OS ALUNOS E OS PROFESSORES
RIDICULAMENTE GE-NI-AIS!
Hamelt:
Vês aquela nuvem? Parece quase um camelo.
Polónio: Por DEUS que sim, senhor; parece realmente.
Hamlet: Está-me a parecer mais uma doninha…
Polónio: O lombo é mesmo de doninha.
Hamlet: Não será antes uma baleia?
Polónio: parece-se mesmo com uma baleia.
Polónio: Por DEUS que sim, senhor; parece realmente.
Hamlet: Está-me a parecer mais uma doninha…
Polónio: O lombo é mesmo de doninha.
Hamlet: Não será antes uma baleia?
Polónio: parece-se mesmo com uma baleia.
...................
FANTASIA e INVENÇÃO 12ºavis
REPRESENTAÇÃO do espaço real- Sistemas rigorosos – perspectivas espacial e axonométrica-ilustração-interiores-figura humana-estruturas e detalhes-opaco e translucido-sequências e trípticos-esboços-desconstrução e metamorfose - experimentação de novos materiais, utensílios e técnicas-intervenção de rua-construção de identidades, Fábrica da Criatividade-FELICIDADE e EXIGÊNCIA>>>.
EVOLUÇÃO
"AS MINHAS BOTAS VELHAS" TRANSPARÊNCIAS NA
MINHA MEMÓRIA. (representação -cor- transparência - metamorfose)
DESAFIO-5 (quinto)
Havia
ainda Delacroix ou Van Gogh. “Aquele sacana do Delacroix era mesmo bom…”. “É magnífica a invenção de novos
temas. O Van Gogh: pintou batatas, aquelas coisas sem formas. Ou um par de
sapatos velhos”. A frase de
Picasso tornou-se um "MONUMENTO" na história de ARTE CONTEMPORÂNEA. É tão simbólica como
contraditória. Contraditória porque
Picasso foi tudo menos ingénuo e de
humildade nada tinha. As mulheres que com ele conviveram apelidaram-no de
monstro. No cerne de toda esta questão ( contradição), Picasso
"vomitou" este desabafo. Van Gogh passou-lhe uma rasteira ao pintar
as suas velhas botas.O Cubista que sempre soube ser sacana e oportunista,
engoliu em seco, porque o Holandês tinha sido genial ao utilizar como modelo as
destroçadas botas de uma vida de angústia e desilusão. Sobre o
quadro, disse Pablo Picasso, que denotava o génio de Van
Gogh, que foi capaz de criar uma obra notável a partir
de calçado velho. Rendeu-se para sempre Picasso a uma simples
ideia de pintar o que se tem à mão . Começou aos onze
anos a pintar as POMBAS que o seu pai professor de DESENHO, tinha no seu
quintal. “Ele precisava de sangue para assinar cada uma de suas pinturas: o
sangue do meu pai, do meu irmão, da minha mãe, da minha avó e do meu. Ele
precisava do sangue daqueles que o amavam. Marina Picasso/neta
O
CONCEITO DE MOVIMENTO ESTÁ DIRECTAMENTE RELACIONADO COM A REPETIÇÃO DE UMA OU
MAIS FORMAS. UMA LINHA OBLÍQUA REPRESENTA MOVIMENTO. UM TRAÇO OU RISCO ONDULADO
> RAIVOSO >ESPIRALADO SÃO REVELADORES DA REPRESENTAÇÃO DO MOVIMENTO
APARENTE. ROUPAS COM PADRÕES (DOBRADAS OU DESORDENADAS) SÃO IMAGENS DE
MOVIMENTO. UM PADRÃO > SOMA DE VÁRIOS MÓDULOS REGULARES OU IRREGULARES É
DESDE O INÍCIO DOS TEMPOS A MELHOR CONCRETIZAÇÃO DO MOVIMENTO. PODERÁ SER VISTO
NOS REVESTIMENTOS DOS EDIFÍCIOS ISLÂMICOS-MOSAICOS (A ARTE DESTES POVOS TINHA
COMO EXIGÊNCIA A RECUSA DA REPRESENTAÇÃO DA FIGURA HUMANA ). OS TECIDOS
AFRICANOS OUTRO DOS BONS EXEMPLOS DE TEXTURAS GRÁFICAS PADRONIZADAS.
i L u S t R a (R)
Comemos
alguns queijos e ficámos
dentro do antro, sentados, à espera
que alguém chegasse. Finalmente,
o monstro chegou. Era alto,
temível e tinha só um olho no meio da testa. Causava repugnância a quem o visse. Era
um gigante monstruoso e não se
assemelhava sequer a um ser humano: era tão peludo e desgrenhado
que parecia antes o cume cheio de arvoredos de uma alta montanha. Trazia nos braços um peso descomunal de lenha seca, que atirou ao chão. Toda a caverna ecoou com o estrondo. Aterrorizados, juntámo-nos depressa no recesso do antro.
Frederico Lourenço, A Odisseia de Homero adaptada para jovens, 4.ª edição, Lisboa, Livros Cotovia, pp. 136-137
Motivos para inspirar
Alexandre Farto aka Vhils e da dupla espanhola PichiAvo-Armazém automático do Super Bock Group
A linha de contorno tornou-se inseparável da ARTE (pintura) desde as cavernas até aos tempos modernos. Foi adormecida no Renascimento-Maneirismo e Barroco. Ressuscitou com toda a pujança na arte Contemporânea. Fauvismo, Cubismo e com mais força no expressionismo, ela renasceu e impôs-se até aos dias de hoje em todas as áreas das ARTES PLÁSTICAS. KLEE teve o feliz desabafo sobre a linha de contorno> "DESENHAR é LEVAR uma LINHA a PASSEAR." A IMPERATRIZ TORNOU-SE NO SÉCULO XX E XXI RAINHA E SENHORA SEMPRE ALIADA AO GESTO, CONSTRÓI O RIGOR FIGURATIVO. PREENCHE ESPAÇOS NA OBRA DE Dubufett . KLiMT AMOR. Klee QUASE ABSTRACCIONISMO. Haring FEZ DELA GRACIOSIDADE- Basquiat VIOLÊNCIA E DOR. Alexsandro Palombo INTERVENÇÃO E REVOLUÇÃO. É sobre a (imperatriz) LINHA de CONTORNO e RITMO o nosso 3º desafio.
Dedafio4-"ao mólho!)
Figuração-HUMANA.
(eixos-direcções e estrutura)
Tintas-pincéis e cana. Eixos-Direcções Para fazermos uma representação de um objecto, uma figura humana, ou uma paisagem, devemos ter em conta a leitura atenta da imagem que nos propomos transferir para o suporte (folha de papel-tela-mural). As linhas estruturais (implícitas) são importantíssimas> MEDIANAS e DIAGONAIS.
ABSURDAMENTE RIDÍCULOS
Rendam-se!!!
somos (MESMO) umas pestes de GENTALHA RIDÍCULA e (K)RIATIVA.
Perigososssss!
Perigososssss!
HAMLET: Pode-se
pescar com um verme que haja comido de um rei, e comer o peixe que se alimentou
desse verme. O REI: Que queres dizer com isso? HAMLET: Nada; apenas mostrar-vos
como um rei pode fazer um passeio pelos intestinos de um mendigo. William
Shakespeare
«O villain, villain, smiling, damned villain! My tables! — Meet it is I set it down That one may smile, and smile, and be a villain. At least I’m sure it may be so in Denmark»
Passando do tópico da foto, a sua liberdade é muito importante, por isso deve retirar a liberdade dos outros para fazer com que a sua seja mais valiosa, desse modo conseguirá ganhar poder político, para se salvar quando a economia morrer. Os seres humanos podem ter sobrevivido à idade do gelo, ninguém irá conseguir escapar depois de eu ter destruído a economia.
Estou lhe a dar este aviso para se tentar salvar, só que é inevitável todos iram dobrar o joelho perante o chaos.
Desejo-lhe um bom fim-de.semana, por mais que seja quarta.
«O villain, villain, smiling, damned villain! My tables! — Meet it is I set it down That one may smile, and smile, and be a villain. At least I’m sure it may be so in Denmark»
Passando do tópico da foto, a sua liberdade é muito importante, por isso deve retirar a liberdade dos outros para fazer com que a sua seja mais valiosa, desse modo conseguirá ganhar poder político, para se salvar quando a economia morrer. Os seres humanos podem ter sobrevivido à idade do gelo, ninguém irá conseguir escapar depois de eu ter destruído a economia.
Estou lhe a dar este aviso para se tentar salvar, só que é inevitável todos iram dobrar o joelho perante o chaos.
Desejo-lhe um bom fim-de.semana, por mais que seja quarta.
Carolina Azeitona10:44
O que seria o mundo sem Sugus? Eu não sobrevivia de
certeza. Aqueles aromas doces que me deixam calma, para mim é tipo uma droga.
Ai os roxos são os melhores, até parece que o mundo pára enquanto o como muito
lentamente. Quando acabam ando sempre a ver de promoções deles mas raramente
acabam porque estou sempre a comprar. O que seria de mim sem eles...
Inês reino-Não percebo como
seria possível viver sem ventoinhas, morríamos todos no inferno certamente
rodeados de um calor abusivo criado pelas alterações climáticas. Quantas
rotações por minuto têm uma ventoinha? Não faço ideia nem me apetece saber só
sei que é uma maravilha! Deviam grátis. Há limites para tudo mas Verão tem de
parar de ser tão sufocante.
Por vezes ponho me a pensar que os
seres humanos complicam demasiado a vida e a sua existência sendo q esta é das
mais simples possíveis Será que pensamos que a liberdade é só nossa e não cabe
também aos nossos animais (não só domésticos) de a terem? Também estou farta de
ver vídeos de pessoas a interagirem DOMESTICAMENTE com animais SELVAGENS tais
como tigres e afins sendo que estes são suposto ser livres e não presos a algo
que lhes roube a liberdade e identidade. Há coisas que me fazem mesmo muita
confusão E o que seria de nós sem estas confusões todas? Por vezes é preciso tê-las
para aprender Também ja estou um pouco farta de cada vez que a minha avo abre a
porcaria da janela e eu digo lhe vezes sem conta para não a abrir que vêm de la
moscas e ela nunca me da ouvidos ou de deixar a porta do meu quarto mal fechada
e não me ouvir quando lhe peço para ela a fechar bem! Enfim tudo isto para mim
é uma lição de vida E nem me ponham a falar de quando estou de fones e começam
a falar para mim normalmente...mas isso faz-se?! Enfim era suposto ser um não
porém penso que achem q sim De qualquer das maneiras também só quero
acrescentar que um mundo sem musica não era um mundo em que pudesse ou
conseguisse viver de tantas vezes q eu a uso como refugio dos meus pensamentos
e tais.
Há três dias que ando a comer do mesmo saco de
M&Ms, e sinto que nunca mais acabam. Tiro um verde, um azul, um vermelho,
depois um verde outra vez, e as cores repetem-se depois de alcançar o saco
amarelo, mas nunca na mesma ordem. Eu não sei quantos M&Ms existem no saco,
mas são 10 horas da manhã e como toda a gente sabe, é hora de dormir até à uma
da tarde, então não tenho nem o discernimento de procurar no bem dito saco por
um número concreto que me explique a quantidade de exemplares presentes.
