48 HORAS
BARCO DE PAPEL MOVIDO A INQUIETAÇÃO E MILHÕES
...
ASSUMI QUE SERIA 1 UMA OBRA- POLLOCK A SERVIR-ME DE UNIVERSO.
HÁ 48 HORAS QUE SAÍ DE CASA , MERGULHANDO NUM CAOS DE ACONTECIMENTOS.
TINHA POLLOCK EM MENTE, PORQUE É SOBRE MILHÕES QUE BOTAREI FALADURA. ENGANEI-ME(!), QUANDO CHEGUEI AO CANTO ELECTRÓNICA PAIRAVA A TUA VISÃO DO GRANDE PACÍFICO. E DE IMEDIATO, VIREI A TELA (P) PARA A PAREDE, SERVINDO-ME DESTE TEU mar COMO BASE ESTRUTURANTE. DAQUI SÓ O ATLÂNTICO, MAS O MEU BARCO CONSEGUE NAVEGAR EM TODAS AS ÁGUAS, IGUALMENTE EM DOCA SECA.
ESCREVO-TE SEM ORDEM CRONOLÓGICA, TODOS OS ACONTECIMENTOS TIVERAM LUGAR NESTAS ÚLTIMAS 48 HORAS, E SÃO RETALHOS, DE QUEM TEM A CORAGEM DE ARRISCAR A VIDA LÁ POR TERRAS DE "LISSABON". SÓ ME SENTI A SALVO, NO MOMENTO em QUE DESLIGUEI A CHAVE DA IGNIÇÃO, FRENTE AO PORTÃO DA QUINTINHA.
DE CERTA FORMA, TENS MUITO A VER COM ESTA NARRATIVA- (DE VÁRIAS MANEIRAS)-ESTA É A 3º PARTE A QUE FALTAVA. -HOJE! O PRESENTE...
OS MEUS OLHOS MERGULHARAM PARA LÁ DA JANELA. A VELOCIDADE DO COMBOIO MANTÊM-SE CONSTANTE. O DECLIVE METE MEDO, DECORADO POR OLIVEIRAS ATÉ À BEIRA DO ABISMO, ÁGUA A CENTÍMETROS. OLIVAIS DE MUITAS DÉCADAS-QUEM PLANTOU, QUEM VAREJOU E ENSACOU TODA AQUELA AZEITONA(?!?). QUE CORAGEM-TALVEZ NAQUELE TEMPO, O RIO DE INVERNO , SERIA UM RIO MAGRINHO, NÃO EXISTIAM BARRAGENS A JUSANTE, SÓ PODERIA SER DESTA FORMA. MAS, COLHER NO ABISMO DE PENHASCOS, AZEITONA, NESTAS MILHARES DE OLIVEIRAS- SERIA UM ESFORÇO DE HERÓIS-TODOS DESAPARECIDOS,FORAM NAQUELES TEMPOS POBRES E POVO. NUM TEMPO DA MISÉRIA, NÃO EXISTIA NO DICIONÁRIO FINANCEIRO O TERMO MILHÕES-SÓ O SOLDADO MILHÕES DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL. TALVEZ, DO TEMPO EM QUE ALGUMAS DESTAS OLIVEIRAS FORMA PLANTADAS NA BEIRA DO PRECIPÍCIO...TALVEZ!
...
SENTARAM-SE EM FRENTE, E UMA A MEU LADO. 3 JOVENS UNIVERSITÁRIOS. ARTICULARAM, ELAS AS DUAS, VÁRIAS VEZES A NOVA VERSÃO DE BOM-BUÉ.
MUITAS VIAGENS ESTÃO PROGRAMADAS, BERLIM, DISSE UMA-100 EUR. A DORMIDA. GOSTO DE VIAJAR, 4 NOITES EM BERLIM. A OUTRA PREPARA-SE PARA UM CRUZEIRO COM OS PAIS , E OS TIOS. ANTES IRÁ A LONDRES, BEM, DORME FORA DE LONDRES, CONSEGUE DORMIDAS POR 50 EUR. "BUÉ DA BOM". A DA FRENTE ENTRE CARÍCIAS E ENTRELAÇARES DE PERNAS COM O MORNO NAMORADO, APIMENTAVA A RELAÇÃO COM UNS BEIJINHOS JÁ MUITO TREINADOS( NÃO VEJO FUTURO PARA ESTE CASALINHO, ELE É BÉTINHO E ELA SABE O QUE NÃO QUER) ESTUDA EM, PARA LÁ DA FRONTEIRA, MAIS EXACTAMENTE (CHEIROU-ME A MEDICINA )EM SALAMANCA.
AQUELES NÃO ERAM OS SEUS LUGARES, MAS SENTARAM-SE E COM DELICADEZA POISEI O JORNAL SOBRE A MESA E PEDI DESCULPA,,, (E) SE NÃO FAZIA MAL, DISSERAM QUE NÃO-COMERAM BANANAS E ENVIAVAM MENSAGENS ENTRE SI PELO TLM,. TENTARAM DORMIR.
FIQUEI ENCURRALADO NO LUGAR DO LADO DA JANELA,QUANDO DA CHEGADA AO DESTINO, SIMPATICAMENTE LEVANTEI-ME. (QUANDO TIVE QUE TIRAR A MOCHILA DA PRATELEIRA POR CIMA DO LUGAR).
-AGORA É QUE TENHO QUE INCOMODAR, PEÇO DESCULPA.
A MENINA BONITA PELE LISA, A QUE DEU COM OS PÉS AO NAMORADO, PORQUE SE CANSOU DELE,MAS, DESEJANDO QUE ARRANJE UMA MULHER QUE O COMPREENDA ESTE FOI PARA OS LADOS DE VILA REAL DE TRÁS-OS-MONTES, GOSTA DAQUELA GENTE. DIZ (ELE)QUE SÃO FRONTAIS E NÃO ESTÃO COM MEIAS MEDIDAS.
CABELOS LONGOS E CALÇAS DE GANGA COM BURACOS. ERGUEU-SE DE IMEDIATO, COM ROSTO SÉRIO E SEM ARTICULAR PALAVRA OU ESBOÇAR SORRISO.
PENSEI CÁ PARA MIM... ANTIPÁTICA! -BUÉ DE ANTIPÁTICA!... ESTA É A GERAÇÃO DO NOVO SÉCULO-OS QUE VIVEM NA FARTURA E BUÉ , DE BUÉ,,,VAZIOS DE SENSIBILIDADE E EMOÇÕES. E EDUCAÇÃO. RICOS MAS ESTÚPIDOS. NEM TODOS! HAVERÁ EXCEPÇÕES, ESPERO BEM QUE SIM.
DESCI CANSADO, MAS FELIZ DE RETORNAR À NORMALIDADE E...
EM 2016-ALGUM CHICO-ESPERTO QUIS ARRANCAR DOS MORTOS VINCENT-diante do anúncio de que fora descoberto um caderno com desenhos inéditos do pintor holandês. O FILME RETRATA ESSA POSSIBILIDADE.
A REALIDADE HOJE É OUTRA:
BARCO DE PAPEL MOVIDO A INQUIETAÇÃO E MILHÕES
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ASSUMI QUE SERIA 1 UMA OBRA- POLLOCK A SERVIR-ME DE UNIVERSO.
HÁ 48 HORAS QUE SAÍ DE CASA , MERGULHANDO NUM CAOS DE ACONTECIMENTOS.
TINHA POLLOCK EM MENTE, PORQUE É SOBRE MILHÕES QUE BOTAREI FALADURA. ENGANEI-ME(!), QUANDO CHEGUEI AO CANTO ELECTRÓNICA PAIRAVA A TUA VISÃO DO GRANDE PACÍFICO. E DE IMEDIATO, VIREI A TELA (P) PARA A PAREDE, SERVINDO-ME DESTE TEU mar COMO BASE ESTRUTURANTE. DAQUI SÓ O ATLÂNTICO, MAS O MEU BARCO CONSEGUE NAVEGAR EM TODAS AS ÁGUAS, IGUALMENTE EM DOCA SECA.
ESCREVO-TE SEM ORDEM CRONOLÓGICA, TODOS OS ACONTECIMENTOS TIVERAM LUGAR NESTAS ÚLTIMAS 48 HORAS, E SÃO RETALHOS, DE QUEM TEM A CORAGEM DE ARRISCAR A VIDA LÁ POR TERRAS DE "LISSABON". SÓ ME SENTI A SALVO, NO MOMENTO em QUE DESLIGUEI A CHAVE DA IGNIÇÃO, FRENTE AO PORTÃO DA QUINTINHA.
DE CERTA FORMA, TENS MUITO A VER COM ESTA NARRATIVA- (DE VÁRIAS MANEIRAS)-ESTA É A 3º PARTE A QUE FALTAVA. -HOJE! O PRESENTE...
OS MEUS OLHOS MERGULHARAM PARA LÁ DA JANELA. A VELOCIDADE DO COMBOIO MANTÊM-SE CONSTANTE. O DECLIVE METE MEDO, DECORADO POR OLIVEIRAS ATÉ À BEIRA DO ABISMO, ÁGUA A CENTÍMETROS. OLIVAIS DE MUITAS DÉCADAS-QUEM PLANTOU, QUEM VAREJOU E ENSACOU TODA AQUELA AZEITONA(?!?). QUE CORAGEM-TALVEZ NAQUELE TEMPO, O RIO DE INVERNO , SERIA UM RIO MAGRINHO, NÃO EXISTIAM BARRAGENS A JUSANTE, SÓ PODERIA SER DESTA FORMA. MAS, COLHER NO ABISMO DE PENHASCOS, AZEITONA, NESTAS MILHARES DE OLIVEIRAS- SERIA UM ESFORÇO DE HERÓIS-TODOS DESAPARECIDOS,FORAM NAQUELES TEMPOS POBRES E POVO. NUM TEMPO DA MISÉRIA, NÃO EXISTIA NO DICIONÁRIO FINANCEIRO O TERMO MILHÕES-SÓ O SOLDADO MILHÕES DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL. TALVEZ, DO TEMPO EM QUE ALGUMAS DESTAS OLIVEIRAS FORMA PLANTADAS NA BEIRA DO PRECIPÍCIO...TALVEZ!
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SENTARAM-SE EM FRENTE, E UMA A MEU LADO. 3 JOVENS UNIVERSITÁRIOS. ARTICULARAM, ELAS AS DUAS, VÁRIAS VEZES A NOVA VERSÃO DE BOM-BUÉ.
