LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

O TAXISTA VENDEDOR DE GRILOS




DESCONSTRUÇÃO OU A REALIDADE 
 O TI JÓCAS
PELA VOZ DELA PARECEM PÉTALAS DE ROSAS A CAÍREM-ME AOS  PÉS...GRANDE QUE É O MEU POTENCIAL NA CRIAÇÃO DE IMAGENS MENTAIS.
CONHEÇO A CARLA DESDE PRINCÍPIOS DE NOVENTA, AQUELAS TURMAS DO SECUNDÁRIO ONDE OS VOCACIONADOS  ABUNDAVAM, CONTAVAM-SE "ÀS TONELADAS". CARLA MANTÉM O SORRISO, A A SERENIDADE, A FORMA DE OBSERVAR COM AQUELE SORRIR MAROTO NOS OLHOS ...DE QUEM JÁ CONHECE MUITO DA VIDA.

ONTEM COMO HÁ QUASE 3 DÉCADAS (C) "DEU-ME UM PRESENTE" PARA REFLEXÃO, TROUXE-O ATÉ HOJE BEM ACONCHEGADINHO NO MEU ARQUIVO DE MEMÓRIAS, PRONTO A SERVIR.



-MAS QUE MERDA  ESTA, EM VEZ DE TRABALHARES ANDAS A FAZER PONTO CRUZ... (C) ESPANTADA OLHOU-ME E RIPOSTOU ,,, MAS PROFESSOR, É PARA A CAPA DO MEU DIÁRIO...(AAAAH!!)DESCULPA, QUE RAIO DE CAPA, MAS, DESTA NÃO ME SAFEI.(ESTÁVAMOS TALVEZ...NOS IDOS DE  EM 1996)



CARLA  CRESCEU, PARIU DUAS CRIANÇAS E É A MENTORA DE UMA FAMÍLIA.
NESTES CAMINHOS DO MESTRADO LÁ PARA OS LADOS DAS BELAS ARTES,,, QUIS O DESTINO QUE ELA REGRESSASSE 
 À AMATO E ÀS  MINHAS AULAS, POUCO TENHO PARA LHE OFERECER NOS DOMÍNIOS DA PEDAGOGIA E TEORIA DAS ARTES.ACONSELHO-A A
 INTERVIR E SEMEAR EXPERIÊNCIAS.DOU-LHE BREVES CONSELHOS COMO SE VALORIZAR NOS CAPÍTULOS DA REINVENÇÃO E DA EXIGÊNCIA COM ELA E COM OS ALUNOS.

 (C) É MAIS UMA DA GERAÇÃO DOS QUARENTA QUE VÊ-SE GREGA PARA ORGANIZAR A VIDA. MEIA DÚZIA DE HORAS , HORÁRIOS INCOMPLETOS E MÁS EXPERIÊNCIAS COM AS LIDERANÇAS EM ALGUMAS ESCOLAS FREQUENTADAS. A JOVEM PROFESSORA  SABE DA COISA, NÃO ESQUEÇO O PONTO CRUZ, A TELA ENORME DO BETO DO SPORTING COM UMA BOLA DE RUGBY E SEMPRE O SORRISO....GOSTO DAQUELES OLHOS QUE SORRIEM.E ME CONTAM HISTÓRIAS DE VERDADE.

ONTEM NUMA CURTA CONVERSA O PRESENTE FOI POÉTICO E DIGNO DUM FILME DE  Giuseppe Tornatore.
CONTOU-ME HISTÓRIA DO SENHOR JOAQUIM DO CARMO, TAXISTA EM LISBOA COM UMA ENNNNNNORMEEEEE! HISTÓRIA DE VIDA. ESTE,
ESTEVE SEMPRE LIGADO ÀS ORIGENS E TEIMOSAMENTE TRANSPORTOU PARA A REALIDADE DOS DIAS AS SUAS VIVÊNCIAS DO PASSADO. NAS  CHUVAS PRIMEIRAS "CAÇA" AGULHAS PARA ARMAR AOS PÁSSAROS . 

E COMO ELEITA A QUE ESTAVA NO TOPO DA FELICIDADE- O ARREAR O CALHAU DEBAIXO DE UMA OLIVEIRA. O PRAZER MÁXIMO  QUANDO "APORTAVA" À BEIRA.

(A real origem vem do facto de nem sempre ter existido papel higiénico. No alentejo era frequente procurar-se uma pedra lisa (calhau) para que após a defecação se pudesse limpar o real traseiro. Após o acto de limpeza (evidentemente pouco eficiente) atirava-se a pedra para longe. Daí vem o termo Arrear (atirar) o calhau. DANIEL LOPES)


O QUE ME DESPERTOU PARA ESTE MINI ARTIGO FOI A OUTRA DAS GRANDES PAIXÕES DA QUAL UMA FILHA "JETSET" SE ENVERGONHAVA DE O TER COMO PAI. 

O SENHOR TONITO NOS INÍCIOS DA PRIMAVERA PROSTAVA-SE DE JOELHOS E COM UMAS PALHINHAS CAÇAVA GRILOS  QUE POSTERIORMENTE SERIAM VENDIDOS  NO SEU TÁXI EM LISBOA. CONSTRUÍA  AS SUAS GAIOLAS  COM CANAS OU AS MAIS CLÁSSICAS COM ARAMEZINHOS. UM TAXISTA VENDEDOR DE GRILOS E GRILAS, MUITAS FREGUESAS ESCOLHIAM AS GRILAS PORQUE ERAM MAIS BONITAS...ESQUECIAM-SE NESSA MÁ ESCOLHA QUE AS GRILAS NÃO CANTAM E ...MORDEM.
 FOI TAXISTA EM LISBOA ATÉ SE FARTAR, SAIU PELA PORTA GRANDE NUM GRANDE VOO DO ALTO DA PONTE SALAZAR MERGULHANDO NO TEJO, E DEIXANDO-ME COMO HERANÇA UM SORRISO DE ORELHA A ORELHA-UM TAXISTA QUE VENDIA GAIOLAS COM GRILOS AOS SEUS FREGUESES..E COM GRILAS.
UM GRANDE LIVRO PARA O
Luis Sepúlveda DEPOIS DO FILME DE TORNATONE.


...

Sem comentários:

Enviar um comentário