LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

terça-feira, 5 de julho de 2011

KONTINUIDADES e FATALIDADES

"KAMINHO"



JUVENTUDES???

Image Upload


TODOS DIFERENTES, todos IGUAIS.
Parte2

O NADA! ESSE é ETERNO!!!

E
PEDAÇOS 
de HISTÓRIA


NADA é ETERNO, até o SOL se apagará um dia.
Esperando o OCASO do GRANDE ASTRO


...Quando os heróis passam um dia a... (SER) pessoas normais
O que é A vida terrena ?

Uma escada imaginária

Esta vida é uma escada
 Bem custosa de subir 

Para alguns bem inclinada 

Para outros a cair

Há ainda uns outros tantos

Com outra designação
Sobem-na cheios de encantos
Com bastante protecção.

Com protecção bem visível
Que se vê a toda a hora.
Nem sempre admissível
Aos que pensam estar de fora.

Como são designados
São sortudos a valer
Esses são abençoados
É frequente ouvir dizer.

Mas deixai-os caminhar
Que também os seus pecados
Quando a hora chegar
Ser-lhe-ão descontados

Outros ainda também
Que não chegam a subir
Coisas que o mundo tem
Que não dá para discutir.

Não dá para discutir
Este mundo é mesmo assim
Só quem a escada subir
Aceita a palavra fim.

Se bem que a palavra FIM
Segue ao longo dessa escada
Todos queremos mesmo assim
Subi-la bem inclinada.

Mas se o pé nos escorrega
Ou a escada se tombou
Não há ninguém que nos pega
Foi o fim que nos pegou.

Ma se o pé escorregar
E nos agarrarmos com firmeza
Mesmo a escada a tombar
Seguramo-nos de certeza.

Muitas vezes é terrível
Aguentarmos ir subindo
À medida do possível
Vai-se chorando vai-se rindo

Com um dia atrás do outro
Seguimos a caminhada
Para levarmos a bom porto
A missão que nos foi dada.

Quer se queira quer não queira
Esta é a nossa missão
Quem pensa de outra maneira
Lá tem a sua razão.

Vamos pois acreditar
Que para o mundo ser perfeito
Nunca devemos pensar
Todos do mesmo jeito

E os que a escada nunca viram
Isso é bom ou é mau
Para os que a escada não subiram
Nem o primeiro degrau

A pergunta vai ficando
Ninguém sabe responder
As gerações vão ficando
Assim é que tem de ser.

O que é a palavra fé
O que é a palavra esperança
Eternidade o que é?
Como é que se alcança?

Pergunta que fazemos
Mas fazemos por fazer
Resposta não obtemos
Nem iríamos entender.

Quando o Mundo se formou
Há muitos séculos atrás
Alguém nos ensinou
Que só Deus era capaz.

Diz-se que Deus disse
E continua a dizer:
- Não façam trafulhice
Que eu estou no alto a ver.

Devemos acreditar
Com mais ou menos Fé
Que alguém está a comandar
Sem nos vermos o que é.

Pomos a vida na mão
Para gerirmos bem gerida
Cabe a nós a solução
De uma má ou boa vida.

Deu-nos paz e alegria
Se a soubermos conquistar
O pão nosso de cada dia
Se o soubermos cultivar.

Dá-nos a escada segura
Mesmo que seja inclinada
Dá-nos a vida futura
Mas só depois da passada.

(LUZIA CANDEIAS) 

