LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

quinta-feira, 7 de maio de 2020

IDENTIDADES

PARA A LÍGIA!

 
ANDA DAÍ, VEM COMIGO(!)
PEGUEI-LHE  NO BRAÇO E PUXEI-O  PARA O FUNDO, PERTO DA REDE.
JÁ ESTAVA A ESCURECER, ANTES TINHA IDO OFERECER UM PETISCO À RAPOSA.  ELE E A MÚSICA, LÁ ESTAVAM. UM IMPERADOR DOMINANDO A NOITE COM A SUA MELODIA.
-OUVES?
 
IDENTIDADES!


«A palavra PESTE acabava de ser pronunciada pela primeira vez.
   Rieux estava desprevenido como estavam os seus concidadãos.
  Quando rebenta uma guerra, as pessoas dizem: «NÃO PODE DURAR MUITO, SERIA ESTÚPIDO.» E, sem dúvida, uma guerra é muito estúpida, mas isso não a impede de durar. A estupidez insiste sempre, e compreendê-la-íamos se não pensássemos sempre em nós.
Os nossos concidadãos, a esse respeito, eram como toda a gente: pensavam em si próprios. Por outras palavras, eram HUMANISTAS: não acreditavam nos flagelos. O flagelo não está à medida do homem; diz-se então que o flagelo é irreal, que é um mau sonho que vai passar. Ele porém, não passa e, de mau sonho em mau sonho, são os homens que passam e, os HUMANISTAS em primeiro lugar. Pois não tomaram as suas precauções.
  Os nossos concidadãos não eram mais culpados que os outros. Apenas se esqueciam de ser modestos e pensavam que tudo era ainda possível  para eles , o que pressupunha que os flagelos eram impossíveis.
Continuavam a fazer negócios, preparavam viagens e tinham opiniões.
Como poderiam ter pensado que a PESTE, que suprime o futuro, as viagens e as discussões? Julgavam-se livres, e NUNCA NINGUÉM SERÁ LIVRE ENQUANTO EXISTIREM FLAGELOS.»
Ø IN, “A PESTE-ALBERT CAMUS»...1947


...

-É UM ROUXINOL!
-ALIÁS DOIS, UM DE CADA LADO.


ESTÁS AQUI HÁ VINTE E QUATRO ANOS E NUNCA TINHAS OUVIDO UM ROUXINOL, NÃO HÁ CANTO IGUAL NA NATUREZA. SÓ O DO PINTASSILGO SE  (LHE) ASSEMELHA.
...
 NESTE PRECISO MOMENTO-05.30 DA MADRUGADA, ABRO A JANELA DO ESPAÇO E SOU RECOMPENSADO PELO MESMO SOM DIVINAL- OS DOIS ROUXINÓIS LÁ ESTÃO AFASTADOS, 200 METROS .


 


(INVISIBLE GENER)


 NADA!SEI
 DO DIA DE AMANHÃ.Ã
à

..
AGORA A LUA CHEIA FOI COBERTA POR UM ESPESSO LENÇOL DE NUVENS.
TENHO PLANOS , SÃO FORMAS SIMPLES DE OCUPAR O TEMPO. NUNCA TERMINAR O TRABALHO, DEIXAR SEMPRE QUE FAZER PARA O OUTRO DIA,

ESTE EXTRAORDINÁRIO MUNDO NOVO

DIZEM-ME QUE TENHO QUE VOLTAR À ESCOLA NA PRÓXIMA SEMANA. EU TENHO A CERTEZA QUE NÃO VOLTAREI À ESCOLA NOS PRÓXIMOS TEMPOS. SÓ LÁ PARA SETEMBRO EQUACIONAREI ESTE RETORNO. 

TENHO MEDO DO QUE NÃO SE VÊ.
UM MEDO AFLITIVO  QUE FAZ PARTE DE MIM-, DAS MINHAS DEFESAS PERANTE OS MEUS SEMELHANTES. DA OBSCURIDADE DA RAÇA HUMANA. 

FOI E SERÁ SEMPRE UMA DAS GRANDES RECOMPENSAS QUE TODOS TEMOS QUANDO FECHARMOS OS OLHOS. DEFINITIVAMENTE!... FICARMOS LIVRES  DA MALDADE HUMANA. 
TENHO  REFLECTIDO SOBRE AS DIFICULDADES DE MILHÕES DE PESSOAS PARA "LÁ DO MEU ESPAÇO", DIFICULDADES PARA COMEREM TODOS OS DIAS.


