LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

domingo, 29 de março de 2020

TRABALHO EM CASA




NO REINO DA TRANSILVÂNIA  20  *  20


Amazing Grace

Amazing grace! (how sweet the sound)
   That sav'd a wretch like me!
I once was lost, but now am found,
   Was blind, but now I see.

'Twas grace that taught my heart to fear,
   And grace my fears reliev'd;
How precious did that grace appear
   The hour I first believ'd!

Thro' many dangers, toils, and snares,
   I have already come;
'Tis grace hath brought me safe thus far,
   And grace will lead me home.

The Lord has promis'd good to me,
   His word my hope secures;
He will my shield and portion be
   As long as life endures.

Yes, when this flesh and heart shall fail,
   And mortal life shall cease;
I shall possess, within the veil,
   A life of joy and peace.

The earth shall soon dissolve like snow,
   The sun forbear to shine;
But God, who call'd me here below,
   Will be forever mine.
John Newton

ESTA NOITE SONHEI COM VAMPIROS
QUE MEDOOOO!!




… MEDOOOO!!


PÁSCOA:primavera



A AMEAÇA!


Não acredito em deuses nem em bruxas nem em teorias metafísicas para o que é simplesmente evidente. É evidente que o limite da capacidade do planeta em que vivemos é a natureza. Podemos agir sobre ela em muitos domínios e até certo ponto: podemos descobrir antibióticos até que o nosso organismo já não reaja a eles; podemos produzir alimentos transgénicos até que eles já não consigam alimentar mais gente do que aquela que matam; podemos ter 12 milhões de pessoas a voar todos os dias nos céus do mundo até que já não consigamos respirar; podemos produzir carne e soja para alimentar 1400 milhões de chineses e 140 chefes Michelin com os seus bifes Angus, em troca de milhões de hectares da Amazónia a arder todos os anos e a aquecer mais o planeta; e podemos plantar milhares ou milhões de hectares de eucaliptos, que crescem rápido e dão dinheiro rápido a ganhar em terras que nos dizem que, de outra forma, não valem nada, mas depois temos um mês de incêndios descontrolados na Grécia ou em Portugal ou seis meses na Austrália. Mas quando chegamos ao limite — ao limite da cobiça, ao limite da irresponsabilidade, ao limite da loucura — a natureza revolta-se. Depois, podemos dizer que foi um pangolim cruzado com um morcego, algures num mercado chinês — um azar que ninguém, nenhum epidemiologista, nenhum sociólogo, nenhum economista, podia prever, nos seus mais negros modelos de estudo. Mas não foi um azar :- foi um aviso da natureza. 

(MIGUEL SOUSA TAVARES-21 /03/2020-IN EXPRESSO)


EARTH-20-HABITAT`´ S 
 


ESTA NOITE SONHEI, SONHEI COM VAMPIROS QUE EXISTIAM NUMA CIDADE DESCONHECIDA, MAS QUE ERA A MINHA CIDADE.
 DESCIA A AVENIDA ACOMPANHADO POR UM GRUPO DE PESSOAS QUE NÃO CONHECIA , MAS ERAM MINHAS AMIGAS. PASSÁMOS EM FRENTE A UM GRANDE HOTEL; ONDE ESTAVA ESTACIONADO UM REBOQUE DE UM CAMIÃO TIR (ERA UM REBOQUE ENORME, NUMA ESCALA A DOBRAR DOS QUE NÓS ESTAMOS HABITUADOS). NESSE REBOQUE, DE UMA FORMA ORGANIZADA, NUMA ARRUMAÇÃO PERFEITA ESTAVAM TODOS OS OBJECTOS-, MOBILIÁRIO E EQUIPAMENTO QUE FIZERAM PARTE  EM TEMPOS PASSADOS   DO INTERIOR DESTE IMENSO HOTEL DE CINCO ESTRELAS.
UMA PARTICULARIDADE: - EM VOLTA DO REBOQUE NÃO EXISTIA QUALQUER CONFUSÃO`, NEM MULTIDÃO . TODO AQUELE EQUIPAMENTO ESTAVA ALI PARA OS TRANSEUNTES SE SERVIREM, LEVAREM PARA CASA.
  PAREI MAIS À FRENTE E HESITEI OLHANDO SOBRE O OMBRO DIREITO.  DESTACAVAM-SE AS ALMOFADAS DAQUELA IMENSA MONTANHA ORGANIZADA, ERAM MILHARES DE ALMOFADAS DE TODAS AS CORES, TEXTURAS E FORMATOS. DESPEDI-ME DOS MEUS COMPANHEIROS E RECUEI  VINTE PASSOS, TREPEI PARA O AMONTOADO DE OBJECTOS  E COMECEI A PUXAR ALMOFADAS, TOALHAS(!)DESTAPARAM-SE AS LOIÇAS, OS BLOCOS DOS APONTAMENTOS, OS FRAQUES DOS EMPREGADOS , AS MESAS E CADEIRAS DESMONTADAS. ESTRANHAMENTE, POUCA GENTE SE ABEIROU DESTE TESOURO. PEDI AJUDA A UM CASAL PARA ME ORGANIZAREM OS OBJECTOS QUE IA LANÇANDO DO ALTO DO MONTE. QUE ESCOLHESSEM ALMOFADAS PARA ELES E DIVIDISSEM O QUE ERA MEU.
   DESCI CANSADO E OBSERVEI O MEU PEQUENO TESOURO,,QUE ME PERTENCIA. FIZ CONTAS DE CABEÇA E FACILMENTE CHEGUEI NA UMA FÓRMULA: - NADA DISTO ME CABE EM CASA E JÁ NÃO ME SERVE PARA NADA. ALÉM DA CONSTATAÇÃO , PRECISO DE UMA CAMIONETA PARA CARREGAR ESTAS CENTENAS DE OBJECTOS. RENDI-ME ÀS EVIDÊNCIAS E DESISTI. VOLTEI COSTAS E OBSERVEI AINDA O REBOQUE E O SEU AMONTOADO DE ALMOFADAS DE XADREZ. AS PESSOAS CONTINUAVAM A PASSAR NA AVENIDA SEM VALORIZAREM QUE ESTAVA ALI À MÃO ; O RECHEIO DE UM HOTEL DE CINCO ESTRELAS QUE PODIAM  LEVAR PARA CASA DE BORLA.
  SOZINHO, VOLTEI COSTAS, DESCI A AVENIDA REFLECTINDO SOBRE O DISPENSÁVEL MUNDO DOS OBJECTOS, QUANDO OS HORIZONTES DA VIDA ENCURTAM, AMEAÇADOS PELA IGNORÂNCIA E DESPRENDIMENTO. A MULTIDÃO CONTINUA AS SUAS VIDAS, LONGE DAS AMEAÇAS DO DESCONHECIMENTO DE UMA TRAGÉDIA ANUNCIADA.



