LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

domingo, 21 de março de 2021

PESSOAS (ficção-REAL)

 ...como nós!

Deixarmos  cair de um dos BOLSOS as sementes,,,de onde NASCERÃO as FUTURAS ÁRVORES. que embelezarão o caminho dos que virão.



 

Sexta-Feira  recebi uma carta de amor.

Muito se falou nos anos 70 e 80   de ABSTRACCIONISMO nas ARTES. Afinal  qual foi  a primeira obra ABSTRACTA. Recordo-me de POLLOCK. Um PINTOR sem história e sem futuro. Nos limites do desânimo, começou  a despejar o que restava das tintas sobre uma tela  prostrada no chão. DRIPPING, começava  aqui uma nova forma de EXPRESSÃO na ARTE  CONTEMPORÂNEA.


Este gesto de DESESPERO, viria a torná-lo milionário e ainda mais alcoólico. Espetou-se (com a namorada) tal James Dean num descapotável contra uma ÁRVORE. Será que isto é ARTE ABSTRACTA. Nos anos 60 e 70 , O meu POVO também começou a perceber de ARTE. A minha mãe e outras personagens falavam sobre a obra de Picasso(mal). Aqueles gatafunhos(!!)-a fase CUBISTA. Eu apreciava DALI,desconhecia completamente o que era ARTE. Afinal o que gostava relacionava-se com a EXCENTRICIDADE do Salvador e o seu bigode enrolado.


Picasso foi mais longe>> Não existe ARTE do NADA (ABSTRACCIONISMO). Tudo o que se faz no campo artístico . Tem o seu  ponto de partida e de retorno ao MUNDO VISÍVEL-CONCRETO dos objectos e das pessoas.


Do MUNDO REAL e das EMOÇÕES.

 


 

Existem filmes EXTRAORDINÁRIOS que nos marcam para sempre. Cinema paraíso e dança com Lobos estão no cimo da minha lista. Malèna do mesmo realizador de CINEMA PARAÍSO Giuseppe Tornatore acalma-me e deixa-me expectante pela beleza  da mulher MONICA BELLUCCI.

O CINEMA leva-nos para lá dos sonhos.

 

PARA LÁ das PENAS-REALIDADE!



Esta carta de amor que tenho entre mãos, recordou-me DANÇA com LOBOS (Dance With Wolves). E a relação entre J. Dumber com um LOBO SOLITÁRIO.


  Como a verdadeira AMIZADE, precisa-se de tempo e muita paciência. Depois vem o AMOR e a necessidade do outro. Tudo porque recebi uma carta replecta de memórias (que trouxe consigo outras MEMÓRIAS) e no mesmo dia visionei pela décima vez Dança com LOBOS.

Palavras de quem atentamente me observa há muitos anos. Escrevemos todos os dias uma página no livro das nossas vidas.

 Dança com lobos dá-nos muito mais que esta relação apaixonante de dois seres sozinhos na imensa pradaria americana. 

Traz-nos muita ficção que se enquadra nos mais altos valores da  existência.

Fiquei a conhecer muito melhor personagens que sigo há décadas. A beleza em estado puro dos actores com sangue índio. Que VENERO.


WESLEY STUDI-

CHEROKEE (Gerónimo uma lenda Americana- O último dos Moicanos-Avatar)






Michael Greyeyes-Michael Greyeyes é um ator canadense. Nativo da tribo Cree do Lago Muskeg em Saskatchewan. O  seu pai é também Cree do Lago Muskeg e a sua mãe Sweetgrass

 

Filmes> O Guerreiro Sioux- Uma mulher exemplar-Crazy Horse-Wilde Indian




 Rodnay A Grant.-Cabelos ao Vento em dança com Lobos.


Ghosts of Mars, Wild Wild West, Geronimo: An American Legend, White Wolves III: Cry of the White Wolf, Wagons East, The Substitute, War Party, and Powwow Highway.








Graham Greene-Actor ameríndio, do povo Oneida

Dances with Wolves-The Last of His Tribe-Spirit Rider-Coyote Waits-Tales of an Urban Indian

 





 


...

 

 

Pessoas das nossas VIDAS-como NÓS!

(Veio antes de a minha filha nascer. Mas não teve ciúmes dela, recebeu-a como um novo membro da família. Porque era assim que ele se sentia, membro da família, cão como nós. Se para ele a minha mulher era mãe, os filhos eram irmãos. Valha a verdade que era assim que os rapazes o viam: como um irmão. Muito mais tarde, quando o Kurika teve o primeiro ataque, Afonso, o filho do meio, com ele ao colo, dir-me-ia:– É um irmão.)

 

(Sei que andas por aí, oiço os teus passo sem certas noites, quando me esqueço e fecho as portas começas a raspar devagarinho, às vezes rosnas, posso mesmo jurar que já te ouvia uivar, cá em casa dizem que é o vento, eu sei que és tu, os cães também regressam, sei muito bem que andas por aí.)

«Cão como nós»-Manuel Alegre

 




 









COMO NÓS!


» ...em 2021 destacarei outro dos inúmeros motivos de orgulho que sinto, o teu AMOR INCONDICIONAL à Natureza. Um exemplo desse amor reside no facto de ter tido sempre a oportunidade de crescer e brincar com os nossos amigos de 4 patas.

Graças a ti, enquanto muitos dos meus colegas  sonhavam ter  um companheiro canino ou felino, nunca tive necessidade de imaginar como seria pois o SONHO  tornou-se uma parte constante da minha realidade.

 Apesar de ser bastante pequeno, ainda me recordo  do dia em que salvaste o Pânico e com esse gesto iniciaste uma amizade que durou quase 18 anos.

 O Pânico foi um grande companheiro durante toda a sua vida e todos as reconfortantes memórias  que lhe estão associadas, não teriam sido possíveis sem ti..

Recentemente repetiste o gesto com a Gala, o Bus e o TerY.

 Por um lado, escolheste a tímida Gala quando qualquer  outra pessoa optaria por um cãozinho  jovem e mais irrequieto.

 Olhaste para  a querida Gala e vislumbraste não um caso perdido  mas sim uma oportunidade de ela voltar a ser  feliz.


Algo que a gala é  definitivamente neste momento.

 Quanto ao bus e ao Tery, tiveste a coragem  de manter os irmãos unidos e, apesar de eles conscientemente não o saberem desta tua acção vivem uma relação de irmandade que teria sido perdida. 

  Como tu bem dizes, mesmo zangados , não conseguem estar um sem o outro.






Finalmente outro  exemplo  do teu contagiante AMOR à Natureza, foi a audácia  com que preparaste  a intervenção AMBIENTAL na Estrada do salgueiro, com lixo das bermas. E como seguramente  perturbaste a consciência  de muitos condutores que percorreram esta estrada naqueles dias.

 

...Pessoas como nós!

às pessoas da minha VIDA> Liége-Diana-Pluto-Pânico-Tareca-Buster-Gala . Bus-Tery e todos os apolos amados  e aos outros que desorientados encontro nas nos asfaltos. Perdidos tristes mortos...porque alguém sem almA os abandonou.

 


 

...A primavera é algo de divinal, um paraíso sobre a terra . Uma bênção...que não dura para sempre.


1 comentário:

  1. Menos um dia mais uma noite que se acerca... vim até aqui e não consegui ficar indiferente aos teus amigos "pessoas como nós"
    e muito menos aos apolos amados que partiram...ate me custa articular o nome, Apolo. Apolo, Tareca, Pânico, Buster,,,

    Uma boa Primavera para ti e para os teus.

    ResponderEliminar