LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

domingo, 21 de agosto de 2016

ELDORADO DIABÓLICO






XUTOS
CANELADAS
E BEIJINHOS D!ÁVÓ!



CATARSE


 MALDITO MÊS de AGOSTO
Penso nos fragmentos dos versos de Sandburg: 





De um homem sobra um pouco de fósforo que chegaria apenas para uma caixa de fósforos, e ferro que não daria mais do que um gancho para um adulto se enforcar.” 
b HRABAL (uma solidão demasiado ruidosa)

ANO BISSEXTO


 Trinta dias tem setembro, abril, junho e novembro, fevereiro vinte e oito tem; se for bissexto mais um lhe dêem, e os mais, que sete são, trinta e um todos terão. 

Colheitas de ano bissexto cabem todas num cesto-Dizem os antigos, comprovo-o diariamente no pulsar da natureza, na observação atenta do passar dos dias. Ano diabólico, os alperces não apareceram nas árvores, as maçãs não cresceram e as ameixas secaram nas ameixeira, sem chegarem ao fim do ciclo de amadurecimento.
O SOL incide de uma forma doentia , queima e seca as folhas dos arbustos-a anormalidade, tornou-se rotina neste  Agosto de 16.

A fuga não nos retira as "MEMÓRIAS", elas são ampliadas nas redes das vivências, perseguem-nos, dilaceram-nos, não havendo nada  de maravilhoso, que refreie o pensamento.



PISCOSA
BELA!!
FARTA, sem filas.
Águas LÍMPIDAS.




HÁ 30 anos, que  te observo e me gasto na tua evolução. Cresceste alindaste-te, assisti! HOJE, mais bela do que nunca, ofereceste-me lá fora, um espectáculo de AGOSTO MAGANO-mudei de canal, passei as 6 primeiras páginas dos jornais, sempre que diariamente, religiosamente me sentava na tua fresca biblioteca.
Pareceu-me, nos instantes do GESTO, entre as mudanças de canais e da passagem das páginas, que algo de muito grave acontecia de norte a sul do meu PAÍS. Pelo canto do olho e sem parar no empedrado da tua calçada , aborrecido,,,observei de relance os cansativos abraços do Sr. Marcelo SUPERSTAR(...esteve em todo o lado) e aos namoros do Costa e do "PRESIDENT"  já na PRAIA, vendidos como cultura de verão.
Aguentei firme e recusei assistir, a mais um "FILME" dramático, aos rostos repetidos, ao imaginar dos dias duros dos animais que restam pelos campos do desespero, sem alimento ou fuga possível.
Desde 1980, que o filme se repete, e, desta vez recusei-me a seguir o rebanho. Desligava o velho aparelho da casa da esquina, ao lado do café central. Os JORNALISTAS,  matam-nos a VONTADE e roubam o que resta de quem tudo perdeu, o ACREDITAR em alguma coisa ...os políticos e os comentadores, (demagogicamente) mergulham como ABUTRES sobre a carcaça-SANGUE VERTIDO de um POVO nos limites da resistência.
Recusei aderir ao espectáculo da dor, mas não me livrei da EVOCAÇÃO das minhas misérias.
 




NÃO HÁ DISTÂNCIA!



NÃO há lugar onde nos escondamos, para parar o pensamento  das lições que a grande caminhada, ano após ano nos carrega,,, na insustentável leveza da CONSCIÊNCIA.

O HUMOR é o melhor remédio por tanta tirania institucionalizada 


 





Luís Afonso

 

 Como cresceram, os FILHOS e se fizeram homens, já não são mais crianças.
É do TEMPO o grande poder de apagar e construir vidas, é ele que nos ensina a crer que estas tenham algum SENTIDO.




E depois AGOSTO, de ano BISSEXTO, nada de bom no  CESTO.

 


XUTOS e CANELADAS 








Que o DIABO nos proteja porque DEUS foi de FÉRIAS para a galáxia X!$#43 ZIPE +ANDRÓGENA, a 1200 Anos LUZ.

 


(Júlio Ramos-pincelada)

Numa das muitas crónicas, lidas e relidas, fotografadas para não me fugirem entre mãos-MST, escrevia "Meu querido MÊS de AGOSTO", relançando de uma forma colorida, o optimismo da fartura que se vive e do ÓCIO  lá para os lados do ALGARVE, com alguma ironia, como é costume nas intervenções a que nos habituou desde sempre.
Uma das frases marcantes, com a carga poética, das influências da sua sanguinidade... 




"DÊEM-ME mais VERÕES destes e eu não MORREREI NUNCA".



Só quem não é fiel seguidor desta personagem, acreditaria que ele estava a falar sem a tal ironia que muito quer dizer.


Umas linhas mais à  frente salta à vista a decifração do enigma...

 

1"Se fosse um criativo de publicidade e me pedissem uma ideia para um anúncio de férias de Verão, eu pegaria numa fotografia qualquer tirada ao longo de um qualquer dia deste mês de Agosto e por baixo dela escreveria: “Nada. Absolutamente nada.”

2 "...Arde em cor de tragédia.Um céu negro e o ar carregado de fuligem, tornando opressiva a respiração. Arde em beneficio das celuloses, das exportações, da balança comercial, do Portugal prostituído que somos-jamais pensado, jamais ousado, eternamente à venda.Um País onde os oportunistas substituem as oportunidades."
 

 

E assim suspirei de alivio, afinal (M), não se rendeu, continua o mesmo casmurro, livre, diferente e atento à realidade que nos cerca.

Em desacordo! (EU) Tudo aconteceu em AGOSTO.




o ELDORADO
nunca
EXISTIU!!








Ou existiu na cruel destruição de IMPÉRIOS MILENARES.

Em 1545, o espanhol Luis Daca afirmou que um índio chibcha confessou que, numa montanha sagrada, havia um lago cheio de ouro; naquela localidade, o chefe tribal se vestiria inteiramente com o metal, o que aumentou a ganância dos europeus em encontrar o referido lugar.

 
A guia responde:

- Não há mais incas, somos todos andinos.

 

Eu perguntava pelo destino dos 6 milhões de incas que habitavam Cusco, a capital do Império Inca - cujo nome quer dizer, literalmente, ¿umbigo do mundo¿, - quando chegaram os colonizadores espanhóis. 



Eles eram cerca de 6 milhões, tinham uma das civilizações mais avançadas do mundo na época. Foram dizimados. Em 5 anos estavam reduzidos a 1,6 milhões, escravizados. Todos os que compunham a elite - política, religiosa, científica, cultural, militar -, uns 300 mil, foram liquidados em pouco tempo, cortando as possibilidades de sobrevivência daquela civilização.
Todos os conhecimentos acumulados em astronomia, em arqueologia, em culinária, em religião, em agricultura, foram liquidados.



Os INCAS, um IMPÉRIO de TRAGÉDIAS, e VIOLÊNCIA.




Como se fica sabendo perto dali, em Machupicchu - ¿Montanha Velha¿, - os incas sabiam da circulação da terra em torno do sol, antes de Galileu. Muitos viviam mais de 100 anos, a ponto de que a Universidade de Machupicchu tinha professores de 120 anos. 
(EMIR)



Hoje, a séculos de distância, procuramos como POVO um novo ELDORADO, despidos da ARMADURA e com as espadas enferrujadas...caminhamos para o precipício.  GERAÇÃO que chamo "...da VISTA ALEGRE"
Esta a dos FILHOS, NETOS de ABRIL. 

 

Dos nossos FILHOS.





"GUERREIROS"??? ou simplesmente peças da ENGRENAGEM??! do VIVER o MOMENTO" que o mundo termina AMANHÃ.


DEMAGOGICAMENTE


Os ABRAÇOS
e os 
ROSTOS
da 
QUEDA
 do IMPÉRIO

money!
money!
money!






...

PORRADA - RESPEITO-

XUTOS e desejos das ALMINHAS 
EPISÓDIOS no CRESCIMENTO



Nunca conheci quem tivesse levado porrada.
Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo.