 ...de certa FORMA estou um tanto inseguro nesta ABORDAGEM ao TEMA. Socorri-me da POESIA da LUZIA (..até rima) para melhor me posicionar no assunto. Há muito que queria falar no concreto sobre a JUVENTUDE, já o referenciei como sub-tema em muitas das mensagens anteriores, mas, vem ruminando em meu cérebro a necessidade de fazer uma abordagem mais AMPLA e significativa deste sopro da VIDA que é o ESTAR PLENO e com sensações de invencibilidade em cada dia e em cada momento.
Todos os MESES vou fazer a minha visita a meu PAI e à sua numerosa FAMÍLIA. Todos os meses retorno à minha vida e ao meu MUNDO com pedaços do PASSADO. Fragmentos esses cheios de nostalgia e tristeza. Olho os ROSTOS daquela gente, os seus olhares vazios sem brilho. Reparo que cada vez são MENOS. Bocados de nós, pedaços de carne arrancada aos poucos. Vamos ficando assim  porque vazia vai ficando a nossa VIDA, sem REFERÊNCIAS, sem nada que nos possa dar um sinal para seguirmos por este ou aquele caminho. Semelhante a uma verdejante floresta onde as árvores aos poucos se vão transformando em PÓ e este em AREIA. 
Tudo volta ao silêncio e à ausência do que para nós tinha IMPORTÂNCIA. 
É de todas as formas definir ESPAÇOS-FRONTEIRAS. Só sabemos que uns são Pais, outros filhos e os anteriores dos Pais AVÓS. Inventámos o nosso Calendário (...os ROMANOS) para também assim termos as tais referências que nos dão uma subtil segurança-mais como conforto de nos definirmos e não nos perdermos assim como os nomes pelos quais somos chamados. Bem lá no fundo somos uns sortudos porque apesar de no cimo da Pirâmide ( A LUZIA designa-a como ESCADA) avistarmos uma ÁREA enorme de paisagem Humana. Vislumbramos no horizonte a desvanecer-se o caminho por nós palmilhado...temos um passado e muitos de nós continuidade. Quantos  dos outros não chegaram sequer ao meio dessa enorme construção imaginária que é o TEMPO das GERAÇÕES. 
Vejam mais estas fotos de "Heróis" para se sentirem democraticamente "IGUAIS" a eles.Como se isso tivesse alguma importância HOJE. Onde já não se distinguem as PESSOAS pelos FEITOS mas sim pelos milhões que armazenam nas contas bancárias. É o tempo do DINHEIRO como "RIQUEZA", um TEMPO CONFUSO e de chão PANTANOSO. Perderam-se as referências do Humano, perderam-se as relações de familiaridade...perdeu-se o MELHOR-EXEMPLO dos nossos Pais e antepassados mais longínquos. A vizinhança... o estar perto DE...o ter a chave na porta ou a porta aberta para o vizinho entrar. Hoje estamos mais RICOS mas mais sós do que nunca. Até as relações de proximidade com os filhos são hoje inexistentes. Já ninguém "PRECISA" de ninguém e morre-se aos poucos com o " falso ORGULHO" de se ESTAR só. Felizmente ainda existem estes locais de FAMÍLIAS numerosas. Este onde visito o MEU PAI todos os meses e onde vejo os tais olhares apagados de juventude ou sonhos de qualquer espécie, só RESTA a ESPERA.


Pai de Elvis e Elvis

Elvis no Final


 Madonna Ontem e Hoje

Antes e AGORA






Cher-Sonni Bono e Bob Dylan

ÁRVORE


...da VIDA.
Mas porque não assumir que sempre assim foi. Em todas as gerações e são muitas as sensações de plenitude e descida de regresso à inocência estas foram as mesmas de HOJE. Os MEDOS foram os mesmos e as lágrimas derramadas pela mesma causa. A perda, a partida do sonho e do DESEJO. A PARTIDA dos que AMAMOS.
É essa leitura que faço MÊS após Mês. É o que leio nos olhares de ESPERA de quem está prestes a PARTIR. Nada é ETERNO, a tal frase marcante, todos de certa forma assumimos calmamente essa realidade, mas as palavras dos moribundos escrevem-se nos OLHARES de quem tem PENA de IR. Tantas histórias, acontecimentos, passos marcados na construção de caminhos. Nada disso tem importância HOJE, tudo se desvanece numa sucessão de nascimentos do ASTRO-REI.
Vamos ficando sós, todos sentimos um aperto na garganta da AUSÊNCIA do MUNDO que ajudámos a construir. Os nossos filhos que ontem eram meninos inocentes, traquinas e felizes. METAMORFOSEARAM-SE hoje em clones de nós mesmos com  uma voz que soa a diferente e ostentam nos rostos  uma robusta barba. ELAS são ESTAMPAS das Mães. De repente estão  de partida como as árvores ambulantes da tal floresta. Tudo é tão rápido, tudo foi tão rápido que agora é demasiado tarde para reflexões complexas. A FATALIDADE da VIDA permanece também nas  referidas portas fechadas sem chave por fora, nas cortinas velhas e carregadas de pó, reflexos da AUSÊNCIA dos donos. Tudo sobra, nada se carrega para o outro lado. Hoje percebo as palavras que ouvi tantas e tantas vezes. 
Elas ficaram mas não tinham qualquer importância no momento que as ouvi. Hoje pesam toneladas e são armas apontadas à vontade de continuar.


