Aconchegantes-QUENTES como um abraço.
(Maviet)
Estou na estrada da volta p’ra onde eu já não quero ir
No escritório esta tarde foi tudo p’ra me deprimir
A buzina apressada de um carro que me quer passar
Na portagem um rosto indiferente diz-me para pagar
Rumo ao sul, sem amor, devagar
O meu sonho faz-se ao mar
Sem amor rumo ao sul
O meu céu perdeu o azul
Volto as costas às luzes brilhantes da cidade mãe
Sou a sombra impiedosa do apego a quem já não se tem
Sei que ao fim desta estrada há uma casa que suponho ter
E a vontade indomável que teima em me querer perder
Rumo ao sul, sem amor, devagar
O meu sonho faz-se ao mar
Sem amor rumo ao sul
O meu céu perdeu o azul
Rumo ao sul, sem amor, devagar
O meu sonho faz-se ao mar
Sem amor rumo ao sul
O meu céu perdeu o azul
existência(!!)e horizontes a perdermos de vista-Oiço a voz de Fábia, concentro-me pela primeira vez no poema. uma montra onde a fuga é evidente. Tem muito das vivências das gentes deste mesmo sul. Das ausências e das memórias que os atormentam.
Estou realmente FELIZ. O lugar não me parece mais um antro da
porcaria. Lixo, desautorização-desrespeito-desânimo e desorientação. Todos os ADJECTIVOS que nos transportam para a tristeza. Foram assim os
últimos 12 anos . Hoje ao regressar senti o ar puro e as pessoas sorrindo.
Ninguém poderá jamais entender as razões que estruturam as
RUPTURAS. SÓ QUEM VIVE NO "LIMPO" DA INTENCIONALIDADE e da concretização . E tem uma dose dupla de GENEROSIDADE.
São estas que nos fazem ter esperança. (CONSTRUÇÃO-ARTE-RUPTURA...aprendizagem) ...avançar. Ir em frente.
são tantos os anos a tirar partido desta fórmula para o renascer. Uma DESCONSTRUÇÃO-CONSTRUTIVA.
(DUKÉKESTEGAJO ESTÁ a FALAR?)...deve ser da Primavera, o calor deu-lhe volta ao miolo.
Terminaram hoje Dois meses de aulas via classroom . Sem queixumes nem desânimos. Só construção e planificação,semana após semana.
o contrário seria a prostração e a desistência. Uma nova forma de SER ESCOLA> Fantástica, porque ela nasceu de uma FRONTEIRA para o desconhecido. ESTA INTERACÇÃO que nos fez sair do comodismo, reflecte-se na forma como a abordei teatralmente.
«...a sala física nunca poderá ser substituída».
Acordarmos com a consciência que o RUMO é para lá(!!) o LUGAR mais brilhante da existência.
Doze anos de viagens. Sentindo a marca aberta da desautorização, do desrespeito e da ausência do grande tempero da prática pedagógica>>>>Os AFECTOS e a partilha sem fronteiras. Foram banidos.
«AS CONVICÇÕES JAMAIS estiveram sobre a mesa -para serem negociadas.Nunca poderão entrar no mundo das negociatas»
Esta máxima é fruto do SONHO. E das certezas.
Entrei duas vezes ( nestes últimos em 2 meses) no lugar, aquele lugar sujo como eu dizia. Hoje é novamente a ESCOLA.
Uma na
semana passada para reunião de departamento. Outra hoje para receber um
computador portátil que me foi emprestado a mim e a todos os professores
do AGRUPAMENTO. O Ministério a funcionar sem a pressão dos sindicatos (esta amainou ultimamente) com o jovem ministro a fazer das tripas coração para aguentarem de pé o sistema escolar. não ficaria ofendido sem esta oferta inesperada. Optei sempre por comprar tudo o que fosse necessário para apoio da prática pedagógica. são heranças da genética e de tempos difíceis hoje longínquos. já o meu pai tinha que comprar as suas ferramentas. Hoje recebi como oferta um valioso portátil . Chama-se evolução com organização.
ESCOLA DISSE EU!...
Deixou de ser só um LUGAR ao qual me dirigia com temor . Já não é mais um FEUDO.EU É QUE MANDO! !...(mas nós não podemos também ter ideias e colocá-las em prática?).
-Não convém, daí virão problemas, (este foi o lema). O gajo é que manda e não gosta que o contrariem. (ouvi em tempos a um subalterno).