E eu, tantas vezes reles, tantas vezes porco, tantas vezes vil,
Eu tantas vezes irrespondivelmente parasita,
Indesculpavelmente sujo,
Eu, que tantas vezes não tenho tido paciência para tomar banho,
Eu, que tantas vezes tenho sido ridículo, absurdo,
Que tenho enrolado os pés publicamente nos tapetes das etiquetas,
Que tenho sido grotesco, mesquinho, submisso e arrogante,
Que tenho sofrido enxovalhos e calado,
Que quando não tenho calado, tenho sido mais ridículo ainda;

Eu, que tenho sido cómico às criadas de hotel,
Eu, que tenho sentido o piscar de olhos dos moços de fretes,
Eu, que, quando a hora do soco surgiu, me tenho agachado
Para fora da possibilidade do soco;
Eu, que tenho sofrido a angústia das pequenas coisas ridículas,
Eu verifico que não tenho par nisto tudo neste mundo.


Toda a gente que eu conheço e que fala comigo
Nunca teve um ato ridículo, nunca sofreu enxovalho,
Nunca foi senão príncipe - todos eles príncipes - na vida...


Quem me dera ouvir de alguém a voz humana
Que confessasse não um pecado, mas uma infâmia;
Que contasse, não uma violência, mas uma cobardia!
Não, são todos o Ideal, se os oiço e me falam.
Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil?
Ó príncipes, meus irmãos


(Poema em Linha Recta F.P. )

 
Recuo no tempo 42 anos, para me entender , decifrar  acusações ou conselhos de mestres e mestras.


SEMPRE! Levei porrada...



Era mesmo obrigatório levarmos porrada para o crescimento. Começávamos diariamente, a levar uns "caldos" em casa e depois na ESCOLA PRIMÁRIA.  Estava instituído, e  aceite na sua plenitude.



Também me estreei  na Secundária ou Curso Industrial, como se chamava na altura. Foi numa aula de GINÁSTICA , e o delito acusatório, foi o de chutar uma bola de VOLEIBOL.



O Professor tinha a razão e a autoridade, e o tal estalo, não foi motivo para o não, continuar a respeitar.



Nos dias de hoje e já adiantadito na idade e nas funções. Continuo a levar porrada, umas vezes porque o EGO na personagem que me aparece pela frente, está muito alto. Outras, ponho-me a jeito e lá vem mais uma carga de PORRADA.


Vou tentar, limpar a alma de vez.


  O Senhora das Letras, de uma forma respeitosa aconselhou-me, porque não me deixava de CITAÇÕES, e começava a escrever, textos meus.  


-Tem algum jeito e escreve com emoção...


 Professor, não se perca nas citações!…




Reflecti sobre este amável  conselho. No decorrer dos anos-  foi e é uma prática quotidiana servir-me de algo, para organizar e lançar-me à acção.
Um PENSAMENTO, uma imagem ou uma citação.
Nunca conseguiria organizar os conteúdos da minha prática lectiva, se não partisse de uma ordem temática. 



Um LIVRO é uma grande citação, aprendemos tanto a ler um livro, coisas que nos motivam e nos levam muitas vezes, a viajar para além do  corpo.
 Veio-me à mente a prática-inspiradora de PABLO PICASSO, já entradote, e "cansado" de mudar-se a si mesmo, em estilos e CORES. Picasso, além de vasculhar os caixotes do lixo, para recuperar objectos ou matérias que o ajudassem no processo criativo (…estávamos no auge do CUBISMO). Tinha nestes tempos outra ocupação, a qual se referia muitas vezes com orgulho. Visitava com muita frequência exposições de jovens Pintores no início da carreira, para “ROUBAR” ideias dizia ele…



Todos os gestos da nossa vida partirão de algo que vemos, lemos, ouvimos ou saboreamos. Sem a citação da frase do Clint Eastwood, não estaria aqui a escrever para mim e a deixar de vez arrumados estes pesadelos que me acompanham há um bom par de anos. Desta vez prometo-te ALVARITO que serão enterrados para sempre. SITUAÇÕES e PESADELOS REALIDADES de AGORA





Esta ocorreu, duas vezes em paralelo e afastada uma da outra por duas décadas. Algo que há 42 anos seria crime, hoje é defendido (...por alguns que têm o poder e porque os outros estão distraídos nas festas)…a SUPERIORIDADE das mentes brilhantes.