Curso da Oliva anos 70 Inicio- Tólho Varelas, Augusto do Pisca, Cornéla mulher do Tólho, ?, Ana Maria, Maria Alice, Marinita Saramago e rapariga da aldeia de sande



Mari das Neves e Fernando da Gisélia-Anos 60

É esta sensação pela qual fico impregnado todos os meses quando retorno às origens. 
As fotos que aqui apresento e que estão espalhadas por todas as mensagens do BLOGUE  ficam como "BANDEIRAS" de um TEMPO que só existe nos números de calendários amarelecidos ou em leves recordações dos POETAS. A PESSOA comum pouco pensa nestas coisas, que boa que é a vida para os que não pensam com o CORAÇÃO, os "IGNORANTES", os "SIMPLES" são os FELIZES desta "Roleta -Russa " que é a vida. 
Na realidade Têm razão, o que "galhamos"... nós, em  estarmos a pensar no irremediável, no que não tem conserto. Tudo acaba tudo tem um fim...

Nada é eterno.

Anos 20

?-?-?-? João do Xtradinha jovem e Ti Nazaré

Ti Lucília-Henriqueta e Hilário

Patinha-Nucha-Ti Nazaré-Melindra e Paula
Malta do PRINCÍPIO do Séc-XX Tirando a NUCHA

Anos 40
Pais e Mães e Avós 

 

GRUPO de TEATRO

Foto Histórica da Clarinha do Bótalume

 consigo identificar quase todas as pessoas faziam parte de um grupo de Teatro.
Na fila de trás  Manguinhas( pai do Carlos do Leonço e da Luisa), o Teu Pai, Silvério Gato ( pai da Bia e do Manel) João do Pecuchinho, Pechoca, - não identifico os ultimos três homens da ultima fila- Mestre Jacinto, Bragaroia ( irmão da Beatriz mulher do Silvério Gato ) João Henriques ( meu Tio pai do Joaquim Lucio padeiro, também conhecido por Kit Karson), Zé do Caga, Botalume ( pai da Clara), José Gato ( Zé Paixão), Secretário, Joana Bárbara do Botalume, Hilária Henrigues ( minha tia , irmã da minha mãe e casada com o Gadelhas), Antónia Henriques ( Minha tia, Mãe do Adalberto), Luisa do Caga ( irmã do Zé do Caga) A Pechoca,  Barbara do Paixão, Filipa Henriques ( Minha Mãe), Beatriz (mulher do Silvério) e Daniel Raposo ( irmão mais novo da Adozinda e do Etelvino Raposo)
Parece.me o teu pai na fila da frente à esquerda e do lado direito também na fila da frente, o João do Pecuchinho, o Mestre Lúcio e o Canudo e a sua guitarra. Talvez Amaro do Raspóte  primeiro da fila de pé>> dta -Esq.



- Identifico o teu pai na direita GRIZÉU., atrás o Botalume, o Mestre Jacinto e o João do Pecuchinho


Foto de Baixo 
Fotografia tirada na BOCA do INFERNO, Cascais
casamento do ARRÔBAS-anos50
 António do Arrôbas-Cristo-Maria do Arrôbas-Arrôbas- Pexóca



Só conheço, a minha Mãe e meu PAI foto abaixo lado esquerdo
Excursão fins dos anos 50



Procissão anos 50-Conheço a Joana Bárbara e a vizinha Bótaluma


Juventude anos 40-Estes foram os nossos PAIS e tinham nestas fotos (cima) vinte e poucos anos.

Estas nossas Mães ou IRMÃS + velhas

Raparigas de 50/60




As filhas da Florinda e do Sebastião. E que tal??!
 Joana-Angélica-Alzira-Maria José-Paulina-Mariana e Bárbara

-GRANDE Família!





( Anos 60) e estavam nesta foto na "CASA" dos 20 anos.

Clarinha-Mulher do Estrela- Nucha da Mari dos FRADES?-Note-Binácia Pécuré-Cremilde irmã do TOTA-Menina Gizélia
Aldina?-Nita Silva- Ivone filha do Amarão

 Raparigas de 60/70

Curso da Oliva 
Cima-Chica Suebras-Maria Antónia Ramalho-Irmão do Armindo-BiCapitôa-Mulher do Leonel- Mulhe do Dal´censa(FALECIDA)- '-Maria João Espiguinha-Clarinha e Leonor do Silva mulher do Zé do rato

Centro-Mulher do Bizarra-Filha do Zé Paixão-Mulher do Bila-Irmã do Leôncio Manguinhas-?-Filha do pélito-Mulher do Quito-?-?-Maria dos Anjos Coxixo-Nita do silva-?

Baixo-Filha da Bela-Irmã do armindo-Maria de Fátima coxixo-Maria Alice Gato-Dádica-?-?-Maria do Varelas-?-Filha do Cornél Maria Joana? e filha do coelhinho irmã da Joana


ELAS no Tomate em ELVAS
?-Leonor Silva-Diamantina-Militana e Banha mulher do Torres
Nucha Lola-Nita Silva e Olina


ATENÇÃO, ELAS as raparigas que os miúdos de 70 admiravam pelo CANTO do Olho, as namoradas dos GRANDES. Foi nos anos 60 e 70 Tradicional a temporada do TOMATE em Elvas, daí vinham muitas histórias e também encomendas maravilhosas. As eternas calças LOIS que quanto mais se lavavam mais claras ficavam como nós adolescentes gostávamos. Vinha o Pão de ló Espanhol e a celebres pistolas com fulminantes que eram também porta-chaves e muitas mais encomendas que se faziam às "CONTRABANDISTAS" do ZARCOS. 
Mas vinha  o sustento amealhado por esta geração de trabalho sazonal. As raparigas do tempo dos BEATLES, que nós admirávamos pelo canto do OLHO. Elas a nossas irmãs mais velhas que dirigiam o seu imaginário de FUTURO de uma forma SIMPLES para a constituição de FAMÍLIA.Sabiam fazer de TUDO e não tinham grandes AMBIÇÕES. Mas quem as tinha???! no tempo do HÁ POUCO para escolher.
"IMPINOCAVAM-SE" para os bailes de Natal ou Carnaval na Casa do povo ou no casão do "PREIRA". Sonhavam "ALTO"a ouvir António Calvário e Artur Garcia e TONY de Matos. Escreviam para o RÁDIO-Elvas nos discos pedidos e faziam dedicatórias aos seus MAIS-Queridos- Namoravam à OMBREIRA da PORTA ou à janela e repenicavam BEIJOS Rápidos sem as Mães VEREM, ou viam e faziam que não viam. Sorriam sempre que saiam da porta da rua até que lá entravam novamente. Estas eram as raparigas da minha TERRA, as mais velhas que sempre tinham uma palavra simpática para a GAIATAGEM.


 Estes os rapazes de 60

22/06/68

Sortes em Évora ...O Dia das SORTES era um momento especial para toda a GENTE da Terra. Música e pequenas brincadeiras animavam o ZARCOS durante 3 dias, eram dias de loucura total...copos sorrisos e palavras ao vento durante 3 dias»»tudo atrás do homem da concertina. Esperava-os um FUTURO incerto no ULTRAMAR PORTUGUÊS

Reconheço Cachapim-Zé Rato e Quim das ZEZÉTEIRAS a olhar para o ACÓRDEON

 

Conheço alguns»»»Pinto
Damásio-Zé Pato-Zé Rato e sardinha na bicicleta




A Gaiatagem delirava e pareciam BANDOS» Os Putos, lembrando Carlos do Carmo« ...tive a sorte no TANQUE do CAPELAS ficar nesta foto histórica com o mesmo Grupo. Lembro que era tradicional o banho no tanque do CAPELAS.



Reconheço aqui além dos nomes indicados mais o Cachapim e eu de boné 

Eu uma "caganita" a querer ser GRANDE, SORTE de ELES os meus ÍDOLOS me deixarem permanecer no enquadramento da foto

Conheço o Blé e o Zé Bravo

Outros "FLASHES" do PESSOAL de 60

 
Quito e Zé Bravo e ao FUNDO FERRO-BICO com o sax
«Dia do Borrego, horta do FERRO-BICO-À noite fui ver o FILME "A ULTRAPASSAGEM"...texto na parte posterior da foto»
Fotos do Arquivo Zé do Rato 


