LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

1 TIRO no PORTA AVIÕES

 

 

Qual IMPÉRIO(?) 

 

- A QUEDA dos IMPÉRIOS...(!)

-Pela  queda!  do dinheiro.



A construção do Padrão dos Descobrimentos em 1959, fotografado por Arnaldo Madureira. Foto: Arquivo Municipal de Lisboa

Blindly sailing for monney [sic], humanity is drowning in a scarllet [sic] sea lia [sic]",

 "Velejando cegamente por dinheiro, a humanidade afunda-se num mar escarlate"


 Foto Kevin Adrian


 

...É  NECESSÁRIO ALIMENTAR O MONSTRO DA POLÉMICA.

 Sobre os homens ou as más vontades, diziam os SÁBIOS de outros tempos> " «-Fazes cá uma falta como a FOME !..»

Quando penso (hoje) na herança que deixamos aos que vierem , vejo claramente que não passamos de uma maldição para tudo o que mexe. Estamos novamente perante mais uma polémica caseira. Pintaram o PADRÃO dos DESCOBRIMENTOS (!) Que tragédia, para os conservadores muitos. Os PROGRESSISTAS estão a esfregar as mãos de contentamento.

 O que representa afinal esta obra majestosa do ESCULTOR LEOPOLDO de ALMEIDA, pai de outra ARTISTA MARCANTe HELENA ALMEIDA  falecida há pouco tempo. 

 

Inauguração: 9 de Agosto de 1960
 
 vamos à lição da HISTÓRIA :

«Da autoria do arquiteto Cottinelli Telmo (1897 – 1948) e do escultor Leopoldo de Almeida (1898 – 1975), o Padrão dos Descobrimentos foi erguido pela primeira vez em 1940, de forma efémera e integrado na Exposição do Mundo Português. Construído em materiais perecíveis, possuía uma leve estrutura de ferro e cimento, sendo a composição escultórica moldada em estafe (mistura de espécies de gesso e estôpa, consolidada por armação ou gradeamento de madeira ou ferro).

 

Em 1960, por ocasião da comemoração dos 500 anos da morte do Infante D. Henrique, o Padrão é reconstruído em betão e cantaria de pedra rosal de Leiria, e as esculturas em cantaria de calcário de Sintra. Em 1985 é inaugurado como Centro Cultural das Descobertas. O arquitecto Fernando Ramalho remodelou o interior, dotando o Padrão de um miradouro, auditório e salas de exposições.

 Desmontada em 1958 e reconstituída em betão e pedra rosal de Leiria, a obra, que estava a concurso para ser edificada em Sagres, ganhou forma nas mãos do arquitecto Mello Breyner Andresen, do escultor Barata Feyo e do pintor Júlio Resende. Ficou num paredão construído isoladamente em frente ao rio Tejo e foi usada como obra comemorativa do 5.º centenário da morte de Infante Dom Henrique. Em 1960 o Padrão dos Descobrimentos afirma-se como o monumento nacional que é até aos dias de hoje.

Isolado e destacado no paredão à beira do Tejo, o Padrão dos Descobrimentos evoca a expansão ultramarina portuguesa, sintetiza um passado glorioso e simboliza a grandeza da obra do Infante D. Henrique, o impulsionador das descobertas.»



https://www.publico.pt/2021/01/04/local/noticia/obras-retiram-brasoes-jardim-praca-imperio-estao-quase-comecar-1945041

https://amensagem.pt/2021/08/12/padrao-dos-descobrimentos-polemica-vem-de-longe/?fbclid=IwAR312CagMfobBKRIkrNqdn9eDsCv_Y2gns4uG7sFWh3miBwFklJTey7rdaA

 
Comemoração do V Centenário da Morte do Infante Dom Henrique, em 1960. Foto: Arquivo Municipal de Lisboa

Belém sempre caiu mal nas elites intelectuais mais à esquerda. Alguns dos monumentos e construções, como o Museu de Arte Popular ou o Espelho d’Água, incríveis testemunhos do modernismo e da estética do Estado Novo, fizeram a sua travessia no deserto e só muito recentemente foram devolvidos à cidade com a dignidade merecida.