DOS SONHOS SURGIRAM AS LENDAS COMO A DO CONDE DRÁCULA. A POPULAÇÃO VIVIA  À LUZ DO DIA, LONGE DAS AMEAÇAS QUE A NOITE LHES TRAZIA. TINHAM QUE CONTINUAR AS SUAS VIDAS.SERVINDO O SEU AMO, FORNECENDO-LHE  COMO GUARDIÃS AS MAIS BELAS VIRGENS. NO CASTELO DE BRAN VIVIA O VLADIII O CONDE DRÁCULA. HOJE VIVEMOS NOS NOSOS CANTINHOS COM UM AIMENSA NOITE, NUMA ESP+ERA IMPACIENTE...

 

Para a maior parte dos romenos, o conde representa coragem, bravura e amor pelo país. Definitivamente, ele é tratado como um herói nacional, que livrou, enquanto pode, a Roménia das espadas do Império Otomano

Essa história de sugar o sangue e a vitalidade dos outros é uma lenda velha, que existe desde a Antiguidade. Não dá pAra saber se algum dia a prática deixou de ser lenda. Se depender de Vlad III, a mania de chupar sangue alheio continua fazendo parte da ficção. Ele era cruel, é verdade. Mas sua prática favorita era o empalamento. Funciona assim: você pega uma estaca de madeira de mais ou menos uns três metros, introduz em posição vertical no ânus do seu inimigo e o assiste deslizar lentamente estaca abaixo até a morte por horas. Ou dias. Muita gente morreu desse jeito nas mãos de Vlad, inclusive conterrâneos que se viravam contra a corte. A fama era tanta que o conde ganhou um sobrenome-apelido: “Tepes”- literalmente “empalador”, em romeno.
A crueldade do conde, que seus inimigos políticos ajudaram a propagar, serviu de inspiração para o escritor irlandês Bram Stoker. “Drácula” foi publicado originalmente em 1897. E hoje, em número de publicações, só perde para a Bíblia. Assim, mais de 400 anos depois de morrer, Vlad Tepes virou celebridade, graças ao seu alterego literário.


PESSOA 
 PESSOA!
DE CAMPOS, PESSOAS.

Tenho uma grande constipação,
E toda a gente sabe como as grandes constipações
Alteram todo o sistema do universo,
Zangam-nos contra a vida,
E fazem espirrar até à metafísica.
Tenho o dia perdido cheio de me assoar.
Dói-me a cabeça indistintamente.
Triste condição para um poeta menor!
Hoje sou verdadeiramente um poeta menor.
O que fui outrora foi um desejo; partiu-se.

Adeus para sempre, rainha das fadas!
As tuas asas eram de sol, e eu cá vou andando.
Não estarei bem se não me deitar na cama.
Nunca estive bem senão deitando-me no universo.

Excusez un peu... Que grande constipação física!
Preciso de verdade e da aspirina.

Álvaro de Campos, in "Poemas"

.É COM ESTE SONHO, E COM ESTA HISTÓRIA QUE ESTOU A INICIAR O ARTIGO DA PÁSCOA, e tragicamente o fim deste ano lectivo-a década de vinte entrou negra e sem ESPERANÇA...INSPIRADO TAMBÉM NA FOTO COM "OLIVA" CAPTADA  ONTEM 11 DE MARÇO NUMA AULA "DE PATAS PARA O AR"-

SUMÁRIO> A GIL FOI COM A MÃE ÀS FINANÇAS. UM GRANDE NÚMERO DE ALUNAS PASSOU A AULA A PREENCHER AS CANDIDATURAS À FACULDADE SEM PERCEBEREM O QUE A ESTAVAM A FAZER E SEM NINGUÉM DE DIREITO A PRESTAR-LHE O NECESSÁRIO APOIO.

CHARRO E CASTLE DEDICADAS A AGUENTAREM A BARULHEIRA DUMA SALA CAÓTICA. JOHN, NA BOA E NA SUA DOMINAVA A LINHA COM MESTRIA. TUDO O RESTO FOI CAOS E PAIXÃO POR ESTAR ALI DE QUALQUER MANEIRA . CONSTA NO SUMÁRIO DO DIA. FALO SEMPRE, ESCREVO SEMPRE A VERDADE MAS QUE NÃO SEJA A  FORMAL E CONSTITUCIONALMENTE LEGALIZADA. OU ETICAMENTE ACEITE.


