LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

sexta-feira, 15 de maio de 2020

MADALENA




FOGE-NOS ENTRE O DEDOS...COMO ÁGUA

PARA  A MADALENA..
FILHA DA LAURA
....


HÁ MUITOS ANOS QUE ME FAZ COMPANHIA,NO PENSAMENTO E POR ACÇÕES. FREQUENTEMENTE RECEBO UM  TELEFONEMA DA BIAURORA. TEM HOJE 80 ANOS, FEITOS NO DIA 11 DE FEVEREIRO. ESTÁ MAIS PERTO DOS QUARENTA DO QUE DA IDADE QUE MARCA NO BI.CONTINUA IGUAL A SEMPRE, JOVEM! E UMA SENHORA NOS RELACIONAMENTOS E NAS ATITUDES PERANTE A VIDA.


BIAURORA
.
ACOMPANHOU-ME COM A SUA SIMPATIA, ENTUSIASMO E PUREZA DESDE QUE ME CONHEÇO... FALOU-ME DO PARQUE IMPROVISADO  ONDE A MINHA MÃE ME ENCAIXOTAVA,  PARA ESTAR DESCANSADA NAS LIDES DOMÉSTICAS-  (PARQUE INFANTIL) O MEU PRIMEIRO TERRITÓRIO. AS NOSSAS CONVERSAS PROLONGAM-SE POR HORAS COM  RISOS E ENTUSIASMO. A ÚLTIMA FOI UM DESTES DIAS E FIZEMOS UM JOGO DO FAZ DE CONTA, QUASE À DESGARRADA. PALMILHÁMOS A NOSSA RUA PORTA A PORTA DESDE  A INFÂNCIA DO NOSSO CONHECIMENTO



...(ÁLVARO JÁ CONHECI TANTA GENTE, MEUS DEUS TANTA GENTE QUE JÁ NÃO ESTÁ CÁ.) 


  TODA UMA RUA HABITADA E DE PORTAS ABERTAS. PARTINDO DO COLMEAL, REPETINDO OS ESPAÇOS  ONDE AS LENHAS PERNOITAVAM. ENTRE EVOCAÇÕES DE ACONTECIMENTOS QUE PERDURAM NO TEMPO E FRASES DE ENTUSIASMO, HOJE COM QUASE 20 ANOS DE DIFERENÇA NADA SE NOTA. OS ANOS, AS EXPERIÊNCIAS.  A ENTREGA E O QUERER, SÃO AS MESMOS NAS PALAVRAS DE NÓS DOIS.

TENHO ESSA NARRATIVA NUM DOS ARTIGOS DO CORAÇÃO DA TERRA MAS PODEREMOS RECORDAR,  AGORA OS DOIS  NUMA VIAGEM POR ESSES ESPAÇOS MÁGICOS. 

-ERAS TÃO VERMELHINHO DE CARA, REDONDINHO ANDAVA CONTIGO AO COLO MUITAS VEZES. AI A TUA MÃE ERA ELA QUE GUARDAVA O MEUS SEGREDOS E RECEBIA AS CARTAS DO MEU NAMORADO CONSOLADO  DE BORBA,QUE HAVIA DE SER MEU MARIDO. QUE OS MEUS  PAIS NÃO ACEITAVAM.



«MUITA PORRADA LEVEI DA MINHA MÃE ...TODOS OS DIAS LEVAVA PORRADA

SIM E NÃO MERECIAS, ELA VIVIA INFELIZ COM AQUELE CASAMENTO. FRUSTRADA DE ESTAR NOZARCOS, FORA DO SEU MUNDO-ONDE NO INÍCIO NÃO FOI ACEITE. MAS ERA UMA MULHERAÇA QUANDO CHEGOU, DAVA NAS VISTAS COM A FORMA DE VESTIR E OS SEUS CABELOS NEGROS. MUITO INTELIGENTE, SABIA FALAR DE TODOS OS ASSUNTOS. FAZIA A DIFERENÇA.PROVOCOU MUITAS INVEJAS QUE LHE COMPLICARAM A VIDA.


