LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

sábado, 8 de outubro de 2016

RACIONALMENTE-a NOVA VELHA ESCOLA







A FLOR a CARTA e o Mário




VOU CHAMAR-LHE FLOR


Foi a pensar nela , que escrevi uma carta aos meus novos alunos do 12ºANO. Novos no meu ESPAÇO de trabalho e na idade. Não sei se algum deles leu as palavras com os SENTIDOS. Foi a pensar em FLOR, nome fictício, que me caíram algumas lágrimas sobre o teclado e  me passaram em frente ao "PENSAMENTO" 35 anos de  sucessivas  GERAÇÕES , reflectindo na longa caminhada que fiz até aqui chegar, passaram-me uma infindável fila de rostos que hoje serão homens e mulheres. Mas nem tudo são tristezas neste mini -artigo. Terei que engolir um SAPO VIVO e pincelar de positivo um movimento sobre o qual muito escrevi mostrando o meu desagrado, desta decidiram em defesa da PAZ de ESPÍRITO que há quase uma década deixou de existir nas nossas ESCOLAS. Lá irei mais à frente.




FLOR já não é MENINA, perdeu-se lá por LISBOA nos bifurcados caminhos da vida UNIVERSITÁRIA, apareceu-me um dia desta semana, transformada, marcada pelo pior das suas escolhas.
Esta a RAZÃO de uma carta desesperada aos meus novos alunos, talvez lá fique uma semente,,, de onde um dia cresça uma ÁRVORE que chegue ao CÉU. Talvez,,,talvez...



Talvez uma das razões da CARTA DEBAIXO das ESTRELAS, tenha a VER com a FLOR, ESCULTORA.

Flor que nunca foi minha aluna, mas que  um dia me apareceu na OFICINA, "MONTADA" na sua PAZ - SILÊNCIO, e me pediu para a deixar ficar, e dar forma a um pedaço de matéria inerte...

Terça -FEIRA passada, 6 anos depois, a jovem já mulher, apareceu outra vez na AMATO, queria ver o PROFESSOR ÍNDIO e dar uns socos no BARRO, dizia ela, para não os DAR nas PESSOAS. A (F), deixou de SER a que eu conheci em tempos idos,  LISBOA mudou tudo nela. HOJE regressada,  fala pelos cotovelos e odeia toda a gente à sua volta. Nem o "ÍNDIO" lhe conseguiu amenizar a DOR  e acalmar os ÂNIMOS.
Nenhum  toque nas mãos, nem abraços...nada me foi autorizado.
Cigarro após cigarro e muitas palavras que envergonhariam qualquer mariola, da sua boca saíram

Veio-me (tb) à memória...


Jorge LUÍS BORGES, o ESCRITOR que no fim da vida deixou de VER com os OLHOS escreveu este pensamento (SÁBIO):



Agora existe uma ciência humana chamada informática (novas tecnologias). Que nome mais feio para uma ciência. É uma desgraça o fato de a informação substituir a cultura.


( As ALAS de PSIQUIATRIA dos hospitais estão repletas de jovens)



  ESCREVI uma CARTA, debaixo das ESTRELAS e caíram algumas lágrimas pela (G), que um dia teve SONHOS e AMOU toda a GENTE.



 
A OUTRA RAZÃO, foi por todos NÓS, para que não nos percamos, nas teias da VIDA. NÃO haverá retrocesso...tudo se encaixa, como módulos que jamais poderão ser separados.
Que FLOR, volte para a VIDA REAL , colorida... e com todos os ODORES da IDADE,


-COM as ESTRELAS à VISTA
Uma CANÇÃO antiga e outra intemporal.



E UM ARTIGO FRAGMENTADO num local que resisto a deixar(-me) perder.


QUASE um POEMA chamado HOJE.

Há muitos e muitos anos, já lá vão trinta e cinco, viajando para aqui, neste LUGAR-agora. Eu tinha um inquebrável projecto de vida, escrevia cartas em papel para os meus alunos jovens,( SEMPRE); escolhia os gaiatos, endiabrados dos sétimos e oitavos anos. Gostava de turmas de 30 alunos (continuo igual a quando fui parido), ter a sala cheia de movimento agitado como as ÁGUAS num “REMOINHO”. Vivi cada momento como se fosse o último. Preparava cada actividade, cada gesto ao pormenor e deixava a parte saborosa para a intuição ou  os “FLASCHES” que diariamente surgiam, vindos (…lá) do inesperado (…ainda hoje, me ocupo na apanha desse tipo de “BORBOLETAS COLORIDAS”, atentamente, do que não foi programado e pode servir para fazer a diferença).






Vivo desta forma, tendo a certeza, que os tempos mudaram, há alguns anos. Casmurro!... continuo a viagem com os mesmos "TIQUES" e o mesmo projecto de vida , sem perder o “COMBOIO” das GERAÇÕES MUTÁVEIS e inovadoras…SENSÍVEL, avidamente a respirar cada momento, tentando descobrir o “PÓ” MÁGICO em cada gesto.A DIFERENÇA.


Nas referidas CARTAS, substituía palavras por imagens e assinava; PROFESSOR COW-BOY - ÍNDIO, agradava-me  o desafio, o “FAZER RIR” dos palhaços, tão ricos de EXISTÊNCIA e profundos no SENTIMENTO… /que estas personagens FORAM). Alguns PAIS pensavam no embate inicial , que os seus filhos estariam entregues a um LOUCO, que assinava com um nome anedótico.



A APRENDIZAGEM para ser legítima e entusiasmante terá que ter muitas variantes suportadas no divertimento.

 
Cartas escritas, emocionantes. De apresentação, ou de despedida, levavam coladas a fotografia com o grupo-turma, era da  “PRAXE”. Os anos oitenta, noventa e princípios deste novo século… anos de (REAL) LIBERDADE, onde o MEDO e o receio de ferir susceptibilidades, não existiam. Fomos comandados por regras, decretos e obrigações (duráveis) que todos tínhamos conhecimento, algumas não cumpridas, à letra.   Saltava MONTANHAS, apresentava projectos, concretizava cada momento em “CASTELOS FORTES” que o MAR não LEVAVA, por mais ondas que viessem do outro lado do OCEANO.


Passava se necessário, 24 HORAS na ESCOLA e eles estavam lá (TODOS) comigo.


Acreditem!!! Aconteceu várias vezes…

SENTIA-ME ÚTIL e tenho quase a certeza, que todos os PROFESSORES, o sentiam da mesma forma. Queen - We are thechampions-Freddy MERCURY, e a força da sua voz, reflecte bem os tempos a que me referi. Apesar de ter sido banalizado na celebração dos Estádios de FUTEBOL. Recordo que foi uma das vozes que nos embalavam nas longas horas de actividades.



Vindo não sei de onde, chegou um novo TEMPO, parecido como um NEVOEIRO, que subtilmente, se instalou aos poucos.


Todas as referências- (SÓLIDAS) -que tinham demorado décadas a serem estruturadas,  FORAM-SE!A SOCIEDADE, impulsionada, por uma força imensurável, acelerou bombardeada por um poder (K),,, RIATIVO da imagem, da venda de produtos e de  uma oferta de “CONSUMISMO”, não só de “PLÁSTICOS” , mas de “OBRIGAÇÕES” e lavagens cerebrais.


Esta a sensação, mais lúcida que tenho…(somos) fomos todos obrigados, a seguir em GRANDES GRUPOS a perder de VISTA;CONSUMIDORES de CULTURA, de OBJECTOS que já temos amontoados nas prateleiras da existência.


A ESCOLA, tornou-se um -LUGAR-, mal AMADO por um grande número dos seus “HABITANTES (adultos e jovens) …o LUGAR, onde se tem que ir, (já) não para fazer amigos e,,,"descobrirmo-nos/ Vivenciarmos "os cantinhos preciosos do melhor de NÓS. O IMAGINÁRIO- ESCOLA, foi substituído por pequenos objectos electrónicos, vícios e repetições controladas, que estão a transformar as famílias e a escravizar as SOCIEDADES, por SOMBRAS que diariamente nos tiram a alegria.

  Quando entro na sala, aula após aula e os observo a chegar, atarefados uns. Distraídos outros e com a mente ocupada por preocupações, dúvidas ou simplesmente (…não me apetecia nada sair de casa) ainda outros. Reflicto na melhor forma, de vos preencher naquela AULA, o ir mais além do que está planificado.



DESENHAR, PINTAR, APRENDER uma LÍNGUA ou representar rectas no ESPAÇO;Será que tudo isto ainda é IMPORTANTE???FAZ SENTIDO?




- Não estará tudo ultrapassado, nestes tempos do imediato, RÁPIDO, DESGASTANTE,,,onde as EMOÇÕES-a ALMA das COISAS-o RESPEITO pelos ANTEPASSADOS e o seu LEGADO. A protecção da NATUREZA , o CARINHO pelos animais, inteligentes e sensíveis que nos perdoam todas as maldades. Nada disto é IMPORTANTE, passou de moda, HOJE, onde o ABISMO das civilizações está debaixo dos nossos narizes.



VIVEMOS, sem MEDO, os cemitérios estão cheios de JOVENS e de futuros apagados, famílias que nunca nascerão.Esta falta de medo não é sinónimo de coragem, porque o “NEVOEIRO” que vos falei, “subtraiu-nos” o poder da INDIVIDUALIDADE, baniu de nós o TEMPO, que tínhamos para SONHAR. E decidir inteligentemente. Estamos assumidamente distraídos da realidade.



