LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

CONTRADIÇÕES -FELICIDADES>> muito BRONZE

 

 




 BELEZA e FELICIDADE

CAMINHANDO,,, JUNTAS.E as OUTRAS(??)

A maturidade trazida pela idade TORNA-SE DE CERTA FORMA UM POSTO. É COMO OLHAR A PAISAGEM A 360º,,, NO CIMO DE UM ENORME PICO.É TER OLHOS NAS MEMÓRIAS.

 


Shudu Gram

 


Nina Kate by Lionel Deluy


...

 Sempre tive algum jeito  para "TERESA GUILHERME-Alcoviteira". Foi numa de raspar paredes que me recordei do Lucas e como dei uma mãozinha para ele se declarar à sua MUSA.

Lucas, quando cheguei à Residência Monte Olivete, na Rua da Imprensa nacional, pertencia ao último clã da velha guarda dos estudantes universitários. Ele o orlando, este tinha uma cicatriz, que lhe marcava uma parte do rosto.  Mas Lucas era especial, MACAENSE , com ar achinesado e limpinho. Aquele filho que qualquer mãe de juízo, gostaria ter no seu jardim. Ao limpinho, junto o bem vestido, camisinha e calcinha passadinha a ferro, quarto organizado. Lucas, estudante de Medicina ( hoje com certeza é um  óptimo profissional na sua área da saúde. 

Estaria perto dos 30, assumia-se como  revolucionário de Abril, pertencente ou à UDP ou ao MRPP. 

Não me recordo qual era o "CLUBE", mas Lucas seria na altura e acredito que hoje também o contrário de um revolucionário esquerdista.

Estávamos perante um jovem sensível e Um pacifista. mais que tudo um sonhador com perfil para poeta ou artista de variedades.

Além da aplicação nos estudos e da organização do último quarto do lado direito-piso 1. O amigo LUCAS amava mais que tudo a

Nastassja Kinski.


 

Meia dúzia de fotos desta estrela do momento-decoravam as paredes do quarto. 

  Além de um amor de rapaz,  estudante atrasado nos estudos...e bom amigo. Representava o protótipo de uma pessoa FELIZ. Isto sou eu a falar, porque tenho sido obrigado a reflectir ao longo das últimas décadas sobre o conceito de FELICIDADE. Partindo do princípio, E para não complicar a coisa. Lucas era mesmo um rapaz feliz, apesar de estar nos trinta e ainda lhe faltarem umas cadeiras para sacar  o canudo de Sr. Doutor. Através dele e com uma das sua batas, no longínquo ano de 1982, assisti a uma autópsia no Instituto de Medicina Legal.

(...)

   >>Como não há vidas perfeitas, Lucas apaixonou-se pela menina  do BAR, que ficava por baixo dos nossos quartos , precisamente no  115 da Rua  da Imprensa Nacional. O rapaz transformou-se ainda mais no protótipo da criança que sempre foi. Não atava nem desatava, não conseguia falar com a moça, ignorava   o nome  da menina já espigadota (tímida) mas sabida, penso que divorciada com um filho ainda muito jovem. 

Funcionária(barmaid ) num espaço reduzido com uns bancos fixos encostados ao balcão. Serviam na altura refeições rápidas e essencialmente cafés. Muitas semanas de sofrimento, (risos), conversas repetidas e com dose exagerada de timidez.   Como é que um homem destes pertencia a um partido revolucionário do PROLETARIADO (??)MAOISTA.

 Depois de constatar que o rapaz estava encurralado e poderia entrar em depressão.  Consciente dos meus limites de Don Juan Teresa Guilherme de calças, Decido ajudar o Lucas a dar o primeiro passo e resolvendo de vez esta situação problemática.

  De uma forma simples esquematizei  a estratégia para o êxito da façanha   . traçou um pequeno apontamento na toalha de papel sobre o balcão que substituiu eficazmente a palavra e o pedido complicado  de namoro. E uma ordem de dedo apontado.(-Retira as fotos da "Natacha" da parede do quarto!!).

 


   Anos  (talvez 10 ou um pouco mais) +++tarde, Reencontrei-me com Dr. Lucas no centro Comercial Colombo, Ele e a sua Dama,

O Macaense exercia medicina no Funchal e a menina do bar tinha-se tornado sua esposa.

Consegui com um simples exercício de retórica ajudar o meu antigo colega de Residência. Aparentemente estava perante   um homem de camisola (lacoste) e FELIZ.

E QUANTO à BELEZA -o CÂNONE desta aliado à FELICIDADE,

 
J. Morrison

   
A DEUSA AMY W.

