LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

sábado, 30 de dezembro de 2017

A HÉRNIA


DO POVO

Homenagem a Joana de Vasconcelos
por Fernando Campos
erecto E vivo
... 

2017
NATAL 
EM NOTÍCIAS


 SAIBA O QUE É UMA HÉRNIA UMBILICAL


Marcelo está a ser operado no hospital Curry Cabral

 

Desta vez, teve de ser. A hérnia encarcerada que obrigou Marcelo a parar

Operação a Marcelo já terminou. Correu tudo bem

 

O que é uma hérnia umbilical?

O que é uma hérnia umbilical?

O que é uma hérnia umbilical que leva Marcelo a ser operado? 

O que é uma hérnia umbilical encarcerada? A causa da operação a Marcelo

/Herman-José-explicacão-hérnia-Marcelo

Marcelo já foi operado a hérnia umbilical

Marcelo Rebelo de Sousa internado para operação a uma hérnia 

Marcelo está sem febre e com parâmetros vitais normais. Terá alta amanhã

 ...

 

Financiamento? "Deputados não têm coragem de enfrentar as pessoas"Ferreira Leite

 

Financiamento? Costa vê "muito debate com base em pressupostos errados"

 

Bloco prevê ano melhor e promete lutar para que país não seja humilhado.

Debate sobre financiamento: "Azelhice dos partidos ajudou imenso"Louça.

Marcelo está sem febre e com parâmetros vitais normais. Terá alta amanhã.

 

Horas após a cirurgia, Marcelo promulgou quatro diplomas.

 

  psss! FICOU A SABER, NÃO FICOU???!...

Marcelo já teve alta. Que alívio.

...

 

 

 

  2018

 

 

OS PROFECTAS

DA

  ESPERANÇA 

E O BRANCO ÚTIL

 

 




FRANCISCO O HOMEM 

As Emoções Artificiais no Mundo Digital

Entre os componentes sociais da mudança global, incluem-se os efeitos laborais de algumas inovações tecnológicas, a exclusão social, a desigualdade no fornecimento e consumo da energia e de outros serviços, a fragmentação social, o aumento da violência e o aparecimento de novas formas de agressividade social, o narcotráfico e o consumo crescente de drogas entre os mais jovens, a perda de identidade. São alguns sinais, entre outros, que mostram como o crescimento nos últimos dois séculos não significou, em todos os seus aspetos, um verdadeiro progresso integral e uma melhoria da qualidade de vida. Alguns destes sinais são ao mesmo tempo sintomas de uma verdadeira degradação social, de uma silenciosa ruptura dos vínculos de integração e comunhão social.

A isto vêm juntar-se as dinâmicas dos mass media e do mundo digital, que, quando se tornam omnipresentes, não favorecem o desenvolvimento de uma capacidade de viver com sabedoria, pensar em profundidade, amar com generosidade. Neste contexto, os grandes sábios do passado correriam o risco de ver sufocada a sua sabedoria no meio do ruído dispersivo da informação. Isto exige de nós um esforço para que esses meios se traduzam num novo desenvolvimento cultural da humanidade, e não numa deterioração da sua riqueza mais profunda. A verdadeira sabedoria, fruto da reflexão, do diálogo e do encontro generoso entre as pessoas, não se adquire com uma mera acumulação de dados, que, numa espécie de poluição mental, acabam por saturar e confundir. Ao mesmo tempo tendem a substituir as relações reais com os outros, com todos os desafios que implicam, por um tipo de comunicação mediada pela internet. Isto permite selecionar ou eliminar a nosso arbítrio as relações e, deste modo, frequentemente gera-se um novo tipo de emoções artificiais, que têm a ver mais com dispositivos e monitores do que com as pessoas e a natureza. Os meios atuais permitem-nos comunicar e partilhar conhecimentos e afetos. Mas, às vezes, também nos impedem de tomar contacto direto com a angústia, a trepidação, a alegria do outro e com a complexidade da sua experiência pessoal. Por isso, não nos deveria surpreender o facto de, a par da oferta sufocante destes produtos, ir crescendo uma profunda e melancólica insatisfação nas relações interpessoais ou um nocivo isolamento.

Papa Francisco, in 'Laudato Si' - Sobre o Cuidado da Casa Comum'


HÁ QUE REGULAR A MÁQUINA DO ESTADO COM TAL PRECISÃO PARA QUE OS MINISTROS ESTEJAM IMPOSSIBILITADOS, PELA NATUREZA DAS PRÓPRIAS LEIS, DE FAZER FAVORES AOS SEUS CONHECIDOS E AMIGOS.






ESTAVA REALMENTE PERDIDO DE TODAS AS MANEIRAS. PASSARA A VIDA A SONHAR UM PORTUGAL MELHOR NUMA PENÍNSULA MELHOR E NUM MUNDO MELHOR.
PARA QUE ESSA INSPIRAÇÃO FOSSE VERDADE, JULGAVA QUE BASTARIA O DESAPARECIMENTO DAS TIRANIAS  QUE AQUI, ALI E ALÉM OPRIMIAM OS POVOS. ORA 
A VERDADE É QUE OS TIRANOS CARISMÁTICOS, UM A UM, IAM DESAPARECENDO (...)  E, QUANTO MAIS PARECIA DEBELADA, MAIS OPRESSÃO SE ENRAIZAVA NO CORPO SOCIAL E MAIS SÓLIDA E SUBTILMENTE SE IMPLANTAVA NELE.
E OLHAVA SEM ANTOLHOS OS HORIZONTES PROMISSORES DA DEMOCRACIA.
CADA VEZ SE TORNAVAM MENOS NÍTIDOS NO MEU DESESPERO.
IN, A CRIAÇÃO DO MUNDO-VOLUMEII.MIGUEL TORGA

A ÁRVORE DA VIDA


 







A árvore da vida (2011)

O filme A árvore da vida, de Terrence Malick, tem despertado polémica desde a sua estreia. Assim como ganhou a prestigiada Palma de Ouro em Cannes, foi indicado ao Oscar de melhor filme. Para quem pretende ver imagens filmadas com poeticidade raras vezes vistas no cinema e um diálogo aberto tanto com o sentimento religioso quanto com a ciência, envolvendo a formação do indivíduo como sujeito, buscando, porém, as suas contradições, é uma obra diferenciada, embora o fio de sua história seja bastante claro (não se equiparando, por exemplos, aos filmes mais enigmáticos de David Lynch). Mesmo seu aparato mercadológico, de promoção, mostra esse objetivo.

https://cinematographecinemafilmes.wordpress.com/tag/a-arvore-da-vida/ 

...

 

 

  QUE ESTA GENTE SE MANTENHA ATENTA, OS REAIS E OS ESPÍRITOS...SÃO A NOSSA SALVAÇÃO E A VOZ DOS PUROS. OS QUE NOS FAZEM (AINDA) ACREDITAR EM QUALQUER COISA, MESMO INÚTIL QUE SEJA.

Sem comentários:

Enviar um comentário