PARA LÁ DO MEU ESPAÇO EXISTE UM MUNDO QUE ME PREOCUPA...

...

 RECUPERO DA MEMÓRIA OS BOMBARDEAMENTOS SOBRE STALINGRADO PELAS TROPAS NAZIS. OBJECTIVO MATAR À FOME OS MILHÕES DE RUSSOS QUE SOBREVIVERIAM DEPOIS DAS BOMBAS. NA MEMÓRIA OS CIVIS DE BERLIM DESTRUÍDA PELOS AVIÕES DA COLIGAÇÃO AMERICANOS E INGLESES.AS VIOLAÇÕES EM MASSA, A FOME, O SUICÍDIO DE FAMÍLIAS INTEIRAS.



A Batalha de Stalingrado foi a maior batalha travada durante a Segunda Guerra Mundial. Ocorreu entre os exércitos alemão e soviético de julho de 1942 a Fevereiro de 1943 e resultou na morte de aproximadamente dois milhões de pessoas

O esforço gigantesco realizado pelos soviéticos e o esgotamento da força dos exércitos alemães resultaram em uma vitória soviética fundamental para o destino do conflito.



O QUE SINTO É PARECIDO- PARA LÁ DO MEU TERRITÓRIO EXISTE  O MUNDO DESTA GENTE.DESMORONADO.
PARA LÁ DAS MINHAS FRONTEIRAS , JÁ NADA PARECE IGUAL- AS POUCAS PESSOAS QUE SE VEEM NAS RUAS, NAS PARAGENS DOS AUTOCARROS , NAS ESTAÇÕES DO METROPOLITANO...NÃO SÃO AS MESMAS QUE CONHECI EM TODOS ESTES ANOS.

ESTES ESTRANHOS TÊM UM SILÊNCIO DE FUGA A ENVOLVÊ-LOS.
PERFIS ERECTOS, SEM O TELEMÓVEL COLADO ÀS MÃOS-   COM OS OLHOS EMBACIADOS CHEIOS DE NADA.

 UMA CERTA CONFUSÃO no VAZIO!UM DISTANCIAMENTO  UM GASTAR DOS DIAS DOENTIO.

O MEDO E A DESORIENTAÇÃO. 

...





ENVOLVE-ME UMA SENSAÇÃO DE RECEIO, PRECAUÇÃO E DESCONFIANÇA NESTE LOBO QUE SOU.UMA INUTILIDADE-DESAUTORIZADA.


ZERO DE AUTORIDADE! E UTILIDADE...
É O QUE SINTO HÁ MUITOS ANOS COMO PROFESSOR.

NESTE PASSAR DOS DIAS AO SOM DOS CANTARES DOS DOIS ROUXINÓIS SINTO UMA CERTEZA QUE ME INVADE  A TOTALIDADE DO EXISTIR.


A IGUALDADE! 

NUNCA FOMOS TÃO PARECIDOS, REAIS , AUTÊNTICOS.
ESFUMARAM-SE OS HERÓIS-CANTORES-FUTEBOLISTAS-ABERRAÇÕES DO ENTRETIMENTO-MERCENÁRIOS DO DESPORTO, DA CULTURA E DA POLITICA.


OS SUPERIORES SUPERIORIDADE, INTOCÁVEIS.

, A DESTRUIÇÃO DOS HABITAT´S ! TIROU PAUSA. ATÉ AS TONELADAS , OS MILHARES DE TONELADAS DE SARDINHA, AUTORIZADAS (COMO SE OS OCEANOS FOSSEM  QUINTAIS.  GRANDES BANHEIRAS ONDE OS HUMANOS DEIXAM EM REPOUSO O PEIXE SALGADO) ,A SEREM "SAQUEADAS" PELOS PESCADORES DE TODO O PLANETA...TUDO ISTO  PARECEM COISAS DE OUTRAS VIDAS.


  
JÁ NEM SINTO REPULSA  DAS FOTOS QUE SÃO COLOCADAS DIARIAMENTE NOS ESCAPARATES  SOCIAIS  A.- A HARMONIA E A BELEZA DOS FÚTEIS , OS LUXOS DA FAMILIA AVEIRO- O SILICONE NOS BEIÇOS DAS ESTRELAS AMERICANAS- OS TALENTOS DA JUVENTUDE PROCURANDO O SUCESSO,E O PRIMEIRO EMPREGO A RECIBOS VERDES. OS CORPOS DE MULHERES SEMI-NUAS LANÇADAS COMO ISCO  PARA A SEDUÇÃO DO CONSUMISMO.


