LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

sábado, 1 de fevereiro de 2020

DÁDIVA-sacração da PRIMAVERA



A NATUREZA NÃO É UM BEM NOSSO
FAZEMOS PARTE DELA , É UMA BÊNÇÃO
UMA DÁDIVA.




-PAI,,,O QUE SÃO COLHÕES?

...ESTAVAM A JANTAR ISAURINHA TEM HOJE 11 ANOS FEITOS NO PASSADO SETEMBRO,  E SAIU-SE COM ESTA. COM ELA ESTAVAM O IRMÃO,  O PAI E A MÃE.

O PAI SURPREENDIDO E "EMBASBACADO" FICOU EM PÂNICO. A MÃE , MULHER A SABER MUITO MAIS COMO SE COSEM AS PASSAGENS DA VIDA, RIPOSTOU.
EXPLICA À RAPARIGA E DEIXA-TE DE COISAS. ISAURINHA É UMA MARIA RAPAZ E UMA SUPER ATLETA. JOGA FUTEBOL E CORRE SE FOR NECESSÁRIO AO LADO DOS ADULTOS ENCAIXANDO 10 KM SEM DESISTIR. MAS ESTA ESCOLA DA VIDA AINDA NÃO LHE ENSINOU O QUE SÃO COLHÕES.

CARLOS , FOI MEU ALUNO DO 12ºANO E TAMBÉM NÃO SABIA O SIGNIFICADO CORRIQUEIRO DA FRASE. -JÁ PINTAS?
QUANDO DE QUALQUER FORMA FAZÍAMOS PERGUNTAS INCONVENIENTES. 
 DE IMEDIATO "ÉRAMOS ENCOSTADOS À PAREDE".
-  JÁ PINTAS??

NUM DESSES MOMENTOS, EXPLIQUEI-LHE CALMAMENTE E SEM RECORRER A AFORISMOS.
CONTEI~LHE UMA HISTÓRIA DE ANTIGAMENTE QUANDO NÓS GAIATOS QUERÍAMOS CRESCER RAPIDAMENTE. ADMIRÁVAMOS A BELEZA DOS MAIS VELHOS (MALTA COM 18 OU MAIS ANOS) E O SEU DOMÍNIO DO ESPAÇO-ROSSIO. NÃO ERA FÁCIL ESTARMOS POR PERTO E CONQUISTARMOS O SEU CONSENTIMENTO. 
FOI UMA ESCOLA, POUCO OU NADA NOS ERA ENSINADO EM CASA A NÃO SEREM CONSELHOS PARA SOBREVIVERMOS,  ORDENS AUSTERAS E IMPOSSÍVEIS DE CONTRARIAR.

-TOMA CUIDADO! E NÃO NOS DEIXES ENVERGONHADOS.



RITUAIS

ÍNDIOS DA AMAZÓNIA
A educação indígena é bem interessante. Os JOVENS índios, conhecidos como curumins, aprendiam desde pequenos e de forma prática. Costumavam observar o que os adultos faziam e iam treinando desde cedo. Quando o pai ia caçar, costumava levar o JOVEM FILHO  para  este aprender. Portanto a educação indígena é bem prática e vinculada à realidade da vida da tribo indígena. Quando atingia os 13 os 14 anos, o jovem passava por um teste e uma cerimónia para ingressar na vida adulta.





+ÍNDIOS  AMERICANOS

Para os rapazes, essa cerimónia geralmente  dava-se no momento em que ele fazia a caça e o abate do primeiro animal. Ligadas, portanto, ao derramamento de sangue, essas cerimónias significavam a integração daquela pessoa como membro produtivo da tribo: ao derramar sangue para a preservação da comunidade (pela procriação ou pela alimentação), ela estava simbolicamente misturando o seu próprio sangue ao sangue do seu clã.


Os Apaches   foram os   mais dramáticos NESTE PROCESSO DE INICIAÇÃO.O jovem aspirante a GUERREIRO,  teria que andar um dia inteiro pelo deserto com a boca cheia de água sem a beber. No final da tarde regressado à tribo,  deitava fora perante os anciãos  a água que tinha levado na partida para o desafio proposto.


NA ESCOLA DOS GRANDES, APRENDÍAMOS QUASE TUDO.

-JÁ PINTAS?

SIM, JÁ TENHO AQUI ALGUNS, PODES VER. DESCÍAMOS UM POUCO AS CALÇAS E MOSTRÁVAMOS  ORGULHOSAMENTE AS PRIMEIRAS PENUGENS POR CIMA DA MAGANONA (COMO A MINHA MÃE LHE CHAMAVA, NÓS OPTÁVAMOS POR PICHA).

-ENTÃO PODES FICAR.

PODES FICAR QUERIA DIZER QUE TÍNHAMOS PASSADO NO EXAME DA INTEGRAÇÃO E COM SORTE TERÍAMOS PERMISSÃO DE  PARTICIPAR NAS CONVERSAS-COMUNICAR E CRESCEREM EM NÓS NOVAS EMOÇÕES QUE NOS AJUDARIAM NA CONSTRUÇÃO DA PERSONALIDADE COM O FLORESCIMENTO DA AUTO-ESTIMA- PESSOAS  SÓLIDAS....COM ESTA FRASE  DAVA-SE  INICIO À GRANDE AVENTURA DA APRENDIZAGEM. DAÍ EM DIANTE COMEÇARÍAMOS A FAMILIARIZAR-NOS COM A TERMINOLOGIA   GROTESCA E POPULAR. NATURALMENTE  ORGANIZÁVAMOS   OS SONHOS E AS POSSIBILIDADES DE SOBREVIVÊNCIA NO MUNDO DOS GRANDES.
QUANDO OUVI A TIA DE ISAURINHA A CONTAR O SUCEDIDO NA MESA DO JANTAR,  VALORIZEI QUÃO MARAVILHOSO FOI A NOSSA ESCOLA DA RUA.FALTAVA-NOS AS COMPETÊNCIAS DESTAS GERAÇÕES MAS TÍNHAMOS OUTRAS  QUE JAMAIS OS NOSSOS FILHOS E NETOS IRÃO ATINGIR.
UMA DÁDIVA A NATUREZA E A SUA GENEROSIDADE.



HOJE COMEÇA A NOVA PRIMAVERA
NENHUMA PRIMAVERA É IGUAL
AS FLORES DO VASO GRANDE JÁ ABRIRAM 
NÃO SÃO AS MESMAS FLORES DO ANO ANTERIOR
É OUTRA PRIMAVERA
HOJE DIA 1 DE FEVEREIRO DE 2020 TEM INÍCIO A PRIMAVERA, A PRIMEIRA DA NOVA DÉCADA.
ISAURINHA É A PRIMAVERA DE 2020, É PURA E NOVA.
RECORDEI-ME DA SUA HISTÓRIA DO JANTAR QUANDO OLHEI AS PRIMEIRAS FLORES.

 DO VASO GRANDE E DUMA GATA NOVINHA LINDA QUE UM DIA DESTES ME APARECEU DO LADO DE LÁ DA FRONTEIRA PARA A OUTRA DIMENSÃO. NINGUÉM SABERÁ A HISTÓRIA DA TARECA UMA PERSONAGEM QUE FEZ PARTE DAS NOSSAS VIDAS DURANTE 7 ANOS E QUE NOS DEIXOU EM LÁGRIMAS COM A SUA PARTIDA INESPERADA. PARTIU COMO CHEGOU, INTEIROU-SE DAS NOSSAS VIDAS E BATEU O PÉ PARA SE IMPOR COMO ELEMENTO DA FAMÍLIA.
TARECA MARCOU-NOS PARA SEMPRE...DEI-LHE DESCANSO NUMA NOITE DE LUA CHEIA ENTRE GRITOS DE AGONIA E LÁGRIMAS.



FICARAM DEZENAS DE FOTOS DA SUA BELEZA E DE COMO NOS FAZIA RIR COM AS TRAQUINICES E AS ORDENS QUE DELA EMANAVAM.

UM DESTES DIAS, APARECEU NA QUINTA, VINDA DO ALÉM UMA PERSONAGEM QUE TROUXE COM ELA NOVAS LÁGRIMAS E A SAUDADE MOLHADA-DE TANTA RECORDAÇÃO DE UMA GATA BRANCA E PRETA, CHEIROSA E INDEPENDENTE.




 DÓCIL-SOCIÁVEL E PRESENTE
TARECA DOIS, ABEIROU-SE DE NÓS, HÁ DIAS QUE DESAPARECE, RETORNANDO DOIS OU 3 DIAS DEPOIS . APARECE SOBRE OS TIJOLOS EM FRENTE DA CANCELA.
RECUSO-ME A ACREDITAR NAS  HISTÓRIAS SOBRE BRUXAS, BRUXARIAS E ENCANTAMENTO.MAS QUE AS HÁ,,,HÁ!...

SEI QUE COMEÇOU A PRIMAVERA DE 2020-COM AS FLORES DO VASO GRANDE, A ALEGRIA DO BUS-TERY ...A GALA NÃO ME LARGA. AS ERVILHAS DESPONTAM COM AS SUAS CRISTAS. O INVERNO FOI LOUCAMENTE GENEROSO COM AS SUAS CHUVAS ABUNDANTES. 
ONTEM ISAURINHA NÃO TEVE ESCOLA, FOI DAR UMAS CORRIDAS E UNS TOQUES NA BOLA A CHOVER, ISTO NÃO É DE DOIDOS? É DAS QUE LANÇA FOGUETES E APANHA AS CANAS . ANDA SEMPRE FELIZ MAS TAMBÉM FAZ BIRRAS QUANDO QUER ALGUMA COISA E LHE DIZEM QUE NÃO . A ÚLTIMA PERGUNTA , JÁ SÓ A FEZ À MÃE:

-O QUE SÃO TÊTAS?

DESTA VEZ O PAI NÃO FICOU A GAGUEJAR, NÃO ESTAVA PRESENTE.
GOSTAVA TANTO DE VIVER PARA SEMPRE E CONHECER OUTRAS  ISAURINHAS QUE NÃO SABEM MAS QUE QUEREM APRENDER O SIGNIFICADO DAS FRASES :-  O QUE SÃO COLHÕES (???). E AS TÊTAS?



PARA TI PRINCESA UMAS VEZES. DOIDA(!) OUTRAS (...pela voz da tia). UMA CRIANÇA CURIOSA EM APRENDER, UMA MARIA -RAPAZ ADORÁVEL.

COLHÕES SÃO A PRIMAVERA, O RECEPTÁCULO DA ETERNIDADE. É ONDE NASCE A VIDA PARA ILUMINAR OS TEUS OLHOS QUERIDA MENINA, PURA, FUTURA E COLORIDA.


AUSTRÁLIA   
APÓS A VIOLÊNCIA DOS HUMANOS 





A NATUREZA UMA DÁDIVA

1 comentário:

  1. Referente a la educación de los indígenas en mos tribus de amazonia. Es lo que naturalmente ocurre en cada niño aprende por imitación. Imitando adquiere las destrezas de llevar el alimento a la boca, según la cultura con diversos tipos de servicios o formando con los dedos un tipo de pinzas. El cuento del ritual de los apache no lo creo, el tiempo mistifica los hechos pero no le quita que hubo un ceremonial que marcaba el inicio de la adultez. En fin, todas las culturas y sociedades tienen esencacialmente mismos rituales solo cambia la forma. Demuestra que la condición humana es igual en todos los partes y son cosas inherentes a la condición humana. Anna, Chile

    ResponderEliminar