12-MARÇO 20 20

 A VIDA CONTINUA LONGE DE QUALQUER AMEAÇA - SÓ ACONTECE AOS OUTROS... ERA O QUE NOS DIZIAM AS PRAIAS DA LINHA DE CASCAIS A ABARROTAR DE GENTE. AS RUAS DAS GRANDES CIDADES...DO BRASIL , LONDRES e AMÉRICA.
AS ESCOLAS AINDA NÃO FECHARAM, SÃO 06.55 HORAS E PREPARO-ME PARA  A ÚLTIMA AULA DA SEMANA COM RECEIO, SEM VALENTIA, SINTO-ME UM HABITANTE NA NOITE DE  BRAN. ESPERANDO PELA SOMBRA DO CONDE AO VIRAR DE CADA ESQUINA. CORONA O NOME MALDITO, IMPEDE-NOS DE CONTINUAR A RESPIRAR E A TER ESPERANÇA. DEFINITIVAMENTE AS PRIORIDADES SÃO A SALVAÇÃO E O MEDO DE PERDERMOS TODAS AS RIQUEZAS QUE SE AMONTOAM EM CASA. LONGE FICARÁ A FEBRE DAS COMPRAS, DOS ESPECTÁCULOS, DO LAZER E DA ECONOMIA, DA OPRESSÃO IDEOLÓGICA E ABERRAÇÃO SOCIAL DO FUTEBOL DO FUTEBOL. PENSAMOS EM COISAS SIMPLES:-COMO SOBREVIVER (?) NÃO HÁ LUGAR NENHUM SEGURO, NÃO HÁ MÁSCARA QUE NOS PROTEJA EM TODOS OS SEGUNDOS DO DIA, NÃO HÁ BEIJO PERDIDO, NEM ABRAÇOS FACTURADOS. NADA É PERMITIDO, MAS NADA NOS DÁ A SALVAÇÃO.
ESTA É UMA HISTÓRIA INVENTADA DEPOIS DE UMA NOITE SONHADA E DE UMA AULA CAÓTICA MAS FELIZ. NA REALIDADE CONTINUAMOS POR MOMENTOS,,,FELIZES. QUANDO NOS ESQUECEMOS DA MÁXIMA> SÓ ACONTECE AOS OUTROS E HÁ UM MÊS ESTAVA NO OUTRO LADO DO MUNDO.CHINA-
Wuhan.



... ERAM TANTAS ALMOFADAS E TÃO LIMPAS E BONITAS...
MASSS,,,






UMA FIGUEIRA CENTENÁRIA ONDE EXISTIA UMA EIRA

...observo-te! figueira há 2 décadas-ocuparam-te O TEU ESPAÇO , mas, tu resistes e rebentas com a construção fantasiosa dos humanos.
Muitas e MUITAS PRIMAVERAS  te mutilei,QUANDO PUNHAS A CABEÇA DE FORA. Tentei destruir-te e tu persistente continuaste a deitar os teu ramos PARA CÁ DA da pedra dura. NESTA NOVA PRIMAVERA  dás-me figos e eu desisti e aceito-te no meu "viver". a terra é tua.

foste sempre dona da tua eira dos cereais...
MESMO QUE ME ENTRES PELO CHÃO DA GARAGEM, NÃO TENHO ARMAS PARA DESTRUIR A TUA VONTADE DE DARES FRUTOS E DIZERES:

-ESTE TERRENO É MEU!



...UMA LIÇÃO DA NATUREZA A JUNTAR À QUE ESTAMOS A EXPERIENCIAR TODOS.


 

HABITAT´S

SEVEN PROJECT


salvemos 
o planeta




... com a ponta de  1 lápis.




11º E 12º AVIS
ENCANTAL DA LUÍSA TORRES 
ESPAÇO
VOLUME
E
INVENÇÃO 
...RESUMO DE 1 ANO CURTO.



























MARCADORES AGUARELÁVEIS

















REVOLUCIONAR COM A PALAVRA NA ARQUITECTURA
PROJECTO FUCK


INTERVENÇÃO DA PALAVRA NA ARQUITECTURA







competências
REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO
IMEDIATA LEITURA DAS IMAGENS
ESTRUTURA IMPLÍCITA
TRATAMENTO ESPACIAL-TONAL
PERSPECTIVAS.




FRONTEIRAS DO ADMISSÍVEL

O ARTISTA (CRIADOR) DEVERÁ (SEMPRE) VESTIR AS ROUPAGENS DE UM RECOLECTOR DE EMOÇÕES (CONTRADIÇÕES), AGLUTINÁ-LAS E SERVI-LAS COM NOVAS ROUPAGENS.



ARTISTA

O

RECOLETOR -PROVOCADOR

SOCIAL


AS “ORDINARICES DA MULTIDÃO

UMA PALAVRA OFENSIVA OU UM GESTO COM O DEDO PODERÁ NUMA CONFUSÃO DE TRÂNSITO, TRANSFORMAR-SE NUMA VIAGEM PARA O INFERNO.
UMA PALAVRA (PALAVRÃO) DITA DE UMA FORMA MAIS RÍSPIDA NUMA SITUAÇÃO DE CONFLITO, SERÁ UMA CARGA DE TRABALHOS E SOCIALMENTE PODERÁ DESTRUIR UMA BRILHANTE CARREIRA.
UM ARTISTA DEVERÁ SER UM PROFISSIONAL DA TRANSFORMAÇÃO, DA INTERACÇÃO E SEMPRE UM PROVOCADOR SOCIAL.
VEJAMOS:






PROJECTO-FUCK>>><” “A CULPA É DA MINHA ESTIMADA VAZ”
REPRESENTAÇÃO RIGOROSA
INTERIORES E EXTERIORES





PARA ENTENDIMENTO (CEREBRAL) DA REPRESENTAÇÃO DE FORMAS COERENTES RESPEITANDO OS SISTEMAS DE PERSPECTIVA RIGOROSA.
LETRAS COM QUALIDADE GRÁFICA E ADAPTADAS AO PROJECTO.

FRONTEIRAS

ARTE- NÃO ARTE




"Welcome to the mindf*ck"  é uma expressão que não tem tradução direta para português, mindfuck é uma palavra que significa algo sem sentido na nossa cabeça (daí dar "f*ck" na nossa "mind" ((mente)))

Deste modo significa "bem vindo a algo sem sentido" ou "bem vindo a algo que te dá cabo da cabeça"
Os sinais de perigo e fitas pra manter distância ("keep out") são também uma referência de aviso que entrar nesta zona de mindfuck será perigoso de certas forma, mas ao haver um foco de luz na personagem, é como se houvesse algo de bom que a ilumina em entrar nesta zona.
(CHARRO!)

