- QUAIS SERÃO os VOSSOS SONHOS???HOJE!!, PERGUNTO-ME por vezes quando vos observo e aos meus filhos…



Não vos sei explicar muito bem, a razão desta minha carta (TB ILUSTRADA), debaixo das estrelas, ou talvez saiba . Nem um MÊS temos de vida em comum (12ºAV), mas apeteceu-me, escrever uma CARTA de AMOR sem papel, AMOR SIM, é o que sinto pela ACÇÃO de "VIVER-PROFESSOR". Num caminho, SOLITÁRIO,incompreendido,,, persistente,CONTINUO, com quedas, pedaços de estrada sem referências, continuo. Desilusões, às apalpadelas certos dias na ESCURIDÃO da caminhadat;CONTINUO a viagem planificada ao pormenor.




Mostrar-lhes que os HERÓIS da JORNADA da VIDA sois VÓS em cada momento da construção e não aqueles que todos os dias vos servem como modelos a SEGUIR, pois de OUTRA FORMA estarão fora de MODA


...e poderão mudar o MUNDO.


Em tempos distantes, escrevia cartas de AMOR, aos meus alunos-ilustradas com pequenos desenhos que substituíam as palavras. Sentia-me na pele do PALHAÇO, respirava-se a MAGIA do melhor espectáculo do MUNDO…talvez, porque nesses tempos era JOVEM e IMORTAL, tinha uma MÃE a quem AMAVA acima de todas as COISAS, PESSOAS e SONHOS. 

 

http://coraoquesenteacordaterra.blogspot.pt/2010/03/eice-minha-querida-escola-vai-ser.html 







Naquele TEMPO além do PALHAÇO, tinha dentro do meu peito o AMOR e a SEGURANÇA, de que o “ SER PROFESSOR”, era MÁGICO, ÚTIL…não apetecia sair “DALI”. Queria que o “FILME” durasse para sempre, na tenda colorida, acolhedora do CIRCO que era a minha VIDA.



SOU PROFESSOR

 


Um professor sabe que,


se construir com amor e verdade,


o que construir durará para sempre.





Sou um guerreiro,


batalhando diariamente contra a pressão dos colegas,


o negativismo, o medo, o conformismo,


o preconceito, a ignorância e a apatia.





Mas tenho grandes aliados:


Inteligência, Curiosidade, Apoio paterno,


Individualidade, Criatividade, Fé, Amor e Riso,


todos correm a tomar meu partido com apoio indómito. (...)





E assim, tenho um passado rico em memórias.





Tenho um presente de desafios,


aventuras e divertimento,


porque a mim é permitido passar


meus dias com o futuro.


...
 Sou professor e agradeço a Deus por isso todos os dias.

                                         John W. Schlatter


Helder  Rodrigues-o POETA  PROFESSOR (pessoa sensível, humana e JUSTA) que como uma sombra, acompanhou na AMATO em silêncio, todos os meus passos ( de um pedaço destes 35 anos)e deixou em palavras no catálogo duma exposição algures no IPJ, todo o sentimento, que acompanhou a construção desse tempo.


Aqui ficam as palavras e o LUGAR. nunca esqueci esta imensa "POESIA"



Talvez Primavera, quiçá Outono.


Com as cores que se esgueiram para celebrar o esplendor da terra.


Bastou jogá-las no papel, moldá-las no contorno do barro.


Será talvez escrita!


Da intimidade da mão, obviamente.


Mas numa transparência de sinais colhidos na respiração da noite e nos grãozinhos da memória.


É seguramente palavra.


Rasgada na tela, coberta de sílabas coloridas.


À espera que alguém a reinvente, a acaricie e investigue o aroma que lhe sai do peito.


É esta a proposta desta exposição: a descoberta da palavra aqui semeada.


Trata se pois de uma sementeira cujos frutos aguardam o olhar.


Munidos do arado, da grade, do ancinho e da forquilha, (pois a canga foi banida), lavrou-se o papel, semearam-se as tintas e regou-se a terra.


Durante 3 anos, gota a gota, rio a rio, mar amar, estes semeadores


excederam-se em linhas, traços, contornos, colagens.


Assim nasceu esta palavra.


Também cresceram, estes jovens.


Sem canga. E "o sucesso encoraja-os: eles podem porque pensam que podem."


Na sombra, iluminando os seus rostos, com puros gestos de pintura, o índio,


pintor, palhaço em cada acto, continua da vida feiticeiro, sempre na busca de novo cheiro.



http://indianespadanal.blogspot.pt/2012/06/pedro-e-os-lobos.html



 

OIÇAM CARMINA BURANA com PACIÊNCIA e SENTIRÃO nas CÉLULAS ADORMECIDAS, o que está por trás das palavras;FECHEM os olhos e deixem-se IR…



https://www.youtube.com/watch?v=GXFSK0ogeg4



 

OBRIGADO, por ainda terem algum tempo das vossas vidas para me lerem e riscarem no papel coisas que ultrapassadas, fazem parte da REALIDADE-LENTA.

Estarei ao vosso dispor...



WOLF


 



 



- SEXTA – FEIRA do NOVO TEMPO, 05.42 H, antes do SOL CHEGAR

 ...


O SAPO ENGOLIDO-QUASE







  A RAZÃO como AZEITE em água a ferver

...ao de CIMO!




Nos limites da razão, muito escrevi sobre a acção dominadora da FENPROF, nas escolas do PAÍS. As MEGA manifestações e as GREVES intermináveis, mostradas até à exaustão nas televisões nos tempos da MARIA e do SÓCRATES (o detentor de todas as verdades). Firme perante dedo acusatório apontado pelos "revolucionários", a quem não alinhava com estas lutas  dentro dos edifícios ESCOLARES,( o passar dos anos, serviu-nos o resultado final destes tempos de pesadelo) , aos poucos que ficaram e defenderam a PAZ nestes lugares mágicos e nas suas salas de trabalho. 
HOJE os antigos inimigos, (CHAFURDAM) aliados na concórdia-paradisíaca, esqueceram o "VENENO" que injectaram na vida de quem queria fazer o seu trabalho em paz e ser respeitado  . 





TUDO se perdeu em jogadas de bastidores e mudanças de COR POLÍTICA. As vitórias foram sendo cobertas pelas areias vindas do Sul-suão.
Pelas ruas da amargura, desde esse período de confusão generalizada, caminhamos HOJE, fazendo rezas e mezinhas, para não termos nenhum pai à"PERNA", Foi-se para sempre o RESPEITO pela classe e a autoridade desta perante os alunos e as famílias.

E os Líderes defendem quem lhes presta vassalagem.
O poder de decisão dos docentes é ZERO e os que chegam de novo já não interrogam nem discordam...uma nova geração !AMANSADA! pelas poucas oportunidades de criarem a segurança no seu futuro. Os "ESCRAVOS" dos 1000  e poucos Euros.






...
Não mudarei uma vírgula,  no que escrevi em ESPAÇOS VIRTUAIS e defendi publicamente nos confrontos diários com o silêncio e a agressividade. Aguentei-me nas "canetas", ostracizado e olhado com ira por muitos dos meu colegas. Porque não "EMBARQUEI" nessas tais viagens de AUTOCARRO para descer a AVENIDA da LIBERDADE de punho no AR. Ou no boicote às aulas com greves infrutíferas.

De outra forma, estou hoje novamente a fazê-lo, engolindo um SAPITO (Nunca pensei abonar a favor do pessoal da FENPROF).  Tiro o chapéu a uma medida que este grupo SINDICAL está a colocar no centro da POLÉMICA. Mas que não passará de boas intenções-pelas palavras do Sr . Mário, de pantufas calçado-há muito que não aparecia nas nossas televisões. Palavras que me soam só a intenção. Nada de lutas ou gritarias.
Só as ouvi e visionei um dia, desapareceram logo de cena.



Não convém descredibilizar as "ESQUERDAS" UNIDAS.


Quem  tem coragem de enfrentar (medo há muito e palmadinhas nas costas também) o PODER BEM INSTALADO, aquele que decide (MAL) à maneira individual e com défice democrático, projectos e a segurança emocional dos DOCENTES. 
  E que dizer da HORRÍVEL e desastrosa ideia dos AGRUPAMENTOS...perderam os estabelecimentos de ensino em todas as frentes.
Fica o benefício da dúvida, mesmo chegando tarde, as ESCOLAS estão em CACOS, no domínio das relações HUMANAS-TOTAL AUSÊNCIA de ESPONTANEIDADE nas acções e muito longe do espírito de sacrifício   dos tempos dos conselhos directivos, compostos por grupos de PROFESSORES, funcionando em bloco e sem "DONO" na cabeça da fileira. Estavam sempre lá para ouvirem as NECESSIDADES materiais e HUMANAS dos seus funcionários.


Aqui fica  o sr Mário de pantufas falantes, mas... 









Foi muito difícil encontrar uma foto do SENHOR menos revolucionária , a jeito da "GERINGONÇA", mas esta serve muito bem como ilustradora do momento solene. 







A Fenprof quer acabar com a figura dos directores das escolas. O sindicato defende que as instituições devem ser geridas por um órgão colegial com participação efectiva dos professores. 


 


  VIVAAAA!!!! O NOGUEIRA do SINDICATO.


SEM IRONIA




Sem comentários:

Enviar um comentário