Chegamos à atual XXII legislatura quando Ascenso Simões, deputado do PS, após ter-se expressado contra o voto de pesar pela morte do tenente-coronel Marcelino da Mata, pôs os holofotes onde eles sempre estiveram: o que legitima a não demolição do Padrão dos Descobrimentos?

Outras discussões à volta das construções do Estado Novo se levantam. Já com Fernando Medina presidente da Câmara Municipal de Lisboa, em 2016, é aprovada  a retirada dos brasões da Praça do Império. A motivação: «Se um jardim desapareceu totalmente ou se os vestígios que restam servem apenas para traçar conjeturas sobre as suas sucessivas fases, a reconstituição não deve ser considerada um jardim histórico

 

 

Obras que retiram brasões do jardim da Praça do Império estão quase a começar

A empreitada já foi adjudicada e a intenção da câmara é retomar o desenho original do jardim, o que implica a remoção dos brasões das antigas colónias.


 

...RELEMBRAR Q: -A FONTE dos EMBLEMAS EXISTE com a mesma idade do PADRÃO, e as entidades responsáveis querem "tratar-lhe da saúde..." 

o grito!!!!!!!!!!!!!

VELEJANDO CEGAMENTE POR DINHEIRO,,,E PODER.

-QUEM SOMOS NÓS?(...) DONOS DO IMPÉRIO.

 DÓI  DÓI!!! DEDO ,,,NA FERIDA.

(CHEIRA-ME QUE ALGUÉM GRITOU POR SOCORRO (...E BEM!), PARA ACORDAR A INÉRCIA DA POPULAÇA. 

 

Minha avó Maria Augusta, nasceu em em 1898. Até à implantação do dito "FASCISMO" benfeitor do monumento da polémica, minha avó viveu  e assistiu impávida e serena a meia dúzia de regimes (ou mais, a confusão foi tanta que não dá para quantificar) em 3 décadas e todos eles foram derrubados pela violência.

 30 ANOS DE FOLIA E PORRADA.


 

1890- ULTIMATO INGLÊS, (mapa cor de rosa), lisboetas apedrejaram o casa do ministro dos Negócios Estrangeiros e o Consulado Britânico. A MONARQUIA caiu em desgraça. Inspirados pela Revolução francesa, os Republicanos surgiram em força . O ANTICLERICALISMO foi outra das bandeiras dos novos portugueses. Estes dividiram-se em duas correntes, uma socialista que defendia reformas económicas e sociais  com ou sem Monarquia. A outra LIBERAL que defendia o arrasar da Monarquia.

As greves sucederam-se em flecha.

 Madrugada de 31 de Janeiro de 1891-Porto (porrada)revolução republicana mal sucedida-12 mortos e 41 feridos graves. País em quase guerra civil.

 Politico João Franco, abandona um partido e forma outro (como no futebol) chamado PARTIDO REGENERADOR LIBERAL. José Alpoim, outro político abandona o partido Progressista e forma o partido Progressista Dissidente, (estão a topar a fartura , já nestes tempos cinzentos?).

  1906, D.Carlos convidou João Franco a formar governo. Este encerrou o Parlamento e passou  a governar por DECRETOS.E, mais PORRADA, desta vez em Lisboa. Foram presos altos dirigentes Republicanos-Afonso Costa e Egas Moniz. (...ainda estamos no início do século e da primeira década.


  Fevereiro de 1908-o rei e o príncipe herdeiro foram assassinados no Terreiro do paço.


Os Republicanos marcaram a revolução para os primeiros dias de Outubro de 1910.

    No dia 3 de manhã, Miguel Bombarda é assassinado a tiro por um doente, esta porrada deu origem  mais porrada no dia 10. No dia 5 de Outubro, um tal Machado santos foi levado em ombros pela Avenida da Liberdade abaixo. O Zé <relvas e o Leão proclamaram a REPÚBLICA. 50 mortos e 500 feridos foi o preço da REVOLUÇÃO.

