LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

E DEPOIS VIVA O MENINO JESUS





OLÁ EU SOU O JESUS DE NAZARÉ, PRIMO DO JJ DA AMADORA, DESEJO-VOS UM SANTO NATAL E UM FELIZ ANO NOVO. IREI ESTAR NA ANTENA 1 E NA RFM A PUBLICITAR O LANÇAMENTO DO MEU ÚLTIMO ÁLBUM.




Ainda era Outubro e já havia anúncios comerciais lembrando o Natal. Já se esqueceu que o Natal de Jesus é o Natal do Emanuel, o Deus connosco, e, consequentemente, o Natal da dignidade divina da pessoa humana, da liberdade, da fraternidade, dos direitos humanos, da igualdade radical de todas as pessoas. Isso foi lembrado pelos grandes: Hegel, Ernst Bloch, Jürgen Habermas, entre outros. Esquecendo o essencial, fica-se afundado na correria das compras e na concorrência opressiva das prendas, dentro da sofreguidão consumista insaciável, lembrando o velho mito do tonel das Danaides. E será o inessencial e o cansaço.(ANSELMO BORGES EM 2017)


 Tom Coben - “So, do you come here often?”

"Num meio-dia de fim de Primavera/Tive um sonho como uma fotografia./Vi Jesus Cristo descer à terra./Veio pela encosta de um monte/Tornado outra vez menino,/ 

A correr e a rolar-se pela erva/E a arrancar flores para as deitar fora/E a rir de modo a ouvir-se de longe./Tinha fugido do céu. 

 Era nosso de mais para fingir/De segunda pessoa da Trindade./(...)/ No céu tinha de estar sempre sério/(...)./Um dia que Deus estava a dormir/E o Espírito Santo andava a voar,/Ele foi à caixa dos milagres e roubou três./Com o primeiro fez que ninguém soubesse que ele tinha fugido./Com o segundo criou--se eternamente humano e menino./Com o terceiro criou um Cristo eternamente na cruz/E deixou-o pregado na cruz que há no céu/E serve de modelo às outras.


/Depois fugiu para o Sol/E desceu pelo primeiro raio que apanhou./Hoje vive na minha aldeia comigo/É uma criança bonita de riso e natural./(...)/A mim ensinou-me tudo./(...)/Ele mora comigo na minha casa a meio do outeiro./Ele é a Eterna Criança, o deus que faltava./Ele é o humano que é natural,/Ele é o divino que sorri e que brinca./E por isso é que eu sei com toda a certeza/Que ele é o Menino Jesus verdadeiro.


/ (...)/A Criança Eterna acompanha-me sempre./A direcção do meu olhar é o seu dedo apontando./O meu ouvido atento alegremente a todos os sons/São as cócegas que ele me faz, brincando, nas orelhas./Damo-nos tão bem um com o outro/Na companhia de tudo/Que nunca pensamos um no outro,/Mas vivemos juntos e dois/Com um acordo íntimo,/Como a mão direita e a esquerda./Ao anoitecer brincamos às cinco pedrinhas/(...)/Depois eu conto-lhe histórias das coisas só dos homens/E ele sorri, porque tudo é incrível./

Ri dos reis e dos que não são reis,/E tem pena de ouvir falar das guerras,/E dos comércios, e dos navios/Que ficam fumo no ar dos altos mares./Porque ele sabe que tudo isso falta àquela verdade/Que uma flor tem ao florescer/E que anda com a luz do Sol/A variar os montes e os vales/E a fazer doer aos olhos os muros caiados./Depois ele adormece e eu deito-o./Levo-o ao colo para dentro de casa/E deito-o, despindo-o lentamente/

E como seguindo um ritual muito limpo/E todo materno até ele estar nu./Ele dorme dentro da minha alma/E às vezes acorda de noite/E brinca com os meus sonhos./Vira uns de pernas para o ar,/Põe uns em cima dos outros/E bate as palmas sozinho/Sorrindo para o meu sono./... Quando eu morrer, filhinho,/Seja eu a criança, o mais pequeno./Pega-me tu ao colo/E leva-me para dentro da tua casa.

/Despe o meu ser cansado e humano/ 

E deita-me na tua cama./E conta-me histórias, caso eu acorde,/Para eu tornar a adormecer./E dá-me sonhos teus para eu brincar/Até que nasça qualquer dia/Que tu sabes qual é./... Esta é a história do meu Menino Jesus./Por que razão que se perceba/Não há-de ser ela mais verdadeira/Que tudo quanto os filósofos pensam/E tudo quanto as religiões ensinam?"



FERNANDO PESSOA 
...QUE TAMBÉM ESCREVEU ISTO:~



- também escreveu: "Grande é a poesia, a bondade e as danças.../Mas o melhor do mundo são as crianças,/Flores, música, o luar e o sol, que peca/Só quando em vez de criar, seca./O mais que isto/É Jesus Cristo,/Que não sabia nada de finanças/Nem consta que tivesse biblioteca..."

"VERMEER" ESTA REFLEXÃO:

Finalmente posso responder-lhe!





 Hoje foi mais um dia"daqueles", é o Natal de hoje, o natal do consumismo e das correrias, das compras atrasadas, de mostrar as luzes aos meninos!... Tenho muitas saudades do Natal de outros tempos. Não havia consumismo, nem dinheiro, mas muitos afectos, muita harmonia, a música desta época fazia sentido, as luzes não eram tão brilhantes, mas eram muito bonitas! Tudo era fantasia, as crianças (e os adultos) ansiavam por esta quadra (hoje já não existe a "quadra do natal"), não que houvesse consolas, ipads, telemóveis, cartões de jogos electrónicos, etc, etc, etc, para colocar junto da árvore. Pois, não havia árvore de Natal, mas havia chaminé e havia sapatinho e havia um espacinho para por uma peça de fruta, um rebuçado ou qualquer insignificância, porque o importante era a Fantasia de Natal. Hoje à tarde tive de ir a Sintra, ver a "vila natal", já há dois anos lá tinha ido. Muita gente, muitos turistas, muitas línguas, muito trânsito, muito de tudo... Saí daqui eram 3,30 e regressei às 8,30 h. Cansado, revoltado por tanta "festa" que não passa da "festa do consumismo".-"VERMEER"

E EU!

-VIVA O MENINO JESUS!
QUERIDO JESUS DE NAZARÉ...LENDA OU GLÓRIA, SABE BEM A DESCANSO E A SILÊNCIO.

Sem comentários:

Enviar um comentário