LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

segunda-feira, 8 de julho de 2019

MADALENA E ADELINO


ESTE SERÁ UM ARTIGO INICIADO SEM SUPORTE FOTOGRÁFICO, POR MOTIVOS CIRCUNSTANCIAIS  NÃO TENHO QUALQUER FOTO DA MADALENA NEM DO ADELINO.
 SIRVO-ME DO LABIRINTO FORMAL-SENSORIAL  DE VIEIRA DA SILVA.

DENTRO DA OBRA, NO CERNE DO ESPÍRITO DESTAS DUAS PERSONAGENS QUE ME ABRAÇAM NO ESPAÇO- METROPOLITANO. UMA EM LISBOA OUTRO NUMA QUALQUER ESTAÇÃO DE PARIS...DOIS DESTINOS, DUAS MENTES  UMA COM MUITA INQUIETAÇÃO,  A OUTRA COM RESIGNAÇÃO E TEIMOSIA.
A VIDA COMO UM JOGO, UMA ROLETA RUSSA.


VESTI-DESPI E VOLTEI A VESTIR, NO CURTO ESPAÇO DO PROVADOR. DESPI-ME E VESTI-ME 3 VEZES, NÃO FIQUEI CONVENCIDO; LEVO OS DOIS (??!). ACABEI POR DECIDIR-ME PELO M, QUE NÃO É A MINHA LETRA, EM CIMA APERTADO MAS, ,,AS!..." O CU" NÃO CAÍ TÃO BAIXO. HÁ DÉCADAS QUE ME IMAGINAVA NUM MACACO DO AVIADOR (...TAL PRINCIPEZINHO) DO 7ºPLANETA.  NESTE SÁBADO TORNOU-SE  REALIDADE.  CAIU-ME DO CÉU- LÁ ESTAVA PENDURADO O TAL MACACO QUE TANTO PROCURAVA, REPLETO DE FECHOS E BOLSOS ESTAMPADOS COMO EU GOSTO.

-MAS, VAIS ANDAR DE MACACO POR AÍ(?!).

- CLARO! E AINDA LHE ESPETO COMO BROCHE UMA FOICE E UM MARTELO DO PC DA UNIÃO SOVIÉTICA, TAMBÉM SERVE O PORTUGUÊS.

À MEMÓRIA CHEGARAM-ME  OS LONGÍNQUOS TEMPOS  EM QUE TRABALHAVA NO REFEITÓRIO DAS BELAS ARTES. EM TROCA DE UMA BATA (FARDA) QUE ME QUERIAM COMPRAR, ESCOLHI UM MACACO.  MUITAS VEZES DESCI O CHIADO, SUBI A TRINDADE E O PRÍNCIPE REAL DE FATO-MACACO VESTIDO, MAS NESSES TEMPOS TÍNHAMOS TODOS ORGULHO EM REPRESENTAR A CLASSE OPERÁRIA. HOJE ESTA CLASSE NÃO EXISTE OU ESTÁ OCUPADA POR BRASILEIROS, NEGROS OU GENTE DE ORIENTE..

 - O M FICA-TE APERTADO!...REPLICOU UMA VEZ MAIS. DE INVERNO COM ROUPA POR BAIXO NÃO O VESTES.

- -QUE PORRA , E EU QUE ESTIVE NA DÚVIDA ENTRE OS DOIS (M L) E PENSEI  TRAZER OS DOIS...AINDA LÁ VOU!!!!...
-MAS,, MESMO AGORA CHEGASTE, VAIS NOVAMENTE AO COLOMBO ...
-POIS VOU!!NÃO HÁ MAS, NEM MAIS MAS... QUE SE LIXE A SESTA. POR UM MACACO DE AVIADOR ATÉ IA AO FIM DO MUNDO -  DE AVIÃO.
...


MADALENA!

(TIVE SORTE COM AS LIGAÇÕES EM 10 MIN RETORNEI AO COLOMBO). ELA SENTOU-SE A MEU LADO, FRÁGIL, MAGRA E SERENA. COM UM SORRISO INSPIRADOR. NÃO PERCEBI DE IMEDIATO. FALOU PARA A NEGRA DE FRENTE, NÃO DEU PARA VER SE ERAM AMIGAS OU SIMPLESMENTE IAM NA MESMA DIRECÇÃO. ESTAÇÃO DO COLOMBO, SAÍ E ELA TAMBÉM, NÃO DESPEGUEI OLHO, OLHAVA-A DE PERFIL E DE IMEDIATO TIVE A CERTEZA DO QUE SE PASSAVA, ERA INVISUAL. SEM BENGALA NEM QUALQUER SINAL DE IMPACIÊNCIA OU FRAQUEZA.
GRITOU À SAÍDA.

-CENTRO COMERCIAL , CENTRO COMERCIAL, ONDE É?...

 TIVE A MINHA OPORTUNIDADE, VENHA COMIGO, VOU PARA LÁ, QUER QUE LHE PEGUE NO BRAÇO . CONSEGUE VER ALGUMA COISA (?)OU É COMPLETAMENTE INVISUAL.
(SORRIU), «-TENHO DOIS POR CENTO DE VISÃO». SUBIMOS AS ESCADAS, E CONTINUEI COM AS PERGUNTAS, FOI DE NASCENÇA(?!).

-FOI ACIDENTE- TIVE UM AVC AOS 10 ANOS, TENHO 34 ANOS(?!). MAS,,, NEM USA UMA BENGALA.  É A PESSOA MAIS FELIZ QUE ENCONTREI EM LISBOA NESTES ÚLTIMOS DIAS.
PARECE UMA MIÚDA DO SECUNDÁRIO, DAVA-LHE 18 ANOS.
(NOVAMENTE SORRISO TERMINANDO NUMA GARGALHADA-ELES , NÃO ME QUISERAM ACOMPANHAR E EU VIM EMBORA ; DISSE-LHES QUE IA DAR UMA VOLTA)

SOU UM OBSERVADOR DAS EMOÇÕES. SENTO-ME E OBSERVO, ROSTOS MARCADOS, CABEÇAS INCLINADAS PARA  OS TELEMÓVEIS E GENTE SEMPRE A CORRER.
MADALENA ENCANTOU-ME PORQUE ERA A VISÃO DA MIÚDA DE VERMELHO DA LISTA DE SCHINDLER . NÃO PERTENCIA AQUELE MUNDO ESTAVA DESLOCADA.

-MAS, NEM UMA BENGALA, REPETI NOVAMENTE.
- NÃO NÃO!...
-MAS PODE CAIR FACILMENTE NUMAS ESCADAS OU CHOCAR COM UMA ESQUINA.

O SEU SORRISO PERMANECEU , OS OLHOS SORRIRAM TAMBÉM...

-O MEU PAI DIZ, FAZ-TE À VIDA, SE CAÍRES LEVANTAS-TE E CONTINUAS...E ASSIM FAÇO. QUANDO CAIR LEVANTO-ME NOVAMENTE.

PEGO-LHE NO BRAÇO E JÁ "DONO DELA" COMO SE A CONHECESSE HÁ 34 ANOS,. VENHA DAÍ, VOU LEVÁ-LA A UM SITIO BONITO, VAI GOSTAR.
LEVEI-A PARA DENTRO DE UM QUADRO DE VIEIRA DA SILVA, RODEADA DE SENSAÇÕES E DEIXEI-A DEPOIS DE ME DESPEDIR.
ADEUS MADALENA , FOI UM PRAZER ÉS UMA PESSOA FANTÁSTICA E VIREI AS COSTAS...OUVI AINDA AO LONGE...OBRIGADA! OBRIGADA!



-DUAS VEZES OBRIGADA(!!!).




CAMILO! O ÚLTIMO SALTO PARA O DESCONHECIDO.

 NUM OUTRO METROPOLITANO, LÁ LONGE.

Pescador da barca bela,
 Onde vás pescar com ela
    Que é tão bela,
    Ó pescador!

Deita o lanço com cautela,
Que a sereia canta bela.

      Mas cautela,
     Ó pescador!  Não se enrede a rede nela,
Que perdido é remo e vela
   Só de vê-la,
   Ó pescador.

Pescador da barca bela,
Inda é tempo, foge de ela
   Foge de ela,
   Ó pescador!



Almeida Garrett



CONHECI O ADELINO HÁ PERTO DE 20 ANOS, NUM DIA DE VERÃO. O PAI TINHA SIDO CONVIDADO A LANÇAR O ANZOL NA PEQUENA BARRAGEM DAS POÇAS.
ADELINO, CHEGOU EM CALÇÕES E COM COLETE DE REPÓRTER DA COR DESTES, MÁQUINA FOTOGRÁFICA PENDURADA DO OMBRO ESQUERDO E UM SACO DE CABEDAL NO OUTRO.  DE CONVERSA FÁCIL, MONOPOLIZOU DE IMEDIATO TODO O ESPAÇO ONDE ESTAVAM, EU O PAI E O JOAQUIM DOS SANTOS. 
DEPOIS DESTE ENCONTRO, ADELINO E POR FORÇA DO DESTINO ACOMPANHOU.-ME ATÉ HÁ DOIS ANOS ATRÁS, FOI A ÚLTIMA VEZ QUE ESTIVE COM ELE NO BIFANAS A BEBERMOS UMA IMPERIAL. FOTOGRAFOU-SE MONTADO NA MINHA INDIAN WOLF MOTO E DE IMEDIATO, SORRINDO ENVIOU  A FOTO PARA PARIS.
O TALENTO NATURAL PARA A FOTOGRAFIA FEZ DELE UM CONQUISTADOR DE CORAÇÕES.


-E A SUA "LÁBIA"!...

SAIU A "SALTO"PARA FRANÇA NOS ANOS SESSENTA, PARA FUGIR À GUERRA COLONIAL. CASOU COM UMA NORUEGUESA E POR LÁ FICOU UNS ANOS DAÍ NASCEU A PRIMEIRA FILHA. MAIS TARDE CASOU NOVAMENTE COM UMA MÉDICA FRANCESA, NASCERAM DOIS FILHOS. MAS ADELINO FOI SEMPRE DONO DO MUNDO E DE TODOS OS DESTINOS QUE SE CRUZARAM COM ELE. MONOPOLIZAVA AS CONVERSAS E TORNAVA-SE CANSATIVO, NÃO OUVINDO NENHUMA DAS VOZES À SUA VOLTA. QUERIA "COMER" POR  PRAZER DE CONQUISTA TODAS AS MULHERES, MESMO AS DOS AMIGOS. CONSEGUIU ALGUMAS VEZES TAL FEITO.
...

QUANDO EM 2001 CONHECI ADELINO, ELE ESTAVA DE ARMAS E BAGAGENS NO SALGUEIRO DO CAMPO. TINHA TERMINADO MAIS UM CASAMENTO DESTA VEZ  COM A MÉDICA FRANCESA. NESSA ALTURA (A) "CONGELOU" PARA A ETERNIDADE ESTA FOTO DO JOAQUIM DOS SANTOS E DO JOÃO BRASILEIRO.



FOI NO PERÍODO DO MURAL DO CHE-MARILYN E DA CADEIRA VERMELHA PARA O CÉU. SÃO DESTES TEMPOS AS MELHORES FOTOS ATÉ AO APARECIMENTO DO TIAGO NA MINHA VIDA PROFISSIONAL. QUIS O DESTINO QUE DE TANTAS CENTENAS DE FOTOGRAFIAS , NÃO TENHO QUALQUER IMAGEM DELE. TRANSFORMANDO-SE NUM ESPECTO NA MINHA VIDA, ESTANDO SEMPRE DO OUTRO LADO DA MÁQUINA.

QUATRO ANOS PASSARAM E ADELINO REGRESSOU NOVAMENTE DE VISITA, TRAZIA CONSIGO UMA NOVA MULHER, ESTA MUITO MAIS JOVEM, TALVEZ MENOS VINTE ANOS QUE ELE. ADELINO ESTARIA PELOS SESSENTA OU POUCO MAIS E A PROFESSORA UNIVERSITÁRIA FRANCESA AINDA NÃO TINHA CHEGADO AOS QUARENTA.  ESTAVA APAIXONADO E PREPARADO PARA A TERCEIRA FAMÍLIA. DOIS FILHOS NASCERAM DESTE RELACIONAMENTO. DUAS CRIANÇAS QUE HOJE ESTARÃO NO ENSINO PRIMÁRIO .
ANDOU POR CÁ NO VERÃO DE 18, NUNCA ME VISITOU, MAS SOUBE NAS "NOTÍCIAS" DA TERRA QUE ADELINO POR TODO O LADO QUE PASSAVA, ESPALHAVA A MÁ NOVA.

-A MARCELLE DEIXOU-ME. METEU-ME AS MALAS À PORTA.
DIZ QUEM O OUVIU E QUE ELE JÁ NÃO ERA O MESMO. 
CONTINUAVA A MONOPOLIZAR A CONVERSA MAS TINHA CHEGADO AO FIM DO CAMINHO.




UMA FOTO COM O GRANDE CAMILO

NAS ÚLTIMAS DUAS DÉCADAS
 SOUBE MUITAS HISTÓRIAS-QUE FOI JORNALISTA, REPÓRTER DE GUERRA, ESPIÃO EM ISRAEL E MUITAS MAIS COISAS INVENTADAS, (PENSO EU) PELAS FANTASIAS DO ENTUSIASMO DE (A). 
ADELINO O SEU NOME VERDADEIRO, MAS TODA A GENTE O CONHECIA POR CAMILO. ERA POR CAMILO QUE GOSTAVA DE SER TRATADO-FOI O DONO DO MUNDO ATÉ SEXTA-FEIRA PASSADA. DIZEM QUE NUMA ESTAÇÃO QUALQUER DA CIDADE LUZ, ADELINO O CONQUISTADOR, ESQUECEU QUE TINHA 5 FILHOS E UMA VIDA COM HISTÓRIA, BEM VIVIDA E SOFRIDA. 
 EXPERIÊNCIAS E MÚLTIPLOS TALENTOS ENTRE OS QUAIS SENSIBILIDADE PARA ESCOLHER E CONGELAR  MOMENTOS EM FOTOGRAFIAS QUE FAZEM HISTÓRIA, DAS MELHORES QUE VI ATÉ HOJE. 

ADELINO NÃO AGUENTOU A SOLIDÃO, O PESO DA VIDA E PULOU NO MEIO DA MULTIDÃO DEU O ÚLTIMO SALTO EM VIDA PARA A LINHA DO METRO DUMA QUALQUER ESTAÇÃO DE PARIS. TENHO A CERTEZA QUE DEIXOU NO CAIS O SEU SACO, A MÁQUINA FOTOGRÁFICA E OS NOMES PARA CONTACTO DE TODOS OS SEUS AMORES.
DIZEM !...  AINDA NÃO ACREDITO E TENHO ESPERANÇA DE O VER CHEGAR UM DESTES DIAS COM O ENTUSIASMO QUE SEMPRE O CARACTERIZOU. NAS BOCAS DO POVO NÃO FICARAM AS VIRTUDES. O SER HUMANO COM MUITAS VIVÊNCIAS, FICA REDUZIDO A UM DESABAFO- O CAMILO MATOU-SE ERA MALUCO! ESQUECEMOS FACILMENTE A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES E O MELHOR DA PASSAGEM POR AQUI. É TRISTE OUVIR AS VOZES DA CRUELDADE. TINHA 5 OU 6 FILHOS E...UMA VIDA INTENSA QUE QUIS CONTROLAR. MAS O JOGO EXISTENCIAL DO XADREZ NA 4ªDIMENSÃO,,,QUE ESTÁ DE OLHO EM TODOS NÓS TROCOU-LHE AS VOLTAS...CAMILO TINHA OLHOS VERDES COMO A SUA MÃE...  FOI UM CONQUISTADOR E UM ARTISTA DA IMAGEM.


2 INSTANTÂNEOS DO FOTÓGRAFO CAMILO.PRINCÍPIO DO SÉCULO-A GENIALIDADE DE QUEM NASCEU PARA A COISA.
GRANDE CAMILO, QUE DESTA VEZ ENCONTRES A PAZ E AS 7 VIRGENS QUE SEMPRE TE TIRARAM O SONO...
ADEUS ! IREI RECORDAR-TE PARA O QUE ME RESTA DO TEMPO.

GRANDE CAMILO!!!!!

E QUE FELIZ que és MADALENA! MADALENA QUE ÉS-UM ANJO NA CIDADE CANSADA.
-

-

2 comentários:

  1. Grandes histórias vividas e vivenciadas. Madalena é como uma personagem saída de um livro ou de um filme. A coragem que se percebe e a alegria com que enfrenta a vida, são efectivamente contagiantes. Para um homem sensível como o A. Espadanal conhecer a Madalena, foi certamente uma oportunidade extraordinária de enriquecer a sua vastíssima imaginação. Nesses breves minutos de convívio com tão sublime personagem, teve a felicidade de lhe transmitir um pouco da sua generosidade e solidariedade. E meter a jovem invisual na exposição imersiva da Vieira da Silva foi uma ideia de um criativo. "Este é um mundo de fantasia em que estás dentro do quadro da M.H.V.S., sente todos os fragmentos do quadro, as cores que nos fazem vibrar"! Diálogo que eu imagino, tocando e agarrando todos aqueles fragmentos que voa, fogem…

    Com admiração e amizade,


    Luís Fernandes


    ResponderEliminar
  2. A Madalena tiene un deficit la ceguera y goza de la vida lucha por su independencia. Adelino-Camilo vivía con abundancia de relaciones yfue superado. Era depresivo o se corrió de luchar?

    ResponderEliminar