ATENÇÃO! AOS DETALHES
O PERFUME
LIÇÃO PRIMEIRA/2018-19
A UMA SEMANA DE RECEBER os NOVOS ALUNOS, É TEMPO DE TESTAR TODOS OS MOMENTOS PROGRAMADOS.
UM DESAFIO AO NOSSO PODER DE REINVENÇÃO; PURO RENASCIMENTO. ESTOU ANSIOSO...MAS TAMBÉM NÃO QUERO ACELERAR O TEMPO.
PARA ISTO DURAR, É NECESSÁRIO ESTICAR, ALGO QUE DEIXOU DE SER PARA SEMPRE.
MAIS QUE NUNCA É IMPORTANTE DIRECCIONAR A ATENÇÃO AOS DETALHES. SÃO OS DETALHES QUE ESTRUTURAM A DIFERENÇA.
/ OUTRA COR...
BLACK
AND WHITE
UM EXEMPLO DE QUALIDADE, PARA OS ALUNOS, DAS DUAS TURMAS DE ARTES.
"POTTER CRAVO"
GILLY FLOWER
SERÁ NECESSÁRIO, "PALMILHAR" PÔR A
MÁQUINA A FUNCIONAR. A MÁQUINA DO TEMPO 😍 PASSARAM 28 ANOS, UMA VIDA
(!! SOCORRO!!!) PEDRO FOI UM DAQUELES ALUNOS CATIVANTES, NÃO SÓ PELA SUA
BELEZA, COM UM TOQUE DE ORIENTAL TAL COMO O SEU PAI , O GRANDE
FUTEBOLISTA CRAVO.
PEDRO TERIA 13 ANOS (?) ASSIM COMO OS COLEGAS DA TURMA DO SÉTIMO ANO.
PEDRO TERIA 13 ANOS (?) ASSIM COMO OS COLEGAS DA TURMA DO SÉTIMO ANO.
NAQUELES TEMPOS NOS SÉTIMOS -NÃO "EXISTIAM" IMPOSSÍVEIS E A "SEGURANÇA"PARA O DOCENTE, ERA TOTAL.
REENCONTREI-ME COM O PEDRO, SE NÃO
ESTOU EM ERRO, EM 2010. ERA JÁ UM HOMEM FEITO, DE ASPECTO E MENTALIDADE.
NESSE INSTANTE, DEPOIS DE UMA TROCA DE POUCAS PALAVRAS, VIERAM-ME À
MEMÓRIA UM TURBILHÃO DE ACONTECIMENTOS, DAÍ NASCENDO O ARTIGO SOBRE A
ESCOLA DE ESTREMOZ.
A VIAGEM
INÍCIOS DE AGOSTO, NA CAPA DO JORNAL
DA TERRA, UM ANUNCIO DE ARTIGO DA EXPOSIÇÃO DE PEDRO CRAVO NO MUSEU
JOAQUIM VERMELHO DA CIDADE GRANDE. O PROFF. DE EDUCAÇÃO FÍSICA,
METAMORFOSEADO EM ARTISTA DAS CORES E DAS PINCELADAS. ALGO TINHA FICADO
DAQUELES TEMPOS DE PERMANENTE ENTUSIASMO. FUI DE VIAGEM À MINHA CIDADE,
PARA VISITAR PEDRO CRAVO NAS PAREDES DO MUSEU MUNICIPAL, NÃO FAZENDO
IDEIA DO QUE IRIA VER.
VI HARMONIA NA SALA, MUITO TRABALHO E QUALIDADE PARA QUEM NÃO FEZ DA SUA VIDA CONTINUIDADE DE APRENDIZAGEM (ESCOLAR) NO MUNDO DA ARTE.
