LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

terça-feira, 19 de junho de 2012

A INSUSTENTÁVEL LEVEZA do SER


AMIGOS!!!

GENTE da MINHA TERRA, "ROZIS",,,SOMOS TODOS NÓS! (...REPETINDO BARROSO de outra forma)

...e a KAUSA das "KOUSAS"

TERÇA, 19 de JUNHO de 2012
QUEM SOMOS de ONDE VIMOS para onde VAMOS??!

São precisamente ONZE HORAS e TREZE MINUTOS quando dou início a este PROCESSO de ESCREVER uma nova MENSAGEM no BLOGUE, tenho na MENTE uma PERSONAGEM a quem dedico este pequeno ESPAÇO, o meu AMIGO RÓZIL o "DELIQUENTE", irão entender o porquê e também porque destaco esta PESSOA.

RECORDAÇÕES!...esta  uma das FUNÇÕES dos meus BLOGUES. ESCREVO, ORGANIZO e COMPACTO para mim,,,é uma CATARSE e uma PAIXÃO. 
Lembro uma das FRASES marcantes do meu PERCURSO de SER VIVENTE, dirigida à minha PESSOA há cerca de 28 anos por um meu PROFESSOR das Belas Artes,,,(JUSTINO ALVES PINTOR, discípulo da VIEIRA da SILVA na ESCOLA de PARIS), quando me entregou um trabalho realizado por mim e que era abrangente a toda a minha VIDA até aí,,, (...já a tinha referido noutra página deste Blogue, mas repito-a).
 - Ramos Só os POETAS tornam PÚBLICAS as suas cartas de AMOR!!! 
Foi esta a FRASE que jamais esquecerei. A HISTÓRIA destes espaços andará à volta dessa REALIDADE, PARTILHAR o que para mim faço como uma dádiva  feita do MILAGRE das novas TECNOLOGIAS. 

Recordando o que me trouxe AQUI, RÓZIL.

Dedico também ao seu PAI que partiu TRISTE para o DESCANSO ETERNO. 
São PESSOAS da minha TERRA, PESSOAS IGUAIS a mim, exactamente com as mesmas virtudes e defeitos de TODOS NÓS.
Na passada Quinta-feira dirigi-me ao ZARCOS, mais uma... a somar às centenas anteriores. Fui precisamente acertar contas , As últimas contas do "MEU FILHO-MEU PAI", pagar o FUNERAL, o LAR e pedir orçamentos para a sua última MORADA. Deparei-me com mais um acontecimento TRISTE o do FALECIMENTO do RÓZIL, sim aquele HOMEM franzino que passava de BICICLETA e dizia BOM DIA com um SORRISO disfarçado de MÁGOA e OLHAR "ENVERGONHADO". 
No seu ROSTO estavam marcados, RIOS galgando as MARGENS, PERCURSOS e NOITES infinitas... o LONGO CAMINHO da sua VIDA. Os ACONTECIMENTOS que lhe calharam em SORTE. ROZIL pertencia a uma das FAMÍLIAS de "TENDEROS", que nos idos anos 70 foram acolhidos com uma certa desconfiança pelas GENTES da TERRA-"TENDEROS" e CIGANOS eram naquele TEMPO vistos como pertencentes a uma ETNIA de NÓMADAS e olhados da mesma forma...invariavelmente passavam à MARGEM de uma SOCIEDADE FECHADA,,, a do ALENTEJO OBSCURO e de CURTAS FRONTEIRAS. ANALISADOS sempre com desconfiança. 
O 25 de ABRIL de 1974 trouxe uma "enchorrada" de novos PRODUTOS, PLÁSTICOS, atoalhados, COBERTORES e ROUPAS variadas e baratas. 
Esta CLASSE virada para o NEGÓCIO ... viviam com muitas dificuldades  até essa data.   Aproveitaram e adaptaram-se aos novos TEMPOS, melhoraram o seu NÍVEL de VIDA e construíram as suas casas na HERDADINHA onde antes se semeavam os grandes "milherais".
 Deram provas SÉRIAS que eram gente de bem,  com a afectividade com que se integraram na SOCIEDADE LOCAL,  e dessa FORMA foram bem recebidos . 
Destaco aqui a FAMÍLIA PRATES, e a FAMÍLIA RÓZIL. Eles não só se instalaram como se misturaram por casamentos com as GENTES do ZARCOS, recordo os SAUDOSOS JORGE e IRMÃO , o MÁRINHO e o já falecido irmão, filhos do Zé das FACAS. 
E até ao presente não HÁ nada que aponte para que o sucesso dessa integração não seja uma REALIDADE muito POSITIVA.
Tenho ÓPTIMAS RECORDAÇÕES dos filhos e dos PAIS desta GENTE e é por esse MOTIVO que URGE fazer esta HOMENAGEM.
 ZÉ das FACAS , RÓZIS e Prates dos CESTOS de vime são nomes e RECORDAÇÕES que se fundem no meu HISTORIAL de ARCOENSE, de todos nós SUPONHO.
Na QUINTA-FEIRA deparei-me com este triste acontecimento e soube TAMBÉM que o FILHO estava aqui por Castelo branco. Fiquei de certa forma perturbado pela notícia e logo que cheguei fiz as diligencias necessárias para ir visitar o RAPAZ. Acompanhei desde o princípio os acontecimentos que mancharam a sua VIDA, constatando que era um ASSUNTO de INTERNAMENTO para recuperação.   Nada até hoje beliscou o RESPEITO que tenho pela PESSOA enquanto SER HUMANO, o seu PAI morreu de TRISTEZA. NATURALMENTE um PAI AMARÁ SEMPRE os seus FILHOS...incondicionalmente. Acredito que era essa a TRISTEZA que acompanhava o seu pedalar em RITMO CONSTANTE na sua BICICLETA.

 Não sei se vou ser AUTORIZADO a visitá-lo no PRÓXIMO FIM de SEMANA, irei com muito GOSTO pois na VIDA todos SOMOS "CONSTRUÍDOS" por incontáveis contradições; infinitos "KAMINHOS" de ESCOLHA e PEDRAS nessas "ESTRADAS " ,,,tropeços e idas em frente quem as não TÊM?!




Vamos parar e reflectir sobre a PARÁBOLA do FILHO PRÓDIGO.


A lenda do filho pródigo se inicia com aquele irmão que se desviou dos caminhos da seriedade, da caridade, do amor ao próximo, e da senda de pureza que DEUS delineou nos humanos para que vivessem felizes, e para sempre, no entanto, o homem por sua livre e espontânea vontade seguiu seu próprio rumo. E lá vai esta criatura trilhando o seu próprio caminho, sem conhecer seus próximos passos que, por desconhecimento, às vezes são falsos, sem condições de concerto pela própria pessoa que agora esconde seu rosto com vergonha de si mesmo. Ninguém quer reconhecer a maldade que está dentro de seu próprio interior, ao fugir de sua consciência, por conta da ignorância do bem, e da assistência negativa que não lhe abandona, devido as suas aptidões estarem em suas mãos, isto é, com cada um individualmente.
Na Bíblia Sagrada está esta historieta que relata a questão de um dos filhos de uma determinada família que saiu de casa, foi viver a sua própria vida, isto depois de usufruir das benesses das coisas materiais, depois, sem condições de viver com suas próprias mãos, voltou para casa, e foi recebido com grande festa. O filho que ficou, trabalhador, sempre foi honesto e obediente ao pai, não gostou daquele afago de seus progenitores ao irmão que voltava, rebelou-se com aquela situação, pois não precisava tanta alegria e tanta pompa para com aquele que saiu de casa sem necessidade. O filho revoltado precisava também aprender que o irmão pródigo não é somente aquele que veio pedir DESCULPA aos pais, por sua ignorância de não saber compreender os ensinamentos que foram dados, e que não entendeu o seu real sentido.

   Lição que extraímos :
 
Nesta parábola, o Senhor ensina que uma vida de pecado e de egoísmo, no seu sentido cabal, é a separação do amor, comunhão e autoridade de Deus. O pecador ou desviado é como o filho mais jovem da parábola, que em busca dos prazeres do pecado, desperdiça os dotes físicos, intelectuais e espirituais que Deus lhe deu .  O resultado é desilusão e tristeza e, as vezes , condições pessoais degradantes, e, sempre, a falta da vida verdadeira e real, que somente se encontra no relacionamento correto com Deus.  


Antes de um perdido vir a Deus, ele precisa reconhecer seu verdadeiro estado, de escravidão do pecado e de separação de Deus.  Precisa voltar humildemente ao Pai, confessar seus pecados e estar disposto a fazer tudo quanto o Pai quiser.  É o Espírito Santo quem convence o perdido pecador da sua situação pecaminosa. 
A descrição que Jesus faz da reacção favorável do pai, diante da volta do filho, ensina várias verdades importantes :
(1)  Deus tem compaixão dos perdidos por causa da triste condição deles .
(2)  o amor de Deus por eles é tão grande que nunca cessa de sentir pesar por eles e esperar a sua volta
(3)  Quando o pecador, de coração, volta para Deus, ele sempre está plenamente disposto a acolhê-lo com perdão, amor, compaixão, graça e os plenos direitos de um filho. Os benefícios da morte de Cristo, a influencia do Espírito Santo e a graça de Deus estão à disposição daqueles que buscam a Deus.
(4)  A alegria de Deus pela volta dos pecadores é imensurável.
No versículo 24 – o pai diz : Meu filho estava morto...perdido- “Perdido” é empregado no sentido de estar perdido em relação a Deus , como “ovelha desgarrada”. A vida afastada da comunhão com Deus é morte espiritual. Voltar-se para Deus é alcançar vida verdadeira.
No versículo 28- O filho mais velho se indigna, O filho mais velho representa aqueles que têm sua religião e que exteriormente guardam os mandamentos de Deus, porém interiormente estão longe d'Ele e dos seus propósitos para o seu reino.




 Vamos REFLECTIR Também sobre a SEGUINTE FRASE:


FELIZES dos que CHEGAM ao FIM da VIDA sem MATAREM NINGUÉM.


Quem disse tal VERDADE foi o ACTOR  NICKE NOLTE, sei precisamente o que queria dizer com tal REFLEXÃO, todos nós passamos por MOMENTOS destes.






Mas este acontecimento fez-me REFLECTIR sobre o nosso PERCURSO de VIDA que está quase a chegar ao seu TERMO. Os NOSSOS PAIS já se foram todos ou quase todos e brevemente chegará a nossa vez. 
É URGENTE SEMEAR AFECTOS e dessa forma seleccionei algumas das fotos que tinha GUARDADAS com CARINHO. ALGUMAS dessas PESSOAS tiveram até HOJE SUCESSO nas suas VIDAS, outras submeteram-se aos VÍCIOS. Outras ainda SUCUMBIRAM às DOENÇAS, não conseguiram ser DOUTORES nem ENGENHEIROS, uns foram COZINHEIROS ,"SALTIBANCOS" outros... e !!!"nada" ALGUNS...isto visto pelo PRISMA SOCIAL. 
Para MIM são todos OLHADOS da MESMA FORMA, RESPEITO-OS e preciso de todos eles. 

PORQUÊ???

PORQUE me trazem RECORDAÇÕES, porque são meus COMPANHEIROS desta (K) aminhada que é a VIDA, porque cresceram comigo,,fizeram feridas nos JOELHOS nas correrias do ROSSIO, IGUAIS às MINHAS. HOJE nos "FINALMENTES", começamos a ser despojados de toda a VAIDADE, quase todos. POIS AQUELES que não o conseguem,,esses são na VERDADE os VERDADEIROS DELINQUENTES.

Cada FOTO tem uma HISTÓRIA, uma longa HISTÓRIA, cada ROSTO um SONHO PERDIDO ou CONCRETIZADO,,SÃO marcas dos PASSOS do CAMINHO que nas costas se vão apagando .

Quem não PECOU...( PEGUNTOU JESUS??! )


Scraps



Voltando ao AMIGO RÓZIL e sei de alguns ACONTECIMENTOS que mancharam a sua VIDA e da sua família. Na VERDADE há milhares de FAMÍLIAS neste PAÍS destruídas pela maldição que é o consumo de estupefacientes. Milhares de JOVENS mortos por más escolhas...milhares muitos MILHARES de FUTUROS sem FUTURO. 
Por esse MOTIVO o caminho deverá ser o CONTRÁRIO ...de meter a CABEÇA enterrada na AREIA. 
Irei ter com o RÓZIL FILHO se ele me quiser receber, por ele recordei e fui buscar esta série de FOTOS que fazem PARTE da MINHA VIDA, PESSOAS!!
Não SÃO mais que PESSOAS e é ISSO que CONTA no FIM deste LONGO (K) AMINHO que é a VIDA, a JUSTIÇA fará pagar na TERRA, e ele está a pagar. DEUS ou o DIABO JULGARÁ para lá da PARTIDA para a ETERNIDADE. 

ROZIS somos TODOS NÓS!!

A SORTE, os ACTOS e a POUCA SORTE FAZEM a DIFERENÇA.

GENTE da MINHA TERRA!!!
AMIGOS!!
PESSOAS!!
Os PRÓXIMOS a sentarem-se na parede do ROSSIO,,,
MORTAIS!!e

PECADORES!!! 

SUSANA BENTO RAMOS-PÍVOT da TVI...PESSOA! sempre FELIZ



CANDEIAS, PASTOR  e FELIZ na VIDA.




CARLOS GARCIA,TRAMBOLAS,,, PEDREIRO e Tb FELIZ na VIDA.




O CARTEIRO TOCA SEMPRE 2 VEZES, com ENCANTAMENTO.

 O CELESTINO sempre IGUAL a si PRÓPRIO






VÍTOR do PISCA o ETERNO VIAJANTE  de 2 RODAS

 


Francisco o CHICO da HORTAdoMONTE CALMAMENTE BEBENDO A VIDA.





FIGO, COZINHEIRO e HOMEM de ARMAS perante a VIDA.


FELISMINA TÉCNICA SUPERIOR do IEFP-ser HUMANO
Caminhando e procurando a VIDA. 


"Engenheiro" JOSÉ o HOMEM APAIXONADO pela VIDA e pelas PESSOAS.



Margarida CABAÇO, EMPRESÁRIA e "KRIATIVA" perante as VOLTAS da VIDA 

ZÉ, das CAUTELAS,,, ANDANDO todos os DIAS sem PEDIR muito à VIDA. 



CABAÇO,PROPRIETÁRIO, VIAJANTE dos cantos do MUNDO e... PESSOA.SABOREANDO o MELHOR da VIDA.


As MÃOS de MEU PAI como a ÚLTIMA LIÇÃO da VIDA,
Plena IGUALDADE,,,pelos SONHOS nos VAMOS-TODOS DIFERENTES e CADA VEZ mais IGUAIS.

O FECHO do CÍRCULO!!da VIDA.

Resta-nos o AMOR e DESCULPAR-MO-NOS para dessa FORMA ir-mos em PAZ.

A INSUSTENTÁVEL LEVEZA de UMA VIDA pesada para TODOS.

Homenagem ao RÓZIL PAI que descanse em PAZ.

Abraço SINCERO  a toda a FAMÍLIA. 

24 de JUNHO-12.00 horas

Conforme desejo MEU, lá fui visitar o MEU AMIGO RÓZIL com o qual tive uma conversa cheia de RECORDAÇÕES e viagens no TEMPO,,, num TEMPO comum a todos nós. muito POSITIVO e quero com esta visita abrir horizontes para uma continuação. LUÍS o HOMEM e o SER HUMANO também com DIREITOS e ainda sensibilidade. Para ele um POEMA que com certeza não irá LER, FICA a INTENÇÃO.


                                                       Não Sei Quantas Almas Tenho




Não sei quantas almas tenho.
Cada momento mudei.
Continuamente me estranho.
Nunca me vi nem acabei.
De tanto ser, só tenho alma.
Quem tem alma não a tem calma.
Quem vê é só o que vê,
Quem sente não é quem é,
Atento ao que sou e vejo,
Torno-me eles e não eu.
Cada meu sonho ou desejo
É do que nasce e não meu.
Sou minha própria paisagem;
Assisto à minha passagem,
Diverso, móbil e só,
Não sei sentir-me onde estou.
Por isso, alheio, vou lendo
Como páginas, meu ser.
O que sogue não prevendo,
O que passou a esquecer.
Noto à margem do que li
O que julguei que senti.
Releio e digo: “Fui eu?”
Deus sabe, porque o escreveu.


Autor: (Fernando Pessoa)

"O prazer dos grandes homens consiste em poder tornar os outros mais felizes."
Filósofo: (Pascal)
 


3 comentários:

  1. ‎...sempre as palavras plenas de reflexão. A VIDA é feita de tantas coisas...o respeito pelo Outro é o sentimento mais "ELEVADO" entre todos os sentimentos...
    Um abraço Amigo, Álvaro.

    ResponderEliminar
  2. SEMPRE na PROCURA do ENTENDIMENTO e da UNIÃO, POUCO TEMPO nos RESTA para perdermos a VIDA em "FUTEBÓIS", as PESSOAS e a SIMPLICIDADE é o que nos RESTA,,,APONTAR o CAMINHO da PAZ.

    ResponderEliminar