- TU É QUE PAGAVAS. AS SUAS

 FRUSTRAÇÕES...PORRADA PRACIMA DO GAIATO.




. ?-SEM REFERÊNCIA ?  A TIA MILHA,  A MOURINHA MULHER DO MEU TIO JOÃO MIGUEL  ,,SEM REFERÊNCIA-A SENHORA ROSA E O VELHO RATO COM O ZÉ DO RATO,((NETO) A MINHA MÃE.E O MEU AVÔ VENTURA RAMOS- PENSO QUE ESTA FOTOGRAFIA SERÁ DOS INÍCIOS DOS ANOS 50 DO SÉCULO PASSADO OU FINAIS DOS ANOS QUARENTA.

ENTÃO VAMOS LÁ EXPLORAR OS RECANTOS MAIS LONGÍNQUOS DO SEU E DO MEU PASSADO-
GEMIANO PAI DA BIROSA-DA ROSÁRIA E DA MARIANA. O SENHOR DANIEL DAS HORTAS ,OS VARÕES,  O AMARÃO E DA DONA CUSTÓDIA, a filha Ivone estaria em Inglaterra. Tinha também um filho,ZÉ PILECA-MULHER BONANZA E JOQUIM MANÉL DEPOIS ERA A CANTINA ONDE VOCÊS VINHAM ALMOÇAR EM FILA DA ESCOLA, PENSO QUE DA TI PAULINA, MAS TAMBÉM ALI MORARAM A BIA CAPITÔA COM A SUA MÃE A MULHER DO CAPITÃO. AO LADO UM POSTIGUINHO CHEIO DE HISTÓRIAS E DE MISÉRIA- A CASA DO "PELADO" E DA TITURICA, UMA DAS MAIS POBRES DOZARCOS VIVIAM PARA LÁ DESSE PEQUENO POSTIGO O CARDOSO ELECTRICISTA E  A ISABEL DA TIDURICA COM O CEGO, O FURA-PASTOS, O OLIVÉRIO , A JOANA E A MARINA. 

ESSE POSTIGO TEM UMA LONGA HISTÓRIA TAMBÉM NO LIVRO COMPRIDO DOS ASSENTOS DA LOJA DO RATO.

CARTOLAS PAI DO CARTOLAS PEIXEIRO E DEPOIS O QUIQUITAS, O ZINA A CATROIA E O FILHO . O MAGANO COM O CHICO DA HORTA DO MONTE E A MÃE IRMÃ DO ANGELINO- A ANTÓNIA DA ESPERANÇA  FRANCISCA E PAI-"OS ZÉ" DE LEBRE,PAIS DE SODÓ-VELHA SANTINHA OS JUSTINOS (VINA E IRENE) E LÁ PARA TRÁS EXISTIAM OUTRAS DUAS MORADIAS. 
ASSIM SE COMPUNHA O COLMEAL.


DEPOIS ENTRÁVAMOS NA RUA NOVA- OS BARROSOS VELHOS E NOVOS-OS VARELAS- SIM GRANDE FAMÍLIA ,(TÓLHO, O ZÉ-VITALINA -ESMERALDA- CHICA AMIGA- E MAIS DUAS IRMÃS SE NÃO ESTOU EM ERRO).