1993, por estes tempos, Francisco Lucas Pires  o homem do momento. Brilhava nas televisões, em conferências e revistas de cordel. Desempenhava a nobre profissão de Professor em várias Universidades Portuguesas, e outras  funções algures em Bruxelas.



Pus-me a jeito quando me referi ao duvidoso potencial do homem. Como seria possível   conseguir estar em vários locais, e cumprir com distinção em todos eles.





A resposta da jovem que tinha em frente na altura, não se fez esperar:



-O Professor Lucas tem talento e por esse motivo merece todo o destaque e dinheiro que ganha na actualidade. 








Mudei de assunto, pois estava perante a filha de um Coronel e comandante de um quartel militar.



Lucas Pires, poucos anos depois desta conversa, deixou-nos com 53 anos, e aos seus talentos…ficou em substituição um filho com grandes capacidades no domínio da escrita e esta pequena história, tão pequena como eu.
MS escreveu anos depois sobre o Sr. LUCAS PIRES, e caracterizou-o desta forma.





Lucas Pires foi um grande jurista, como os seus livros universitários comprovam, tendo

igualmente, uma formação política superior. Dotado de muito humor, tinha o sentido das frases

impressivas e às vezes assassinas, que ficam na memória dos ouvintes. Era um temível opositor. Foi

deputado à Assembleia da República e depois, 1982-83 ministro da Cultura e da Coordenação

Científica. Foi membro da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa. Apaixonou-se pela Europa. Tornou-se europeísta convicto e federalista

. O que nos aproximou mais. Como deputado do Parlamento Europeu, ganhou uma excelente reputação nos meios europeístas, de todas as


bancadas.



Cerca de quinze anos depois deste episódio, vítima da minha ingenuidade e por gostar de levar porrada.



A conversa com uma senhora da política, veio à baila, o salário de um alto “COMANDANTE” da LUSA.



Alguns (muitos), milhares de Euros mensais, era o que se constava, corria a informação nos jornais e na Internet.



A Senhora respondeu de uma forma semelhante .


-Se o ganha é porque o merece! 





Calei-me, meti o rabinho entre as pernas e não me esqueci da vergonha que passei, quando deveria estar calado.



Vivemos HOJE, tempos duros para quem não tem habilidade ou talento necessário, para ser brilhante, como todos estes SENHORES SUPERIORES,  dos quais o estado não pode prescindir, pois mudar-se-ão de armas e bagagens para o privado…dizem-nos para ficarmos esclarecidos e aceitarmos de bico caladinho.
 


CITO3
CONCLUSÃO do mesmo . HOJE!



REGALIAS na CÚPULA da CAIXA



Vem ao consoante, e está na moda há algumas semanas.



Uma equipa de futebol completa e alguns suplentes para liderarem um património em PRÉ-FALÊNCIA.



Cito-Alteração á LEI, para aumentar salários dos GESTORES, mudando os limites dos vencimentos.



Deixam de ter tecto para adquirirem viaturas topo de gama e perdem restrições com telemóveis e com cartões de crédito. IRRITADO EU???!





Cito os jornais diários, passando as 6 primeiras páginas.







PORTUGAL IRRITADO por apoio de BAN KI-MOON a uma mulher na ONU.
 

PORTUGAL???!!



Todos os PORTUGUESES???






Esta deixou-me mesmo irritado, ninguém me perguntou nada, e estou mesmo irritado por ajuizarem sobre as minhas emoções.


E porque não uma mulher??...



GONDOMAR!!


GONDOMAR!!GUTERRES…


Porque não se reforma o senhor?



Não estará já cansado de SER importante??



Ironias à parte estou irritado, mas porque, todos estes acontecimentos passam ao largo da grande maioria dos PORTUGUESES de PORTUGAL…(RELER a FRASE do Eastwood), a geração Vista Alegre, está se lixando. O TEMPO dos concertos  não tem folgas, é de seguida- dura 12 meses.
As noites nas grandes cidades são regadas com cerveja e as bebidas espirituosas...o MUNDO acaba já ali...



LIXO e ESTUPEFACÇÃO

CONCLUSÃO

"DEIXA-ANDAR"

SUSCEPTIBILIDADES!!!






MAIS esta,recente e na cidade grande do IMPÉRIO . Uma  das saídas de emergência das pequenas ruelas do complexo desportivo, apresentava-se replecta de lixo, muito lixo.





Encontrei-me ombro a ombro, com uma pessoa encartada e competente, pedra importante na dinâmica do meio. Assisti muitas vezes ao seu poder oratório, ao silêncio ordeiro perante a sua sabedoria nestas coisas da organização e direitos de todos nós FUNCIONÁRIOS do "BIG.BROTHER".

Argumentei com o meu clássico nervosismo:



-Como é possível, um organismo de excelência, ter as suas ruelas cobertas de LIXO? Diz lá aos teus "PARES" do ORGANIZAÇÃO que resolvam isto, pois é um mau exemplo para os aprendizes de PORTUGUESES.


Em voz, simpática, ouvi o impensável .


-Ainda arranjo problemas e inimizades com o pessoal , escondem-se nos cantos, para não se lembrarem deles. Ainda vai sobrar para mim...


E pronto é este PORTUGAL que me deixa IRRITADO e não a ELEIÇÃO do GONDOMAR!! GONDOMAR!! AIII!! GUTERRES ...



 E foi por estas e OUTRAS, que a minha “CARRêRAAA!”, política, (há pouco mais de quatro décadas), terminou, no momento que começou. 
Quando em pleno dia colava cartazes  ( ...com o CHINA que era do PPD-PSD foi com toda a certeza a primeira geringonça-matrimónio entre 2 partidos) do Sr.Eanes numa parede de "CÁLI" da minha terra ,,,na esquina do Sabino virada para a Rua NOVA-calor de Maio de 1975, lá em casa o pessoal votava PS,  nas primeiras eleições, facto muito importante . O Partido socialista,  para os camaradas do PC era um partido  FASCISTA, o EANES apoiado pelo PS-PSD e CDS,,,inimigo do PATO. 


Candidato

Partidos apoiantes 1ª Volta
Votos %

António Ramalho Eanes PS, PPD, CDS, PCTP 2 967 137 61,59

Otelo Saraiva de Carvalho UDP, MES, FSP, PRP 792 760 16,46

José Pinheiro de Azevedo Independente 692 147 14,37

Octávio Pato PCP 365 586 7,59
Votos Inválidos 63 495 1,30
Total 4 881 125 100
Eleitorado/Participação 6 467 480 75,47
Fonte

 
Em nossa perseguição tínhamos dois "GUARDA-COSTAS"meus  familiares. Arrancando os ditos, da parede, rasgando-os  e "vomitando" uns ADJECTIVOS, muito sonoros.



-FASCISTAS!  BUFO!S!


Nestes primeiros momentos do "MUNDO NOVO", o Partido Comunista , reinava em pleno no Alentejo profundo, Eanes "ENCARNAVA (...no ponto de vista da esquerda mais radical) o FASCISMO e eu terminei a actividade (LEGAL) política no mesmo momento que a comecei.  Passei à CLANDESTINIDADE, onde me situo ainda HOJE, na linha dos "MAQUIS"  ou dos solitários  ANARQUISTAS.
Constato e, ficaria de alma descansada, se actualmente  as tais ESQUERDAS hoje no acto da GOVERNAÇÃO, fossem coerentes, honestas,  aguerridas,  como nos tempos a que me referi e não assinasse por baixo de todas as vergonhas a que estamos a assistir. 



PIU!!PIU!!PIU!!
Não se ouvem! falem mais alto...




Chego à parte final das cenas da  porrada, mais um daqueles momentos que deveria estar calado.