MUITAS VIAGENS ESTÃO PROGRAMADAS, BERLIM, DISSE UMA-100 EUR. A DORMIDA. GOSTO DE VIAJAR, 4 NOITES EM BERLIM. A OUTRA PREPARA-SE PARA UM CRUZEIRO COM OS PAIS , E OS TIOS. ANTES IRÁ A LONDRES, BEM, DORME FORA DE LONDRES, CONSEGUE DORMIDAS POR 50 EUR. "BUÉ DA BOM". A DA FRENTE ENTRE CARÍCIAS E ENTRELAÇARES DE PERNAS COM O MORNO NAMORADO, APIMENTAVA A RELAÇÃO COM UNS BEIJINHOS JÁ MUITO TREINADOS( NÃO VEJO FUTURO PARA ESTE CASALINHO, ELE É BÉTINHO E ELA SABE O QUE NÃO QUER) ESTUDA EM, PARA LÁ DA FRONTEIRA, MAIS EXACTAMENTE (CHEIROU-ME A MEDICINA )EM SALAMANCA.
AQUELES NÃO ERAM OS SEUS LUGARES, MAS SENTARAM-SE E COM DELICADEZA POISEI O JORNAL SOBRE A MESA E PEDI DESCULPA,,, (E) SE NÃO FAZIA MAL, DISSERAM QUE NÃO-COMERAM BANANAS E ENVIAVAM MENSAGENS ENTRE SI PELO TLM,. TENTARAM DORMIR.
FIQUEI ENCURRALADO NO LUGAR DO LADO DA JANELA,QUANDO DA CHEGADA AO DESTINO, SIMPATICAMENTE LEVANTEI-ME. (QUANDO TIVE QUE TIRAR A MOCHILA DA PRATELEIRA POR CIMA DO LUGAR).
-AGORA É QUE TENHO QUE INCOMODAR, PEÇO DESCULPA.
A MENINA BONITA PELE LISA, A QUE DEU COM OS PÉS AO NAMORADO, PORQUE SE CANSOU DELE,MAS, DESEJANDO QUE ARRANJE UMA MULHER QUE O COMPREENDA ESTE FOI PARA OS LADOS DE VILA REAL DE TRÁS-OS-MONTES, GOSTA DAQUELA GENTE. DIZ (ELE)QUE SÃO FRONTAIS E NÃO ESTÃO COM MEIAS MEDIDAS.
CABELOS LONGOS E CALÇAS DE GANGA COM BURACOS. ERGUEU-SE DE IMEDIATO, COM ROSTO SÉRIO E SEM ARTICULAR PALAVRA OU ESBOÇAR SORRISO.
PENSEI CÁ PARA MIM... ANTIPÁTICA! -BUÉ DE ANTIPÁTICA!... ESTA É A GERAÇÃO DO NOVO SÉCULO-OS QUE VIVEM NA FARTURA E BUÉ , DE BUÉ,,,VAZIOS DE SENSIBILIDADE E EMOÇÕES. E EDUCAÇÃO. RICOS MAS ESTÚPIDOS. NEM TODOS! HAVERÁ EXCEPÇÕES, ESPERO BEM QUE SIM.
DESCI CANSADO, MAS FELIZ DE RETORNAR À NORMALIDADE E...
À Porta da Eternidade, DE
Julian Schnabel. TRÁS-NOS UM FILME , PESADO, DORIDO E DRAMÁTICO.BRUTALMENTE INTERPRETADO PELO "VAN GOGH", QUE FOI EM TEMPOS O HOMEM ARANHA. UM FILME QUE NOS PERTURBA, PORQUE A VIDA DESTA PERSONAGEM FOI UM DRAMA A TEMPO INTEIRO. FICAMOS A AMAR O HOMEM E NUNCA AS SUAS PINTURAS, POLÉMICAS À PARTE-VINCENT REVOLUCIONOU A FORMA DE PINTAR, E TROUXE LUZ À PINTURA, MUITO DIFERENTE DA DE TURNER OU Rembrandt.
NA SUA ÉPOCA VIVEU DESAJUSTADO E MARGINALIZADO. MAS, ASSUMIA A CERTEZA E O CONCEITO PARA A INOVAÇÃO, NUM TEMPO QUE NÃO HAVIA LIBERDADE PARA ISSO.
HOJE, QUANTOS MILHÕES CUSTA 1 VINCENT, O REVOLUCIONÁRIO, SEM ESCOLA-CONHECIA A OBRA DE GOYA, DELACROIX E OUTROS QUE MOVIDOS PELO GESTO RÁPIDO O INFLUENCIARAM A DESPEJAR NAS TELAS TODAS AS VIDAS QUE TINHA DENTRO DE SI. AS VIDAS E O SOFRIMENTO COM QUE OS OUTROS O PRESENTEAVAM.
Willem DafoeREPRESENTA-O NA TOTALIDADE E O REALIZADOR DESTRÓI-NOS A ESPERANÇA E MUTILA-NOS DE TANTA DOR.
QUANTO CUSTA HOJE 1 QUADRO DO VINCENT??
-NÃO HÁ PARA VENDER!
- MAS, SE HOUVESSE???
-BEM! Bem!