O Genial COBAIN

    Hoje montado no meu conceito de FELICIDADE,(raspando paredes) preparando muros para a pintura anual, Vieram-me à cabeça muitas e muitas memórias. E rostos que «PORVENTURA! » deveriam ser o sustentáculo de gente muito feliz (adorados) mimados por milhões. E com saldos bancários de muitos mais milhões.

AMY-kurt- Jim e até o Mário de Sá carneiro( este teso de francos) me chocou com a tola.


Um dos poemas mais antigos de Sá-Carneiro foi dedicado à Quinta da Vitória. “Não vêem que nessa quinta/ Dá uma fruta tão bela?/ Seus caturras duma figa/ Sejam gratos p’ra com ela”, escreveu o poeta, então com 13 anos.

 


“Morre jovem o que os Deuses amam”

 

Mas Mário de Sá-Carneiro foi muito mais. Nascido em 1890, em Lisboa, passou grande parte da vida em Paris, onde contactou com os grandes artistas do seu tempo. Assistiu à maior revolução artística do seu século — a Vanguarda –, algumas vezes com um grande ceticismo, outras com entusiasmo. O relato dessa aventura está nas cartas que trocou com Fernando Pessoa, escritor, “irmão de Alma”. Com ele fundou em 1915 a revista Orpheu, um dos mais importantes acontecimentos literários do século XX em Portugal.

Foi apelidado de “maluquinho”, escreveu poesia, prosa, teatro, sem nunca parar. Porque ele tinha “um sentido de obra relativamente grande”, como explicou ao Observador o investigador Ricardo Vasconcelos.

Mário de Sá-Carneiro partiu definitivamente para Paris a 11 de Julho de 1915. Uma vez na capital francesa, o dinheiro começou a escassear e os pedidos para que Pessoa procurasse junto dos livreiros o dinheiro que lhe era devido tornaram-se cada vez mais frequentes. A falta de dinheiro tinha também levado o seu pai a mudar-se para Moçambique, para trabalhar na companhia de Caminhos de Ferro.

Sem dinheiro e sem vontade de voltar para Lisboa ou partir para África, que não considerava ser terra para si, Sá-Carneiro foi ficando por Paris. “E pensar que tudo seria tão fácil, tão fácil, tão sem perigo se não fosse o eterno dinheiro…”, disse a Pessoa. Desesperado, em março, começou a escrever as primeiras cartas em que anunciava o seu suicídio eminente. “A menos de um milagre na próxima segunda-feira 3 (ou mesmo na véspera) o seu Sá-Carneiro tomará uma forte dose de estricnina e desaparecerá deste mundo”, anunciou a Pessoa a 31 de Março de 1916. Ao poeta da Mensagem, foi entretanto enviando as suas últimas poesias e o cartão de estudante da Faculdade de Direito de Paris, para “recordação”.

Depois de várias ameaças, Mário de Sá-Carneiro suicidou-se às oito da noite de 26 de abril de 1916, no seu quarto do Hotel de Nice, com cinco frascos de estricnina. José Araújo, um amigo de Paris assistiu a tudo. Durante a tarde, o poeta tinha-lhe pedido que se dirigisse ao hotel “às oito em ponto, sem falta”. Quando entrou no quarto, Sá-Carneiro informou-o com toda a naturalidade do mundo de que tinha tomado cinco frascos de veneno. Sem conseguir fazer nada que o pudesse salvar, Araújo acabou por assistir aos últimos minutos de vida do escritor, enquanto este “agonizava, congestionado numa ânsia horrível”, como descreveu mais tarde a Pessoa.

Em cima do fogão do quarto, Sá-Carneiro deixou um embrulho de cartas para familiares e amigos, juntamente com um bilhete, quase ilegível, em que anunciava que se tinha matado voluntariamente. Mesmo nos últimos momentos de vida, o poeta não se esqueceu de Pessoa. A este, deixou também um último bilhete: “Um grande, grande adeus do seu pobre, Mário de Sá-Carneiro”.

  https://observador.pt/especiais/mario-sa-carneiro-poeta-os-deuses-amaram/

 

  Nada é fácil!

 Nunca foi fácil encarar a vida como de um JARDIM se TRATASSE.  E basta com olhar atento e pertinente reflexão "OLHAR" para o fim destes MONSTROS da ARTE.

   A última década, foi do caramba para a minha pessoa. Duríssima, e sem paz suficiente para assentar as ideias. Mesmo assim continuei a desenvolver várias vidas. Como sempre a efectuar as visitas do costume (hábito que adquiri da minha mãe). E decidi não deixar de ser boa pessoa.   Desculpar e a passar por cima , sem esquecer. Mantive o permanente monólogo para equilibrar as futuras acções, e sobreviver a «N» desafios e confrontos.