UM
EXEMPLO PARA OS ALUNOS DO 10ºANO, QUE IRÃO ENTRAR NUMA NOVA E LONGA
APRENDIZAGEM, E PARA OS DO 12ºANO QUE IRÃO SAIR ESTE ANO. A MENSAGEM
PARA TODOS, E FOI PARA ISTO QUE O DESTINO, ME TROUXE PEDRO CRAVO
NOVAMENTE...A LIÇÃO QUE AQUI FICA PARA TODOS:-< É QUE TAL COMO A CONSTRUÇÃO ARTÍSTICA E OUTRAS CONSTRUÇÕES NA VIDA>, ACONTECEM E SÃO REAIS, QUANDO EXISTIR (...) TALENTO-EMPENHO E TRABALHO. SONHAR-se SEM DESPEGAR por 1 OU MAIS DESEJOS.
PEDRO CRAVO, ALÉM DESTES " 4 POR-MAIORES", TEVE DENTRO DE SI O GRANDE AMOR PELA ARTE E "SEM ESCOLA" CONSEGUE APRESENTAR UM TRABALHO DE MUITA QUALIDADE, DO MELHOR QUE VI NAQUELAS TERRAS DE DINIS E ISABEL.
O RAPAZINHO DA FRANJA, HOJE UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA,,,É TAMBÉM POR VOCAÇÃO UM ARTISTA DE VERDADE.
E ISTO NÃO SE COMPRA NO QUIOSQUE DA ESQUINA. EXISTE,, PORQUE se tem VONTADE e SONHO DE CONSTRUIR-SE ALGO.
E ISTO NÃO SE COMPRA NO QUIOSQUE DA ESQUINA. EXISTE,, PORQUE se tem VONTADE e SONHO DE CONSTRUIR-SE ALGO.
ESTA É A LIÇÃO QUE VOS DEIXO TRAZIDA POR ESTE MEU AMIGO DO CORAÇÃO.
...COMO LIÇÃO 1-PRIMEIRA LIÇÃO.
- NUNCA DEIXEM DE ESTAR ALERTA COM OS DETALHES QUE A VIDA VOS
OFERECE. É NOS DETALHES QUE ESTÁ A DIFERENÇA E SERÃO SEMPRE ELES QUE NOS
SEPARAM DA MULTIDÃO. SE OS DEIXAREM PASSAR, JAMAIS SERÃO PESSOAS
ESPECIAIS, E O CAMINHO QUE DEIXAM COMO LEGADO, SERÁ ESQUECIDO NUM
ESTALAR DE DEDOS.
TEMPO - 2 ANOS,QUE DESENTERREI DAS HISTÓRIAS DO PASSADO, FORAM OS MELHORES DA MINHA JÁ LONGA VIDA, E EU NÃO SABIA.
...
BLACK AND WHITE-O PRESENTE.
…
-PROJECTO AUTÓNOMO AULA MENSAL
APRESENTADO PELO ALUNO-BI-TRIDIMENSIONAL-PLANO DE TRABALHO
2-ESTRUTURAS PADRONIZADAS-SEQUÊNCIAS.
3- CONSTRUTORES DE TEMPLOS
4-ARTE DOS OUTROS-ARTE URBANA
HOJE
22 DE AGOSTO DE 2018
…TALVEZ
NÃO SEJA A “MELHOR, A MAIS PRESTIGIANTE PROFISSÃO DO MUNDO “ALUNO-PROFESSOR-ALUNO”,
TALVEZ…
(MAS) ENVOLVE-ME UMA CERTEZA, NO MOMENTO EM QUE ME SENTO NA SECRETÁRIA E ABRAÇO
O NOVO ANO.
É
UMA REALIDADE, AQUELA ONDE POSSO ENTRE 3 VÍRGULAS, (PORQUE SIM) “MORRER” EM
JUNHO, PORQUE DESPIDO DE ENERGIA DEI TUDO CONSTRUINDO E AJUDANDO A CONSTRUÍR
MOMENTOS.
EM
SETEMBRO OU UM POUCO MAIS CEDO (HOJE) ACORDA-SE DE UM SONO PROFUNDO E COM “CHEIRO
A CARRO NOVO”, ABRAÇA-SE OUTRO PROJECTO, OUTROS ALUNOS E DE ESPÍRITOS LAVADOS,
COMO CAVADORES-(RE)CONSTRÓEM-SE (NOVOS)NOVAMENTE MOMENTOS, NUMA LUTA PERMANENTE
PARA NOS SUPLANTARMOS.