A VINHA ENCARNADA, FOI O ÚNICO QUADRO QUE O PINTOR VENDEU ATRAVÉS DO SEU IRMÃO THÉU.
Sendo a única peça vendida por Van Gogh, esta pintura foi pintada em Novembro de 1888. Teria então sido comprado por Anna Boch, em Bruxelas, por 400 francos
11. $149.400.000 pelo Retrato de Dr. Gachet, de Vincent Van Gogh, 1890.
QUASE 30 MILHÕES DE CONTOS EM MOEDA ANTIGA
MESMO COM TODO ESTE PROTAGONISMO, NÃO ME APETECIA TER NENHUMA TELA DO VINCENT NAS MINHA PAREDES.
DE GAUGUIN SIM. NÃO AGUENTARIA A VIOLÊNCIA QUE ELA ME TRANSMITIRIA, DESTRUÍA-ME A EXISTÊNCIA.
MAS AQUELA INSTABILIDADE, AQUELE SOFRIMENTO...A DOR DE VIVER NUMA SOCIEDADE CRUEL, DE HOMENS DUROS E INSENSÍVEIS, LONGE DO IRMÃO E DE QUALQUER CARINHO. A CHEIRAR MAL E ROTO.
COMO EU O COMPREENDO.
EXPRESSOU-SE NA VIBRAÇÃO DAS SUAS PINCELADAS E NA ESCULTURA QUE ERAM AS SUAS TELAS-COMO GAUGUIN LHE DIZIA.
-TU NÃO PINTAS TU FAZES ESCULTURA SOBRE AS TELAS.
Van Gogh FOI MORTO há 129 anos.
E THÉO MORREU HÁ 130 ANOS
Sepulturas de Vincent e Theo Van Gogh no cemitério de Auvers-sur-Oise.EM 2016-ALGUM CHICO-ESPERTO QUIS ARRANCAR DOS MORTOS VINCENT-diante do anúncio de que fora descoberto um caderno com desenhos inéditos do pintor holandês. O FILME RETRATA ESSA POSSIBILIDADE.
A REALIDADE HOJE É OUTRA:
Desenhos não são de Van Gogh, defende Museu
O
Museu Van Gogh afirmou hoje que os esboços encontrados de Vincent Van
Gogh, apresentados pela editora francesa Seuil como um conjunto de 65
desenhos inéditos daquele artista holandês, são apenas imitações (15/11/2016)
MAS, FOI PARA OUVIR JOAN, QUE DEIXEI TODA A MINHA PARCA VIDINHA.
E OUVI
E VI.
JOAN
DESLUMBRANTE
GENEROSA
SENSACIONAL
...PEDIU-NOS:
-POR FAVOR, SÃO HORAS DE DORMIR, POR FAVOR DEIXEM-ME IR DORMIR.
8 CANÇÕES A SOMAR, DEPOIS DO FIM DO ESPECTÁCULO.
DESLUMBRANTE
GENEROSA
SENSACIONAL
...PEDIU-NOS:
-POR FAVOR, SÃO HORAS DE DORMIR, POR FAVOR DEIXEM-ME IR DORMIR.
8 CANÇÕES A SOMAR, DEPOIS DO FIM DO ESPECTÁCULO.
ACONTECEU HISTÓRIA
JOAN BAEZ NO COLISEU
A REAL SALA RECEBEU PELAS 21.30 H, O PRIMEIRO CONCERTO DA ÚLTIMA "TOUR" DE UM MITO DA POESIA CANTADA-A REVOLUÇÃO DA MELODIA.
ARREPIANTE .ACTIVISMO E COMPETÊNCIA.
CHE NÃO EXISTE...JOPLIN FOI-SE DYLAN PERSISTE E BAEZ ENCANTARÁ O QUE RESTA DO SONHO-QUE FOI UM DIA REVOLUÇÃO POR UM MUNDO MELHOR.
INESQUECÍVEL ESTA VIAGEM PELA HISTÓRIA.
SOFIA RODRIGUES
A artista americana afirmou, numa entrevista dada o ano passado à revista Uncut, que a Fare Thee Well Tour marcaria a sua despedida dos palcos.
É debaixo de uma enorme ovação que é recebida em palco. Sozinha, com a sua guitarra, centrada. Quase toda a plateia se levanta para a aplaudir. Baez agradece o carinho do público português, e toca três canções de seguida, sem mais nenhum acompanhamento senão o do seu próprio dedilhado: “Don’t Think Twice”, “There but for Fortune” e “Farewell Angelina”.
As palavras da música de Baez reflectem o activismo com que sempre viveu; e que foi marca da sua carreira. “Deportees”, um tema de 1948 sobre imigrantes mexicanos que morreram numa travessia aérea rumo aos EUA, é repescado numa alusão directa à crise migratória actual que se vive entre aqueles dois países. “President Sang Amazing Grace” alude ao momento em que Obama cantou num memorial às vítimas de um tiroteio numa igreja episcopal metodista (arrepiante momento no Coliseu). “Silver Blade” numa alusão à progressiva emancipação das mulheres ao longo das últimas décadas. Ou – é possível querer-se um exemplo mais flagrante? – uma interpretação a capella de “Grândula Vila Morena”, cantada em português!, e que teve direito a uma das mais prolongadas ovações da noite. O público acompanhou a plenos pulmões e marcando o ritmo com o bater dos pés no chão – pormenor espontâneo que emocionou Joan no início da segunda estrofe.
