LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

DIAMANTES as PALAVRAS





SALPICOS duma ENTREVISTA



É dessa ausência de governação que vem o seu ódio de estimação a certos políticos?


O meu ódio de estimação a Cavaco vem desde que era primeiro-ministro, porque foi sempre o menor denominador comum das qualidades portuguesas - se é que temos algumas. Existem duas pessoas na política portuguesa por quem não tenho nenhuma consideração: Cavaco Silva e Durão Barroso. Portugal não lhes deve rigorosamente nada e, pior, eles foram elementos de estagnação para este país.



A Goldman Sachs não pensa isso!




Dizem que vão contar com os conselhos de Durão Barroso, mas sobre o quê? Nunca acertou em nada. Presidiu à decomposição da Europa, enganou-se na Guerra do Iraque... Na idade em que ele era maoista estalinista já eu era pai de filhos! Acredito que não soubesse o que era o maoismo e o estalinismo nessa altura, estava, sim, a preparar-se para uma carreira política. Os americanos adoram arrependidos e a Europa adora convertidos. Não é necessariamente obrigatório que se seja estúpido ou ignorante aos 22 anos, portanto, era um papel o que representava.



Se as redes sociais têm culpa na situação, também não deixa de existir um papel por parte dos políticos que abriram caminho à instabilidade no Médio Oriente, na Síria, na Líbia...



... E no Iraque, que foi uma coisa fatal. Aliás, não sei como é que os responsáveis pelo Iraque dormem em paz com a sua consciência. Nem era preciso ter-se conhecimento do recente relatório inglês, porque já se sabia que tudo fora forjado e falsificado. Um milhão e muitos milhares de iraquianos morreram depois da invasão em guerras civis, bombas e conflitos entre eles. Foi em nome de quê aquilo que se fez? Como é que Tony Blair tem lata para dizer "não estou arrependido porque, apesar de tudo, derrubámos o Saddam Hussein"? Foi um preço muito alto.



Qual a perceção que tem do golpe na Turquia. Foi real ou artificial?




Aquilo foi claramente preparado por Erdogan. Ele não é flor que se cheire, é um tipo perigosíssimo porque não tem uma estratégia linear. A única estratégia linear que se lhe conhece é a de ser um homem de uma imensa vaidade, como mostra o palácio que fez para si próprio em Istambul. Politicamente não é linear e está sempre a aldrabar. À conta de combater o Estado Islâmico, o que fez foi dizimar os curdos. Obviamente, não há nenhum golpe no mundo que três horas depois de ter fracassado já tem 6500 pessoas presas. Tinha as listas todas preparadas. Não passa de uma limpeza total e o que vamos ter é uma ditadura pura, dura e feia.
 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário