LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

sexta-feira, 8 de junho de 2012

INEVITABILIDADES




ENTRE o SENTIDO DO AMOR e a "PLENA" GRATIDÃO


30/03/1921
06/06/ 2012

ALGARVIO o POETA





KAMINHANTE!!!!



O SENTIDO da VIDA e ELA TEM SEMPRE SENTIDO

O FILTRO dos SONHOS



Os videntes nativo–americanos ensinam que a Grande Aranha, teceu a Teia do Universo para relacionar todas as coisas. (Enquanto teço este texto, reflito que o mundo todo está ligado por uma "WEB" = teia em inglês). Para eles, a Aranha ao mesmo tempo é Avó e Criadora que cria novas energias dentro da existência. Ela tem a "Medicina da Criação". Num dos mitos da Criação, conta-se que no inicio do mundo só havia escuridão, os povos andavam às cegas, e viviam se confrontando, uns com os outros. A AVÓ aranha que trouxe o sol e o fogo aos índios e ensinou-lhes também a arte de fazer a cerâmica.

Conta uma velha lenda dos nativos norte-americanos, que um velho índio ao fazer uma Busca da Visão no topo de uma montanha, lhe apareceu IKTOMI, a aranha, e comunicou-se em linguagem sagrada. A Aranha pegou um aro de cipó e começou a tecer uma teia com cabelo de cavalo e as oferendas recebidas Enquanto tecia, o espírito da Aranha falou sobre os ciclos da vida, do nascimento à morte e das boas e más forças que actuam sobre nós em cada uma dessas fases. Ela dizia : "Se você trabalhar com forças boas, será guiado na direcção certa e entrará em harmonia com a natureza. Do contrário, irá para direcção que causará dor e infortúnios".
No final a Aranha devolveu ao velho índio o aro de cipó com uma teia no centro dizendo-lhe:
"No centro está a teia que representa o ciclo da vida. Use-a para ajudar seu povo a alcançar seus objectivos, fazendo bom uso de suas ideias, sonhos e visões. Eles vem de um lugar chamado Espírito do Mundo que se ocupa do ar da noite com sonhos bons e ruins. A teia quando pendurada se move livremente e consegue pegar sonhos, quando eles ainda estão no ar. Os bons sonhos sabem o caminho e deslizam suavemente pelas penas até alcançar quem está dormindo. Já os ruins ficam presos no círculo até o nascer do sol, e desaparecem com a primeira luz do novo dia"


Trata-se de um instrumento de poder para assegurar bons sonhos para aqueles que dormem debaixo dele, e também para trazer visões.

 
Geralmente são colocados onde a luz bate pela manhã, em frente a janela.

Que o FILTRO PROTEJA o Mestre João e o AJUDE a ENCONTRAR o CAMINHO da PAZ ETERNA 


O POETA, o HOMEM que queria VIVER e tinha MEDO da MORTE. O João ALGARVIO partiu ontem para a TERRA dos SONHOS ETERNOS. Era inevitável, depois de uma LONGA VIDA. Pelo início da  MANHà recebi a NOTÍCIA já esperada, tinha-o visto pela última vez há pouco mais de uma SEMANA, o seu ROSTO transmitiu-me MUDANÇA e preocupação, a SILHUETA já não era a mesma e os olhos estavam a perder o BRILHO...a PAZ INSTALAVA-SE aos poucos num quebrar de forças inevitável. 
A CONTINUIDADE cheia de BONDADE fez-lhe algumas perguntas...


-AVÔ, como se chama o teu FILHO?1
- Na sei...
-Então não se chama ÁLVARO?!
-Chama!
-Avô como se chama o teu FILHO?
-Ávaro! 

A LIÇÃO da VIDA mistura-se no contexto  das REALIDADES. Em cada cabeça um MUNDO e todas juntas constroem este mundo de vivências que terminará no fim do fechar do círculo, o RETORNO às ORIGENS. Dei por mim pela manhã a não controlar as LÁGRIMAS, elas caíam abundantemente sobre o FILTRO dos SONHOS que construía para o POETA. Perdi a PESSOA, e fiquei mais só.   
O Fim da FAMÍLIA, a ESTRUTURA da VIDA INICIAL, a REFERÊNCIA tinha partido. O CORAÇÃO sentia que o MOMENTO era de mudança. Fiquei com receio das tais LÁGRIMAS vertidas por um PAI que aprendi a respeitar desde muito cedo, mesmo que há alguns anos as posições se tivessem invertido...eu PASSEI a ser o PAI e o POETA o meu FILHO. Parece que a vida nos leva a TODOS a estas mudanças de identidades. Com o decorrer das HORAS e  de uma REFLEXÃO atenta há LUTA dos dois LOBOS do SER, parti para a despedida.
Tive TEMPO de reflectir sobre o "CAMINHO", que me construiu como PESSOA, os DESAFIOS da sobrevivência realizado por todas as GERAÇÕES de PAIS que nos antecederam. As DIFICULDADES monstruosas para construírem uma COMUNIDADE FAMILIAR SÓLIDA. A SORTE de termos tido uns PAIS FANTÁSTICOS, e a de termos nascido no momento CERTO. Aquele ser MATERIAL que  jazia prostrado numa caixa castanha era o POETA, o TRABALHADOR INCANSÁVEL, o MESTRE DIVERTIDO e BEM DISPOSTO que sempre semeou SIMPLICIDADE e SORRISOS. FRÁGIL e imensamente FORTE no SILÊNCIO da escuridão que o acompanhou em quase duas décadas. SEMPRE GOSTOU de VIVER, quem não se LEMBRA das voltas aceleradas ao ROSSIO com o AMIGO ZÉ, o companheiro de quarto nos vários anos da NOVA FAMÍLIA.Pela Manhã ou ao FIM da TARDE lá ia o PAR de JARRAS em PASSOS cadenciados para a volta do retemperar forças.


Quando se irá este HOMEM RENDER??? pensava (DIZIA eu para..)eu com os meus BOTÕES...


 


Hoje  tenho a certeza ABSOLUTA que nunca o FEZ, nunca se rendeu perante a inevitabilidade da PARTIDA. O CORPO esse não resistiu; não seremos nós como as ÁRVORES que se debatem numa luta desigual contra o VENTO, o FRIO e os TÓRRIDOS Verões?'!. Estação a estação elas recusam a rendição sem tempo para repararem que o seu tronco apodrece com o passar  dos dias.




João GRIZÉU o MEU QUERIDO PAI, partiu  ontem para o ENCONTRO MÁGICO com toda essa multidão de ROSTOS que um DIA FIZERAM VIDA lá ao FUNDO do TÚNEL...LUZ!! logo à sua CHEGADA recebeu as BOAS VINDAS da MINHA MÃE LUÍSA...Irmãos, Tias, TIOS, AVÓS e o AVÔ  ALGARVIO de SÃO BRAZ de ALPORTEL,  e de uma IMENSA fila de ANTEPASSADOS AMIGOS e AMIGAS, rapazes e RAPARIGAS  do seu MUNDO de JOVEM. 



OBRIGADO numa GRATIDÃO ETERNA a esta LONGA FAMÍLIA que foi a sua há 13 anos. O CENTRO de DIA do ZARCOS, a sua VERDADEIRA FAMÍLIA de APOIO e CARINHO...que sorte a tua PAI teres essas PESSOAS que sempre te MIMARAM e "aturaram" o teu nervosismo e brusquidão. Que Sorte a MINHA de ter nascido na tua casa depois de num dia há tantos ANOS o HOMEM da BICICLETA PRETA, TU!! teres conhecido a FILHA do VENTURA CORTICEIRO.



Um OBRIGADO para sempre enquanto eu for PESSOA para a Família "ANGELINO" que sempre foram teus AMIGOS até HOJE que partiste. Abraço de comunhão sincera ao ANTÓNIO (TÓLHO do ANGELINO) que espelha bondade em seus OLHOS, ele foi o meu melhor amigo de INFÂNCIA e esteve presente. À Bia pela sopa de feijão com POEJOS. Ao CHINA, o EFICIENTE e o GRANDE PROFISSIONAL, que resolve tudo e bem nesta ocasião de SAUDADE. Que  o "APANHADOR de SONHOS" os PROTEJAM até ao REENCONTRO FINAL. 

Aos FAMILIARES !...

A TODAS as PESSOAS , antigos vizinhos e amigos, muitos ROSTOS, muitas RECORDAÇÕES de um CONVÍVIO sólido de muitas décadas,  com o HOMEM da MOTA JOANINHA que gostava do seu COPINHO.
 Um OBRIGADO a TODOS pela FORÇA neste MOMENTO do FIM do CICLO.
 A VIDA CONTINUA!...muito RÁPIDA.





A vida



  A ÚLTIMO TIJOLO



Vida
   
Três votos fará aquele
que não ser tolo decida
e venha deles primeiro
o de obediência à vida

será o segundo a vir
o de não querer ser rico
o muito passe de largo
o pouco lhe apure o bico

não violar-se a si próprio
como principal o veja
alto ou baixo gordo ou magro
assim nasceu assim seja.

Agostinho da Silva, in 'Poemas'





 


 

 

 ...para todos o MESMO FIM! 



OBRIGADO PAI

 

A VIDA...e a SAUDADE

2 comentários:

  1. É preciso coragem nestas horas difíceis... mas é esta a ordem da vida desde que o mundo é mundo. A melhor homenagem é nunca os esquecer.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Exacto-horas DIFÍCEIS mas também FELIZES, foi um HOMEM BOM viveu a sua VIDA, LONGA e formou uma boa FAMÍLIA. Dores só a da falta da VISTA,,,aguentou um CALVÁRIO de duas décadas com essa insuficiência. Mas foi um HOMEM PAI que deixa SAUDADE pela FORMA silenciosa de ESTAR. Orgulho de ser seu FILHO.Obrigado LUZIA pela sua PRESENÇA SIMPÁTICA neste ESPAÇO.

    ResponderEliminar