LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

PROMONTÓRIO

 

 

OBJECTIVO... LIBERDADE 


DIÁLOGO COM O VIEIRA E COM O FLAGRAAA.

... sobretudo o TEMPO!

 

-Só a sabedoria ,,, junta as palavras certas  para provocarem a NOBREZA. 

 

Cito!

" Quem hoje confiaria num jovem de 15 anos? Deixámos saudades nos habitantes locais, nos responsáveis da Pousada e nos estrangeiros que frequentavam as, na época, pouco concorridas praias, daquela zona. Digo, sem exagero, que aqueles dias, dariam um argumento para um divertido, mas também comovente filme. Quem lá esteve sabe do que falo."

 

Não foi só a surpresa desta foto que despoletou em mim estupefacção, foram as pinceladas - emoções que trouxeram sensações REAIS DO MEU HISTORIAL DE VIDA.

 

SOBRETUDO O TEMPO


ESSA PUTA QUE É A MORTE! O FIM DO CORPO E DAS MEMÓRIAS.


COISAS QUE O VIEIRA NÃO SABE.



ESTA PONTA DO FIM DO MUNDO.

SAGRES É O LOCAL MAIS IMPORTANTE DA MINHA JÁ LONGA VIDA. A ESCOLA COMO ESTRUTURA SOCIAL, LUGAR DE APRENDIZAGEM E AFECTOS É O OUTRO LUGAR QUE FEZ DE MIM O QUE SOU HOJE E ME DEU TUDO O QUE NUNCA IMAGINEI CONSEGUIR. CONTAS POR ALTO, ESTOU NA "ESCOLA", ACONCHEGADINHO, LUTANDO, CRIANDO, partilhando saberes E ULTRAPASSANDO BARREIRAS HÁ PRECISAMENTE 55 ANOS.

 

TENHO A CERTEZA QUE FUI SEMPRE UM SER SOCIAL  FORA DO "AQUÁRIO" DA SUSTENTAÇÃO.

A FOTOGRAFIA DO GRUPO QUE EM "CARAVANA" RUMOU A SAGRES REPORTA-SE AO VERÃO DE 1976(?). NÃO ME RECORDO DOS DETALHES DA ORGANIZAÇÃO, ALGO MAIS CLARO, ME FICOU ESCRITO NA GRANDE CAMINHADA DA REFERIDA SOCIALIZAÇÃO. O FLAGRAA OUTRORA, O MOURINHA hoje FOI O GRANDE LÍDER DA MALTA E FOI ELE QUE TOMOU AS RÉDEAS DA RESPONSABILIZAÇÃO, DA GRANDE VIAGEM.  


Há cerca de 7 anos estive num funeral aqui para os lados da Beira com o Carlos Salema ( o líder actual da Escola  Secundária de Estremoz). Jovem afável e de fácil palavra. Dirigiu-se a mim, questionando-me sobre a minha admiração pela ESCOLA e o seu passado. ENTRE SORRISOS E O ABANAR DA CABEÇA PERANTE A FRASE- recordei-lhe Da importância desse local na minha formação como pessoa.E o regresso em noventa como Professor de Artes.Não é explicável, só as palavras se aproximam da realidade dos factos.

http://coraoquesenteacordaterra.blogspot.com/2010/03/eice-minha-querida-escola-vai-ser.html

 

Esta viagem a Sagres, tornou-se marcante para sempre nas minhas decisões e na abertura de espírito que daí resultou. 

O que o Vieira não sabe é que depois destas férias, eu seria um frequentador assíduo da fortaleza até aos princípios dos anos 90. Não se recordará com toda a certeza do "PAI da POUSADA" e são essas imagens reais que hoje fui buscar ao meu arquivo para servir o GRANDE  e   GENTIL João Vieira. 

Mas antes disso, recordo perfeitamente a organização sem falhas dos mais "velhos" que organizaram o rebanho. As dormidas nas camaratas. Os almoços e jantares no refeitório ao lado destas, onde se comeram várias vezes o arroz de polvo à SAGRES.  

