LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Bom DIA!!!! Senhor PADRE MARTINS




DEUSES e DEMÓNIOS
nos
TEMPOS MODERNOS



HERÓIS!!!








ÓLHÓ CARAPAUZINHO BOM PRAFRITARII!!!






ÓLHÁ BANHA da COBRA....CURA todos os              MÁLISSS...




Vem esta ao CONSOANTE...
Lembrando o Padre MARTINS, o nosso AMIGO PADRE MARTINS, que nos acompanhava com um leve mas firme sorriso, esboçado num rosto JUVENIL, bem lá no alto do seu metro e noventa de carne-humana.
Ao dar o "TIRO" de partida, para mais um ano lectivo, e, as apresentações da PRAXE aos novos alunos-falo dos jovens alunos . Malta do sétimo ano, com a guelra cheia de sangue...ALEGRIA!! ALEGRIA...MALTA.


Que Deus me deixasse ficar aqui para SEMPRE...
 

Um BREVE INQUÉRITO sobre HERÓIS, para criar ambiente, entre BEIRÕES, BEIRÃS, VENEZUELANAS, RUSSAS e UCRANIANAS. Veio-me à memória a HERANÇA e as personagens de outros tempos, e as  que nos obrigam a "ABSORVER sem descanso" nos dias de HOJE.
Recordei-me do PADRE MARTINS, como também não me fugiu da memória a História da vaca que tinha dois donos e mais um que estaria feito matreiro à espera de lhe deitar a GARRA.


Ainda não será desta , que, deito faladura sobre o nosso amigo PADRE, nascido em MONSARAZ e acabando num recanto do silêncio em Estremoz, montículo de terra com uma mísera chapa numerada. Recordei-me da tal redacção (Retrato de um SENHOR PROFESSOR), eram assim que se chamavam em tempos antigos,,,às reflexões ou composições de agora. 










Redacção
O Retrato de um Sr. Professor
   Vou descrever o retrato do professor que eu mais gosto.
Isto não quer dizer que não gosto também dos outros Srs Professores.
Mas nós todos gostamos mais de um professor do que de outro.
   Vou começar então a descrever o retrato: este meu Sr. Professor é forte, alto, tem óculos, boca pequena, nariz grande e vai estando um pouco já careca. Faz muitos gestos com as mãos e com o corpo.
  De vez em quando nós pedimos-lhe feriado. Umas vezes.Umas vezes dá outras vezes não dá.
  É bem falante e trata-nos bem cá a meu ver.
Dá-nos boas notas, até tenho impressão que não é um professor capaz de dar negativas a um aluno. Pergunta-nos muitas coisas; quais são os alunos melhores, os mais ruins, quem é que dispensa, quem vai a exame, etc.
 E por fim também posso dizer que é um professor que gosta de jogar à bola.
  Quem é este Sr. Professor?
R: Sr. Padre Martins.

                Nome: José Mariano grego Dias-T:E 2º Ano Nº287





 Estamos na REALIDADE, todos "CRUZADOS" nesta VIDA , por vezes desesperante-entre a plantação das NABIÇAS e a limpeza, as primeiras limpezas antes do LONGO inverno, como FLASHES-mosquitados, as ideias , os pensamentos e as imagens fluíam ao sabor da enxada. Matraqueavam-me o bem estar, e um ROSTO NARIGUDO e  de sorriso plástico, passava-me entre os olhos e fazia-me dizer asneiras, o homem não me sai da frente, aparece em todas as esquinas e nem o vento , leva o discurso hábil e de quem está ligado à corrente ininterruptamente a vender a sua BANHA-da-COBRA. E o POVO ACREDITA! ACREDITA! ACREDITA SEMPRE. Em nenhuma das respostas do mencionado questionário, houve qualquer referência, às personagens que hoje estão na berra.

-Qual é o teu HERÓI??

Nenhum deles  referiu o FUTEBOLISTA dos milhões, o TREINADOR célebre ou o tal senhor do sorriso de plástico em rosto NARIGUDO, (COGNOME-OPolidor de personalidades) como o MEU. Disse-me a Lua lá no alto, em noite de CÉU LIMPO (...é parecido contigo!)-esquecendo-se que sou uma pessoa comum, como as varinas da foto em cima ou a velhota de TRÁS-os-MONTES que resiste numa aldeia com 5 habitantes (...ela duas galinhas um cão já entradote e um GATO com 3 patas, a outra ficou numa armadilha para LOBOS.

Será que alguém normal, quer estar em tudo quanto é sítio (...só DEUS (OMNIPRESENTE), ÓLHO PASSARINHO!,,, com todo o maralhal e com o andar da carruagem DESTRONAR o EMPLASTO, que se tornou um Clássico nas televisões nacionais.