COMO
SEMPRE E PORQUE TAMBÉM SOU ALUNO, TUDO SE RENOVA-SOMOS UMA FOLHA BRANCA QUE
COMEÇA AGORA A SER ESCRITA-TODOS OS PROJECTOS SERÃO NOVIDADE-MANTEREMOS A
EXIGÊNCIA… AINDA MAIS ACIMA DA FASQUIA.
DESTA
VEZ COM UMA PEQUENA DIFERENÇA> VÓS SEREIS OS PRINCIPAIS CONSTRUTORES DO
VOSSO ANO E EU (++ MAIS) UM OBSERVADOR.
ESTOU
A OFERECER-LHES UM PRESENTE “ENVENENADO”, SEREM DONOS DO VOSSO DESTINO nestes
seis meses COMPACTOS.
É
DESTA FORMA QUE SE COMPLETAM AS PARCELAS DAS VIDAS…
...
…AUTONOMIAS<12 span="">12>
O
mundo real
REPRESENTA
ISSO MESMO, PESQUISA- LIBERDADE DE ESCOLHA-INDEPENDÊNCIA E SENTIDO DE
RESPONSABILIDADE.
ESTAMOS
“NESSSA!” NESTE BARCO JUNTOS E 1MA VEZ MAIS ESTOU COMO OS MEUS
ALUNOS-OBSERVANDO ROENDO AS UNHAS, E SEM SABER O QUE ISTO VAI DAR.
TRABALHO
E QUALIDADE SOBRE,,, BRANCAS FOLHAS
E
M --- 4 PARTES SE “COZINHA”
UM ANO
MATERIAIS-TÉCNICAS-PROCESSOS
DE ANÁLISE-PROCESSOS DE SÍNTESE-DOMÍNIO DA LINGUAGEM PLÁSTICA (CORES, EFEITOS
DE CORES, CONTRASTES)-MOVIMENTO
OBJECTIVOS-METAS
-Experimentação
-Invenção
-Esboço
-EELP-Exploração criteriosa
-Volumetria
-Composição
-Técnicas mistas-traço e mancha
AQUI
ACONTECE A ARTE
…
A
MARCA!3D
POIS
ESTE ANO, TEREMOS MAIS UMA INOVAÇÃO ESTA
SERÁ MARCANTE.
BEM,,,1MA
É POUCO-2AS
+ MAIS ACERTADO.
B) A PINTURA PLANA E,,,,zzzzzzzzzzz!
C) O PRETO O BRANCO E UMA COR (QUE
SERÁ ESCOLHIDA (INDIVIDUALMENTE)PELO
ALUNO.
VEJAMOS O EXEMPLO DE
Yves Klein
PINTAVA SÓ de AZUL
D) A LINHA COMO CONSTRUTORA DE
FORMAS, TEXTURAS, VOLUME -A LINHA VIVA DE ALMADA E POMAR
E)
A LINHA MILAGREIRA.
…
A criança quis tanta força em certas linhas que o papel quase não resistiu. Outras eram tão delicadas que apenas o peso do lápis já era demais. Depois a criança vem mostrar essas linhas às pessoas: Uma flor! As pessoas não acham parecidas estas linhas com as de uma flor! Contudo a palavra flor andou por dentro da criança, da cabeça para o coração e do coração para a cabeça, à procura das linhas com que se faz uma flor, e a criança pôs no papel algumas dessas linhas, ou todas. Talvez as tivesse posto fora dos seus lugares, mas, são aquelas as linhas com que Deus faz uma flor!
Almada Negreiros, in “O Regresso ou o Homem Sentado – III parte”
ЉЉЉЉЉ
O
SEMANÁRIO
AFORMATO5
Ilustrar é: >>>É
ESCREVER ATRAVÉS DE REGISTOS GRÁFICOS, OS DESENHOS.
NESTE
PROJECTO O PROCESSO CLÁSSICO SERÁ “TRUCADO”, MAIS CONCRETAMENTE:
-Terão
que escolher e transformar numa contínua metamorfose.
1-(DOU-VOS)
UMA PALAVRA E UM CONCEITO ESTÉTICO-FORMAL
2-TERÃO
QUE ESCOLHER UMA OBRA QUE SE ADAPTE AO DESAFIO PROPOSTO.
3-OBRIGATORIAMENTE
DEVERÃO UTILIZAR A IMAGEM E ACTUAR SOBRE ELA DE UMA FORMA CRIATIVA. OBTERÃO UMA
NOVA IMAGEM.
É
UM “LUGAR” ONDE ACONTECERÁ >A ESCOLA-A MATÉRIA, AS KOISAS…O EXAME, AS
TÉCNICAS, AS “KOISAS” TÉCNICAS E FORMAIS. TODOS OS MATERIAIS EXPRESSÕES, E
CORES.
EXIGE-SE QUALIDADE
GRÁFICA-CORRECTA UTILIZAÇÃO DOS MATERIAIS E CRIATIVIDADE NA TRANSFORMAÇÃO DAS
IMAGENS.
AVALIAÇÃO
MENSAL DO SEMANÁRIO.
…
ILUSTRA10
https://www.dn.pt/artes/interior/ilustrarte-abre-amanha-com-obras-de-50-ilustradores-9281128.html
10
ESCOLHAS
10
REINVENÇÕES
10
SEMANAS
SELECCIONAREM 10 OBRAS DA
EXPOSIÇÃO-ILUSTRARTE-CCC
FOTOGRAFAREM ESSAS 10 ESCOLHAS
IMPRIMIREM EM FORMATO A7 (PAPEL
FOTOGRAFIA)
CADA SEMANA TERÁ DUAS
PÁGINAS-PÁGINA ESQUERDA-COLAGEM DA FOTO, NOME DA OBRA, PALAVRA- CHAVE. PEQUENA
MEMÓRIA DESCRITIVA, MÁXIMO 5 LINHAS ONDE EXPLICARÃO O “PORQUÊ” DA OPERAÇÃO REALIZADA.
PÁGINA DIREITA -ILUSTRAÇÃO
A)
PRIMEIRA SEMANA-CONCEPÇÃO (K) RIATIVA DA CAPA
DO DIÁRIO-(PINTURA, COLAGEM OU OUTRAS FORMAS ESTÉTICAS)
B)
PALAVRA>EQUILÍBRIO
MATERIAIS> TÉCNICA MISTA- LÁPIS DE GRAFITE AGUARELÁVEIS
E LÁPIS DE COR
TEORIA SIMBÓLICA-SIMETRIA-PESO VISUAL-HARMONIA
C)
PALAVRA-ENERGIA
MATERIAIS-CANETAS
VÁRIAS
TEORIA SIMBÓLICA>
MOVIMENTO-RITMO-GESTUALISMO-ACENTUAÇÃO-CAOS
D)
PALAVRA-TERROR
CANETA
DE BICO FINO-TINTA DA CHINA
TS>ACENTUAÇÃO-CONTRASTE
CLARO-ESCURO
E)
PALAVRA-HOMEM (MULHER)
TÉCNICA-MISTA>
LÁPIS-AGUARELAS E CANETAS
TS>
PROPORÇÕES-ANATOMIA -METAMORFOSE DO CORPO HUMANO-REALISMO-SURREALISMO
F)
PALAVRA-TRANSFORMAÇÃO
PASTÉIS DE
ÓLEO COM TÉCNICA DA ÁGUARAZ.
TS>ROTAÇÃO-SOBREPOSIÇÃO-REPETIÇÃO-INVENÇÃO
G)
PALAVRA-ERRO
SÉPIA-SANGUÍNEA E CANETA PRETA
TR>DISTORÇÃO-METAMORFOSE E INVENÇÃO
H)
PALAVRA-COMPARAÇÃO
TODOS OS MATERIAIS
TS>HARMONIA E CONTRASTE CROMÁTICO
CONTRASTE CLARO-ESCURO
CONTRASTE QUENTE-FRIO
I)
PALAVRA-NARRATIVA
MATERIAIS-COR (!!?)
NS>CONTRASTE DAS
COMPLEMENTARES-FRAGMENTAÇÃO-AMPLIAÇÃO-DISTORÇÃO
J)
PALAVRA-ANAMORFOSE
MATERIAIS-CANETAS E TINTA DA CHINA (CORES)
TS>DEFORMAÇÃO-REFLEXO-ILUSÃO-EXAGERO
…
BLOCO A3
SEMANA 1
O FRUTO-CORTE E
FRAGMENTAÇÃO
TRABALHO
NA PRIMEIRA/ SEGUNDA AULA.
ABORDAGEM
CRIATIVA A UM TESTE DE EXAME- SIMPLIFICAÇÕES NIVELADAS E ACENTUADAS- 5 FORMAS EXPRESSIVAS
SEMANA2
PROJECTO
MODULAR-PADRONIZADO-MOVIMENTO-RITMO E SEQUÊNCIA
CONSTRUÇÕES
MODULARES REGULARES OU IRREGULARES SOBRE UMA TELA DE CHINÊS. OU OUTRO SUPORTE
DURO.
COLAGEM E FOTOGRAFIA
PROCURANDO
A 3D-ESBOÇO-CORTE-RECORTE-COLAGEM-VOLUME-COMPOSIÇÃO-PROCESSO FOTOGRÁFICO
MATERIAIS-K-LINE,
COLA BRANCA PARA MADEIRA, PINCEL, TELA BARATA DIMENSÃO MÁXIMA 60 CM. DIMENSÃO
MÍNIMA-NUNCA INFERIOR A 40 CM.
OBJECTIVO-COMO
A IMAGEM DEMONSTRA-CRIAREM UMA COMPOSIÇÃO DE FORMAS MODULARES QUE DAÍ RESULTE
UM PADRÃO TRIDIMENSIONAL.
OS
ELEMENTOS FORMAIS QUE COMPÕEM A COMPOSIÇÃO, PODERÃO SER(…EM) DE TENDÊNCIA PLANA
OU EXAGERADAMENTE 3D.
FOTOGRAFAREM
QUATRO “ESTÁDIOS” DA NARRATIVA(CONSTRUTIVA) FORMAL.
3 SEMANA
-CONTINUAÇÃO
CONSTRUÇÃO
REGISTOS GRÁFICOS
LINEARES
4 SEMANA
-NARRATIVA
SEQUENCIAL E LINEAR DA CONSTRUÇÃO 3D
REPRESENTAÇÃO
GRÁFICA EM SIMULTANEIDADE. LINGUAGEM DE ESBOÇO
5 SEMANA
-NARRATIVA
SEQUENCIAL-A LINHA E A MANCHA PLANA-SIMPLIFICAÇÃO POR NIVELAMENTO-ESTRUTURAS EM
SEQUÊNCIA.
CONTRASTE
EM AMPLIAÇÃO.
MÓDULO-PADRÃO-REDE
MODULAR
6-7-8-9 – 10 SEMANA
A VIAGEM
“TEMPLOS”
CONSTRUTORES
DE TEMPLOS
PAISAGEM
URBANA-PAISAGEM NATURAL
MALI
DA
PRÉ >>>À MODERNIDADE
DETALHES
INTERIORES
OBJECTOS.
TEMPLOS
COMO TERMINOLOGIA ABRANGENTE DA EVOLUÇÃO ARQUITECTÓNICA.
AXONOMETRIA
PERSPECTIVA
CÓNICA E CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES.
SEQUENCIAL
E INDIVIDUAL
…
seguintes
ARTE DOS
OUTROS
LIXO-ARTE
A
PEGADA DO BORDALO E DE OUTROS
…
A pegada da sustentabilidade
na arte
LIXO-ARTE
DESCONSTRUÇÃO-ESBOÇO
APONTAMENTO-metamorfose-INVENÇÃO E TRANSFORMAÇÃO GRÁFICA
(TODOS
OS MATERIAIS)
…
PROJECTO
AUTÓNOMO
1-AULA
MENSAL-ENCAIXADA NAS SEMANAS TEMÁTICAS.
(PROJECTO APRESENTADO PELO ALUNO)
…
10ºAVIS
PLANIFICAÇÃO ANUAL
(LONGO PRAZO)
OBJECTIVOS
APRENDER
A VER
APRENDER
A CONHECER
APRENDER
A REPRESENTAR
Aprender
a utilizar as “ferramentas”
da arte
…
.
MATERIAIS RISCADORES (I !)
GRAFITES-CANETAS-LÁPIS AGUARELÁVEIS-TINTAS
.
PROCEDIMENTOS
ESTUDO
DE FORMAS NATURAIS-ESTUDO DE FORMAS ARTIFICIAIS-O ROSTO HUMANO NA OBRA DE
ARTE-ESTRUTURAÇÃO- APONTAMENTOS
COMPOSIÇÃO
.
ENSAIOS-PROCESSOS DE SÍNTESE
TRANSFORMAÇÃO
GRÁFICA-SIMPLIFICAÇÃO-REPETIÇÃO-ROTAÇÃO-SOBREPOSIÇÃO-TRANSPARÊNCIA-OPACIDADE-FORMAS-TEXTURAS
E PADRÕES
.
CONCEITOS ESTRUTURAIS DA LINGUAGEM PLÁSTICA
FUNÇÕES
DA LINHA-TEXTURAS REGULARES E IRREGULARES-VALOR CLARO-ESCURO
.
FORMA-PLANO E SUPERFÍCIE
FIGURA-FUNDO-POSITIVO-NEGATIVO
A
LINHA DE CONTORNO- O ESPAÇO PLÁSTICO-ORGANIZAÇÃO DO CAMPO VISUAL- RELAÇÃO DAS
FORMAS NO ESPAÇO
SEMANA
APÓS SEMANA
Técnicas
de registo-materiais e procedimentos
Formas
naturais e artificiais
TODOS
OS MATERIAIS E TODAS AS EXPRESSÕES
ILUSTRARTE
TRABALHOS
DE REINVENÇÃO-TRANSFORMAÇÃO GRÁFICA
COMPOSIÇÃO
E ESTUDO DO PLANO
Fotografarem
5 obras
(imprimirem
em formato A5)
ILUSTRAR
5 CONCEITOS
CHAVES
DA VIDA
1-AMOR
2-GUERRA
3-SONHO
4-NATUREZA
5- RUPTURA
PROCESSO
DE CONCRETIZAÇÃO- ESCOLHEREM 5 OBRAS- FOTOGRAFAR CADA UMA DELAS, MAS COMO ESTÃO
PROTEGIDAS, A FOTOGRAFIA PODERÁ NÃO FICAR NÍTIDA-PODERÃO PROCURAR NA INTERNET
PARTINDO MNA BUSCA DO AUTOR E DO NOME DA OBRA.
SEMANA
PÓ-MAR E PÁ- REGO
8/9
/10
Aprender
(…EM) a ver e a escolher
O
plano e a sua estrutura
Fragmentos-detalhes-composição
FORMATO-ENQUADRAMENTO-DETALHE
Semana
11 / 12
TERMINAREM
TRABALHOS
O
BLOCO DE TRABALHO
ORGANIZAÇÃO
DAS DINÂMICAS
SEGUNDO
PERIODO
SÍNTESE E TRANSFORMAÇÃO
GRÁFICA
E
(K
)RIATIVA
MOVIMENTO-RITMO-EQUILÍBRIO
(SIMETRIA-ASSIMETRIA-PESO
VISUAL)
ABORDAGEM
À REPRESENTAÇÃO DO ROSTO HUMANO- A ARTE DOS OUTROS.
ESTRUTURA
-PROPORÇÕES E DETALHES.
(SERÃO
FORNECIDOS POSTERIORMENTE DADOS CONCRETOS)
Sem comentários:
Enviar um comentário