Direito à greve. O voto que na Monarquia foi universal na República. Passou a ser direito de cidadãos com mais de 21 ano se que soubessem ler e escrever. E fossem chefes de família. (... a minha avó era adolescente e aprendia a lida da casa e a cozer meias).


  Verão de 1914- Arquiduque Austríaco assassinado em Sarajevo-Rebentou a Primeira Guerra-Mundial.

Afonso Costa e os seus amigos "DEMOCRATAS" viram aqui uma oportunidade para a República ficar mais sólida.

  Início de 1915-Lisboa inventa uma pequena GUERRA (porrada) caseira. Duzentos mortos e mil feridos, meteu cuscus e lambe-botas  e os nomes do  major Craveiro Lopes, Machado de Castro e o Presidente Arriaga.

  Novo governo, nova ditadura-durou 3 meses.

  Dia 17 novo governo chefiado por João Chagas. Nesse mesmo dia  e num comboio na Estação do Entroncamento, João chagas foi atingido a tiro pelo advogado senador SR. Freitas. Este foi linchado logo no momento pela população.


  13 de Maio de 1917, os Pastorinhos viram e falaram com Nossa Senhora que estava a levitar sobre uma oliveira.


  Dezembro de 1917, Bernardino Machado então Presidente DEMOCRÁTICO, estava de visita às tropas Portuguesas em França. Sidónio Pais em Lisboa (porrada). O Galo Pais ganhou o poder, toda a população masculina teve direito ao voto.


  9 de Abril de 1918, BATALHA DE LA lIZ, PORTUGUESES A LEVAREM PORRADA. 600 mortos e 6500 prisioneiros. Sidónio durou um ano. 

Quando se dirigia ao Porto seria morto na Estação do Rossio, por um tal zé Júlio.

19 de Janeiro de 1919, no Porto, foi restaurado o regime Monárquico. Durou quase nada. Paiva Couceiro e viva Monarquia. 13 de Fevereiro os Republicanos entraram no Porto e substituíram a bandeira . Depois da PORRADA no ENTRONCAMENTO.

 


 

( ...NESTA ALTURA, já estamos todos fartos de porrada, mas haverá mais).

 

1918/1919-a pneumónica levou 120.000 PORTUGUESES. 

 

 

19 de Outubro de 1921- uma camioneta carregada de marinheiros e soldados da GNR, chefiados por Abel "Dente de OURO", recolheu em suas casas os membros do governo, e outras figuras destacadas da vida política. Nas sombras da noite e no meio de insultos,,,foram assassinados António Granjo chefe do Governo-Machado santos-Carlos da Maia-freitas da Silva e o coronel Botelho de Vasconcelos. A data ficou conhecida como «A NOITE SANGRENTA».

  Em 1928 foi designado Presidente da República o general Carmona, que convidou Salazar para a pasta das Finanças. Este não abandonaria o poder nos próximos 40 anos. E Mandou construir o Padrão dos Descobrimentos como um símbolo maior da EXPOSIÇÃO do MUNDO PORTUGUÊS inaugurada em  1940.

 





 FASCISMO(NÃO!!!!!) Estado-Novo, e bem estávamos a necessitar de qualquer coisa nova depois de 40 anos de BORDOADA, e insurreições "democráticas".
 

 >>TODOS PELA NAÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!ERA O LEMA  DO NACIONALISMO.

28 de Abril de 1928
 

Logo aí Salazar, convidado após a eleição do general Óscar Carmona, leu as condições que pôs para aceitar a pasta das Finanças, entre as quais o poder de atribuir os orçamentos aos vários ministérios e de discutir todas as medidas tomadas pelos outros ministérios. No fundo, o poder de estar no centro de todas as decisões.

Em 1932 tornar-se-ia chefe do Governo e um ano depois poria em prática o Estado Novo, que haveria de durar até ao 25 de Abril de 1974.

 
 E uma País com ESTRUTURAS A ESTREAR.  (Escolas-Hospitais-Ferrovia e Rodovia, etc e SEGURANÇA para a população, acabou-se a festa e a porrada, a partir daí só a PIDE e a Gnr tinha direito a usar a bordoada)

Um regime muito na linha do Italiano (Mussolini) e do alemão (Hitler) ...A PÁTRIA PRIMEIRO, DEPOIS O INDIVÍDUO.

