LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

sábado, 22 de junho de 2019

MEMÓRIAS DE ELISABETE







ELISABETH BODENMANN - JAKOB

16 . MAIO 1925 ⧭ 14. JUNHO DE 2019 

IST NACH EINEM LANGEN UND ERFÜLLTEN LEBEN FRIEDLICH EINGESCHLAFEN.IHRE ZUFRIEDENE UND BESCHEIDENE ART IST UNS EIN VORBILD.
WIR SIND DANKBAR FUR ALLES UND WERDEN SIE IN LIEBVOLLER ERINNERUNG BEWAHREN


É PACIFICAMENTE ENCONTRADA APÓS UMA VIDA LONGA E REALIZADA, O SEU ESTILO SATISFEITO E MODERADO É para NÓS UM MODELO.
SOMOS GRATOS POR TUDO E O MANTEREMOS O  AMOR COMO MEMÓRIA

...

NO SÓTÃO DAS MEMÓRIAS
SOMOS EM VERDADE UNS "RECOLECTORES" DE OBJECTOS E TAMBÉM DE vidas passadas, CADA OBJECTO, CADA LUGAR TÊM EM SI UMA RIQUEZA ADORMECIDA REPLETA DE IMAGENS SONS E ODORES. O SIMBOLISMO DO MOMENTO EM QUE O ESCOLHEMOS E SUSPIRÁMOS PARA O OBTER. É A SENSAÇÃO QUE ME ENVOLVE AGORA QUE ESCREVO PARA ELISABETE, O VERÃO É TEMPO DE LIMPEZAS E ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS E É NO SÓTÃO QUE EVITAMOS MERGULHAR, ESTE LUGAR DE DESPEJO, COBERTO DE PÓ.
SÃO ANOS E MAIS ANOS,,,TANTOS COMO AS CAIXAS QUE DESORGANIZADAS, CHEIAS DE TRALHA E MEMÓRIAS-GUARDAM OS TESOUROS DO PASSADO, DAS MUITAS VIDAS. 

JURO!  QUE SINTO UMA INVEJA - INVEJOSA DE QUEM NÃO RECORDA NEM TEM. SÃO SERES LIVRES, REBELDES E INDOMÁVEIS. APETECE-LHES PARTIR E VÃO EMBORA SEM REMORSOS NEM  PESOS. É ESSA LIBERDADE QUE NÃO SINTO QUANDO OLHO PARA OS ÁLBUNS FOTOGRÁFICOS OU ESTE SÓTÃO AQUI MESMO AO LADO QUE NO FINAL DE DUAS DÉCADAS TIVE QUE ORGANIZAR PARA CABEREM LÁ AINDA MAIS RETALHOS DE UMA VIDA QUE QUIS DEUS SER LONGA ATÉ HOJE. PRESO PARA SEMPRE- GUARDADOR DAS MEMÓRIAS.
SEMPRE! E DESDE GAIATO  AGARREI-ME AOS OBJECTOS, FUI COLECCIONADOR DE BONECOS DA BOLA, E DOS "OLÁ", "RAJÁ". 





 COLECCIONADOR DE SENSAÇÕES, HISTÓRIAS E LENDAS...COISAS QUE ME FIZESSEM DESCONSTRUIR E REINVENTAR O MEU PEQUENO MUNDO . 
É TAMBÉM  POR ESTE MOTIVO  QUE TENHO TANTO QUE DIZER, MESMO QUE SEJA  PARA MIM QUE O FAÇA. ENTRE LÁGRIMAS E SUSPIROS, ORGANIZO OS SÓTÃOS DA  MINHA EXISTÊNCIA.  E RECOLHO FORÇAS PARA CONTINUAR.

ANNELIES  E ELISABETH BODENMANN J-2005

ELISABETE JAKOB, NÃO FOI UMA PESSOA QUALQUER, RECORDO-A ENVOLTA POR UMA AURA DE SILÊNCIO. OBSERVADORA E GENTIL. É UMA HISTÓRIA TÃO LONGA , SE A ESTICASSE DARIA PARA SEMANAS DE ESCRITOS.  O  LOCAL APRESENTAVA-SE FRESCO, HÚMIDO E VERDE A VIVENDA TINHA UM ANEXO, UMA CASA PEQUENINA NO QUINTAL, FOI AÍ QUE DORMI. O SR. BODENMANN MOSTROU-ME A SUA COLECÇÃO DE LP´S DE MÚSICA CLÁSSICA E EU FUI PASSEAR COM PIEPS NUMA PEQUENA MATA-JARDIM QUE DAVA PARA UM RELVADO, CHOVIA,, CHOVE SEMPRE EM ZURIQUE. A OUTRA VEZ FICÁMOS (EU E O FERNANDO) NO ALBERGUE DA JUVENTUDE, CAMARATA COM BELICHES DE MADEIRA PENSO QUE ELISABETE TRABALHAVA LÁ.

JOÃO-MARIA LUÍSA VILA GOMES LISBOA.ELISABETH E EU (TOGGENBURG)ESCREVENDO UM POSTAL COM DESTINO>ZARCOS

TODOS OS NATAIS MARCAVA PRESENÇA, UMA SEMANA ANTES CHEGAVA AO ZARCOS O PRESENTE DE DONA ELISABETE, MINHA MÃE ESPERAVA-O ANSIOSAMENTE, FORAM DUAS FAMÍLIAS LIGADAS ATÉ HOJE POR UMA ALIANÇA INDESTRUTÍVEL. FRUTO DE UMA ENCONTRO NOS LONGÍNQUOS ANOS SETENTA NA POUSADA DA JUVENTUDE DE SAGRES; ATRAVÉS DO NUNO DE ALCAINS CONHECI PIEPS E WERNER, DEPOIS URSI, PAULI, MÓNICA, SUSI E VICTOR.
CONSTRUÍ VIVÊNCIAS "ESCREVI HISTÓRIAS COMO CASTELOS DE AREIA SÓLIDA NAS  DÉCADAS DO SÓTÃO DA MINHA EXISTÊNCIA. TODA A MINHA VIDA FOI COMO UM JARDIM DECORADA POR FLORES QUE SÃO ESTA FAMÍLIA SUÍÇA. O PAI BODENMANN, NUNO JORGE, VICTOR E WERNER,,,NENHUM DELES EXISTE NO MUNDO DOS VIVOS. FICÁMOS NÓS PARA CONTINUARMOS A CONTAR AS HISTÓRIAS DE ZURIQUE, TOGGENBURG E DOS LONGÍNQUOS SONS  DOS CHOCALHOS DAS VACAS DAS MONTANHAS.

DONA ELISABETE NASCEU EM MAIO DE 1925, MINHA MÃE EM ABRIL DE 1926...MINHA MÃE PARTIU HÁ QUASE DUAS DÉCADAS, DONA ELISABETE HÁ NOVE DIAS E FEZ  COM QUE EU FIZESSE UMA VISITA AO SÓTÃO DAS RECORDAÇÕES-MEMÓRIAS DA JUVENTUDE, É DE AMOR E SAUDADE QUE RECORDO A MADAME E TODOS OS NOMES QUE FIZERAM PARTE DO MEU CÍRCULO DE ZURIQUE. HOJE CONTINUAMOS JUNTOS COM A ANNEPIEPSLIES, OS SOBREVIVENTES DA LONGA VIAGEM DA VIDA.PARA RECORDAMOS A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES EMBRULHADAS POR INDESTRUTÍVEIS  AFECTOS . É ISSO QUE NOS UNE, NESTE TRIÂNGULO MARCADO PELA DISTÂNCIA- CURACAVI(CHILE)-ZURIQUE E PORTUGAL.
É DE AMOR VERDADEIRO, QUE FALO-ESCREVENDO!

ANNA-VICTOR

SR.BODENMANN-WERNER-NUNO JORGE-IRMÃ DE NUNO JORGE E O FILHO QUE NÃO CHEGOU A NASCER DESTA-VICTOR-MARIA LUÍSA-JOÃO ALGARVIO E ELISABETE BODENMANN JAKOB .

É POR AMOR E SAUDADE QUE VASCULHO E OS (RE) LEMBRO.
UM AMOR SEM FIM...E UMA GRATIDÃO QUE FAZ DOER. É PARA ELES TODOS QUE JÁ NÃO SÃO...

  
OBRIGADO PIEPS, URSI, CATARINA VIDELA.
ATÉ VER, MADAME ELISABETH B JAKOB.

Sem comentários:

Enviar um comentário