LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

quinta-feira, 11 de abril de 2019

Julian o profecta do bem







  1. "Para mim a questão é como evitar o totalitarismo. Com os avanços tecnológicos estamos muito rapidamente a chegar a um nível de centralização global, com muito poucos centros de poder. Precisamos de encontrar alternativas”.

  2. “Acredito que a única maneira de se chegar à justiça é através da educação. (…) Ao trazer para o domínio público [a forma] como funcionam, na verdade, as instituições humanas, podemos compreender de forma franca e, até certo ponto pela primeira vez, a civilização que temos. 
  3. -----------------------
  4. Inês Chaíça-IN PÚBLICO
  5. ---------------------------------
  6. ---------------------- 
     O episódio londrino de Assange – negando-lhe asilo e prendendo-o – expõe o "belo" rosto do sistema burguês, no qual muitas pessoas ainda confiam. Tais pessoas são servas fiéis e desavergonhadas do sistema. Nos países capitalistas-imperialistas, tais pessoas servem ao sistema e tentam travar sua decadência; e nas "democracias compradoras", tais pessoas trabalham como representantes (proxies). Certamente, isso não impedirá que esse bando de traficantes de "democracia" entoe suas cantilenas quanto à "liberdade" de expressão. Mas, Assange – seu trabalho e seu papel – será discutido e estudado no futuro. Este estudo estender-se-á também à área do direito burguês. 
    O último incidente de Londres centrado em Assange mostra a fraqueza do sistema imperialista – todo o sistema está a travar uma longa batalha contra um único indivíduo e nesta batalha, o indivíduo foi expulso para fora do abrigo moral e ético que toda pessoa tem direito. Todo o episódio de Assange mostra vulnerabilidades do sistema imperialista – uma única fuga de informação por um indivíduo ou um grupo de indivíduos pode expor o sistema; o sistema, com seu vasto mecanismo movido por seus vastos recursos, não consegue esconder suas malfeitorias, cuja exposição o torna vulnerável.  
    Isso lembra um comentário de Fidel: uma  agulha pode tirar todo o ar de um balão. Assange realizou este trabalho – um serviço à humanidade. (Por Farooque Chowdhury, in Resistir, 11/04/2019)

Sem comentários:

Enviar um comentário