,,, em qualquer canal, numa rua perto da sua, na praça das nabiças...no CENTRO CULTURAL e na taberna do Joquim das couves.



A Comunidade Europeia Vai Ser um Logro

As primeiras décadas do próximo milénio serão terríveis. Miséria, fome, corrupção, desemprego, violência, abater-se-ão aqui por muito tempo. A Comunidade Europeia vai ser um logro. O Serviço Nacional de Saúde, a maior conquista do 25 de Abril, e Estado Social e a independência nacional sofrerão gravíssimas rupturas. Abandonados, os idosos vão definhar, morrer, por falta de assistência e de comida. Espoliada, a classe média declinará, só haverá muito ricos e muito pobres. A indiferença que se observa ante, por exemplo, o desmoronar das cidades e o incêndio das florestas é uma antecipação disso, de outras derrocadas a vir.

Natália Correia, citada por Fernando Dacosta in 'O Botequim da Liberdade'


Estamos todos a viver num TEMPO, o nosso TEMPO, de LIBERDADE DESESPERANTE. 
Vendem-nos sem interrupção, produtos, que já coleccionamos HÁ DÉCADAS, não temos lugar para mais EXPERIMENTAÇÕES, REPETIÇÕES, PAPAGAIOS, VENDEDORES de BANANAS e caixas com banha da COBRA.

(...mas não há remédio para esta malina, estamos numa sociedade sem ideias próprias)





O que caracteriza a segunda camada que não é a burguesia, é a capacidade de reflectir, porém sem ideias próprias; de criticar, porém com ideias de outrem.

Pessoa escreveu em 1932 esta profunda reflexão-de lá para cá nada mudou, de que serviu uma revolução-felizmente sem muitos mortos)

http://arquivopessoa.net/textos/2983 



 Só a traquinice das apresentações, desta semana aos miúdos da RUIZ, me libertavam (hoje), sorrisos e desejos para SER uma PESSOA MELHOR. Maravilhoso SER-se GAIATO. 


E PROFESSOR.
 

Duas questões foram apresentadas à "PLATEIA", que pediam uma abordagem individualizada e de resposta com alguma complexidade.
Uma outra mais SIMPLES. A terceira.


1-\\\\\\\\\\\\\\se pudesses subir para uma máquina do tempo , o que levarias contigo.




2-a Escola é um LUGAR...?

Nenhum referiu o RONALDO, o MOURINHO ou o Sr. Marcelo tá em TODAS...

...
-Qual é o teu HERÓI?




Meu DEUS OMNIPOTENTE, ainda há ESPERANÇA, afinal posso embarcar num mundo novo com esta geração da apanha dos "PÓKEMONS". Vai mudar alguma coisa, ou virão outros "HERÓIS"...

Recordar ainda HOJE. E porque continua actual a HISTÓRIA contada pelo meu tio JOQUIM MANÉLI, sobre o filho do Advogado, que ouviu as conversas do PAI, com os dois clientes, que reivindicavam o pequeno vitelo.


Um deles tinha vendido a VACA ao outro-afinal a VACA estava prenhe e teve o VITELO, dias depois de estar na vacaria do novo dono.
Mas de quem seria o  bendito rebento???Depois de muitas idas à consulta no escritório de ADVOGADO-(CÉLEBRE).







-O VITELO é SEU Sr.Faustino.

-O Vitelo é seu Sr.Vitorino.
 


O rapazito filho deste, confuso.,,pergunta ao PAI:

-Pai! AFINAL de quem é o VITELO??...

- É nosso FILHO!!! É nosso...e a VACA também...

Estamos neste TEMPO, de onde não saímos em DÉCADAS.
Resta-me dizer,,,...!!!

Não há PAXORRA...

FELIZ NATAL Mr. LAWRENCE!! 




Grato á imagem do Padre MARTINS o qual recordo com saudade, e aos meus novos ALUNOS, que me libertaram SORRISOS, me transmitem esperança, na luz dos dias;nesta profissão de fé e AMOR. 
Provocam em mim uma obrigação natural de me suplantar e nunca deixar esmorecer o seu entusiasmo, quando me entram na SALA endiabrados e com os olhos a BRILHAR. Estes já são os filhos dos outros que me "HABITARAM" nos anos noventa. Iguais aos PAIS na sua pureza.




 

FELIZ NATAL!!! 


Mr. LAWRENCE... 

-VIVE para SEMPRE -DAVID!

Sem comentários:

Enviar um comentário