Ocasionalmente, um deles vem com um tumor, um irmão siamês, e eu sempre olho
para estes exemplares com enorme surpresa, como se fosse a próxima maravilha
mundial, antes de o comer e contemplar novamente que secalhar isto vai-me dar
dor de barriga mais tarde. Oh, um amarelo!
Maria
Ramalho09:43
Gostava de
saber o que aconteceria caso parassem de desaparecer meias. Será que o mundo
acaba? Será que se estão a transformar nos quatro cavaleiros do Apocalipse??
Será que há meias detective à procura das meias desaparecidas? Não sei mas
provavelmente estão na pança do buraco negro que é a minha máquina de lavar
roupa. E se elas estiverem com esquemas… Rezem a todos os deuses que conheçam,
à ciência, a tudo e qualquer coisa que vocês tenham o mínimo de desconfiança
que controla o nosso universo pois elas não nos irão poupar. Sejam fortes e boa
sorte.
Joana
Marques11:01
Animais, como seria a nossa vida sem eles, uns peludos
outros sem pelo. Todos carinhosos e sem maldade, indispensáveis na sociedade.
Os de estimação acordam sempre junto a nós e não nos deixam por nada, são uns
bichos cheios de amor para dar.
...
Tenho a honra de lhe entregar esta foto nojenta, faça o que quiser com isso. Pode ignorá-la, imprimi la e queima- la, ou vender na internet a minha identidade. Estou a dar lhe a liberdade de fazer o que quiser.
João Diogo09:44
˙soɐɥɔ o ǝʇuɐɹǝd oɥlǝoɾ o ɹɐɹqop ɯɐɹı sopoʇ lǝʌɐ̗ʇıʌǝuı ǝ̗ ǝnb o̗s 'ɹɐʌlɐs ɹɐʇuǝʇ ǝs ɐɹɐd osıʌɐ ǝʇsǝ ɹɐp ɐ ǝɥl noʇsƎ ˙ɐıɯouoɔǝ ɐ opínɹʇsǝp ɹǝʇ nǝ ǝp sıodǝp ɹɐdɐɔsǝ ɹınɓǝsuoɔ ɐ̗ɹı ɯǝ̗nɓuıu 'olǝɓ op ǝpɐpı ɐ̖ opıʌıʌǝɹqos ɹǝʇ ɯǝpod souɐɯnɥ sǝɹǝs sO ˙ɹǝɹɹoɯ ɐıɯouoɔǝ ɐ opuɐnb ɹɐʌlɐs ǝs ɐɹɐd 'oɔıʇílod ɹǝpod ɹɐɥuɐɓ ɐ̗ɹınɓǝsuoɔ opoɯ ǝssǝp 'ɐsoılɐʌ sıɐɯ ɐɾǝs ɐns ɐ ǝnb ɯoɔ ɹǝzɐɟ ɐɹɐd soɹʇno sop ǝpɐpɹǝqıl ɐ ɹɐɹıʇǝɹ ǝʌǝp ossı ɹod 'ǝʇuɐʇɹodɯı oʇınɯ ǝ̗ ǝpɐpɹǝqıl ɐns ɐ 'oʇoɟ ɐp oɔıdo̗ʇ op opuɐssɐԀ ˙ɹǝsınb ǝnb o ɹǝzɐɟ ǝp ǝpɐpɹǝqıl ɐ ǝɥl ɹɐp ɐ noʇsƎ ˙ǝpɐpıʇuǝpı ɐɥuıɯ ɐ ʇǝuɹǝʇuı ɐu ɹǝpuǝʌ no 'ɐl ɐ̗ɯıǝnb ǝ ɐl ıɯıɹdɯı 'ɐl-ɐ̗ɹouɓı ǝpoԀ ˙ossı ɯoɔ ɹǝsınb ǝnb o ɐçɐɟ 'ɐʇuǝɾou oʇoɟ ɐʇsǝ ɹɐɓǝɹʇuǝ ǝɥl ǝp ɐɹuoɥ ɐ oɥuǝ⊥ ˥ ǝɥʇ ǝʞɐʇ
E se a minha vida fosse livre? O que aconteceria se a
minha vida fosse livre de tudo e de todos, da minha família, de mim e até dos
meus pensamentos, livre para fazer o que quisesse sem consequências dos seus
atos ou a falta deles. Mas e o que seria de mim se ela fosse livre, quem seria
eu? Um Zé ninguém, sem emoções e sem vontade de existir e lutar pelo aquilo que
quero. Então se calhar sou eu que preciso da vida e não ela de mim, porque sem
ela não há razões para viver. Por isso, peço desculpa por roubar à minha vida
toda a sua liberdade, mas preciso dela para poder ter a minha.
Patrícia Fangaia13:18
Donuts...
Estou deitada com preguiça de me levantar para ir buscar ao frigorífico os meus
donuts favoritos. Os donuts castanhos do pingo doce, que claramente são
melhores que todos os outros, os rosas, os simples, e ninguém pode dizer o
contrário, ou até podem, mas não importa, pois os donuts "castanhos"
de chocolate e com pepitas de chocolate sabem que ninguém rouba o lugar deles.
Ontem quando a minha mãe me disse que não os havia quase me deu uma coisinha
má... Mas no finalzinho acabou por achar uns no cantinho, felicidade pura.
