LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

AS PEDREIRAS E AS FARPAS




VIVEMOS TODOS AO ACASO!

 Nós que ouvimos de tudo e de todos, o que queremos e o que não queremos, e que somos culpados por tudo? Da estrada que ruiu, da água que fugiu, da chuva que caiu e também da que não caiu, da barragem que secou e que depois transbordou, do barco que afundou, da ponte que caiu, da enxurrada que surgiu, da lama que emergiu, dos carros que afundaram, das árvores que tombaram e tudo estragaram à sua volta, do surto da gripe  e de tudo o mais… Nós também vamos para a Greve… Vamos todos para a Greve!!!


Mas ó Senhor Primeiro Ministro e aqueles Estivadores de Setúbal, que tanto prejuízo estão a dar ao País, quando os põe V.Exª na linha e acaba com aquilo?
Mas Sr. Presidente, aquilo é só com V.Exª: eles só estão à espera do Sr. Presidente para tirarem uma selfie consigo!… Apareça por lá que acaba logo a greve...(Joaquim Vassalo Abreu, 22/11/2018)
A ESTRADA DE VILA VIÇOSA






  NUNCA  SE FALOU TANTO COMO HOJE,  EM BORBA, FORA DO CONTEXTO  DO VINHO.
   NAS ÚLTIMAS SEIS DÉCADAS CHAMÁMOS AQUELES LOCAIS DE PEDREIRAS , NÃO  BURACOS. HOJE  RECORDO A IMPORTÂNCIA DESTA INDÚSTRIA PARA A "GRANDIOSIDADE DO ALTO ALENTEJO .  


 IN,DIÁRIO DE NOTÍCIAS/02 DEZ.

ALIMENTOU FAMÍLIAS (...E AINDA ALIMENTA) DURANTE DÉCADAS E LEVARAM TAMBÉM DEZENAS DE TRABALHADORES PARA O OUTRO LADO DA VIDA- ESTA FOTOGRAFIA (BLOGUE-A TERCEIRA DIMENSÃO), MOSTRA-NOS UMA REALIDADE, QUE NENHUM DE NÓS SERES VIVENTES DESTE TRIÂNGULO ESCALENO (ESTREMOZ-BORBA -VILA-VIÇOSA)CONHECEU EM TODOS ESTES ANOS.


 IN,DIÁRIO DE NOTÍCIAS/02 DEZ.

 NAQUELES ANOS DE APRENDIZAGEM, O NOSSO LIMITE SITUAVA-SE ALGURES NO MUSEU VILA-LOBOS MARIA RUIVA. BORBA E VILA VIÇOSA-NÃO ERAM PARA NÓS, LUGARES A VISITAR, A NÃO SER PELA FEIRA DOS SANTOS. ESTÁVAMOS VIRADOS PARA ESTREMOZ.

MAIS TARDE DEPOIS DA ADOLESCÊNCIA, SIM. RECORDO QUE JOGUEI FUTEBOL COM O MEU PRIMO FERNANDO NOS JÚNIORES DO BORBENSE E ESTA VILA FOI UM LUGAR DE VISITA SEMANAL. NESTA ALTURA TAMBÉM, E COM O ROGER RETORNADO, FUI VÁRIAS VEZES LÁ  ALMOÇAR.
O ROGER, E ERA DESTA FORMA QUE O TRATÁVAMOS, PELA JOVIALIDADE E ESPÍRITO POSITIVO QUE A IMAGEM DESTE SENHOR TINHA NAS NOSSAS VIDAS.
ENCHIA O CARRO DE GAIATAGEM QUE O AJUDAVAM NA OFICINA DO MADEIRINHO E LÁ IA A MALTA E O MARIDO DA JOANA DO FELOSA. A ESTRADA DE PARALELOS PARA VILA VIÇOSA, A ÚNICA VIA PARA AQUELES DESTINOS, TAMBÉM COMEÇOU A SER NOSSA CONHECIDA.DESCOBRIMOS COM O TEMPO QUE EXISTIAM MAIS PEDREIRAS PARA ALÉM DESTAS PRIMEIRAS. PARDAIS E BENCATEL, NOMES QUE NOS DIZIAM QUALQUER COISA-PARDAIS ERA ONDE O ZÉ PATO E O RADARES TRABALHAVAM. A PEDALAR E COM UM SORRISO NO ROSTO ;TODOS OS DIAS BEM CEDO PELA MANHÃ, FIZESSE CHUVA OU SOL, LÁ IAM ELES ZÉ PATO RADARES BADEJINHO E UM GRANDE NÚMERO DE HOMENS DOZARCOS E DE TODAS AS FREGUESIAS EM REDOR DESTES CENTROS DE EXTRACÇÃO DA PEDRA BRANCA E ROSA. MORRERAM MUITOS DELES NAS PEDREIRAS-

RECORDO AINDA HOJE, O ALBERTO DO SAIAS, NOSSO COLEGA DA PRIMÁRIA, SAIU DESTA COM CERCA DE 15 ANOS E COMEÇOU A TRABALHAR NUMA DAS PEDREIRAS DE BORBA E AÍ MORREU-RECORDO TAMBÉM O QUE SE DISSE NA ALTURA:- UMA MANOBRA MAL FEITA COM A VAGONA E CAIU LÁ PARA BAIXO.

  NAQUELE TEMPO, AS PEDREIRAS FORAM MOTIVO DE ORGULHO DE TODOS NÓS.

 SEMPRE QUE RECEBIA VISITAS DE AMIGOS ESTRANGEIROS, E ANTES DE OS LEVAR AO CASTELO DE ESTREMOZ, PASSAVA PELA GRANDE PEDREIRA DO CEMITÉRIO. ORGULHOSAMENTE E COMO UM POSTAL ILUSTRADO, APRESENTAVA-OS AO GRANDE "TEMPLO INCA, VIRADO DE CABEÇA PARA BAIXO"  , FUNDA DE ARREPIAR. CONTAVA-LHE A HISTÓRIA QUE TINHA  APRENDIDO DOS MAIS VELHOS:


.- O MAIOR FILÃO, ESTÁ POR BAIXO DO CEMITÉRIO DE ESTREMOZ, HÁ MUITO QUE ANDAM A QUERER DESACTIVAR O CEMITÉRIO PARA ALARGAREM A PEDREIRA. MAS AS FAMÍLIAS NÃO VÃO NISSO.


DESTA VEZ, SÓ MORRERAM 5 , MAS QUE ACONTECIMENTO (?!?) (Em 50 anos faleceram algumas dezenas  nas pedreiras do alto Alentejo), NÃO EXISTE TERRA NENHUMA NESTE TRIÂNGULO, À QUAL OS "GRANDES BURACOS" NÃO TENHAM PEDIDO UM SACRIFÍCIO DE SANGUE. NESTE TEMPO,  EM QUE OS MÉDIAS SE TORNARAM ANTI-CULTURA, VALE TUDO MENOS TIRAR OLHOS, O ASSUNTO IRÁ SER ESMIUÇADO DURANTE SEMANAS, ATÉ NOVA TRAGÉDIA EM QUALQUER OUTRO RECANTO DO TERRITÓRIO O SUBSTITUIR.
APÓS  5 DÉCADAS, E NESTA FOTOGRAFIA INTEIREI-ME DA REALIDADE DESTE GRANDE FEITO DO SER HUMANO-CORTAR "ÀS TALHADAS" ENORMES BLOCOS DE MÁRMORE E TRAZÊ-LOS CÁ PARA CIMA- SE CONTINUAREM A ESCAVAR E A CORTAR COM AS NOVAS TÉCNICAS E FERRAMENTAS, IRÃO PARAR À AUSTRÁLIA,LÁ PARA O PRÓXIMO SÉCULO.

NA VOZ  DAQUELE POVO DE BENCATEL E BORBA , HOMENS E MULHERES QUE TIVERAM DIREITO A DOIS OU 3 MINUTOS DE FAMA NA ANTENA SANGUINÁRIA,





ELES FORAM CORTANDO, CORTANDO ATÉ À ESTRADA..."ÓLHEII" SENHORA É O DINHEIRO, AS PESSOAS NUNCA SE FARTAM DE DINHEIRO, O QUE QUEREM É SEMPRE MAIS...


