LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

segunda-feira, 10 de julho de 2017

A GRAVATA


INQUIETAÇÃO




QUE TÍTULO??

...

Porque não te calas ó...PELINTRA
...
É CÍCLICO
 ...
A DOR de quem pensa
...
MONARQUIAS
...
TUDO ao "MÓLHO" e Fé no DIABO
PORQUE DEUS já não anda por perto
...
Última  antes de SETEMBRO
...

VAI PARA o DESERTO Ó Santo ANTÃO

... 
Vai prá tua terra ó ÍNDIO
...

ENGANADOS!!
...
REVOLUÇÃO JÁAAA!!

....

ANTES de FÉRIAS
...
Gravatas
..
O semanário provocador
...
Agora como antigamente
...
Pecados capitais
...
O POVO está sereno. 

PADRINHOS e MADRINHAS

...

Limpeza da alma e das porcarias de 2017
Qualquer um dos títulos serve para ilustrar o momento da reflexão e da revolta.

Invariavelmente , começo projectando  as minhas andanças profissionais com uma ordem temática- um tema, uma visão -imagem ou uma constatação depois de observar ou ouvir algo que me desperte ou me altere em determinada situação ou momento. Toda a minha existência enquanto cidadão consciente, se resume a uma presença espiritual, actuante e insubmissa. 

...


Nos anos 60 e por aí adiante, aparecia um...

Slogan ou cartaz no final  ( ...ou no início)dos filmes , o cinema nesses tempos foi pura magia e levava multidões às suas salas... A referida FRASE, servia de equilíbrio e de controle das emoções.
 Serenavam-se as mentes mais "evoluídas". E evitavam-se entusiasmos exagerados, suicídios ou processos.






QUALQUER SEMELHANÇA com a REALIDADE é MERA COINCIDÊNCIA



 Nesta sentida reflexão  não há coincidências só constatações.
Escolhi sem qualquer hesitação,

A GRAVATA e para segundo lugar a INQUIETAÇÃO. As duas juntas não ficariam mal como título deste artigo desestabilizador, embrulhado em papel pardo e amachucado. Pretende ser um grito com um rosto de desabafo triste, de alguém vencido pelas circunstâncias da vida-alguém que se recusa a seguir, desarticulado pela força do vento numa determinada direcção-a do comodismo, do conformismo. Mas que pouca força tem, para contrariar o inevitável-os poderes instalados e BEM.





Dois factores estruturam a necessidade destas linhas  antes de férias ou três, melhor (escrevendo)- INQUIETAÇÃO a canção do  Z M BRANCO,  reflecte  em palavras com sentido , tudo aquilo que me faz sangrar- a contradição- contradições de um mundo à beira do abismo - o poder domina toda a nossa existência, o PODER de quem realmente tem o PODER-e toda a sociedade, gira em volta desses centros de decisão.
Um velho jornal numa pastelaria entre outros esperando que alguém lhes pegasse e os lessem.





1
Comecemos então pelo título(seleccionado)

A GRAVATA como SÍMBOLO SAGRADO HOJE. Foi abolida quase como uma maldição na revolução de ABRIL... 



16 de Maio de 1974

Vinte dias após a Revolução dos Cravos, Mário Soares recebeu um telefonema de António de Spínola, o primeiro Presidente da República do pós-25 de Abril. Homem formal, o general do monóculo estava deveras preocupado com a possibilidade de Francisco Pereira de Moura, um dos futuros ministros do 1º Governo, se apresentar sem gravata na tomada de posse do Executivo. 



(pesquisa NET)
Soares, que foi ministro dos Negócios Estrangeiros desse Governo procurou tranquilizar Spínola, dizendo-lhe que Pereira de Moura andava sempre sem gravata, e que de certeza se iria apresentar com um 'col roulé' [gola alta], indumentária muito em voga nessa época.  
Nesta data, a gravata ainda foi uma preocupação-Pereira de Moura bateu o pé e apresentou-se sem gravata-nos anos seguintes, este símbolo entrou em decadência e foi ridicularizado pelos revolucionários barbudos e cabeludos. 
E assim se manteve até finais dos anos oitenta
Hoje nos "MEIOS" do estado e de todos os círculos dominantes, ela apresenta-se como símbolo de competência e é o passaporte para o êxito, de quem a usa e do seu círculo de amigos e  familiares. 

 Este utensílio tão útil nos tempos que correm, para aprimorar a imagem exterior de quem o usa, mesmo que esconda muitas das trafulhices da era moderna, quase todas executadas por personagens engravatadas. 
É também motivo de coleccionismo.
Centenas de gravatas estão expostas na grande capital da BEIRA BAIXA, fazem parte do espólio  de um dirigente de uma autarquia. Personagem esta  que sempre me tratou com respeito e o mesmo tem recebido da minha parte, portanto este trecho do artigo, não tem qualquer objectivo crítico dirigido a este senhor e à sua paixão de coleccionador de gravatas. Assisti na semana passada, curioso,,, a este fenómeno de multiplicação, outra  das razões de deitar mão à escrita. A referida exposição, foi badalada e exaustivamente mostrada em pelo menos dois canais da televisão. Até aqui tudo bem , entendo, é algo nada visto fora das "GRAVATARIAS"- conseguir juntar centenas de gravatas , todas diferentes e com cores e padrões invulgares e originais. O seu proprietário uma figura pública com responsabilidades políticas, respeitado e com amigos nos centros de decisão,,, também tudo certo. É fácil promover as suas gravatas tirando-as das gavetas,  onde apertadinhas sufocavam. Expostas hoje,  como objectos de ARTE em mobiliário de BOM-GOSTO, vindas para aos olhos do grande público. 
Uma ideia  invulgar.

A DÚVIDA e a REFLEXÃO???!...

Quais serão os critérios dos jornais e das televisões para publicitarem um acontecimento regional ou nacional?...

Ainda em relação à mostra INSTALAÇÃO-ARMAZÉM 55
no FÓRUM de Castelo Branco-Estiveram envolvidos 60 jovens alunos (...multiplicando por três ou quatro elementos do seu agregado familiar!!! e amigos-TEMOS muita gente interessada na visita a este espaço comercial), brilhantemente representados com o trabalho de um ano. Trabalho de muitas noites e dias a darem o seu melhor e procurando aceitação-oportunidade de ocuparem um lugar no futuro.
Foi um projecto de todo o GRUPO de ARTES, ou o objectivo foi esse desde o seu início.
Pedi antecipadamente  ao meu colega José Manuel Santos, para tratar de tudo respeitante às relações "PÚBLICAS" na organização do EVENTO, não tenho o mínimo de competência para estes assuntos-tratou e bem pois quase todas as solicitações e todos os "PASSOS" tiveram sucesso. Referi no momento, que se preparasse para surpresas menos boas , a minha experiência, no que dizia respeito a jornais, televisões e presenças nas inaugurações  de "GENTE IMPORTANTE" incluindo a direcção da nossa ESCOLA, não era até aquele dia muito auspiciosa.
O sucesso ou a  "coisa" seria mais complicada nessa área. José Santos achou que não, todos esses órgãos de comunicação e personagens que nos representam, tinham sido receptivos e mostrado muito interesse e simpatia.
Torci o nariz, pois já estou nesta cidade há 25 anos e desisti  há cerca de uma década de criar expectativas . Ou ter esperança que trabalhar no duro, seja motivo de orgulho para alguém, a não ser o próprio . 
ESPERANÇA  nenhuma, que terceiros "reparem" nos gestos concretizados pelos jovens, sem ficarem na "fotografia" - (um ou mais dos senhores com gravatas), MAS... fiquei curioso. Curioso, porque o  PROFESSOR JOSÉ, tinha conseguido a mobilização de empresas e particulares para o êxito do EVENTO.
Estando muito nas traseiras  da actividade, para não fragilizar a dimensão do projecto com a minha imagem de


Envolvi-me  com alguma expectativa. E o grande dia chegou.

Como esperava e no balanço  final, não  houve novidades que dessem razão ao entusiasmo de JMS- nenhum jovem, grupo ou   obra foram motivo de publicidade, nenhuma personagem importante da nossa ESCOLA ou fora desta,   esteve na inauguração  do grande evento. Bem, estou a ser injusto, num jornal da cidade apareceu uma fotografia com um pequeno texto, que referia uma exposição no FÓRUM de Castelo Branco, realizada  pelos ALUNOS do SÉTIMO ANO do CURSO de ARTES da  Escola Amato Lusitano.

7ºANO???SENHORES JORNALISTAS...do CURSO de ARTES?
SÉTIMO ANO???
REPITO!!!SÉTIMO ANO? ARTES!!!
Escultura-Pintura-Instalação-Performance

Enfim José eis a recompensa aos teus (...e dos alunos) esforços para divulgares o EVENTO no qual perdeste anos de vida de tanta movimentação e gasóleo gasto na sua organização.

Mas a  DITA CUJA GRAVATA símbolo de muito poder e OMNIPOTÊNCIA, é "amiudamente ", acompanhada por carros de gama alta dos nossos dirigentes-grandes BANHEIRAS de marcas de encher os ouvidos, os olhos e darem rombos no tesouro familiar,  são o símbolo do poder de quem nos " GOVERNA" nas ESCOLAS- TRIBUNAIS-CÂMARAS MUNICIPAIS, GESTÕES PÚBLICAS e PRIVADAS.
Somos nesta área um país muito evoluído. A par das grandes potências da Europa.

Estes objectos símbolos de grandeza ou riqueza, foram também em tempos idos , motivos de dedos apontados  pelos construtores de ABRIL, com direito a perseguição. 

...

Nas rotundas , decoradas de FOTOGRAFIAS com escalas gigantescas(dependendo da importância da tribo a que pertencem) dos futuros ou as mesmas personagens a conquistarem democraticamente o poder por mais quatro anos. 
Lá estão as gravatas aprumadinhas a decorarem as camisas brancas sem mácula ou os fatos de marca.
Observam, acompanham com olhares PHOTO-SHOP a nossa condução e o chiar de pneus nas curvaturas, pacientemente apelam em silêncio, esperando que o POVO, não se esqueça, que sem eles não há futuro nem tempo.



2

Enquanto isto, as semanas somadas...constroem meses e anos. Tudo, acelerado em velocidade  alucinante,  passa-me em frente ao olhar -nas mãos um dos semanários de distribuição gratuita-talvez, 8 folhas 16  páginas. 
Quinze fotografias  (CONTEI 15) do Sr.PRESIDENTE,  aquele que também apoiou "ARMAZÉM55" e muito bem, agradeço de novo publicamente. MAS,,, 15  num só jornal,,,ABRAÇOS, INAUGURAÇÕES e OLHÓ PASSARINHO ao estilo de "PRESIDENT Marcelô " o AFECTUOSO- CREDO SR.C  será necessária tanta EXPOSIÇÃO PÚBLICA. NESTA grande cidade o SENHOR é um DEUS (...não existirão outras forças partidárias? NEM GENTE que transforme a cidade ou a ajude  a transformar-não há gritos de revolta, só conformismo em relação ao partido reinante-não existem PCP, bloquistas ou laranjas a darem também a cara por um projecto um feito ou uma ideia estruturante nos destinos de CB, que mereçam fotografia.

Nada de novo em relação aos tempos do Sr.Comendador, num ano recortei  aproximadamente 300 fotos do jornal R, da referida personagem⇉É OBRA!!

Cansei-me por tanto levar,  semana após semana com a mesma gente e os níveis de sucesso de uma cidade feliz. E cancelei a assinatura.

MAS...e isto é que interessa,,,

e os JOVENS do10º,11º e 12ºANOS do CURSO de ARTES VISUAIS do AGRUPAMENTO AMATO LUSITANO (assim é que está bem), eles que são o FUTURO. SÃO o FUTURO e ainda SONHAM , estão na idade das incertezas, precisam um EMPURRÃO, sentirem que são especiais, que fizeram trabalho ÚTIL. 
Com ou sem gravata.



3



DA ESCOLA...