Donuts castanhos obrigada por existirem e por me terem ajudado na fotografia
ridícula 🍩🍩
Miguel Silva10:18
Estou farto desta mosca que me está a chatear, não
importa as vezes que eu a tento acertar, ela não desaparece. Sinto vontade de
ir buscar um pano molhado para finalmente acabar com o meu sofrimento, mas fico
triste por pensar que vou matar um ser vivo. Não faz mal, ela é chata.
Finalmente acerto nela e mato-a, mas atiro o seu corpo esmagado ao lixo ou dou
à minha aranha simpática para ter uma bela refeição? No fim do dia não importa
porque a aranha consegue caçar sozinha. Finalmente sento-me e relaxo por não
ter uma bolinha com asas a voar à minha volta.
RIDICULARIUS KID PINGUIS PINGUIS PINGUIS adipem puer KID GO BUTIO BUTIO HHAHA RANCENS magnus PRAEMIUM BUTIO BUTIO adipem puer, hahah! Fat Kid Bomm biggg BUTIO! Rideo autem, sed HAHAHHAHJAHAHAHAHAHAHAHA poopy poopy ADIPS! RANCIDUS PINGUIS PINGUIS PINGUIS AHHAHA Big Fat Kid KID SLUUURRPP HUUNGYR B Ooty!
AUDAZES
(considerações finais)
Vittor Capaccio
Saint Peter martyr.1505
Quando tudo parecia estar preparado para o o caos e o encostar às "BOX" em tempo de crise existencial,a "máquina" decidiu oferecer-vos (com antecipação), os presentinhos de natal - etiqueta pendurada:
« Vaisss indo que isto não é tempo para preocupações». Nem cansaço intelectual-estamos em balanço.
Fizeram estragos, este grupo de irredutíveis e AUDAZES (GAULESES?) , não(!!) LUSITANOS .
Recusando os presentes e a acomodação= a facilitismo e malandrice (os chico-espertos safam-se à grande e à PORTUGUESA).
É verdade (!), estamos na nossa "GUERRA MUNDIAL %III", e ainda no início.
Destrói espíritos antes de dilacerar os corpos.
Peter sue hill
Mas, também é verdade que nas grandes tragédias humanas do passado, existiram sempre bravos inconformados saídos da multidão. É momento de luta e auto-conhecimento. Foi desta forma que responderam ao meu DESENCANTO.
- Com COMPETÊNCIA(!), (...)
Transformaram este período (com pouco mais de 2 meses), num exemplo. Valeu pelos seis anteriores, onde se aaarrastaram na 23A confusos esforçando-se para se encaixarem na nova realidade.
Trabalharam,,, mas, sem garra nem auto-exigência.
A escola é isto, serve (tb) para nos preparar para os grandes confrontos na vida,,,e o que daqui sai chama-se aprendizagem e tijolos para a maturidade.
Encontra-se (...a escola) rodeada pelos destroços das nossas dúvidas e limitações. Existe um caminho e só este nesta aprendizagem da construção e invenção do OBJECTO-ARTE.
Experimentação, organizAção,conhecimento, domínio dos materiais e utensílios.
e empenho(!!),>,,estar sempre ligado.
Posteriormente aprenderem a descodificar as imagens e as formas que nos rodeiam- decifraram este mundo vestindo-lhe novas roupagens.Tudo isto demora infindáveis dias, semanas, meses e para muitos uma vida.
A insatisfação é a grande virtude dos exigentes e talentosos. Uma dor que nunca se afasta de quem se apaixonou por esta área.
Nos momentos complicados. Este,anormal, e muito difícil de resolução ... sem fim à vista.O empenho e o confronto com novas realidades , são as armas certas para continuar em frente.
Entendimento dos processos básicos da linguagem da representação na ARTE.
Todos o conseguiram neste breve período, rotulado de :
«-Vamos indo kavida na tá pra grandes preocupações, já nos basta o “#BICHO" ».
Não quero "partir" sem me referir a 2 (imagens)nomes-INÊS Rodrigues e Gonçalo, são o exemplo perfeito do que pretendo dos grupos que me entram na sala neste meu projecto de uma vida. Gonçalo a jogar por fora, sem a importância dos números, médias e "cifrões". Demonstrou uma evolução fantástica na resolução dos desafios. Rodrigues, fartou-se de ser relegada para o grupo das notas -suficientes- e criou os seus próprios objectivos.
“Mostrar-se” ao professor com
aplicação e exigência.
Terminámos desta forma uma curta viagem com alguns desaires e por fim em desespero estes 6 desafios. Estamos conscientes da honestidade dos nossos gestos. Horas, muitas horas a "dar ao dedo" porque é assim que deve ser, SEMPRE!
Não há outra forma de recusar e lutar contra o facilitismo e as banalidades que os grandes senhores, os mandantes dos destinos de todos nós OFERECEM como cenoura para BURRO. Amansam e manipulam o grande rebanho que destrói o o seu próprio HABITAT.
E o futuro da humanidade.
Qualidade!
Esforço
Evolução!
Nunca deixeis que sejam os outros a organizarem o vosso "armazém".
Decidam o que que querem da vida. Tenham ideias, criem objectivos e sejam tenazes na concretização destes.Hoje que estão de partida para uma incógnita que, é sempre a vida para lá do colo da "MAMÃ".
Abraço e sorte no futuro.
.....
POING!
.......
.. 11ºAVIS
SÍNTESE-À MINHA MANEIRA
SÍNTESE-À MINHA MANEIRA
SEVEN 7
UMA SALA-uMA PORTA ABERTA PARA O INFINITO-UMA JANELA PARA O LABIRINTO
Set-019
Set-019
INTRODUÇÃO
RETORNO ÀS ORIGENS
…NESTA CURTA
INTRODUÇÃO DE BOAS-VINDAS RECORDAREI COM GRATIDÃO AS PALAVRAS DE TODOS NA
REFLEXÃO FINAL DO TRANSACTO ANO. PALAVRAS GENEROSAS QUE ME OBRIGAM A DAR AINDA
MAIS DE MIM NESTE ANO LECTIVO.
TRANSCREVO JUNTAMENTE
COM AS DE HENRY MILLER DOIS DESSES “PENSAMENTOS” DEIXADOS POR 2 ALUNOS, SÃO O
ESPELHO DO AMOR QUE SE DEVERÁ TER POR DESAFIOS E PELA ESCOLA EM GERAL. SÃO
CONHECIDAS POR TODOS DO ARTIGO FINAL DO ANO. MAS, SERÃO A MOLA IMPULSIONADORA
DO PROJECTO HABITAT # 20 (Set.2019)
ARTISTA
ESSE DUPLAMENTE “SER”
Lado a lado com a
espécie humana corra outra raça de seres, os inumanos, a raça dos artistas que,
incitados por desconhecidos impulsos, tomam a massa sem vida da humanidade e,
pela febre e pelo fermento com que a impregnam, transformam a massa húmida em
pão, e o pão em vinho, e o vinho em canção. Do composto morto e da escória
inerte criam uma canção que contagia. Vejo esta outra raça de indivíduos
esquadrinhando o universo, virando tudo de cabeça para baixo, os pés sempre se
movendo em sangue e lágrimas, as mãos sempre vazias, sempre se estendendo na
tentativa de agarrar o além, o deus inatingível: matando tudo ao seu alcance
que lhe rói as entranhas (...) Um homem que pertence a essa raça precisa ficar
em pé no lugar alto, com palavras desconexas na boca, e arrancar as próprias
entranhas. É certo e justo, porque ele precisa! E tudo quanto fique aquém dessa
aterrorizador espectáculo, tudo quanto seja menos sobressaltante, menos
tetrificante, menos louco, menos delirante, menos contagiante, não é arte. O
resto é falsificação. O resto é humano. O resto pertence à vida e à ausência de
vida.
Henry Miller
FoiHenry Miller
desta
forma que dei início a mais um ano lectivo com a planificação
direccionado a assuntos de sobrevivência dos ecossistemas e da própria
humanidade. O passar dos meses trouxeram-nos acontecimentos que mudaram
as nossas vidas.
Numa assumida continuação do anterior, só poderia ser ainda melhor. A turma do 12ºAvis, tinha batido recordes no exame final depois da excelente prestação nos dois anos que frequentaram 23 A.
O 11ºseria a minha turma construída do zero, numa viagem de descoberta até ao 12ºano.
Numa assumida continuação do anterior, só poderia ser ainda melhor. A turma do 12ºAvis, tinha batido recordes no exame final depois da excelente prestação nos dois anos que frequentaram 23 A.
O 11ºseria a minha turma construída do zero, numa viagem de descoberta até ao 12ºano.
Faltava
só o pequeno impulso da renovação do espaço. O
tema, a planificação geral e o dia da apresentação estavam estruturados.
A sala campo de todas as batalhas e das aprendizagens.A grande
construção de 020.
Empenho
na limpeza na nova disposição dos
objectos de apoio e a ficção fotos-retratos do homem Contemporâneo. Como
uma
maldição, uma profecia com meses de antecedência ...mas já esperada esta
tragédia. Estávamos a passar das marcas na destruição das reservas do
planeta e o envenenamento do oxigénio que respiramos. O dominador dos
mundos
tornou-se a realidade dos nossos dias.
Acordámos todos para uma nova forma de estar na vida. no convívio com os semelhantes e com o meio envolvente.
Acordámos todos para uma nova forma de estar na vida. no convívio com os semelhantes e com o meio envolvente.
Fábrica
da
Criatividade-setembro 2019
O Dono dos MUNDOS
da
Criatividade-setembro 2019
O Dono dos MUNDOS
.
O descalabro foi total a partir do início do segundo
período. Várias estratégias foram implementadas para trazer de volta a
motivação, o respeito e o trabalho. Nada surtiu efeito.
Quase na totalidade, os alunos da turma, esqueceram a
grande viagem que tinham realizado até aí , desaceleraram e perderam a noção
dos objectivos a atingir.
Como um rio o pensamento e as decisões deste. Seria
necessário concluir o ano lectivo e cumprir todas as áreas planificadas.
Assim aconteceu...
Assim aconteceu...
...
11ºAVIS- Elementos estruturais- A linha de contorno como construtora de imagens e de volume (trama)- Novas linguagens-movimento e ritmo-cor-Nivelamento e acentuação.
Reinterpretação da ARTE-OUTROS.
Fusão e desconstrução.
Construção-INVENÇÃO de formas tridimensionais (...os pássaros no bordado de Castelo Branco)METAMORFOSE.
Caro professor Envio por este meio as fotografias correspondentes ao trabalho "Fusão Seven 6 Invenção (K)riatividade e Autonomia" para a devida avaliação. Para este trabalho utilizei os diversos materiais e técnicas estudadas ao longo do ano lectivo, desde as canetas e lápis aquareláveis, canetas de bico fino, tinta da china e lápis de grafite. Sendo um trabalho autónomo e criativo cujo objectivo comum consistia na fusão da Mona Lisa de Basquiat com os padrões de Klimt, optei por dar corpo e asas à Mona Lisa que se encontra a concretizar o nosso sonho comum de quarentena, uma fuga para uma praia paradisíaca onde a única máscara permitida sejam as asas e a coroa de frutas de uma celebração carnavalesca . Compreendo que entrego o trabalho fora do prazo estipulado e por isso serei penalizada, e justifico este atraso pois encontro-me com problemas de Internet. Espero que esteja bem entre os seus Abraço Drinie/19.06-21.56 h
(...gosto da delicadeza e o respeito com que esta jovem aluna trata os assuntos e o seu PROFESSOR)...e como entendeu a importância dos símbolos na REPRESENTAÇÃO.