A CASA DA LAURA ESTAVA SEMPRE DE PORTA ABERTA, QUANDO CHEGAVA DA ROSADA. CHÃO LIMPIMHO E BRILHANTE-UMA MESA QUADRADA EM FRENTE LIGEIRAMENTE DO LADO ESQUERDO DA PORTA. TODAS AS CASAS ME PARECIAM IGUAIS .UMA DE ENTRADA E DOIS QUARTOS LADO A LADO, UM DELES DAVA PARA O QUINTAL. DE SEGUIDA A MÃE DO RABIOSO E DEPOIS A PILA  E A ESPERANÇA DA PILA.PERNAMAGANA-PÉLITO E DO OUTRO LADO O ALFREDO CARPINTEIRO E A MULHER AMIGA DO GANA, OLHÓ GANA ALFREDO (!), ALFREDO!! QUE SE ESTAVA LIXANDO PARA OS DEVANEIOS DA MULHER.  DEPOIS OS PATINHAS(ESMERALDINA, MARIA JOANA E O IRMÃO PAI DA PALUXINHA QUE FOI PARA OS LADOS DE LISBOA-ODIVELAS) E DE SEGUIDA O CABRITO QUE VIVIA COM A IRMÃ MUITO APANHADA DAS PERNAS...ELE PREFERIA COMO APARTAMENTO A SUA BARRACA DE PALHA DE CENTEIO - A CABANA DO CABRITO COM A SUA FRÁGIL PORTA   DE MADEIRA , SENTAVA-SE EM FRENTE AO SEU MAUSOLÉU  AFIANDO O MACHADO E A DAR UNS DEDOS DE CONVERSA A QUEM PASSAVA.COMO UMAS GRAÇOLAS PELO MEIO. 
CABANA DO ALVINO-CABANA DO EXTRADINHA.



LENHAS , LENHAS E MAIS LENHAS, UMA CASA FECHADA QUE FOI A DO ALVINO ANTES DE IR PARA A AINDA DO AZEITE. E A GRANDE CANCELA ABERTA QUE DAVA PARA AS TAPADAS ONDE VIVIAM OS OUTRO CABRITOS, OS BIZARRAS, O SILVA COM A SUA LEONOR, NITA E MULHER E MUITAS MAIS FAMÍLIAS , TODOS PASSAVAM PELA CANCELA DAS MUITAS PEDRINHAS ONDE A GAIATAGEM IA ENCHER OS BOLSOS  PARA AS FISGAS.


 
NA CASA DOS MÓVEIS , PEQUENA CASA DOS MÓVEIS DO (A) O GRANDE (A) QUE NUMA TARDE DE CALOR INTENSO FOI APANHADO EM FLAGRANTE COM UMA TAL ESPANHOLA DO (A). MULHER CORPULENTA, MAMALHUDA , MAL VESTIDA E SEDUTORA. BOA PARA AS LIDES DO SEXO.  O SEU (A) ESTAVA EMIGRADO NA SUÍÇA E ELA TINHA QUE FAZER PELA VIDA. FOI MAIS TARDE UMA DAS GRANDES SENHORAS. E ERA BEM VERDADE,,,TORNOU-SE UMA SENHORA ELEGANTE E COM UMA APARÊNCIA MUITO LONGE DAQUELA QUE TINHA NOS TEMPOS DA CASA DOS MÓVEIS DO (A). E LÍDER DE UMA CASA DE PUTAS FINAS EM LISBOA(DIZEM!) . VÁRIAS VEZES, VIAJEI NO MESMO AUTOCARRO  EM EM DIRECÇÃO À CAPITAL.  NAQUELA TARDE FOI UMA FESTA PARA AS GENTES DA RUA NOVA. ALGUÉM A VIU  PELA HORA DA SESTA A ENTRAR NA PEQUENA OFICINA. O POVO NADA MANSO EM VEZ DE SE FICAREM PELA ESPREITADELA ÀS OMBREIRAS DAS PORTAS , DECIDIRAM-SE PELO ESCÂNDALO- AS MULHERES E  A GAIATAGEM (NÓS)  JUNTARAM-SE TODOS EM FRENTE À PEQUENA CARPINTARIA  E ESTRAGARAM-LHE A FESTA. MEIO ENVERGONHADA, DE CABEÇA BAIXA FOI A PRIMEIRA A SAIR   A CAMINHO DO MONTE DA MADEIRINHA ONDE TINHA CASA. O QUERIDO (A) QUE DEUS O TENHA EM DESCANSO SAIRIA MAIS TARDE , TAMBÉM EM SILÊNCIO A OUVIR DAS BOAS DA SENHORA (O) QUE ANTES SE TINHA JUNTADO AO MARALHAL E CHEIO DE IRA GRITAVA COM ELE >

 «NÃO TENS VERGONHA! NÃO TENS VERGONHA NESSA CARA». 



O PESSOAL>>> RIAM À GARGALHADA...UMA CENA DIGNA DE UM FILME.
SÃO HISTÓRIAS DE ENCANTAMENTO HOJE,  AINDA SINTO O CALOR DAQUELA TARDE DE VERÃO , EM QUE A CALINA NÃO AFASTOU OS CURIOSOS DE ASSISTIREM DA "BANCADA" AO DESFECHO DAQUELE ENCONTRO ROMÂNTICO.

DE SEGUIDA A ADEGA DO XSTRADINHA, OS XSTRADINHAS COM  A MULHER, A VINA E A NUCHA . O CHICO,  O ANDRÉ E O MAIS VELHO JOAQUIM QUE JÁ TINHAM PARTIDO PARA TERRAS DE LISBOA. O MINGAZÉ TALVEZ NÃO, ANDAVA NAS LIDES DO CAMPO COM O PAI.


DEPOIS A PAULA E O MELINDRA (QUE CRIARAM A SOBRINHA BÁRBARA) , O GRANDE E VERDADEIRO COMUNISTA, TRABALHADOR E DE POUCAS FALAS. OS RATOS JOSÉ JOAQUIM BRAVO-IDALINA-LUIS E ZÉ BRAVO , AINDA CONHECI O VELHO E A DONA ROSA A LOJA, O TALHO DOS RATOS ONDE TRABALHEI  E ASSISTI ÀS MATANÇAS DA PÁSCOA E À MORTE DE TODOS ELES OS MAIS VELHOS. RECORDO-ME COM SAUDADE DA CHEGADA E DESCARREGO DAS  MELANCIAS NO VERÃO. E DOS SÁBADOS COM ENCHENTES. O LIVRO COMPRIDO DOS ASSENTOS  REPRESENTAVA A REALIDADE DA POBREZA DO POVO QUE PAGAVA  QUANDO TINHA DINHEIRO.
EM FRENTE  A CASA DA COZEDURA, E O FORNO ONDE JOGÁVAMOS AO CHITO E ELES COZIAM  O PÃO.

A CASA DE COSTAS DO ALVINO PARA A MINHA A DOS GRIZÉUS. O ARRANJA QUE ESTAVA NO PINHAL NOVO  A TRABALHAR NOS CAMINHOS DE FERRO. LENHAS NOVAMENTE E O MANÉL DO CRUJO, A SUA MULHER FLORINDA  E A FÁTIMA.   A LOJA DO BÓTALUME DAS PORTAS AZUIS E A CLARINHA , AI A CLARINHA TÃO FORMOSA ORGULHO DO BÓTALUME SEU PAI-  CASA DA TIRITA FANÉCA (ANOS 30/40) E DEPOIS OS OS ZÉZICAS . TÓLHO-JOÃO ZÉ E LARÓCA.


ENTRE RISOS DE FELICIDADE BIAURORA TROCAVA-ME AS VOLTAS E TOMAVA A DIANTEIRA. 


A LOJA (BARBEARIA) DO MEU PAI QUE ESTAVA ALUGADA , ERA do SILVA. A PROFESSORA PRIMÁRIA DONA VITÓRIA, MAIS TARDE O CAPITÃO E A CAPITÔA. A SENHORA CELESTE. A TABERNA DO TÓLHO (NELSON E LINO) E OUTRA CASA EM FRENTE.

 SAUDOSOS- VZINHA ALCINE E PECURÉ


A CASA DO PECURÉ E DA VIZINHA ALCINA, A A BINÁCIA TÃO BONITA QUE TINHA UM MINI E VISITAVA-NOS DE TEMPOS A TEMPOS (-ENTÃO ÁLVARO COMO VAIS?) E A BIAURORA SORRIDENTE A PÔR TODA A GENTE NO  CORAÇÃO...UMA SANTA E BELA MULHER. A LOJA DO ANÍBAL E O TALHO. A TABERNA DO QUINCAS. A CASA DO ANGELINO DA BIA DA MINERVINA , DA NARINHA E DO TÓLHO MEU GRANDE AMIGO DE INFÂNCIA. 

O FORNO COMUNITÁRIO,A SAPATA E O PÉ-CHARIM+ A MARINÁCIA QUE VI NASCER.CASÃO EM FRENTE QUE VIRIA SER A CASA DA MARIANITA- LENHAS E MAIS LENHAS. OS CARDOSOS-CHICO-FÁTIMA-JOQUIM ZÉ  E O PAI QUE SE NÃO ESTOU EM ERRO TRABALHAVA NO MONTE OUTEIRO.ALEXANDRE DO LEBRE E  A TI ESPERANÇA, OS PÉLITOS(PÉLITO CASADO COM  A IRMÃ DO GINGA)DUAS FILHAS NOÉMIA E E? , A SAPATARIA DO MEU TIO SAPATÊRO, A CASA ONDE VIVIAM COM O FERNANDO E A MINHA AVÓ NO FIM DE VIDA.  A TI  LAURINDA E O TI DOMINGOS GATÊRO DO INÁCIO, BICUTILDE E O ANGÉLICO- CASA MARIA JOAQUINA  (JOSUÉS). A NORTÔA,QUE  QUE JÁ NO LEITO DA MORTE SE LEVANTOU SEM A FILHA DAR POR ELA E SE IRIA ENFIAR ÀS 3 DA MANHÃ NO POÇO DE UM QUINTAL VIZINHO DO MEU, ONDE MORAVA UMA SUA IRMÃ (FOTO ANEXA COM MINHA MÃE E O MARIDO). 



FOI NO QUINTAL DESTES MEUS VIZINHOS, GENTE BOA COM A MINHA MÃE- QUE EXISTE AINDA O TAL POÇO.DESCEU PELA CORDA E FICOU COM ÁGUA ATÉ Á CINTURA, FOI NA MADRUGADA DEUMA NOITE DE VERÃO E A FILHA MULHER DO VÍTOR CONSTRUTOR CIVIL, SÓ SOUBE QUANDO LHE BATERAM À PORTA.

-A SUA MÃE ESTÁ DENTRO DO POÇO PERTO DO RATO!

- NÃO!! É IMPOSSÍVEL, A MINHA MÃE ESTÁ AQUI NA CAMA. QUASE MORTA.


NESTE QUINTAL TERIAM VIVIDO A FAMÍLIA ZÉ DA BARRA (PAI, AUGUSTA E CHICO).
---

O CAFÉ DO SÓDÓ, JOANINHA E ANA MARIA ,A LARILA MULHER DO PEREIRA QUE TROUXE A (L) COMO UMA JARRA DE FLORES MESMO PARA A FRENTE DA SUA CASA, ELE É QUE "SABÍA COM QUE LINHAS QUERIA (FO) COZER A SUA VIDA E A DA NERVOSA LARILA QUE IA DANDO EM MALUCA COM A NOVA E BELA VIZINHA DA FRENTE, DEPOIS A DELTRUDES E  A AMÉLIA , OS MANGUINHAS MANCAS  MULHER E FILHO MUITO INTELIGENTE QUE O PADRE LEVOU PARA O SEMINÁRIO.   E A PADARIA. A CARPINTARIA DO   GONÇALVES MAIS TARDE A SEDE DO PCP. a CABELEIREIRA IRMÃ DO ANASTÁCIO DA GALEGA E MÃE DA MARIANA (NITA) E DA  "QUÉÇE"LUCRÉCIA. TERMINÁVAMOS COM  A ADEGA DO SABINO, O CASÃO DO SABINO E O QUINTAL DO SABINO ONDE O ARNALDO MIROTES HENRIQUES DORMIA E TINHA A SUA COLECÇÃO DE LIVROS DO VELHO OESTE.E FOI NESTA CANCELA QUE O ZÉ NAGAR DEU UM TIRO DE CAÇADEIRA AO CARTOLAS(PAI DO ARNALDO,do Minga da BENVINDA DO CHICO DA PJ, da Almerinda que rodava a manivela do telefone na mercearia do Sabino).  POR ESTE O TER ADMOESTADO.


« ISTO AQUI NÃO É SÍTIO PARA MIJAR!!MER.., ESTOU FARTO DOS AVISAR, ESTRAGAM A CANCELA TODA.»

ZÉNAGAR TORCIDO E JÁ COM OS COPOS FOI À TABERNA DO JOQUIMZÉ BUSCAR A CAÇADEIRA E DISPAROU.
...


BIAURORA!! A NOSSA RUA FOI UM MUNDO, UM UNIVERSO DE INTERACÇÃO E FELICIDADE NO MEIO DAS TRAGÉDIAS INVERNAIS E DO ESTIO  SECO E LONGO VERÃO. 


TINHA, SEMPRE TIVE UMA GRANDE ADMIRAÇÃO PELA LAURA, SENHORA PEQUENINA, APARENTEMENTE FRÁGIL MAS ENÉRGICA,DE POUCAS OU NENHUMAS FALAS. A COZINHEIRA DOS CORTES DA ROSADA...FAZIA OS MELHORES BOLOS DA TERRA E TRABALHAVA SEMPRE DE MANGAS ARREGAÇADAS. A LAURA TINHA UMA FILHA CHAMADA MADALENA, BONITA VAIDOSA E SORRIDENTE, TAMBÉM DE POUCAS CONVERSAS. 

- ONDE ESTARÁ MADALENA HOJE??(...)

NO MELHOR DOS MEUS PENSAMENTOS. 
NO SILÊNCIO DA BEIRA BAIXA, O SOL É AZUL, E CANTA O ROUXINOL À MINHA JANELA.E ESTOU PRESENTE NA RUA NOVA DOS MEUS ENCANTAMENTOS.
PARA  MADALENA ESTES PEDAÇOS DA MINHA EXISTÊNCIA E PARA A MINHA QUERIDA "COMO UMA NAMORADA-IRMÃ MAIS VELHA FAZ DE CONTA DAS CONVERSAS INFINDÁVEIS SOBRE UM MUNDO JÁ PERDIDO MAS REAL NOS A SAUDADE QUE LHE DEVOTAMOS." BIAURORA NESTA PARTILHA INFINDÁVEL DE SENSAÇÕES QUE UM DIA TIVERAM VIDA E FORAM REAIS,E NÓS ESTÁVAMOS LÁ.


DARIAM PARA MUITOS ROMANCES TRÁGICOS, CÓMICOS E ROMÂNTICOS.E PARA UM FILME, DE
Giuseppe Tornatore







ESTA FORAM OS ROSTOS QUE FIZERAM A HISTÓRIA DA MINHA RUA , DA NOSSA RUA QUE HÁ MUITO DEIXOU DE SER A MESMA-ANOS 40-50-60-70-80 E 90. SEM MOVIMENTO, DE PORTAS FECHADAS... HOJE - DESCONHEÇO QUEM LÁ VIVE.

  .. -DEUS OS TENHA EM DESCANSO  A TODOS (!!)



FOGE-NOS ENTRE OS DEDOS... A VIDA!!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário