LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

domingo, 12 de fevereiro de 2017

QUERO VOLTAR "SAPATÊRO" sem MÁSCARA




PARA
os
BRAÇOS
de
MINHA
MÃE
...Canta Pedro.


(GOOD HEART SUN e Wolf Indian, na 23A)

 "AFECTVS" NOVAMENTE
No suave cinzento chumbo do HORIZONTE-QUEM me LEVA os meus FANTASMAS e me salva desta ESTRADA...QUEM me LEVA, CANTA ABRUNHOSA em surdina com as sensações que me envolvem. 

SEXTA de FEVEREIRO 10


EM CASA de "SAPATÊRO"
CONHECI o Sr. REGO PROFESSOR e "LETRADO".
 




Hoje recordo um tal Sr. REGO, Professor reformado e que fala pelos cotovelos, FALA do que sabe e muito bem...
No SAPATEIRO que se chama ZÉ, um LUTADOR que foi  homem do CAMPO, um acidente de trabalho transformou a sua vida, paraplégico, aprendeu os ofícios de ENCADERNADOR e de SAPATEIRO, este lá para os lados de Alcoitão, foi em tempos meu aluno num curso promovido pelo Centro de Emprego, desde aí ficámos amigos e ganhou um freguês.
Quando lá vou com alguma "PESCADINHA" nas mãos, trocam-se conversas de fugida, como antigamente.






José é um optimista e um lutador, assisti à sua "RECONVERSÃO" numa soma de experimentações  e de seguir em frente, reinventando-se ao leme da família.O seu sorriso é permanente, assim como a pureza expressa na cor dos seus olhos ternos e ainda brilhantes com o selo da conformação. Tem habilidade para transformar tudo onde mete as mãos. Uma  referência positiva de inspiração, para quem acha que tem problemas na vida e não os sabe ultrapassar.

 ...


  Foi numa destas visitas que conheci na Sexta-feira passada o Sr. Rego , sem nunca o ter visto mais "GORDO", e depois de o ouvir - arrisquei passar pela vergonha, mas lá disse à personagem que tinha em frente de mim.


  -PARABÉNS, por "PREGAR" à socialização...

Já não se vê muita gente assim...
Anda tudo ocupado com assuntos transversais.

Como se chama AMIGO??!

-Álvaro, sou PROFESSOR...


(Esta mania de assumidamente "SER" PROFESSOR...que me está na ponta da língua e nas bordas do coração - que tanto peso me carrega a alma).


 

Eu também fui muitos anos, formei-me em LETRAS. E daí veio a HISTÓRIA do SAPATEIRO, não vás além do chinelo. Falámos também do grande ALMADA e do ALEIXO-do DANTAS e da mosca que poisa com a mesma facilidade na cabeça de um Doutor que em qualquer porcaria. Recordei-me, do artigo que escrevi, há pouco mais de dois anos, em Janeiro, onde convidava um amigo à HUMILDADE e sensatez, falei também sobre um jornal da terra,(do qual era assinante), que me parecia muito politizado nas garras do PS espalhando FARPAS a torto e a direito. Fui mal interpretado e nunca mais recebi o jornal, tenho a certeza hoje , que perdi também o amigo, AFINAL não o ERA...
Mas  a HISTÓRIA do SAPATEIRO anda à volta de uma TELA ou duma monumental ESCULTURA de um GUERREIRO ATENIENSE??
Sr. REGO fala com certeza que se tratou de APELES o PINTOR-eu situo-me algures numa oficina de ESCULTURA  num recanto de ATENAS.
 Não deu para discordar pois ALMADA, o GRANDE ALMADA intrometeu-se entre NÓS.

MORRA o DANTAS
PIM
PAM
PUM!!


“ne sutor supra crepidam”




Um sapateiro apontou um problema na sandália de uma estátua que estava sendo esculpida por Fídias (sec. V a.C). O escultor grego ficou grato, e o homem animou-se, propondo novas correcções. O artista, então, teria dito (em grego, é claro!, não em latim): “Não vá o sapateiro além da sandália”.


Errado! A frase seria de autoria do pintor Apeles (sec. IV a.C), também grego, não de Fídias. E o sapateiro atrevido estaria a corrigir um quadro, não uma escultura. E por que restou a expressão em latim? Porque quem a narrou pela primeira vez, vejam vocês!, foi Valério, mas não o Marcos, e sim o Máximo. Valério Máximo (sec. I a.C) era latino e registou a fala num dos volumes de “Fatos e Ditos Memoráveis”.



Portanto Sr. REGO, ficámos empatados, aqui por estes lado da INTERNET, as duas teorias são válidas.



   Sabe , falo muito , quando começo a falar ninguém me cala, adiantou o SR.REGO-Por vezes vou na rua e digo BOM-DIA, ninguém me responde, eu repito uma duas e três vezes. Devem achar que não sou normal .



 E foi perante um artigo que li a alguns tempos , não muito distantes e do qual tirei este pedacinho de realidades.
 