São HISTÓRIAS de encantar, sem Príncipes, nem Princesas. Alguns espertalhões formados além fronteiras, muitos milhões de Portugueses  puros e necessitados de novos saberes e uma máquina de fabricar  grupos sociais  de controle do PODER, nos estados ditos DEMOCRÁTICOS. 
As JUVENTUDES  



que nasceram das aprendizagens com a HITLERIANA e dos manuais do Partido Comunista Soviético e Chinês.. 
Por cá " COBREM-SE" de ROSAS, LARANJAS e de morangos VERMELHOS, têm o FUTURO ASSEGURADO, enquanto houver dinheiro pingando   dos VIKINGS do NORTE,   e da necessidade dos ALEMÃES  venderem os seus produtos. 
MUITO jovens, aprendem as tácticas, juntam-se em congressos e casam entre si.  Dividem as “HOSTES” para reinar, combinando estratégias , conseguem alternadamente o poder.
HITLER , retirou-os das famílias,JUNTOU-OS num ACAMPAMENTO e ordenou-lhe que fizessem filhos, muitos filhos, para nascer daí uma raça superior,  a  ARIANA...
 


" FASCISMO" à PORTUGUESA
 

Ficaram armazenadas nas recordações, muitas riquezas desses tempos longínquos, a maior a dignidade. Vestia-se de cinzento . As populações viviam num clima cordial e sonhavam com o TER, pois o SABER estava na mão dos poucos SENHORES que dirigiam a ORQUESTRA.


Respirava-se algo de sagrado,,, o DIREITO ao SONHO;
Tínhamos com FARTURA, a SEGURANÇA.
Também sabíamos o significado da palavra medo. As  pessoas que nos metiam medo, nos nos limitavam os movimentos e nos toldavam os ESPÍRITOS.

Pouco espaço haveria para a mudança.
...
MEDOS que, possuíam  fraquezas.  aprendíamos antecipadamente a conhecer,
contornando todas as situações com engenho.
Nesses tempos pouco ou nada enchia as casas de chão TIJOLO-BURRO, só o trabalho, num sistema quase medieval, de favores. Não seria necessário importar trabalhadores da  
TAILÂNDIA-

Bangladesh

  para colherem a fruta nas estufas alentejanas, ou os tomates dos Ribatejanos.



Uma GUERRA Estúpida em ÁFRICA escurecia o coração das MÃES.
FELICIDADE!!
Ninguém falava ou se preocupava com a FELICIDADE, não existiam PSICÓLOGOS e as famílias eram numerosas. As RUAS estavam sempre cheias de gente , que como formigas construíam uma comunidade forte, que sofria, lutava e descobria em conjunto, numa competição sem prémios de LATA, os sorrisos chegavam-nos e o TEMPO era ETERNO.


Levávamos tanta PORRADA, nós crianças, porém esquecíamos depressa, tínhamos a carne dura e tanta coisa para descobrir. 

 


A beleza da juventude, servia-nos a IMORTALIDADE, a FAMÍLIA a SEGURANÇA.


A BANDEIRA e o HINO, não eram uma mera banalização, representavam algo de respeito e transmitiam-nos arrepios.


No MUNDO NOVO, a mudança e os poderes fragmentados, como equipas de futebol, um desafio levado com entusiasmo.



Criaram-se novos tipos de PALAVRAS.

A que mais me marcou e não entendi no momento, mas que simbolizava algo de profano, diabólico...



FASCISMO!!

...
PROGRESSISMO!
LUTA de CLASSES!
A que mais me agradou...LIBERDADE.  Entre outras.

A Mais VIOLENTA-FASCISMO ou FASCISTA.

Godinho, Cília,Adriano, branco e zeca trautearam-na na poesia de TROVADORES do momento.

 
Foi utilizada, até à exaustão como arma de arremesso, para HUMILHAR e destruir.


 Suportar e solidificar, o PODER de alguns, sobre as MAIORIAS, inocentes que como esponjas se tornaram "OBJECTOS" de fácil manuseamento.

MORRERAM PESSOAS violentadas pela humilhação.
Morreram pessoas de tristeza, porque não aguentaram a tirania e a traição dos seus vizinhos ou familiares-os PARTIDOS envenenaram as relações da comunidade.
 

Estamos ainda HOJE a VIVER esses tempos, de outra forma-pelo acto de mandar irresponsável e opressor. 
A APATIA actual é a de uma SOCIEDADE vencida pelo EMBURGUESAMENTO  e a imitação de modelos DECADENTES, GASTOS e irreversíveis no contexto do equilíbrio da Natureza e sobrevivência da RAÇA HUMANA.