E em “Forever Young”, já no segundo encore, somos encostados à cadeira – momento para guardar para sempre. O silêncio, a atenção, e o sorriso nos rostos dos que me rodeavam: tudo tão precioso. Sentia-se o pulso da felicidade e da gratidão. Nas primeiras filas vê-se um braço a estender-lhe um ramo de flores. Baez recebe-o, faz sinal que tem de ir dormir, e despede-se com um sorriso largo e o braço estendido. Foi uma noite cheia, musical e humanamente.(TIAGO MENDES)
SOFIA RODRIGUES
A artista americana afirmou, numa entrevista dada o ano passado à revista Uncut, que a Fare Thee Well Tour marcaria a sua despedida dos palcos.
É debaixo de uma enorme ovação que é recebida em palco. Sozinha, com a sua guitarra, centrada. Quase toda a plateia se levanta para a aplaudir. Baez agradece o carinho do público português, e toca três canções de seguida, sem mais nenhum acompanhamento senão o do seu próprio dedilhado: “Don’t Think Twice”, “There but for Fortune” e “Farewell Angelina”.
As palavras da música de Baez reflectem o activismo com que sempre viveu; e que foi marca da sua carreira. “Deportees”, um tema de 1948 sobre imigrantes mexicanos que morreram numa travessia aérea rumo aos EUA, é repescado numa alusão directa à crise migratória actual que se vive entre aqueles dois países. “President Sang Amazing Grace” alude ao momento em que Obama cantou num memorial às vítimas de um tiroteio numa igreja episcopal metodista (arrepiante momento no Coliseu). “Silver Blade” numa alusão à progressiva emancipação das mulheres ao longo das últimas décadas. Ou – é possível querer-se um exemplo mais flagrante? – uma interpretação a capella de “Grândula Vila Morena”, cantada em português!, e que teve direito a uma das mais prolongadas ovações da noite. O público acompanhou a plenos pulmões e marcando o ritmo com o bater dos pés no chão – pormenor espontâneo que emocionou Joan no início da segunda estrofe.
E em “Forever Young”, já no segundo encore, somos encostados à cadeira – momento para guardar para sempre. O silêncio, a atenção, e o sorriso nos rostos dos que me rodeavam: tudo tão precioso. Sentia-se o pulso da felicidade e da gratidão. Nas primeiras filas vê-se um braço a estender-lhe um ramo de flores. Baez recebe-o, faz sinal que tem de ir dormir, e despede-se com um sorriso largo e o braço estendido. Foi uma noite cheia, musical e humanamente.(TIAGO MENDES)
EU ESTIVE LÁ E JAMAIS PODEREI ESQUECER.
CHOREI ARREPIADO, E SE MORRESSE NAQUELAS DUAS HORAS SERIA UMA BOA NOITE PARA ME IR. IRIA FELIZ NESSA ÚLTIMA VIAGEM, LEVE COMO UMA PENA DE ÁGUIA.
NIGHT EAGLE
...
48 HORAS
DESTINO COLISEU, MAS TANTOS ACONTECIMENTOS, ANTES DE AQUI CHEGAR.
RECORDEI A HISTÓRIA DO GRANDE SUPERFÍCIE EM ZURIQUE, ESTÁVAMOS NOS FINAIS DOS ANOS SETENTA. E APRENDI UMA LIÇÃO, QUE TIVE OPORTUNIDADE DE PÔR EM PRÁTICA NA ÚLTIMA SEXTA -FEIRA.
TINHA O PACÍFICO NA MINHA CAIXA DO CORREIO- A TUA VISÃO DO PACÍFICO-FOI UMA INSPIRAÇÃO-TODOS OS OCEANOS TÊM A SUA PERSONALIDADE. e este é magnífico.
«No final dos anos setenta, não existiam grandes superfícies em Portugal, nem ESCADAS rolantes, foi essa imagem que me ficou na retina e a história do "estrunfe" azul, pintor....penso que te lembras e da lição que me deste. MAS FOI ESTA CAMISOLA AZUL, QUE ME ACOMPANHOU POR MAIS DE UMA DÉCADA , A EVOLUÇÃO SENTE-SE NESTA IMAGEM, A CAMISOLA QUE CHEGOU AO ZARCOS PELO CORREIO-UNIVERSIDADE DE UMA NOVIDADE PARA A ÉPOCA.
UNIVERSITAS TURISENCE
AO PASSAR AO LADO DO BANCO VAZIO, OLHEI E NO CHÃO ENCONTRAVA-SE UMA CARTEIRA DE CALFE PRETO, APODEREI.-ME DELA E CONSTATEI QUE ERA UM TELEMÓVEL. DE IMEDIATO ME RECORDEI A HISTÓRIA DO ESTRUNFE, E PENSEI SEM HESITAR COMO CONTACTARIA O DONO DO OBJECTO. PENSEI QUE FOSSE DO BROWN. DESBLOQUEEI O APARELHO E FIZ UMA CHAMADA PARA A ÚLTIMA PESSOA A QUEM TINHAM LIGADO. CONSEGUI O CONTACTO E A FORMA DE FECHAR O CÍRCULO E FAZER CHEGAR AO TLM AO SEU DONO, QUE NESTE CASO ERA UMA DONA.
