LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

COMO LACRAUS ENVENENADOS





SEXTA-FEIRA
25 DE OUTUBRO DE 2018
...

O HOMEM DA FRONTEIRA


DIA DE GREVE GERAL
É VERDADE, DIA DE GREVE GERAL,,E SÓ TRABALHEI DOIS DIAS ESTA SEMANA, QUE DESCONFORTO.




(-É A VIDA!)

RECORDO-ME DA PALAVRA VIDA, FALAVA-SE MUITO EM VIDA- FAZER PELA VIDA, LUTAR PELA VIDA, TER MEDO PELA VIDA, TER CUIDADO SENÃO A VIDA VAI-SE.

NÃO ME RECORDO  DOS MAIS VELHOS FALAREM SOBRE FELICIDADE, AMOR, HETEROSSEXUAL OU BISSEXUAL. IDENTIDADE DE GÊNERO, TRANGÊNERO E ETC.

PANASCAS, MARICAS E OUTROS MIMOS SIM, QUANDO SE QUERIA OFENDER ALGUÉM NUMA DE IRONIA, AVANÇAVA-SE COM A MÁXIMA-"ÓLHA" VAI LEVAR NO CU! NÃO ME CHATEIS MAIS...ERA ASSIM A VIDA.E O RECADO FICAVA ENTREGUE.
 A VIDA!!
A VIDA FICOU MUITO MAIS FACILITADA QUANDO PELA PRIMEIRA VEZ VIMOS TODOS UMA LÂMPADA ILUMINADA NO CENTRO DAS TRAVES E DOS TABIQUES.
JÁ SE DIZIA NA TERRA -A VIDA ASSIM JÁ ESTÁ MAIS FACILITADA-A PALAVRA VIDA ERA PROFERIDA DE UMA FORMA MAIS ACOMPANHADA, E LUMINOSA-DE SEGUIDA VEIO A ÁGUA CANALIZADA, FIZERAM-SE GRANDES BURACOS NA RUA NOVA, O O CARRO DA BESTA DO BELO, NÃO PODIA PASSAR, O CARVÃO ERA COMPRADO NA RUA DEBAIXO. ASSIM COMO AS DESCARGAS DA MELANCIA NA LOJA DO RATO. ESSE VERÃO TIVERAM QUE SER CARREGADAS EM SACOS, PARA A CASA DE FORA.

 VEIO O ALCATRÃO.

 E A SEGUIR DEU-SE A REVOLUÇÃO.

AGORA SIM É QUE VAI SER UMA BOA VIDA PARA TODOS, ESQUECERAM-SE . QUE ATÉ AÍ... A VIDA NÃO TINHA SIDO ASSIM TÃO MÁ. SÓ OS VELHOTES FALAVAM DA MALDIÇÃO DA FOME E DA GUERRA DE ESPANHA-OS NOSSOS PAIS, VIVIAM REMEDIADOS, NUMA VIDA AUTO-SUFICIENTE. A TELEVISÃO E AS ESCOLAS INDUSTRIAIS CHEGARAM  ANTES DE 1974, E O MEU PRIMO FERNANDO DEIXOU DE ESTUDAR. MONTOU-SE NO PRIMEIRO MINI DA TERRA-PARA SE DESLOCAR PARA O TABAQUINHO. O FILHO DO SAPATEIRO JÁ TÊM UM CARRO. A VIDA ESTÁ A MELHORAR. JÁ NÃO SÃO SÓ OS RICOS A TEREM CARRO.
E ASSIM FOMOS TODOS VIVENDO NA NOVA VIDA-TODAS AS FAMÍLIAS COMPRARAM CARROS, CONSTRUÍRAM-SE NOVAS CASAS, ALGUMAS AINDA MELHORES, QUE AS DOS RICOS DE ANTIGAMENTE. ALGUMAS FAMÍLIAS COMEÇARAM A IR PARA A PRAIA, NOS "ALGARVES", COMO SE DIZIA ,,, EU AGARREI NA MOCHILA E VIAJEI PARA SAGRES E DEPOIS PARA A EUROPA. AS MUDANÇAS E A VIDA FORAM-SE SOMANDO SEM DARMOS POR TAL. MAS A NOVA VIDA COMEÇOU TAMBÉM A SEPARAR AS FAMÍLIAS, OS AMIGOS,,,, JÁ ERAM MENOS AMIGOS, E AS DISCUSSÕES AUMENTARAM . OS OLHARES MUDARAM E E OS BONS DIAS TORNARAM-SE MURCHOS.


( TAMBÉM! )

ENTRE AS PESSOAS E AS INVEJAS TAMBÉM. A INVEJA ERA SENTIMENTO NOVO, NÃO SEI EXPLICAR MUITO BEM, ANTES DA FARTURA, QUERÍAMOS UM BONÉ IGUAL AO DO FLORENTINO, O FILHO DO POUPAS QUE MORA NO BARREIRO, ADMIRÁVAMOS O BONÉ DO FLORENTINO E O FLORENTINO TAMBÉM. ASSIM COMO AOS CALÇÕES QUE ELE TRAZIA, FLORIDOS DE AZUL.
DEPOIS (TAMBÉM) SEM DARMOS POR TAL O TAL SENTIMENTO, TORNOU-SE RAIVOSO E A INVEJA TINHA MÁ CARA. E DESTA FORMA, DE REVOLUÇÃO EM REVOLUÇÃO, COMPRAS, E MAIS COMPRAS, ENCHEMOS AS CASAS DE COISAS QUE TODOS OS OUTROS (TAMBÉM) COMPRARAM. A VIDA COMEÇOU A TRAZER CONSIGO, NOVOS PROBLEMAS, ALEM DA SEPARAÇÃO ENTRE AS PESSOAS, OBRIGOU- AS A AMPLIAREM AS SUAS CASAS E A TEREM ALGUNS, CASARÕES PARA ENFIAREM OS OBJECTOS QUE PASSAVAM DE MODA E  OS DOIS CARROS E ÀS VEZES 3.
A VIDA    CARREGOU CONSIGO NOVAS  DOENÇAS - A MAIOR CHAMADA ...DOS DIREITOS.

FOI PINTADA POR VÁRIAS CORES E O REBANHO ERA AGORA APELIDADO DE"MASSAS POPULARES",,, FOI DIVIDIDO EM ESTRATOS IDEOLÓGICOS E, ASSIM FICARAM ATÉ HOJE...NUNCA NINGUÉM ESTÁ SATISFEITO NESTE FORMIGUEIRO DESORGANIZADO ONDE TODOS MANDAM E NINGUÉM TEM RAZÃO.


 SEXTA-FEIRA DE UM DIA DE OUTUBRO DO SÉCULO XXI, MUITO LONGE DO DIA , EM QUE A VIDA ME FEZ JUNTAR NUM "MÓLHO" ABENÇOADO , OS FIOS ELÉCTRICOS, AS PONTAS QUE O TRABALHADOR A QUEM CHAMARAM ELECTRICISTA,  ME MONTOU A INSTALAÇÃO ELÉCTRICA NO NÚMERO 55 DA RUA NOVA.  FIOS AZUIS E PRETOS OU BRANCOS E PRETOS. GUARDEI-OS COMO DUM TESOURO SE TRATASSE, ASSIM COMO A IDEIA NOBRE QUE TRABALHAR ERA A  COISA MAIS IMPORTANTE DA VIDA.
HOJE SEXTA-FEIRA, DEPOIS DO BANHO DIÁRIO E DA ESCOLHA DO FATO STEAM A CONDIZER, SAÍ PARA MAIS UMA AULA-ESTA SEMANA SÓ TRABALHEI TERÇA E QUARTA-FEIRA. CHEGUEI À ESCOLA, TINHA A PORTA FECHADA (DESDE 2004 QUE NÃO FECHAVAM O ACESSO AO EDIFÍCIO NO DIA DE GREVE GERAL).
ABANEI A CABEÇA E TIVE PENA DOS MEUS SEMELHANTES QUE , ESTÃO POR TRÁS DESTES GESTOS SUICIDAS. HÁ MUITAS GREVES GERAIS QUE A PORTA DA AMATO NÃO SE FECHAVA. A ESTRATÉGIA FOI COM TODA A CERTEZA IGUAL ÀS ANTERIORES,,,FAZEREM UMA "CAIXINHA" PARA PAGAREM O DIA  A MEIA DÚZIA DE EMPREGADOS, ESTES FALTAM E A ESCOLA FECHA. NAS NOTÍCIAS DA NOITE, OS SINDICALISTAS EMPINOCADOS (ELAS FORAM COM TODA A CERTEZA AO CABELEIREIRO, PARA FAZEREM FIGURA NAS TV´S - IRÃO DIZER: FECHARAM EM TODO O PAÍS 65 % DAS ESCOLAS. DIRÃO TAMBÉM QUE A GREVE GERAL NA FUNÇÃO PÚBLICA FOI DE 78% OU MAIS. ESQUECEM QUE HÁ GENTE, QUE SABE COMO ESTES ASSUNTOS SÃO TRATADOS.
SERIA MELHOR  CONFIRMAREM,  QUANTOS PROFESSORES NAS ESCOLAS NÃO FIZERAM O SUMÁRIO  E DEPOIS SOMAREM E APREGOAREM AS PERCENTAGENS.

MAS AO CONTRÁRIOS DE OUTRAS VEZES QUE ME FECHARAM O PORTÃO, A MIM E AOS ALUNOS QUE ESPALHADOS, ESPERAVAM NUM CONVÍVIO SÃO. DESTA  NÃO FIQUEI TRISTE NEM REVOLTADO. SENTEI-ME NA SECRETÁRIA, POIS O PORTÃO PEQUENO ESTAVA ABERTO...FIZ O SUMÁRIO. REFLECTI SORRINDO. ESTES GAJOS DE ESQUERDA BATERAM NO FUNDO. MAS QUE RAIO,,,O GOVERNO NÃO É DE ESQUERDA. MAS- QUE VIDA, SÃO COMO ESCORPIÕES, ESPETAM A UNHA ENVENENADA NOS SEUS CORPOS  E DOS SEUS, SEM OLHAREM A MEIOS.

Imagino nas urgências hospitalares e transportes públicos das grandes cidades
POVO DESGRAÇADO...

(MONTAGEM SOBRE  UMA IMAGEM DE -BORDALLO PINHEIRO)


"MONTEI-ME" NO MEU WOLF-JEEP E RETORNEI , VIM PLANTAR COUVES.
ENQUANTO ESPETAVA A ENXADA NA TERRA,,, ABANAVA A CABEÇA E COM UM SORRISO ENVERGONHADO DIZIA,,,: -PORRA ESTES GAJOS SÃO COMO ESCORPIÕES!...
E TIVE SAUDADES DO TEMPO EM QUE A VIDA ERA SÓ A VIDA E NÃO TINHA QUASE NADA PARA ENCHER.  DE QUEM ESPERAVA AS ESTAÇÕES DO ANO E O REGRESSO DO CALOR PARA COMER UMA BELA SALADA DE TOMATE, A SABER A TOMATE-FAZÍAMOS OS BRINQUEDOS DE CANA OU DE RESTOS DA CARPINTARIA DO CONSTANTINO E (EU) GUARDAVA-OS COMO SE FOSSEM OURO,,, OS RESTOS DOS FIOS DE ELECTRICIDADE QUE OS ELECTRICISTAS  DEITAVAM PARA O CHÃO.
QUE SAUDADES DAQUELA GENTE E AS PESSOAS QUE NÃO" VESTIAM DE CORES, NEM SE ESCONDIAM EM GRUPOS.
...E O DEVER SOBREPUNHA-SE A TODOS OS DIREITOS DA VIDA.
A BANDEIRA  SUBINDO, FAZIA-NOS ARREPIAR- A INDEPENDÊNCIA E A SEGURANÇA ERAM UMA REALIDADE.
A SOCIEDADE TINHA OUTROS ASSUNTOS PARA DEBATER, O DINHEIRO NUNCA FOI MOTIVO DE CONTROVÉRSIA.
...




...NÃO TENHO DINHEIRO QUE CHEGUE,,,É A VIDA(! )DIZIA O PERDIGOTO AO PÉCURÉ. (-ASSIM NÃO VAIS À SERRA DA ESTRELA!...)
É A VIDA!...




Sem comentários:

Enviar um comentário