 Não EXISTE actualmente um ELDORADO, existe um "REGABOFF" de LAZER,money, money, money, e uma ENORME INCÓGNITA no FUTURO. Para os netos de ABRIL.  


HOJE!




1. "O ESTADO NOVO representa o acôrdo e a síntese de tudo o que é permanente e de tudo o que é novo, das tradições vivas da Pátria e dos seus impulsos mais avançados. Representa, numa palavra, a VANGUARDA moral, social política. 2. O ESTADO NOVO é a garantia da independência e unidade da Nação, do equilíbrio de todos os seus valores orgânicos, da fecunda aliança de tôdas as suas energias criadoras. 3. O ESTADO NOVO não se subordina a nenhuma classe. Subordina, porém, tôdas as classes á suprema harmonia do interêsse Nacional. 4. O ESTADO NOVO repudia as velhas fórmulas: Autoridade sem liberdade, Liberdade sem Autoridade e substitui-as por esta: Autoridade e liberdades. 5. No ESTADO NOVO o indivíduo existe, socialmente, como fazendo parte dos grupos naturais (famílias), profissionais (corporações), territoriais (municípios ) e é nessa qualidade que lhe são reconhecidos todos os necessários direitos. Para o ESTADO NOVO, não há direitos abstractos do Homem, há direitos concretos dos homens. 6. "Não há Estado Forte onde o Poder Executivo o não é". O Parlamentarismo subordinava o Govêrno à tirania da assembleia política, através da ditadura irresponsável e tumultuária dos partidos. O ESTADO NOVO garante a existência do Estado Forte, pela segurança, independência e continuidade da chefia do Estado e do Govêrno. 7. Dentro do ESTADO NOVO, a representação nacional não é de ficções ou de grupos efémeros. É dos elementos reais e permanentes da vida nacional: famílias, municípios, associações, corporações, etc. 8.Todos os portugueses, têm direito a uma vida livre e digna - mas deve ser atendida, antes de mais nada, em conjunto, o direito de Portugal à mesma vida livre e digna. O bem geral suplanta - e contém - o bem individual. Salazar disse: Temos obrigação de sacrificar tudo por todos: não devemos sacrificar-nos todos por alguns. 9. O ESTADO NOVO quere reintegrar Portugal na sua grandeza histórica, na plenitude da sua civilização universalista de vasto império. Quere voltar a fazer de Portugal uma das maiores potências espirituais do mundo.. 10. Os inimigos do ESTADO NOVO são inimigos da Nação. Ao serviço da Nação - isto é: da ordem, do interêsse comum e da justiça para todos - pode e deve ser usada a fôrça, que realiza, neste caso, a legítima defesa da Pátria.".

Make Money Online : http://ow.ly/KNICZ

1. "O ESTADO NOVO representa o acôrdo e a síntese de tudo o que é permanente e de tudo o que é novo, das tradições vivas da Pátria e dos seus impulsos mais avançados. Representa, numa palavra, a VANGUARDA moral, social política. 2. O ESTADO NOVO é a garantia da independência e unidade da Nação, do equilíbrio de todos os seus valores orgânicos, da fecunda aliança de tôdas as suas energias criadoras. 3. O ESTADO NOVO não se subordina a nenhuma classe. Subordina, porém, tôdas as classes á suprema harmonia do interêsse Nacional. 4. O ESTADO NOVO repudia as velhas fórmulas: Autoridade sem liberdade, Liberdade sem Autoridade e substitui-as por esta: Autoridade e liberdades. 5. No ESTADO NOVO o indivíduo existe, socialmente, como fazendo parte dos grupos naturais (famílias), profissionais (corporações), territoriais (municípios ) e é nessa qualidade que lhe são reconhecidos todos os necessários direitos. Para o ESTADO NOVO, não há direitos abstractos do Homem, há direitos concretos dos homens. 6. "Não há Estado Forte onde o Poder Executivo o não é". O Parlamentarismo subordinava o Govêrno à tirania da assembleia política, através da ditadura irresponsável e tumultuária dos partidos. O ESTADO NOVO garante a existência do Estado Forte, pela segurança, independência e continuidade da chefia do Estado e do Govêrno. 7. Dentro do ESTADO NOVO, a representação nacional não é de ficções ou de grupos efémeros. É dos elementos reais e permanentes da vida nacional: famílias, municípios, associações, corporações, etc. 8.Todos os portugueses, têm direito a uma vida livre e digna - mas deve ser atendida, antes de mais nada, em conjunto, o direito de Portugal à mesma vida livre e digna. O bem geral suplanta - e contém - o bem individual. Salazar disse: Temos obrigação de sacrificar tudo por todos: não devemos sacrificar-nos todos por alguns. 9. O ESTADO NOVO quere reintegrar Portugal na sua grandeza histórica, na plenitude da sua civilização universalista de vasto império. Quere voltar a fazer de Portugal uma das maiores potências espirituais do mundo.. 10. Os inimigos do ESTADO NOVO são inimigos da Nação. Ao serviço da Nação - isto é: da ordem, do interêsse comum e da justiça para todos - pode e deve ser usada a fôrça, que realiza, neste caso, a legítima defesa da Pátria.".

Make Money Online : http://ow.ly/KNICZ



Clint Eastwood


"Vivemos numa geração meio mariquinhas, todo mundo diz: “Vamos lidar psicologicamente com isso?” Não sei se dá para dizer exactamente quando começou esta geração mariquinhas. Talvez tenha sido quando as pessoas começaram a perguntar sobre o sentido da vida.”




 


REALIDADES!







PERDIÇÃO





Ponto de não retorno para a humanidade

 

Mudanças climáticas, destruição das florestas, terrorismo, refugiados, pandemias, concentração de riqueza e disseminação da pobreza... o cenário do mundo no início deste século não poderia ser mais preocupante.




Alertas repetidos e desprezados.








 ...







O olhar vazio do pequeno sírio após o ataque que destruiu a casa da família testemunha o sofrimento diário da população na batalha sanguinária pela estratégica cidade. "Por vezes penso se as crianças que sobreviveram tiveram menos sorte do que as que morreram", interroga-se um médico.  





 Omran Daqneesh, 5 anos, é uma das cinco crianças alegadamente feridas num ataque das forças russas ou do regime de Bashar al-Assad em Aleppo, na noite de quarta-feira.
 


BEIJOS da AVÓ






Visita á V´ZINHA ALCINE
 FAMÍLIA da Rua Nova.
Fogueteiro




BINÁCIA-BIAURORA e V´ZINHA ALCINE







( K ) VLTURA!!
na
PISCOSA e outros LUGARES


PISCOSA sem XUTOS-CARLÃO-TONY   ou ANA MOURA.



FADO LILIANA MARTINS




Fado António Pinto Basto






FLAMENGO-DIEGO EL GAVI





TRIPA CAGÊRA-DISCOTECA sobre RODA RITMOS do BRASIL








MUSICAL da BROADWAY
Irmãos FEIST






“Faces of the Stars”

 

Centro Comercial Colombo







Terry O'Neill

...




APOLO o ENCANTADOR
A ESPERANÇA, o FUTURO em JOVENS com estas características...
SOBRE PEDRAS Milenares a COR da ARTE
 







AGOSTO chegou ao seu FINAL antes de 31






...
Todos os DIAS acordamos emparedados numa Tragédia que é a VIDA,,, a que nos servem sem lugar para a fuga.


 quando recebo um CARINHO-derreto-me todo e retorno ao ventre  de minha MÃE.
PURO...










FRÁGIL! SINTO-ME tão FRÁGIL, perante o SILÊNCIO musical,,, do MAR.







...deste PARAÍSO chamado PISCOSA. LONGE e PERTO da PERDIÇÃO. 





(Agradecimentos ao Clint GRANTORINO pelo desabafo, JÚLIO Ramos e e às várias equipas camarárias de Sesimbra pela PÉROLA que poliram nestes últimos 30 anos, limpa e repleta de PAZ)

Sem comentários:

Enviar um comentário