LOBOS

Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem na alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível

Herman Hesse

terça-feira, 21 de julho de 2015

TERRA APACHE




Jerónimo




Os Estados Unidos estão prestes a permitir que uma multinacional de mineração perfure uma floresta nacional considerada sagrada pela tribo apache. Mas se apoiarmos os líderes Apaches em um protesto que acontece essa semana em Washington DC, poderemos ajudar a barrar este acordo escandaloso.

Muitos de nossos governos têm um histórico vergonhoso de abuso aos povos indígenas. Mas, quando legisladores americanos comandados por interesses da indústria de mineração usaram táticas desonestas para explorar a terra apache, os índios lutaram. Está começando a funcionar: o Congresso americano já está avaliando se para o projeto ou não.

Em questão de horas haverá uma reunião entre líderes Apaches e parlamentares. Se uma boa quantidade de pessoas apoiar o pedido deles hoje, juntos podemos fortalecer a tribo para salvar seu património, além de enviar uma mensagem clara aos governos de todo o mundo: terras e cultura indígenas não estão à venda. Assine agora:

https://secure.avaaz.org/po/stand_with_the_apache_global_loc_dn/?tmPxKab

Há séculos, os Apaches de San Carlos usam a área de Oak Flat, na Floresta Nacional de Tonto, Arizona, para cerimónias religiosas tradicionais. Devido ao contexto cultural e à beleza natural, a área desfrutou de proteção por 60 anos, e tentativas sucessivas de autorizar a mineração no território não foram aprovadas no Congresso.


Os senadores do Arizona – que têm ligações financeiras com as empresas de mineração – só conseguiram autorização no Congresso no ano passado, após anexarem a proposta à uma lei de defesa nacional totalmente alheia que foi aprovada.

Os defensores do projeto de mineração, liderados por uma corporação anglo-australiana, alegam que a atividade vai trazer empregos para a região, mas os líderes locais questionam quantos destes empregos ficariam de fato com os moradores locais. Eles também destacam os enormes custos: construir uma mina de cobre gigante com 3 km de extensão em Oak Flat destruiria o local sagrado que os Apaches usam há séculos.

Vamos participar desta luta para proteger as terras sagradas. Quando os líderes apaches chegarem a Washington DC esta semana para defender o seu património insubstituível, estaremos juntos, lado a lado, ajudando-os a vencer. Assine e divulgue a petição agora:

https://secure.avaaz.org/po/stand_with_the_apache_global_loc_dn/?tmPxKab

Do Brasil à Tanzânia, nossa comunidade já apoiou povos locais e seus patrimónios naturais e culturais. Agora temos uma oportunidade única para garantir que os Estados Unidos honrem os compromissos e a responsabilidade moral que têm para com os Apaches, que há inúmeras ​​gerações protegem estas terras.

Com esperança e determinação,

Nick, Joseph, Rewan, Alex, Emma e toda a equipe da Avaaz


Mais informações:

Vendendo as terra sagradas dos Apaches (New York Times) (em inglês)
http://www.nytimes.com/2015/05/29/opinion/selling-off-apache-holy-land.html

Protesto de tribo contra projeto de mineração chega à terceira semana (Arizona Daily Star) (em inglês)
http://tucson.com/news/state-and-regional/tribe-s-protest-of-mine-plan-near-superior-is-in/article_f551fab1-853b-5826-9037-9ddb3739e5fc.html

Tribo apache preocupada com privatização da terra sagrada (Arizona Daily Star) (em inglês)
http://tucson.com/news/apache-tribe-distressed-by-privatization-of-sacred-land/article_c8f9f32c-80c0-11e4-a781-a7334409bcc3.html

Salve Oak Flat (em inglês)
http://www.apache-stronghold.com

Opositores renovam luta contra a mineração de cobre (Azcentral) (em inglês)
http://www.azcentral.com/story/news/arizona/politics/2015/06/17/superior-copper-mine-congress-bill-stop/28894741/

 

1 comentário:

  1. eu tenho sangre del índio em me venas eu acho que o homem branco é um desgaçado que veio para desgraçar a natureza é como um estranho que rouba a noite e vai embora deixando a sua maldita degradação onde quer que passa os índios é que são selvagens ?

    ResponderEliminar