Estávamos NO AUGE DA SEGUNDA Guerra Mundial. Da QUAL Portugal SAIU INCÓLUME.

85 MILHÕES de MORTOS

 

MORTES nos CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO NAZIS

Nome do campo

Tipo

Qtd. de prisioneiros

Mortes estimadas

Auschwitz

Extermínio

-

Aprox. 1.200.000

Belzec

Extermínio

-

Aprox. 400.000

Sobibor

Extermínio

-

Aprox. 170.000

Chelmno

Extermínio

-

Aprox. 150.000

Buchenwald

Concentração

Aprox. 260.000

Aprox. 30.000

Dachau

Concentração

Aprox. 200.000

Aprox. 55.000

Ravensbrück

Concentração

Aprox. 130.000

Aprox. 30.000

Plaszow

Trabalho

Aprox. 150.000

Aprox. 9.000




 
 HOJiiiiii!
NOVOS TEMPOS!!!


 
 
Ai Weiwei (Pequim, 1957) é um artista, pensador e ativista, cuja prática artística aborda questões prementes do nosso tempo. É uma das figuras culturais mais destacadas da sua geração e um símbolo da liberdade de expressão, tanto na China como internacionalmente. 
 
História

“Sou contra a destruição das marcas da história colonial. Lisboa tem várias histórias: silenciar uma é limitar a reflexão” 

A historiadora Isabel Castro Henriques acaba de publicar um roteiro da Lisboa africana em que explica que, em vez de apagar a história, devemos analisá-la, assumi-la e aprender com os erros. Sobretudo na cidade mais africana do mundo europeu.
 

Defende a eliminação dessas marcas, como estátuas e monumentos?

Não. Eu sou contra a destruição das marcas da história colonial. Acredito que a cidade de Lisboa tem várias histórias. Tem uma história romana, árabe, africana – que queremos dar agora a conhecer – e tem uma história colonial, entre várias outras. A história colonial faz parte da identidade portuguesa. E tal como nunca devíamos ter silenciado as outras histórias, não devemos silenciar a história colonial. Silenciar um aspecto da história global é esconder e limitar a reflexão sobre esse tempo violento e problemático, que é fundamental para podermos assumir, ultrapassar, reconhecer os erros e não voltar a cometê-los.
 
https://amensagem.pt/2021/08/11/entrevista-isabel-castro-henriques-historia-colonial-roteiro-lisboa-africana-destruicao-simbolos-coloniais-padrao-descobrimentos/?fbclid=IwAR2MN7NajbhtaFEfLJVZfc4HRWtIYfo3CYUUkEIs8Kb_LaBzqsX5cvTzr_g 
 
 

 
 
 1.

Um relatório das Nações Unidas constata que as alterações climáticas causadas pelos seres humanos são "inequívocas" e que alguns impactos do aquecimento global são inevitáveis. 

2.

Num comunicado, o secretário-geral da ONU, António Guterres, considerou o relatório um "alerta vermelho para a humanidade" e salientou que o limite dos 1.5º C está "perigosamente próximo". 

3.

Os trabalhadores da CGD estão hoje em greve, reivindicando a negociação da tabela salarial e das cláusulas de expressão pecuniária.

4.

 

Manuel Luís Goucha apanha o marido a dormir a sesta na companhia dos cães.

5.

A foto do momento: João Baião em pose sensual e... a usar soutien

5a.

 

Loucura no Parque dos Príncipes: Messi ainda não chegou e já há festa

O astro argentino deve ser oficializado como reforço do clube gaulês nas próximas horas. 

5a.

 

Trabalhadores postais interceptam carta com três balas endereçada ao Papa

A missiva foi enviada de França. As autoridades italianas estão a investigar o caso.

6.

Afeganistão: 27 crianças morreram em 72h nos combates com Talibãs

6a.

 

Um menino de oito anos pode ser condenado à morte, após ter urinado intencionalmente na biblioteca de uma escola muçulmana, na província de Punjab, no Paquistão.