 
Muita gente reclama da vida. Sim, vivemos tempos difíceis. Tempos de sorrisos falsos, hipocrisia alheia e palavras vazias. Também vivemos apressados, com a contínua sensação de que estamos perdendo tempo. É a fila do banco, o congestionamento do trânsito e a internet lenta. Dentro e fora do mundo virtual, há lamurias e desesperança. As pessoas estão exaustas. Fala-se o tempo todo em desemprego, terrorismo e corrupção. Nas redes sociais, as pessoas são incapazes de debater um assunto sem serem estúpidas. Na vida aqui fora, as coisas não andam muito diferentes. Você entra no elevador e fala “bom dia”, mas fica ouvindo a própria voz se dissipar sozinha no ar escasso em simpatia.

(Rebeca d.)

  Quando saí da sapataria do ZÉ, veio-me à memória cenas passadas, na (sapataria) do meu TIO António Armário, na barbearia do PÉCURÉ e, também na loja do ZÉdoFUDRICO. O ZÉ rapaz culto e curioso estava sempre feito para uma boa  conversa.
Sobre banalidades, sonhos ou pesadelos. CONVERSAVA-SE, aliviavam-se os espíritos e aprendia-se sempre.
Agora já (me) entendo melhor, a CORAGEM da ABORDAGEM e também a do ALMADA-GRANDE ALMADA!!!




MORRA O DANTAS, MORRA! PIM!
O DANTAS NASCEU PARA PROVAR QUE, NEM TODOS OS QUE ESCREVEM SABEM ESCREVER!
O DANTAS É UM AUTÓMATO QUE DEITA PR'A FÓRA O QUE A GENTE JÁ SABE QUE VAE SAIR... MAS É PRECISO DEITAR DINHEIRO!
O DANTAS É UM SONETO D'ELLE-PRÓPRIO!
O DANTAS EM GÉNIO NUNCA CHEGA A PÓLVORA SECA E EM TALENTO É PIM-PAM-PUM!
O DANTAS NÚ É HORROROSO!
O DANTAS CHEIRA MAL DA BOCA!

http://www.prof2000.pt/users/tomas/manifesto_anti.htm


Numa  sexta-feira que se foi-por mim passaram todas estas SENSAÇÕES.
 CERTEZAS a da SANDÁLIA ou CHINELA e a coragem do ALMADA no TEMPO do ESTADO NOVO-MORRA o DANTAS, não indo  para a prisão, no entanto, palpita-me que deixou de receber "O JORNAL" por falta de pagamento  ou o DANTAS estendeu os seus TENTÁCULOS, para o asfixiar- JÚLIO o escritor INTELECTUAL, era um HOMEM bem colocado  aos "OLHUSDOGOVERNO" de então. Mas também somando a tudo isto, a luta constante do ZÉ da sapataria o SAPATÃO; PROFISSIONAL astuto, com as limitações próprias do seu problema , mantendo-se à "TONA da ÁGUA" exigindo ser uma pessoa como todos nós ditos normais


  Penso da mesma forma que o Sr. REGO, vale mais um dedo de conversa do que um NARIZ EMPINADO ou uma BIRRA de MANIFESTO.








SEM MÁSCARA!!e FELIZ-mente...

...

TENHAM em CONTA!!
ESTAS  más NOTÍCIAS. 








 ALÉM das desgraças das vivências-o DESASTRE do CORPO vai ser TOTAL a médio PRAZO...e aqui não há RETORNO Ó SENHORES ENGRAVATADOS das ECONOMIAS-GOLDS os que mandam fazer PONTES, AUTO-ESTRADAS e TÚNEIS do MARÃO onde mandam os que lá estão.Os que  querem viajar para MARTE para semear  "AGRIÕES" enquanto por cá "CHUPA-SE o PLANETA até ao TUTANO.


EXTINÇÃO!!
E NÃO FUTURO.


Alerta: há mais de 24 mil espécies em risco

 

Portugal está em 4.º lugar entre os países europeus com mais espécies em risco de extinção, segundo a última Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza, publicada em 2016



 DESPORTO???

E MASSACRE...


 

https://www.publico.pt/2017/02/05/sociedade/noticia/retrato-da-caca-em-portugal-1760306 



Menos caçadores, menos jovens, menos animais. Mas muita paixão e polémicas mil

Em dez anos, Portugal terá perdido 200 mil caçadores e o número de animais para caçar é cada vez mais escasso. O P2 foi ouvir o que têm a dizer caçadores no activo, Governo, armeiros e o PAN sobre um sector onde há muitas críticas e que renderá 10 milhões anuais.

“Mesmo que tenha algum impacto económico, não há nada que justifique que um ser humano se levante de manhã para causar profundo sofrimento e a morte a outros animais. Desporto? Defesa do ambiente? Uma pessoa levanta-se da cama a um sábado de manhã para disparar em tudo o que mexe e isso é desporto e defesa do ambiente?”


Desporto não é esta prática violenta injustificada. A prática da caça desportiva é um crime ambiental e um crime contra todos os seres vivos” André Silva, PAN

Sem comentários:

Enviar um comentário