Estranha sensação, CORPO e mente DORIDOS - no centro de um vespeiro, onde todas as vespas ou quase -de OLHOS VENDADOS chocam com as paredes do labirinto.
David Ho
Escrevi em Dezembro passado, SOBRE SAGRES,,,o meu lugar de CULTO,,, e depois da "aparição" de uma foto com quase 50 anos, da qual não sabia a existência...
Escrevi sobre a SAUDADE e o LUGAR chamado ESCOLA, sempre esta segunda pele...
SAGRES É O LOCAL
MAIS IMPORTANTE DA MINHA JÁ LONGA VIDA. A ESCOLA COMO ESTRUTURA SOCIAL, LUGAR
DE APRENDIZAGEM E AFECTOS É O OUTRO LUGAR QUE FEZ DE MIM O QUE SOU HOJE E ME
DEU TUDO O QUE NUNCA IMAGINEI CONSEGUIR. CONTAS POR ALTO, ESTOU NA
"ESCOLA", ACONCHEGADINHO, LUTANDO, CRIANDO, partilhando saberes E ULTRAPASSANDO BARREIRAS
HÁ PRECISAMENTE 55 ANOS.
http://coraoquesenteacordaterra.blogspot.com/2020/11/promontorio.html
ESCOLA.É este o nome esquecido na última década e mais uns anitos . Voltei a ter a sensação do voar nos 2 dias que entrei na Amato Lusitano, observei tantos sorrisos e trabalho já realizado. O Feudo foi enterrado pela LIMPEZA, ORGANIZAÇÃO e penso que afectividade.
CHAMA-SE E e já está quase , quase...RETORNOU O NOME DE
ESCOLA-LIMPA.
Quase como esta(!).
http://indianespadanal.blogspot.com/
A ESCOLA MUNDO de CORES REGRESSOU com nova liderança- Laurinda Sanches, PESSOA-PROFESSORA e penso que também diálogo, PARTILHA, RECUPERAÇÃO da LEGALIDADE há muito perdida. E AFECTOS.
Que tal também o RESPEITO(?!.), perante a competência e a condição humana..
os alunos poderão de novo estacionar as suas bicicletas e motoretas no lugar que sempre lhes pertenceu e foi retirado nos últimos anos. (será que volta?)
E que TAL?' mais uma "RUPTURA" é clara mas com o passado;« a última» aquela que me levará no meu barco de papel sobre um oceano onde os SONHOS são ONDAS e BRILHO(S) nos OLHARES. Onde os alunos estão primeiro. E a par destes os PROFESSORES (autoridade, autoridade, respeito, respeito). Antes dos pais como "intermediários do diálogo os directores das turmas. Professores Há muito desautorizados por estes senhores feudais que encontraram na estrutura escolar recantos OBSCUROS para semearem desorientação, duvidas e frustração (DIVIDIR para REINAR, a máxima da estagnação). Sofrimento e desamor.
Enterrou-se um TEMPO NEGRO..
Tenho a certeza que será um tempo de mais escola e menos churrascos. Que não perca o RUMO do SUL, Minha Senhora, Directora Laurinda e a sua equipa (voto de confiança para o Zé António boa aquisição da equipa anterior que sempre procurou diálogos com respeito, mas sem, aparentemente poder opinar ou decidir ). são ventos quentes e aconchegantes,,,como abraços que nos fazem perder, e esquecer os pedaços da desconstrução das MARÉS na grande viagem que é a vida.
O MEU CÉU é AZUL e AMO os CARACÓIS. Também os alunos... senhora minha...AINDA ESTAMOS a TEMPO.
E as ROSAS! CHEIRAM TÃO BEM, QUANDO NÃO SÃO DO "AVIÁRIO".
Vamos a isto, faltam sete anos para "SER IDOSO". Se me apetecer!
« Senão, continuarei como hoje nas mãos de uma criança lutando contra a inactividade e a frustração»
Quarta-FEIRA QUASE DE CERTEZA ENTRAREI,,, (DOIS MESES DEPOIS) >NA 23a, COM A MESMA FORÇA (MOTIVAÇÃO) DE HÁ 42 ANOS. E TAMBÉM COM a certeza QUE NÃO SEREI CHAMADO À DIRECTORA POR DEIXAR ESCAPAR UMA "ASNEIRA".
... ter opinião e exprimi-la é algo de extraordinário.
Façamos desta forma.
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