Aquele comportamento pode levar a criança de origem hindu a ser condenada à morte no Paquistão, tornando-se na pessoa mais nova no país a ser condenada por blasfémia.

7.

Os incêndios florestais na Sibéria continuam a agravar-se, anunciaram hoje as autoridades russas, e o fumo chegou ao Polo Norte, segundo a agência espacial norte-americana NASA.

7a.

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, insinuou hoje num discurso televisivo que o elevado número de incêndios que assolam a costa sul e ocidental da Turquia, com um balanço de seis mortos, se deve a "atos de terrorismo".

7b.

A Grécia continua hoje a lutar em múltiplas frentes contra os incêndios que resistem ao controlo, com evacuações contínuas para evitar danos humanos e com o fator agravante de os ventos fortes terem atingido as áreas afetadas.

7c.

 

Subúrbios de Atenas sofrem noite devastadora devido a incêndios

Dezenas de habitações foram destruídas pelas chamas. Durante a noite, mais de meio milhar de bombeiros combateram os fogos.

 

 

8.

As autoridades russas anunciaram hoje que começaram a evacuar duas aldeias numa vasta região da Sibéria, onde 155 incêndios florestais permanecem ativos.

9. 

Incêndio na Califórnia é tão grande que já tem "clima" próprio

 O incêndio na Califórnia já dura há quase um mês e já destruiu uma área equivalente à cidade de Chicago. Os mais de 5 mil bombeiros lutam contra as chamas e contra o clima que acabou por surgir na zona deste mega incêndio: Céu laranja com muito fumo, calor, seca extrema e vento contínuo.

 9a.

Dia Internacional dos Povos Indígenas: Fortalecendo a luta pela vida e pela terra,(9 de Agosto).



 

Amazónia

https://www.greenpeace.org/brasil/blog/em-defesa-dos-territorios-conheca-quatro-historias-recentes-e-bem-sucedidas-de-luta-pela-terra-na-america-do-sul/ 


DETER confirma: desmatamento na Amazónia segue fora de controle

https://www.greenpeace.org/brasil/blog/deter-confirma-desmatamento-na-amazonia-segue-fora-de-controle-2/ 

A conexão dos povos indígenas com seu território é uma das características mais marcantes dos povos originários de todo o mundo. Ao contrário dos não-indígenas, que veem os recursos naturais como recurso a ser utilizado e explorado, etnias como os Guarani, Tikuna, Kaingang, Macuxi e Terena possuem uma relação muito mais harmoniosa, próxima, espiritualizada e simbiótica com a natureza e seus elementos, como os rios, florestas e animais.

 

 

10.

Grafitaram o Padrão dos Descobrimentos.

 10a.

Fatia de bolo do casamento de Diana e Carlos vendida por dois mil euros.

Monyet Lucu GIF - Monyet Lucu Funny - Descubre &amp; Comparte GIFs

 

...

...o que nos restMonkey GIF - Download &amp; Share on PHONEKYa ?

ESCOLHER (??)

Venha o DIABO e ESCOLHA, nós estamos a terminar as BARBARIDADES que infligimos ao PLANETA.

MUITOS MUNDOS. E MUITAS MEMÓRIAS

QUE OS TEMPOS MODERNOS ESQUECERAM.

 

 
 



 
 A VERDADE NA FERIDA! AS PALAVRAS CERTAS NO LUGAR DAS VISTAS LARGAS PARA ALGUNS,,,NUBLADAS PARA  A MULTIDÃO.
 

Caravaggio. Chama-se “A incredulidade de São Tomé”. Uma pintura do século XVI (1599).
 

 

 "Velejando cegamente por dinheiro, a humanidade afunda-se num mar escarlate"


Ulika da Paixão Franco é mulher, negra, filha de Angola e irmã de Portugal.Um dia, quando-O - Arco-Íris marchar, diz -que- será repórter -para- noticiar com o -título: «Homem Pisa Planeta onde as Pessoas são todas Iguais».

 

 FOTO- Cristina Coral

 

...não MATEM o BANKSY! NEM O PASSADO.

Antes façam contas à VIDA.



Sem comentários:

Enviar um comentário