LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

quarta-feira, 1 de novembro de 2023

NEGRO NOBRE

 

 


 

NEGRO NOBRE ONDE NÃO CAI O PÓ.
RADARES// Don QUIXOTE
A BORBOLETA QUE ME TROUXE GIORGIA NESTA MANHÃ CHUVOSA, ou seria BÁRBARA?

 

 “Para mim, são tão bonitos quanto qualquer coisa que eu conheço…. Os ossos parecem cortar nitidamente o centro de algo que está vivamente vivo no deserto.” A inclusão de O'Keeffe das rosas de tecido de chita - que foram usadas para decorar túmulos no Novo México - evoca ainda mais questões de vida, morte e mortalidade.

 










 

 


 




 
 
“Para mim, são tão bonitos quanto qualquer coisa que eu conheço…. Os ossos parecem cortar nitidamente o centro de algo que está vivamente vivo no deserto.” A inclusão de O'Keeffe das rosas de tecido de chita - que foram usadas para decorar túmulos no Novo México - evoca ainda mais questões de vida, morte e mortalidade.
«PORQUE ESCREVO, PORQUE ESCREVEMOS (?),,, PORQUE NOS CONTRADIZEMOS,,,,PORQUE (SIMPLESMENTE) me APETECE COLOCAR VIRGULAS ONDE DEVERIAM FICAR 3 PONTOS.» (...)»
Inicio este texto com o cérebro pesado pelas contradições que em mim vivem. Assumo "SER" CAÓTICO. Barafusto e chamo pelo Walt, contradigo-me porque sou vasto (...o que andas a fazer nesta lixeira das redes sociais?) pois , já pensei nisso muitas vezes, 90% delas sou rasto e matéria inorgânica os outros 10 sinto-me memórias. Pior ainda como um senhor de bem -NOBRE! sai-me do pelo e roça-me as franjas da delinquência ;um adolescente mal-comportado(irreverente) nestes dias escrevo até nas paredes,para não partir os vidros das janelas nem esmurrar o primeiro que me apareça pela frente, só restando seguir as pisadas do "PAI" CARPE-DIEM. RESIST MUCH, OBEY LITTLE, a mesma quer dizer "RESISTE MUITO OBEDECE POUCO". Uma vez obediência inquestionável, uma vez totalmente escravizada... nenhuma nação, estado, cidade desta terra, jamais retomará sua liberdade. .
Walt tem muitas saídas destas, a que guardo na gaveta do " PARA NÃO ME PERDER" aponta-nos o dedo para o caminho certo>
«Quem anda um minuto sem amor, caminha envolto para o próprio funeral. Colham as rosas enquanto puderem. O tempo voa rápido. A mesma flor que hoje se admira, amanhã estará morta. Esta manhã, antes do alvorecer, subi numa colina para admirar o céu povoado e disse à minha alma:
- Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?
E minha alma disse:
- Não, uma vez alcançados esses mundos, prosseguiremos no caminho.»
Confesso que uma vez mais fiz batota, misturei os ingredientes todos...não me sai da cabeça o NEGRO. Negro dor carne rasgada... rasgão fato sem pó.
,, só sei que tenho que saber para me expressar. Tempo, tempo, tenho TANTO TEMPO,,,porque escrevemos?
- libertar fantasmas ou simplesmente gritarmos no silêncio clamando aos ventos que o silêncio não tenha adormecido, e nos oiça. Em frente à minha janela grande chove, uma chuva forte, bátega de água , como é possível uma borboleta branca voar entre as pingas, trazendo-me do além novas da Giorgia.
Pediu-me que escrevesse sobre o negro NOBRE, o contrário do brilho intenso das paredes pintadas de novo e obrigou-me a dizer a verdade. Mas a verdade dói-hoje com pequenas raras excepções quem manda não presta. As nossas instituições (COMEÇANDO POR CIMA e em escolas-hospitais- sindicatos - câmaras municipais- finanças e em todos os organismos públicos são dirigidos por gente que não é competente. A frase caracterizadora menos dura:
>«... estamos num pântano de porcaria!», a palavra mais macia BARBARIDADE(!!!) no TRATO DAS MULTIDÕES DESORIENTADAS, estas zoombies nas avenidas da vida. Que verdade é essa? QUE FUTURO? não sei só o tempo o dirá, os minutos que passam trazem sobre eles as letras que constroem as memórias?
Escrevemos também porque amamos alguma coisa com intensidade…uma pessoa, um objecto ou uma imagem construída e desconstruída na mente. Enfim, pequenas coisas que nos ensinam a estarmos alerta para banirmos os maus pensamentos cheios de sortilégios.
 