 O dia das construções de areia na Praia da Mareta. Como a foto documenta.


A âncora!

 

A juntar o VENTO de SAGRES, o mini-mercado na esquina do largo, onde nos encontrávamos e fazíamos as compras. Pouca coisa porque o dinheiro não era muito e tínhamos chouriços na bagagem. Comprava-se essencialmente leite e bolachas baunilha.

 Ao Vieira e quem sabe ao FLAGRAA, apresento-lhe o Augusto Reis para recordarem este GENTIL COMUNISTA da ponta de SAGRES. Homem extraordinário que acompanhei até princípios de 90- mais concretamente em 1993.

Mas antes esteve de visita na minha casa de Arcos em 1991. Estava eu a leccionar na Escola Secundária de Estremoz, e bateu-me de surpresa à porta. Vinha visitar o Alentejo pela primeira vez. Surpreendente também continuava  portador da gentileza e do sorriso que sempre lhe conheci.

 

 


  Sagres em 1979 com o Augusto Reis



No grande salão-bar, onde trabalhei no verão de 1980. Com o Augusto Reis e o filho Zé Eduardo.


Com o meu filho Júlio em 1984, em frente à capela  da  Fortaleza.

 Poderia escrever o tal argumento para ajudar a construir o filme colectivo a que o Vieira se referiu. Daqui deste local parti para muito pontos da Europa em anos sucessivos. Criei uma vida com o empurrão do ENORME JOÃO BARBAS. Conheci e levei  Chilenos,Alemães, Suíços e Brasileiros a conhecerem o Alentejo. Esta ânsia de socialização devo-a a esta grande e inesquecível viagem às PRAIAS de SAGRES. 

 

DESTACO PARA SELAR ESTE PEQUENO ARTIGO AS MEMÓRIAS E A CONSTRUÇÃO DE UMA VIDA REPLECTA DE VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS.  O MEU EGO, AS MINHAS CERTEZAS E VISÃO SOBRE A GRANDE CAMINHADA NA VIDA TEVE UM SUSTENTÁCULO INESQUECÍVEL (!!) ESTA VIAGEM A SAGRES.

 DEDICO COM EMOÇÃO E GRATIDÃO, ESTE MOMENTO AO VIEIRA IRMÃO DO MEU PROF. DE ELECTRICIDADE(?). VIEIRA UM ESQUERDISTA SIMPÁTICO E BEM FORMADO- AO FLAGRA -MOURINHA  DE CORAÇÃO GRANDE E AO GRANDIOSO JOÃO BARBAS MENTOR DA MINHA CAMINHADA.

E CLARO AO JORNAL BRADOS DO ALENTEJO QUE NOS PRESENTEIA COM ESTES TESOUROS ENCANTADOS.

   ..................

Quatro e meia da manhã

os barulhos do mundo
com passarinhos vermelhos,
são quatro e meia da
manhã,
são sempre

quatro e meia da manhã,
e eu escuto
meus amigos:
os lixeiros
e os ladrões
e gatos sonhando com
minhocas,
e minhocas sonhando
os ossos
do meu amor,
e eu não posso dormir
e logo vai amanhecer,
os trabalhadores vão se levantar
e eles vão procurar por mim
no estaleiro e dirão:
“ele tá bêbado de novo”,
mas eu estarei adormecido,
finalmente, no meio das garrafas e
da luz do sol,
toda a escuridão acabada,
os braços abertos como
uma cruz,
os passarinhos vermelhos
voando,
voando,
rosas se abrindo no fumo e
como algo esfaqueado
e cicatrizando,
como 40 páginas de um romance ruim,
um sorriso bem na
minha cara de idiota.


Charles Bukowski

 

 

...RECORDEI-ME DO GENIAL BÊBEDO BUKOWSKI.

 

  

 

       ... O TEMPO, SEMPRE O TEMPO A TRAMAR-NOS!

MAS OS MILAGRES DA "PORCARIA" DAS REDES SOCIAIS A CAVAREM e partilharem MEMÓRIAS.

 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário