LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

domingo, 4 de agosto de 2019

ON -3 MESES 2 MUNDOS


VERÃO AQUI PRIMAVERA AÍ, NUM PLANETA, NUMA ESFERA TÃO PEQUENA FAZEM-SE MILAGRES HÁ MILHÕES DE ANOS.
NESTA REPETIÇÃO QUE NÃO CANSA, RECORRO A SOPFIA PARA TE FALAR DESTE VERÃO. SOPFIA COMO TODOS OS ARTISTAS CRIANÇAS FOI UMA SONHADORA E UMA "INGÉNUA" NA ABORDAGEM QUE FEZ À VIDA .  POR POUCO TEMPO TAMBÉM UMA POLÍTICA, CANSOU-SE ABORRECIDA DA MALVADEZ NESTA ÁREA E ABANDONOU O SONHO DO ACTIVISMO DO PODER.

DEDICOU-SE NA TOTALIDADE AO QUE SEMPRE FEZ MELHOR- A ESCRITA.

 FAZIA MILAGRES QUANDO ESCREVIA HISTÓRIAS COMO A DA FADA ORIANA. OUTRA FORMA DE ACTIVISMO EM DEFESA DA SENSATEZ E DA HUMANIDADE.
SOPFIA FOI POETISA E ESCRITORA.


 Era uma vez uma fada chamada Oriana.
Era bonita e boa. Ela guardava uma floresta que lhe tinha sido entregue pela rainha das fadas. Ela cuidava dos animais, das plantas, dos homens. Mas ela tinha um carinho especial pela velha que vivia sozinha. Ajudava-a a limpar a casa, a fazer o café, a pôr o açúcar e também a ajudava a transportar os paus que ela ia vender àcidade.
Ora, um dia Oriana abeirou-se do rio. Apareceu então um peixe que se mostrava muito aflito, fora de água e lhe pediu ajuda.
Oriana quando viu a sua imagem reflectida na água reparou na sua beleza. O peixe dia após dia, cultivou na Oriana a vaidade e ela a pouco e pouco foi abandonando a floresta. De vez em quando ia visitar a velha mas chegou um dia que também a esqueceu por completo.
Quando apareceu a rainha das fadas e viu o abandono da floresta, ficou muito zangada e teve que castigar Oriana.
Tirou-lhe as asas e a varinha de condão.
Oriana ficou muito triste, chorou mas a rainha não a desculpou. Só lhe disse que lhe daria as asas e a varinha quando ela fizesse algo para as merecer.
Passados dias avistou ao longe a velha muito cansada e quase cega que se aproximava de um abismo.
Oriana ficou muito aflita. Quando chegou à sua beira a velha estava a cair do abismo.
Oriana mesmo sem asas, saltou do abismo e agarrou a velha pelos pés.
Nessa altura apareceu a rainha das fadas e devolveu a Oriana as asas e a varinha de condão.
Então Oriana levantou a sua varinha de condão e tudo ficou encantado.
 

(Sophia de Mello Breyner Andresen)

ORIANA REPRESENTA A IMAGEM DE TODAS AS PESSOAS COM BOM CORAÇÃO E OBJECTIVOS, MAS, QUE UM DIA FICAM DESALINHADAS POR ALGUM MOTIVO E ESQUECEM OS SEUS DEVERES. REPRESENTA TUDO O QUE TE QUERO DIZER COM ESTA "CARTA". CHAMO-LHE VERÃO PORQUE É NO VERÃO QUE SE ORGANIZAM TODOS OS AFAZERES DO ANO QUE COMEÇA NESTE LUGAR NESTA ESTAÇÃO MUITO QUENTE . TU ACABADINHA DE SAÍRES DO LONGO INVERNO, FICASTE DESLUMBRADA COM AS PRIMEIRAS FLORES, OS DIAS QUE COMEÇAM A CRESCER E A RETIRADA DOS VÁRIOS COBERTORES "EDREDONS" DA CAMA  DEPOIS DO ESCURO E FRIO TEMPO . SEMPRE TE DISSE QUE O INVERNO É NECESSÁRIO, A MÃE APARENTEMENTE ADORMECIDA TRABALHA SEM INTERRUPÇÃO E EM POUCAS SEMANAS IRÁ PARIR TODO ESSE MUNDO COLORIDO SOBRE UM TAPETE VERDE.
FALEI-TE DA SÓNIA TAVARES E DA SUA POTENTE VOZ, DO POEMA TÃO CLARO SOBRE AMOR E TODOS VERÕES PASSADOS E OS QUE   BATERÃO NO FUTURO À NOSSA PORTA.
JÁ SÃO MUITOS E FOI NUM DESTES   QUE NA PONTA DO MUNDO TE CONHECI,  RAPTEI-TE NUM CAVALO ÁRABE , NEGRO,  COM PÊLO BRILHANTE .