Deixando de ser CROMO, (está decidido e limpinha esta nova faceta), tornar-me mais pragmático e menos filósofo-ainda estou a tempo da salvação. 

Como digo muitas vezes, escrever e despejar a cáca é uma terapia do ca&&lho. 

  Ninguém aos 15 anos (...por aí), está preparado para ouvir:

 -Rapaz estás tão feio!  

  Na loja do Aníbal, onde se faziam as reuniões da juventude nos idos anos 70. As funcionárias eram gente nova e o local o mais moderno da freguesia , Primeiro a Rola (Mariazinha?). Uma loira de longos cabelos e brutas mini-saias como dizíamos na altura. Depois a Lurdes do Faia. Mas era o lugar que chamava  a malta, o mais moderno-loja ampla e com o Zé do Aníbal, enérgico e simpático.

 Recordo a manhã em que a moça se dirigiu a mim em frente de outros fregueses com tal presente envenenado. Nunca tinha pensado muito sobre a história da beleza nesses termos. Foram tempos de muitas borbulhas no rosto e a idade da sensibilidade exagerada...a vibrante adolescência . Deixou marca, ainda hoje está presente - vindo de quem vinha esse mimo.  sim(!!)mulher tu uma das caras mais disformes (a não ficar a dever nada à beleza). hoje há distância de 50 anos faz lembrar a história do roto a falar com o mal remendado. (N) , se chama . Era de outra geração mais velha e minha vizinha nas traseiras. Surpreendente A FORMA E A PESSOA-POIS EU ERA VISITA DE CASA E O PAI NA ALTURA ERA SERVENTE DO MESTRE JOÃO

Actualmente costumo dizer para os meus botões e tenho o cuidado de precaver situações desta natureza nas minhas aulas,, quando se trata de abordagens pessoais  entre alunos.Na adolescência poderão tornarem-se um drama piropos desta natureza.

 

Perante várias situações profissionais.

 

- <...mas tenho alguma sanita no rosto?>. 

Há palavras que nunca, qualquer ser humana deverá proferir perante outro seu semelhante. Naturalmente e na escada que é  a vida, vamos somando muitos socos desta NATUREZA. Sobreviver ou não é o LEMA

 Temos muitos exemplos além do Sá carneiro ou do Van Gogh, que passaram das boas.

 


  ...outros que não tiveram oportunidade de se defenderem. E foram exemplos da perfeição John!!...o quase TUDO.BOWIE.



DAVID BOWIE
John e David  respeitavam-se. Eles  davam-se bem  intelectualmente e no talento. Como John e eu tínhamos pouquíssimos amigos, sentíamos que David era tão próximo quanto a nossa família.
Após a morte de John, David sempre esteve lá para Sean [filho de Yoko e John] e eu. Quando Sean estava no internato na Suíça, David ia buscá-lo e levava-o em passeios a museus e deixava Sean passear no seu estúdio de gravação em Genebra.
Para Sean isso representa a perda de outra figura paterna. Será difícil para ele, eu sei. Mas nós temos doces memórias que irão nos acompanhar para sempre.
Yoko Ono Lennon
NYC, 11 de Janeiro de 2016

  Os degraus vão sendo ultrapassados para descansarmos no precipício. Só há uma escolha:-AGUENTAR! e caminhar ainda com mais força.

 Chegados ao CONCEITO de FELICIDADE ( a maçã da árvore no paraíso), tão na moda com o evento da Internet que substituiu e mal os LIVROS.


Nunca conheci quem tivesse levado porrada.
Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo.

E eu, tantas vezes reles, tantas vezes porco, tantas vezes vil,
Eu tantas vezes irrespondivelmente parasita,
Indesculpavelmente sujo,
(Álvaro de Campos, 1944).

  Quando penso em alguém que tem a ousadia de apontar o dedo a um seu semelhante e conhecido  há 40 anos, 

« - Epá tu és infeliz!» .

Ou então a mais vulgar: (-És FELIZ Álvaro? ), Como se a condição de felicidade, fosse um passe para se poder respirar...

Fico sempre encavacado sobre o tema FELICIDADE, E eu que morro de saudade por tanta coisa e  muita GENTE. 

 Invariavelmente respondo>> FELIZES são os doidos porque não pensam... ou então deixo-me rir, por tanta conversa da treta.

 A história da sanita repete-se, Sempre que caminhamos, subindo degrau a degrau. Tudo é tão efémero e não há heróis nesta longa jornada, dos anos.  Tenho pensado a que se referem toda esta gente que questiona sobre FELICIDADE como de K-gramas de laranjas se tratasse, 

- Não rima nada com a VIDA- «...costumo dizer muitas vezes>> VIDA é DOR, LUTA, DESENCONTROS, Decorada com alguns foguetes luminosos de quando em vez. Depende da força que tivermos no peito para usarmos isso como motivo e (...)num jogo repetido, para somarmos vitórias,derrotas, desistência e reinvenção. 