 
GIORGIA e BÁRBARA
 
 
MEMÓRIAS DE UMA NOBRE CASA... NOBRE!
Os índios da charneca
RECUPERANDO UM ARTIGO de 2019
de certa forma porque me apareceu Giorgia um destes dias, poderia ser mãe de Bárbara, e também da minha mãe, nasceu em 1887. Bárbara no ano de 1924, Luísa em 25-. Giorgia tinha a idade da minha avó.
Mas porquê Giorgia O´Keeffe?
Também pelo NEGRO, TAMBÉM PELA REVOLUÇÃO que fez na vida. E também porque são quase sempre mulheres a liderarem " o Ranking"nas minhas escolhas. A BELA O O´KEEFFE, a extraordinária pintora de matéria orgânica ( coisas MORTAS e vivas) que perpetuou nas suas telas e nos desenhos.
Conquistou-me pela elegância e pela coragem (e aqui entra Aurora). Nova york foi o centro do seu mundo até ao dia que decidiu ir viver numa casa modesta no deserto.
Georgia O'Keeffe ficou cativada pela elegância absoluta dos ossos levando-os para Nova York. A artista lutou contra as expectativas sociais que a pressionavam a seguir um caminho tradicional de esposa e mãe, e em vez disso, viveu uma vida independente e focada na sua arte. TEnvolveu-se ativamente na luta pela igualdade de direitos das mulheres, apoiando a luta pelo direito ao voto feminino e outras questões relacionadas. O seu trabalho e a sua vida são frequentemente citados como inspiração para mulheres que procuram seguir os seus próprios caminhos e desafiar as normas sociais. Georgia O'Keeffe foi uma artista de destaque e uma importante figura na cultura americana, deixando um impacto duradouro em ambos os campos. A sua contribuição para a arte americana, o seu papel como defensora da igualdade de género e a sua influência na cultura popular são apenas algumas das formas pelas quais deixou a sua marca no mundo.
Aurora que muitos conheceram não pela sua beleza- sinceramente nunca conhecemos os da minha geração Aurora jovem, as mães aparecem-nos sempre mais velhas do que são na realidade.
Se perguntar à MaridaSunção, à Joana Banha , à irmã da Bizé, à Bicutilde, à Natividade, à Diolinda , à Chicamulheri do Tozé, à Mulhéri do Virgulino, à Lurdes do Toninho, à Dádica, à Fátima do JUANPÉCIXINHO,ao Samoguéli, à Célia ,ao Silva Pépexzinho,à Fátima da Lebra, ao Juquim Manéli,ao Águsto Secretário,ao Monteiro romântico e nostálgico,ou ao Zé do Rato...ninguém desta gente conhece Bárbara.
Giorgia , sim bastará um clic no Google e saberão quase tudo e conhecerão a sua genialidade.
" VELHA RÁDARES"
(...)pois toda a gente que ostenta os nomes referidos conhece a velha Radares.Nunca foi bela como Giorgia, nunca pintou telas ou frequentou os "sallons de NEW YORK mas pariu seis filhos e criou-os.
Nunca esteve só no deserto como Giorgia, mas permanece célebre como o é ainda hoje o nome de Giorgia O ´KEEFFE. A mulher que transformou o negro da MORTE em CORES. As flores dos cactos (que só vivem um dia)em ETERNIDADE.
Quando em 2019 escrevi , as lembranças foram dirigidas à personagem do RADARES- o desalinhado. Fomos todos tão felizes também porque ombreamos com um grupo enorme iguais a ele. Impossível ficar insensível à riqueza que aquela mulher de negro ostentava, com um xaile pelas costas e um lenço na cabeça,,, nos deixou. HOJE REALMENTE não TEMOS SÍMBOLOS DESTES QUE NOS GUIEM e nos CRIEM MEMÓRIAS...
 
 
UMA VIAGEM AO LUGAR NO EXTREMO DO TÚNEL DA (NOSSA ) EXISTÊNCIA.

CONSTRUTORES DE UM TEMPO
O PROTÓTIPO DE A FAMÍLIA
UMA escrita que meta memórias nunca está terminada!!!
ESTOU A CONFRONTAR-ME, AINDA QUE LIGEIRAMENTE COM A PRIMEIRA ABORDAGEM A ESTE ARTIGO QUE PRETENDE SER UM MARCO NESTE ESPAÇO DIGITAL.
FAÇO PESQUISAS DE IMAGENS E CAVO NO PASSADO DAS MINHAS MEMÓRIAS.
RADARES
A GRANDE FAMÍLIA-TENHO RECORDAÇÕES DE TODOS ELES E DA ENORME MANCHA SÉPIA QUE FOI A SUA HISTÓRIA.
QUANDO PENSO NOS RADARES, CORREM-ME RIOS INDOMÁVEIS DE RECORDAÇÕES. CHEGAM-ME IMAGENS PERDIDAS NO TÚNEL DO TEMPO. OBSERVO EM MEMÓRIA OS MOVIMENTOS DOS PEDAIS DE TODA ESTA GENTE , IMPULSIONADA POR UMA FIGURA DE NEGRO-A GRANDE LÍDER
VELHA RADARES. VELHA É UM TERMO, NUNCA FOI VELHA E A PROVA DISSO MESMO É QUE AINDA HOJE VIVE, DEVERÁ TER PERTO DE "122 ANOS" NESTE EXAGERO FICO FELIZ QUE AINDA ESTEJA ENTRE NÓS, TEM MAIS UM ANO QUE A MINHA MÃE TERIA SE FOSSE VIVA. O NEGRO PESADO MAS COM UM OBJECTIVO BEM DEFINIDO. NOS OMBROS UMA CAUSA FIRME, LEVAR EM FRENTE A VIDA INTERROMPIDA POR MOMENTOS PELA PARTIDA DO GRANDE CHEFE DA FAMÍLIA. ERA DESTA FORMA QUE DESCIA ESTRADA ABAIXO DE CABEÇA ERGUIDA PARA O VELHO LARGO.
ESTE PESADELO TINHA TUDO PARA DAR ERRADO, MAS DEU CERTO. E É NESTE EXEMPLO QUE ESTRUTURO TODO ESTE ARTIGO. A FAMÍLIA RADARES FOI UMA COM MAIOR NOBREZA NO PANORAMA DE TODAS AS FAMÍLIAS DOZARCOS.
É O TERMO MAIS APROPRIADO, AQUELE QUE NÃO ME SAI UM MOMENTO DAS PRIMEIRAS LINHAS DE UMA NARRATIVA.
ANOS 60, PRINCÍPIOS. É TUDO DEMASIADO, ESCURO. CINZENTO, NOITES ESCURAS, TARDES DE MUITA CHUVA. DIAS ESCUROS NAS AS RUAS ESBURACADAS, OS ODORES A TERRA MOLHADA, AOS PETISCOS. A TODOS OS COZINHADOS QUE MISTURADOS FAZIAM VIVA UMA COMUNIDADE.UM FORMIGUEIRO DE VOZES, MOVIMENTO, CORES PARDAS, FAZENDO PELA VIDA.
PARA LÁ DA LINHA EXISTIA UM MONTE, ENFIADO NA SEGUNDA SERRA. O PONTO MAIS DISTANTE DOS LIMITES DA NOSSA IMAGINAÇÃO ENQUANTO VAGABUNDOS E CAVADORES DE SENSAÇÕES HERÓICAS DO GASTAR DOS DIAS. POUCAS VEZES TIVEMOS CORAGEM PARA PASSAR DA LINHA, DO LADO ESQUERDO FUNCIONAVA NESSE TEMPO SEM NOME, UM BURACO ESBURACADO PELAS MÃOS DOS HOMENS. UM FORNO DE PRODUÇÃO DE CAL-BRANCA. LONGE DE CASA TODOS OS BURACOS NOS PARECIAM A MORADA DA MORA -ENCANTADA. ERAM CARREGADOS DE MISTÉRIO E DE RECEIOS PARA NÓS GAIATOS. MANTÍNHAMOS A DISTÂNCIA.
NAQUELE MONTE PEQUENO MORAVA UMA GRANDE FAMÍLIA-SEI QUE TINHA EM VOLTA , UNS PINHEIROS MANSOS , OS ÚNICOS PINHEIROS DE PINHAS QUE DAVAM COMIDA, EM TODO O ZARCOS. E ERA POR ESSE MOTIVO QUE NOS DIAS GRANDES DO VERÃO EM GRUPO COMO PARDAIS-"VAMOS AOS PINHÕES À CASA DOS RADARES". NESSES TEMPOS ELES JÁ AÍ NÃO MORAVAM. A CASA FICAVA AÍ LOGO DO LADO DIREITO AO CIMO DO SOBREIRAL.
ESTA HISTÓRIA REAL, CONTA A VERDADE, SÓ A VERDADE DE UM TEMPO DE TRABALHO, CALOS NAS MÃOS, SUOR NOS ROSTOS , RUGAS DORES E FELICIDADE DA GAIATAGEM. TODA A ESTRUTURA SOCIAL ESTAVA ASSENTE NO TRABALHO, E, TODAS AS RELAÇÕES SOCIAIS E OS SEUS LAÇOS , FORAM "CIMENTADOS" NESSE TRABALHO TÃO SAZONAL E DOLOROSO, MAS SAGRADO PARA A SOBREVIVÊNCIA DE TODOS.
LISBOA E O MUNDO ERA TUDO MUITO LONGE-O NOSSO CÍRCULO DE SOBREVIVÊNCIA TERMINAVA LOGO ALI.
ESTES PAIS FORAM OS HERDEIROS DOS VENTOS DE BADAJOZ.
DE ESPANHA, NEM BONS VENTOS NEM BONS CASAMENTOS. E ESTÁVAMOS TÃO PERTO DAS RECORDAÇÕES DE UMA GUERRA CIVIL SANGRENTA-100.000 desaparecidos enterrados em valas comuns. Mais de 500.000 MORTOS, FALADA EM SURDINA PELOS AVÓS-O CHÃO DA PRAÇA DE TOIROS DE BADAJOZ, ESTAVA COBERTO POR 3 CM DE ALTURA DE SANGUE. NÃO ERAM HISTÓRIAS DE EXAGERO. SALAZAR ESPERTO COMO UMA RAPOSA, SAFOU-NOS DA DESTRUIÇÃO E DO SOFRIMENTO E MANTEVE INTOCÁVEL ESTE RETÂNGULO HABITADO POR DESCENDENTES DE ÁRABES, IBEROS E LUSITANOS.
NÃO HAVIA FUGA POSSÍVEL. DO OUTRO LADO NUMA DISTÂNCIA INIMAGINÁVEL, FICAVA O OCEANO PARA NORTE AS SERRAS ERAM DEMASIADO ALTAS PARA SEREM ULTRAPASSADAS. MAS, TAMBÉM NINGUÉM QUERIA FUGIR. TUDO ESTAVA MESMO ALI, À MÃO DE SEMEAR, TUDO SE TORNAVA UM DESAFIO E ESTA INOCÊNCIA DE GAIATO, ERA ISTO MESMO. SENTADOS, OU NAS JOGATANAS. NÓS ESTÁVAMOS INCANSAVELMENTE A "LER" A VIDA DOS ADULTOS, E A OUVIR AS SUAS HISTÓRIAS DE MISÉRIA...
E ESTA FOI NA VERDADE A MINHA PRIMEIRA ESCOLA ATÉ AOS DOZE TREZE ANOS. MOMENTOS DEPOIS DE ACORDARMOS, DEMASIADO IMPORTANTES PARA SEREM DESPERDIÇADOS.(20/08. 10.26 HORAS). ZÉ PATO, MARIETA, "JOQUINA", JACINTA, FERNANDA E RADARES, FOI ELE O MAIS VELHO QUE SEMPRE DIGNIFICOU E CARREGOU PELOS TEMPOS COM O NOME DA GRANDE FAMÍLIA. ELE E O ZÉ PATO PEDALAVAM À CHUVA E NA TORRINA DO SOL A CAMINHO DE PARDAIS , AS GRANDES PEDREIRAS DO OUTRO LADO DE VILA VIÇOSA. RECORDO MUITAS MANHÃS E AS CHEGADAS DOS FINAIS DAS TARDES E ENCOSTAREM AS BICICLETAS NA FONTE DAS BICAS. NESTA LABUTA PELA SOBREVIVÊNCIA.
RADARES O ÚNICO QUE FICOU PELA FREGUESIA, PARTIU O ZÉ PATO PARA ALVERCA, O MARIANO COMO PARAQUEDISTA E A JACINTA LÁ PARA AS BANDAS DA LINHA DE SINTRA. PENSO QUE A BELA JOAQUINA E A FERNANDA FICARAM-SE POR ESTREMOZ.
EM TODA A NOSSA EXISTÊNCIA, FORAM PERSONAGENS DE REFERÊNCIA, A FORMA COMO SE ASSUMIRAM EM COMUNIDADE INTERAGINDO COM TODA A GENTE DE IGUAL FORMA. PALAVRAS EM DESTAQUE PARA A GRANDE MÃE EXEMPLO MAGNIFICO DE SOBREVIVÊNCIA E DE IMPOSIÇÃO SOCIAL.
E DE NOBREZA!
AFINIDADES E AFECTOS
...
SETEMBRO 18 DO ANO DE 19


Bárbara Rita Farelo - 15/05/1924
António Joaquim Margalho  19/06/1917 - 02/03/1965


CONSTRUTORES DE UM TEMPO




 JACINTA NOS ANOS SETENTA (DOURADOS)


MARIANO ANOS 70(?)

 
...
...NO RANCHO DA MADEIRINHA

ZEFA DO CÁCO-JOQUINA RÁDARES-TIVITALINA-FILHA DO PILA HERMÍNIA-MULHER DO PINTO E A MINHA QUERIDA MÃE LUÍSA


 AMÉLIA-JOAQUINA-ÁLVARO-FERNANDA


UMBELINA DO BELO-DÁLGINJA FILHA DA UMBELINA-AMÉLIA-PÉLAGRILOS-ZEFA DO CÁCO-TIVITALINA-MULHER DO PINTOSAPATÊRO-PILA MÃE(CIMA)
(BAIXO) AMIGA ARREGÓTA-EU-FERNANDA RÁDARES-FILHA DO PILA HERMÍNIA -JOQUINA RÁDARES


...





SETEMBRO 18 DO ANO DE 19
 
O PRÍNCIPE COM REINO
...ALGUMAS HISTÓRIAS, MUITOS FACTOS E PERSEVERANÇA, FIZERAM DA VIDA DO (RADAR) RADARES UMA PERSONAGEM ÍMPAR NO PANORAMA DOZARCOS.
IMPLACÁVEL de língua e feitos,FOSSE VERÃO OU INVERNO- 4 pares de ceroulas-3 camisolas interiores e 3 pares de meias , vestiam o Rádares...(E NINGUÉM TEM NADA A VER COMM ISSOOOOO!, dizia ele) FALA FONTE DAS BICAS!!! és TESTEMUNHA> Quando ele chegava encostava a bicicleta e tirava de ti uma "manzada" e mais duas regando o peito.
SÁBIO
GENEROSO
E LIVRE NO DISCURSO E NOS GESTOS.
TERMINOU COMO QUIS E NO MOMENTO QUE SE FARTOU.
RÁDARES FOI UM SENHOR QUE HONROU SEMPRE O LEGADO DE TODOS OS OUTROS IRMÃOS E IRMÃS. DEIXOU-NOS UMA LIÇÃO DE VIDA, A MUITOS DE NÓS, COM FAMÍLIAS DESUNIDAS E EM PERMANENTES CONFLITOS .
1947-2019
CHAMOU-SE JOAQUIM ANTÓNIO MAS FOI CONHECIDO POR RADARES O HUMANO, INTERAGINDO COM TODOS DA MESMA FORMA FOSSEM RICOS, POBRES OU SIMPLES VISITANTES. DEIXOU-NOS UM DESTES DIAS DE SETEMBRO. SEM PAPAS NA LÍNGUA E (...)
ESTE O PRÍNCIPE QUIXOTEANO, GUERREANDO SEMPRE A IGNORÂNCIA E A APATIA DO DEIXA ANDAR.
EIS O LEGADO DO E SR. JOAQUIM ANTÓNIO. DIZIAM OS IGNORANTES:-LÁ VEM O MALUCO DO RÁDARES...TAL COMO QUIXOTE ELE NUNCA DEIXOU DE GUERREAR OS MONSTROS- MOINHOS DE VENTO DA EXISTÊNCIA.
DECIDIU PARTIR DE VEZ E ASSIM FEZ, SÓ OS HOMENS LIVRES O FAZEM DESTA FORMA. MOMENTO IMPORTANTE, PARA O RECORDARMOS ALGUÉM IMPORTANTE NAS NOSSAS VIDAS. E NA "VIDA" DA FREGUESIA.
RÁDARES!...RÁDARES PORQUE (ELE) EXISTIA COMO UM TODO E FOI A IMAGEM DE TODA A FAMÍLIA, SEMPRE LHE CHAMEI :
- AMIGO RÁDARES (!)COM ESTES "ABENÇOADOS LOUCOS" APRENDI a RESISTIR e QUASE NUNCA OBEDECER.





 1947-2019


 

  RÁDARES!...RÁDARES PORQUE (ELE) EXISTIA COMO UM TODO E FOI A IMAGEM DE TODA A FAMÍLIA, SEMPRE LHE CHAMEI :

- AMIGO RÁDARES (!)



 


Sem comentários:

Enviar um comentário