QUERO-TE  FALAR SOBRE A FELICIDADE QUE TAMBÉM EXISTE NA REPETIÇÃO. ESTA NUNCA CANSA, JAMAIS FOI ESTORVO E ABORRECIMENTO... O CICLO DA NATUREZA E O QUE ELA NOS OFERECE. ESTOU SEGURO DE TODAS AS PALAVRAS, MAS NÃO FELIZ. CANSEI-ME COMO TU DO LONGO INVERNO, PEDI QUE PASSASSE RÁPIDO E VIESSE A LUZ DOS DIAS GRANDES.APROVEITEI ATÉ AGORA TODOS OS DIAS LUMINOSOS DESTE VERÃO, MAS TAMBÉM ESTOU CANSADO (!?) NÃO DA ESTAÇÃO MAS DOS FEITOS E OFERENDAS COM QUE A SOCIEDADE ME "MIMA". 

OS HOMENS LÁ FORA NO OUTRO MUNDO, DESTROEM TODOS  OS DIAS MAIS UM POUCO DO PARAÍSO QUE JÁ NÃO É. COMO ORIANA DESLUMBRARAM-SE COM O PRESENTE E ABANDONARAM A GUARDA DA FLORESTA.
A VAIDADE e a destruição DOMINAM.

(JULHO 2019)

O Árctico está a arder. Os “maiores fogos do planeta” não param há um mês(24 JULHO 2019)


Portugal com mais “grandes fogos” num mês do que toda a Europa mediterrânica.
o que em termos de área ardida nos coloca à frente de Espanha, França e Grécia juntos.  


https://www.sabado.pt/mundo/detalhe/desflorestacao-da-amazonia-cresce-278-num-ano 

Alerta global: a Terra não aguenta mais uso e abuso dos solos

Relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas especificamente sobre o uso do solo foi divulgado esta quinta-feira em Genebra, na Suíça. Os especialistas apresentam um diagnóstico de uma Terra debaixo de uma dupla pressão do homem e das alterações climáticas, previsões e soluções.
 ...
NA AMAZÓNIA, NO ALASCA, NA SIBÉRIA, NO PÓLO NORTE TUDO SE ESTÁ A PERDER, A MÃE CONTINUA COM A SUA PACIÊNCIA A PRESENTEAR-ME (...NOS) NO MUNDO DE CÁ COM RIQUEZAS SABOROSAS. NÃO DESPEGAM. NESTA TERRA SELVAGEM, POBRE, AGRESTE ELA DÁ-ME TODOS OS VERÕES, NA PRIMAVERA, OUTONO E INVERNO-FRUTOS-ODORES E ESPERANÇA. TAMBÉM EU POR MOMENTOS ME ESQUEÇO QUE NÃO POSSO ABANDONAR A FLORESTA, ELA PERDOA-ME E CONTINUA COM AS SUAS OFERENDAS.
VOU COMEÇAR POR JANEIRO, SEM CHUVA...COM GELO. A MÃE OFERECE-ME AS COUVES,  ELAS AGUENTAM E FICAM MACIAS COM AS GEADAS DE JANEIRO.



EM 17 DE MARÇO HÁ MESMO NOVIDADES...AS PRIMEIRAS FLORES APARECEM COMO ILHAS NO MEIO DO GELO, SÃO AS FLORES DO VASO GRANDE, AMARELAS E BEM CHEIROSAS POR VÁRIAS SEMANAS. A PRIMEIRA ANDORINHA TINHA CHEGADO NA SEMANA ANTERIOR EM VOOS RASANTES SOBRE A MINHA CABEÇA, CUMPRIMENTAVA-ME .

 TRAZIA NOVAS DO SUL.




...FLORES CONTINUAM A DESPONTAR, EM PULINHOS DE AQUI ALI E LÁ AO FUNDO.



MARÇO PENTEASSE A TERRA JÁ CHEIA DE NOVOS HABITANTES .



 VERDE, CASTANHA FOFA ELA ESTÁ PRONTA A SER FECUNDADA.

POR TODO O LADO ESPREITA A RENOVAÇÃO. GLICÍNIAS , MACIEIRAS E PAPOILAS.


-EIS A PRIMAVERA!!




DE ODORES E CORES.

...
LISA ESPERA PELOS NOVOS HABITANTES.




...RECORDAS-TE (?), ESTAMOS EM ABRIL, FINS DE ABRIL. PRINCÍPIOS DE MAIO-(JÁ ME VISTE PERDER A PACIÊNCIA?? DE ABORRECIMENTO.) 
 -AH BOM!

SÓ PEDE UM POUCO DE ESTRUME DE CAVALO! PARA ALIMENTO DE CIRCUNSTÂNCIA.

MAIO (?)
TOMA LÁ MAIS CORES E ESTAS NÃO FORAM SEMEADAS POR MÃO HUMANA, MAS...PACIENTE ELA EXPLODE EM VIDAS COLORIDAS. PASSARAM-SE 5 MESES E EIS AS PAPOILAS.
SÃO TANTAS E BELAS QUE NÃO RESISTO A MOSTRAR-TAS TODAS.




RECORDAS-TE AINDA DA MACIEIRA  DE ABRIL?
ENTÃO OBSERVA-A ...EM JUNHO.



DAQUI PARA A FRENTE É PRECISO:



-CAVAR!
-ORGANIZAR!
-AMAR!




 PACIÊNCIA (?!)
É NECESSÁRIO TER PACIÊNCIA E ESPERAR PELO LENTO CICLO DA MÃE...ESPERAR, ESPERAR...


A LONGA ESPERA  SEM CANSAR.


ESTAMOS EM JUNHO, NÃO ESQUECESTE (?)  TUDO O QUE JÁ PASSÁMOS.  ESTA VIAGEM DE SEMANAS, ESPERANDO. PENSAMENTOS E VAIDADES "ENTRECRUZAM-SE" COM AS NECESSIDADES DO CARINHO EM VISITAS SUCESSIVAS, BEM CEDINHO 06.30 DE CADA MANHÃ-BOM DIA QUERIDA HORTA! ENTRE MIJADELAS CANINAS E ESPANTO-O REI AINDA NÃO NASCEU, ESTÁ FRIO E ELAS FICAM FELIZES COM A VISITA.




ELES FALAM AO TELEFONE, QUANDO BEM PODERIAM FALAR OLHOS NOS OLHOS E ENTENDEREM-SE,,, IRMÃOS! ESQUEÇAM NÃO TÊM CURA.


AMAM-SE E GUERRILHAM 
...

COMEÇAM AS COLHEITAS! HORA DOS FIGOS GRANDES.. FORAM SEMANAS FARTAS TODO O MUNDO COMEU FIGOS...



ESTAMOS SÓ EM JUNHO E A PARTIR DAQUI É VISITAR O PARAÍSO E ENCHER O BALDE-3 A 4 LONGOS MESES DE IR AO ENCONTRO DAS OFERENDAS.
LEMBRAS ?LEMBRAS-TE OFERECI "MERDA DE CAVALO" E AMOR, REGUEI TUDO COM ÁGUA DO POÇO CAÍDA DO CÉU E PACIÊNCIA, MAIS NADA ...








IMPONENTE!!
ELE REINA A PARTIR DE AGORA...RENDO-ME AO SEU DOMÍNIO E TODAS AS MANHÃS ANTES DO SOL NASCER DOU GRAÇAS A MANITÚ E À MÃE TERRA-ELE DOMINA COM ESPLENDOR.



O SOL! 
SOL!
GIRASSOL!!


OS FILHOS AS NORAS E OS NETOS..ESPALHAM-SE E PINTAM A PAISAGEM.




RECORDAS-TE DESTA IMAGEM??

ENTÃO E ESTA EM JUNHO??





ACREDITA!! NÃO TE ESTOU A MENTIR..
FOI SÓ

-AMOR!
PACIÊNCIA !
E RESPEITO. ELAS GOSTAM DE POEMAS LOGO PELA MANHÃ.


E OUTRO RECANTO EM JANEIRO!!

FRIO!
VAZIO!

EM JUNHO TOMA LÁ COR E FARTURA...





TINHA ESQUECIDO AS ERVILHAS DE ABRIL, FINAIS DE ABRIL...PELA PÁSCOA 



 E EM OUTUBRO NOVAMENTE A RENOVAÇÃO E O FINAL DO CICLO-OS MARMELOS E AS COUVES ATÉ À PRIMAVERA DE 20

NO FINAL DO DIA



ATÉ AMANHÃ!...
NESTA TERRA SELVAGEM, AGRESTE, XISTOSA-TERRA DOS GAFANHOTOS...TRATADA COM RESPEITO, PERDOA TODOS OS MALES QUE HOJE LHE FAZEMOS...BASTA AMAR E RESPEITAR.

MÃE SAGRADA TERRA MÃE

2 MUN DOS

HABITAT#S
 (ON)
GO EARTH20 



 (NA QUARTA IDADE)



PROJECTO "ACERTE O PASSO" OFERECIDO À POPULAÇÃO PELA CÂMARA MUNICIPAL DE C. BRANCO .

AGOSTO 019
... 
FEVEREIRO DE 1984

(NA PRIMEIRA IDADE)
...
35 ANOS SEPARAM ESTAS DUAS CONSCIÊNCIAS (IMAGENS)...ANOS OITENTA O ENVOLVIMENTO DAS PERSONAGENS FOI TOTAL. EXISTIA NO HORIZONTE FUTURO E SENTIDO DE RESPONSABILIDADE. O SONHO COMANDAVA A VIDA COM OBJECTIVOS.
 EMPENHO A GRANDE BANDEIRA .
A FLORESTA NACIONAL HERDADA DO REGIME "FASCISTA" ESTAVA INTACTA- UMA IMENSA  FAUNA HABITAVA OS NOSSOS  CAMPOS ...PERDIZES, COELHOS, LEBRES, RAPOSAS E MUITAS OUTRAS ESPÉCIES, LÁ EM CIMA DE OLHO BEM ABERTO A ÁGUIA IMPERIAL. OS HERÓIS DESSES TEMPOS BRILHAVAM PELO SEU TRABALHO, NINGUÉM ARMAZENAVA MILHÕES NAS SUAS CONTAS BANCÁRIAS. 
OS PROFESSORES SENTIAM-SE ÚTEIS NAS SUAS ESCOLAS, OS HOSPITAIS E OS ORGANISMOS PÚBLICOS FUNCIONAVAM. (FOTO DE 84, 3 PROFESSORES DE UMA ESCOLA DE LISBOA A DIRIGIREM-SE A SINTRA) . SERENIDADE E AUSÊNCIA DE QUALQUER INQUIETAÇÃO. O QUE ESTES ROSTOS  TRANSMITEM.
...
19 ANOS SOBRE A MUDANÇA DO SÉCULO... O NATURAL ENVELHECIMENTO ENVOLVE A PERSONAGEM (PASSARAM-SE QUASE 4 DÉCADAS). A INQUIETAÇÃO É UMA CONSTANTE  DIRIGINDO AS VIDAS DE TODOS NÓS. A FAUNA SELVAGEM    É QUASE INEXISTENTE. MERGULHOU-SE NUM CAOS DE VIVER O PRESENTE.DO GASTAR NUMA VIDA EM QUE OS PECADOS CAPITAIS TORNARAM-SE NORMA E LEI. A  INFELICIDADE  NOS  LOCAIS DE TRABALHO, SEJAM ESCOLAS,HOSPITAIS, INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS OU OUTROS LOCAIS PÚBLICOS OU PRIVADOS, É UMA REALIDADE.

VIVE-SE NUMA AGITAÇÃO CONSTANTE, CONFRONTOS SEM FIM POR DIREITOS,  GREVES, ASSASSINATOS, VIOLÊNCIA. 
NÃO EXISTE PERDÃO, SÓ GUERRA. INSENSIBILIDADE E DESTRUIÇÃO. 
SAQUE!
O SER HUMANO CAMINHA PARA A BESTIALIZAÇÃO ... O PLANETA E OS SEUS RECURSOS ESTÃO NOS LIMITES. MESMO ASSIM CONTINUAMOS A VIDA,  SEM QUALQUER PODER DE DECISÃO OU DE TRANSFORMAR A TOTALIDADE DO CAOS QUE NOS ENVOLVE. CONTINUAMOS POR VÁRIAS VIAS A VIR À TONA. ENQUANTO OS EXTERMINADOR DONO DO MUNDO, DESTRÓI, ANIQUILA , ESCRAVIZA TODA A SOCIEDADE. ESTA FERRAMENTA NA QUAL ESTOU  A TRABALHAR TORNOU-SE UMA ARMA DE CONTROLE E MANIPULAÇÃO PARA UNS. PARA OUTROS UM GRITO DE REVOLTA...MAS NADA NOS SALVARÁ DUMA DESTRUIÇÃO EM MASSA NO ESPAÇO DE POUCO MAIS DE DUAS DÉCADAS. O HOMEM SELVAGEM SEM ALIMENTOS, REGRESSA À BESTIALIDADE E AO CANIBALISMO...ATÉ AO REGRESSO DUM NOVO MUNDO SEM A RAÇA HUMANA.



A FADA ORIANA NÃO ENCONTRARÁ O CAMINHO PARA A FLORESTA,  MORRE DE SOLIDÃO E FOME.
NÃO EXISTEM CAMINHOS NEM FLORESTAS, SÓ DESERTO E DESTRUIÇÃO.


O SELVAGEM IRRACIONAL IMPERA POR TODOS OS CANTOS DO UNIVERSO HUMANO.ATÉ À SUA  EXTINÇÃO.
ESTA A REALIDADE E A ESTRUTURA DO NOSSO TRABALHO NO NOVO ANO ESCOLAR-DESCOBRIRMOS JUNTOS AS RAZÕES DESTE EPÍLOGO, A INTERROGAÇÃO SOBRE A NOSSA INCAPACIDADE DE RESISTIRMOS AO MONSTRO DOMINADOR DOS MUNDOS-O CAPITALISMO SELVAGEM E OS ESPANTALHOS-MARIONETAS  (CONSUMIDORES) EM QUE NOS TRANSFORMÁMOS TODOS. 

(FOTOS TIAGUSART-LOCAL SALA NEGRA DA FÁBRICA DA CRIATIVIDADE)
PROJECTO HABITAT#S GO EARTH 20 ON
...
TU QUE ME SERVISTE DE INSPIRAÇÃO
QUE USUFRUAS EM BELEZA DA TUA  PRIMAVERA. DO LADO DE CÁ    DO MUNDO IREI PREPARAR-ME PARA O LONGO INVERNO SEM LUZ E ALARIDO SOCIAL. TUDO E TODOS ACALMAM EM SETEMBRO...DEPOIS ACORDAMOS NO NATAL PARA O CONSUMISMO SEM REGRAS. OU LIMITES.
E A FALSA CERTEZA DE AMOR UNS PELOS OUTROS.
...
COLECCIONEI MESES SEGUIDOS IMAGENS E SENSAÇÕES ... PARA TE PRESENTEAR, RECORDANDO O DIA QUE TE RAPTEI NO CAVALO ÁRABE, NEGRO. EM AGOSTO DE 79





KAHMOS  - kaimós   pena  


La canción KAIMOS es muy muy conocida en Grecia, muchos cantantes la interpretan. Esa del Giannis Kótsiras es una de las más lindas. El pueblo griego es un pueblo melancólico o de saudades como los portugueses, y también orgulloso de su identidad cultural y de su libertad, símbolo de la libertad es la acrópolis. Izar la bandera griega en la acrópolis durante la ocupación nazi era un acto heroico.






Es grande la bahía
es lejos la ola
es grande la pena
y es amarga la vergüenza

Rio amargo dentro de mi
la sangre de tu herida
y de la sangre más amarga
tu beso en la boca.
No conoces que es la helada
noche sin luna
no conoces este momento
el dolor te atrapará

Rio amargo dentro de mi
la sangre de tu herida
y de la sangre más amarga
tu beso en la boca.


CANTANTE: GIANNIS KÓTSIRA

KAHMOS - kaimós

Sem comentários:

Enviar um comentário