LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

sábado, 19 de janeiro de 2013

PALAVRAS de HONRA CRUZADAS e os HERDEIROS de DON QUIXOTE


CONDADO PORTU(C)GALENSE

GUERREIRO AFONSO e  sua mãe DONA TERESA nos seus CASTELOS PLANTADOS.




< Não atirem, não atirem. Não se matam as ideias!>

PEDRO SARRÍA (Oficial de Batista), salvador de FIDEL.
 Ainda hoje FIDEL permanece "FIDEL" graças ao humanista PEDRO SORRÍA.




Os SETE 7 PECADOS (K) APITAIS

em CONVERSAS CRUZADAS

Com o ARTIGO de HUGO CORTES debaixo do OLHO
EDITORIAL do JORNAL E de 17 de Janeiro de 2013




Depois de LER as palavras deste jovem promissor da minha terra, vieram-me à memória pequenas lutas recentes, lembrei Don QUIXOTE e o eterno combatente FIDEL CASTRO. 
Estou completamente à vontade nestas coisas da POLÍTICA em Liberdade e plena INDEPENDÊNCIA, fui e sou sempre pouco sensível ao desmembramento, manta de retalhos de um PAÍS com fracos RECURSOS . A DIVISÃO "ENFRAQUECE" um  exército,  PARTIDOS, GRUPOS e GRUPINHOS e a conversa de TRETA continua em  contradição com o sentido pleno do real sentido da palavra DEMOCRACIA a qual me transmite  algumas certezas sobre a importância da FELICIDADE e da SOBERANIA, esta nas RUAS da AMARGURA.
 O nosso CAMINHO está replecto de obstáculos , Gestos e decisões que em si transportam muitos amargos de boca e condicionam as nossas VIDAS. Mas que sejam as nossas ESCOLHAS, que sejamos nós próprios a pegar no leme e a dirigir o Barco da,,, vida. Um PRIVILÉGIO termos nascido...muitas das vezes esquecido.

DEMOCRATICAMENTE
Tudo estaria bem se o BICHO HOMEM não fosse o fundador  deste IDEAL de organização social.



Passaram 24 horas desde o momento que li o EDITORIAL do filho da "BIA do SILVÉRIO" até agora que decidi teclar... TIVE e tenho muitas dúvidas em misturar alhos com bugalhos. Pensei neste espaço como um reviver de memórias de um PASSADO que nos fez  (FAZ) felizes a todos, o pessoal de 70 para trás e aos que se interessarem por estas coisas do pensamento. Não quero manchar este primeiro objectivo com lutas sem sentido. 
 Envolve-me a certeza que o momento que estamos a viver é de silêncio e reflexão. Mesmo assim não resisti...

Estamos inundados de tudo em demasia.

Em DEMASIA!!

Temos CULTURA em DEMASIA (APESAR de muitos dizerem que nunca se esteve tão mal por estes lados do divertimento).
 Cultura quase sempre do imediato e para consumidor pouco exigente.


Temos "ferramentas" para transmitir ideias e estados de espírito, em demasia


Temos ALDRABÕES, LADRÕES e ASSASSINOS em demasia


Temos "igualdade" em demasia.
LICENCIADOS, MESTRADOS e DOUTORADOS a +


LUTAS, DIREITOS e conversas em DEMASIA.


SUPERMERCADOS, CASAS , DESEMPREGADOS e televisões em DEMASIA


GENTE com RESPONSABILIDADES que falam demasiado... aos contentores
                   Canais  de televisão, comentadores disto e daquilo,,,já lhe perdi o conto ...

                              Doutores em DEMASIA
                  


       Engravatados IDEM.




RARIDADES! 



Em menor QUANTIDADE TEMOS ...( e  são quase uma RARIDADE.) quem se apaixone pelo trabalho e o defenda.
Honestidade  em quem lidera e respeito no trato.
Gente que defenda a NATUREZA com os olhos nas gerações futuras.

Tal como LEONARDO DICAPRIO que pensa fazer uma pausa no cinema para se dedicar a causas em defesa do ambiente ( NOTÍCIA esta que teve direito cerca de 1 minuto nos TELEJORNAIS NACIONAIS). 
 Naturalmente não interessa espalhar boas NOVAS. Mas, se o HOMEM fosse apanhado em flagrante delito num WC de" LOVE NY,,,"   com um outro musculado brincando aos massagistas então aí a HISTÓRIA seria outra e o tempo de antena também. 
  




Resumindo
 FARTURA de tudo o que menos precisamos, fruto de uma SOCIEDADE CAPITALISTA que está a rebentar  pelas costuras e na qual nem os PADRES têm calma para abrir caminhos à MULTIDÃO.