PARA ENTENDIMENTO (CEREBRAL) DA REPRESENTAÇÃO DE FORMAS COERENTES RESPEITANDO OS SISTEMAS DE PERSPECTIVA RIGOROSA.
LETRAS COM QUALIDADE GRÁFICA E ADAPTADAS AO PROJECTO.



---- 

COM (SEQUÊNCIAS) METAMORFOSES 
DETALHES DA CABEÇA HUMANA
TÉCNICA-MISTA
A LINHA COMO ELEMENTO GERADOR DA FORMA
DESCONSTRUÇÃO
INVENÇÃO 















 



ESPAÇOS HABITADOS
CONTRASTE-POLICROMIA NEUTRALIDADE




















PROJECTO 7-NOVAS LINGUAGENS
11ºAVIS



SEVEN ONE


LINHA COMO GERADORA DE FORMAS E DINÂMICAS
ESCALAS DE REDUÇÃO



COMPOSIÇÃO-NARRATIVA FORMAL E DETALHE

DINAMISMO

CÉLULAS E VÍRUS

(TUDO AO CONTRÁRIO-DESCUBRAM UM MÓDULO DESCONSTRUINDO UM PADRÃO)



1-COR HARMONIA-MONOCROMIA-rede modular- MÓDULO E PADRÃO (FORMAS E ESTRUTURAS MODULARES)






















SEVEN 2



2-POSITIVO-NEGATIVO-FORMA- FUNDO-INSECTOS RASTEJANTES
ESCALAS DE REDUÇÃO












SEVEN 3-RITMO

-SIMPLIFICAÇÃO POR NIVELAMENTO-COLAGEM-COR-TOM







MOVIMENTO E RITMO
TRABALHO 2-CONCRETIZAÇÃO (K)RIATIVA
MOVIMENTO CRESCENTE OU DECRESCENTE

NAS COSTAS DE MATISSE -RITMO-ORGANIZAÇÃO ESPACIAL-TONALIDADES-RECORTES-COLAGEM.

3 – MOVIMENTO E RITMO-ROTAÇÃO-FRAGMENTAÇÃO-REPETIÇÃO-PEIXES E PLANTAS AQUÁTICAS-RECORTES “MATISSIANOS” POLICROMIA











 SEVEN 4-SÍNTESE-FRAGMENTAÇÃO-DESCONSTRUÇÃO.


Seven
4
Des
Cons
Trução…SÍNTESE E INVENÇÃO.



A capa do último álbum de David Bowie, É UM BOM EXEMPLO DE DESCONSTRUÇÃO PARTINDO DA FRAGMENTAÇÃO DE UMA ESTRELA.
A MENSAGEM DESTA FRAGMENTAÇÃO É ESSENCIALMENTE SIMBÓLICA. DAVID ESTAVA PERTO DA MORTE, JÁ SABIA QUE TINHA POUCO TEMPO DE VIDA POR ESSE MOTIVO TEVE A GENIALIDADE DE REPRESENTAR A “DESCONSTRUÇÃO” DA VIDA NO SENTIDO PLENO DA MORTE COM A IMAGEM DE UMA ESTRELA QUE ERA ELE A FRAGMENTAR-SE PELA FORMA, A MORTE DAS CÉLULAS E NATURALMENTE O FIM DA VIDA DO CORPO.






DESCONSTRUIR ´(ESSENCIALMENTE) CRIAR NOVAS IMAGENS
















COMPETÊNCIAS- É UM TRABALHO ESSENCIALMENTE A EXIGIR O DOMÍNIO (K)RIATIVO EMBALADO POR UMA GRANDE AUTONOMIA. TODOS OS ALUNOS QUE CONCRETIZARAM SEVEN 1-2-3 TERÃO AQUI O TERRITÓRIO PARA CRIAREM A "OBRA" DO SEGUNDO PERÍODO.




NO LUGAR PARA AS MOTHERS(!)MÃES
 NENHUMA PRIMAVERA 


É SEMPRE DIFERENTE SEM HISTERIA ...

NESTA PRIMAVERA AQUI À MÃO, EXISTEM FLORES QUE DESPONTAM DE VERDES FORTES TUDO CHEIRA A FRESCO, A JUVENTUDE  RENASCIDA-RENASCIMENTO -FELICIDADE- COR. CHÃO POBRE -TERRA DE XISTO FOGO DE VERÃO GÉLIDA DE INVERNO, VENTOSA DURA , AGRESTE.
MAS EM TODAS AS PRIMAVERAS MUDA AS ROSTO E COMO SE VESTE. TRANSFORMANDO-SE PARA O BELO PRAZER DOS HOMENS ATENTOS.
-NÃO BASTARÁ ISTO AOS HUMANOS?
PRECISAM ASSIM TANTO DE BANQUETES, VIAGENS PARADISÍACAS, MEDALHAS AO PEITO, CARROS VELOZES,,,JACTOS PARTICULARES, TONELADAS DE SARDINHA PARA O SANTO ANTÓNIO, RIOS DE ROCK
E FESTA NA ALDEIA.
MARQUEM O 540 0200 E GANHARÃO 25.000EUR.
MARQUE JÁ!...


 NUNCA É IGUAL
CIAREM (???).
-NOTORIEDADE!
-FIGURAS PÚBLICAS!
OS GOLOS E OS MILHÕES DE RONALDO-COMPROU UM NOVO CARRO, QUE SENSACIONAL UM BUGATTI POR 8 MILHÕES DE EUROS PARA ACRESCENTAR à CENTENA QUE TEM NAS GARAGENS-GOSTO TANTO DO RONALDO, É UM DEUS NA TERRA.
OS VINHOS DE DOLORES MÃE
MEO ARENA


Mr. Hyde-MAS O QUE SÃO GOLOS?

Dr.Jekyl-é meteres uma bola numa gaiola de rede.

Mr. Hyde-Mas essa façanha não é fácil de concretizar por toda a gente, tu doutor não és capaz de enfiar uma bola numa capoeira de rede.



Dr.Jeckyl-Não kyde!- Porque depois tens que saber dar um pulo e abrires os braços e mostrares toda a tua musculatura monstruosa, e pelo que vejo tu és franzino, um trinca-espinhas.
ALÉM DE TODAS ESTAS CARACTERÍSTICAS  tens que ter uma imagem PODEROSA.

 Ronaldo é uma figura pública , quase a segunda bandeira da nação.E APRESENTA-SE SEMPRE MUITO PODEROSO.

Mr. Hyde-Porquê?

Dr. Jeckyl-Tem UMA fortuna COLOSSAL e  muitos hotéis de 5 estrelas. Também dá emprego a muita gente.

Mr. Hyde- Mas não disseste um dia destes que o turismo de massas é uma das razões da destruição dos ecossistemas e da poluição do planetae do fim da vida na terra(?). Não estou a entender nada. Uma pessoa tão importante, um símbolo de uma nação. E também está na origem das desigualdades e um fomentador do aniquilamento da raça humana.

Dr. Jeckyll- Não te consigo explicar melhor, mas nada dessas coisas que dizes tinham até hoje muita importância.

Na alvorada de um mundo novo, se ainda cá estivermos, chegarei a uma conclusão para te responder.
 
(Na metáfora da vida a fantasia e a realidade não apenas se complementam, se fundem, misturam-se, tornam-se capazes de dar vida às mais célebres ideias.)
 
TONYS E CABRITINHAS E A GARAGENS DAS MINHAS VIZINHAS com loiras eléctricas e os maridos do gouxa a tratarem das ovelhas lá para os lados de monforte.

...ESTES SÃO OS RÓTULOS DE UMA SOCIEDADE PROCURANDO SACIAR A ESTUPIDEZ... E TÊM  COM toda a CERTEZA UMA PRIMAVERA "ÀPORTA", BASTA OLHAR, CHEIRAR E COLHER UMA FLORUSUFRUIR!!!.

É SEMPRE DIFERENTE SEM HISTERIA OU 100 EUR PARA USUFRUIR.



A MÃE MANDA!- QUANDO  LHE APETECER PARTIR, LEVARÁ O MONSTRO MICROSCÓPICO. SACIADA DE MORTOS DEIXARÁ A MENSAGEM.

-TRATEM-ME BEM! E DAREI A DOBRAR...
NO MAL TERÃO A MESMA RECEITA...TERMINARÁ QUANDO APRENDEREM A LIÇÃO.
...MAS SE SAIRMOS VIVOS ...TUDO CONTINUARÁ NA MESMA AINDA COM MAIS INTENSIDADE-É PRECISO RECUPERAR O TEMPO PERDIDO,,,O CARNAVAL SÃO SÓ 3 DIAS.

...

Um velho sábio da tribo Dakota expõe as variadas formas de vida
no culto índio, um pouco antes de 1890. A exigência de unidade na vida é perceptível ao longo do texto.

  TUDO QUANTO SE MOVE, AGORA E ENTÃO, AQUI E LÁ, TEM AS SUAS PARAGENS.
A AVE PÁRA O VOO EM CERTO SÍTIO PARA ALI FAZER O NINHO, E NOUTRO PARA DESCANSAR DA JORNADA. UM HOMEM EM VIAGEM PÁRA QUANDO QUER.
ASSIM FOI QUE O DEUS PAROU. O SOL TÃO BELO E TÃO BRILHANTE, É UM SÍTIO ONDE ELE PAROU. PAROU TAMBÉM NA LUA, NAS ESTRELAS, NOS VENTOS. ÀS ÁRVORES, OS ANIMAIS, TODOS SURGIRAM ONDE ELE PAROU, E O ÍNDIO PENSA NESSES SÍTIOS E PARA LÁ ENVIA AS SUAS PRECES, PARA ATINGIR OS SÍTIOS ONDE DEUS PAROU E PARA OBTER A SUA ASSISTÊNCIA E BÊNÇÃO.











Tatanca Mani, um índio STONEY, comenta, numa passagem da sua autobiografia , a educação que recebeu junto dos homens brancos.

AH, POIS, FREQUENTEI AS ESCOLAS DO HOMEM BRANCO. APRENDI A LER NOS LIVROS ESCOLARES, NOS JORNAIS E NA BÍBLIA. MAS DESCOBRI A TEMPO QUE ESSES LIVROS NÃO ME BASTAVAM. OS POVOS CIVILIZADOS DEPENDEM POR DEMAIS DAS PÁGINAS IMPRESSAS PELO HOMEM. VOLTEI-ME POIS PARA O LIVRO DO GRANDE ESPÍRITO, QUE É O CONJUNTO DA SUA CRIAÇÃO. PODE-SE LER UMA GRANDE PARTE DESSE LIVRO ESTUDANDO A NATUREZA. SE ESTENDERDES TODOS OS LIVROS AO SOL E DEIXARDES A NEVE, A CHUVA E OS INSECTOS AGIREM SOBRE ELES DURANTE CERTO TEMPO, NADA DELES HÁ-DE FICARAM O GRANDE ESPÍRITO, PORÉM, DEU-NOS A TODOS A POSSIBILIDADE DE ESTUDAR, NA UNIVERSIDADE DA NATUREZA, AS FLORESTAS, OS RIOS, AS MONTANHAS, E OS ANIMAIS DE QUE NÓS FAZEMOS PARTE.

O VALOR DOS AFECTOS


1MA LIÇÃO PARA  A BESTA HUMANA
 



VALORIZAR OS AFECTOS E A GRATIDÃO.
LIÇÃO DADA AOS HUMANOS POR UM ANIMAL NO FIM DA VIDA, QUANDO REENCONTRA O SEU TRATADOR.




MÃE
TERRA
VIDA


 DAVID HO

...ESTA MÃE AMADA, A QUEM UM DIA OS HUMANOS DERAM O NOME DE TERRA-UNIVERSO-ENCANTAMENTO E GRATIDÃO.
...


...COMUNICAÇÇÃO E RUÍDO!
 



NESTE ADMIRÁVEL MUNDO NOVO
TOP!!





DAS PALVRAS E (D)OS AKTOS...








UMA QUESTÃO DE BOA COMUNICAÇÃO-e COMUNICAÇÕES!!!!...

NOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EXISTE UM PEDACINHO GUARDADO PARA AS ATITUDES- 10 %- ATITUDES -  .


O EMPENHO,  PONTUALIDADE,  ORGANIZAÇÃO E  RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO-ALUNOS-PROFESSOR, ENTRE OUTROS FACTORE.S

HÁ POUCOS DIAS EM CONVERSA COM UMA MÃE:-  CARA SENHORA, OS DESENHOS SÃO O PRETEXTO
 PARA ESTARMOS ALI JUNTOS ,  APRENDERMOS A SERMOS PESSOAS MELHORES E APROVEITARMOS O PRECIOSO TEMPO DAS NOSSAS VIDAS, A ADOLESCÊNCIA E A SAÍDA DESTA POR TODOS NÓS- NÃO OBTIVE QUALQUER RESPOSTA, MAS PENSO QUE A MÃE DESTE ALUNO FICOU A PENSAR ESTE GAJO É MESMO MALUCO!OU NÃO PERCEBI PATAVINA DO QUE ELE DISSE .


(FALTA-ME POUCO PARA TER 40 ANOS DE SAÍDAS DA ADOLESCÊNCIA) , SINTO-ME UM SORTUDO.

TENHO CAMPOS LAVRADOS , SOFRIDOS, DORES PASSADAS E PRESENTES, UMAS POR ERROS MEUS OUTRAS PELA SENSIBILIDADE EXAGERADA-MAS NUNCA DEIXEI ATÉ HOJE DE TER UMA CERTEZA LUMINOSA, ESCLARECEDORA,,,UMA CERTEZA MESMO "CERTA!" OS %10 DEVERIAM PASSAR A 90 E OS DESENHOS E OUTRAS CONSTRUÇÕES GRÁFICAS. AS MATEMÁTICAS E OS MEMORIAIS DOS CONVENTOS OU A TRAGÉDIA DA RUA DAS FLORES (...ZZZZZ) E OS MAIAS  A 10%.
DESÂNIMOS, MUITOS! TAMBÉM POR NÃO SER SUFICIENTEMENTE GENIAL PARA FAZER ENTENDER OS JOVENS E OS ADULTOS MEUS PARES, DA IMPORTÂNCIA DA VIDA E DOS MOMENTOS QUE SOMOS ILUMINADOS PELA SORTE DE VIVERMOS EM COMUNIDADE, PARTILHARMOS SABERES, EXPORMOS AS NOSSAS FRAQUEZAS E ESSENCIALMENTE NOS RESPEITARMOS MUTUAMENTE SEM MENTIRAS, AGRESSÕES OU DESPOTISMO. AMARMOS O MUNDO QUE NOS ENVOLVE.


 HÁ MUITO QUE ESCREVO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE PRESERVARMOS O NOSSO PLANETA, MAS ESTA GUERRA COMEÇA NAS RELAÇÕES ENTRE NÓS E NO RESPEITO PELA NATUREZA QUE NOS DEIXA RESPIRAR. ESTE ADMIRÁVEL MUNDO NOVO QUE VIRÁ JAMAIS PODERÁ SER IGUAL AO QUE VIVEMOS ATÉ HOJE. SERÁ??QUANDO DOS TERRÍVEIS INCÊNDIOS DA ZONA CENTRO 2017, OBSERVEI EM MEU REDOR,,,VI COMEÇAR 5 , UM DELES A 200METROS DA MINHA CASA- ABANEI A CABEÇA E DISSE UMA VEZ MAIS SOMADA A DEZENAS DE OUTRAS> ISTO VAI TERMINAR MAL QUALQUER DIA NÃO TEMPOS OXIGÉNIO PARA RESPIRARMOS.

MAS O NOVO MUNDO QUE VIRÁ QUANTO DAQUI A MUITO TEMPO TERMINAR ESTA GUERRA SILENCIOSA (ACABARÁ?), SERÁ DIFERENTE OU...
OU AINDA VIRÃO COM MAIS FORÇA OS "DESTRUIDORES DOS MUNDOS"-O CAPITALISMO SELVAGEM, AS ECONOMIAS. OS CRUZEIROS A INVADIREM LISBOA, VENEZA E NOVA-IORQUE,ESTES CRUZEIROS QUE PARECEM CIDADES FLUTUANTES OS MILHÕES DE AVIÕES A REGAREM-NOS DE TONELADAS DE PARTÍCULAS DESTRUTIVAS PARA OS NOSSOS PULMÕES. A DESTRUIÇÃO
 E SAQUE DOS ECOSSISTEMAS, ANIQUILAMENTO OS FUNDOS DOS OCEANOS COM GRELHAS QUE NÃO SÃO MAIS QUE ARADOS , POR ONDE PASSAM DEIXAM DESERTOS DE SILÊNCIO E AUSÊNCIA DE CORES.
 AS MÁS RELAÇÕES NAS FAMÍLIAS, NAS ESCOLAS (??!). 
A ADORAÇÕES DE ÍDOLOS MULTIMILIONÁRIOS. 
OS MILHÕES A SEREM  DISTRIBUÍDOS,  POR GENTES DOMINANTES NA NOSSA SOCIEDADE LEVANTADOS COMO PRÉMIO DE UMA VIDA SEM REGRAS NEM ÉTICA.

http://pensadorlobo.blogspot.com/2019/09/20-sobrevivencia.html 

Covid-19: Poluição do ar diminuiu mas "mal já está feito"

Mas nota que a poluição crónica do ar é um importante propiciador de doenças pulmonares e cardíacas, ligadas a taxas altas de mortalidade por covid-19.
Rosamund Adoo-Kissi-Debrah, da Organização Mundial de Saúde (OMS), especialista em qualidade do ar, citada no comunicado, diz que seja qual for a forma de se usarem os números a verdade é que a poluição é uma questão de "vida ou de morte".
"O estrago já está feito. Anos a inspirar ar poluído do fumo dos carros e de outras fontes enfraqueceram a saúde de todos aqueles que estão agora envolvidos numa luta de vida ou de morte contra a covid-19", diz, também citada no documento a que a Lusa tece acesso, o secretário-geral interino da EPHA, Sasha Marschang.
O responsável acrescenta que milhões de veículos continuaram a poluir as cidades mesmo depois do escândalo dieselgate (envolvendo técnicas fraudulentas na contagem das emissões poluentes da Volkswagen), e que "os carros e as cidades precisam de se limpar".
(30-03 NM)

OS PEIXINHOS E OS GOLFINHOS REGRESSARAM AO CANAIS DE VENEZA, TODOS OS RIOS CORREM MAIS LIMPOS, O CÉU ESTÁ MAIS AZUL EM TODO O MUNDO...A ANDORINHA MINHA VISITANTE  REGRESSOU ATRASADA 1 MÊS E MEIO MAS FELIZ POR ESTAR POR AQUI - A RAPOSA MINHA QUERIDA VISITOU-ME UM DESTES DIAS ÀS 5 DA TARDE EM PLENO DIA.


ESTAS ALUNAS FAZEM-ME TER ESPERANÇA QUE AINDA HÁ FUTURO UM DIA MUITO DISTANTE DESTE(!)...SÃO COMUNICAÇÃO E GANAS DE APRENDEREM.MAS QUANDO SAIREMOS DESTA (??!) E SAIREMOS(??) '''SÃO EXCEPÇÕES NESTE ANO LECTIVO QUE TERMINA  NO  ISOLAMENTO  E NA AUSÊNCIA. NO MEDO DE NÃO EXISTIR AMANHÃ.MERECEM  O ESTATUTO PELO MÉRITO DE TEREM SIDO EXCEPCIONAIS. COMO PESSOAS!
...OS DESENHOS E O DESEMPENHO GRÁFICO VIRÁ DEPOIS,,,






BOA NOITE PROFESSOR ÁLVARO


Boa noite professor Álvaro,
Desculpe estar a incomodar a esta hora mas queria fazer lhe uma pergunta. Será que poderia enviar me um mail com os trabalhos a entregar dia 18, os materiais que devo utilizar e com o que devo escrever na parte de trás de cada trabalho? Mais uma vez peço desculpa pelo incómodo e resto de boa noite,
Madalena Gonçalves

quarta, 13/11/2019, 22:51
 Bom dia professor Álvaro,
Desculpe a demora para enviar o trabalho dos peixes mas só agora é que o consegui acabar, sei que não está perfeito mas espero que goste. Mais uma vez obrigada pela oportunidade, mas acho injusto para os meus colegas eu ter a oportunidade de fazer um novo trabalho com a sua ajuda e eles não, por isso se decidir não contabilizar a nota deste trabalho eu compreendo perfeitamente.
Com os melhores cumprimentos, 

Madalena Gonçalves



 

Drinie Menchero driniecaldeira02@gmail.com

Anexossábado, 15/12/2018, 19:11


para mim
Caro Professor
Referente ás notas dos trabalhos, "3 Pares Movimento" e "Ilustra Sonho", foi-me atribuído "0" como valor final de nota. 
Na respetiva aula apresentei-lhe o trabalho correspondente a "3 Pares Movimento" cujo o professor disse que iria avaliar como combinado portanto, o professor atribuiu a nota que não era correspondente a "0" como apresenta a avaliação final.
Na aula de sexta-feira fiquei de lhe enviar a fotografia do trabalho "Ilustra Sonho" para o professor efetuar a sua avaliação, caso este também combinado com outros colegas.
Envio-lhe por este meio os meus trabalhos, para que o professor possa efetuar a devida avaliação:

Com os melhores cumprimentos
Sandrina Menchero Caldeira Nº 31 10º AVIS
Boas festas
 Caro professor

Envio por este meio as fotografias correspondentes ao trabalhos para a devida avaliação.

Com os melhores cumprimentos
Sandrina Menchero Caldeira
 Nº31 11ºAVIS-Anexosquinta, 19/03, 23:13 (há 6 dias)


Drinie Menchero

terça, 24/03, 18:11 (há 13 horas)


para mim
Caro professor

Relativamente ao trabalho "Seven four 4"  desconstruir e construir, surgiram as seguintes duvidas acerca das técnicas e materiais a utilizar para o trabalho. 

O trabalho deve conter obrigatoriamente 4 fragmentos, quadrados ou rectângulos, pintados em silhueta positivo negativo, 4 fragmentos em monocromia e os restantes a cor? 
Estás técnicas devem ser aplicadas somente no réptil, ou também no fundo da imagem?
A utilização dos materiais, tintas, canetas e lápis de cor, deve-se para uma especifica técnica ou podemos utilizar os materiais de forma livre nos diversos fragmentos?

Abraço,
Sandrina Menchero
11ºAVIS


 

Maria Candeias

11:50 (há 3 horas)



Bom dia professor, eu já fiz o trabalho assim, mas acho que está simples. Acha que posso fazer dentro das medianas que tenho no desenho, desenhos de répteis também? 
Cumprimentos Maria Candeias.



Catarina Charrinho

Anexosquinta, 19/03, 14:11 (há 6 dias)



para mim
Alô professor! Boa tarde.
Envio aqui fotos dos trabalhos do tríptico! 
Desde já peço desculpa pela qualidade das fotos, já que a câmara do meu telemóvel não é a melhor. Caso seja necessário mais fotos, de uma parte específica do trabalho, tentarei tirá-las o melhor que posso ahaha.
Alguma coisa que devo melhorar/acentuar? 
Os melhores cumprimentos e boa quarentena, dentro do possível! 




Catarina Charrinho

terça, 24/03, 11:58 (há 19 horas)





para mim
Bom dia! Aqui vão algumas questões! Era para tê-las enviado ontem...oops


No trabalho, é para colocar o desenho da nossa fotografia contido num centro A5? Deste modo, seria para extender as linhas para o exterior do A5, para ocupar o resto do A3? 
Fiquei um pouco confusa quando me pus a pensar na menção de um A5.

As figuras humanas têm de ser transformadas em formas como o cubo e o paralepipedo? Ou permanecem humanas?
Podemos usar mais do que uma palavra, ou até frases?


Catarina Charrinho

Anexosterça, 24/03, 20:39 (há 11 horas)


para mim
Aqui vão algumas fotos do progresso e ideias! Ainda é muito experimental.

As quatro primeiras fotos são da primeira tentativa, a quinta foto é o esboço da outra foto. Ainda devo fazer mais uns esboços com diferentes colocações de caixas e testar com a segunda foto. Acho que devo fazer algo mais simples em vez de encher o local de palavras, sinto que vai ficar demasiado pesado/sem balanço se eu deixar assim.

A inspiração da maior parte do texto provém de avisos de sinais e fitas, mas também de um artista compositor japonês chamado "MARETU" cujas imagens dos álbuns/músicas contém bastante texto sem sentido mas impactante. Acho que o estilo tem tudo a ver com o trabalho.
As músicas em si são também uma grande inspiração, pois abordam temas sensíveis e as letras estão cheias de gírias etc. (Exemplo: "mind brand" link no final). Estou a ter um pouco de dificuldade em incorporar certos elementos, nomeadamente as fitas em prespectiva e as caixas, e a composição nao me parece muito apelativa ainda. Vamos ver!

A última imagem é de uma outra artista, acho interessante o jogo com a frase que ganha sentido sob outra perspectiva. Talvez isso seja também possível de incorporar.




Catarina Castelo catarinacastelo18@gmail.com

sexta, 7/02, 18:51




para mim
Boa tarde stor, fala a Catarina Castelo do 12ano, tenho umas questões acerca do 1 trabalho.
O fundo da parte que está em A5 é para se fazer de que modo? Sei que é tudo com cores improváveis mas de que modo? É necessário aplicar realmente uma paisagem de fundo ou é simplesmente para aplicar cores assim no nada?
A minha outra questão era nesse mesmo trabalho, na parte A6 eu sei que é para vir buscar um detalhe em A7 no A5 e pô-lo no A6, mas esse detalhe tem de ser pintado de igual modo a como está no A5 ou podemos mudar as cores?

Obrigada!

Catarina Castelo

terça, 24/03, 21:37 (há 10 horas)


para mim
Boa noite stor, estou a mandar este mail para saber se até agora isto está a ficar bem e como devo fazer os cubos e as letras, se ha algum sítio ‘específico’, um sitio onde fique melhor. 
Tenho também uma pergunta que se é necessário desenhar também os quadros que estão nas paredes. 
 Outra questão é eu sei que um dos cubos tem de estar a planar, porém este pode sair do retângulo A5 como se tivesse a aproximar mesmo do observador?
São essas as minhas questões. 
Um bom resto de boa noite.

 terça, 24/03, 21:37 (há 2 dias)



Carolina Azeitona

Anexosterça, 24/03, 12:25 (há 4 dias)


para mim
Bom dia professor, eu sei que já não é hora da aula mas só tive dúvidas agora, e não são bem dúvidas, é mais conselhos.
. O cubo é o dado
. As linhas a branco é o sítio onde penso por as palavras  (quantas devo pôr?)
. E aquele rabisco a vermelho é a pirâmide.
Obrigado pela sua atenção.
Cumprimentos da AZEITONA.

Boa noite stor, estou a mandar este mail para saber se até agora isto está a ficar bem e como devo fazer os cubos e as letras, se ha algum sítio ‘específico’, um sitio onde fique melhor.
Tenho também uma pergunta que se é necessário desenhar também os quadros que estão nas paredes. 
 Outra questão é eu sei que um dos cubos tem de estar a planar, porém este pode sair do rectângulo A5 como se tivesse a aproximar mesmo do observador?
São essas as minhas questões. 
Um bom resto de boa noite.



Jessica Martins

sexta, 27/03, 17:05 (há 18 horas)


para mim
Claro que não professor, só lhe tenho que agradecer por ter tido a paciência de estar sempre a responder-me, muito obrigado.



Pedro Cernawsky

Anexossexta, 27/03, 17:01 (há 2 dias)


para mim
Bom dia professor Epadanal, vai em anexo o trabalho do projeto fuck.
Sei que este trabalho não foi dos melhores mas fiz o melhor que pude dentro destas circunstâncias estranhas de quarentena.
É muita pena minha que este seja o último trabalho pois sinto que este ano desenvolvi muito a minha capacidade de desenho e penso que ia num bom caminho
Resto de um bom dia e muita saúde.


O MÉRITO CONQUISTA-SE COM SUOR, IDEIAS E ESSENCIALMENTE DELICADEZA, RESPEITO… PAIXÃO.





,,,NO REINO DOS DEUSES,,,VIVO!




...O ÚLTIMO ARTIGO DA ERA 2O  20
O ANO TERMINA AQUI.
TODAS ESTAS IMAGENS SÃO JANELAS PARA UM MUNDO MELHOR ILUMINADO DE QUALIDADE, EXIGÊNCIA E RESPEITO.
O MELHOR E OS MELHORES DE 20..ESTE FOI TB O MEU TRABALHO DE CASA-MUITAS HORAS PROCURANDO COMUNICAÇÃO ESPELHO DO MEU EMPENHO E SABEDORIA.
APAIXONADAMENTE ORGULHOSO DE SER PROFESSOR-ALUNO.

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