MAS O POVO ESQUECE DEPRESSA, QUANDO VI AQUELA PAREDE ROCHOSA CAIR LÁ PARA BAIXO-TIVE A CERTEZA QUE, É OBRA PARA MUITO TEMPO- A PROFUNDIDADE ARREPIA E AQUELE MONSTRO DE TERRA E PEDRA ENROLOU TUDO NELE NUMA ABRAÇO DIABÓLICO, E LANÇOU-SE PARA O INFERNO. NA IMAGEM EM CIMA, ESTÁ BEM PATENTE, O DESCONTROLO QUE VAI NA MENTE DO HOMEM, QUANDO LHE CHEIRA A ENCHER A BOLSA.

 NO MURO DIREITO DO CEMITÉRIO DE ESTREMOZ E SE ESPREITAREM POR CIMA DESTE, O PANORAMA É IGUAL, ESTÁ A UNS ESCASSOS cm - O ABISMO GRANDIOSO, SÍMBOLO DO QUE O HOMEM CONSEGUE FAZER PARA SOBREVIVER, GANHANDO A VIDA E MORRENDO AOS POUCOS.

VISTA DE CIMA, A REGIÃO DE BORBA, VILA VIÇOSA, PARDAIS (ALANDROAL) E BENCATEL, É UM CAMPO ONDE "METEORITOS CHOCARAM E ABRIRAM DEZENAS DE CRATERAS DE UMA BELEZA INIGUALÁVEL, MAS QUE SÃO TAMBÉM ARMADILHAS PARA ANIMAIS E PESSOAS. AQUELA ESTRADA CAIU, PORQUE NINGUÉM DURANTE TODAS ESTAS DÉCADAS, NADA FEZ PARA A MANTER SEGURA  NO LUGAR. Aquela estrada foi até hoje uma intrusa NO MEIO DO CAOS BRANCO E FRIO DO BELO MÁRMORE, BELO COMO O DE CARRARA NA TOSCANIA. SÓ MORRERAM 5 PESSOAS, O QUE É ISSO, PODERIA TER SIDO UM AUTOCARRO CHEIO DE JOVENS A DESLOCAREM-SE PARA A SECUNDÁRIA DE VILA VIÇOSA, A ESTRADA ERA UMA INTRUSA NO MEIO DA INDUSTRIA DA EXTRACÇÃO DE MÁRMORE(MAS O CONTRÁRIO TAMBÉM ESTÁ CORRECTO, SE A ESTRADA FOR CENTENÁRIA). TRAGÉDIA SIM SENHOR, MAS, POUCO COMPARÁVEL COM OS ACIDENTES NA ESTRADA- LÁ NO NORTE, 2 DIAS ANTES MORREU UMA FAMÍLIA DE 5 PESSOAS DENTRO DA SUA PRÓPRIA CASA. NAQUELA ESTRADA DE VILA VIÇOSA E A 3 KM DAQUELE LOCAL, O CABAÇO ANDOU ÀS CANBALHOTAS COM UM ROVER NOVINHO EM FOLHA- FICOU TIPO LATA DE SARDINHAS AMACHUCADA... O TALENTO DO MESTRE ROGER COM O MARTELINHO DE BATE-CHAPAS PÔ-LO COMO NOVO. O POVO DIZIA: -QUAL QUÊ, NÃO HÁ SOLUÇÃO... O HOMEM É MALUCO. MAS O ROVER VERDE FICOU A SAIR DO "STAND".

HOJE TENHO SAUDADE DO ROGER, DO MINGA QUE ERA O PREFERIDO DO ROGER RETORNADO E NOS TRATAVA A TODOS DIVINAMENTE...ESTÁVAMOS EM 1975 E TUDO ERA POSSÍVEL, EXISTIAM SONHOS NAS NOSSAS VIDAS.
HOJE, NÃO ACREDITAMOS MAIS NAS PESSOAS E ESFUMARAM.-SE OS SONHOS...
ESTAMOS TODOS  CANSADOS DE TANTA DEMAGOGIA E EXPLORAÇÃO DA MORTE COMO ESPECTÁCULO.

HOJE TAMBÉM, AO ACORDAR FALEI COM EÇA E ESQUECI QUE AS FARPAS PERTENCEM A UM TEMPO DISTANTE , 1 SÉCULO E MEIO DEPOIS. ESFREGUEI OS OLHOS E DECIDI QUE ESTAVA ACORDADO, ESTAS FARPAS SÃO DE HOJE, DO TEMPO EM QUE TUDO ANDA A BORDOADA E O POVO, O VERDADEIRO POVO, AQUELE QUE NÃO TEM DINHEIRO PARA MEDICAMENTOS E COMIDA, NÃO RECEBE DO DESEMPREGO, NÃO TEM CORREIOS , NEM ESTAÇÃO DE CAMINHO DE FERRO, NEM FLORESTAS, NEM ESPERANÇA.

LÁ FORA ( POR TUDO QUANTO É EMPREGO) LUTA-SE POR DIREITOS,  CONTINUAM AS GUERRAS NOS TRANSPORTES, NA SAÚDE, NO ENSINO, NA JUSTIÇA, NAS FORÇAS DE SEGURANÇA. LÁ FORA TAMBÉM,IMPEDEM DE TRABALHAR QUEM QUER CUMPRIR COM CIVISMO OS SEUS DEVERES. AS  TELEVISÕES QUE JÁ NÃO SÃO CULTURA ESPALHAM TRISTEZA E PROVOCAM SENTIMENTOS DE REVOLTA.
 O POVO NÃO TEM DIREITOS, NEM DEVERES-PORQUE JÁ NÃO EXISTE PARA A ECONOMIA, PARA O DESENVOLVIMENTO. PORQUE LHE FECHARAM TUDO E TUDO COMERAM.

FOI DESTA FORMA QUE GERMINOU A GUERRA CIVIL ESPANHOLA.MAS ESTA NOVA GUERRA (QUE VIRÁ) NÃO TERÁ BALAS NEM EXECUÇÕES EM MASSA. EXISTIRÃO OS ROSTOS DA ESCRAVIDÃO, DA FOME E DAS DOENÇAS ASSOCIADAS A ESTE FLAGELO.




 UMA ESTRADA (FRÁGIL) ENTRE MUROS PARA O PRECIPÍCIO, COMO UMA PONTE, SOLITÁRIA, DESPREZADA, NO MEIO DO MEU ALENTEJO, NUM CENÁRIO DO FILME A GUERRA DOS MUNDOS.
  HOJE AO ACORDAR FALEI COM EÇA, FOI BEM VERDADE, ELE ESTEVE PRESENTE.



AS FARPAS DE EÇA



O país perdeu a inteligência e a consciência moral. Os costumes estão dissolvidos, as consciências em debandada, os caracteres corrompidos. A prática da vida tem por única direcção a conveniência. Não há princípio que não seja desmentido. Não há instituição que não seja escarnecida. Ninguém se respeita. Não há nenhuma solidariedade entre os cidadãos. Ninguém crê na honestidade dos homens públicos. Alguns agiotas felizes exploram. A classe média abate-se progressivamente na imbecilidade e na inércia. O povo está na miséria. Os serviços públicos são abandonados a uma rotina dormente. O desprezo pelas ideias aumenta em cada dia. Vivemos todos ao acaso. Perfeita, absoluta indiferença de cima a baixo! Toda a vida espiritual, intelectual, parada. O tédio invadiu todas as almas. A mocidade arrasta-se envelhecida das mesas das secretarias para as mesas dos cafés. A ruína económica cresce, cresce, cresce. As quebras sucedem-se. O pequeno comércio definha. A indústria enfraquece. A sorte dos operários é lamentável. O salário diminui. A renda também diminui. O Estado é considerado na sua acção fiscal como um ladrão e tratado como um inimigo.

In As Farpas , Maio de 1871







...


AINDA LHE OIÇO A  VOZ!...

E PORQUE TÊM MEDO DE SALAZAR, SE OS MORTOS NÃO RESSUSCITAM (??!)
                                     




Sem comentários:

Enviar um comentário