E agora vamos ao ARTIGO mais precisamente as frases que me tocaram o coração e me trouxeram à memória tempos recentes onde fui um verdadeiro Don Quixote a lutar contra os MOINHOS de VENTO da inércia e da MALDADE.






"Sempre encarei o Trabalho com alegria, considero fundamental sentirmo-nos bem com aquilo que fazemos, com a forma como o fazemos e o reconhecimento que dele obtemos"


"Também é preciso lidar com aqueles colegas cuja função está bem definida desde o início, refiro-me aqueles que apenas existem nas empresas, porque sabem lamber as botas (ou outro tipo de acessórios) do chefe, do patão...


Hugo Cortes






Editorial

TRABALHAR? E porque não com ALEGRIA?



Passamos dois terços da VIDA a TRABALHAR, parece-me que falar ou escrever sobre a forma como encaramos o trabalho é algo importante para o entendedor.
EU pergunto-me porque é que o trabalho tem que ser um SOFRIMENTO? Não poderá ser uma ALEGRIA? depois de pensar um pouco encontrei  tantas respostas, que acho que poderia escrever um livro sobre o assunto...
E qual a fórmula para encarar o trabalho com ALEGRIA? Será que há uma fórmula? Provavelmente não, mas algumas atitudes poderão marcar a diferença...
sempre encarei o trabalho com ALEGRIA, considero fundamental sentirmo-nos bem com aquilo que fazemos, com a forma como o fazemos e o reconhecimento que dele obtemos. Estas são de facto condições importantes, para manter um espírito positivo e motivação suficiente para dia após dia, o dito trabalho.
É verdade que em muitos locais de trabalho encontram-se maus chefes, patrões pouco inteligentes e colegas invejosos.
Temos de lidar com essa REALIDADE diariamente, no entanto é importante destacar que a forma de estar no local de trabalho acaba por se transportar para a nossa vida pessoal.
Por vezes os mais bem sucedidos são aqueles que conseguem lidar com este tipo de acontecimentos facilmente, "ter estômago" para conseguir engolir tudo o que vai surgindo na vida diária de uma empresa.
Também é preciso saber lidar com aqueles colegas cuja função está bem definida desde o inicio, refiro-me aqueles que apenas existem nas empresas, porque sabem lamber as botas (ou outro tipo de acessórios) do chefe, do patrão...enfim BOTAS é com eles.
A REALIDADE  é que nem todas as pessoas são capazes de dar o "GRITO da IPIRANGA", nem todos têm a  coragem   de dizer aquilo que realmente se passa, nem todos têm a capacidade para demonstrar que aquilo que se está a fazer não é o mais correcto ...mas estaremos preparados para alterar este tipo de comportamento?
Por vezes, em reuniões em que as pessoas são chamadas a intervir, dizem tudo aquilo que não é a REALIDADE, no entanto é tudo aquilo que os chefes querem ouvir.
Mais tarde nos corredores ou no bar mais próximo, o sentido da conversa muda totalmente e a realidade acaba por ser falada, será esta a atitude mais correcta? Estimular o cinismo e a hipocrisia não são de todo a solução, mas porque é que tanta gente adopta esta atitude?
Primeiro porque é mais fácil e segundo porque o comodismo dá geito a alguns.
Após trabalhar em algumas empresas e instituições, algumas marcas tenho tentado deixar e fico muito contente com os resultados obtidos em algumas delas, a principal talvez seja a forma de estimular as pessoas para falarem, darem sugestões, fazerem críticas construtivas sobre a forma de trabalho, fazer sentir que queremos, juntos, fazer mais e melhor pela empresa que representamos.
Nem sempre é fácil, nem sempre é bem aceite, especialmente quando sempre se cultivou e cultiva o MÉTODO do SILÊNCIO ABSOLUTO.
Np entanto, considero a adopção deste tipo de estratégia fundamental para o bom funcionamento interno da empresa.
A METODOLOGIA de cultivar o "ninguèm lhe pediu a sua opinião" é para lideranças  fracas de pessoas que não sabem e têm MEDO  que alguém conteste as suas ideias e razões.
Infelizmente esta forma de actuação persiste, sabem o que mais me preocupa? É que os mais jovens, aqueles que deveriam reagir...estranhamente acomodam-se!!!
Confesso que sempre tive muita dificuldade em conjugar e entender o VERBO ACOMODAR... 


Aqui fica aqui a minha homenagem e estupefacção pelas palavras de um jovem sem grandes razões para sentir no coração VERDADES que só se costumam pegar a quem na realidade tem uma vida longa pelas costas.
Não quero individualizar o assunto pois os LOUROS pertencem todos ao "MÍUDO" (  FEZ-SE HOMEM e REGRESSOU À TERRA para lutar contra os seus  MOINHOS de VENTO) que recordo com 4 ou 5 anos lá perto da taberna do AVÔ SILVÉRIO. 
PELA verdade que estas palavras acarretam são motivo de reflexão da minha parte e a decisão de as transcrever  para este espaço. 