Foto de Cima
Lola-?-Joquim Zé coxixo-Chico da sámor
Damásio e Quináia

 Estes os rapazes de70


Zé António Ferrador-álvaro-Bernardo da Espanhola Rabita-Toninho-Fernando-Américo-Faragaita-António João e Candeias + velho


Custódio-Fernando- Álvaro-Rogério e Horácio da Glória 

Equipa de 1971-Jogo em Estremoz
Cima-Margalho-Candeias-Jacinto Láu-Laranjo-Álvaro-Fernando Armário-Cigano e Piléca
Baixo-?-Cheira-Cagaita pataquinho-Daniel-Jádinho Faragaiata e Gomes Ferreira

 

Primos no Rossio-21/05/1972
Fernando-Álvaro e Rogério



Equipa de 1973
Festas de S.Sebastião jogo com o BAIRRO-Branco
Cima-Custódio-Cabaço-Cachapim-Ferro-Piléca-Jacinto do Láu
Baixo-Jorge Stério-Álvaro-Almerindo-Daniel-Fernando Armário e Gomes Ferreira

Eu no mesmo Jogo de 1973

Cabacinho-Álvaro Tagéco




Viagem a Tróia-Julho de 1975
Manél Cabacinho-Russo Tagéco e Álvaro


Celestino-Manél Cabacinho-Álvaro (Maio de 1976)







 Américo e Álvaro
 


Sérgio-Álvaro e irmão do Zé sapatêro
Jan.-1976

Álvaro-Bia Candeias e Manél Cabacinho
20/05/1976


Álvaro e Russo Tagéco-Fev.1977 

8/10/1977
Casamento do Chico 8/10/1977

 
Fernando-Ferro-Álvaro (Málaga, Abril de 1977)


Álvaro - ZéSAPATÊRO-Praia das Maçãs, Set 1979

Eduardo (Brasileiro)-Benvinda Mirotes e Álvaro
1982

...e ESTES os de 80

1976
No campo do Sport Lisboa e Évora, penso que um jogo contra o Rosário.
Cima-Bóni Cornél, Férra, Tito, Espiguinha?, Victor Cebola, Vieira, Zé Boleia e Ricardo Saias.
Baixo- Rui da Gizélia, Victor do Pisca, Paulo Banha, Frasco pequeno, QUIMINO, Ernesto, Baulo Mélguinhas e Quim da Alzira.


Foto de cima-Escola primária
No tempo da minha prima  BIA Réla e da Benvinda do CARTÓLAS, Fátima do Crujo, Inácio da Gória, Marinita do Quiquitas, Parrêta-Bem estes são os que conheço



Foto de baixo
Anos da Mariaascensão

China-João Maria Russo-Américo-carlos Garcia TRAMBOLAS-Zé do sapateiro-Ricardo Garcia-Josué russo, pechoca no forno
Baixo-filho do cedo-filho do FLOR-Luís Russo e Tó Consolado


SUCESSÃO
 e a
VIDA


...a vida é um desenrolar de momentos felizes e de outros não tão bons mas que, em conjunto, nos fazem crescer...
...pequenas coisas são capazes de nos levar ao limite da felicidade e outras, ao invés, provocam-nos momentos de tristeza, de revolta e de desânimo.
Estes acontecimentos que nos marcam profundamente, tanto podem ser provocadas por nós, através das nossas acções, como pelos outros...



...não podemos almejar viver num permanente estado de felicidade pois assim não amadureceríamos, não conseguiríamos atingir o crescimento que apenas se adquire pela vivência e pela reflexão...

Os obstáculos que a cada dia se nos deparam exigem uma resolução... arredá-los para o lado, como se não existissem, iria resultar numa vida de coisas por resolver...uma vida estagnada sem passado, presente ou futuro...


...ter alguém com quem contar nos momentos mais difíceis constitui um forte apoio no entanto, as decisões devem amadurecer dentro de nós e serem fruto da nossa maneira de ser...
Cada indivíduo é diferente do Outro por isso cabe a cada um tomar as suas próprias decisões, só assim será feliz...errando ou acertando, sempre de forma responsável sobre o seu destino...
Blogue>CELESTE FELIZ>






...Em que ficamos??? qual a diferença??...Q DIFERENÇAS?
Ámen!


Próximos ARTIGOS


Crónicas da Rua NOVA


A LOJA do RATO


Histórias do velho largo

A Adega do António V´CENTE


Sem comentários:

Enviar um comentário