ANTEPENÚLTIMA página do JORNAL-GRANADA C. em DEFESA de uma ESCOLA  SENSÍVEL, HUMANISTA" refere na →"SEQUÊNCIA da REFLEXÃO". Cristina Granada-foi em tempos longínquos PROFESSORA, saberá do que está a falar...As ESCOLAS TÊM de voltar a SER aquele lugar onde nos conhecemos TODOS e todos cuidamos de todos... 
...
POÉTICA APARTE

A SENHORA PROFESSORA ANDA LÁ PERTO. 
Parece-me bem pensada e escrita toda a reflexão exactamente com esse nome, mas do JORNAL à PRÁTICA-muitos anos luz nos diferenciam cara CG, está desabituada da realidade  nas escolas públicas, no entanto, as palavras que escreveu têm sentido e possuem nos alinhavos muito do que passamos naqueles lugares tão abandonados.
Do PODER nem bons ventos e bons casamentos só para aqueles que se submetem- VERDADE! NAS NOSSAS ESCOLAS quase tudo se perdeu. São muito familiares as fotos oficiais com os senhores das gravatas ao centro-os diplomas em forma de papiro do dia X ou Y-do PROJECTO Z,que irão descansar algures em qualquer prateleira e cobertos de pó dos tempo e ainda os ALUNOS,o tesouro destes lugares por eles toda esta  INQUIETAÇÃO. O AMOR da envolvência que FOI SER ESCOLA TOTAL -O RESPEITO-O PLURALISMO-O COMPANHEIRISMO entre pares-A COMPETÊNCIA de renovar os métodos e os processos-a PARTILHA de IDEIAS e PROJECTOS e o MÉRITO.FORAM-SE!... 
HOJE "COMPRAM-SE" polidos com vernizes de duvidosa qualidade.
DESUMANIZAÇÃO-NÚMEROS-ESTATÍSTICAS
São o lema da ESCOLA na ACTUALIDADE.

Todos vós!
VÓS (TODOS)... SOIS CULPADOS!!!

-CULPADOS!

Por tanta  "ABERTURA" à inovação e ao experimentalismo.
Muita alteração de processos em duas décadas.
E hoje, tantos projectos individuais, penso que em cada estabelecimento de ensino, há um "MAESTRO" e este terá as suas ambições e métodos neste domínio, diferentes dos seus semelhantes em outros locais.
Não há sistema que aguente tanta diversidade e autonomia.
As  pessoas desinteressam-se e afastam-se.Sentem-se fora de um projecto que em tempos foi de toda a comunidade escolar, e
DESISTEM.
  .
CULPADOS!!!

 Também NÓS, que perdemos o PODER e a LIBERDADE de nos envolvermos,de nos revoltarmos. Estamos  ocupados com TRIVIALIDADES e VÍCIOS BURGUESES do Capitalismo de MASSAS.



EGOÍSMO, desinteresse, desalento e solidão - a pele com que nos vestimos todos, ano após ano.
 

Os direitos porque lutámos ou nos convidaram a lutar, são hoje um presente envenenado com a referida DESUMANIZAÇÃO.

Desintegro-me!TODOS os dias um pouco e quem consciente destes factos "morrerá"  também,,, estilhaçado  em fragmentos de desilusão, por ver tanta BESTIALIDADE LEGALIZADA e tanto conformismo no POVO que um dia expulsou os ESPANHÓIS e "cobardemente" também, mutilou com a religião e a escravatura, milhares de ÍNDIOS nas terras de VERA-CRUZ.
No NOVO MUNDO.
E em  ÁFRICA explorando e massacrando os NEGROS.

 Deste POVO o ACTUAL, não vai REZAR a HISTÓRIA...

Os CHINESES esperam pacientemente
o momento de receberem os TESTEMUNHO, pelas mãos dos VENDILHÕES do TEMPLO.
São (só) duas gerações, ou um pouco menos,  nos separam da escravidão amarela e da humilhação enquanto POVO.

PORTUGAL é um NOME!...
DINHEIRO e ECONOMIA, a SUA SEPULTURA .

...
O RESTO é FUTEBOL


Santo Antão no deserto


 Mateus 19,21, quando Jesus diz ao jovem rico: Se queres ser perfeito, vai vende os teus bens dá-los aos pobres e terás um tesouro nos Céus, depois vem e segue-me...



Sem comentários:

Enviar um comentário