11ºAVIS- Elementos estruturais- A linha de contorno como construtora de imagens e de volume (trama)- Novas linguagens-movimento e ritmo-cor-Nivelamento e acentuação.
Reinterpretação da ARTE-OUTROS.
Fusão e desconstrução.
Construção-INVENÇÃO de formas tridimensionais (...os pássaros no bordado de Castelo Branco)METAMORFOSE.
Caro professor Envio por este meio as fotografias correspondentes ao trabalho "Fusão Seven 6 Invenção (K)riatividade e Autonomia" para a devida avaliação. Para este trabalho utilizei os diversos materiais e técnicas estudadas ao longo do ano lectivo, desde as canetas e lápis aquareláveis, canetas de bico fino, tinta da china e lápis de grafite. Sendo um trabalho autónomo e criativo cujo objectivo comum consistia na fusão da Mona Lisa de Basquiat com os padrões de Klimt, optei por dar corpo e asas à Mona Lisa que se encontra a concretizar o nosso sonho comum de quarentena, uma fuga para uma praia paradisíaca onde a única máscara permitida sejam as asas e a coroa de frutas de uma celebração carnavalesca . Compreendo que entrego o trabalho fora do prazo estipulado e por isso serei penalizada, e justifico este atraso pois encontro-me com problemas de Internet. Espero que esteja bem entre os seus Abraço Drinie/19.06-21.56 h
(...gosto da delicadeza e o respeito com que esta jovem aluna trata os assuntos e o seu PROFESSOR)...e como entendeu a importância dos símbolos na REPRESENTAÇÃO.
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sábado,
18/04, 19:02
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Professor,
não percebi o que queria dizer com as cores dos padrões, as cores originais
das pinturas?
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VAMOS
LÁ A VER SE TE CONSIGO EXPLICAR MELHOR- AO FALAR DE FUSÃO>>> DUAS
OBRAS DOIS ESTILOS DIFERENTES, DUAS PERSONALIDADES E TEMPOS DIFERENTES.
FAZER
UMA FUSÃO DE DUAS OBRAS É TORNÁ-LAS NUMA SÓ.
. Mistura ou conjugação de
duas ou mais coisas.
Transformação de duas ou
mais coisas numa só. = ALIANÇA, ASSOCIAÇÃO (DIZ O DICIONÁRIO)
COMO
SE PODE FAZER ESTA ASSOCIAÇÃO:
DE
MUITAS FORMAS, POR EXEMPLO EM FRAGMENTOS CONSTRUINDO UMA REDE MODULAR REGULAR
OU IRREGULAR.
DE
UMA FORMA MAIS CLÁSSICA, JUNTANDO NUMA COMPOSIÇÃO COM UMA DETERMINADA
INTENCIONALIDADE AS DUAS OBRAS DE ARTE, TRANSFORMANDO-AS FORMALMENTE COMO
PICASSO FEZ COM AS MENINAS DE VELASQUEZ. NUM DETERMINADO AMBIENTE MAIS
REALISTA.
PORQUE
ESCOLHI BASQUIAT E KLIMT(????)
BASQUIAT
PELA GENIALIDADE DO SEU TRAÇO E MANCHA EM ACENTUAÇÃO, POIS ESTAMOS A
TENTAR ENTENDER O QUE É ESTA SIMPLIFICAÇÃO POR ACENTUAÇÃO.O GESTUALISMO DAS
SUAS OBRAS(MOVIMENTO)
KLIMT
PELA RIQUEZA DA COR E DOS PADRÕES DAS SUAS OBRAS...ACONSELHO QUE VEJAM
OUTRAS OBRAS DE G KLIMT-PRIMEIRO ELE FOI UM GRANDE RETRATISTA, DEPOIS
REVOLUCIONOU A ARTE COM O CORPO DA MULHER ENVOLVIDO EM TECIDOS COM PADRÕES.
TAMBÉM AQUI TIVE UMA INTENÇÃO QUE QUERO QUE NÃO ESQUEÇAM>> ALÉM DE ESTAR
NA PROGRAMAÇÃO ASSOCIADO AO MOVIMENTO>>( MÓDULO-PADRÃO E REDE
MODULAR)...ESTES( NÃO) SÃO TRABALHOS PARA
CRIANÇAS
COMO ALGUÉM REFERIU NUMA AULA... E TEMOS A PROVA QUE O PADRÃO PODERÁ SER
UTILIZADO DE UMA FORMA ARTÍSTICA COM KLIMT.VASARELY ETC.
OUTRO
PORMENOR
IMPORTANTE-A COR-
A RIQUEZA DA
COR
NA OBRA DE KLIMT, ESSA RIQUEZA NÃO PODE SER DESCURADA NA
VOSSA
COMPOSIÇÃO
CONCLUSÃO!!
ESTE
TRABALHO
É A SÍNTESE DE TODA A PROGRAMAÇÃO DESTE ANO, E ALIADO A ISTO A VOSSA LIBERDADE
DE CONSTRUÍREM UMA (pseudo)OBRA DE ARTE.
A ARTE NA COGITAÇÃO DO ENLAÇE DO LIXO
COM O BORDADO DE CASTELO BRANCO
No seguimento do “design de interiores “da SALA 23A que vos deu as boas vindas no início
deste ano lectivo e das preocupações e inquietações sobre a problemática do lixo que todos nós
fabricamos iremos dar início a um novo trabalho onde iremos “casar” o lixo com o nobre
bordado de castelo branco, património da nossa cidade.
PERCURSOS
da MADALENA.
Memória descritiva
Esta memória descritiva é sobre o trabalho realizado por mim Madalena Gonçalves, aluna da turma 11ºAVIS da Escola Secundária Amato Lusitano, que foi pedido pela professora de desenho Ana Rocha e ao qual dei o nome de “Freedom”.
O trabalho teve várias fases tendo a primeira sido pedida no dia 4 de maio de 2020 e o trabalho final entregue no passado dia 19 de junho de 2020, e senti mais dificuldade em ter tempo para fazer o que foi pedido nas várias fases. O trabalho final tem como dimensões 85cmx60cm, muito próximas da dimensão A1, e o suporte é um material plástico reforçado com 3mm de espessura.
Na realização do trabalho final utilizei os seguintes materiais e técnicas:
Papel de jornal – no fundo (com a técnica da colagem e descolagem com cola branca) e para dar volume ao corpo do pássaro maior e aos troncos (enrolei o papel e colei os vários bocados com fita de papel para fazer a forma que queria); Papelão – nos troncos, no corpo e nas asas do pássaro para fortalecer a base (foi no papelão que colei os vários materiais que deram volume a cada um destes elementos), e para fazer os pássaros pequenos (que colei com cola branca ao suporte já revestido com papel de jornal); Papel higiénico – na parte das asas que está a verde (enrolei várias folhas e colei-as ao papelão das asas com cola quente) e para dar volume às patas do pássaro maior (enrolei alguns bocados e colei-os com fita de papel que, posteriormente, pintei de laranja); Madeira – nos troncos do trabalho (colei-os ao jornal com cola quente); Carica – no olho do pássaro maior (furei a carica e colei, com cola quente, a cabeça de um roquete partido); Fio de seda – no bico do pássaro maior (enrolei o fio à volta do bico e fui colando com cola branca para ficar melhor afixado); Tecido – na cabeça, no corpo e nas asas do pássaro maior (colei o tecido na cabeça e no corpo com cola quente e nas asas com cola branca para fazer as penas); Embalagens PET – no corpo do pássaro (cortei bocados de garrafas de água para fazer as penas e colei-as com cola quente ao tecido que estava a revestir o corpo do pássaro); Embalagens Tetra Pack – nas correntes (cortei argolas em pacotes de leite e colei-as umas às outras com fita dupla face e ás asas no pássaro com cola quente); Rolos de papel higiénico – por baixo do pássaro maior (cortei vários rolos com uma certa medida e colei-os às asas e ao corpo do pássaro e também ao suporte para dar a ideia de que o pássaro estava mais próximo de quem olha para o trabalho; Tinta acrílica – para pintar as patas, o corpo, as asas e a parte preta do olho do pássaro maior e o fundo; Corretor de caneta – para pintar a parte branca do olho do pássaro maior; Lápis de cor – para pintar o pássaro pequeno que está mais em baixo; Caneta de ponta fina preta – para fazer as texturas visuais do pássaro pequeno que está no meio; Canetas aguareláveis – para pintar o pássaro pequeno que está mais acima;
Com este trabalho, pretendo mostrar que o lixo pode ser utilizado para fazer este tipo de trabalhos, em vez de causar cada vez mais mortes de aves, tirando-lhes a liberdade (“Freedom”) e, por isso, quis passar a ideia que o pássaro se está a libertar para também voar livremente, tal como as outras 3 aves que aparecem no trabalho.
Esta memória descritiva é sobre o trabalho realizado por mim Madalena Gonçalves, aluna da turma 11ºAVIS da Escola Secundária Amato Lusitano, que foi pedido pela professora de desenho Ana Rocha e ao qual dei o nome de “Freedom”.
O trabalho teve várias fases tendo a primeira sido pedida no dia 4 de maio de 2020 e o trabalho final entregue no passado dia 19 de junho de 2020, e senti mais dificuldade em ter tempo para fazer o que foi pedido nas várias fases. O trabalho final tem como dimensões 85cmx60cm, muito próximas da dimensão A1, e o suporte é um material plástico reforçado com 3mm de espessura.
Na realização do trabalho final utilizei os seguintes materiais e técnicas:
Papel de jornal – no fundo (com a técnica da colagem e descolagem com cola branca) e para dar volume ao corpo do pássaro maior e aos troncos (enrolei o papel e colei os vários bocados com fita de papel para fazer a forma que queria); Papelão – nos troncos, no corpo e nas asas do pássaro para fortalecer a base (foi no papelão que colei os vários materiais que deram volume a cada um destes elementos), e para fazer os pássaros pequenos (que colei com cola branca ao suporte já revestido com papel de jornal); Papel higiénico – na parte das asas que está a verde (enrolei várias folhas e colei-as ao papelão das asas com cola quente) e para dar volume às patas do pássaro maior (enrolei alguns bocados e colei-os com fita de papel que, posteriormente, pintei de laranja); Madeira – nos troncos do trabalho (colei-os ao jornal com cola quente); Carica – no olho do pássaro maior (furei a carica e colei, com cola quente, a cabeça de um roquete partido); Fio de seda – no bico do pássaro maior (enrolei o fio à volta do bico e fui colando com cola branca para ficar melhor afixado); Tecido – na cabeça, no corpo e nas asas do pássaro maior (colei o tecido na cabeça e no corpo com cola quente e nas asas com cola branca para fazer as penas); Embalagens PET – no corpo do pássaro (cortei bocados de garrafas de água para fazer as penas e colei-as com cola quente ao tecido que estava a revestir o corpo do pássaro); Embalagens Tetra Pack – nas correntes (cortei argolas em pacotes de leite e colei-as umas às outras com fita dupla face e ás asas no pássaro com cola quente); Rolos de papel higiénico – por baixo do pássaro maior (cortei vários rolos com uma certa medida e colei-os às asas e ao corpo do pássaro e também ao suporte para dar a ideia de que o pássaro estava mais próximo de quem olha para o trabalho; Tinta acrílica – para pintar as patas, o corpo, as asas e a parte preta do olho do pássaro maior e o fundo; Corretor de caneta – para pintar a parte branca do olho do pássaro maior; Lápis de cor – para pintar o pássaro pequeno que está mais em baixo; Caneta de ponta fina preta – para fazer as texturas visuais do pássaro pequeno que está no meio; Canetas aguareláveis – para pintar o pássaro pequeno que está mais acima;
Com este trabalho, pretendo mostrar que o lixo pode ser utilizado para fazer este tipo de trabalhos, em vez de causar cada vez mais mortes de aves, tirando-lhes a liberdade (“Freedom”) e, por isso, quis passar a ideia que o pássaro se está a libertar para também voar livremente, tal como as outras 3 aves que aparecem no trabalho.
Madalena
MEMÓRIA
DESCRITIVA
A ARTE NA COGITAÇÃO
DO ENLACE DO LIXO COM O BORDADO DE CASTELO BRANCO
No âmbito da
disciplina de Desenho A, foi pedido um trabalho que abordava dois temas
distintos, o bordado de Castelo Branco e o lixo. O trabalho foi realizado por
mim, Jéssica Martins, entre dia 1 e 20 de junho.
Numa primeira fase do trabalho, realizei o registo gráfico, ao qual
atribui o título “desespero”. Onde,
trabalhei a metamorfose baseada na transformação de um pavão num dragão.
Na segunda fase, comecei por juntar “lixo” e escolher o suporte.
Numa placa de madeira, de 120cm por 90 cm, estruturei todo o meu
trabalho com o lixo recolhido. Para a construção da estrutura do corpo do
pássaro/dragão, amachuquei papel de jornal e coloquei-o dentro de meias de vidro,
depois fixei uma à outras com fita adesiva. De seguida, recortei nas latas de
sumo, penas/escamas e colei-as á base, recorrendo a cola quente.
Para construção das patas do dragão utilizei luvas descartáveis
preenchidas com tecidos velhos. Para obter uma base mais resistente e uniforme,
apliquei por cima, papel higiénico com cola branca. Depois de secas foram
pintadas, através da técnica do esponjado, com tinta acrílica, de cor castanha
e algumas texturas visuais.
A cabeça foi ganhando forma através
do cartão, de garrafas de plástico e latas. Nesta, apliquei gesso para obter
mais destaque e detalhe da mesma, colocando-a em 3D. Para finalizar, apliquei os
cornos, feitos de esferovite, forrados com cola branca e papel de cozinha. Para
dar cor, utilizei spray verde, cinzento e dourado. Para simular a língua do
dragão, coloquei um tecido de cor vermelha. Os dentes laterais e de frente
foram feitos com CDs e os quatro maiores moldados a papel alumínio, que pintei
com tinta acrílica branco sujo. No olho apliquei uma pedra/berlinde.
Para a cauda do pássaro, como base, cortei em cartão o formato desta,
e apliquei por cima CDs. Para dar a sensação de penas recortei, em garrafas
pet, várias formas e tamanhos de penas e aqueci-as através da chama do fogão, para
obter a dimensão 3D e algum realismo. Para dar cor, coloquei pedras com um
formato de cubo de cor vermelha.
Para as assas, utilizei o cartão e pedaços de balsa. Na membrana superior
da asa apliquei, como fora pedido, uma das técnicas utilizadas anteriormente,
texturas visuais.
Jéssica
...
EPÍLOGO
Quixotescos da PEDAGOGIA
DIAS NÃO!...AULAS ASSÍNCRONAS DE UMA PROFESSORA EM PORTUGAL.
Criado a 24/06
Caros alunos, consultem o vosso mail com urgência!
Criado a 25/06
Caros alunos, consultem o vosso mail!
Criado a 26/06
Mais
uma vez apelo para que consultem o vosso mail oficial. Hoje até enviei a
mesma mensagem para os vossos mails antigos. Por favor, respondam
Criado a 26/06
Caros
alunos, apelo ao vosso bom senso! Já vos enviei mais dois mails e mais
uma mensagem privada. Façam o favor de me responder!
SINCRONIZADA!
Quixotescos na PEDAGOGIA
TEMPOS MUITO DIFÍCEIS PARA OS JOVENS ALUNOS, MAS TAMBÉM PARA OS Professores que teimam na excelência e no zelo pelo cumprimento dos deveres.
sem afectos-amor,,, AUTORIDADE. NÃO É POSSÍVEL ACONTECER APRENDIZAGEM.
A NOVA ESCOLA SERÁ UMA MERA INSTITUIÇÃO SEM FUTURO.
QUE O FUTURO TRAGA novas vontades e, sorrisos.
ESCOLA
QUE O FUTURO TRAGA novas vontades e, sorrisos.
ESCOLA
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