LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

NO TEMPO dos cães

 

 

 

"...em 25 LINHAS!"

 

 

É muito mais aquilo que nos une do que aquilo que nos separa. pela diferença sempre nos amámos  à nossa maneira.

 
NO TEMPO dos cães
«PARA O «ZÉSAPATÊRO» COM (K)ARINHO DE IRMÃO»
"...em 25 LINHAS!"
.
O TEMPO DOS CÃES.
Madalena foi professora primária (...as VERDADEIRAS CONSTRUTORAS DO FUTURO, MAESTRAS, MODELADORAS dos CARÁCTERES e dos PRINCÍPIOS ) conheço a professora desde os primeiros elogios ao PROF.ÍNDIO; o Francisco foi meu aluno no início do século .
No balcão do dentista Madalena entusiasmada falou no legado que marcou o filho.
Recentemente encontrei-me com a senhora nas caminhadas nos finais das tardes das terças ,entre troca de mimos, surgiu o assunto dos cães e a nova atitudes destes.
-Já reparou que até os cães estão diferentes?
- Hummm o porquê?
- Recorda-se dos cães de antigamente, como eles seguiam sempre atrás dos donos.
-Não tinha pensado nisso, mas é verdade,os cães hoje, caminham uns metros à frente dos donos.
...
Passaram-se décadas de construção de novas páginas do livro das nossas vidas e de quem ombreou connosco. 
 
 
Galhardetes!
« Escreves bem como o "CARAÇAS"e onde foste buscar tanta sabedoria e tantas memórias ó recoletor das consciências?»
« Ahahah elogio teu, meu sábio...muitas das coisas são inspiração tua. Ainda me lembro de me surpreenderes a fotografar sazonalmente a igreja dozarcos e eu perguntar porquê. A diferença das cores, a imagem dos tempos, ensinaste tu. Hoje percebo a importância de olhar para trás, para seguirmos em frente com referências.
Sempre a aprender!»
« Bom dia meu querido amigo..... como estás, grande máquina??
Finalizei a 2 saga dos ameixas e gostava muito de me dares o prazer de ter a tua marca nesta escrita parva da malta dozarcos. O livro vai chamar-se "O Motorista dos Cortes". Deves estar cheio de trabalho, o João Costa dá trabalho como o caraças aos professores, mas preciso de ti. Um pequeno esboço para a capa, um desenho, uma aguarela, uma paisagem. Como TU DIZES - DESENRASCA TE. DA ME ESSA HONRA, CAPA DE ÁLVARO RAMOS, o gajo que ensinou os gaiatos mais novos dos arcos, que podia haver OUTRAS formas de pensar....»
«
OPÁAA!! TÁ COMBINADO!! MANDA-ME UMAS FRASES OU UMAS PARTES DA "PROSA" PARA EU VOAR- O TÍTULO E ETC... O QUE QUERES NA CAPA -VOU ELABORAR A "CONCEPÇÃO" COMPLETA.
 
SINTO-ME SEMPRE HONRADO PELO TEU KARINHO-QUAL TRABALHO MAN!!, NÃO TRABALHEI UM DIA NA VIDA NESTAS LIDES DO ENSINO-DEI O CORPO AO MANIFESTO NA SERVENTIA COM O VENTURA E O MESTRE JOÃO GRIZÉU- FODASSSS MORRO LOGO QUANDO DEIXAR DE ENTRAR NA 23A.
E DEVO MUITO AO ESTADO PORTUGUÊS (...os egrégios Avós) nunca FIZ, E JAMAIS FAREI UMA GREVE, E SABES TU O QUE PENSO DA POLÍTICA E DOS POLÍTICOS-TENHO UMA LONGA MEMÓRIA////////!!!!!!(...)FÉRTIL.
IREI ENTÃO AGARRAR-ME AO ASSUNTO.
ENVIA-ME O QUE TE PEDI.
 
 
ESTA FOI A NOSSA GUERRA!
« Homens à Força - O drama dos gaiatos da aldeia
- Tens que te fazer à vida e ires a Estremoz ver se arranjas alguma coisa. –
Alvitrou o pai, quando o rapaz terminou a 4ª classe.
- Já combinei com o Almerindo e vamos na camioneta logo de manhã. –
Concordou o C. Silvério.
E assim foi. Às sete e meia da manhã, lá seguiram os dois rapazes. Eles e
tantos outros que tinham terminado a 4ª classe sabiam que, a partir do exame
o futuro se chamava trabalho. Na aldeia de S. António, a transição da
adolescência para a idade adulta assumia contornos dramáticos pela
dificuldade de conciliação das expectativas dos jovens com as possibilidades
económicas das famílias. Era um tempo de conquistas, de expetativas e de
sonhos, mas também um período de ansiedade e sobretudo de despedidas.
Cochicho foi aprender a eletricista na oficina do Coradinho. Tinha 12 anos e foi
sozinho para a vila de Estremoz. Conta quem viu e assistiu, que chorava todos os dias com saudades da mãe. Cagaita seguiu o mesmo destino dos irmãos e foi para Lisboa. Fragaita foi atrás. Jaime, Toninho e os Pinguinhas tambéM rumaram à capital. O Espenica experimentou a cidade de Setúbal e do Cabo
Sete e do Leôncio pouco se soube, mas também desapareceram da circulação.
Da aldeia. Ratinho emigrou. Costa, Russo, Espiguinha, Ramalho, Pomar,
Consolado e outros tantos, ingressaram nas forças militares ou militarizadas.
Alguns tentaram a polícia. O Atilho foi um deles e todos conhecem a história do dia em que o rapaz foi fazer testes à polícia de segurança pública.»
 
 
E ESTA FOI a de MESTRE!!
 
 
APANHASTE-AS TODAS -FORAM REALMENTE TEMPOS mágicos com patinas de DRAMA, EU SERIA ELECTRICISTA OU FUNCIONÁRIA DA CÂMARA DA ORADA-TU FURRIEL...MAS QUIS O DESTINO QUE FOSSEMOS OUTRAS COISAS. HOJE,BURQUESES E RICOS TAMBÉM...MATERIALMENTE. E de MEMÓRIAS!!
FILHO DE ALVANÉU
FILHO DE SAPATÊRO que dava injecções.
UMA VIAGEM DE 50 ANOS QUE CULMINA COM ESTA TROCA DE EXPERIÊNCIAS E MEMÓRIAS. PODEREI ACRESCENTAR PARA SENTENCIAR O «MOTORISTA DO CORTES», ÉS DOS POUCOS ENGRAVATADOS QUE NÃO FUJO E O ÚNICO "POLÍTICO", QUE NÃO OLHO DESCONFIADO, PORQUE ALÉM SENSIBILIDADE, NUNCA PERDESTE O MAIS IMPORTANTE NA VIDA EM SOCIEDADE > A AUTORIDADE PESSOAL, continuas atento e ligado às origens que foram a génese do que na realidade é importante( a dos políticos teus companheiros das lides estão na sarjeta, os de cá e os que comandam por esse mundo fora, UMA TRAPALHADA «, a violência e a destruição IMPERAM ).
CONTINUAS AINDA HOJE UMA DAS CRIANÇAS QUE UM DIA conviveram NAQUELA PASSAGEM DO ANO de75/76 - Nro. 55 da Rua Nova>>(Celestino José Morgado da Silva 109, Armando Facadinhas, Vitorino Marques Letras BARROSO(falecido), João Carlos Romão CHINA.
Cresceste , PERMANECES UM RECOLETOR de NOMES e MEMÓRIAS NO OLHAR DA PESSOA ZÉ RAMALHO COM A ALCUNHA DE "ZÉSAPATÊRO".
 
 

 

 

 
 




 
EU sou AS PALAVRAS do CÂNTICO NEGRO DO RÉGIO>CONTINUO O MEU fadário , SOMANDO A SABEDORIA DOS ANOS.
 
 
Vem por aqui - dizem-me alguns com os olhos doces
Estendendo-me os braços, e seguros
De que seria bom que eu os ouvisse
Quando me dizem:;vem por aqui!;
Eu olho-os com olhos lassos,
(Há, nos olhos meus, ironias e cansaços)
E cruzo os braços,
E nunca vou por ali...(…)
José Régio 
 
 
PORQUESIM!! 
 
 



GOSTAS do produto IRASCÍVEL-TORGA(o cavador da terra e das consciências), TAMBÉM EU!!
...é mais aquilo que nos une do que o que nos separa.Nestes tempos diabólicos nos quais os cães caminham "àfrente" dos donos.
 
Parabéns!! ÉS ÚTIL e ESTÁS VIVO.
(Fotos-TIAGUSART)




Sem comentários:

Enviar um comentário