FOI UMA SENSAÇÃO ÚNICA DE REMISSÃO DO ACONTECIDO HÁ QUATRO DÉCADAS.
DESTA FORMA INICIEI AS LOUCAS 48 HORAS DE LISBOA.
ESTA CIDADE E PORTUGAL, JÁ NÃO SÃO E TAMBÉM SÃO O QUE FORAM.
EXISTEM ESPALHADAS PELAS RUAS, NOVAS PERSONAGENS-TROTINETES ELÉCTRICAS- CAÍDAS UMAS ENCOSTADAS OUTRAS, SÃO PERSONAGENS DE UMA LISBOA FICCIONADA QUE SE DIZ MODERNA, OS BURACOS NAS CALÇADAS, SÃO OS MESMOS DA MINHA LISBOA DE OUTRORA. OS SEM ABRIGOS ABRIGADOS EM VÃOS DE PRÉDIOS SÃO MUITOS MAIS E NÃO SENDO OS MESMOS, TEM O MESMO ROSTO E OS GESTOS DE PERSONAGENS DESFOCADAS E DESLOCADAS DESTE PORTUGAL COM O TAL NÍVEL DE VIDA, HOJE SUPERIOR AO TEU. E É AQUI QUE QUERO CHEGAR-ENTRE LUTAS CONSTANTES E REVOLUÇÕES ENCAPOTADAS...MUTILA-SE O POVO DE UMA FORMA ASSUSTADORA, DRAMÁTICA. TODAS AS CLASSES FIZERAM, FAZEM OU PREPARAM-SE PARA ENTRAREM EM GREVES. A MAIS DESCARADA E SELVAGEM- OS ENFERMEIROS. AS GREVES DESTES ANOS RECENTES, JÁ NÃO SÃO DE UM DIA MAS DE SEMANAS OU MESES. O POVO ESTE FODE-SE E SERENAMENTE GOSTA DE SER FODIDO. A INQUIETAÇÃO CONTINUA COM A HISTÓRIA A CHEGAR AO SEU FINAL DOS CARROS A GASÓLEO. UM DOS MINISTROS "VOMITOU" QUE NINGUÉM DEVERÁ JÁ COMPRAR CARROS A GASÓLEO. MAU MOMENTO PARA ARRANJAR UMA COMPANHIA CHAMADA NIGHT EAGLE PARA O MEU WOLF JEEP. MAS É ESTE NÍVEL DE VIDA QUE ME REFIRO, NUM PAÍS DE DESEQUILÍBRIOS, ONDE A CLASSE MÉDIA TEM UM GRANDE PODER DE COMPRA E QUEM FICA PARA TRÁS VIVE COM MUITAS DIFICULDADES. GOSTO DE MERGULHAR NO CONSUMISMO, EM SETEMBRO E NESTE MÊS DE FEVEREIRO- OS TERCEIROS SALDOS DÃO-ME GANA DE ENCHER AINDA MAIS O GUARDA-ROUPA. FOI O QUE ACONTECEU UMA VEZ MAIS. VIM ENSACADO E A DESEJAR SAÚDE E CORAGEM AO PRIMEIRO MINISTRO DE PORTUGAL PARA FAZER FRENTE AO MÁRIO NOGUEIRA E ESTABILIZAR AS ESCOLAS VENCENDO AS GUERRAS QUE ESTE SINDICALISTA INVENTA TODOS OS ANOS. E AOS ENFERMEIROS QUE ESTÃO A DESTRUIR O SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE E AO QUE RESTA DA PACIÊNCIA DAS FAMÍLIAS QUE PROCURAM UM HOSPITAL PERTO DE SI.
...LISBOA TEM HOTÉIS E JÁ UM NÍVEL DE VIDA INSUPORTÁVEL. COME-SE MAL EM QUASE TODOS OS LOCAIS E PAGAM-SE EXORBITÂNCIAS.
LEVARAM-ME DE VISITA ÀS NOVAS TASCAS DO "EL CORTE INGLÊS" TASCAS DOS CHEFES DA MODA, ESTÃO COMO COGUMELOS NO SÉTIMO ANDAR...PERANTE AS TABELAS DE PREÇOS UFFF!- PROMETI À SENHORA QUE VOLTARIA UM DIA, QUANDO FOSSE EURO-MILIONÁRIO, RECUSANDO O CONVITE PARA ME SENTAR.-E É AQUI QUE ME SINTO O MESMO RUFIA DO POVO QUE UM DIA MUITO DISTANTE ABANDONOU A BARRIGA DA SUA MÃE À PROCURA DE UM SONHO. NÃO PERDI A MANIA DE FAZER CONTAS EM ESCUDOS E DE RECUSAR ESBANJAR DINHEIRO E QUERER MOSTRAR O QUE NÃO SOU.
MAS SE ME APETECER , TENHO ACESSO MODERADO A COMPRAR TUDO O QUE ACHE ESTAR AO MEU ALCANCE. ASSIM O FIZ NOVAMENTE...PORQUE PORTUGAL HOJE É UM PEQUENO PARAÍSO REPLETO DE ABERRAÇÕES E CONTRASTES. TUDO SOMA MILHÕES, ALGUNS DESVIAM MILHÕES, PEDEM MILHÕES E NÃO OS PAGAM.GANHAM MILHÕES, MAS OS PORTUGUESES, SOMOS OS MESMOS COM OS MESMOS DEFEITOS E MANIAS. ABURGUESADOS. QUEZILENTOS E DEMASIADO IRRESPONSÁVEIS PARA O FUTURO TER FUTURO, INDEPENDÊNCIA E HISTÓRIA. FALTA A SENSATEZ E O RESPEITO PELOS DEVERES. TUDO É RICO NA GRANDE CIDADE, MENOS OS POBRES...QUE SÃO QUASE TODOS OS DA BOA VIDA.
MAS JÁ QUE FALAMOS EM MILHÕES, E FOI COM POLLOCK QUE COMECEI ESTE ARTIGO-POLLOCK, ARTISTA MEDIANO CHATEOU-SE COM A REPETIÇÃO E O DESAMOR QUE OS RESPONSÁVEIS PELA ARTE LHE ATRIBUIRIAM E COMEÇOU A DESPACHAR TINTAS DAS LATAS, PINGANDO-AS SOBRE AS TELAS VAZIAS, NUMA DE FRUIÇÃO E DESESPERO.
DESCOBRIU UMA MINA DE OURO E FOI TAMBÉM O SEU DESCALABRO,ABANDONOU A FAMÍLIA E MERGULHOU ENTRE COPOS, MULHERES MAMALHUDAS,,, ESPETANDO-SE DE SEGUIDA, COM UM DESCAPOTÁVEL.
E MORREU, PRONTUSSS!...
E MORREU, PRONTUSSS!...
Ken Griffin, o milionário americano que deu 108 milhões de euros por uma casa ao lado de Buckingham...NADA DE EXTRAORDINÁRIO PARA QUEM COMPROU UM POLLOCK POR 500 MILHÕES DE EUROS.
UM DESTES DIAS TAMBÉM, PARA ANIMAR UM AMIGO PINTOR QUE ESTAVA A CAIR NO DESÂNIMO-TIVE O AZAR DE E PARA LHE LEVANTAR A MORAL QUE AFINAL A ARTE É ALGO DE INÚTIL NA VIDA DO HOMEM. É NA VERDADE O RETRATO MAIS FIEL PARA CONHECERMOS A HISTÓRIA DO SER HUMANO, MAS COMO OBJECTO DE FRUIÇÃO, NÓS PESSOAS PODERÍAMOS BEM PASSAR SEM ELA. O ARTISTA CRIADOR, VIVE NUM SOFRIMENTO ACELERADO PARA ENCONTRAR A OBRA-PRIMA, QUE LHE FORNEÇA ESTATUTO E MILHÕES. OUTROS COMO VINCENT FAZEM-NO POR NECESSIDADE, OUTROS AINDA DEIXAM-NA PORQUE FAZ SOFRER, O ACTO, O CONFRONTO COM OS MATERIAIS , PARA UM DIA NOS EXIBIRMOS E DESEJARMOS AFECTOS (INCLUO-ME NESTE GRUPO).
OBSERVEI AO FUNDO UM REBANHO DE OVELHAS-PASTAVAM CALMAMENTE. COM MAIS ATENÇÃO E PORQUE A VELOCIDADE DO COMBOIO ERA MODERADA, CONSEGUI LOCALIZAR UM PEQUENO COELHO-HÁ DÉCADAS QUE NÃO VIA UM ANIMAL SELVAGEM A DECORAR A "SELVA"...SORRI E SENTI-ME FELIZ.
FELIZ TAMBÉM QUANDO METI O PÉ FORA DO COMBOIO, TINHAM PASSADO 48 HORAS DE DESASSOSSEGO. PENSEI NA NATÁLIA CORREIA NO BOTEQUIM, A SUA PELE AO TOQUE, PECALHENTA. QUANDO A JÚLIA LELLO ME APRESENTOU O TAL VULTO DA CULTURA. UM BEIJO RÁPIDO E UMA PEQUENA ATENÇÃO, E UM CIGARRO ENTRE DEDOS, UMA CIGARRILHA-ESTÁVAMOS EM 1986. EXPUNHA UM PRÍNCIPE, NO BOTEQUIM COM UM TAL SR. PASCOAL, (ESTE CONFIANTE, VAIDOSO E EM BICOS DOS PÉS. NUNCA OLHOU PARA MIM NEM ME DIRIGIU PALAVRA)QUIS NAQUELE TEMPO, SER REI.
EU DE OUTRA FORMA, SEM ASTÚCIA NEM PACIÊNCIA PARA AQUELAS PALHAÇADAS. CONTINUAVA O GAJO DO POVO, INTRATÁVEL E VIVO, CONTINUO!
NATÁLIA JÁ NÃO EXISTE, PASCOAL É UM DESCONHECIDO NO PANORAMA DAS ARTES NACIONAIS E ALÉM MAR. ASSUMIDAMENTE MARICAS PINTA HOJE COMO NAQUELES TEMPOS, CORPOS MUSCULADOS. RETRATA TAMBÉM A LILI CANEÇAS E O CRISTIANO RONALDO. A SUA PINTURA VIVIA E VIVE, DE FRAGMENTOS E PINCELADAS DE TRATAMENTO CLÁSSICO, É MUITO ESCOLAR E NADA GENIAL OU INOVADORA. DEVERÁ ESTAR RICO NESTA ALTURA DO CAMPEONATO POIS OS FREGUESES SÃO EMBAIXADORES E GENTES DO JET -SET NACIONAL.