...TUDO DESAPARECEU DO MEU HORIZONTE- FICOU ESTA CERTEZA DE IGUALDADE E DO TEMPO A CORRER MAIS DEVAGAR, - DO IMPRESCINDÍVEL .
 SIMPLES! A COORDENAR CADA MOMENTO DOS MEUS DIAS LIVRES DE MULTIDÕES E DE RUÍDO. 
> ESSE RUÍDO, SEMPRE EMBRULHADO EM FOLHAS DE OURO. GENIALIDADE! HERÓIS  DOS ÓCARES, DOS PRÉMIOS NOBEL, OS MEDALHADOS PELOS PRESIDENTES>> 
DESCANSAMOS POR FIM DE ADORAR GENIAIS 
A BÍBLIA MODERNA DAS MULTIDÕES, DO PASSADO. 

UM SER MICROSCÓPIO FEZ COM QUE O PENSAMENTO  ABSORVESSE O VERDADEIRO ROSTO DA IGUALDADE.


E DA INSUSTENTÁVEL LEVEZA DO SER, DIRIA KUNDERA.

(EU!)DOCE, COLORIDA E SUSTENTÁVEL NOVA REALIDADE.

BASTARAM 3 MESES PARA A GRANDE MÃE ENCOSTAR OS CRÂNIOS DO MUNDO A UM CANTO DEVORADOS PELA SENSATEZ...DESPIDOS DE UMA SUPERIORIDADE OPRESSIVA, SEM LIMITES.



 
NÃO HÁ MÚSICA, SOM... COMO O CANTO ININTERRUPTO  DESTE PASSARINHO PEQUENO MAS QUE ENCHE TODO O UNIVERSO. O seu canto é descrito como um dos mais belos entre os pássaros e serve de inspiração para canções, óperas, poesias, contos e histórias.

DOIS ROUXINÓIS LIVRES E COM UMA VERDADEIRA IDENTIDADE- TALVEZ A VIDA MAIS PERTO DA REALIDADE DA NATUREZA, SEJA ESTA SENSAÇÃO DE NÃO SE SABER NADA DO DIA DE AMANHÃ. NEM FICAR BELISCADO DA IMPORTÂNCIA SOCIAL  DE CERTOS SEMELHANTES.
 ..ESTA CERTEZA DE IGUALDADE É MAGNÍFICA!
 
-O QUE PODE FAZER POR NÓS O CANTO DE UM ROUXINOL(!!!!!TUDO!!!)... SE ESTIVERMOS ATENTOS AO IMPRESCINDÍVEL
 ...

EXISTIRAM SEMPRE OUTRAS" PESTES" NA HISTÓRIA DOS GRANDES HOMENS (...DE CARÁCTER E RESILIÊNCIA).

JERÓNIMO



“Eu estava a viver pacificamente com a minha família, tinha muita comida, dormia bem, cuidava do meu povo e estava contente. Ali estávamos bem, eu e o meu povo.
Comportava-me bem. Não matara nenhum cavalo, nenhum homem, americano ou índio.
Não sei qual era o problema com a gente que se encarregara de nós. Sabiam que tudo era assim, mas disseram que eu era um homem mau, o pior homem dali.
Mas o que é que eu tinha feito? Estava a viver pacificamente com a minha família à sombra das árvores, fazia exactamente o que o general Crook me dissera para fazer, procurava seguir o seu conselho.
Agora quero saber quem ordenou que eu fosse preso.
Rezei à luz e à treva, a Deus e ao Sol, para que me deixassem viver tranquilamente com a minha família. Não sei qual é a razão que leva as pessoas a falarem mal de mim. Frequentemente há histórias nos jornais a dizerem que serei enforcado.
Não quero mais isso.
Quando um homem tenta proceder bem, tais histórias não devem ser colocadas nos jornais. Só restaram poucos dos meus homens. Fizeram algumas coisas más, porém agora estão todos mortos e não falemos mais deles.
Sobraram pouquíssimos de nós.


JERÓNIMO- APACHE Chiricahuas

1 comentário: