LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

segunda-feira, 13 de abril de 2020

O QUADRO AMARELO



UMA CARTA DE AMOR


(SÓ OS POETAS TORNAM PÚBLICAS AS SUAS CARTAS DE AMOR)
OUVI HÁ MUITO TEMPO A UM PROFESSOR PINTOR JÁ DESAPARECIDO-JUSTINO ALVES O MEU PROFESSOR DE PINTURA DO QUINTO ANO)


MEMÓRIAS DE UM AMIGO

DE 40 ANOS 


INFÂNCIAS AMARELAS 1982-PROPRIEDADE DE JORGE FERREIRA ADVOGADOS

Fico feliz, nem sabes o quanto, por ver que o espaço e o tempo não são muros insuperáveis. A amizade natural omite-os e podemos abraçarmos em qualquer parte do infinito que é o ponto onde todos nos encontramos.




40 ANOS!!!QUASE QUARENTA NOS NOS TROUXERAM AQUI. NUNCA ESTIVE TÃO EMPERRADO PARA ESCREVER COM O CORAÇÃO. FODASSS A VIDA O QUE ME APETECE É CHORAR, CHORAR E NUNCA MAIS TERMINAR. TRANSFORMAR-ME NUM RIO E LANÇAR-ME PARA O OCEANO.
COMO SE ESCREVE UMA CARTA A UM AMIGO DEPOIS DE QUASE 40 ANOS. 34 E QUATRO BEM MEDIDOS QUANTO LEVANTEI A MÃO ESQUERDA E NUM GESTO FRIO TE DISSE;-ADEUS JORGE!
TU ESTAVAS NA SECRETÁRIA ENTRE A CAMA E O ROUPEIRO. E LEVANTASTE A CABEÇA, SÉRIO, NÃO RECORDO O QUE TE SAIU NO MOMENTO...ALGUMA LEVEZA ME VAI NO CORAÇÃO-

NÃO FOI YOKO ONO A ORIGEM DA SEPARAÇÃO DOS BEATLES??


PORRA NÃO MERECIAS NADA DISTO, FOMOS SEMPRE UNHA COM CARNE. MAS AQUELA PRINCESA QUE NÃO TIRAVA OS OLHOS DO ESPELHO ENQUANTO LANÇAVA VOCÁBULOS CURTOS. SEMPRE ME CHATEOU A TUA MOURA ENCANTADA. MAS NÃO MERECIAS, NEM EU NADA DO QUE SE PASSOU NO LONGÍNQUO ANO ,,,JÁ LHE PERDI O RASTO, TALVEZ 1986, OU 87 NÃO INTERESSAM NÚMEROS. MAS É TRÁGICA A VIDA E O PASSAR DOS ANOS.
1980-NA SECRETÁRIA DO CANTO LOGO EM FRENTE À PORTA DE ENTRADA.

 1980-AUTOR DA FOTO-VELOSO (IRMÃO DO SOUSA VELOSO DO TV-RURAL)


...1980! PRIMEIRO DIREITO, QUARTO PRIMEIRO.
3 CAMAS-3 ROUPEIROS 3 SECRETÁRIAS-EU-TU E O J A.
SÃO IMPOSSÍVEIS DE "CONTRARIAR" AS LINHAS QUE ESCREVESTE HÁ 3 DIAS, NÃO LEVES A MAL, PRECISEI REMOER CADA SENTIDO, CADA PALAVRA EM CADA AFECTO. PRECISEI DE SENTIR QUE ´ERAM REALIDADE TODO O PULSAR DE CADA SENTIMENTO EXPRESSOS NO TEXTO, A QUE CHAMEI CARTA. COMO REBATER TUDO O QUE ELE REPRESENTA. SOU DE UMA FORMA NATURAL PRECIPITADO. FORMULEI UMA RÁPIDA RESPOSTA E FIQUEI ATÉ HOJE A PREPARAR-ME PARA ALGO IMPORTANTE. TAMBÉM DEVERIA TER AGARRADO NO TELEMÓVEL E FALAR CONTIGO. NÃO FIZ NADA DO QUE USUALMENTE É A MINHA REACÇÃO, PRECIPITADAS E CARREGADAS DE IMEDIATISMO. NADA DISSO DESTA VEZ. 3 DIAS A RECUPERAR IMAGENS, A SITUAR-ME NO TEMPO E NOS LUGARES. NESTA VIAGEM ROCAMBOLESCA QUE JUNTOS FIZEMOS, ACOMPANHADOS POR TANTOS NOMES, TANTA JUVENTUDE-P T-MC - S C.-BATISTA-  F-MJ-HÉLIO E TANTOS OUTRAS PERSONAGENS QUE FREQUENTARAM O QUARTO DO CANTO SOBRE OS TAPETES DE ARRAIOLOS, NO CONVÍVIOS E TERTÚLIAS . 



NA PRIMAVERA DE 2019
FIZ-ME AO CAMINHO E FOTOGRAFEI ESTES LUGARES, NUMA ROMARIA DE SAUDADE

.


MEMÓRIAS???!

TODAS OU QUASE TODAS, DISPERSAS ALGUMAS OUTRAS MUITO CLARAS. MAS AQUI VAI A PRIMEIRA-NO QUARTO A TRÊS, O JA QUE VIM A REENCONTRAR UM ANO DESTES, ATUROU-NOS ATÉ AOS LIMITES. O RAPAZ NÃO ESTAVA PARA MODERNICES  TINHA OS SEUS PROJECTOS BEM DELINEADOS. AINDA HOJE MANTÉM AQUELE AR DE COMPETÊNCIA E SÉRIO QUANTO BASTE. RECORDO-ME E BEM DAS PRIMEIRAS  GARRAFAS DE VINHO COM UNS GRÃOS DE CEVADA (?) OU AVEIA(?) NO FUNDO E UM NACO DE PRESUNTO QUE NUNCA MAIS COMI IGUAL. DAS NOITADAS A CINCO, DA LUTA PELA ABERTURA DA CASA DE BANHO EM FRENTE .DA VIAGEM DE PENICO NA CABEÇA A CAMINHO DO LUMIAR. 

-QUEREMOS A OUTRA CASA DE BANHO ABERTA!!!
MAS A TRANSFERÊNCIA PARA O QUARTO DA ESQUINA FOI UM GESTO LIBERTÁRIO , QUE TAMBÉM NOS TROUXE CONSEQUÊNCIAS. O JÁ TINHA DIREITO DE ESCOLHA.



NÃO ME RECORDO DO NOME DA FUNCIONÁRIA>> AI SE HÁ AQUI ALGUM FOGO, SAEM DOS QUARTOS MAIS MULHERES QUE HOMENS E ISTO É UMA RESIDÊNCIA MASCULINA.




EQUIPA DA MONTE OLIVETE NO COLÉGIO SÃO JOÃO DE BRITO




AS FESTAS DO PESSOAL DA GUINÉ NA SALA DO FUNDO E NÓS REBENTÁVAMOS COM OS FUSÍVEIS. E O ASSALTO AO QUARTO. AINDA HOJE PENSO COMO FOI AQUILO POSSÍVEL E QUEM ERA AQUELA PERSONAGEM QUE SABIA TUDO SOBRE  NÓS E NOS LEVOU A APARELHAGEM, O MEU BLUSÃO E O SACO MARROQUINO...
A PEQUENA VIAGEM AO BAR DO INTENDENTE MULHER LINDA AQUELA, JOVEM -O QUE ESTÁ ESTA MULHER AQUI A FAZER??
A PINTURA DO QUARTO COM AS SILHUETAS ... OS NOSSOS PACTOS E OS ANOS A PASSAREM.




A VIAGEM AO ALENTEJO NUM MAIO DE 83 , PARA DAR-MOS A NOTÍCIA DO NASCIMENTO DO JÚLIO.  
NUM CARNAVAL MUITO DISTANTE A VIAGEM A CORROIOS VESTIDOS DE GNR, ROUPA DO SR. MENDES DA ORQUÍDEA. FATO DE CERIMÓNIA DA GNR-SE FOSSEMOS APANHADOS SERIAMOS PRESOS.
LAMENTAVELMENTE NÃO HÁ FOTOGRAFIAS DE TODAS ESSAS AVENTURAS, SÓ RECORDAÇÕES, CLARAS DE UM MUNDO AO QUAL PERTENCEMOS, E ESTÁ MUITO DISTANTE.



COM UM CARTAZ FOLEIRO PENDURADO NA VARANDA CONSEGUIMOS FECHAR O TRUMPS DO VARIAÇÕES E DO HERMAN. A RESIDÊNCIA GANHOU MEIA DÚZIA DE FRIGORÍFICOS , O BRASILEIRO DOS CHARROS UMAS CENTENAS DE CONTOS E A RUA DA IMPRENSA NACIONAL SILÊNCIO. AQUI ARRISCÁMOS O PÊLO .
MAS FOI UM "FAÇANHA E PÊRAS".
JÁ NÃO USUFRUI DESSES FRIGORÍFICOS , ESTAVA DE SAÍDA.




Quando me lembro de ti questiono-me sempre sobre o que nos fechou esse mundo. Porém, fica-me sempre a reserva e a insatisfação por a vida, de cada um de nós, ter seguido em frente sem nos voltar-mos a cruzar e a encontrar. Penso sempre que teria sido bonito, mas nunca soube ser capaz de me por ao caminho desse encontro. A vida é tramada, querendo ou não, somos atropelados por ela, mas vamos em frente.

 PARTISTE DE SEGUIDA  PARA OS AÇORES E AINDA NOS CORRESPONDEMOS UMA VEZ.
MAS, NADA  ACONTECEU. FOI PARA MIM UM TEMPO DE DESLUMBRAMENTO MENTAL. LOUCURA, UMA SENSAÇÃO DE IMORTALIDADE. SENTIA E ERA VERDADE...TINHA TUDO, VIVIA NUMA FEBRE DE VIVER CADA MOMENTO , ESTAR EM TODO O LADO E MANDAR TAMBÉM NOS DESTINOS DOS OUTROS. A CASA DA VILA GOMES MESMO ALI AO CHILE ERA O PARAÍSO DESEJADO. TINHA AINDA TENHO UM ROUXINOL A CANTAR À MINHA PORTA. AINDA EXISTEM OS NETOS DESTE ROUXINOL.
FIZ UM PERCURSO LONGO, DE GUERREIRO, ESCOLHI ATÉ HOJE UMA VIDA INTENSA, NUNCA VIRANDO A CARA ÀS LUTAS. INVENTANDO  MOINHOS DE VENTO, PARA COMBATER. OUTRAS VEZES LUTANDO CONTRA PESSOAS REAIS. TANTO BURGUÊS QUE TENHO ENCONTRADO NESTA ÚLTIMA DÉCADA A MANDAR NOS DESTINOS DO NOSSO MUNDO SOCIAL.ENFRENTO-OS SEM TRÉGUAS, NAS COSTAS, UM VASTO CAMPO DE DESAIRES DERIVADOS DESTA RECUSA A LAMBIDELAS, E SER SOCIAVELMENTE RAZOÁVEL.
PASSEI TALVEZ EM 87 , NUM ELÉCTRICO E TU ESTAVAS NO QUARTO DO LADO DO NOSSO, DEDUZI QUE TINHAS REGRESSADO DA "GUERRA" E PRECISAVAS DE TERMINAR O CURSO...PENSO QUE SERIA O QUARTO DO XAVIER?? TEU CUNHADO???
NÃO SEI MUITO DE TI. QUE TENS DOIS FILHOS E UMA FILHA . QUE CONTINUAM OS FERREIRAS COM UMA LONGA FAMÍLIA QUE CHEGARÁ À ETERNIDADE...QUE ESTAVAS APAIXONADO! A MOÇOILA ERA LINDA E VEIO A  SER A TUA ESPOSA. 
ENVIEI~TE O LINK DO PROFESSOR ÍNDIO, PORQUE ELE REPRESENTA UMA VIDA DE QUARENTA ANOS DE ENSINO-A ÚNICA OBRA DE QUE VERDADEIRAMENTE ESTOU ORGULHOSO. E NA QUAL FUI E SOU MUITO BOM.
A ESCOLHA!! 
...

Olha Álvaro, imagino que continues irreverente e atento ao mundo. De modos diferentes, isso está-te no sangue como me está a mim, por isso, talvez compre uma a mota - que nunca tive - e vá ter contigo em Agosto comemorar isso contigo.
Fico feliz, nem sabes o quanto, por ver que o espaço e o tempo não são muros insuperáveis. A amizade natural omite-os e podemos abraçarmos em qualquer parte do infinito que é o ponto onde todos nos encontramos.





CONVIDAS-ME PARA A TUA CASA E O TEU QUARTO (SORRISOS) A TUA MULHER NÃO FICARIA FELIZ... EU DISSE-LHE DAS BOAS NA ALTURA, COM TODA A CERTEZA QUE NÃO FICOU COM MUITA VONTADE DE ME (RE)ENCONTRAR. O RAIO DA PREGUETA NA PORTA QUANDO ESTIVÉSSEMOS NA MÁ VIDA. FUI E ERA VERDADEIRAMENTE UM IMBECIL, ATURASTE-ME TANTAS  E NÃO FUI NADA GENEROSO, UMA VEZ, UMA ÚNICA VEZ COMPLIQUEI-TE A VIDA. EXISTIU EM MIM UMA CERTA COBARDIA TODOS ESTES ANOS. FALÁMOS TALVEZ HÁ 18 ANOS QUANDO ESTAVAS NO MONTE DO CABAÇO E A MINHA MÃE TINHA FALECIDO HÁ POUCO TEMPO. CONVIDASTE-ME PARA IR A LAGOS, DISSE-TE QUE NORMALMENTE O DESTINO NO VERÃO ERA SESIMBRA. CONVIDAS-ME NOVAMENTE, A TUA CARTA TOCOU-ME PROFUNDAMENTE.NÃO SE PASSARAM 4 DÉCADAS-FOI ONTEM QUE NOS DESPEDIMOS COM UM ABRAÇO E ATÉ UM DESTES DIAS...SÃO CLARAS AS IMAGENS E FORTE O TEU SENTIMENTO. 

MAS COMO DIZES É TEMPO DE REENCONTRO , É TEMPO DE DARMOS LUGAR AO SENTIMENTO, AO MELHOR DE NÓS.







 .. QUE OBRA DE ARTE, ESTA TUA CARTA, POÇA!!
ESTA É UMA VERDADEIRA CARTA DE AMOR...PÚBLICO!
 


...

Caro amigo Álvaro, a vida passa, mas as memórias bem vividas ficam.
Ao longo destes mais de 30 anos lembro-me constantemente de ti.
Hoje já temos filhos da idade em que nos conhecemos e, no essencial, preservo bem viva a memória dos tempos interessantes, intensos e felizes que passámos juntos e partilhámos durante 5 anos. Aprendi muito contigo. Uma parte do que sou hoje e da percepção que tenho do mundo foi influenciada por essa vivência. Quando me lembro de ti questiono-me sempre sobre o que nos fechou esse mundo. Porém, fica-me sempre a reserva e a insatisfação por a vida, de cada um de nós, ter seguido em frente sem nos voltar-mos a cruzar e a encontrar. Penso sempre que teria sido bonito, mas nunca soube ser capaz de me por ao caminho desse encontro. A vida é tramada, querendo ou não, somos atropelados por ela, mas vamos em frente.
Há uns quatro ou cinco anos estive com o Jorge Cruz, que me disse manter o teu contacto, e falámos em combinar um encontro entre ambos para ver-mos o que o tempo nos fez, a nós e às nossas barrigas. Imagino que continues fino e ágil. Portanto, Álvaro é tempo de fazer o caminho e estar um com o outro. As amizades têm uma coisa inexplicável e extraordinária - sei-o de experiência - quando os amigos se encontram é como se o tempo existisse e se  estivesse sempre juntos ou por perto.
Já há bastantes anos fui passar uns dias ao Alentejo. Ficámos num alojamento do teu amigo Cabacinho. Foi uma alegria muito grande ver que na melhor sala, lá estavam expostos quadros pintados quando estávamos em Lisboa. Lá estavam os cães vivos num profundo anil. Também, de quando em quando, ia beber à nossa memória na taverna do Gato e, para a reforçar, trazia uns garrafões do da talha. Agora, nem sei se já fechou. Também podemos combinar um encontro por aí, vasta que me digas com alguma antecedência que vou lá ter. 
Já em tempos te disse,também: a minha casa é a tua casa e o meu quarto, como antes, também. Será uma grande felicidade ter-te por cá e matar as saudades. Agora que estamos confinado, ficas convidado para vir arejar cá a Lagos - que tu me deste a conhecer - para comemorar a amizade e o fim do confinamento.


Estou à tua espera. 
Um grande abraço amigo Álvaro Jorge Espadanal Ramos que me está, sempre, na memória.

Sem comentários:

Enviar um comentário