NATÁLIA APRESENTOU UM DIA SNU A SÁ CARNEIRO-UMA BELA ADORMECIDA NUM ESQUIFE DE GELO QUE ESPERA O TEU BEIJO, DISSE ELA AO POLITICO QUE VIRIA A SER PRIMEIRO MINISTRO -ESPERA O TEU BEIJO DE FOGO-TAL COMO POLLOCK, MORRERAM QUEIMADOS NO ACIDENTE DE CAMARATE, MORTOS TODOS-VINCENT ASSASSINADO.
SÃO HISTÓRIAS DA AMIGA JÚLIA LELLO. ILUSTREI TEXTOS DE PRIVAÇÃO POEMAS DUMA POETISA HUMANA E SIMPLES QUE TAMBÉM FOI PROFESSORA DE PORTUGUÊS.
...
...FALTAM 3 KM PARA CHEGAR A CASA-OBSERVO UM CARRO EM SENTIDO CONTRÁRIO, A UMA VELOCIDADE EXAGERADA. DO LADO ESQUERDO E COMO UM FOGUETE SAI UM CÃO CORPULENTO, PASSANDO PELA FRENTE DO AUTOMÓVEL. COMO UMA SETA ATRAVESSA A ESTRADA,TÃO RÁPIDO, QUE O CONDUTOR NÃO DEU POR ELE. LARGUEI O VOLANTE E LEVEI AS MÃOS À CABEÇA ; "PINTEI" UMA TELA EM SEGUNDOS, POR MILÍMETROS E EM DÉCIMAS DE SEGUNDO NÃO ACONTECEU O PREVISÍVEL-O CÃO CORPULENTO TINHA SIDO ATROPELADO PELO CARRO QUE EM VELOCIDADE DE CRUZEIRO SE DESPISTARIA E VIRIA CHOCAR FRONTALMENTE COMIGO...EU E O MEU WOLF JEEP A 60 A HORA, TERMINARIA ALI NUMA ESTRADA DA BEIRA, O MEU REINADO...A 3 KM DE CASA.
CHEGUEI, DESLIGUEI A CHAVE DA IGNIÇÃO E DEI GRAÇAS A DEUS POR ESTAR VIVO, AO SOM DOS GRITOS MUSICAIS DOS MEUS 3 AMIGOS DE 4 PATAS.DANÇARAM PARA MIM E ENCHERAM-ME DE BEIJOS. ESQUECI OS MILHÕES, OS HERÓIS DESTES TEMPOS E LISBOA DOS PEDINTES SEM ABRIGO. DOS BURACOS NAS CALÇADAS, DAS TROTINETES ABANDONADAS PELAS RUAS E DOS RESTAURANTES FINOS COM ENTRADAS A 15 EUROS.
DESCOBRI AFINAL QUE EM QUARENTA E OITO HORAS (48) PODEREMOS CHEGAR AO PARAÍSO, SENTIRMOS A DOR DE VINCENT VAN GOGH E MORRERMOS A 3 KM DE CASA. SEM TERMOS PODER DE MUDAR OS ACONTECIMENTOS. NADA DE NADA , FIZ PARA ISSO.
VIAJAMOS PELA VIDA,NUM BARCO FEITO DE PAPEL DE JORNAL, EMPURRADOS PELAS FORÇAS DO DESTINO.
"GÉNIO FOI VAN GOGH-SÓ UM GÉNIO SE LEMBRARIA, DE PINTAR AS SUAS VELHAS BOTAS ". DISSE UM DIA PICASSO
...
GOSTO É DOS COMEDORES DE BATATAS E DO ALMOÇO DO TROLHA DO JÚLIO POMAR.
O
NIGHT-EAGLE CHEGOU, DOS LADOS DE TURIM, PODE VIR BUSCÁ-LO.
( -ESTA SEMANA NÃO POSSO, DESCULPE LÁ Ó SENHOR MANUEL) PODERÁ ESPERAR UNS DIAS, AFINAL SÓ FUI VER O (G) 3 DIAS DEPOIS DE TER NASCIDO, O ÁGUIA DA NOITE FICARÁ EM REPOUSO UMA SEMANA MAIS.
A ANDORINHA AINDA
NÃO, E OS NARCISOS ESTÃO QUASE A ABRIR-NESSE DIA É PRIMAVERA DE 19 E TERMINARÁ
COMO COMEÇOU-RÁPIDA, SEM DARMOS POR ELA.
( -ESTA SEMANA NÃO POSSO, DESCULPE LÁ Ó SENHOR MANUEL) PODERÁ ESPERAR UNS DIAS, AFINAL SÓ FUI VER O (G) 3 DIAS DEPOIS DE TER NASCIDO, O ÁGUIA DA NOITE FICARÁ EM REPOUSO UMA SEMANA MAIS.
A ANDORINHA AINDA NÃO, E OS NARCISOS ESTÃO QUASE A ABRIR-NESSE DIA É PRIMAVERA DE 19 E TERMINARÁ COMO COMEÇOU-RÁPIDA, SEM DARMOS POR ELA.
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