Estamos perante mais uma personagem  que não tem MEDO de PERSEGUIR o SONHO, de fazer da DOR POESIA e de pensar na COMUNIDADE.
A Besta  HUMANA foi sempre o que é HOJE, dentro de cada um existiram através de séculos e milénios de  cultura em evolução os tais sete pecados KAPITAIS que construíram GUERRAS, invasões e destruição de PROJECTOS.




O mais grave de tudo isto é a continuação da  pratica do ERRO da mesma forma com a finalidade de se obterem resultados diferentes.

 Culpados todos!!!...PORQUE aceitamos, porque acreditamos e nos deixamos corromper pelo BRINDE. 
Autênticos animais de CIRCO à espera que o DOMADOR nos presentei com a recompensa depois da habilidade.


Miguel Esteves Cardoso

 num ARTIGO SOBERBO tocou na FERIDA com exatidão como só ele sabe fazer com a palavra escrita. 
(Um artigo, já repetido neste espaço)



"Noto com desagrado que se tem desenvolvido muito em Portugal uma modalidade desportiva que julgara ter caído em desuso depois da revolução de Abril.


 Situa-se na área da ginástica corporal e envolve complexos exercícios contorcionistas em que cada jogador procura, por todos os meios ao seu alcance, correr e prostrar-se de forma a lamber o cu de um jogador mais poderoso do que ele.



Este cu pode ser o cu de um superior hierárquico, de um ministro, de um agente da polícia ou de um artista. O objectivo do jogo é identificá-los, lambê-los e recolher os respectivos prémios.


Os prémios podem ser em dinheiro, em promoção profissional ou em permuta. À medida que vai lambendo os cus, vai ascendendo ou descendendo na hierarquia.



Antes do 25 de Abril esta modalidade era mais rudimentar. Era praticada por amadores, muitos em idade escolar, e conhecida prosaicamente como «engraxanço».


Os chefes de repartição engraxavam os chefes de serviço, os alunos engraxavam os professores, os jornalistas engraxavam os ministros, as donas de casa engraxavam os médicos da caixa, etc...


Mesmo assim, eram raros os portugueses com feitio para passar graxa.


Havia poucos engraxadores. Diga-se porém, em abono da verdade, que os poucos que havia engraxavam imenso.



Nesse tempo, «engraxar» era uma actividade socialmente menosprezada.


O menino que engraxasse a professora tinha de enfrentar depois o escárnio da turma. O colunista que tecesse um grande elogio ao Presidente do Conselho era ostracizado pelos colegas. Ninguém gostava de um engraxador.



Hoje tudo isso mudou. O engraxanço evoluiu ao ponto de tornar-se irreconhecível. Foi-se subindo na escala de subserviência, dos sapatos até ao cu. O engraxador foi promovido a lambe-botas e o lambe-botas a lambe-cu.



Não é preciso realçar a diferença, em termos de subordinação hierárquica e flexibilidade de movimentos, entre engraxar uns sapatos e lamber um cu.



Para fazer face à crescente popularidade do desporto, importaram-se dos Estados Unidos, campeão do mundo na modalidade, as regras e os estatutos da American Federation of Ass-licking and Brown-nosing. Os praticantes portugueses puderam assim esquecer os tempos amadores do engraxanço e aperfeiçoarem-se no desenvolvimento profissional do Culambismo.



(...) Tudo isto teria graça se os culambistas portugueses fossem tão mal tratados e sucedidos como os engraxadores de outrora. O pior é que a nossa sociedade não só aceita o culambismo como forma prática de subir na vida, como começa a exigi-lo como habilitação profissional. O culambismo compensa. Sobreviver sem um mínimo de conhecimentos de culambismo é hoje tão difícil como vencer na vida sem saber falar inglês."
Miguel Esteves Cardoso, in "Último Volume" 





Em última análise, a crise da humanidade deve-se ao culambismo da esmagadora maioria dos dirigentes das organizações (partidos, sindicatos, comissões de trabalhadores, ...) que dizem defender os trabalhadores ...

                            Eles estão por tudo quanto é sítio.

Eu me confessei em 2011

9 de Fevereiro de 2011



E Como o OBJECTIVO deste ARTIGO é o de CRUZAMENTO de IDEIAS aqui ficam as MINHAS de um dia distante numa LUTA em DEFESA do AMBIENTE e da ÉTICA numa ESCOLA que infelizmente é o Espelho da sociedade PORTUGUESA.

AUTONOMIA das ESCOLAS, o PIOR ainda está para VIR!!!Em cada ESCOLA 1 CASTELO, uma BANDEIRA e uma COR. Reinarão os CAPRICHOS, o AUTORITARISMO e os interesses partidários, encabeçados por PESSOAS (ALGUMAS delas com PERFIL, outras nem tanto) e grupos duvidosos com GULA pelo PODER.
A ESCOLA PÚBLICA ficará ainda mais pobre do que na actualidade.
Uma DEMOCRACIA (AUTONOMIA) encapotada por interesses duvidosos.


  SOCORRRRRROOOOO!!!

O PLURALISMO e o prazer de fazer será substituído pelo "VAISSSSSINDO" e pelo servilismo à procura de reforços positivos.
Uma virtude neste novo MODELO de ESCOLA, PRESENTE-QUASE FUTURO é o de não haver mais balas para atirar a um ALVO só. O MINISTÉRIO da EDUCAÇÃO e os sucessivos ministros ou ministras, daqui para a frente irão entrar na PAZ-DIVINA. 

Haverá muito "SANGUE, DESCULPEM queria dizer tinta" derramada mas dentro de cada CASTELO. E o PESSOAL da CAPITAL terá descanso ETERNO, desde que distribuam o VIL metal.
SIMPLES não É??!


A "GRAXA e os FAVORES" vão estar  OUTRA VEZ na MODA!!! só que desta vez não são OVOS e GALINHAS os presentes. É a INTELIGÊNCIA e o OPORTUNISMO a ter a primazia.

E depois queixem-se das divisões e insatisfação no local de trabalho.


E claro que levei "PLA TABELA" e continuo a levar até hoje por tamanho GESTO "BÁRBARO" .... TENTAR defender a VERDADE perante uma comunidade de jovens em FORMAÇÃO, que desta forma se transformarão nos futuros incendiários do que resta da FLORESTA PORTUGUESA.


Pensar é um ACTO que vicia, é contra a PASSIVIDADE- O PENSAMENTO é a FAÍSCA que ateia o INCÊNDIO da MUDANÇA. O MAL estará sempre em não fazermos ESCOLHAS ou FINGIR. 

PENSAR e INTERVIR isso SIM! (RC)...in Jornal Reconquista








FINALIZANDO
Não se " matam as ideias" mas poderemos melhorar o SER (...se) DIGNO.
A DIGNIDADE não se compra nem se ensina, é fruto de uma REFLEXÃO permanente e da correcção de ERROS que não queremos repetir. 

“Jesus levantou-se e disse-lhes: Aquele que nunca pecou atire-lhe a primeira pedra. Ao ouvirem estas palavras foram saindo dali um a um…
Jesus levantou-se e perguntou-lhe: “Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou? Ninguém, Senhor! Respondeu ela. Também eu não te condeno- disse Jesus. Vai e não tornes a pecar.” 
Jo 8, 1-11




A vida e a ÉTICA no trabalho não é um JOGO.

-TEMOS que saber JOGAR!

FRASE proferida em público por alguém de responsabilidade do meu círculo de conhecidos, reflexo dos tempos estarem a mudar . 
As JOGADAS são a origem de todo o descalabro e divisões na sociedade,,, LOBOS DISFARÇADOS de CORDEIROS e LAMBE- TACHOS .
Novamente os GAlOS do costume,  esfregando as mãos...são os SENHORES que se seguem e DURA e DURA...CELL, o POVO de memória curta BESTA de CARGA entra na jogada até ao desafio FINAL. A TANGA .
GALO LARANJA,,,GALO ROSA, LARANJA ROSA LAR.
ELES esquecem (...ram) como se faz uma bandeira e QUANTO CUSTA a LIBERDADE.




 E FOI MESMO com ALEGRIA que juntei todas as LETRINHAS com a esperança no FUTURO, que o BEM vença o MAL  e a ALEGRIA REINE entre os HOMENS QUE PENSAM e mudam alguma coisa, dos LAMBE CORPOS e BOTAS não rezará a HISTÓRIA,,,eles estão por tudo quanto é SÍTIO, ao nosso LADO nas FAMÍLIAS nos GRUPOS de AMIGOS LOBOS VESTIDOS de CORDEIROS. FOI SEMPRE ASSIM, HOJE  uma MODA INSTALADA para DURAR.
FELICITAÇÕES Neto do SILVÉRIO um dos muitos  QUIXOTES SONHADORES...



FELIZMENTE o SONHO.
A VIDA não é um JOGO é PULSAR, ACREDITAR e PROCURAR.
É SEMEAR para COLHER
.

Eles não sabem nem Sonham, que o SONHO comanda a vida... E O TRABALHO LIBERTA...EM LIBERDADE.

“ARBEIT MACHT FREI” 

Sem comentários:

Enviar um comentário