DESAFIOS planificados por cada um de nós (uns) outros o destino. 

  Mesmo assim continuarei a descortinar ou a tentar encontrar um significado para a tal bandeira chamada FELICIDADE>>. Quando tiver dados mais científicos, responderei com a DEVIDA sabedoria em pontas de pés. Este artigo já tem o rótulo de fazer o POSSÍVEL para encontrar a  «FELIZ IDADE»

 

 ( ...mas Amy ? Porque o fizeste... Jim   porra tão    bonito-Kurt    o  máximo!!).

MESMO no PONTO, tenho um exemplo de felicidade , na manga:

  Há famílias e pessoas (REAIS)que conhecemos(...) que são abençoadas pela harmonia e continuam a espalhar descendentes para o futuro. Uma dessas famílias abençoadas os meus vizinhos Angelinos.  Nunca ouvi gritaria naquela casa. Pelo contrário> O silêncio e a calma (acalmia ), os sorrisos e a bondade, de uma família abençoada.( ...presto aqui homenagem aos pais ( Avós dos da FOTO) mas também ao Tólho à Bia e à Narinha). Fiquei a dever muito a esta gente-uma herança bem viva no meu consciente.

Abençoada continua hoje a dar gente ao MUNDO. Tenho a certeza que é gente muito FELIZ.

 



 (descendentes do GRANDE ANGELINO GATO e MINERVINA) 

  Outras têm PERCURSOS acidentados e DRAMÁTICOS. Replectos de doenças, acidentes e desânimo.

Mas quem decide os DRAMAS e a FELICIDADE(???).

 Tudo o que construímos na vida,será influenciado pelas escolhas- Pela estrutura social  a que pertencemos e definitivamente pela fORMA que suportamos o peso das contrariedades e a sabedoria para contornarmos, estas. E somando a estas evidências a SORTE!

  Nada disto tem a ver com FELICIDADE- Ninguém consegue ser feliz SEMPRE e PARA SEMPRE.

Pessoa foi FELIZ ?

escrevendo, e nunca beijando (ou será que beijou?) a Ofélia,,,,"Bebé"-"Bebé pequenino"-"Bebézinho"-"Nininha"-"Minha almofadinha cor-de-rosa de pregar beijos", são muitos dos piropos felizes de Fernando para Ofélia.claro que o Fernando-alberto-Álvaro o Ricardo, o Bernardo,
Alexander Search e o Charles Robert Anon.assim como o
Jean Seul,,,e a Maria José fizeram de Pessoa um maluco mergulhado em FELICIDADE.

 

 

 Lucas conseguiu o seu troféu porque lhe disse :-Com  simplicidade levarás o barco a bom porto:- Desenha um coração com  na toalha de papel e escreve Lucas e Ana. VOLTA COSTAS e espera pela resposta.

 Amy teve vampiros e muito à sua Volta , E nenhum amigo que dirigisse o seu percurso artístico- Kurt não aguentou a pressão da música , da beleza, dos milhões de fans e da mulher que lhe mocava a cabeça assim como a coca- 


 
Curtis (n. 15-07-1956, Macclesfield, Cheshire; m. 18-05-80)

 


 

Beautiful Joy Division , a alma torturada- casou-se e cagou-se , a companheira foi o diabo em pessoa, e a criança sempre a chorar. FEZ 24 anos e decidiu partir.  A banda tinha tocado e bem durante 3 anos. 

...

 HOMEM MUITO FELIZ


 

 Vitorino Salomé, gosta de Westerns - tem uma cambada de AMIGOS BURROS e uma casa de madeira COM ALPENDRE parecida com as do velho OESTE.

-Como ele diz: « -Para me preparar para a solidão!»

- SERÁ ISTO a FELICIDADE?? 

PARA O Vitorino TENHO A CERTEZA QUE SIM.

ABSOLUTAMENTE um FELIZARDO.


(karen-Tailândia)



 >>> E A BELEZA (??) QUAIS SÃO OS CÂNONES HOJE...

,,,

 

(E iiii!)

O

 

Estado hipnótico da FELICIDADE



Jim Morrison and Pamela Courson at Bronson Caves in Hollywood Hills. Photographed by Edmund Teske - March 30, 1969

 Vai BAR 😖DAM👇ERDA 👗🔨🔨J+!

 


...cão como EU!! umas vezes a deitar foguetes, outras a apanhar as canas.

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário