetir"

de António Variações 

Para acompanhar escolhi este bocadinho de música para a imagem, porque descreve bem esta aventura dos ditos ''loucos alunos de artes'' pela cidade e transmite que não importa o que somos ou o que vamos ser o que importa é viver, aproveitar e acreditar que o dia de amanhã vai voltar a ser uma nova aventura 'prazerosa'.
ANA FILIPA

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FÁBIO 

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 DANIEL MENDES


"Não conseguimos fugir ao que somos. 


A nossa arte revela o nosso inconsciente, quem somos, os nossos próprios recantos que tentamos ignorar. Na arte dos outros também não existe refúgio, pois encontramo-nos até na mais pálida mancha traçada pelo pincel de outrem.  Nós manchamos o mundo com a nossa percepção dele."
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 MARIANA



RITA FREIRE

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Escolhi uma obra com cor, com vida e alma. O traço a bege dá a sensação de ser uma espécie de túnel, um caminho longo tal como o nosso percurso de vida, com altos e baixos e vários caminhos a percorrer.... Em relação às cores da pintura, a cor que chama mais a atenção, que é a que está em primeiro plano, é o vermelho, a paixão da vida, o sangue que nos corre nas veia; juntamente com a cor verde, a esperança em algo, o "ir em frente" (libertarmo-nos). A cor azul ao fundo, que é uma cor primária e fria, também é sinal de serenidade, harmonia; e o amarelo para um certo optimismo e descontracção. 

 CRISTIANA

Kapinha 12
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Mariana Martins
Obra-A grande seca, 1976
PAULA REGO
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 Quanto vale uma obra fotográfica de interacção alunos-arte doutros (?)QUANTOS MILHÕES (?!?) 

O QUE FIZEMOS TERIA UM SELO DE EXCELÊNCIA EM QUALQUER PARTE DO MUNDO.




-Quem foi afinal o autor deste artigo (?!?)


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FEVEREIRO DO ANO 18 

JACK! - JACK STRAW
O PARASITA JACK


Tratamento digital-Tiagvsart

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EFEITOS COLATERAIS





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Salvé Grande Chefe Indio!

vi agora, no teu blogue, a fotografia em que apareço deitado no chão a
fotografar-te, grande foto ;-)

calculo que sempre que fazes estas performances com os miúdos
recarregues as baterias valentemente, eu fico e só vou fotografar,
sempre que tiveres actividades diz-me que se eu puder apareço, ok?

Diz-me uma coisa já alguma vez utilizaste o Cântico Negro do JOSÉ RÉGIO (?)
para dar o mote a alguma actividade ou acender a faísca da criatividade
nos putos?

Se ainda não o fizeste então pensa nisso, é esse o espírito... a
mensagem que eu te vejo a passar aos alunos.

Grande Abraço Amigo Índio,
./Tiago
 

 FEVEREIRO DO ANO 18
 

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